Anda di halaman 1dari 8

O PAPEL DA ENERGIA ELTRICA NOS HOSPITAIS por Alberto Coutinho Diretor Executivo de Projetos e Tecnologias da ELETEL 1.

. INTRODUO/CONTEXTO ATUAL: O Sistema de energia eltrica a principal e mais importante facilities em um Hospital, sendo responsvel em manter em pleno funcionamento todos os sistemas e equipamentos que suportam os processos de negcios, procedimentos clnicos e assistenciais da instituio. As instalaes eltricas de um Hospital so as mais complexas de se projetar, comparadas a qualquer outro tipo de empreendimento, pois tudo que se pensa em infra-estrutura e tecnologia aplicvel e utilizado nas organizaes hospitalares. Claramente, nas dcadas de 70 e 80 os proprietrios e administradores de Hospitais, no esperavam o boom (expanso) que aconteceu na rea de Sade, bem como a grande quantidade de equipamentos eletromdicos, sistemas e tecnologias que so necessrios atualmente para manter a sua operao. Em muitas destas organizaes, ainda so as instalaes eltricas projetadas nesta poca, com suas reservas tcnicas esgotadas e componentes eltricos com seus ciclos de vida alcanados, que suportam as atuais aplicaes hospitalares. Nos dias de hoje, cada vez mais, os Hospitais necessitam de sistemas eltricos confiveis e seguros, que possuam alta disponibilidade operacional e que estejam preparados para funcionar em situaes emergenciais. Desta forma as instalaes eltricas devem ser cuidadas da mesma forma que tratada a sade dos pacientes.

2. CLASSIFICAO DA ENERGIA ELTRICA NOS HOSPITAIS: Dentro do sistema eltrico no ambiente hospitalar, a energia classificada conforme a sua caracterstica de fonte de fornecimento e, portanto, de acordo com a confiabilidade do seu sistema de suporte. Sendo assim temos: 2.1 Sistema de Energia Eltrica Normal: Trata-se da energia fornecida pela Concessionria Local, sem nenhum tipo de tratamento ou condicionamento, utilizada para aplicaes de baixa responsabilidade, sendo: (Iluminao, Tomadas de uso geral, equipamentos e instalaes de uso no especfico). As cargas eltricas ligadas neste tipo de energia ficam condicionadas somente ao fornecimento da Concessionria, isto , as instalaes e equipamentos por ela alimentados. Assim, eles estaro sujeitos a paralisaes em casos de cortes de fornecimento de energia, bem como sujeitos a toda e qualquer perturbao que o sistema eltrico externo ao hospital possa apresentar, tais como: harmnicas, distores, rudos, transientes e etc.

2.2 Sistema de Energia Eltrica de Emergncia: Em condies normais de fornecimento pela Concessionria de energia, esta classificao se comporta com os mesmos fatores que a energia normal, isto , com influncia de agentes externos ao sistema eltrico do hospital, porm, quando da falta de energia eltrica da Concessionria ou anormalidades externas, o sistema de emergncia ser alimentado por Grupos Motores Geradores (GMGs) que entram automaticamente em funcionamento em at 15 segundos, conforme as normas aplicveis. Este tipo de energia utilizado em reas de grande responsabilidade nas atividades hospitalares, quer sejam no nvel assistencial, quer seja no nvel de segurana destas atividades e das pessoas que dela se utilizam. Por possuir esta caracterstica, de pouco tempo de interrupo quando da falta da energia normal da Concessionria, sua utilizao concentra em: Equipamentos especficos operacionais, que podem suportar um breve intervalo de falta de energia eltrica, sem que, contudo percam suas caractersticas operacionais, quando esta estiver restabelecida; Iluminao de suporte (corredores, salas, enfermarias, quartos, etc.); Tomadas de equipamentos importantes, porm de uso especfico; Suportar todas as cargas crticas ligadas no Sistema No-Break; Instalaes especiais tais como: Pronto Socorro, Centro de Diagnstico, Hemodilise e outros.

