Anda di halaman 1dari 11

FORMAS E MOVIMENTOS DA TERRA COORDENADAS GEOGRAFICAS - 50 QUESTES

WWW.PROFESSORLOBAO.WEBNODE.COM.BR

01 - (Acafe SC/1998) Sobre os movimentos da Terra, a alternativa FALSA : a) O tempo necessrio para a Terra completar o movimento de translao de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos. b) Os diferentes horrios da Terra so conseqncia do movimento de rotao. c) O movimento de rotao o giro da Terra ao redor de seu prprio eixo. d) A velocidade mdia da Terra ao redor do Sol de 106.920 km por hora. e) Os dias e as noites so conseqncia do movimento de translao. 02 - (Acafe SC/2001) Analise as afirmaes abaixo, considerando subsistemas que compem nosso planeta.

a) b) c) d) e)

I e II I e III I e IV II e III III e IV

04 - (Puc RS/1999) Considere o mapa e o texto abaixo.

os Um dos maiores encontros do esporte mundial so os Jogos Olmpicos. A primeira edio das Olimpadas da Era Moderna realizou-se em Atenas, em 1896. No ano 2000, os jogos acontecero em um pas de lngua inglesa situado no Hemisfrio Oriental. A cidade na qual ocorrero os jogos est assinalada no mapa pelo nmero ____ e chama-se ________ . a) 1 Sidney b) 2 Nairbi c) 3 Sidney d) 4 Seoul e) 5 Nairbi 05 - (Puc RS/2000) INSTRUO: considere o texto e afirmativas abaixo, referentes incidncia do Sol no Brasil. Uma das causas da existncia das diferentes estaes do ano a inclinao do eixo da Terra em relao ao Equador Solar. Sobre esse processo, afirma-se que: I. Nos equincios, quando o Sol nasce no Leste e se pe no Oeste, as reas situadas sobre o Trpico de Capricrnio tm o Sol no znite ao meio dia. II. Porto Alegre em nenhum momento, durante o ano, tem o Sol no znite, pois localiza-se ao sul do paralelo de 2327. III. As cidades brasileiras localizadas entre o Equador e o Trpico de Capricrnio possuem o Sol no znite duas vezes ao ano. IV. As cidades localizadas ao sul do Trpico de Capricrnio jamais tero a nascente do Sol no ponto Leste. A anlise das afirmativas permite concluir que est correta a alternativa a) I e II b) I e III c) I, II, III e IV d) II, III e IV e) III e IV 06 - (Puc RS/2001)

I. A atmosfera uma fina camada de gases que envolvem a Terra, necessrios vida, que tambm, protegem o planeta dos efeitos dos raios solares. II. A litosfera a parte slida da crosta terrestre formada por rochas que, quanto origem, podem ser magmticas, metamrficas e sedimentares. III. As guas pertencem ao grande sistema da hidrosfera, um dos mais alterados pelo homem, que vem necessitando de medidas urgentes quanto ao desperdcio causado pelo uso inadequado. IV. A interseo da atmosfera, hidrosfera e litosfera permite a existncia da biosfera, ou seja, a interao das mesmas criou condies vida no planeta. V. O solo a superfcie no consolidada que recobre as rochas, oferecendo condies para o desenvolvimento de vegetais. Todas as afirmaes acima, que esto corretas, se encontram na alternativa: a) I, II e III b) I, II, III, IV e V c) III, IV e V d) IV, V e) II, III e lV 03 - (Puc RS/1999) INSTRUO: considere o texto e afirmativas sobre equincio. No dia 22 de setembro de 1998, s 2 horas e 37 minutos, iniciou um dos equincios em Porto Alegre. I. O referido equincio estabelece o incio da primavera, que antecede o vero. II. Todos os equincios acontecem entre os solstcios. III. O referido equincio estabelece o incio da primavera em todos os pases do mundo. IV. A inclinao do eixo da Terra, em torno de 50, e seu movimento de rotao, so responsveis pelo equincio. A anlise das afirmativas permite concluir que est correta a alternativa:

A Lua, satlite natural da Terra, o elemento csmico mais prximo que influencia diretamente o cotidiano das pessoas. correto afirmar, sobre essa influncia, que: a) os picos de mars altas ocorrem pela fora gravitacional provocada pela Lua nas quadraturas. b) os eclipses, fenmenos que auxiliam o estudo da Lua e do Sol, ocorrem nas fases crescente e minguante. c) a Lua, na sua fase crescente, aparece no cu do Hemisfrio Sul em forma de C, devido sombra que a Terra nela provoca, o que diminui o seu poder gravitacional sobre esta. d) o movimento de translao da Lua proporciona as diferentes fases, as quais, pela posio em relao ao Sol e Terra, modificam o poder gravitacional do nosso planeta. e) o eclipse anelar, ou anular, ocorre na fase da Lua cheia, quando um anel dourado reflete os limites do Sol. 07 - (Puc RS/2001) Considere a figura e afirmativas a seguir.

