Anda di halaman 1dari 28

Gesto Ambiental

Antecedentes histricos
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Cincias Biolgicas e Ambientais Curso de Gesto Ambiental Introduo Gesto Ambiental e Sustentabilidade Prof. Sandro Menezes Silva Maio / 2013

Gesto Ambiental antecedentes


Preocupao ambiental crescente nas ltimas dcadas, com aprofundamento dos debates sobre a sustentabilidade ambiental nas aes humanas. A sociedade tornou-se mais exigente em relao bens e servios, com reflexo principalmente nas relaes de consumo. Organizaes dos diferentes setores setor pblico, setor privado e setor no governamental, responderam a essa demanda passando a considerar cada vez mais a dimenso ambiental nas suas aes.

Gesto Ambiental antecedentes


Preocupao ambiental crescente nas ltimas 3 dcadas do sc. XX, marcada por diversos eventos e fatos: Formao do Clube de Roma abril de 1968 Realizao das Conferncias das Naes Unidas sobre Meio Ambiente 1972, 1982, 1992, 2002, 2012 Publicao do Relatrio Our Common Future 1987 Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre a Mudana do Clima CQMC - 1994

Clube de Roma
Organizao no governamental, sem fins lucrativos, com a misso de agir como um catalisador de mudanas globais, livre de interesses polticos, econmicos ou ideolgicos. Rene personalidades dos meios da cincia, indstria, chefes de estado e outras lideranas, com o propsito de analisar e propor solues para os problemas-chave da humanidade. O nmero de membros e sedes das Associaes Nacionais continua a crescer. Existem mais de 30 institutos associados, com mais de 1500 pessoas, nos cinco continentes.

Clube de Roma
Discute e busca solues para os problemas polticos, econmicos, tecnolgicos, ambientais e culturais da humanidade por eixos temticos:
Meio Ambiente Demografia Desenvolvimento Valores Governana Trabalho Informao Tecnologias Educao Economia Pobreza

Clube de Roma
O Clube de Roma estabeleceu as Associaes Nacionais em diversos pases, para reunir lideranas locais preocupada com a estabilidade internacional no longo prazo. Em 29 de Agosto de 2005 foi inaugurado a Associao Brasileira do Clube de Roma, que congrega cerca de 600 pessoas, entre polticos, empresrios, reitores de universidades, representaes estudantis, entre outros membros da sociedade civil.

Clube de Roma
Os Limites para o Crescimento Publicao de 1972 resultante da primeira reunio do Clube de Roma, com grande impacto global por ter proposto taxa zero de crescimento da populao mundial Foi traduzido para 37 idiomas e teve 12 milhes de cpias distribudas.

Conferncia de Estocolmo
Foi realizada entre os dias 5 e 16 de junho de 1972, na Sucia, e foi um marco sobre a discusso em nvel mundial sobre Meio Ambiente. A partir dessa reunio, foi definido o dia 5 de junho como Dia Internacional do Meio Ambiente. Contou com representantes de 113 pases, 250 organizaes no governamentais e dos vrios organismos da ONU. Sua relevncia est no fato de ter sido a primeira reunio dos pases formadores da ONU dedicada especificamente para discutir a questo ambiental.

Conferncia de Estocolmo
A Conferncia produziu a Declarao sobre o Meio Ambiente Humano, que traz princpios de comportamento e responsabilidades que deveriam orientar as decises relativas s questes ambientais. Outro resultado foi um Plano de Ao envolvendo os participantes para cooperarem na busca de solues para os principais problemas ambientais, na poca muito ligados poluio ambiental e perda de qualidade de vida.

Conferncia de Estocolmo
A Conferncia foi marcada por uma viso antropocntrica do mundo, em que o homem o centro de toda a atividade realizada no planeta, desconsiderando o que a espcie humana parte da grande teia ecolgica que rege a vida na Terra. Alm disso, o embate entre as naes em desenvolvimento e as desenvolvidas marcou as discusses, j que esses dois grupos mantinham bem distintas com os recursos da Natureza.

