Anda di halaman 1dari 10

se ti doyn nle iy, to ti domo (O s estendeu-se e expandiu-se sobre a terra, o smen tornou-se filho.

2 - Olhando em caroos de dend


Uma aproximao do candombl

A rigor, no novo o estudo das religies afro-brasileiras. Muitos tericos debruaram-se sobre a questo tecendo a respeito dela importantes trabalhos. Pesquiso crianas que praticam candombl. Durante a pesquisa entrei em contato com vasta literatura sobre religies afro-brasileiras. Contudo, este trabalho no
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

tem por objetivo resgatar a histria de todas as religies afro-brasileiras. Como ento recorri a abordagem terica especificamente relacionada a este desenho mais geral? Usando os caroos de dend. Para explicar, reproduzirei aqui uma das belas histrias contadas por Me Beata de Yemonj.
Quando o mundo foi criado, o caroo de dendezeiro teve uma grande responsabilidade dada por Olorum, a de guardar dentro dele todos os segredos do mundo. No mundo Iorub, guardar segredos o maior dom que Olorum pode dar a um ser humano. por isso que todo caroo de dend que tem quatro furinhos o que tem todo poder. Atravs de cada furo, ele v os quatro cantos do mundo para ver como vo as coisas e comunicar a Olorum. E mais ningum pode saber desses segredos, para no haver discrdia e desarmonia. por meio dessa frmula que o mundo tem seus momentos de paz. Existe tambm o caroo de dend que tem trs furos, mas a esse no foi dada a responsabilidade de guardar segredos. Existe uma lenda que diz que Exu, com raiva desta condio que Olorum deu ao coco de dendezeiro de quatro furos, quis criar o mesmo poder de ver tudo sua moda, com brigas e discrdias. Ele chamou o coco de dend de trs furos e disse: - Olhe, de hoje em diante, quero que voc me conte tudo o que v. A o dend lhe respondeu: - Como? Se eu s tenho trs olhos e no quatro, como meu irmo a quem Olorum deu este poder? - Ousas me desobedecer, dend? disse Exu aborrecido. - Sim! Tu no mais do que aquele que responsvel pela minha existncia e a tua respondeu o coco de dend. Dizendo isto, sumiu. E Exu, desta vez, no foi feliz na sua trama. (Yemonj, 1997, p. 97).

Quem, de alguma forma, se aproxima do candombl sabe que nem tudo o que acontece nesta religio pode ser revelado, nem aos prprios membros da religio, nem aos pesquisadores. H, portanto, inmeros segredos que devero continuar guardados. A pesquisa partilha, no entanto, aquilo que pode ser

46 partilhado. Ao tentar olhar mais de perto o candombl, me senti um pouco olhando pelos furinhos do caroo de dend a procura de significados que pudessem ser compartilhados. Procuro atravs de furinhos j abertos em alguns caroos de dend pelos autores: Roger Bastide, Pierre Verger, Reginaldo Prandi, Monique Augras, Muniz Sodr, Zeca Ligiro, Juana Elbein dos Santos, Volney J. Berkenbrock, Me Beata de Yemonj, Yvonne Maggie, Jos Beniste e outros. Cada um desses autores, bem como, de igual forma, os integrantes do candombl e umbanda que entrevistei e com os quais conversei ao longo da pesquisa, filhos e filhas-de-santo dos terreiros, adultos e crianas, a seu tempo e maneira, me contou um segredo, desses que podem ser revelados, que se mostram pesquisa.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

2.1 - Sobre religies afro-brasileiras Antes de qualquer coisa considero necessrio precisar sobre o que estou falando ao me referir a religies afro-brasileiras. Berkenbrok, (1997), esclarece que, do ponto de vista histrico, a frica o campo de origem e o Brasil, o campo de desenvolvimento das religies afro-brasileiras. Religies africanas, de acordo com ele, formam a base, a partir da qual se desenvolveram as religies no Brasil. Este desenvolvimento posterior, explica, influenciado por diversos fatores, tanto a influncia de outras religies (cristianismo, religies dos indgenas, espiritismo), como influncias contextuais (situao de escravatura, proibio da prtica de religies africanas, falta de pessoas iniciadas/formadas, etc). Prandi (2003) afirma que, desde o incio, as religies afro-brasileiras se fizeram sincrticas, ou seja, estabeleceram paralelismos entre divindades africanas (os orixs) e santos catlicos, adotando o calendrio de festas do catolicismo, valorizando a freqncia aos ritos e sacramentos da igreja. Assim, de acordo com Prandi, aconteceu com o candombl da Bahia, o xang de Pernambuco, o tambor-de-mina do Maranho, o batuque do Rio Grande do Sul e outras denominaes, todas elas, diz Prandi, arroladas pelo IBGE sob o nome

