Anda di halaman 1dari 3

PROTEO

Vacinao contra a gripe prorrogada at 10 de maio


O pblico-alvo tem mais duas semanas para se proteger contra a doena e, assim, evitar complicaes e mortes pela gripe. O Ministrio da Sade prorroga a Campanha Nacional de Vacinao Contra a Gripe at o dia 10 de maio. Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianas de seis meses a dois anos, indgenas, gestantes, mulheres no perodo de at 45 dias aps o parto (em puerprio), pessoas privadas de liberdade, profissionais de sade, alm das pessoas que tm doenas crnicas do pulmo, corao, fgado, rim, diabetes, imunossupresso e transplantados.

At s 18 horas desta quarta-feira (24) foram imunizadas 14,9 milhes de pessoas, ou seja, 47,6% da meta do Ministrio da Sade de imunizar 31,3 milhes de pessoas que fazem parte dos grupos prioritrios, incluindo os doentes crnicos e pessoas privadas de liberdade. A meta da campanha, que comeou dia 15 de abril, vacinar 80% do pblico-alvo.

O Ministrio da Sade recomenda aos municpios e estados que no atingiram a cobertura adequada que intensifiquem as aes para que as pessoas sejam imunizadas, inclusive com abertura dos postos de vacinao aos sbados. Isso importante para que a populao possa ter acesso e chegar ao inverno protegida, explicou o secretrio de Vigilncia em Sade, Jarbas Barbosa, que alertou, ainda, para que as pessoas no deixem para a ltima hora.

A regio Sul conseguiu a maior adeso da populao. Excluindo as doses aplicadas em doentes crnicos e pessoas privadas de liberdade, foram vacinados quase 3 milhes de pessoas, representando 60,46% de cobertura da regio Sul. Em sequncia, a regio Centro-Oeste conseguiu vacinar 876.967 pessoas, ou 40,01% do pblico-alvo. A regio Sudeste, por sua vez, vacinou 4,9 milhes de pessoas, o que representa 35,3% do total. Na regio Norte foram imunizadas mais de 919 mil pessoas, correspondente a 38,53% do total. A regio Nordeste j imunizou 37,79% do pblico-alvo, ou seja, mais de 3,2 milhes de pessoas.

PREVENO - O Ministrio da Sade ainda recomenda a adoo de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminao por influenza. importante higienizar as mos com gua e sabo, com frequncia, principalmente depois de tossir ou espirrar; aps usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.
Tambm recomendvel que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca aps contato com superfcies; usar leno de papel descartvel e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. aconselhvel ao doente no sair de casa enquanto estiver em perodo de transmisso da doena (at sete dias aps o incio dos sintomas), para diminuir a chance de disseminao e evitar aglomeraes e ambientes fechados. Leia esta notcia no Blog da Sade

Release para Blogueiros

Saiba mais sobre vacinao contra a gripe

Vdeos

Release para Blogueiros

Matrias Mulheres em puerprio entram para o grupo prioritrio de vacinao contra a gripe #FAQMS | Perguntas e respostas sobre vacinao contra a gripe Medidas de higiene so fundamentais para evitar a gripe Profissionais de sade devem orientar pacientes com doenas crnicas a se vacinarem contra a gripe

Material de campanha Compartilhe na Rede | #vacinagripe

Release para Blogueiros

Anda mungkin juga menyukai