2.3 Sistema de Energia Eltrica Ininterrupta UPS- No-breaks Os UPS (Uninterruptible Power Supply), conhecidos como No-Breaks, so equipamentos que devem estar ligados no sistema de energia de emergncia e, portanto, alimentados por duas fontes de energia, isto , pela Concessionria em regime normal e pelo sistema de Geradores quando da falta de alimentao externa. Esta energia condicionada eliminando todas as influncias externas. A energia fornecida pelo No-Break de alta qualidade, isto , sem variaes de tenso, freqncia e outras perturbaes pertinentes do sistema eltrico convencional. Por possurem bancos de baterias autnomos, no ocorre a interrupo do fornecimento de energia eltrica quando ocorre o corte, nem no perodo que os Geradores necessitam para assumir a carga. Garantindo assim, a continuidade ininterrupta dos servios que dependem desta fonte de energia eltrica. Os Sistemas No-Breaks so utilizados em reas previstas em normas que necessitam de energia eltrica de altssima qualidade e confiabilidade, bem como, para alimentar equipamentos e sistemas de elevada criticidade quanto ao desempenho de suas funes na falta de energia eltrica. As reas e equipamentos onde se devem usar este tipo de equipamento so fundamentalmente:

Centro Cirrgico; UTIs; RPA/RPO (Recuperao ps Anestsica/Operatria); Salas de Emergncia; Pronto Socorro - Setores de Emergncia; Laboratrio Equipamentos Interfaceados; Setores que possuem procedimentos invasivos; Todos os setores que possuem equipamentos de apoio a vida. Setores de Diagnstico por Imagem para os equipamentos de processamento e comando; Central de Segurana; Sistemas de CFTV; Sistema de Deteco de Incndio; CPD/Datacenter; Rede de Computadores (Switches / Vo_IP); Postos de Trabalho de Informtica vitais as atividades do hospital (Internao, Postos de Enfermagem, Farmcias, etc.); Outros ambientes de aplicaes especiais.

Sendo assim, cada tipo de rea, equipamento ou at departamento pode possuir um ou mais tipos de energia eltrica com tratamento diferenciado pela sua caracterstica de fonte, portanto, faz-se necessrio definir no projeto como identific-las durante uma nova instalao, prepararando os sistemas eltricos para que no decorrer do tempo seja possvel realizar ampliaes, reformas e tambm atividades de manuteno. Deve ser previsto atendimento diferenciado para as cargas deformantes do Hospital, tais como motores, elevadores, Raios-X, tudo para que estas cargas no gerem interferncias nos sistemas eltricos que suportam as demais cargas eltricas.

3- COMPONENTES DO SISTEMA ELTRICO NOS HOSPITAIS: Aps a classificao das cargas conforme as fontes de energia, devem ser dimensionados e implementados os seguintes componentes para o Sistema Eltrico de um hospital: 3.1 Instalaes em Mdia Tenso (MT): No territrio brasileiro, geralmente so disponibilizados pelas Concessionrias Locais, infra-estruturas de Mdia tenso em 13,8kV, 21kV e 34,5kV, para os Hospitais. 3.2 Subestao Rebaixadora de Tenso: A Subestao eltrica o local onde ocorre o rebaixamento da Tenso fornecida pela Concessionria para as tenso de alimentao das cargas eltricas do Hospital (380V, 220V e 127V). Na Subestao tambm so posicionados os principais Quadros Gerais de Baixa Tenso - QGBTs para distribuio primria das categorias e classes de Energia (Normal, Emergncia e No-Break).

