Anda di halaman 1dari 6

Psicologia Cognitiva

Reviso do Uso da Terapia Cognitivo-Comportamental no Tratamento do Transtorno de Ansiedade Social


Escrito por: Ederson da Silva Pinto

Resumo: Os pacientes com transtorno de Ansiedade Social vivenciam um sofrimento psquico que pode ser minorado com as tcnicas da terapia cognitivo comportamental o que justifica o surgimento de novas pesquisas e novas tcnicas para o tratamento. Assim, o objetivo desse artigo revisar a literatura cientifica a respeito do tratamento do Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia social utilizando tcnicas da psicoterapia cognitivo-comportamental. Utilizou-se nessa pesquisa anlise bibliogrfica de artigos indexados nas seguintes bases de dados: PubMed/MedLine, PsycINFO, Registro Cochrane, LILACS, ISI/Web of Science. Os resultados apontaram que tanto as tcnicas clssicas quanto as mais recentes da terapia cognitivo-comportamental demonstraram eficincia e necessidade de integrao com outras tcnicas. As tcnicas da terapia cognitivo-comportamental verificadas nesta reviso de literatura so eficazes para o tratamento do transtorno de ansiedade social, entretanto, verificaramse escassos estudos especficos. Palavras chave: Transtorno de ansiedade social, Fobia social, Terapia, Terapia cognitivo-comportamental, Reviso.

1. Introduo
Diversos estudos empricos j foram feitos buscando como base o estudo do Transtorno de ansiedade social (TAS) ou fobia social, que apresentado no DSM-IV-TR da Associao Psiquitrica Americana (2002) caracterizando-se por um medo acentuado e persistente de eventos sociais tais como: falar em publico, falar com estranhos, conhecer novas pessoas ou quaisquer situaes onde a pessoa acredita estar exposta avaliao de outros ou de se comportar de maneira humilhante e vergonhosa provocando invariavelmente uma resposta de ansiedade com sintomas somticos antes, durante e depois destas pessoas estarem em uma situao social, sendo expressos por palpitao, rubor, tremor e sudorese, causando assim um sofrimento significativo para o paciente. Uma pessoa s poder ser diagnosticada como tendo TAS se este medo afeta significativamente a sua vida profissional ou pessoal (BURATO et al., 2009). Entre as diversas modalidades de psicoterapia, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) o tratamento mais eficaz para o transtorno que estamos estudando (Ito et al., 2008)

Mesmo com a popularizao da TCC no tratamento para o TAS, nem todos os pacientes melhoram, pois alguns pacientes continuam apresentando sintomas residuais aps serem tratados, demonstrando a importncia de conhecer novas tcnicas e sua eficincia. (Ito et al., 2007). O objetivo deste artigo revisar a bibliografia disponvel no idioma portugus que apresentem tcnicas para tratamento do TAS, bem como qual delas demonstra eficcia.

2. Mtodo
Trata-se de uma reviso bibliogrfica da literatura que investiga a aplicao da TCC no tratamento do transtorno de ansiedade social onde as bases de dados consultadas na internet foram o Medline, Lilacs, Scielo, Cochrane e Psycinfo com as palavras-chave: fobia social, ansiedade social, terapia cognitivo- comportamental. Foram includos os artigos publicados a partir de 2005. A pesquisa na base de dados foi efetuada nos meses de Maro a maio de 2011, Adotaram-se como critrios de incluso dos artigos: (a) idioma - portugus; (b) amostras com sujeitos adultos; (c) tcnica comum em transtornos de ansiedade. Utilizaram-se como critrios de excluso estudos relativos : (a) com idosos; (b) com outros transtornos psiquitricos que no sejam da ansiedade; (c) relativos apenas a abordagem farmacolgica; (e) relativos a neuroimagem. Aps a pesquisa e posterior leitura, 07 artigos foram escolhidos por tratarem de tcnicas adequadas ao tratamento do TAS.

3. Resultados e Discusso
Nesta reviso de literatura buscou-se apresentar o mximo de mtodos e os resultados encontrados, porm, pouca literatura que avalie os experimentos de forma isolada est disponvel no idioma portugus. A tabela I descreve os artigos localizados, que no serviram de base referencial, sua estrutura apresenta a metodologia utilizada e os resultados verificados em cada estudo. Tabela I Achados da reviso de literatura (2005-2010) Autor/ano DEl Rey, G.J.F. et al.(2005) Tcnicas utilizadas Exposio ao vivo Reestruturao Cognitiva DEl Rey & Pacini , 2006) Tcnicas de relaxamento Mtodo

Relato de cas

01 participant

Ensaios clnic

Treinamento de habilidades sociais

Ensaios clnic 67 pacientes

Exposio ao vivo

Ensaios clnic 62

Reestruturao Cognitiva

Ensaios clnic 60

Mululo et al.(2009)

TCC via internet com autoajuda e sem terapeuta.

manual

de

Ensaio clnico 64 pacientes

TCC via internet com contato mnimo de um terapeuta (email) TCC via internet, com contato mnimo com terapeuta ao vivo Oliva VHS, et al. (2010) Cinematera

Ensaio clnico

105 pacientes

Ensaio clnico

105 pacientes

Ensaio clnico

105 pacientes Spear King AL, et al. (2008) Ito LM et al. (2008) Induo de sintomas Terapia grupo cognitivo-comportamental em

Relato dos ca

Relato de cas 01 paciente

4. Principais Tcnicas Descritas nos Artigos Encontrados


4.1 Reestruturao Cognitiva e Exposio ao Vivo
Com relao s tcnicas utilizadas observou-se que existe uma pequena variao. Dos 07 artigos utilizados na tabela os mais usados foram reestruturao cognitiva que tem como objetivo municiar o paciente na habilidade de identificar os padres de pensamentos negativos e este foi ensinado a procurar evidncias favorveis e contrrias aos seus pensamentos e exposio ao vivo (DEl Rey & Pacini, 2006; DEl

Rey, G.J.F. et al.2005). nessa tcnica terapeuta e paciente trabalham juntos construindo uma hierarquia de situaes estressantes que elicia graus crescentes da ansiedade ajudando o paciente a ir aproximando-se cada vez mais do grau mais temido de ansiedade (DEl Rey, G.J.F. et al.2005; DEl Rey & Pacini 2006).

