Anda di halaman 1dari 9

Carga eltrica a propriedade de algumas partculas elementares que da origem a uma interao entre elas e consequentemente para o material

l que a contem. Na natureza aparecem cargas de dois tipos, convencionalmente designados como positivo e negativo, para distinguir duas formas de interao entre partculas. Duas partculas que tem cargas iguais (ambas positivas ou ambas negativas) interagem com repulso uma outra; duas partculas com cargas diferentes (uma positiva e outra negativa) interagem por atrao uma com a outra. A intensidade da interao determinada pela lei de Coulomb. A unidade natural de carga negativa a carga de um eltron, a qual igual mas de efeito contrario a carga positiva do prton. Em larga escala, a matria, que formada por um numero igual de eltrons e prtons eletricamente neutra. Se h um excesso de eltrons o corpo esta carregado negativamente, j uma deficincia de eltrons resulta numa carga positiva. Um fluxo de partculas carregadas, especialmente um fluxo de eltrons, constitui uma corrente eltrica. A carga eltrica mede-se em coulombs, sendo a carga -19 do eltron 1,602X10 coulombs.

Fora eltrica Um campo eltrico uma regio do espao onde se manifesta a ao das cargas eltricas. Esta ao verifica-se distncia, sem contato entre as cargas. Uma carga eltrica que se encontre num campo eltrico fica sujeita a uma fora eltrica. H cargas eltricas positivas e negativas. Se a carga for positiva, a fora que sobre ela se exerce tem o sentido do campo eltrico. Se for negativa d-se o inverso. O campo eltrico originado em cargas positivas e termina em cargas negativas. O seu sentido pode representar-se por imaginrias linhas de fora. Importante: S age sobre um elemento. Entre cargas.

Campo eltrico Uma regio na qual uma carga eltrica de prova fica sujeita a uma fora, geralmente devido a uma distribuio de outras cargas. A intensidade do campo eltrico (E), em qualquer ponto de um campo eltrico, definido como a fora por unidade de carga de prova colocada nesse ponto. Isto equivalente a um gradiente do potencial ao longo do campo, e medida em volts por metro. Em alternativa a intensidade de campo pode ser descrita pelo seu deslocamento eltrico D. A razo D/E para medies feitas no vcuo a constante eltrica e0 . Numa substancia o gradiente do potencial observado reduzido pelo movimento de eltrons, assim, D/E parece que aumenta: a nova razo (e) designada por permissividade da substancia. Um campo eltrico pode ser criado por uma carga isolada, neste caso, a intensidade do campo, a 2 uma distancia r da carga pontual Q, dado por E=Q/4pr e , onde e a permissividade do meio. Um campo eltrico pode tambm ser criado por um campo magntico varivel

Potencial eltrico Smbolo V. A energia necessria para transportar uma unidade de carga eltrica desde o infinito ate ao ponto num campo eltrico para o qual o potencial seja especifico. A unidade de potencial eltrico o Volt. A diferena de potencial (ddp) entre dois pontos num campo eltrico, ou num circuito eltrico, a diferena entre os valores dos potenciais eltricos nos dois pontos. O trabalho realizado para movimentar uma unidade de carga de um ponto para outro.

MINHAS PALAVRAS: a grandeza escalar responsvel por identificar (quantitativamente) a capacidade que uma regio qualquer situada em um Campo eltrico(E), tem de fornecer energia potencial eltrica a uma carga, quando esta for ali colocada.

Linhas de fora (ou linhas de campo) As linhas imaginarias num campo de foras, que permitem que a direao e a intensidade do campo possam ser visualizados. Foram inicialmente usadas nos campos eletricos e magneticos; nos campos eletricos so por vezes designadas por tubos de foras , por exprimirem a sua capacidade de serem perpendiculares superficie condutora. A tangente a uma linha de campo, em qualquer ponto, da a direao do campo naquele ponto, e o numero de linhas por unidade de area perpendicular fora representa a intensidade do campo.

