Anda di halaman 1dari 6

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ORDINRIO EM MS N 16.316 - RN (2003/0067127-5) RELATRIO O EXMO. SR. MINISTRO FELIX FISCHER: Trata-se de recurso

ordinrio em mandado de segurana interposto por ISABEL DE MARIA BASTOS FERNANDES DANIEL, com fundamento no art. 105, inciso II, alnea b, da Constituio Federal, em face do v. acrdo do e. Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Norte assim ementado, verbis:

"CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANA CONTRA ATO DO SECRETRIO DE ADMINISTRAO QUE NO ESTENDEU REMUNERAO DO CARGO EM COMISSO INCORPORADO AOS PROVENTOS DA IMPETRANTE O REAJUSTE DETERMINADO PELA LEI N 8.061/2002. PRELIMINAR DE CARNCIA DE AO SUSCITADA PELO IMPETRADO REJEITADA. PRELIMINAR DE AUSNCIA DE DIREITO LQUIDO E CERTO, TAMBM SUSCITADA PELA AUTORIDADE IMPETRADA, TRANSFERIDA PARA O MRITO. NO MRITO: 1. Conforme a doutrina, e nos termos da jurisprudncia reiterada do STF e do STJ, no existe direito adquirido a regime jurdico. 2. Existindo norma posterior que modifique a forma do clculo das vantagens incorporadas aos proventos da impetrante, esta se aplica de imediato, desde que respeitado o valor nominal da aposentadoria, assegurando a manuteno de seu status financeiro. 3. No havendo supresso da vantagem incorporada pela impetrante, mas apenas modificao na sistemtica de seu clculo perfeitamente possvel segundo os Tribunais Superiores -, inexiste ofensa ao direito adquirido da servidora aposentada. 4. Conhecimento e denegao da segurana" (fl. 65). Alega a recorrente que no ato da aposentadoria teve "adicionada ao vencimento do seu cargo efetivo, a vantagem pessoal prevista no art. 2, item I, da Lei n 5.424/85, cumulada com a Lei n 5.165/82, a razo de 5/5 (cinco quintos) da diferena entre a retribuio do cargo comissionado de Coordenador, e o vencimento bsico de seu cargo efetivo " (fl. 78). Diz que, em razo disso, tem direito percepo do reajuste na remunerao dos cargos comissionados concedido pela Lei Estadual n 8.061/2002, ex vi do art. 40, 8, da Constituio Federal de 1988. Sem contra-razes, e admitido o recurso, ascenderam os autos a esta Corte.

Documento: 1059787 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 1 de 6

Superior Tribunal de Justia


A douta Subprocuradoria-Geral da Repblica opina pelo desprovimento do recurso. o relatrio.

Documento: 1059787 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 2 de 6

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ORDINRIO EM MS N 16.316 - RN (2003/0067127-5) EMENTA ADMINISTRATIVO. RECURSO EM MANDADO DE SEGURANA. INCORPORAO. TRANSFORMAO. VANTAGEM PECUNIRIA AUTNOMA. DESVINCULAO. CARGO EM COMISSO EXERCIDO. POSSIBILIDADE. I - A Lei Complementar n 203/2001 desvinculou o valor incorporado aos proventos da aposentadoria em relao ao cargo em comisso que havia sido ocupado na atividade, para transform-lo em parcela pecuniria autnoma, desatrelada da funo anteriormente exercida e que passaria a ser reajustada por ocasio das revises gerais dos vencimentos dos servidores. II - Em hiptese semelhante, o Pretrio Excelso entendeu ser possvel que "o clculo da vantagem seja desvinculado, para o futuro, dos vencimentos do cargo em comisso outrora ocupado pelo servidor, passando a quantia a ela correspondente a ser reajustada segundo os critrios das revises gerais de remunerao do funcionalismo. " (ARSS n 844, Rel. Min. Seplveda Pertence, DJU de 13/09/96.) Precedentes do STJ. III - In casu, no h direito ao reajuste concedido aos cargos comissionados pela Lei n 8.061/2002, porquanto o diploma posterior data em que a incorporao passou a constituir parcela autnoma, sem vnculo com a funo exercida na atividade. Recurso desprovido. VOTO O EXMO. SR. MINISTRO FELIX FISCHER: A recorrente, servidora inativa do Estado do Rio Grande do Norte, foi aposentada, em 05 de maro de 1996, com a incluso em seus proventos de "5/5 (cinco quintos) da diferena entre a retribuio do cargo comissionado de Coordenador e o vencimento bsico de seu cargo efetivo, nos termos do artigo 2, item I, da Lei n 5.424, de 11.12.85, cumulada com a Lei n 5.165, de 02.12.82 " (fl. 20). A possibilidade de incorporao da vantagem continuou prevista no art. 55 do Regime Jurdico dos Servidores Estaduais (Lei Complementar n 122/94), at o advento da Lei Complementar n 162/99, que derrogou a referida norma.
Documento: 1059787 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 6