4.2 Tcnicas de Relaxamento e Treino de Habilidades Sociais


DEl Rey e Pacini (2006) sugerem em seus estudos que as tcnicas de relaxamento permitem que sejam controladas os sintomas fisiolgicos (Spear King et al., 2008) tais como: hiperventilao, sudorese, tontura e etc, tanto antes quanto durante o evento temido, facilitando assim a exposio do paciente as situaes por ele temidas ou evitadas. O treino das habilidades sociais que so: a modelagem pelo terapeuta, ensaio comportamental, funcionamento social e as tarefas de casa, tendo sido relatadas com superior ao tratamento com placebo ou ausncia de tratamento, recomendadas para todos os pacientes com dificuldades nas habilidades sociais de qualquer grau.

4.3 TCC Via Internet


Uma alternativa para quem tem dificuldades de acesso ao tratamento psicoterpico da Terapia cognitivo comportamental por dificuldades geogrficas a internet, que tem surgido como um espao onde as relaes e a comunicao tem sido a cada dia mais explorados, e se pode haver interao humana bem provvel que uma relao teraputica possa ser efetuada. Para Mululo et al. (2009), a TCC via internet demonstra eficcia na reduo de ansiedade social, sendo esta forma de interao teraputica executada nos ensaios clnicos nas 03 modalidades a seguir: a) TCC via internet com o auxilio de um manual de autoterapia e sem terapeuta; b) TCC via internet com contato mnimo de um terapeuta, que era efetuado via correio eletrnico ou via contato telefnico; e c) TCC via internet com contato mnimo de um terapeuta de forma presencial, sendo esta ultima considerada a mais eficaz entre as efetuadas pela rede mundial de computadores.

4.4 Cinematerapia
Oliva et al. (2010) em seu estudo enfatizou que desde o final da dcada de 1960, filmes tem sido elaborados com o intuito de impactar sobre uma determinada tcnica psicoterpica, entre elas, a psicoterapia cognitivo comportamental tem sido contemplada. Utilizando a Cinematerapia como recurso teraputico, para aplicar tcnicas tais como modelao, exposio supra ou subliminar, ajudando o paciente a realizar tarefa de casa, os filmes seriam indicados para reforar uma ideia trazida na terapia, sendo til para estimular a busca da autocritica do paciente.

4.5 TCC em Grupos

A Terapia cognitivo-comportamental em grupo, para Ito et al. (2008), embora no se mostre superior ao formato individual da TCC, ainda sugerido por ser uma alternativa eficaz, tendo como vantagem a vivencia grupal que promove exposio ao vivo, evidencias contra distores cognitivas, compromisso publico de mudana, entre outros. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados neste formato de terapia tais como: o balanceamento do grupo por gnero, idade, gravidade da TAS e comorbidades, o que no beneficiaria alguns participantes.

4.6 Tcnica de Induo de Sintomas


Spear King et al. (2008) informou que a tcnica da induo de sintomas por meio de exerccios responsvel por resgatar a autoconfiana do paciente ao perceberem, na prtica, que os sintomas de hiperventilao, sudorese, tontura e corao acelerado podem ser controlados, e que no estavam associados a algo grave como a morte. Justifica-se esta tcnica em virtude de o DSM-IV-TR (2002) apresentar entre os critrios de (TAS) o fato de a ansiedade ser capaz de assumir a forma de um ataque de pnico.

5. Consideraes Finais
Com base nas informaes encontradas na literatura, consideramos que nas diferentes tcnicas da TCC aplicadas ao TAS, foram apresentadas ndices de eficcia, porm, a concluso bem sucedida do processo psicoterpico e a manuteno dos ganhos conseguidos podem consequentemente depender, em alguma extenso, da adequao da estratgia teraputica em lidar com a cognio do paciente. Dessa forma, as tcnicas no podem ser utilizadas isoladamente pelo fato de diminuir sua eficcia. Percebeu-se que algumas tcnicas so indicadas para todos os pacientes como o relaxamento e a exposio ao vivo que potencializa os resultados positivos quando executado juntamente com a reestruturao cognitiva. Verificamos tambm que a TCC pode ser aplicada individualmente ou em grupo no TAS, sendo possvel tambm utilizar tcnicas da TCC via internet, principalmente as que preservam o contato com o terapeuta. Embora muito recentes em sua aplicao, os recursos da rede mundial na TCC, j apontam para um futuro promissor, principalmente se levamos em considerao os resultados apresentados, entretanto, ainda carecem de melhores estudos. H uma lacuna bibliogrfica nos estudos em nosso idioma, sugerimos que novos estudos despontem e investiguem mais para a melhor avaliao e elaborao de um plano de tratamento o que contribuiria para a promoo da sade mental e aprimoramento da cincia. Este um campo frtil para futuras pesquisas.

Fonte: http://artigos.psicologado.com/abordagens/psicologia-cognitiva/revisao-do-usoda-terapia-cognitivo-comportamental-no-tratamento-do-transtorno-de-ansiedadesocial#ixzz2dND7en7u Psicologado - Artigos de Psicologia

Anda mungkin juga menyukai