Superficies equipotenciais Num campo conservativo, superficie onde constante o potencial de campo. As superficies equipotenciais ou so superficies fechadas ou terminam no infinito , e nunca se cruzam. As linhas de fora dos campos lhe so perpendiculares. A forma da superficie da um ideia muito pictoria de como varia o campo. Se elas apresentam um minimo num ponto, diz-se que h um poo de potencial. Um sistema nesse estado so pode sair da regiao se receber um excesso de energia. Quando as superficies sobem acentuadamente, h uma barreira de potencial : para que um sistema a ultrapasse, deve ter uma energia superior altura da barreira ou ser capaz de realizar o efeito tunel.

Diferena de potencial O trabalho necessrio para levar de um ponto a outro no espao uma unidade de carga eltrica positiva. Num campo eltrico, este trabalho, dado pela expresso: W = U 1 _ U2 , em que U1 o valor do potencial no ponto inicial e U2 o valor do potencial no ponto final ; no depende , pois, da trajetria que une os dois pontos.

Permissividade eltrica o cociente entre o modulo do vetor deslocamento eletrico num material, pelo modulo eletrico: 2 2 e = D/E. No sistema internacional mede-se C /N.m . No vacuo , permissividade definida 2 mediante a lei de Coulomb escrita sob a forma: e =(1/4p)(q2.q2/F.R ) . uma constante que -12 2 vale 8,85419x10 C2/N.m , e que deriva do valor da permeabilidade magnetica do vacuo(m 0) pela relaao: -2 e0m0 = C0 , em que C0 a velocidade da luz no vacuo. A razao entre a permissividade dum material e a permissividade do vacuo a constante dieletrica do material, tambm chamada permissividade relativa. A Suscebilidade eletrica(k) defini-se pela expressao: k =(e/e0) _ 1 . Como a permissividade de um dieletrico sempre maior que a do vacuo, a suscebilidade eletrica sempre positiva, ao contrario do que ocorre com a suscetibilidade magnetica. E=Q/4pr
2

Corrente eltrica

o movimento ordenado de cargas eltricas. Nos tomos que constituem a matria h cargas eltricas positivas e negativas. Em certos casos, como acontece nos condutores slidos e nos eletrlitos, as cargas eltricas podem deslocar-se atravs do material (se forem impulsionadas para isso). Se as cargas eltricas se deslocarem num determinado sentido, esse deslocamento uma corrente eltrica.

Capacitncia A capacitncia a propriedade que um capacitor tem de se opor a uma variao de tenso. A capacitncia se comporta em relao tenso do mesmo modo que a indutncia em relao corrente. Assim, se a tenso aplicada a um capacitor aumenta, a capacitncia resiste a essa variao. Se a tenso aplicada ao capacitor diminui, a capacitncia tenta manter a tenso original. Como nos circuitos de C.A. a tenso est sempre variando, a capacitncia est sempre agindo no sentido de retardar essas variaes. Sendo assim podemos dizer que a capacitncia faz a tenso se atrasar em relao corrente. Como no caso da indutncia, a corrente e a tenso em um capacitor no esto em fase. Nos capacitores, a corrente est adiantada em 90 em relao tenso.

Fatores que influem na capacitncia: A rea das placas do capacitor afeta a capacitncia. Se aumentarmos a rea das placas a capacitncia aumenta. A Distncia entre as placas. Se aumentar a distncia entre as placas a capacitncia diminui. O Dieltrico o material colocado entre as placas do capacitor. Conforme for o dieltrico usado (ar, mica, plstico Mylar) tambm varia a capacitncia. Assim um dos fatores que influem na capacitncia o material dieltrico.

