Anda di halaman 1dari 10

Maria Manoella Beaklini Baffa

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

A forma da metafsica: sobre a histria na obra tardia de Heidegger

Tese apresentada ao Programa de Ps-graduao do Departamento de Filosofia da PUC-Rio como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Doutor em Filosofia. Orientador: Moraes Eduardo Jardim de

Rio de Janeiro, setembro de 2005

Maria Manoella Beaklini Baffa A forma da metafsica: sobre a histria na obra tardia de Heidegger
Tese apresentada como requisito parcial para obteno do grau de Doutor pelo Programa de Ps-graduao em Filosofia do Departamento de Filosofia do Centro de Teologia e Cincias Humanas da PUC-Rio. Aprovada pela Comisso Examinadora abaixo assinada.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

Prof. Eduardo Jardim de Moraes Orientador Departamento de Filosofia PUC-Rio Prof. Andr de Macedo Duarte Departamento de Filosofia UFPR Prof. Edgar de Brito Lyra Departamento de Filosofia PUC-Rio Profa.Ktia Muricy Rodrigues Departamento de Filosofia PUC-Rio Profa. Nelcy Nascimento Departamento de Filosofia UERJ Prof. Paulo Fernando C. de Andrade Coordenador Setorial do Centro de Teologia e Cincias Humanas PUC-Rio Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2005

Todos os direitos reservados. proibida a reproduo total ou parcial do trabalho sem autorizao da universidade, do autor e do orientador.

Maria Manoella Beaklini Baffa


Graduou-se em comunicao social pela PUC-Rio em 1997. Obteve, em 2001, o ttulo de mestre em filosofia, com uma dissertao intitulada Heidegger e o sentido da histria. Participou de diversos congressos, colquios e seminrios, abordando temas ligados fenomenologia e filosofia da histria moderna e contempornea. Tendo recebido uma bolsa sanduche da Capes, realizou pesquisas na Universidade de Nice entre 2002 e 2003. Obteve, nesta mesma universidade, um Diplme dEtudes Approfondies em filosofia e histria das idias, sob a orientao da Profa. Franoise Dastur. professora dos cursos de especializao em filosofia da PUC-Rio.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

Ficha Catalogrfica
Baffa, Maria Manoella Beaklini A forma da metafsica: sobre a histria na obra tardia de Heidegger / Maria Manoella Beaklini Baffa ; orientador: Eduardo Jardim de Moraes. Rio de Janeiro : PUC-Rio, Departamento de Filosofia, 2005. 188 f. ; 30cm Tese (doutorado) Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Departamento de Filosofia. Inclui bibliografia 1. Filosofia Teses. 2. Metafsica. 3. Histria. 4. Martin Heidegger. 5. Modernidade. 6. Forma. I. Moraes, Eduardo Jardim de. II. Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Departamento de Filosofia. III. Ttulo.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

memria de Antonio Abranches,

Agradecimentos

Ao Eduardo Jardim. Aos professores do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Ao CNPq, pela bolsa de doutorado concedida. Capes, pela bolsa sanduche concedida entre 2002 e 2003. Aos amigos Edgar Lyra, Andrea Bieri, Filipe Ceppas, Tito Marques Palmeiro e Pedro Duarte. A Franoise Dastur e Eliane Escoubas. Ao Andr Duarte. A Benoit Guilielmo e Alexandre Martin. A Myriam, Altair, Marianna e Maria Pia. A Jean-Baptiste.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

Resumo

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

Em 1927, Heidegger dedica um dos captulos finais de Ser e tempo a mostrar o nexo entre a sua exposio do problema da historicidade e as pesquisas de Wilhelm Dilthey. O captulo consiste numa srie de citaes de trechos da correspondncia entre Dilthey e um certo Conde Yorck, em que as cartas citadas, curiosamente, so apenas as deste ltimo. O que Heidegger encontra nessas cartas a afirmao de que o pensamento histrico tradicional se atm, com imensa fora, a determinaes puramente oculares. O que ele descobre na crtica do Conde Yorck tradio da historiografia que o figurvel, o imagtico, o esteticamente construdo, literalmente, o espetacular, so o objeto historicamente privilegiado da reflexo histrica ou filosfica sobre a histria. Cerca de trinta anos mais tarde, Heidegger quem escreve uma carta a Ernst Jnger, dizendo que em seu livro O Trabalhador Jnger teria dado forma um estatuto sagrado. No intervalo, o projeto de fundamentar existencialmente a historiografia foi abandonado e Heidegger passa a interrogar o que se decide na histria do Ocidente sob o nome de metafsica. Nessa nova posio, vemos se elaborar a perspectiva de que uma cumplicidade bi-milenar entre a forma, a ida e o ser mobiliza o pensar e o fazer ocidentais. Heidegger confiar ento a Jnger que a forma potncia metafsica. A tese parte dessas duas indicaes principais para pensar o que est em jogo nessa potncia ocular que Heidegger identifica na (e ) histria da tradio. Em seguida, ela coloca a questo sobre o sentido e a possibilidade de uma superao do recurso metafsico imagem.

