Anda di halaman 1dari 8

Christianne Martins Farias* Miriam Vieira da Cunha** RESUMO A globalizao influencia o mercado de trabalho, quebra os paradigmas em direo a uma

sociedade marcada pelo conhecimento, pela criatividade, pela inovao e pela informao. Isto tem levado os profissionais de todas as reas a refletir sobre suas atribuies, habilidades e responsabilidades. Neste contexto, surge a discusso sobre competncia, no mundo do trabalho e na educao. Este artigo discute a importncia das profisses na sociedade, a noo de competncia. Reflete tambm sobre as dimenses polticas, ticas, tcnicas e estticas das competncias do bibliotecrio escolar. Competncia profissional. Bibliotecrio escolar. Qualificao profissional.

* Universidade Federal de Santa Catarina Bibliotecria. Especialista em Gesto de Bibliotecas (UDESC). Mestranda de Cincia da Informao da UFSC. Email: chrismfarias@yahoo.com.br ** Universidade Federal de Santa Catarina Professora do Departamento de Cincia da Informao. Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao. Email: mcunha@cin.ufsc.br

Palavras-chave:

1 INTRODUO

ste artigo tem como objetivo discutir a importncia das prosses na sociedade, buscando conceituar a competncia e suas dimenses no mbito da biblioteca escolar. Para isso, reetimos sobre alguns aspectos que interferem diretamente no cotidiano das atividades deste prossional na escola. A educao a base elementar dos direitos sociais, sendo obrigatria para todos em idade escolar. Para que a escola tenha o desenvolvimento desejado, se faz necessria, a utilizao de recursos que facilitem a integrao e dinamizao do processo de ensinoaprendizagem. Embora se pense que este processo se faz por meio de uma interao direita entre professor e aluno, pode haver mediao por meio de outros elementos. Neste contexto, destaca-se o bibliotecrio escolar, que participa diretamente do processo de ensino-aprendizagem. No nosso entender o bibliotecrio escolar auxilia na formao do indivduo, estimulando a comunicao, apoiando os docentes e lhes fornecendo informaes para as aulas.

Deve trabalhar tambm com os pais e com a comunidade. Nos dias atuais, as atividades dos bibliotecrios escolares (como a grande maioria das prosses) sofrem inuncia das tecnologias da informao e comunicao (TICs) pautadas na velocidade de transmisso de dados e na sua facilidade de interao no ciclo da comunicao, o que provoca mudanas no cotidiano dos prossionais da informao. Essas mudanas representam uma quebra de paradigma em direo a uma sociedade marcada pelo conhecimento, pela criatividade, pela inovao e pela informao. Paralelamente a essas mudanas, a globalizao tem levado os prossionais de todas as reas a reetir sobre suas atribuies, habilidades e responsabilidades. Neste cenrio surge a discusso sobre competncia, ou seja, espera-se que o sujeito, dentro de seu campo prossional, trabalhe suas habilidades para enfrentar novas situaes. No basta que o indivduo tenha uma formao acadmica. O conhecimento, se usado inadequadamente, no tem nenhum signicado para a vida pessoal e prossional. Este conhecimento no fornece ao prossional garantias de que ser considerado competente. 29

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.19, n.1, p. 29-35, jan./abr. 2009