Our Common Future


Nosso Futuro Comum um relatrio feito pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMAD) das Naes Unidas, publicado em 1987. A ONU reconheceu que os problemas ambientais eram de natureza global e determinou que deveria ser de interesse comum todas as naes estabelecer polticas para um Desenvolvimento Sustentvel. uma das primeiras referncias ao uso dessa expresso, que hoje bastante corriqueira.

Our Common Future


Nosso Futuro Comum tambm conhecido como Relatrio Brundtland, em reconhecimento ex-primeira-ministra norueguesa, Dra. Gro Harlem Brundtland, Presidente da CMMAD da ONU, e uma das defensoras das ideias ligadas ao desenvolvimento sustentvel. Para muitos, a expresso crescimento sustentvel um oxmoro, pois traz uma contradio Crescimento = aumentar; Sustentar = manter.

Our Common Future


Desenvolvimento Sustentvel o tipo de desenvolvimento que considera as necessidades das geraes atuais, sem comprometer a disponibilidade de recursos para suprir as necessidades das geraes futuras"

Conferncia do Rio Rio 92


Em 1988 a Assembleia Geral da ONU aprovou resoluo determinando realizao, at 1992, de uma Conferncia para avaliar como os pases haviam promovido a proteo ambiental desde a Conferncia de Estocolmo (1972). O Brasil sediou o encontro, em 1992, no Rio de Janeiro. A Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como "Cpula da Terra", foi realizada entre 3 e 14 de junho de 1992, com a presena de 172 pases, representados por cerca de 10.000 participantes, sendo 116 chefes de Estado.

Conferncia do Rio Rio 92


Alm disso, receberam credenciais para acompanhar as reunies cerca de 1.400 organizaes no governamentais e 9.000 jornalistas A Rio-92 propiciou debates e a mobilizao da comunidade internacional para a necessidade urgente de mudanas de comportamento na forma de uso dos recursos naturais, visando a preservao da vida na Terra.

Conferncia do Rio ECO 92


Principais objetivos da Conferncia: avaliar a situao ambiental mundial desde 1972 e suas relaes com o estilo de desenvolvimento vigente; estabelecer formas de transferncia de tecnologias no-poluentes aos pases subdesenvolvidos; examinar estratgias nacionais e internacionais para incorporao de critrios ambientais ao processo de desenvolvimento;

Conferncia do Rio ECO 92


Principais objetivos da Conferncia: estabelecer um sistema de cooperao internacional para prever ameaas ambientais e prestar socorro em casos emergenciais; reavaliar o sistema de organismos da ONU, eventualmente criando novas instituies para implementar as decises da conferncia.

Conferncia do Rio Rio 92


Como principais resultados e produtos da Rio92 foram firmados 5 documentos: Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Agenda 21 Princpios para a Administrao Sustentvel das Florestas Conveno da Biodiversidade Conveno sobre Mudana do Clima

Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento


Carta com 27 princpios que visa estabelecer uma nova forma do homem relacionar-se com a Natureza, um novo tipo de presena humana na Terra. As orientaes bsicas objetivam a proteo dos recursos naturais e a busca do desenvolvimento sustentvel, com melhores condies de vida para todos os povos.

Agenda 21
Plano de ao ambiental para governos, agncias de desenvolvimento, organizaes das Naes Unidas e grupos setoriais em que a atividade humana o meio ambiente. Deve levar em considerao as diferenas regionais e os princpios contidos na Declarao do Rio Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. organizada em 4 sees (Dimenses Econmicas e Sociais, Conservao e Administrao de Recursos, Fortalecimento de Grupos Sociais e Meios de Implementao), 40 captulos, 115 programas, e cerca de 2.500 aes para serem implementadas no longo prazo.

