Anda di halaman 1dari 4

MEMORIAL DESCRITIVO

1.

PINTURA INTERNA

Ser realizada pintura interna com tinta acrlica em 2 (duas) demos sem emassamento, exceto quando necessrio emassamento em superfcies em que o reboco esteja danificado. Nesse caso ser realizado o tratamento, emassamento, lixamento e pintura, mantendo as cores existentes.

2.

PINTURA EXTERNA FACHADA

Ser realizada pintura externa em fachada com tinta acrlica em 2 (duas) demos com emassamento. Quando necessrio, em superfcies em que o reboco esteja danificado ser realizado o tratamento, recomposio do reboco, emassamento, lixamento e pintura, mantendo as cores existentes.

Nas reas onde dos tijolinhos, os mesmos sero lavados e posteriormente envernizados.

3.

RECUPERAO ESTRUTURAL

Foi detectada a necessidade de recuperao estrutural em diversos pontos da fachada. Nossos servios, para esta recuperao compreendem:

Corte de concreto para exposio da armadura, espessura mdia de 7 (sete) cm, feito atravs de mo-de-obra especializada. Os cortes no concreto (reas afetadas) sero feitos de maneira cuidadosa at que seja atingida homogeneidade do concreto original, com remoo de todo material desagregado e/ou com defeitos generalizados.

Nos cortes ser observado basicamente o seguinte: a) Se todo o concreto a ser corrigido foi eliminado; b) Se o corte tem profundidade compatvel com o reparo especificado para o caso; c) Se h condies perfeitas para o tratamento das armaduras; d) Se os cantos foram arredondados de tal forma que no haja possibilidade de se formarem bolhas no fundo do reparo.

Nos casos em que a superfcie do concreto cortado apresentar excesso de rugosidade, ser necessria que se faa um apicoamento para facilitar a sada das bolhas de ar, de modo a garantir, quando da aplicao, se, de uma ponte adesiva, for o caso o perfeito nivelamento, evitando-se a concentrao em alguns pontos e ausncia em outros. Esta operao ser executada por meio manual.

A seguir, dever ser verificada a aderncia das barras que ficaram expostas com o concreto adjacente e se este concreto se encontra desagregado ou deteriorado por estar impregnado, se for o caso, com produto de corroso.

Limpeza da superfcie das armaduras. Terminando o corte, as armaduras expostas sero limpas at a condio de metal quase branco, atravs de escova de ao, com a remoo das carepas, nata de cimento ou outras substncias nelas incrustadas. As armaduras sero expostas no mnimo 150 mm alm do trecho corrodo na direo da barra, previamente limpeza, para verificao do seu comprometimento estrutural.

Reforo de ferragens para absorver os esforos. Aps a limpeza das armaduras dever ser realizado um exame nas barras que a compem, para verificar o grau de corroso que elas apresentam. As barras que apresentarem mais de 10% de reduo da sua seo original sero substitudas ou reforadas. A barra que ir substituir ou reforar a barra corroda, dependendo das condies de cada local, poder ser solidarizada armadura original por meio de emenda por compound adesivo ou transpasse.

Aps a limpeza e reforo se aplicado proteo catdica com primer rico em zinco. Nas barras das armaduras expostas, tanto as originais como as de substituio, ser efetuado um tratamento anti-corrosivo, aplicando-se um pintura nestas barras com produto a base de zinco, Nitoprimer Zn, da Fosroc ou produto similar. Na aplicao deste produto devero ser seguidas as recomendaes do fabricante quanto ao nmero de demos, prazo de cura e outras que se fizerem necessrias. Aps tratamento o setor recuperado ser preenchido com argamassa forte de cimento e areia, ou graut quando necessrio. Sobre as regies a recuperar ser efetuado o processo a seguir: Para reparos com profundidade inferior a 5 (cinco) cm, ser usada argamassa de cimento e areia aditivada com microsslica, ou ainda argamassas polimricas prfabricadas tipo Renderoc S2 (Fosroc) ou similar.

Acabamento superficial feito manualmente por pedreiro. Escarificao e recomposio de superfcie de concreto. Todas as superfcies de contato concreto novo - concreto velho sero completamente apicoadas, de forma a remover toda a camada superficial de calda e/ou argamassa, promovendo uma matriz superficial adequada boa aderncia entre as massas. Caso necessrio ser utilizado aditivo para melhor aderncia entre a argamassa nova e o concreto existente.

4.

IMPERMEABILIZAO

Em visita tcnica verificou-se a necessidade de impermeabilizao das jardineiras, desde j informamos que este servio no est contemplado em nosso preo ofertado. Uma vez que todas as jardineiras encontram-se com terra e plantas, desta forma tornou-se impossvel a visualizao do problema.

Entendemos que h a necessidade de impermeabilizao com manta asfltica, verificao da situao dos ralos, como tambm a utilizao de colcho de brita com bidim, de forma que a terra no venha a entupir os ralos.

Para tanto, afirmamos que possumos mo de obra especializada para este tipo de servio, porm entendemos que s poderemos ofertar preo durante a execuo da obra, tornando-se este servio objeto de aditivo de contrato.

________________________________ M.A.PROJETOS ALEXANDRE ZIMMER

Anda mungkin juga menyukai