artigo de reviso

O BIBLIOTECRIO ESCOLAR E SUAS COMPETNCIAS

Christianne Martins Farias; Miriam Vieira da Cunha A formao acadmica no mais um pressuposto para o ingresso, permanncia ou ascenso no emprego, dentro dos moldes atuais de empregabilidade do mundo no trabalho. Diante deste contexto, em que a globalizao inuencia o mercado de trabalho, consideramos fundamental discutir as prosses na sociedade sob o ponto de vista da Sociologia das Prosses; a seguir trataremos das dimenses da competncia prossional com foco nos seus aspectos polticos, ticos, tcnicos e estticos. que cuida da qualidade de seu trabalho e de seus benefcios para a sociedade, obtendo desta forma, o direito exclusivo de realizar um determinado tipo de tarefa, de controlar o treinamento, o acesso, de determinar e avaliar a maneira como o seu trabalho realizado. (FREIDSON, 1998). De acordo com Diniz (2001, p. 165) as prosses dispem de mecanismos de socializao e controle extremamente ecazes na construo de identidades prossionais que transcendem as situaes sociais particulares. Para esta autora, esse poder envolve dois tipos de controle, o cultural e o social. O controle cultural exercido atravs do desempenho prossional e legitimado por um corpo de conhecimentos acadmicos aceitos socialmente. O controle social conquistado de trs formas: por intermdio da opinio pblica; do mercado de trabalho e, dos meios legais que impedem os prossionais no habilitados de exercer legalmente a prosso. As prosses fundamentam-se em uma educao formal de nvel superior, na dependncia de um conhecimento e competncia especializados, assim como na aplicao desse conhecimento soluo de problemas. A capacitao formal, quanto competncia e ao conhecimento, est estreitamente vinculada ao prossionalismo sendo elemento fundamental para a sua constituio e valiosa para a vida humana. (FREIDSON, 1998, p.211).

2 PROFISSES
Atualmente, a informao e o conhecimento se inserem na crescente interdependncia dos sistemas econmicos e polticos. As TICs tm possibilitado o desenvolvimento de vrias formas de trabalho o que faz com que o campo das prosses seja repensado. Conforme Cunha (2006, p. 145):
A sociologia das profisses um campo complexo e tem produzido vrias teorias que tentam explicar o desenvolvimento das profisses e seu papel na sociedade. Do ponto de vista da sociologia das profisses, a profisso possui uma dimenso cognitiva, ligada a saberes especficos apenas acessveis ao grupo profissional que os detm, devendo ser legitimadas pela sociedade.

Freidson (1998, p. 214), salienta que antes de tudo, a prosso constitui um rtulo social. Para este autor, o termo prosso, se refere a um amplo estgio de ocupaes prestigiosas e muito variadas, cujos membros tiveram uma educao superior e so identicados pelos saberes especcos acessveis a seu grupo de educao. Abbott (1988) estuda as prosses como um sistema, no qual nenhuma se desenvolve isoladamente, mas inuencia e inuenciada pelas demais. Considera-se que a sociedade no pode funcionar baseada no princpio de que todo mundo pode fazer qualquer coisa. Isto refora a idia que a base da ecincia est na especializao planejada de funes que atendam o bem estar comum, o que proporciona credibilidade aos servios prestados. Diante disso, pode-se dizer que as prosses so ocupaes organizadas por um determinado grupo que alega ter as competncias necessrias para tal, 30

3 COMPETNCIA E SUAS RELAES


Na sociologia das prosses percebemos que a noo de qualicao muito importante para conceituar competncia. Diante disso, tentaremos entender as relaes entre as noes de qualicao e de competncia. De acordo com Manfredi (1998) a qualicao est associada ao repertrio terico das cincias sociais, ao passo que a competncia est historicamente ancorada nos conceitos de capacidades e habilidades, constructos herdados das cincias humanas. Os pontos convergentes e divergentes entre as noes de qualicao e competncia pressupem um conjunto de mediaes a serem estabelecidas, j que so conceitos polissmicos, recheados de signicados sociais e polticos, que se atualizam em conjunturas histricas distintas. Para Manfredi (1998), at os anos 80, o conceito de qualicao foi capaz de responder

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.19, n.1, p. 29-35, jan./abr. 2009

O bibliotecrio escolar e suas competncias s exigncias das prticas sociais, traduzindo a relao trabalho/emprego/formao prossional; a partir dos anos 90, algumas dimenses desses conceitos, perdem sua fora e a noo de competncia passa a disputar esse espao. Neste sentido, o desenvolvimento das competncias conduz formao de indivduos qualicados.
A substituio da noo de qualificao, como formao para o trabalho, pela de competncia, como atendimento ao mercado de trabalho parece guardar, ento, o vis ideolgico, presente na proposta neoliberal, que se estende ao espao da educao, no qual passam a se demandar tambm, competncias na formao dos indivduos. (RIOS, 2005, p. 83)