47 nico e mais conhecido: candombl1, religio afro-brasileira na qual se pratica o culto aos orixs. Sobre o orix, por ora, basta dizer com Verger que: O orix uma fora pura, se imaterial que s se torna perceptvel aos seres humanos incorporando-se em um deles. (Verger, 2002, p.19). Voltarei a essa discusso mais adiante. A antroploga Yvonne Maggie apresenta a mesma anlise sobre o que se convencionou chamar de religies afro-brasileiras. De acordo com Maggie, os traos catlicos, espritas e indgenas foram associados a um maior ou menor grau de desenvolvimento ou de evoluo cultural. Assim, os traos de origem africana foram colocados no vrtice mais baixo da evoluo, seguidos dos traos indgenas e dos traos catlicos assimilados de forma primitiva. No vrtice mais
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

elevado dessa evoluo colocavam-se os traos espritas. (Maggie, 2001, p.14). Explica a antroploga que, por serem estas religies classificadas como primitivas, fetichistas e mgicas, elas sempre foram vistas, frente a outras religies, num estgio inferior da evoluo cultural. De acordo com a antroploga, os primeiros autores que procuraram dar uma abordagem cientfica a esse tipo de estudo colocaram esse primitivismo associado ao fato de serem religies de negros, transplantadas para o Brasil na poca da escravido.
Sendo seus membros negros, suas crenas deveriam ser condizentes com o estgio primitivo e por que no inferior dessa raa. Mais tarde, com o aprimoramento das abordagens cientficas, o primitivismo foi associado s camadas baixas da populao brasileira que, com forte contigente negro, adotavam essas religies por no terem ainda alcanado estgios mais altos da evoluo cultural, a civilizao. (ibidem).

Com o crescimento das cidades, uma nova associao ser produzida gerando a oposio rural-urbano. Maggie evidencia que o plo rural ser associado ento, a traos primitivos, emocionais e no racionais, enquanto o plo urbano guardar traos mais civilizados, no emocionais, racionais. Os traos africanos sero destinados ao primeiro grupo. J os traos espritas, ao segundo.

A palavra candombl provm provavelmente de candom, uma espcie de tambor. A terminao "bl no conhecida nas lnguas sudanesas e seria provavelmente uma corruptela da lngua no Brasil. (Berkenbrok,1998).

48 Maggie nos esclarece como foi desenvolvida uma certa classificao desses cultos, para ela, a partir de um raciocnio evolucionista. Assim, teramos na Bahia o candombl, com forte influncia africana. No Rio, So Paulo e estados do Sul, teramos a macumba, ainda prxima de suas origens africanas, e a umbanda, na qual predominam as caractersticas espritas. A Bahia era vista como plo mais tradicional, sendo uma sociedade menos urbanizada. Rio e So Paulo, como plo mais moderno e urbanizado. (ibidem). Quanto ao termo Macumba, Berkenbrock opta pela definio que a designa como religio afro-brasileira surgida principalmente no Rio de Janeiro e advinda da tradio religiosa Banto. Ele acrescenta que a palavra utilizada muitas vezes de forma generalizada para designar as prticas religiosas das religies afroPUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

brasileiras e pode ter tambm um sentido pejorativo. No terreiro, muitos filhos e filhas-de-santo com os quais conversei, incluindo as crianas e adolescentes, reconhecem que quando o termo usado por pessoas que no pertencem ao candombl, geralmente pejorativo, mas quando usado por eles mesmos no assume essa conotao. Muitas vezes ouvi Ricardo Nery me perguntar: Vai ficar na macumba hoje?. Ou Paula Esteves brincar comigo: Vai acabar virando macumbeira! Maggie refere-se ainda ao termo macumba como: a) instrumento musical, tambor ou atabaque; b) designa a religio de possesso em termos amplos; c) definio do prprio feitio, do trabalho feito. Sobre Umbanda, Prandi diz que este outro ramo afro-brasileiro se formou no sculo XX, no Sudeste e representa uma sntese do antigo candombl da Bahia, transplantado para o Rio de Janeiro na passagem do sculo XIX para o XX, com o espiritismo kardecista, chegado da Frana no final do sculo XIX.
No incomum, ainda atualmente, os umbandistas se chamarem de espritas e tambm de catlicos. O prprio catolicismo, durante anos e anos de propaganda contra a umbanda, a chamava de baixo espiritismo, para diferenci-la do espiritismo kardecista, que combatia com o mesmo zelo. A umbanda conservou do candombl o sincretismo catlico: mais que isto, assimilou preces, devoes e valores catlicos que no fazem parte do universo do candombl. Na sua constituio interna, a umbanda muito mais sincrtica que o candombl. (Prandi, 2003, p.2).

