Anda di halaman 1dari 4

IDIAS

A Idias Revista do Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp) abre, de 30 de Agosto a 30 de Setembro de 2013, chamada para a sua oitava edio, a ser publicada no primeiro semestre de 2014. Sero aceitos artigos, resenhas e tradues em conformidade com as normas aqui estabelecidas. 1) Artigos 1.1) Dos temas: Sero acolhidos artigos relacionados aos interesses de pesquisa em Cincias Sociais, Filosofia e Histria. Textos sobre temas que escapem ao escopo da revista sero, em princpio, desconsiderados para publicao. 1.2) Das normas especficas: Os artigos submetidos devem estar formatados consoante as diretrizes gerais do item 4 desta chamada e, alm disso: a) Conter resumo na lngua em que est escrito o artigo, seguido de abstract (cada um deles com at 640 caracteres). Ambos devem estar acompanhados de no mximo 5 palavras-chave e 5 keywords, respectivamente; b) Apresentar entre 20.000 e 50.000 caracteres com espaos (incluem-se aqui referncias bibliogrficas, notas de rodap, resumo, abstract etc.). 1.3) Do processo de submisso: Todos os artigos enviados conforme as diretrizes formais e temticas expostas, e dentro do prazo informado, sero submetidos apreciao de pareceristas annimos. Para que o artigo seja aprovado para publicao sero necessrios ao menos dois pareceres favorveis. Caso haja indicaes de modificao, cabe ao corpo editorial avaliar a pertinncia de tais indicaes e, com base nisso, encaminh-las ao(s) autor(es). A deciso final quanto publicao de cada artigo atribuda exclusivamente ao corpo editorial da revista. Nota: Textos submetidos fora das diretrizes estabelecidas na presente chamada, ou fora do prazo, sero recusados para publicao nesta edio podendo ser reenviados no mbito de outra chamada.

2) Resenhas As resenhas submetidas devem versar sobre obras publicadas a partir de Janeiro de 2009, no Brasil ou no exterior. Devem conter at 10.000 caracteres com espaos (incluindo notas, referncias etc.) e respeitar as diretrizes para publicao estabelecidas no item 4. Cabe ao corpo editorial a avaliao da pertinncia das resenhas recebidas, bem como da sua apreciao por parte de pareceristas annimos. 3) Tradues Sero aceitas tradues de artigos e captulos de livros. As propostas sero avaliadas com base na sua relevncia para as reas de interesse da revista e na propriedade da traduo. No h restries quanto ao idioma do texto de partida. desejvel, conquanto no obrigatrio, que o(s) tradutor(es) elabore(m) uma concisa apresentao ao texto traduzido, e tambm ao(s) autor(es), se for(em) pouco conhecido(s). Tal apresentao, caso seja elaborada, deve conter um mximo de 4.000 caracteres. 3.1) Normas especficas: Tradues devem ser redigidas de acordo com as diretrizes estabelecidas no item 4 desta chamada e acompanhar: a) Autorizao do(s) autor(es) ou da(s) entidade(s) detentora(s) de seus direitos para publicao da traduo na Revista Idias; b) Texto de partida utilizado para a traduo em formato digitalizado; c) Dados do texto: ttulo original, local e data de publicao etc.; d) Dados do(s) autor(es): nome, vinculao institucional, contato (quando houver); e) Dados do(s) tradutor(es) e revisor(es). 4) Diretrizes para publicao 4.1) Normas gerais a) Artigos e resenhas enviados devem ser obrigatoriamente inditos, escritos em lngua portuguesa ou em espanhol, e apresentar ttulo. Somente sero aceitas tradues para o portugus; b) No sero aceitos dois ou mais textos de um mesmo autor, mesmo que em regime de co-autoria; c) Artigos e resenhas no devem conter referncias ao(s) seu(s) autor(es) cf. Itens 5.b e 5.c. Referncias a trabalhos do(s) prprio(s) autor(es) podero ser includas no caso de aprovao para publicao. d) Submisses de artigos, resenhas e tradues para a prxima edio sero recebidas impreterivelmente at 30 de Setembro de 2013.