Medidas de capacitncia: A capacitncia simbolizada pela letra C, e medida em Farads. A capacitncia de um capacitor a carga eltrica (em Coulomb) que deve ser passada de uma placa para a outra de modo a criar uma diferena de potencial de 1 volt entre as placas. O Capacitor um dispositivo que armazena energia. Um Farad a capacitncia de um capacitor no qual uma carga de 1 Coulomb produz uma diferena de 1 volt entre as placas. As capacitncias so normalmente especificadas em microfarads ou em picofrades tambm chamados de micro-microfarads. Quando um capacitor est carregado uma determinada tenso de pico, a carga armazenada por ele igual capacitncia vezes a tenso de pico. A frmula : Carga (em Coulombs) = capacitncia (em farads) x tenso(Volts) Ex: Qual ser a carga armazenada em um capacitor de 100 microfarads de uma tenso aplicada de 100 volts de pico ? 100 Volts x 0,0001 farad = 0,01 coulomb.

Dieltrico Um dieltrico no conduz a eletricidade. Podemos dizer, numa linguagem bastante simples, que um dieltrico diferente de um condutor porque este tem eltrons livres, que se encarregam de conduzir a eletricidade. Assim, quando uma certa quantidade de carga eltrica

colocada num material dieltrico, ela permanece no local em que foi colocada. Ao contrrio, quando esta carga colocada num condutor, ela tender a se distribuir at que o campo no interior do material seja nulo.

Gerador eltrico um equipamento que produz eletricidade. H geradores eletrostticos, outros que produzem corrente contnua e outros que produzem corrente alternadas.

Fora contra-eletromotriz Quando as cargas eltricas passam atravs de algum motor e perdem energia eltrica, que se transforma em energia mecnica, o aparelho chamado de gerador de fora contraeletromotriz. De maneira geral, qualquer aparelho que transforma energia eltrica em outro tipo de energia, que no seja energia trmica denominado de gerador de fora contraeletromotriz, ou f.c.e.m. Um exemplo de gerador de fora contra-eletromotriz uma batedeira.

Fora eletromotriz Em um circuito eltrico em que uma bateria estabelece uma corrente eltrica, ela realiza um trabalho sobre as cargas positivas para se deslocarem como o modelo da corrente convencional (da parte positiva para a parte negativa). Os dispositivos que so capazes de realizar trabalho sobre cargas eltricas que passam atravs deles estabelecendo uma voltagem no circuito (no nosso caso a bateria) so chamados de geradores de corrente ou geradores de fora eletromotriz. A fora eletromotriz de um gerador, geralmente representada pela letra grega epsilon, tambm chamada de eletromotrncia. Se um gerador exerce um trabalho T para transportar uma carga q de seu plo negativo para o plo positivo, a fora eletromotriz (ou eletromotrncia) dada por: E= T/Q. Sendo a unidade de fora eletromotriz como J/C ou volts, em homenagem ao fsico italiano Alessandro Volta. Portanto de uma bateria tem 12 V, ela realiza um trabalho de 12 J para deslocar uma carga de 1 C do plo negativo para o plo positivo.

Receptor eltrico O receptor o elemento que transforma a energia eltrica em outras formas de energia, por exemplo, a lmpada, o chuveiro, um motor etc.

Resistncia eltrica Quando h uma corrente eltrica em um condutor metlico, os eltrons livres quando esto em movimento colidem entre si e tambm contra os tomos que formam a rede cristalina do metal. Essa dificuldade de se movimentarem chamada resistncia passagem de um condutor. Para medir essa resistncia, os cientistas definiram a grandeza resistncia eltrica (devido ao que j foi mencionado) a partir desta frmula: V = R.I , nesta frmula R quer dizer resistncia eltrica, V a voltagem e I a intensidade da corrente.

A unidade de medida de resistncia eltrica V/A, ou melhor, ohm ( W ), em homenagem a George Simon Ohm. Importante: A resistncia de um condutor diretamente proporcional ao seu comprimento. Quanto maior o comprimento, maior a resistncia. A resistncia de um condutor tanto maior quanto menor for a rea de sua seco reta, ou seja, quanto mais fino o condutor, maior ser a resistncia. A resistncia de um condutor depende do material que ele feito.