02. ao limiar de aquecimento durante o dia, com o Sol a pino (meio-dia), e ao mximo resfriamento durante a noite (meia-noite). 03. ao incio das estaes de vero e inverno (solstcios), e primavera e outono (equincios), alternadamente para os hemisfrios norte e sul. 04. aos limites mximos da insolao vertical nos hemisfrios norte e sul, alternadamente, e igualdade da insolao para os dois hemisfrios. 09 - (UFG GO/2007) Observe o mapa a seguir.

Segundo uma das leis de Kepler, os planetas descrevem rbitas elpticas em torno do Sol. Com base nessa lei, correto afirmar que: I. o Sol no est no centro do Sistema Solar. II. a Terra tem seus perodos de Aflio e de Perilio em funo de sua rbita ter a forma de elipse. III. a velocidade dos planetas em suas rbitas variada, acelerando-se medida que estes se aproximam do Sol. IV. em funo das diferenas de distncia entre o Perilio e o Aflio que existem as estaes do ano na Terra. Pela anlise feita, conclui-se que esto corretas as afirmativas: a) I, II e III b) I e III c) I e IV d) II, III e IV e) II e IV 08 - (UFG GO/2002) O ser humano tem feito registros de observaes astronmicas desde a Antiguidade. Alguns dos grandes monumentos de egpcios e astecas, por exemplo, embora revestidos de um carter mstico/religioso, tambm estavam imbudos de uma finalidade prtica/racional: permitir o acompanhamento dos movimentos dos astros no cu e sua relao com as mudanas climticas, de interesse primordial para a agricultura. Dentre esses fenmenos astronmicos constam os solstcios e equincios, que correspondem: 01. ao afastamento e aproximao mximos da Terra em relao ao Sol, durante o seu movimento de translao (a eclptica). SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. So Paulo: tica, 2003. p.114. [Adaptado]. A leitura e a interpretao do mapa, por meio da anlise da rede geogrfica e dos pontos de referncia, indicam que o municpio de Sabar localiza-se a) ao Norte de Belo Horizonte e ao Sul de Caet. b) a Oeste de Nova Lima e a Leste de Santa Luzia. c) a Leste de Belo Horizonte e a Oeste de Caet. d) a Oeste de Raposos e a Leste de Santa Luzia. e) ao Sul de Raposos e ao Sul de Taquarau de Minas. 10 - (Unicap PE/2007) So feitas a seguir consideraes sobre alguns aspectos relacionados ao planeta Terra. 00. A Terra se encontra no aflio quando est mais prxima do Sol, em sua rbita elptica. 01. O ngulo do eixo da Terra com o plano da eclptica de 45; esse fato responsvel pelo mecanismo das mars. 02. A inclinao do eixo da Terra e o movimento de translao do planeta so as causas das estaes do ano. 03. Quanto maior a latitude de um lugar na superfcie terrestre, menor o valor da longitude. 04. O movimento de rotao da Terra provoca o desvio dos ventos alsios e das correntes ocenicas, nos dois hemisfrios do planeta. 11 - (Puc MG/1997) Observe com ateno o desenho a seguir.

Com base na ilustrao abaixo e levando em considerao os movimentos da Terra, assinale a alternativa correta.