49 2.2 - Histria e resistncia De acordo com Prandi (2002), entre os anos de 1525 e 1851, mais de cinco milhes de africanos foram trazidos para o Brasil na condio de escravos, no estando includos neste nmero, que uma aproximao, aqueles que morreram ainda em solo africano, vitimados pela violncia da caa escravista, nem os que pereceram na travessia ocenica.
No se tratava de um povo, mas de uma multiplicidade de etnias, naes, lnguas, culturas. No Brasil foram sendo introduzidos nas diferentes capitanias e provncias, num fluxo que corresponde ponto por ponto prpria histria da economia brasileira. A prosperidade econmica estava relacionada a uma intensificao da demanda de mo-deobra escrava: no havia a possibilidade do progresso material sem que mais negros fossem importados, pois o trabalho era essencialmente africano e afro-descendente. (Prandi, 2002, p.1).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Prandi explica que os povos da frica so classificados, grosso modo, em dois grandes grupos lingusticos: sudaneses e bantos. Os primeiros, de acordo com este autor, constituem os povos situados nas regies que hoje vo da Etipia ao Chade e do sul do Egito a Uganda mais o norte da Tanznia. Ao norte, diz Prandi, representam a subdiviso do grupo sudans oriental (nbios, nilticos e bris) e abaixo, o grupo sudans central, formado por inmeros grupos lingsticos e culturais que compuseram diversas etnias que abasteceram de escravos o Brasil, sobretudo os localizados na regio do Golfo da Guin e que, no Brasil, conhecemos pelos nomes genricos de nags ou iorubs. Na verdade, essas designaes mais genricas compreendem vrios povos de lngua e cultura iorub, entre os quais os oy, ijex, ketu (tradio do terreiro de Me Palmira), ijebu, egb, if, oxogb, e o outros. J os bantos, de acordo com Prandi, so os povos da frica Meridional e esto representados por povos que falam 700 e duas mil lnguas e dialetos aparentados, estendendo-se para o sul, logo abaixo dos limites sudaneses, compreendendo as terras que vo do Atlntico ao ndico at o cabo da Boa Esperana. Prandi (2000), explica ainda, que o termo banto foi criado em 1862 pelo fillogo alemo Willelm Bleek e significa o povo, no existindo propriamente uma unidade banta na frica.

50 As inmeras variantes culturais locais, segundo Prandi, no sobreviveram como unidades autnomas e muitas foram totalmente perdidas no Brasil. Diferenas especficas, ressalta o autor, foram apagadas, amalgamando-se em grupos genricos como jejes, nags, angola. A histria desse apagamento das diferenas comeou no incio do infame processo do trfico de negros. De acordo com Prandi, ao chegar no Brasil, o escravo recebia freqentemente no a designao de sua verdadeira etnia, mas a do porto de embarque. Por exemplo, diz ele, chamava-se indistintamente mina a todos aqueles que passavam pelo forte de Mina, fossem achntis, jejes ou iorubs. 2.3 - Sem histria e sem alma
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Os negros que chegavam ao Brasil, para a Igreja Catlica no tinham alma. Para comerciantes e senhores de escravos, os negros no podiam ser distinguidos de animais ou objetos. Isso evidenciado em diversos exemplos de manchetes de jornais da dcada de 1850, citados por Berkenbrock (1998). Para mencionar apenas uma dessas manchetes:
G. A Blosen vende ou aluga sua casa, rua Canella, com uma mulata, e a Enciclopdia Britnica de 26 volumes, obra mais perfeita que existe. (Jornal da Bahia 30 de setembro de 1854). (Berkenbrock, op. cit.,p. 88).

Apesar da Igreja Catlica e dos senhores de escravos, os negros que chegavam ao Brasil traziam suas culturas e com ela, sua religio: a religio dos Orixs. Para Berkenbrock, esta sem dvida a religio africana que mais influenciou a formao das religies afro-brasileiras. De acordo com Ligiro, foi somente a partir de 1741 que o negro passou a ter alma, pelo menos, afirma, para a Igreja Catlica. Ligiro conta que foi neste ano que a bula papal Immensa Postorum, do papa Bento XIV atesta que os negros, apesar de infiis, poderiam ser convertidos ao cristianismo, como todas as demais raas. E como era para a Igreja Catlica a alma negra?
Se o negro ganhava o direito de ter alma, esta alma seria branca, atrelada aos conceitos da religio oficial. A Igreja no poderia jamais conceber o quanto era original a concepo

51
de alma trazida pelos negros escravos vindos da frica para o Brasil. Tampouco desconfiava da profundidade de seus mitos, da complexidade de seus ritos e da tenacidade de sua f. (Ligiro, Revista Ano Zero, 1990, p. 7).