3.3 Sistema de Gerao e Co-Gerao de Energia: Existem as seguintes modalidades para gerar energia de forma alternativa nos Hospitais, sendo: Gerao Stand By Sistema de Gerao em Emergncia Gerao em horrio de ponta Paralelismo com a Concessionria Gerao PRIME Planta de Gerao de Energia (24 horas) Co-Gerao de Energia Planta de Gerao de energia (24 horas) com reaproveitamento trmico; Para atender as normas vigentes as organizaes Hospitalares devem possuir a Gerao Stand-By ou Sistema de Gerao em Emergncia, restabelecendo energia para as cargas crticas em at 15 segundos. 3.4 Sistema No-Breaks: Sistema de Energia Condicionada para atender as reas de altssima criticidade (exemplos de reas citadas no item 2.3). Pode ser adotado o conceito de No-Breaks Centrais ou Distribudos, porm, para setores de misso crtica devem ser utilizados equipamentos redundantes. 3.5 Sistema IT Mdico: Este sistema responsvel pela monitorao de corrente de fuga e resistncia de aterramento em reas hospitalares como: Centro Cirrgico / UTI/ Salas de Emergncia, visando a proteo complementar para os mdicos e pacientes. 3.6 Distribuio de Energia em Baixa Tenso: A distribuio de energia nas dependncias hospitalares se d atravs de atravs Busways, Cabos e Painis nas categorias (Normal, Emergncia e No-Break), bem como, a distribuio em rguas eletromdicas, rguas estativas e demais acessrios de apoio. 3.7 Sistemas de Iluminao: Para um sistema de iluminao adequado para um Hospital deve ser realizado estudo e clculo luminotcnico envolvendo aspectos arquitetnicos (estticos) com o desempenho funcional dos ambientes, em face ao enquadramento das normas tcnicas aplicveis. Dever ser dimensionado sistema de Iluminao Normal, Emergncia, Blocos Autnomos, bem como iluminao de balizamento para rota de fuga. 3.8 Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfrica Sistema responsvel pela proteo predial contra efeitos decorrentes de fenmenos atmosfricos. 3.9 Sistema de Aterramento Equipotencial Deve ser instalado Sistema confivel de aterramento para que todas as instalaes tenha a mesma referncia (equipotencializao) 3.10 Protetores de Surtos: Deve ser instalados para proteo complementar das cargas importantes. Estes dispositivos geralmente so instalados nos quadros parciais do Departamentos.

3.11 Seletividade Eltrica: Objetiva a coordenao das protees eltricas em face aos riscos ocasionados por distrbios (curto circuito, sobre-corrente, sub-tenso, potncia reversa, e outros) das instalaes eltricas a serem projetadas.

4- SEGURANA, CONFIABILIDADE E ALTA DISPONIBILIDADE Estes trs pilares so aspectos imprescindveis para o sucesso das instalaes eltricas nos empreendimentos hospitalares. As instalaes devem ser concebidas para operar em situaes de emergncia, para isto, o sistema eltrico deve estar dotado de contingncias de fontes e distribuio de energia para que sejam realizadas manobras sem comprometer a continuidade da operao do Hospital. Segue algumas consideraes importantes para aumentar a segurana e confiabilidade nos sistemas eltricos: Verificar a possibilidade de possuir segunda entrada de energia junto a Concessionria; Realizar estudo para implantao de Unidade Autnoma de Energia em Mdia Tenso para manter 100% do complexo hospitalar na falta de energia, neste caso existe a possibilidade da reduo de custo, com o sistema operando em horrio de ponta (ex: das 17:30h s 20:30h em SP). Para potncias acima de 2MW o retorno deste investimento se d entre 05 a 07 anos; As Subestaes devem possuir Transformadores Redundantes conforme recomenda as normas vigentes para EAS (Estabelecimentos e Assistncia a Sade). Em casos que existam somente um nico transformador, e havendo uma falha neste, mesmo tendo a energia da Concessionria, ou do Sistema de Gerao em Mdia Tenso no possvel restabelecer a energia para as dependncias internas do Hospital; Os Quadros Gerais de Baixa Tenso (QGBTs) devem possuir dispositivos de contingncia e By-pass para possibilitar manobras emergenciais, bem como desligamento parcial do sistema para atividades de manuteno. Para as principais cargas ligadas nos QGBTs, deve ser utilizado disjuntores extraveis e possuir componentes sobressalentes nas dependncias do Hospital em caso de falha/avaria. Mesmo tendo Unidade Autnoma de Energia, os Hospitais no devem abrir mo do Sistema de Gerao em Baixa Tenso, este sistema ter o papel de restabelecer a energia com agilidade para os setores crticos. Caso o Hospital no possua um sistema autnomo de energia (Usina) o Sistema de Gerao em Baixa Tenso deve ser constitudo por Grupo Motores Geradores (GMGs) redundantes/ Sistemas de Sincronismo e Paralelismo e Chaves de Transferncias Automticas de alta confiabilidade. O Sistema de Abastecimento, Atenuao Acstica e Descarga de Gases, tambm devero ser bem estudados para garantir o funcionamento integral da soluo. Para o sistema de Gerao de Energia deve ser considerado a utilizao de no mnimo 02 Geradores, sendo que um deles tenha capacidade de assumir todas as cargas crticas.