Palavras-chave
Metafsica; histria; Martin Heidegger; modernidade; forma

Rsum

En 1927, Heidegger consacre lun des derniers chapitres de Etre et temps exposer le lien entre ses propres dveloppements concernant le problme de lhistoricit et les investigations menes par Wilhelm Dilthey sur ce mme sujet. Le chapitre se compose dune suite de citations de passages de la correspondance entre Dilthey et son ami le Comte Yorck von Wartenburg, mais les lettres reprises par Heidegger ne sont que celles du Comte Yorck. Il y reconnat laffirmation que la pense historique traditionnelle sattache encore de faon profonde des dterminations purement oculaires . Ce que Heidegger dcouvre dans la critique du Comte Yorck la tradition de lhistoriographie, cest lide que le figuratif, limaginable, lesthtiquement construit , ou littralement le spectaculaire sont des objets historiquement privilgis par la rflexion historique ou philosophique sur lhistoire. Presque trente ans plus tard, cest encore dans le contexte dun change pistolaire que nous verrons slaborer sous la plume de Heidegger une critique au privilge de la figure. Dans une lettre alors adresse Ernst Jnger, il reprochera son interlocuteur davoir confr la forme un statut sacr . Entre-temps, le projet annonc dans tre et temps de fonder lhistoriographie sur une comprhension propre de lexistence a t abandonn. Il sagit alors dinterroger la porte de cette tradition que Heidegger dsignera du nom de mtaphysique . A la base de cette nouvelle position, cest une complicit fondamentale entre la forme, lide et ltre quil sefforcera de montrer, laquelle aurait mobilis la pense occidentale depuis deux millnaires. Heidegger le confiera Jnger : la forme est puissance mtaphysique . La thse partira de ces deux indications principales pour penser ce qui est en cause dans cette puissance oculaire que, depuis les annes vingt, Heidegger semble identifier lhistoire de lOccident. Ensuite nous poserons la question sur le sens et la possibilit dun dpassement du recours mtaphysique limage.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

Mots-clefs
Mtaphysique; histoire, Martin Heidegger, modernit, forme

Sumrio

Introduo 1. A fabricao da Histria : da entronizao e do declnio de um conceito Uma idia da histria Para educar a humanidade A Idia na histria Fatos e fontes Crtica da razo histrica Da histria vida Da vida histria Da visibilidade da histria
PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

11

26 30 34 38 44 47 51 54 57 67 73 75 78 81 84 88 91 93

2. A forma da metafsica e a travessia da histria Do qu e do como A paidia platnica e o pr em forma da verdade A metafsica entra em cena Um novo modo de (no) ver Uma marcha, um desvio, uma volta O motu continuum da transcendncia Um sistema de equivalncias? Uma indeciso originria 3. De um extremo a outro da metafsica: o mesmo essencialmente transformado Diferentes posies, novas configuraes Breves inventrios A verdade imperial Um deus que d ordens Que a verdade e a justia... se faam Operari, facere, agere: o real includo no procedimento do agir Uma metafsica da manufatura? Uma dobra sobre si: do apequenamento metafsico do mundo 4. O mundo feito imagem Para onde tudo retorna Weltbild e Weltanschauung: a antropologia em sua ltima forma Maquinao e vivncia

100 102 109 112 115 118 123 128 136 142 145 148 153

Vontade e sistema A fisionomia do novo homem Uma antiga inscrio Consideraes finais Referncias bibliogrficas

158 165 173 181 187

PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

Teoria da imaginao. a faculdade de plasticizar. Novalis, Das allgemeine Brouillon, 698


PUC-Rio - Certificao Digital N 0115485/CA

Anda mungkin juga menyukai