Anda di halaman 1dari 3

Crculo Bblico da Comunidade Cristo Rei

Parquia/Santurio So Judas Tadeu So Paulo, 15 de agosto de 013

Estudo da Carta aos Hebreus 11 Encontro

Os obstculos e as provaes da f
1. Acolhida
Todos: Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amm! Animador:Como j nos cumprimentamos com abraos e beijos ao chegarmos, vamos nos desejar a Paz de Cristo e pedir que o Esprito Santo, que est em nosso meio, nos fortalea e nos ilumine.
(Tempo para a Paz de Cristo)

2. Orao inicial
Animador: Agora, juntos, vamos rezar a Orao ao Esprito Santo. ORAO AO ESPRITO SANTO Vinde Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Esprito e tudo ser criado, e renovareis a face da terra. (Silncio). Deus, que instrustes os coraes dos vossos fiis com a Luz do Esprito Santo. Fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Esprito, e gozemos sempre da Sua consolao, por Cristo Senhor Nosso. Amm!

3. Recordao
Leitor 1: No encontro passado, refletimos sobre os versculos 1 a 25 do captulo 10 da Carta aos Hebreus. Em um primeiro momento (Hb 10, 1-18), vimos que o culto antigo exigia sacrifcios constantes dos fiis. Com Jesus, nosso Cristo, isso deixa de ser necessrio. Leitor 2: Ele nos mostrou que a Lei no tem poder de conduzir perfeio aqueles que participam de tais sacrifcios (conf. Hb 10, 1), que impossvel eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes (conf.Hb 10, 4). Leitor 1: Cristo nos mostrou o caminho. Ele se sacrificou, deu sua vida pelos seus irmos. Um sacrifcio nico. Eis-me aqui para fazer a sua vontade. Desse modo, Cristo suprime o primeiro culto para estabelecer o segundo (conf. Hb 10, 9). Leitor 2: Parecemos-nos demais com So Tom. Temos que ver para crer. Apegamo-nos a coisas materiais, a aparncias, a smbolos, quando deveramos nos preocupar mais em ser coerentes com o Projeto de Deus em nosso dia a dia. Leitor 1: O apego a objetos abenoados, a coisas ungidas, pode ser compreensvel para quem iniciante em sua f. Mas, para aqueles que j ingerem alimentos slidos, que conhecem o Projeto de Deus e sabem suas obrigaes enquanto cristos, pode ser considerado como hipocrisia. Leitor 2: Precisamos ter compromisso de f. Sermos coerentes com a Palavra que refletimos. O amor (caridade, compaixo) a tarefa de nossa vida. Leitor 1: Em um segundo momento de reflexo (Hb 10, 19-25), novamente vimos que Jesus o centro de nossa f. Como cristos, podemos ter toda a segurana que vamos entrar no santurio, atravessar a cortina do descanso divino, por meio do sangue de Jesus (conf. Hb 10, 19-20).

2 Leitor 2: Mas, para isso, devemos nos aproximar de Cristo, agir como novos cristos, com corao sincero; sem vacilar; sem desmerecer ningum, ao contrrio, devemos ter considerao com todos e nos estimular no amor e nas boas obras. Sermos testemunhos vivos para transformarmos a sociedade. E mais, no podemos deixar de frequentar nossas reunies. No podemos deixar que nada atrapalhe nossos encontros. Devemos nos animar sempre mais (conf. Hb 10, 22-25) Animador:A reflexo do encontro passado foi bastante intensa, no mesmo? Algum acha que faltou alguma coisa a ser lembrada e que nos trazer a memria?
(Tempo para as possveis recordaes que no foram feitas)

4. Deus nos fala pela Bblia


Animador:Hoje, vamos terminar o captulo 10. Primeiro, vamos refletir sobre os versculos 26 a 31. Depois, sobre os versculos 32 a 39. Antes, vamos cantar. Canto:Toda bblia comunicao disponvel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=fzFspPC0Iy4 Toda bblia comunicao De um deus amor, de um deus irmo. feliz quem cr na revelao, Quem tem deus no corao. Jesus cristo a palavra, Pura imagem de deus pai. Ele vida e verdade, a suprema caridade. Leitura: Carta aos Hebreus10, 26-31.
(Antes de iniciar a leitura, dar tempo para que cada um abra a Bblia e encontre o texto. Instruir aqueles que no acharem). (D mais um tempo para que cada um releia em silncioo trecho).