A distribuio das diferentes classes e categorias de energia no decorrer das dependncias hospitalares, tambm devem ser dotadas de contingncias para possibilitar manobras emergenciais, bem como desligamento parcial do sistema para atividades de manuteno e ampliao de carga ( Ex: Bus-ways e Painis eltricos principais de cada andar/setor) Deve-se utilizar tomadas eltricas especficas para as diferentes categorias de energia e suas aplicaes, com tipos e cores diferenciadas. O Controle de acesso aos painis eltricos instalados nos departamentos aspecto fundamental para se evitar desligamentos acidentais. Estes painis devem ser acessados somente por profissionais habilitados. O Hospital deve possuir Sistema de Automao e superviso predial integrado com os sistemas eltricos. Este sistema deve gerenciar a vida e a sade dos sistemas e equipamentos eltricos que suportam a Instituio, apresentando indicadores confiveis para tomadas de decises estratgicas (Ex: Controle de demanda, registro de eventos e falhas, controle de Grandezas eltricas de geradores e No-Breaks e outros)

5- O QUE FAZER PARA PROTEGER SUA INSTITUIO DE PROBLEMAS ELTRICOS: Como todos os sistemas existentes em um Hospital, as instalaes eltricas tambm so passveis de apresentarem defeitos e falhas. A pior situao para os executivos hospitalares a falsa sensao de segurana no sistema eltrico, ou seja, em situaes emergenciais o sistema no funcionar. Para esclarecer este tema deve-se solicitar ao responsvel pelo sistema eltrico do Hospital realizar as seguintes aes: Realizar o levantamento completo de suas instalaes eltricas, tendo os projetos e As-builts devidamente atualizados; Efetuar Medies Registradas peridicas para analisar o contexto de carga e demanda atual; Aps anlise dos projetos e medies, diagnosticar a situao existente apresentando para o Corpo Diretivo do Hospital os pontos crticos, os riscos e vulnerabilidades da Instituio; Realizar estudos de casos, simulando situaes adversas de falhas e verificando como o seu atual sistema est preparado para no comprometer a continuidade da operao do Hospital; Propor aes de melhoria que devem ser tomadas por criticidade (de imediato, a curto/mdio e longo prazo) visando resgatar a confiabilidade e segurana nas instalaes eltricas; Antes de se contratar um projeto para regularizar determinada anormalidade fundamental desenvolver um plano Diretor de Infra-estrutura (Facilities) alinhado com o Plano de Negcios da Organizao. A equipe multidisciplinar constituda para a elaborao do Plano Diretor de Infra-estrutura deve possuir viso global das necessidades atuais e futuras da organizao, quer no aspecto tcnico como empresarial. O plano ser uma carta de navegao para os administradores hospitalares, implementar os projetos de forma integrada ao cronograma de aes do Hospital;

Durante o processo de adequao retrofitting de determinados equipamentos e instalaes eltricas que tiveram seus ciclos de vida alcanadas, deve ser contratado um projeto de engenharia e posteriormente ser elaborado um planejamento altamente seguro com logstica eficiente para que os servios possam ser executados sem colocar em risco a Instituio e seus pacientes. Em muitos casos ser necessrio realizar instalaes provisrias confiveis e at mesmo alugar equipamentos (Geradores/Transformadores) para no comprometer a segurana das atividades.