A educao tem absorvido, ao longo dos anos, tendncias empresariais.1 Na educao, a noo de competncia muito abrangente. Rios (2005) deixa evidente que o termo competncia no recente. Entretanto, seu emprego foi modicado ao longo do tempo. Segundo Mello (1982) o conceito de competncia tem:
...vrias caractersticas que so importantes indicar. Em primeiro lugar o domnio adequado do saber escolar a ser transmitido, juntamente com a habilidade de organizar e transmitir esse saber, de modo a garantir que ele seja efetivamente apropriado pelo aluno. Em segundo lugar, uma viso relativamente integrada e articulada dos aspectos relevantes mais imediatos de sua prpria prtica, ou seja, um entendimento das mltiplas relaes entre vrios aspectos da escola. (...) Em terceiro, uma compreenso das relaes entre o preparo tcnico que recebeu, a organizao da escola e os resultados de sua ao. Em quarto lugar, uma compreenso mais ampla das relaes entre a escola e a sociedade, que passaria necessariamente pelas questes de suas condies de trabalho e mensurao. (MELLO, 1982, p.42)

Para est autora, quando utilizamos o termo competncia para explorar a idia de qualicao, corremos o risco de ter seu signicado modicado, principalmente no que diz respeito formao prossional. O termo competncia usado na literatura, ora como sinnimo de capacidade, conhecimento, habilidade e saber, ora contendo esses mesmos termos em sua signicao. (MANFREDI, 1998). Competncia vem do latim, competentia e signica proporo, simetria (Saraiva, 1993, p. 260). A noo de competncia refere-se capacidade de compreender uma determinada situao e reagir adequadamente frente a ela, ou seja, fazer uma avaliao dessa situao de forma proporcionalmente justa para com a necessidade que ela sugere a m de atuar da melhor maneira possvel. A competncia relaciona-se ao saber fazer algo que por sua vez envolve uma srie de habilidades. Habilidade vem do latim habilitas, que signica aptido, destreza, disposio para alguma coisa (Saraiva, 1993, p. 512). Recuperamos a origem etimolgica das palavras competncia e habilidade porque existe uma confuso entre ambas. Neste sentido, as competncias e habilidades formam o perl do prossional. A gesto por competncias uma opo para a formao de equipes de alto desempenho motivadas em relao a resultados, quando as empresas precisam obter o mximo de produtividade, no menor tempo possvel, com menores gastos. (PERRENOUD, 2002, p. 140)

Perrenoud (1997, p. 7) reconhece tambm que a noo de competncia tem mltiplos sentidos. Este autor a dene como:
(...) uma capacidade de agir eficazmente em um tipo definido de situao, capacidade que se apia em conhecimentos, mas no se reduz a eles. Para enfrentar da melhor maneira possvel uma situao, devemos em geral colocar em jogo e em sinergia vrios recursos cognitivos complementares, entre os quais os conhecimentos.

Para Perrenoud (1997), a competncia implica, tambm, em uma capacidade de atualizao dos saberes. A competncia vai alm da aquisio de conhecimentos, que, isolados, no so sucientes. necessrio relacionar estes conhecimentos com os problemas encontrados, ou seja, a competncia deve estar ligada a uma
1 Vale ressaltar que a integrao da noo de competncia Reforma educacional brasileira, inicia-se, legalmente, com aprovao da nova LDB (1996). As principais idias tomaram por base o relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI.