4.2) Normas para Formatao a) Os arquivos submetidos devem estar salvos em formato MSWord, verso de compartilhamento 1997-2003 (*.doc). Apenas os originais de textos de partida para tradues sero aceitos em formato PDF; b) Redao em Times New Roman, tamanho 12. Citaes diretas longas (mais de 3 linhas) devem estar em tamanho 11. Notas de rodap, bem como legendas de grficos, tabelas, ilustraes etc. precisam estar em tamanho 10; c) Apresentar alinhamento justificado e espaamento 1,5 no corpo do texto. Citaes diretas longas, notas de rodap e legendas devem estar com espaamento simples; d) Citaes de textos em lngua estrangeira devem apresentar-se traduzidas para lngua portuguesa (ou espanhola, caso o artigo esteja em espanhol), e no necessrio que estejam acompanhadas do original. No obstante, deve seguir traduo a indicao traduo nossa, ou equivalente. Citaes de tradues devem trazer o nome do tradutor, quando houver, nas referncias bibliogrficas; e) Por razes editoriais, aconselha-se evitar redao de trechos em estilo itlico. 5) Procedimentos para Submisso a) Todos os textos devem ser submetidos em formato .doc. (ver item 4.2.a), salvo os originais das tradues, os quais podero ser submetidos em pdf.; b) Artigos e resenhas no devem conter qualquer informao sobre o(s) autor(es), a fim de que seja preservada a anonimidade no processo de submisso; c) Em arquivo distinto, enviar nome completo, nome a ser usado na autoria do texto (se diferente), vinculao institucional, titulao e link para o currculo Lattes. No caso das tradues, este documento separado deve conter os dados do(s) tradutor(es) e revisor(es); d) Note-se que o ato de submisso implica autorizao para publicao, exclusividade e acordo pleno com as regras enumeradas nesta chamada, bem como cincia de que a publicao dos textos aprovados estar sujeita, sob qualquer hiptese, deciso do corpo editorial da Revista Idias; e) Informamos que o processo de submisso costuma durar de dois a quatro meses.

ATENO! Todas as submisses devem acontecer exclusivamente atravs do e-mail:

revistaideiasunicamp@gmail.com. Submisses por correio ou pelo site da revista sero


desconsideradas para a presente edio.

6) Modelos de citao a) Citaes com at 3 linhas devem ser feitas no corpo dos textos e suas referncias devem estar conforme os seguintes modelos: (IANNI, 2004); (IANNI, 2004: 23) sendo 23 o nmero da pgina; Segundo Ianni (2004), ; Vieira e Lopes (1994); (VIEIRA; LOPES, 1994); Conforme Eric Hobsbawm (1998a), ; (HOBSBAWM, 1998b: 59). b) Citaes com mais de 3 linhas, devem ser feitas em pargrafo separado, com recuo de 4cm, espaamento simples, tamanho 11 e alinhamento justificado. Segue um exemplo:
O substrato histrico da elaborao do conceito hegeliano de pessoa a figura jusnaturalista do indivduo singular, originariamente portador de direitos subjetivos, desvinculado, num primeiro momento, das relaes intersubjetivas, sociais e polticas concretas, nas quais, para Hegel, o exerccio efetivo da sua liberdade j est sempre inserido e por elas mediado. como se Hegel assumisse como ponto de partida e como base da I Parte a fico jusnaturalista de um estado de natureza, em que o indivduo singular imediatamente livre, sujeito de direitos naturais e dotado da capacidade de ter propriedade sem a mediao dos outros, como em Locke, e, tambm, da capacidade de construir contratualmente a sua sociabilidade, seja esta originariamente poltica ou no. Esta retomada fictcia do ponto de partida abstrato do jusnaturalismo e a apresentao da lgica imanente do seu desenvolvimento propem, ao mesmo tempo, a sua reconstruo crtica, que pretende mostrar que as determinaes que a vontade livre se d enquanto pessoa na esfera do direito abstrato so insuficientes para pensar a liberdade em toda a sua amplitude (MLLER, 2005: 164-5).

c) Se for o caso, indicar grifos no original, grifo nosso, ou equivalentes; d) As referncias bibliogrficas devem ser indicadas apenas no final do texto, jamais em notas de rodap, e devem apresentar-se conforme os modelos seguintes: SOBRENOME, N. (data da primeira edio) Ttulo do livro: subttulo (se houver). Cidade: Editora, Ano. SOBRENOME 1, N; SOBRENOME2, N. Ttulo do artigo, Revista, v. X, Ano, pp. Y-Z. SOBRENOME, N. et al. Nome do captulo, in SOBRENOME DO(S) ORGANIZADOR(ES), N. Obra. Cidade: Editora, Ano. e) aconselhvel indicar o ano da publicao original da obra. Assim, evitar procedimentos como Segundo Weber (1998), indicando preferencialmente algo como Segundo Weber (1919), ., indicando a edio citada nas referncias. No caso: WEBER, M. [1919] A poltica como vocao, in WEBER, M. Trs tipos de poder e outros escritos. Lisboa: Tribuna da Histria, 2005, pp. 63115. f) Notas devem estar sempre nos rodaps das pginas, nunca no final do texto; g) Devem ser observadas as demais normas da ABNT.

Anda mungkin juga menyukai