6. CICLOS DE VIDA DAS INSTALAES ELTRICAS: Os projetos eltricos devem proporcionar para o empreendimento uma infra-estrutura preparada para no mnimo 25 anos de utilizao, desta forma, em face da responsabilidade do sistema eltrico importante manter as instalaes conforme as consideraes abaixo: 6.1 Documentao das Instalaes Eltricas (As-Builts) Os diagramas unifilares, trifilares e funcionais de toda a instalao eltrica devero estar sempre atualizados, de forma a fornecer subsdios confiveis quando da elaborao de novos projetos e principalmente nas intervenes da manuteno em caso de defeitos. 6.2 Manutenes preditivas e preventivas: Rotinas de Manuteno Deve ser criada uma rotina de manuteno semanal, mensal e anual, conforme a criticidade de cada tipo de instalao. As manutenes devem ocorrer sem prejudicar a continuidade de operao do Hospital. Termografia: A termografia (medio remota de temperatura atravs da radiao infravermelha) uma ferramenta utilizada para se detectar pontos de aquecimento no sistema eltrico, causados principalmente por maus contatos. Por se tratar de medio sem contato fsico e sem desligamento do sistema, permite a inspeo de grande quantidade de equipamentos em espao reduzido de tempo. Deve ser realizada anualmente e sempre que uma manuteno preventiva esteja programada, facilitando as intervenes corretivas necessrias. Testes de componentes sobressalente (Spare Parts): Os componentes de alta responsabilidade que possuem peas sobressalentes (disjuntores de mdia tenso, disjuntores abertos de baixa tenso, etc.) devem ser testados anualmente, de forma a garantir sua integridade quando de sua necessidade de substituio. Comissionamento: A energizao de uma nova instalao eltrica dever ser precedida da realizao de comissionamento eltrico, de forma a se garantir o perfeito funcionamento do sistema e se ter um banco de dados para acompanhamento de manutenes preventivas.

Aferio das protees Anualmente dever ser realizada a aferio das protees principais do sistema eltrico, garantindo sua perfeita atuao na ocorrncia de defeitos. Devero ser programadas manutenes preventivas anuais para os Painis de Mdia Tenso, Transformadores e Quadros de Distribuio de Baixa Tenso. Geradores de emergncia Diariamente dever ser verificado o nvel e o sistema de aquecimento da gua de arrefecimento bem como o sistema de carregador e baterias de acumuladores. Quinzenalmente ligar os geradores em carga, caso no tenham sidos solicitados neste perodo.

7. CONSIDERAES FINAIS: Conforme o exposto acima, os Hospitais que esto preparados para enfrentar uma falta de energia prolongada (black-out), so aqueles que possuem sistemas de Gerao de Energia Contingentes. A situao mais segura quando a Instituio possui um Sistema de Gerao de Energia em Mdia Tenso (Usina de Energia) e Sistema de Gerao em emergncia em Baixa Tenso. Vale ressaltar que o sistema eltrico quando no bem concebido e implementado de forma inadequada, gera falhas e defeitos inesperados, fazendo s vezes a Instituio e seus principais executivos passarem por situaes constrangedoras. fundamental acertar na concepo do projeto eltrico e posteriormente na fase da instalao, onde se devem utilizar equipamentos certificados e de alta qualidade. importante estar cercado de bons profissionais com larga experincia para estas implementaes. Em virtude das constantes atualizaes e crescimento das organizaes hospitalares, a complexidade e responsabilidade dos Sistemas Eltricos tende a aumentar cada vez mais, portanto, importante que os Hospitais possuam um time de profissionais habilitados em definir os conceitos dos novos projetos e gerenciar as instalaes eltricas. A inteligncia deve estar dentro das Instituies, pois ser este time de profissionais que acompanharo o dia a dia do Sistema Eltrico.

Anda mungkin juga menyukai