De acordo com o desenho, considerando que so 18 horas, se a bola for chutada do centro em direo aos pontos A,B e C respectivamente, as direes percorridas sero: a) leste, norte, noroeste b) oeste, sul, sudeste c) leste,sul, sudoeste d) oeste, norte, noroeste e) sul, leste, noroeste 12 - (Puc RS/2003) Quanto incidncia do Sol sobre a Terra, correto afirmar que: a) no rtico, no solstcio de vero no Hemisfrio Norte, o Sol s estar a pino no dia 21 de junho, ocasio do fenmeno do Sol da Meia-Noite. b) em Porto Alegre, a sombra de um indivduo desaparecer ao meio-dia solar, no momento dos equincios. c) na cidade de So Paulo, mais exatamente no local por onde passa o Trpico de Capricrnio, o Sol encontra-se a pino ao meio-dia, hora solar, no solstcio de vero. d) na Antrtida, em nenhum momento haver o Sol a pino ao meio-dia, em funo da elevada altitude. e) o Sol estar a pino somente uma vez ao ano nas cidades localizadas entre os trpicos. 13 - (UESPI PI/2003) A Terra pode nos dar a impresso de estar parada, mas realiza constante e simultaneamente uma srie de movimentos que se sobrepem em trajetrias muito complexas. (Paulo Roberto Moraes & Vilma Alves Campanna, 1996) Sobre os movimentos realizados pela Terra correto afirmar: a) Graas ao movimento de rotao, a luz do sol vai progressivamente iluminando diferentes reas, resultando na sucesso dos dias e das noites nos diversos pontos da superfcie terrestre; b) As estaes do ano so definidas pelo eixo elptico da Terra quando esta gira em torno de si mesma; c) O movimento de translao realizado pelo planeta resulta na diferenciao da durao dos dias e noites; d) A volta completa que a Terra faz em torno do sol corresponde a 24 horas e determina os equincitos e solstcios; e) O eixo de rotao da Terra est permanentemente paralelo em relao ao plano de translao, determinando que o hemisfrio sul fique mais exposto luz solar. 14 - (UCCS RS/1999)

a) As datas de 21 de maro e 23 de setembro assinalam os solstcios, quando os dias e as noites tm a mesma durao. b) As estaes do ano so conseqncia do movimento de rotao da Terra. c) A posio da Terra, no nmero 2, mostra a poca do ano em que o hemisfrio Sul est recebendo maior intensidade de radiao que o hemisfrio Norte. d) A posio 4 indica o incio do vero no hemisfrio Sul, sendo que o dia 21 de dezembro coincide com a passagem do Sol pelo trpico de Capricrnio. e) A figura demonstra que a distribuio de energia solar no nosso planeta varia conforme a rotao da Terra. 15 - (UnB DF/1992) Com relao s coordenadas geogrficas, orientao e fusos horrios dos pontos assinalados na figura abaixo, correto afirmar-se que:

00. Os pontos B e C possuem diferentes latitudes e mesma longitude. 01. O ponto D est situado nos Hemisfrios Norte e Ocidental. 02. O Ponto a est localizado a 0 da latitude e 90 de longitude S. 03. O ponto B possui 5 horas adiantadas em relao ao ponto E. 04. Se no ponto B so 13 horas, os relgios no ponto D marcam 9 horas do dia seguintes. 16 - (Ulbra RS/1999) Analisando as figuras abaixo, podemos concluir que: Fig. A

I. Na figura a est representado o movimento de rotao da Terra em torno do Sol. II. A figura I mostra a posio da Terra quando vero no hemisfrio Norte. III. A figura II mostra os dois hemisfrios iluminados igualmente. O dia exato desse fenmeno chamado de equincio. IV. A mudana das estaes e a diferena de durao entre os dias e as noites so conseqncias do movimento de translao, como mostra a figura A. So corretas as afirmativas a) I, II e III. b) II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) Todas esto corretas. 17 - (Ulbra RS/2001) Com sua forma ligeiramente esfrica, achatada nos plos e abaulada no Equador, a Terra executa, entre outros, dois movimentos de grande importncia: rotao e translao. Analise as afirmativas e responda. I. O movimento de rotao o movimento que a Terra realiza em torno de um eixo imaginrio, dura aproximadamente 24hs e responsvel pela sucesso dos dias e das noites. II. A principal conseqncia do movimento de translao a sucesso das estaes do ano. III. Nos dias 21 de Maro e 23 de Setembro, temos os equincios, quando as noites e dias tm igual durao, e os dois hemisfrios recebem a mesma quantidade de radiao solar. IV. O achatamento dos plos e a dilatao da regio equatorial so conseqncias do movimento de rotao. So corretas as afirmativas: a) I, III, e IV b) I e II c) I, II e III d) III e IV e) todas esto corretas 18 - (Ufjf MG/1999) Observe a figura:

b) no Equador o dia e a noite tm a mesma durao o ano todo; c) a inclinao do eixo de rotao determina que, por um perodo da translao, o Hemisfrio Sul fique mais exposto luz do Sol, e, em outro perodo, o Hemisfrio Norte sofra maior exposio insolao; d) Equincio a posio na qual a Terra, executando seu movimento de translao, recebe mais diretamente a luz solar em um dos trpicos; Solstcio a posio na qual a Terra sofre iluminao direta do Sol na altura da linha do Equador, quando o dia e a noite tm igual durao. 19 - (Ufop MG/1995) Sobre os movimentos da Terra e suas caractersticas, assinale a alternativa incorreta. a) MOVIMENTO: Rotao; CARACTERSTICA: Movimento que a Terra realiza em torno de si mesma. b) MOVIMENTO: Rotao; CARACTERSTICA: Movimento cuja velocidade nos plos nula. c) MOVIMENTO: Rotao; CARACTERSTICA: Produz conseqncias sobre as correntes martimas. d) MOVIMENTO: Translao; CARACTERSTICA: Movimento que a Terra executa ao redor do Sol. e) MOVIMENTO: Translao; CARACTERSTICA: Provoca a ocorrncia da sucesso dos dias e das noites. 20 - (Ufop MG/2002) Sobre o horrio brasileiro de vero, que teve incio no dia 14/10/2001, incorreto afirmar o seguinte: a) Consiste no adiamento artificial dos ponteiros do relgio em uma hora, de forma a criar defasagem em relao ao horrio normal. b) Permite aproveitamento maior da luz natural em certas pocas do ano e em determinadas regies do pas onde os dias so mais longos que as noites e o alvorecer acontece muito cedo. c) Proporciona economia de energia nos Estados situados prximos do Trpico de Capricrnio, que apresentam durao constante de luminosidade solar, no vero e no inverno. d) Proporciona reduo da carga mxima de fornecimento de energia, porque o tempo adicional de luz solar no fim do dia retarda o uso da iluminao artificial. 21 - (Acafe SC/1999) Observe o mapa do Brasil e analise as afirmaes abaixo.

Fonte: Adaptado de BRUNET, Roger. La carte mode d'emploi. Fayard/Reclus, 1987 apud MOREIRA, Igor. Construindo o espao do homem 1. So Paulo: tica, 1998. Marque a alternativa INCORRETA: a) quanto mais nos afastamos do Equador para os plos, maior a variao horria entre a durao do dia e da noite;

I. O territrio brasileiro atravessado pela linha do Equador, que corta dois estados e dois territrios e pela linha do Trpico de Cncer.

II. A posio geogrfica do Brasil faz com que a maior parte do seu territrio esteja situado na zona inter-tropical, predominando os climas quentes, com elevadas mdias trmicas e variaes nos ndices pluviomtricos anuais. III. O Sul do Brasil, localizado em zona temperada, apresenta climas subtropicais diferenciados pela altitude, fator responsvel pelas baixas temperaturas que so registradas nas serras e planaltos, durante o inverno. IV. Santa Catarina, pela sua localizao, foi recoberta pela formao vegetal mais heterognea do pas, hoje restrita s encostas da Serra Geral e do Mar. A alternativa, contendo VERDADEIRAS, : a) II e III b) II, lII e lV c) I e ll d) lII e lV e) l, II e III 22 - (Acafe SC/1999) Considerando o mapa VERDADEIRA : todas as afirmaes

a) Os meridianos so semicrculos, isto , linhas de 180 que vo do Polo Norte Magntico at o Polo Sul Magntico, cruzando os paralelos. b) Os paralelos so linhas imaginrias, circulares e paralelas ao Equador, portanto o Equador no constitui um paralelo. c) Longitude a distncia, em graus (de 0 at 180), que vai de um ponto qualquer na superfcie da terra at o meridiano de Greenwich. d) Greenwich representa um meridiano intermedirio, cujo valor corresponde a 90. e) Em termos de localizao geogrfica, a cidade de Joo Pessoa situa-se aproximadamente a 7 de latitude norte e a 34 de longitude a leste de Greenwich. 25 - (Acafe SC/2002) Analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta. a) O Sol fornece luz e calor para toda a Terra, entretanto a luz e o calor solar se distribuem igualmente pela superfcie do planeta devido sua forma esfrica. b) O territrio brasileiro est localizado a Oeste do meridiano de Greenwich. Em decorrncia, o Brasil situase no hemisfrio ocidental e tem horas atrasadas em relao ao continente europeu. c) O Brasil um pas tropical porque a maior parte de suas terras situa-se entre os trpicos de Capricrnio e de Cncer. O Norte brasileiro atravessado pela linha do Equador que divide a Terra em dois hemisfrios: Norte e Sul. d) As zonas temperadas da Terra esto localizadas entre os crculos polares e os trpicos. O clima nessas reas caracteriza-se pela existncia de quatro estaes bem definidas. e) O estado de Santa Catarina, localizado em rea temperada, apresenta clima subtropical. As caractersticas desse clima diferenciam-no dos tipos climticos das reas intertropicais. 26 - (Acafe SC/2003) Observe atentamente o mapa abaixo.

