Anda di halaman 1dari 5

2 PROPRIEDADES MECNICAS DOS AOS ESTRUTURAIS

Pgina 1 de 5

2 PROPRIEDADES MECNICAS DOS AOS ESTRUTURAIS


2.1 DIAGRAMA TENSO-DEFORMACO
Uma barra metlica submetida a um esforo crescente de trao sofre uma deformao progressiva de extenso (figura 2.1) . A relao entre a tenso aplicada (V = F/rea) e a deformao linear especfica (H = '" /" ) de alguns aos estruturais pode ser vista no diagramas tenso-deformao da figura 2.2.

FIGURA 2.1 Deformao em um corpo de prova submetido trao

FIGURA 2.2 - Diagrama tenso-deformao em escala real

At certo nvel de tenso aplicada, o material trabalha no regime elstico-linear, isto , segue a lei de Hooke e a deformao linear especfica proporcional ao esforo aplicado. A proporcionalidade pode ser observada (figura 2.3) no trecho retilneo do diagrama tenso-deformao e a constante de proporcionalidade denominada mdulo de deformao longitudinal ou mdulo de elasticidade. http://www.lmc.ep.usp.br/people/valdir/PEF5736/propr_mec/propr_mec1.html 25/04/2013

2 PROPRIEDADES MECNICAS DOS AOS ESTRUTURAIS

Pgina 2 de 5

Ultrapassado o limite de proporcionalidade (fp), tem lugar a fase plstica, na qual ocorrem deformaes crescentes sem variao de tenso (patamar de escoamento). O valor constante dessa tenso a mais importante caracterstica dos aos estruturais e denominada resistncia ao escoamento.

Aps o escoamento, a estrutura interna do ao se rearranja e o material passa pelo encruamento, em que se verifica novamente a variao de tenso com a deformao especfica, porm de forma nolinear.

O valor mximo da tenso antes da ruptura denominada resistncia ruptura do material. A resistncia ruptura do material calculado dividindo-se a carga mxima que ele suporta, antes da ruptura, pela rea da seo transversal inicial do corpo de prova. Observa-se que fu calculado em relao rea inicial, apesar de o material sofrer uma reduo de rea quando solicitada trao. Embora a tenso verdadeira deva ser calculada considerando-se a rea real, a tenso tal como foi definida anteriormente mais importante para o engenheiro, pois os projetos so feitos com base nas dimenses iniciais. Em um ensaio de compresso, sem a ocorrncia de flambagem, obtm-se um diagrama tensodeformao similar ao do ensaio de trao.

FIGURA 2.3 Diagrama tenso-deformao dos aos estruturais, em escala deformada

2.2 ELASTICIDADE
Uma pea de ao, sob efeito de tenses de trao ou de compresso sofre deformaes, que podem ser elsticas ou plsticas. Tal comportamento deve-se natureza cristalina dos metais, pela presena de planos de escorregamento ou de menor resistncia mecnica no interior do reticulado.

http://www.lmc.ep.usp.br/people/valdir/PEF5736/propr_mec/propr_mec1.html

25/04/2013

2 PROPRIEDADES MECNICAS DOS AOS ESTRUTURAIS

Pgina 3 de 5

Elasticidade de um material a sua capacidade de voltar forma original em ciclo de carregamento e descarregamento (figura 2.4). A deformao elstica reversvel, ou seja, desaparece quando a tenso removida. A deformao elstica conseqncia da movimentao dos tomos constituintes da rede cristalina do material, desde que a posio relativa desses tomos seja mantida. A relao entre os valores da tenso e da deformao linear especfica, na fase elstica, o mdulo de elasticidade, cujo valor proporcional s foras de atrao entre os tomos. Nos aos, o mdulo de elasticidade vale aproximadamente 20 500 kN/cm2.

2.3 PLASTICIDADE
Deformao plstica a deformao permanente provocada por tenso igual ou superior fp resistncia associada ao limite de proporcionalidade (fig. 2.4). o resultado de um deslocamento permanente dos tomos que constituem o material, diferindo, portanto, da deformao elstica, em que os tomos mantm as suas posies relativas. A deformao plstica altera a estrutura interna do metal, tornando mais difcil o escorregamento ulterior e aumentando a dureza do metal. Esse aumento na dureza por deformao plstica, quando a deformao supera Hs (vide fig. 2.3), denominado endurecimento por deformao a frio ou encruamento e acompanhado de elevao do valor da resistncia e reduo da ductilidade do metal.

FIGURA 2.4 - Ciclo de carregamento e descarregamento

2.4 DUCTILIDADE
Ductilidade a capacidade dos materiais de se deformar sem se romper. Pode ser medido por meio do alongamento (H ) ou da estrico, ou seja a reduo na rea da seo transversal do corpo de prova.

http://www.lmc.ep.usp.br/people/valdir/PEF5736/propr_mec/propr_mec1.html

25/04/2013

2 PROPRIEDADES MECNICAS DOS AOS ESTRUTURAIS

Pgina 4 de 5

Quanto mais dctil o ao, maior ser a reduo de rea ou o alongamento antes da ruptura. A ductilidade tem grande importncia nas estruturas metlicas, pois permite a redistribuio de tenses locais elevadas. As barras de ao sofrem grandes deformaes antes de se romper, o que na prtica constitui um aviso da presena de tenses elevadas.

2.5 TENSES RESIDUAIS


As diferentes velocidades de resfriamento, aps a laminao, conforme o grau de exposio, da chapa ou perfil laminado, levam ao aparecimento de tenses que permanecem nas peas, recebendo o nome de tenses residuais (Vr). Em chapas, por exemplo, as extremidades resfriam-se mais rapidamente que a regio central, contraindo-se; quando a regio central da chapa resfria-se, as extremidades, j solidificadas, impedem essa regio de contrair-se livremente. Assim, as tenses residuais so de trao na regio central e de compresso nas bordas (figura 2.5a). Essas tenses so sempre normais seo transversal das chapas e, evidentemente, tem resultante nula na seo. As operaes executadas posteriormente nas fbricas de estruturas metlicas envolvendo aquecimento e resfriamento (soldagem, corte com maarico, etc.) tambm provocam o surgimento de tenses residuais. Esse o caso dos perfis soldados onde, nas regies adjacentes aos cordes de solda, permanecem tenses longitudinais de trao aps o resfriamento (figura 2.5b).

(a)

(b)

FIGURA 2.5 - Tenses residuais em: (a) chapas (b) perfis soldados Por simplicidade, a norma NBR 8800/86 indica um valor nico a ser adotado para a tenso residual em vigas, Vr = 115 MPa, para trao ou para compresso. Portanto o diagrama tenso-deformao

didaticamente adotado para projeto o apresentado na figura2.6.

http://www.lmc.ep.usp.br/people/valdir/PEF5736/propr_mec/propr_mec1.html

25/04/2013

2 PROPRIEDADES MECNICAS DOS AOS ESTRUTURAIS

Pgina 5 de 5

(a)

(b)

FIGURA 2.6 - Diagrama tenso-deformao terico para: (a) ao virgem (b) ao com tenso residual

http://www.lmc.ep.usp.br/people/valdir/PEF5736/propr_mec/propr_mec1.html

25/04/2013

Anda mungkin juga menyukai