Resistor O resistor eltrico ou simplesmente resistor o componente mais elementar e mais comum em eletrnica e tem muitas aplicaes em eletro-tecnica. Grandes partes dos aparelhos eletrodomsticas no so mais que aplicaes de resistores. Os aquecedores eltricos de resistores so constitudos por um fio eltrico especial que aquece quando percorrido por corrente eltrica. O resistor o fio.

Resistividade eltrica A resistividade eltrica uma grandeza caracterstica de um material eltrico. Representa a 2 resistncia de um material com 1 metro de comprimento e 1 mm de seco. O seu valor pode determinar-se atravs da expresso = RS / l, em que a resistividade, R a resistncia, S a seco e l o comprimento. A condutividade o inverso da resistividade.

Capacitor Um capacitor simplesmente constitudo por 3 peas : duas peas condutoras idnticas (armaduras) e uma pea isolante (dieltrico) colocada entre as outras duas. Um capacitor pode armazenar energia eltrica, mas no usado como alimentador. Para que se tornem claras as suas aplicaes preciso fazer o estudo do seu funcionamento, o que no to simples como no caso da resistncia. As suas aplicaes no so to correntes como as das bobinas e das resistncias, mas tm larga utilizao em eletrnica.

Eletrizao A Eletrosttica estuda os fenmenos eltricos resultantes das cargas eltricas em repouso. A Eletrosttica j era conhecida na Grcia Antiga. No entanto, os primeiros estudos experimentais que levaram compreenso dos fenmenos eltricos s se iniciaram nos finais do sculo XVI pelas mos do mdico ingls William Gilbert e foram continuados no sculo XVII por outros cientistas curiosos de compreender os fenmenos de atrao de uns corpos por outros previamente friccionados. De fato, uma das formas de "produzir" eletricidade friccionar certos corpos (eletrizao por atrito). J no sculo XVIII, em 1733, o francs Du Fay descobriu a existncia de duas formas de eletricidade diferentes. Chamou a uma vtrea (a originada em certas substncias, como o vidro) e a outra resinosa (a originada em certas substncias, como a resina). Em 1753, o ingls John Canton descobriu que o vidro pode produzir as duas formas de eletricidade, dependendo do material usado para o friccionar. Por isso, as designaes vtrea e resinosa foram substitudas por positiva e negativa, respectivamente. O vidro friccionado com l fica eletrizado positivamente e com flanela, negativamente. A resina

friccionada com l fica negativa e com uma folha de metal fica positiva. Outra forma de produzir eletricidade tocar num corpo no eletrizado com outro eletrizado (eletrizao por contato). Uma outra maneira de eletrizar um corpo por induo ou por influncia, o que se consegue aproximando o corpo eletrizado do corpo no eletrizado (ou vice-versa), sem o tocar.

Carga elementar A carga elementar o valor da carga do prton ou do eltron. Serve de referencial para a -19 quantizao das cargas eltricas. e=1,6 x 10 C

Analogia hidrulica Compreende-se melhor o significado de tenso eltrica a partir de uma analogia com uma situao conhecida de toda a gente. o que se passa com a gua. Se tivermos dois depsitos de gua com a superfcie ao mesmo nvel e abrirmos a vlvula que liga os dois depsitos, no haver passagem de gua de um depsito para o outro, devido s superfcies da gua nos dois depsitos estarem ao mesmo nvel. Se tivermos dois depsitos de gua com nveis diferentes e abrirmos a vlvula que liga os dois depsitos, haver passagem de gua do depsito com um nvel superior para o depsito com o nvel inferior, devido a haver uma diferena de nveis entre os dois depsitos.

Situao eltrica Se tivermos duas esferas metlicas iguais carregadas com igual concentrao de cargas eltricas (potenciais eltricos iguais) e as ligarmos por um condutor, no haver movimento de cargas de uma esfera para a outra, devido a no haver diferena de potencial entre elas. Se tivermos duas esferas metlicas iguais carregadas com concentraes diferentes de cargas eltricas (potenciais eltricos diferentes) e as ligarmos por um condutor, haver movimento de cargas da esfera com maior potencial para a esfera com menor potencial, devido a haver uma diferena de potencial entre elas. No caso representado na figura, haver movimento de cargas da esfera da direita para a da esquerda. Este movimento de cargas (corrente eltrica) s termina quando ambas as esferas estiverem a igual potencial (diferena de potencial igual a zero). As grandezas potencial eltrico e tenso eltrica exprimem-se na unidade Volt (V).