A manifestao das crenas nativas africanas, explica Ligiro, trouxe novas formas de sentir e pensar a relao com a terra e o universo. Este autor tambm evidencia que diversos grupos tnicos deixaram uma herana visvel at hoje. Ligiro pergunta como foi possvel a sobrevivncia dessas culturas no Brasil? De acordo com o pesquisador, alguns estudiosos chamam ateno para o fato de que, na frica, quando o indivduo vai para a cidade, abandona por completo sua relao com a floresta e com a tribo de origem.
Ele deixa de lado seus costumes e as religies de seu povo. Nesse sentido, tanto o islamismo quanto o cristianismo so associados ao progresso e entrada no chamado mundo civilizado branco europeu. No Brasil, o fenmeno foi inverso. O negro conservou as suas tradies porque, atravs da memria de sua gente, encontrava foras para suportar a escravido. (op.cit.,p.3)

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Ainda segundo Ligiro, a permisso oficial para a realizao dos batuques, concedida no sculo XVIII, garantiu o espao para a livre manifestao da cultura africana2. Esses batuques, afirma, reuniam numa nica celebrao vrias naes negras rivais, servindo como estmulo ao dilogo entre elas, o que acabou, diz Ligiro, conduzindo a uma fuso de cultos e rituais de distintas cidades africanas num mesmo terreiro. 2.4 - A rvore do esquecimento Em Wuid, onde ficava um dos grandes portos de embarque de escravos, na frica, os negros percorriam um caminho de 5 quilmetros da cidade at o porto. Neste percurso, todo escravo que ia embarcar era obrigado a dar voltas em torno de uma rvore, a rvore do esquecimento. Em um depoimento de um dos lderes nags daquela regio ouvimos o seguinte: Brasil! Brasil! Os escravos destinados s Amricas eram trocados por bugingangas! Os escravos homens davam nove voltas em torno da rvore e as escravas, sete. Depois disso, supunha-se que os escravos perdiam a memria. Esqueciam seu passado, suas
2

O autor usa o termo cultura africana, mas prefiro pensar em culturas africanas.

52 origens, sua identidade cultural, para se tornarem seres sem nenhuma vontade de reagir ou se rebelar. Que aberrao! Que contradio! Na histria humana algum j viu um nag esquecer suas origens? Sua identidade cultural? Se ela est to marcada em seu rosto e to incrustada em seu corao?3A escravizao, segundo Berkenbrok, significou para cada indivduo a separao dos laos sociais e familiares africanos, com os quais esto ligados normas e valores como a lngua e a religio. Este autor assinala que por muito tempo havia apenas duas possibilidades de deixar a classe de escravo: fugir ou morrer.
Tirar a prpria vida era uma forma de resistncia. Os escravos sabiam bem que podiam atravs do suicdio prejudicar o seu dono e souberam utilizar esta forma de vingana. Inclusive crianas chegaram a se suicidar. Curiosamente o nmero de suicdios era maior entre os escravos de bons donos. O suicdio no tinha apenas motivo poltico, mas tambm religioso. Atravs da morte, havia a esperana de voltar ptria dos pais. (Berkenbrok. 1998, p. 84).

PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Berkenbrok acrescenta que o suicdio tambm foi praticado como forma de vingana religiosa, ou seja, atravs desta morte, o escravo transformava-se num esprito mau, que poderia perseguir e prejudicar seu senhor branco. Ainda de acordo com Berkenbrok, uma outra forma de doena que custou muitas vidas de escravos africanos era parecida com o suicdio: o banzo.
O banzo era uma espcie de aguda saudade. Saudade no sentido religioso-mstico-social. O banzo a saudade ocasionada pelo grande sentimento de perda da ordem original. A ordem social do local de nascimento dos africanos, que no conheciam nenhuma diviso entre mundo secular e religioso, era um conjunto de valores religiosos, costumes sociais, tabus, possibilidades de desenvolvimento, locais msticos, etc, que davam vida sentido e destino. Muitos no agentavam esta separao e morriam. O banzo era descrito como uma profunda tristeza e apatia. Os escravos que aparentavam tristeza eram vigiados para que no provocassem o suicdio atravs da ingesto de terra ou mandioca venenosa. Os doentes de banzo no reagiam mais dor, ao castigo, fome ou sede e finalmente morriam desta doena. (Berkenbrok, op.cit, p. 85).