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.19, n.1, p. 29-35, jan./abr. 2009

31

Christianne Martins Farias; Miriam Vieira da Cunha prtica social. Diante disso, para se designar uma competncia, no basta acrescentar uma ao a um conhecimento, necessrio mobilizar determinados saberes na organizao de novas capacidades para um desenvolvimento social, tcnico e poltico. A competncia, para Perrenoud (2002), tem trs caractersticas: A pessoalidade a primeira caracterstica fundamental, pois as pessoas so ou no so competentes. Toda tentativa de atribuio de competncia a objetos ou artefatos parece inslita ou inadequada. Uma outra caracterstica o mbito no qual a competncia exercida. No existe uma competncia sem a referncia a um contexto no qual ela se materializa: a competncia sempre tem um mbito, o que torna natural a expresso Isto no da minha competncia. A terceira caracterstica da idia de competncia a mobilizao. Uma competncia est sempre associada a uma mobilizao de saberes. No um conhecimento acumulado, mas a virtualizao de uma ao, a capacidade de recorrer ao que se sabe para realizar o que se deseja, o que se projeta. Na Classicao Brasileira de Ocupaes CBO (2002) o conceito de competncia tem duas dimenses: Dimenso 1 - Nvel de competncia: relaciona-se funo da complexidade das atividades desenvolvidas no emprego ou outro tipo de relao de trabalho. Dimenso 2 - Domnio (ou especializao) da competncia: relaciona-se s caractersticas do contexto do trabalho como rea de conhecimento que identica o tipo de prosso ou ocupao. As duas dimenses proposta pela CBO agregam os empregos por habilidades cognitivas comuns exigidas no exerccio de um campo de trabalho composto por um conjunto de empregos similares que vai se constituir em um campo prossional de um domnio especco do conhecimento. Diante do exposto, podemos dizer que competncia uma expresso utilizada para designar uma pessoa qualicada para realizar 32 uma ao num ambiente de trabalho. Salientamos que a competncia no se restringe dimenso tcnica, mas possui outras dimenses, que exploraremos a seguir.

4 DIMENSES DA COMPETNCIA
Em toda a ao do bibliotecrio escolar encontram-se dimenses tcnicas, polticas, estticas e ticas. Neste sentido, pretendemos explorar cada uma destas dimenses, mostrando a relao entre elas.

4.1 Tcnica
O termo techne surge na Grcia antiga, e era usado para descrever qualquer habilidade no fazer e, mais especicamente, uma competncia prossional oposta capacidade instintiva ou ao mero acaso. Este termo indicava tambm um ofcio, uma arte (PETERS, 1974, p. 224). A tcnica reporta assim, realizao de um ofcio, isto , dominar com propriedade um campo especco de atuao. Aqui importante ressaltar a necessidade da educao valorizar o domnio dos contedos conceituais e da pesquisa, pois esta formao a ancoragem necessria para as demais dimenses do prossional. Considerase que atravs dessa formao que se torna possvel a atualizao prossional. Rios (2005, p 94) chama a dimenso tcnica de suporte da competncia, uma vez que ela se revela na ao dos prossionais. A tcnica tem um signicado especco no trabalho, no devendo ser desvinculada das outras dimenses, como aconteceu durante muito tempo com as prticas bibliotecrias. Isto signica que para o bibliotecrio escolar ser competente, no basta o domnio de algumas tcnicas; necessrio que estas tcnicas sejam fertilizadas pela determinao autnoma dos objetivos e nalidades, pelo compromisso com as necessidades do coletivo e pela presena da sensibilidade.

4.2 Esttica
Os gregos usavam o termo aesthesis para indicar a percepo sensvel realidade. (RIOS, 2005, p. 96). A inteno da dimenso esttica fazer meno presena da sensibilidade e da

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.19, n.1, p. 29-35, jan./abr. 2009

O bibliotecrio escolar e suas competncias beleza como elemento constituinte do saber e do fazer do bibliotecrio escolar. De acordo com Rios (2005, p. 96) a dimenso esttica esteve sempre presente, mas no explorada da mesma maneira como se tem feito com as demais dimenses da competncia. A sensibilidade est relacionada com o potencial criador e com a afetividade dos indivduos que se desenvolvem num contexto cultural determinado. Como arma, Ostrower (1986, p.68):
A sensibilidade do indivduo aculturada e por sua vez orienta o fazer e o imaginar individual. Culturalmente seletiva, a sensibilidade guia o indivduo nas consideraes do que para ele seria importante ou necessrio para alcanar certas metas de vida (...) a sensibilidade se converte em criatividade ao ligar-se estreitamente a uma atividade social significativa para o indivduo.