abaixo,

alternativa

Obs: Os nmeros constantes no mapa so correspondentes a graus. a) O ponto D est localizado no continente africano, exatamente sobre a linha do Equador. b) O ponto E est localizado a 60o de latitude Sul e a 100o de longitude Oeste. c) Os pontos A e B esto situados no hemisfrio Ocidental, sendo que o ponto A est localizado na Amrica do Norte. o d) O ponto B, situado no Brasil, est localizado a 40 de o latitude Norte e 40 de longitude Oeste. e) Os pontos A, B, C, D e E esto situados no hemisfrio Sul ou Meridional. 23 - (Acafe SC/2000) Com relao ao aproveitamento da rede hidrogrfica brasileira, a alternativa FALSA : a) b) c) d) e) 24 - (UFPB PB/1996) As coordenadas geogrficas baseiam-se em linhas imaginrias traadas sobre o globo terrestre, com a finalidade de estabelecer, com preciso, a localizao de qualquer ponto da superfcie. Com respeito a essas linhas e ao sistema de localizao geogrfica, correto afirmar-se que:

A energia hidrulica constitui recurso e Apesar das graves deficincias aprese Assinale a alternativa correta. bacia situados Amaznica, da grande n a) Os pontos A e BAesto no alm hemisfrio O rio So na Francisco, tem parte de Ocidental, sendo que o ponto A est Amricaque do Norte e o B, na Amrica do Sul. Na regio Centro-Sul concentra-se o m b) O ponto E est localizado a 60 de latitude Sul e l00 de longitude Oeste, possuindo horas atrasadas em relao ao meridiano de Greenwich. c) O ponto D est localizado no continente africano, exatamente sobre a linha do Equador, uma rea que se caracteriza pela tropicalidade. d) O B, situado no Brasil, est localizado a 40 de latitude Norte e 40 de longitude Oeste, apresentando horas adiantadas em relao ao meridiano principal.

e) A maior parte dos pontos assinalados est localizada no hemisfrio meridional, enquanto que os pontos A e B localizam-se no hemisfrio Oriental. 27 - (CESJF MG/2001) No verdadeira a frase sobre o Territrio Brasileiro: a) Estamos totamente localizado no Hemisfrio Meridional. b) Estamos totalmente localizado no Hemisfrio Ocidental. c) Somos cortado ao norte pelo paralelo do equador. d) Estamos na parte mais oriental da Amrica do Sul. e) A regio sul a de maior identificao europia no Brasil. 28 - (Furg RS/2000) Sobre a localizao do Brasil no mundo, marque a alternativa INCORRETA. a) A maior parte das terras do Brasil localiza-se no hemisfrio meridional, isto , ao sul do Equador. b) O Brasil localiza-se inteiramente no hemisfrio ocidental, isto , a oeste de Greenwich. c) Ao sul, o Brasil cortado pelo trpico de Cncer. d) Apenas uma pequena poro do Brasil localizase no hemisfrio setentrional, isto ao norte do Equador. e) O Brasil possui terras nos hemisfrios norte, sul e oeste. 29 - (Furg RS/2001) As coordenadas geogrficas constituem uma rede de linhas convencionadas com a finalidade de localizar pontos sobre a superfcie da Terra. Em relao a essa rede, correta afirmar que: I. Sobre os paralelos so medidos os arcos de longitude, que variam de 0 a 90 Leste e Oeste. II. Sobre os meridianos so medidos os arcos de latitude, que variam de 0 a 90 Norte e Sul. III. Qualquer linha de paralelo poderia ser convencionada como paralelo inicial. Quais afirmativas esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas II e IV. d) Apenas II e III. e) Apenas I e IV. 30 - (Fuvest SP/2000) O anncio oferece um apartamento para venda no municpio de So Paulo. A expresso Face Norte indica que o apartamento: APTO-COBERTURA R$190.000 2 Grs Novo, 2Stes. Americanas, Living, Lavabo, Face Norte, Piscina, Churrasqueira, Local Tranqilo, Confira. Z-3-T:531-XX00 (Adap. Folhas de S. Paulo, 17.08.09.) a) deve ter boa luminosidade por estar voltado para o Norte. b) deve ter boa luminosidade pela manh e tarde graas longitude de So Paulo. c) est na Zona Norte, rea muito valorizada, pois fica prxima aos mananciais do municpios.

d) deve ter boa luminosidade pela manh e tarde, pois fica na fachada frontal do prdio. e) est na Zona Norte, prximo Serra da Cantareira, em local elevado e livre das enchentes. 31 - (Puc MG/') Observe atentamente o mapa PLANISFRIO FUSOS HORRIOS.