Energia potencial eltrica Uma forma de energia relacionada com a posiao de uma carga eletrica num campo eletrico. Para um corpo de carga Q e um potencial eletrico V, a sua energia potencial eletrica Q.V . Se V for uma diferena de potencial, a mesma expressao da a energia transferida, quando a carga se move atraves da diferena de potencial.

Condutor eltrico Na verdade esta movimentao dos eltrons dentro dos corpos ocorre com maior ou menor facilidade, dependendo do material. Existem corpos que permitem o movimento dos eltrons enquanto outros no. Isso ocorre em funo do quanto estes eltrons esto ligados ao tomo. tomos que apresentam os eltrons (inclusive os da ltima camada de valncia) fortemente ligados no "deixam" que estes saiam com facilidade para "circular" pelo material. Dizemos que o material no um bom condutor eltrico, ou seja, um isolante eltrico (tambm chamado de dieltrico). Por outro lado existem tomos, como os dos metais, que apresentam os eltrons da ltima camada fracamente ligados. Isso permite que eles possam "circular" pelo material com maior facilidade. Dizemos que estes materiais so condutores eltricos.

Isolante eltrico Um isolante eltrico um material que praticamente no conduz a corrente eltrica, devido a oferecer elevadssima resistncia. A resistividade eltrica dos isolantes est compreendida 14 26 2 entre 10 e 10 OHM mm / m.

Fora eletrosttica Numa abordagem bastante geral, podemos dizer que dois corpos eletrizados interagem atravs da atrao gravitacional e da interao eletromagntica. Esta abordagem pode ser simplificada desprezando-se a atrao gravitacional frente interao eletromagntica. Na maioria dos casos tratados aqui essa uma boa aproximao. Podemos fazer outra simplificao, considerando apenas as cargas estacionrias. Eletrosttica esta rea do eletromagnetismo que aborda interaes entre cargas estacionrias ou quase estacionrias. Coulomb descobriu, 2 experimentalmente, que a fora entre cargas q1 e q2 dada por F= K(q1.q2/R ) 9 2 2 onde K=1/4pe0 =8.99x10 Nm /C uma constante que tem essa forma para atender necessidades de ajustes dimensionais e para simplificar as equaes de Maxwell. -12 2 2 e0=8.85x10 C /Nm , uma constante muito importante no eletromagnetismo, denominada permissividade eltrica no vcuo. No sistema de unidades SI, a unidade de carga eltrica o Coulomb, cujo smbolo C.

Indutncia Propriedade de um circuito eltrico, ou de um componente, que permite que seja gerada nele uma fora eletromotriz, como resultado de uma variao da intensidade da corrente que passa pelo circuito(auto indutncia) , ou de uma variao da intensidade da corrente que percorre um circuito prximo com o qual esta magneticamente ligado(indutncia mutua). Em ambos os casos a variao do campo magntico, cuja ligaaob por seu turno, induz a fora eletromotriz. No caso da auto indutancia ,L, a fora eletromotriz E gerada dada por: E = -LdI/dt , onde I a intensidade de corrente instantanea, e o sinal menos indica que a fora eletromotriz induzida esta em oposiao variaao de intensidade de corrente. No caso da indutancia mtua M, a fora eletromotriz E1 = -Mdd2 /dt , onde I2 a intensidade de corrente instantanea no outro circuito.

Capacitor e Dieltrico: O capacitor composto por duas placas (armadura) e entre elas um dieltrico com a funo de aumentar a capacidade de conteno de cargas nas placas. Podemos dizer que o capacitor funciona como um dieltrico, j que ele no deixa as cargas passarem de um lado para outro funcionando como um isolante.