Princpios para a Administrao Sustentvel das Florestas


Declarao de princpios que visa o consenso global sobre o manejo, conservao e desenvolvimento sustentvel das florestas. Foi o primeiro tratado que abordou a questo florestal de maneira global, e pretende unir a proteo ambiental ao uso integrado dos recursos florestais.

Conveno da Diversidade Biolgica


Assinada em 1992 por 156 Estados e uma organizao de integrao econmica regional, os principais objetivos da CDB so: ...a conservao da biodiversidade, o uso sustentvel de seus componentes e a diviso equitativa e justa dos benefcios gerados com a utilizao de recursos genticos, atravs do acesso apropriado a referidos recursos, e atravs da transferncia apropriada das tecnologias relevantes, levando-se em considerao todos os direitos sobre tais recursos e sobre as tecnologias, e atravs de financiamento adequado.

Conveno sobre Mudana do Clima


Com o nome oficial de Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre a Mudana do Clima, foi aberta para assinaturas em junho de 1992, na Cpula da Terra no Rio de Janeiro. Foi assinada durante o encontro por Chefes de Estado e outras autoridades de 154 pases (e a Comunidade Europeia), entrando em vigor em 21 de maro de 1994. At meados de 1997, 165 pases ratificaram ou aderiram Conveno, comprometendo-se, assim, com os termos da Conveno.

Conveno sobre Mudana do Clima


Tem seus fundamentos na preocupao que as atividades humanas tm causado um aumento da concentrao na atmosfera de gases de efeito estufa, com consequente aquecimento da superfcie da Terra e da atmosfera. Seus objetivos so:
estabilizar a concentrao de gases efeito estufa na atmosfera num nvel que evite uma interferncia perigosa no sistema climtico; assegurar que a produo alimentar no seja ameaada; possibilitar que o desenvolvimento econmico ocorra de forma sustentvel.

Conveno sobre Mudana do Clima


A Conferncia das Partes (COP) rgo supremo da Conveno reuniu-se pela primeira vez no incio de 1995 em Berlim, e desde ento, j foram realizadas 18 reunies, com periodicidade anual. Nessas Conferncias faz-se uma reviso do estado de implementao da Conveno e discute-se a melhor forma de se enfrentar a mudana do clima. Cada encontro leva o nome da cidade onde realizado e seus resultados dependem das negociaes entre os pases que participam do acordo conhecidos como Partes - e seus grupos representativos.

Conveno sobre Mudana do Clima


O Protocolo de Quioto constitui um tratado complementar Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, criado em 1997 Definiu metas de reduo de emisses para os pases desenvolvidos, responsveis histricos pela mudana atual do clima (Anexo 1) e medidas para que o crescimento necessrio de suas emisses fosse limitado pela introduo de medidas apropriadas, contando, para isso, com recursos financeiros e acesso tecnologia dos pases industrializados (Anexo 2).

Conveno sobre Mudana do Clima


O Protocolo entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, aps a ratificao por, no mnimo, 55% do total de pases-membros da Conveno, responsveis por, pelo menos, 55% do total das emisses de 1990. O Brasil ratificou o documento em 23 de agosto de 2002, tendo sua aprovao ocorrido por meio do Decreto Legislativo n 144 de 2002. Dentre os principais emissores de gases de efeito estufa, somente os EUA no ratificaram o Protocolo, mas continuam tendo responsabilidades e obrigaes definidas pela Conveno.

Conveno sobre Mudana do Clima


Em 2012 terminou o primeiro perodo de compromisso do Protocolo de Quioto e os dados at ento levantados revelaram que pouco provvel que os pases desenvolvidos consigam atingir a meta acordada. Essa expectativa reforada pelo fato desses pases terem aumentado as emisses em 11% de 1990 a 2005, com destaque para o setor energtico, o grande emissor de gases de efeito estufa - GEE, que tambm apresenta emisses crescentes.

Anda mungkin juga menyukai