Entre as cidades localizadas no mapa, assinale a alternativa que apresente as que esto localizadas nos hemisfrios meridional e ocidental: a) Braslia e Santiago. b) Sydney e Tquio. c) Nova York e Los Angeles. d) Londres e Cairo. 32 - (Puc MG/2003) Analise o mapa BRASIl POLTICO abaixo:

Considerando a posio geogrfica das cidades registradas no mapa, assinale a que est localizada nas coordenadas de 3 Lat. Sul e 60 Long. Oeste: a) Boa Vista b) Manaus c) Rio de Janeiro d) Porto Alegre 33 - (Puc PR/1999) Sobre a orientao, pode-se afirmar corretamente: a) O espao entre o sudeste e o noroeste tem dois pontos cardeais, dois pontos colaterais e cinco subcolaterais, partindo de qualquer direo. b) A representao grfica da orientao feita atravs das coordenadas geogrficas. c) A distncia sudoeste-sudeste de 180. d) A distncia leste-oeste de 180. e) O espao entre o ponto colateral noroeste e o ponto colateral sudeste, sentido horrio, tem dois pontos colaterais e seis pontos subcolaterais. 34 - (Puc PR/2001)

Assinale a alternativa correta: Dezenas de cidades paranaenses como Loanda, Paranava, Porecatu, Londrina e Jacarezinho esto na Zona Intertropical da Terra, portanto ao norte do (a): a) Zona Temperada Norte b) Trpico de Cncer c) Crculo Polar rtico d) Equador e) Trpico de Capricrnio 35 - (Ufam AM/2006) A distncia, em graus, do meridiano inicial ao qualquer ponto da superfcie terrestre, chama-se: a) longitude b) latitude c) escala d) grau e) paralelo 36 - (Puc RS/1999) Considere o mapa abaixo

e) 4 de longitude Oeste e 2 de latitude Norte 2 de longitude Oeste e 4 e 30 de latitude Norte. 38 - (Puc RS/1999) INSTRUO: Considere o grfico, que representa parte das coordenadas geogrficas.

A direo do ponto C em relao ao ponto A : a) Sul Sudoeste b) Oeste c) Sudeste d) Leste Sudeste e) Sudoeste 39 - (Puc RS/1999) INSTRUO: Considere o grfico, que representa parte das coordenadas geogrficas.

Se um viajante se dirigir de Braslia a Teresina, passando por Palmas, e retornando primeira, ter como direo aproximada, na ida e na volta, respectivamente: a) Nordeste e Norte Sul e Sudoeste. b) Norte e Noroeste Oeste e Sudoeste. c) Sudoeste e Sul Nordeste e Norte. d) Noroeste e Norte Sudoeste e Oeste. e) Norte e Nordeste Sudoeste e Sul. 37 - (Puc RS/1999) INSTRUO: Considere o grfico, que representa parte das coordenadas geogrficas.

O ponto antpoda de B : a) 3de latitude Norte e 2de longitude Oeste. b) 87 de latitude Sul e 2de longitude Oeste. c) 3de latitude Norte e 178de longitude Oeste. d) 2de latitude Sul e 177de longitude Leste. e) 3de latitude Sul e 4de longitude Leste. 40 - (Puc RS/2000) INSTRUO: considere o mapa e afirmativas abaixo, relacionadas percepo cartogrfica.

As coordenadas geogrficas dos pontos A e C so, respectivamente, a) 2 de latitude Sul e 4 de longitude Leste 4 e 30 de latitude Sul e 2 de longitude Leste. b) 4 de latitude Leste e 2 de longitude Sul 2 de latitude Leste e 3 e 30 de longitude Norte. c) 2 de latitude Sul e 4 de longitude Leste 3 e 30 de latitude Sul e 2 de longitude Leste. d) 2 de longitude Leste e 4 de latitude Norte 3 e 30 de longitude Leste e 2 de latitude Norte.