Superior Tribunal de Justia


Posteriormente, a Lei Complementar n 203/2001 estatuiu, verbis: "Art. 1 Os adicionais e gratificaes atribudos aos servidores pblicos e aos militares estaduais, ativos e inativos, do Poder Executivo, compreendendo a Administrao Direta, Autrquica e Fundacional, representados e calculados em forma de percentual incidente sobre o vencimento (art. 53 da Lei Complementar n 122, de 30 de junho de 1994), ficam transformados, com as excees previstas nesta Lei, nos valores pecunirios equivalentes, constantes dos contra-cheques relativos ao ms imediatamente anterior ao da publicao da presente Lei. 1 Estende-se o disposto no "caput" deste artigo fixao da hora (...) dos ocupantes dos cargos de Piloto de Aeronave I e Piloto de Aeronave II, (...) o art. 11 da Lei Complementar n 15, de 07 de outubro de 1977, assegurado aos ocupantes desses cargos o pagamento correspondente a 60 (sessenta) horas de vo, mensalmente. 2 A diferena maior a que tiver direito, em virtude do disposto neste artigo, o servidor estadual inativo, em relao ao que percebe o servidor em atividade, ocupante de cargo idntico ao que serviu de base aposentadoria, ser (...) vantagem pessoal, nominalmente identificada, at sua absoro pelos (...) da gratificao ou adicional correspondente" (fl. 44). Verifica-se que o diploma legal desvinculou o valor incorporado aos proventos da aposentadoria em relao ao cargo em comisso que havia sido ocupado na atividade, para transform-lo em parcela pecuniria autnoma, desatrelada da funo anteriormente exercida e que passaria a ser reajustada por ocasio das revises gerais dos vencimentos dos servidores. Em hiptese semelhante, o Pretrio Excelso entendeu ser possvel que "o clculo da vantagem seja desvinculado, para o futuro, dos vencimentos do cargo em comisso outrora ocupado pelo servidor, passando a quantia a ela correspondente a ser reajustada segundo os critrios das revises gerais de remunerao do funcionalismo. " (ARSS n 844, Rel. Min. Seplveda Pertence, DJU de 13/09/96.) No mesmo sentido: "SERVIDOR PBLICO INATIVO. ESTABILIDADE FINANCEIRA. EQUIPARAO COM O ATUAL OCUPANTE DE CARGO EM COMISSO. IMPOSSIBILIDADE. Segundo o assentado pelo Plenrio deste Supremo Tribunal no julgamento do RE 226.462,"o paradigma do inativo aposentado com a 'estabilidade financeira', para os efeitos do art. 40, 4, CF, no o ocupante atual do respectivo cargo em comisso, mas sim o servidor efetivo igualmente beneficirio, na ativa, da vantagem decorrente do exerccio anterior dele". Dessa orientao, divergiu o acrdo recorrido. Agravo regimental a que se nega provimento." (AGARE 324344/PE, 1 Turma, Rel. Min. Ellen Gracie, DJU de 20/09/2002).
Documento: 1059787 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 4 de 6