Animador: Quais os pontos que nos parecem ser mais relevantes neste trecho? O que mais nos marcou? Vamos ouvir cada um e refletirmos juntos.
(Tempo para exposio voluntria e para o debate reflexivo)

Animador: Poderamos refletir sobre esse trecho por muito tempo, mas o tempo curto e ainda temos outro trecho para refletir. Leitura: Carta aos Hebreus 10, 32-39.
(Uma pessoa faz a leitura e as demais a acompanham em silncio. Depois, d mais um tempo para que cada um releia em silncioo trecho).

Animador: E desse trecho, quais os pontos que nos parecem ser mais relevantes? O que mais nos marcou? Vamos ouvir cada um e refletirmos juntos.
(Tempo para exposio voluntria e para o debate reflexivo)

5. Tempo de converso
Animador: Estamos caminhando no amadurecimento de nossa f e, com isso, no nosso compromisso com o Reino de Deus. Quanto mais conhecemos e nos aprofundamos, no conhecimento da Palavra, nossa responsabilidade aumenta. Aqueles que conhecem e no se comprometem estaro sujeitos ao julgamento do Senhor. Se perseverarmos e participarmos do sofrimento dos menos favorecidos, dos pequeninos (humildes) excludos, receberemos a recompensa do descanso do Senhor. O que temos que fazer para no sermos punidos e, ao contrrio, recebermos a recompensa?

(Tempo para reflexo pessoal em silncio.Respeitado o momentode silncio, o grupo expe suas reflexes.)

6. Preparando o prximo encontro


Leitor 2: O prximo encontro ser nosso penltimo do estudo da Carta aos Hebreus. Vamos estudar o captulo 11 inteiro e o captulo 12 at o versculo 13 (11, 1 12, 13). Vamos refletir sobre F e Esperana. Quem puder, faa anotaes sobre pontos mais importantes e sobre suas dvidas para agilizarmos a reunio e aprofundarmos o debate. Quem no puder, tudo bem.

7. Encerramento
Animador: Vamos rezar o Creio Nicenoconstantinopolitano. Ele a Declarao de nossa f catlica. Ento, em comunho com toda a Igreja, professemos agora a nossa f: Todos: Creio em um s Deus, Pai todo-poderoso,/ criador do cu e da terra,/ de todas as coisas visveis e invisveis./ Creio em um s Senhor, Jesus Cristo,/ Filho Unignito de Deus,/ nascido do Pai antes de todos os sculos:/ Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,/ gerado, no criado, consubstancial ao Pai./ Por ele todas as coisas foram feitas./ E por ns, homens, e para a nossa salvao, desceu dos cus:/ e se encarnou pelo Esprito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem./ Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos;/ padeceu e foi sepultado./ Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras,/ e subiu aos cus, onde est sentado direita do Pai./ E de novo h de vir, em sua glria,/ para julgar os vivos e os mortos;/ e o seu reino no ter fim./ Creio no Esprito Santo, Senhor que d a vida,/ que procede do Pai e do Filho;/ e com o Pai e o Filho adorado e glorificado:/ ele, que falou pelos profetas./ Creio na Igreja, una, santa, catlica e apostlica./ Professo um s batismo para a remisso dos pecados./ E espero a ressurreio dos mortos/ e a vida do mundo que h de vir./ Amm. Animador: Esta a f, que da Igreja recebemos e alegremente professamos, motivo de nossa esperana e alegria em Cristo Jesus, nosso Senhor! Todos: Amm! Animador: Vamos concluir nosso encontro com um Pai-Nosso e uma Ave Maria e nossas oraes de costume e, ao final, lembrar que estivemos e continuaremos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo.
Este roteiro foi preparado pelo Crculo Bblico da Comunidade Eclesial Cristo Rei (http://cebcristorei.blogspot.com.br/). Desde que no haja finalidades comerciais, pode ser reproduzido livremente.

Anda mungkin juga menyukai