A sensibilidade e a criatividade no se restringem ao mundo da arte. A esttica , na verdade, uma dimenso da existncia, do agir humano. Como arma Rios (2005, p. 98), o ser humano um animal simblico. Ou seja, a racionalidade no algo isolado, mas estreitamente articulado a outras capacidades, a outros instrumentos que tm o homem para interferir na realidade e transform-la. Sendo assim, a sensibilidade e a imaginao so elementos constituintes da humanidade do homem e no podem ser desconsideradas quando se fala na sua realizao. Entendemos que a competncia no uma sensibilidade ou uma criatividade qualquer, mas um movimento na direo da beleza, aqui vista como algo que est prximo do que se necessita para o bem social e coletivo. Neste sentido, a ao do bibliotecrio escolar envolve tcnica e sensibilidade orientadas por princpios ticos e polticos.

4.3 tica e poltica


Estes dois conceitos sero abordados em conjunto por terem uma estreita ligao entre si. tica, na sua origem etimolgica, vm do termo ethos e signica morada do homem, espao construdo pela ao humana, que transcende a

natureza e transforma o mundo, conferindo-lhe uma signicao especca. (VAZ, 1988, p. 12). Para Rios (2005, p. 100), ethos o espao da cultura, do mundo transformado pelos seres humanos, onde se manifesta um aspecto fundamental da existncia humana: a criao de valores. Valorizar relacionar-se com o mundo, no se mostrando indiferente a ele, dando-lhe uma signicao. Devemos considerar que existem diversos tipos de valores, por exemplo, o que alguns indivduos qualicam como uma conduta normal, pode ser qualicado por outros como inadequado. Neste contexto, podemos observar que medida que o costume vai ganhando fora, instala-se o dever, que o ponto de partida para o ethos se tornar lei ou regra. Comeamos, ento, a estabelecer convenes incorporando maneiras de agir exigidas socialmente, para que os indivduos possam participar do contexto e relacionar-se uns com os outros. A tica tem um carter reexivo, no normativo. Quando falamos da dimenso tica da competncia do bibliotecrio escolar fazemos referncia a um trabalho de qualidade, entendido como mltiplas signicaes, como se verica na moralidade, relativa ao bem comum. Assim como a dimenso tcnica, a dimenso esttica necessita estar ligada tica assim como a dimenso poltica. Segundo Nodadori (1997, p. 406) a poltica a arte real, ou arquitetnica que comanda todas as outras. Ressaltamos que no espao poltico que transita o poder que se conguram acordos, que se estabelecem hierarquias, que se assumem compromissos. Nesse ponto a dimenso poltica se articula com a moral e com a tica. senso comum armar que a tarefa da escola a formao de cidados. Diante disso, tarefa do bibliotecrio escolar contribuir para essa formao, utilizando os recursos que dispe, analisando as situaes de maneira crtica, consciente e comprometido com as necessidades concretas do contexto social em que desenvolve seu trabalho. por isso que, quando falamos de competncia temos que situ-la numa sociedade real. Neste sentido, a dimenso tica se relaciona orientao da ao, baseada no princpio do respeito e da solidariedade, do convvio e da realizao de um bem coletivo. A dimenso poltica diz respeito participao na construo coletiva da sociedade e ao exerccio de direitos e deveres. 33

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.19, n.1, p. 29-35, jan./abr. 2009

Christianne Martins Farias; Miriam Vieira da Cunha

5 CONSIDERAES FINAIS
Acreditamos que a competncia do bibliotecrio escolar deva ser pautada por cada uma das dimenses descritas acima. A dimenso tcnica permite que este prossional tenha capacidade de lidar com os contedos e de constru-los e reconstru-los de acordo com a necessidade dos usurios. A dimenso esttica que se baseia na sensibilidade, serve para a orientao numa perspectiva criadora. A sensibilidade uma habilidade subjetiva necessria para antever os vrios usos possveis das informaes coletadas ou produzidas internamente na escola.