Superior Tribunal de Justia


"I. Recurso extraordinrio: a aplicao de norma ou princpio a situao por eles no alcanada vale por contrari-los. II. "Estabilidade financeira": inexistncia de direito adquirido de servidores ativos e inativos permanncia do regime legal de reajuste de vantagem correspondente. 1. Pacfico no STF a inexistncia de conflito entre a chamada "estabilidade financeira" e o art. 37, XIII, CF, que probe vinculao entre vencimentos (cf. precedentes citados), da no se segue, contudo, o direito adquirido do servidor beneficirio da vantagem preservao do regime legal de atrelamento do valor dela ao vencimento do respectivo cargo em comisso: donde a legitimidade e a aplicabilidade imediata da lei que desvincule o reajuste futuro da vantagem queles vencimentos do cargo em comisso, submetendo-a aos critrios das revises gerais dos vencimentos do funcionalismo. 2. Nessa hiptese, o paradigma do inativo aposentado com a "estabilidade financeira", para os efeitos do art. 40, 4, CF, no o ocupante atual do respectivo cargo em comisso, mas sim o servidor efetivo igualmente beneficirio, na ativa, da vantagem decorrente do exerccio anterior dele. 3. Dada a garantia de irredutibilidade, da alterao do regime legal de clculo ou reajuste de vencimentos ou vantagens funcionais jamais poder ocorrer a diminuio do quanto j percebido conforme o regime anterior, no obstante a ausncia de direito adquirido sua preservao. III. Recurso extraordinrio: inconstitucionalidade reflexa ou mediata e direito local. Como da jurisprudncia iterativa, no cabe o RE, a, por alegao de ofensa mediata ou reflexa Constituio, decorrente da violao da norma infraconstitucional interposta; mas o bordo no tem pertinncia aos casos em que o julgamento do RE pressupe a interpretao da lei ordinria, seja ela federal ou local: so as hipteses do controle da constitucionalidade das leis e da soluo do conflito de leis no tempo, que pressupem o entendimento e a determinao do alcance das normas legais cuja validade ou aplicabilidade se cuide de determinar." (RE 226462/SC, Tribunal Pleno, Rel. Min. Seplveda Pertence, DJU de 25/05/2001). Igualmente tem se manifestado este Superior Tribunal, verbis:

"ADMINISTRATIVO - RECURSO ORDINRIO EM MANDADO DE SEGURANA - SERVIDORES PBLICOS ESTADUAIS DELEGADOS DE POLCIA APOSENTADOS - ADICIONAL DE ESTABILIDADE FINANCEIRA - TRANSFORMAO EM PARCELA AUTNOMA - LC 13/95 - REAJUSTE - VINCULAO - IMPOSSIBILIDADE - AUSNCIA DE DIREITO LQUIDO E CERTO. 1 - Na esteira de inmeros precedentes desta Corte, entre eles os RMS ns 9.275/PE e 9.331/PE, "a Lei Complementar 13/95, do Estado de Pernambuco, que conferiu nova sistemtica ao reajuste da Estabilidade Financeira, transformando-a em parcela autnoma, buscou dar efetividade a norma constitucional que veda a vinculao de vencimentos." Ademais, o Colendo Pretrio Excelso suspendeu a eficcia do art. 98, parg. 2, XVII, da Constituio do Estado de Pernambuco, bem como a Lei Estadual n 4.625/63,
Documento: 1059787 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 5 de 6

Superior Tribunal de Justia


embasadora do presente writ (ADIN n 199-0/PE). Logo, inexiste direito lquido e certo a amparar a pretenso, porquanto no demonstrado de plano, na impetrao. 2 - Recurso conhecido, porm, desprovido." (RMS 11567/PE, 5 Turma, Rel. Min. Jorge Scartezzini, DJU de 19/11/2001). "ADMINISTRATIVO. RECURSO EM MANDADO DE SEGURANA. ESTABILIDADE FINANCEIRA. REAJUSTE - O Colendo STF j reconheceu a constitucionalidade das leis que instituem a denominada "estabilidade financeira". Porm, isso no afasta a possibilidade de "ser legtimo que, mediante lei, o clculo da vantagem seja desvinculado, para o futuro, dos vencimentos do cargo em comisso outrora ocupado pelo servidor, passando a quantia a ela correspondente a ser reajustada segundo os critrios das revises gerais de remunerao do funcionalismo. (STF - ARSS n 844/7)" - Entendimento reiterado dos Tribunais superiores de que no h direito adquirido a regime jurdico institudo por lei. - Recurso desprovido." (RMS 8893/PE, 5 Turma, de minha relatoria, DJU de 03/05/99). In casu, no h direito ao reajuste concedido aos cargos comissionados pela Lei n 8.061/2002, porquanto o diploma posterior data em que a incorporao passou a constituir parcela autnoma, sem vnculo com a funo exercida na atividade. Pelo exposto, nego provimento ao recurso. o voto.

Documento: 1059787 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 6 de 6

Anda mungkin juga menyukai