I. Neste mapa aparece a poro meridional do Brasil e o Trpico de Cncer, localizado ao Sul do Equador. II. A rea menos deformada deste mapa o Plo Sul, pois uma Projeo Azimutal Polar.

III. O mapa apresenta como ponto central o Plo Norte, ficando em evidncia o Crculo Polar rtico. IV. Todos os continentes nessa projeo esto ao norte do seu centro. V. Entre os meridianos apresentados existem dois fusos horrios. A anlise das afirmativas permite concluir que est correta a alternativa: a) I, II e III b) I, III e V c) II, IV e V d) II e IV e) III e V 41 - (Puc RS/2000) INSTRUO: Considere o mapa abaixo, sabendo que a distncia entre A e B de 2 cm, e nas afirmativas.

a) b) c) d) e)

45 67 50 90 135 315 50

44 - (Puc RS/2002) INSTRUO: Responder questo com base no desenho e nas informaes contidas no texto. O desenho representa uma rea urbana cortada por um rio, cujas guas tm seu sentido representado pelas setas. Os ventos predominantes sopram do noroeste.

I. Equador est ao Norte do Trpico de Capricrnio. II. A distncia real entre os pontos A e B de 1000 Km. III. Palmas est ao Sul do Distrito Federal. IV. Caso a escala do mapa fosse 1:100.000.000, todos os Estados nele representados teriam reas grficas menores. V. A orientao do mapa est invertida. Pela observao do mapa e anlise das afirmativas, conclui-se que est correta a alternativa a) I, II e III b) I, II e IV c) I, II, III, IV e V d) II, III e IV e) III, IV e V 42 - (Puc RS/2001) Um morador, observando o amanhecer em uma latitude antpoda da cidade de So Paulo, no dia 21 de junho, perceber que o Sol estar nascendo no _________, o que caracteriza uma situao de _________. a) Oeste equincio b) Sudeste equincio c) Leste solstcio d) Sul solstcio e) Sudoeste equincio 43 - (Puc RS/2001) Considerando que ao unirmos todos os pontos de uma Rosa dos Ventos teremos um crculo e que o Norte representa O (zero graus), quanto vale, em graus, a distncia do ponto Sul at o ponto Sudoeste?

O texto refere-se a elementos existentes na rea urbana representada. Na rea assinalada por 1, h um parque de lazer com rvores exticas. Existe um bairro de trabalhadores vindos de reas rurais dos municpios do entorno, assinalado por 2. O centro histrico situa-se na rea 3. J na rea assinalada por 4, ser construda uma ponte ligando as duas margens do rio. A coleta de gua para tratamento e posterior distribuio feita junto rea assinalada por 5. Existe apenas uma ponte ligando os dois setores da cidade separados pelo rio, situada no local assinalado por 6. A rea urbana que est em expanso e onde esto sendo construdos condomnios de luxo est situada em 8. E, finalmente, a nica ligao rodoviria da rea urbana com uma rodovia intermunicipal pavimentada est assinalada pelo nmero 7. Os locais mais recomendados para a instalao de um plo petroqumico e de uma indstria de calados , respectivamente, a) prximo margem direita do rio, mas a noroeste da rea assinalada por 5; junto rea assinalada por 2. b) prximo margem esquerda do rio, mas a sudeste da rea assinalada por 7; na rea situada entre as reas assinaladas por 6 e 2. c) prximo margem esquerda do rio, a leste da rea 6; junto rea assinalada por 8. d) distante da rea assinalada por 8, mas no sentido sudoeste; junto margem direita do rio e prximo rea assinalada por 3. e) junto rea assinalada por 1, na margem esquerda do rio; entre as reas assinaladas por 8 e 3. 45 - (Puc RS/2002) INSTRUO: Responder questo com base no quadro e nas afirmaes a seguir.

Adaptado de WARREN, D. A ferro e fogo: a histria e a devastao da Mata Atlntica Brasileira. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. Marque a alternativa que apresenta o mapa que traa a rota realizada pelo avio:

