Anda di halaman 1dari 2

O QUE SO (CONCEITO):

Planilhas Eletrnicas so programas de computador destinados a elaborao de tabelas, grficos, clculos, desenhos simples, listas de nomes em ordem alfabtica, nmeros em ordem crescente e vrias outras funes interessantes. As planilhas eletrnicas permitem a criao de tabelas que fazem clculos automaticamente; De fato, quando falamos em planilhas eletrnicas, o primeiro nome que vem em nossa mente o Microsoft Excel que atualmente lidera tal segmento, mas no podemos simplesmente ignorar os outros programas, que por muito tempo, assim como o Excel, ficaram no topo. Programas como o Visicalc, Supercalc, Multiplan, Quatro Pro for Windows e a famosa Lotus 1-2-3 foram as grandes apostas dessa rea antes da entrada da Microsoft nesse ramo.

COMO FUNCIONA (APLICAES PRTICAS):


As planilhas eletrnicas foram criadas no intuito de facilitar e agilizar a elaborao de planilhas e documentos, com a inveno da planilha eletrnica, tais tarefas ficaram muito mais simples, rpidas e confortveis de serem realizadas, uma vez que antes de sua inveno, administradores e contadores de empresas sofriam com grandes quantidades de papis, e se um valor fosse alterado, tinham que refazer a conta de todos os valores novamente! Hoje as planilhas eletrnicas contam com vrias funes, que auxiliam o usurio na hora do manuseio. Alm de elaborar as planilhas, tais programas tem a funo de realizarem clculos, desde os mais simples at os mais complexos. As planilhas so sempre usadas quando se necessita fazer clculos, operaes matemticas, projees, anlise de tendncias, grficos ou qualquer tipo de operao que envolva nmeros.

QUAIS OS PRINCIPAIS ASSISTENTES (EXEMPLOS):


Existem trs tipos de programas disponveis no mercado hoje: Os softwares livres Freeware: podem ser baixados na internet livremente, instalados e utilizados no computador sem nenhum tipo de pagamento por isso; Os softwares hospedados em sites da internet, que podem ser utilizados diretamente do navegador, sem terem que baixar nem instalar nada; Os softwares pagos Shareware: podem ser baixados da internet, no entanto, so programas pagos, que muitas das vezes oferecem um perodo para que o usurio experimente e depois possa comprar o programa. Os principais programas do segmento planilhas eletrnicas so: Linux: (software livre e gratuito): OpenOffice Calc, Gnumeric, Kspred. Microsoft Windows: Microsoft Office Excel. Apple Machintoch: iWork. Dispositvos Mveis: iWork, Office Mobile, BrOffice Mobile. Internet (navegadores): Google Docs.

COMO POSSO UTILIZAR (CARACTERSTICAS):


As planilhas, utilizam tabelas para realizao de clculos e apresentao de dados. So compostas por um sistema de linhas (faixas horizontais numeradas de 1 at 65.536.) e colunas (faixas verticais - representadas por letras identificadas da esquerda para a direita, comeando com A at Z. Depois de Z, so utilizadas 2 letras: AA at AZ, que so seguidas por BA at BZ, e assim por diante, at a ltima (IV), num total de 256 colunas.). Sendo que o encontro entre uma linha e uma coluna denominado clula. As clulas de uma planilha so designadas a receber qualquer tipo de dado, que podem ser texto, nmero, datas, horas, frmulas matemticas, hyperlinks, funes, etc. A frmula define como deve ser calculado o valor de uma clula de uma planilha. As frmulas podem ser aritmticas ou mais avanadas usando funes internas da planilha. Essas funes oferecem desde mecanismos de simplificao da construo de frmulas (como a funo SOMA, que admite conjuntos de clulas como parmetros) at funes matemticas ou estatsticas bastante complexas.

Anda mungkin juga menyukai