Resistncia e Capacitncia Ambas as propriedades representam um impedimento livre passagem da corrente eltrica. Na resistncia, esse impedimento d-se pela dissipao de energia em forma de calor. Na capacitncia, ele se apresenta como uma oposio variao na tenso. A corrente bloqueada e os eltrons ficam retidos visando o acmulo de carga.

Campo Eltrico e Potencial Eltrico O campo eltrico e o potencial eltrico so utilizados com o mesmo objetivo, saber qual o campo de ao de uma partcula com carga Q. As diferenas bsicas encontram-se principalmente na forma como so calculados; enquanto o campo eltrico uma grandeza vetorial, o potencial eltrico uma grandeza escalar e ao contrrio do campo eltrico, onde a carga de prova no altera o resultado final, no potencial eltrico, a carga de prova deve ser pequena o suficiente para no alterar o resultado final. Outra diferena pode ser apontada em relao s unidades SI: para potencial eltrico J/C e para campo eltrico N/C.

Gerador Eltrico e Receptor Eltrico O gerador eltrico converte energia qualquer em energia eltrica. O receptor converte energia eltrica em energia qualquer. Teoricamente, um gerador pode converter-se em receptor e viceversa.

Potencial Eltrico e Diferena de Potencial Pode-se dizer que a diferena de potencial na verdade uma variao do potencial eltrico entre dois pontos. Ou seja, enquanto o potencial eltrico calculado entre uma carga principal e uma carga de prova, a diferena de potencial calculada entre dois pontos.

Linhas de Fora e Superfcies Equipotenciais As linhas de fora representam graficamente a atuao do campo eltrico. Dessa forma, elas tm as mesmas caractersticas do vetor campo eltrico. As superfcies equipotenciais, por sua vez, so um meio de representar graficamente os pontos em que o potencial eltrico constante. Um conjunto de pontos no espao forma uma superfcie. Tambm, tem-se que as linhas indicam o sentido do campo, enquanto a superfcie define o valor do potencial naquele ponto.

Capacitor e Campo Eltrico A principal relao entre capacitor e campo eltrico que, entre as armaduras do capacitor, forma-se um campo eltrico.

Capacitor e Resistor Tanto um capacitor quanto um resistor "atrapalham" o trajeto da corrente eltrica. A diferena bsica entre eles se refere a forma como so tratadas as cargas dentro dos componentes. Enquanto o resistor tem como objetivo "barrar" a carga em movimento, o capacitor tem como funo conter estas cargas em suas placas.

Campo Eltrico e Linhas de Fora As linhas de fora so utilizadas para indicar a direo e o sentido do campo eltrico, quanto mais agrupadas as linhas de fora estiverem, maior ser o campo eltrico, conseqentemente, quanto mais separadas as linhas de fora estiverem, menor ser o campo. Conseqentemente, a direo do campo eltrico ser a mesma das linhas de fora, o mesmo ocorrer para o sentido dessas linhas que ser o mesmo do campo em questo.

Campo Eltrico e Fora Eltrica Primeiramente deve-se dizer que s existe fora eltrica entre duas ou mais cargas e nunca entre uma carga e um ponto, ao contrrio do campo eltrico que por no depender de uma carga de prova, pode se calcular o campo eltrico que uma carga Q empenha em um ponto P. Para o clculo da Fora eltrica so necessrias duas cargas, Q e q, j para o clculo do campo eltrico, necessria somente uma carga, a carga Q que a carga que produz o campo. A relao entre fora e campo eltrico caracterizada por: E= F/q

Condutor e Isolante Condutor eltrico todo material que permite a fcil passagem de corrente eltrica. Isolante eltrico todo material que impede a passagem de corrente eltrica. No existem condutores ou isolantes perfeitos. Dessa forma, todo material acaba sendo um meio-termo, nas suas devidas propores.

index

dicionrio

definies

Anda mungkin juga menyukai