A dimenso poltica permite a participao na construo coletiva da sociedade e o exerccio de diretos e deveres. A dimenso tica permite a orientao da ao fundada no respeito, na solidariedade e na realizao do bem coletivo. Desse modo, as competncias prossionais devem revelar um bibliotecrio reexivo, capaz de avaliar e de se autoavaliar de acordo com uma postura crtica. Conseqentemente, as suas competncias vo se reetir na tomada de decises, no que diz respeito escolha de estratgias adaptadas aos objetivos educacionais estabelecidos e s exigncias ticas da prosso.

THE SCHOOL LIBRARIAN AND ITS COMPETENCES


ABSTRACT Globalization influences the labour market and breaks paradigms of a society characterized by knowledge, creativity, innovation, and information. This fact has led professionals of different areas to reflect on their duties, skills and responsibilities. In this context this article raises the discussion about competence in work and educational environments. It also discusses the importance of professions in society and the idea of competence as well as reflects on the political, ethical, technical and aesthetic skills of the school librarian. Professional competence. Professional qualification. School librarian

Keywords:

Artigo recebido em 20/02/2008 e aceito para publicao em 01/05/2008

REFERNCIAS
ABBOTT, A. The system of profession: an essay on the division of expert labour. Chicago: The University of Chicago Press, 1988. BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educao: Lei 9.394/96. 4.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 200p. CBO - Classicao Brasileira de Ocupaes. 2002. Disponvel em:<www.mtecbo.gov.br>. Acesso em: 23 de jun. de 2007. CUNHA, M. V. da. As prosses e as suas transformaes na sociedade. In:______. SOUZA, Francisco das Chagas de (Orgs). Comunicao, gesto e prosso: abordagens para estudo da cincia da informao. Belo Horizonte: Autntica, 2006. p. 141-150.

DINIZ, M. Os donos do saber: prosses e monoplios prossionais. Rio de Janeiro: Revan, 2001. DELORS, Jacques. (0rg.). Educao: um tesouro a descobrir: relatrio para a Unesco da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1999. FREIDSON, E. Renascimento do prossionalismo: teoria, profecia e poltica. So Paulo: Edusp, 1998. MANFREDI, S.M. Trabalho, qualicao e competncia prossionaldas dimenses conceituais e polticas. Revista Educao e Sociedade, Campinas, v. 19, n. 64. set. 1998. MELLO, G.N. de. Magistrio de 1 grau: da competncia tcnica ao compromisso poltico. So Paulo: Cortez, 1982.

34

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.19, n.1, p. 29-35, jan./abr. 2009

O bibliotecrio escolar e suas competncias NODADORI, P.C. A tica aristotlica. Belo Horizonte, v. 24, n. 78, 1997. OSTROWER, F. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1986. PERRENOUD, P. Construir as competncias desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1997. ______. 10 novas competncias para ensinar. Porto Alegre, Artes Mdicas, 2000. ______. O desenvolvimento da prtica reexiva no ofcio do professor. Porto Alegre: Artmed, 2002. PETERS, F.E. Termos loscos gregos: um lxico histrico. Lisboa: Calouste Gulberkian, 1974. RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docncia de melhor qualidade. 5 ed. So Paulo: Cortez, 2005. SARAIVA, E.R. dos S. Novssimo dicionrio latino-portugus. Etimolgico, prosdico, histrico, geogrco, mitolgico, bibliogrco. 10 ed. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Garnier, 1993. VAZ, H.C.L. Escritos de losoa II: tica e cultura. So Paulo: Loyola, 1988.

Inf. & Soc.:Est., Joo Pessoa, v.19, n.1, p. 29-35, jan./abr. 2009

35

Anda mungkin juga menyukai