I. O ponto B est a Nordeste do ponto C e a Noroeste do ponto D. II. O ponto A est a Sul do ponto C e a Sudeste do ponto B. III. O ponto D est a Noroeste do ponto B e a Norte do ponto E. IV. O ponto D est a Oeste do ponto C e a Sul do ponto E. Pela anlise das afirmativas, conclui-se que somente esto corretas a) I e II b) I e III c) II, III e IV d) II e IV e) III e IV 46 - (Puc RS/2002) Considerando que Porto Alegre se localiza a 30 de latitude Sul e a 51 de longitude Oeste e que existe um local no Japo situado no ponto antpoda da capital gacha, qual a posio deste local? a) 30 Norte e 51 Leste. b) 60 Norte e 125 Leste. c) 30 Norte e 129 Leste. d) 60 Sul e 51 Oeste. e) 129 Sul e 30 Oeste. 47 - (UFAC AC/2001) Um avio voando a 250 km/h sai de um ponto A a 60 W e dirige-se para um ponto B a 30 E. Quantos quilmetros e quantos graus percorreria o avio, se as localidades estivessem nas imediaes do equador? a) ( ) 6.660 km e 70 b) ( ) 7.577 km e 75 c) ( ) 8.880 km e 75 d) ( ) 8.325 km e 75 e) ( ) 9.990 km e 90 48 - (Ufjf MG/2006) Leia, com ateno, a descrio da paisagem a seguir: Estamos voando a sete mil metros de altitude [...]. A nvoa se dissipa e revela o escudo arqueano (conjunto de rochas muito antigas que afloraram no perodo Arqueano) gasto e carcomido de Minas Gerais e uma confuso de cumes, acima de 1000 m de altitude, que se entrecruzam distribudos pela Serra do Espinhao. A oeste, crregos marrons serpenteiam preguiosos rumo ao seu encontro com o Rio So Francisco. A leste, corredeiras se precipitam para o Rio Doce e o Oceano Atlntico. Estamos passando agora por uma paisagem cicatrizada pelo trabalho humano. A oeste no horizonte azul-escuro, distinguem-se vagamente os grandes reservatrios das barragens de Furnas e Trs Marias. Logo passando pela Serra da Mantiqueira com altitudes que chegam acima de 1000 m. Assim, o Estado de Minas Gerais fica para trs.

13) Gab: A 14) Gab: D 15) Gab: CEEEC 16) Gab: D 17) Gab: E 18) Gab: D 19) Gab: E 20) Gab: C 49 - (Ufc CE/1999) A compreenso e o uso das coordenadas geogrficas so de importncia fundamental na cartografia. A esse respeito, responda: a) O que so coordenadas geogrficas? b) Qual a sua utilizao no estudo do espao geogrfico? 50 - (Ufc CE/2000) Entre os elementos bsicos das representaes cartogrficas esto as coordenadas geogrficas. Sobre algumas de suas aplicaes na cartografia est correto afirmar que: a) so smbolos utilizados exclusivamente na confeco de mapas e cartas climticas. b) so sinais aplicados na delimitao de cotas altimtricas e batimtricas do relevo. c) so referncias grficas que indicam reas de mesma temperatura no globo terrestre. d) servem para identificar zonas climticas diferentes e constituem um sistema de orientao. e) servem para relacionar a distncia real com a distncia grfica expressa nos mapas. GABARITO: 1) Gab: E 2) Gab: B 3) Gab: A 4) Gab: A 5) Gab: D 6) Gab: D 7) Gab: A 8) Gab: EECC 9) Gab: C 10) Gab: FFVFV 11) Gab: A 12) Gab: C 21) Gab: A 22) Gab: C 23) Gab: A 24) Gab: C 25) Gab: A 26) Gab: A 27) Gab: A 28) Gab: C 29) Gab: D 30) Gab: A 31) Gab: A 32) Gab: B 33) Gab: D 34) Gab: E 35) Gab: A 36) Gab: E 37) Gab: C 38) Gab: E 39) Gab: C 40) Gab: D 41) Gab: B 42) Gab: C 43) Gab: A 44) Gab: B 45) Gab: D

46) Gab: C 47) Gab: E 48) Gab: D 49) Gab: a) As coordenadas geogrficas correspondem a um conjunto de linhas imaginrias, denominadas de meridianos e paralelos, que se representa sobre a superfcie terrestre e servem para determinar pontos ou determinadas reas. Os paralelos so linhas traadas paralelamente linha do Equador e determinam a latitude em graus (N e S), enquanto que os meridianos so semicrculos imaginrios traados de plo a plo na superfcie terrestre e determinam a longitude em graus (L e W). b) As medies de latitudes e longitudes tanto podem servir para localizar rea ou pontos na superfcie terrestre, atravs dos graus de latitude e longitude, como definir fusos horrios atravs dos meridianos, e faixas zonais da Terra, pelos paralelos (linha do Equador, Trpicos de Cncer e Capricrnio e Crculos Polar rtico e Antrtico). 50) Gab: D

Anda mungkin juga menyukai