Ao falar de memria e esquecimento a respeito das religies afrobrasileiras, olho pelo furo no caroo de dend j espiado por Roger Bastide. O captulo trs Os problemas da memria coletiva, de sua obra As religies africanas no Brasil (1971), fundamental para a discusso que inicio agora.
3

Depoimento transcrito do documentrio produzido por Renato Berbieri Atlntico Negro na rota dos Orixs (1998).

53 Logo de incio, Bastide afirma que toda religio se compe da tradio de gestos estereotipados e de imagens mentais, ritos e mitos respectivamente. Mito para o antroplogo, seria uma definio ou uma justificao dos gestos cerimoniais. O mito aparece como um modelo que deve ser reproduzido, a narrao de um acontecimento passado, ocorrido na aurora do mundo, o qual preciso repetir para que o mundo no acabe no nada. (Bastide, op. cit., p. 333). Bastide liga ento mito, lembrana pura4 e rito memria do gesto. Outra importante discusso feita por Bastide a distino de dois tipos de memrias, resgatada de Bergson: a motriz, compreendida no corpo, e a das imagens puras, capaz de autocristalizao. Essa diferena nos ajuda, segundo o antroplogo, a distinguir mito e rito, a entender a distncia que separa os dois conceitos e ainda a
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

compreender porque, os diversos elementos da vida religiosa no Brasil mostraram resistncia varivel mudana ou ao esquecimento. Atravs dessa reflexo, Bastide acaba por assegurar que os ritos afro-brasileiros resistiram mais tenazmente que os mitos desse complexo religioso no Brasil. Apesar de reconhecer a existncia de poucos mitos afro-brasileiros no pas, Bastide se apressa em esclarecer que isso no significa dizer que eles apenas no existem. Essa lacuna no conhecimento pode estar ligada, para o pesquisador tanto falta de interesse ou curiosidade dos pesquisadores como lei do segredo. Todos os etngrafos que se interessam pela vida dos candombls so surpreendidos pela importncia que a desempenha o segredo como arma de defesa contra os brancos. Os sacerdotes no gostam de explicar a simples curiosos os motivos profundos dos ritos, mesmo nos pblicos, de medo que deles se utilizem contra eles, ou para caoar de suas supersties. (Bastide,1971, p. 334). na memria dos babalas ou dos babalorixs que a mitologia africana preservada, assim como as filhas-de-santo tambm sabem, explica Bastide, que seus passos de dana constituem uma espcie de linguagem motora, que descrevem em movimentos e gestos hierticos as aventuras passadas de Voduns e dos Orixs. O que Bastide vai perceber , segundo ele, a fragilidade dessa

Coloquei o termo entre aspas menos para atribuir o conceito a Bastide e mais para evidenciar que tenho dificuldades de concordar com o prprio conceito.

54 tradio oral em relao tradio motriz. Ao perder sua primitiva riqueza de detalhes passando de boca em boca, de gerao gerao, reduzindo-se apenas explicao dos gestos, o mito no mais subsiste em sua ligao com o ritual.
Seria um erro dizer: os mitos esto perdidos; as pesquisas feitas por Ren Ribeiro e por Verger na Bahia ou as realizadas por mim mesmo provam, em compensao, que muitos dos mitos originais da frica tm seus correspondentes exatos no Brasil, os de Exu, de Shang, de Oxal, de Oxoce, e que as narrativas explicativas dos Odu da adivinhao esto hoje, em sua maioria, transcritos cuidadosamente em humildes cadernos escolares, no se perdendo mais na nova ptria. Mas o que certo que o mito no subsiste a no ser como definio do rito. Preservou-se em funo de sua ligao com os gestos ou com as regras da adivinhao. apenas na medida em que as recordaes puras de Bergson podem se ligar a mecanismos motores que preciso reconhec-lo (o mito), perdendo seu esplendor lrico, sua riqueza, uma vez que esses mecanismos motores so mais slidos e mais dificilmente esquecedios porque compreendidos no organismo vivo que as histrias dos deuses puderam subsistir, mas de modo alterado. (p. 335).
PUC-Rio - Certificao Digital N 0114346/CA

Bastide se pergunta o que desapareceu do mito e por que? Para ele, o mito representa a estrutura de uma determinada sociedade, reflete a organizao das linhagens, a formao da autoridade, as regras da vida comunitria. A escravido, afirma Bastide, destruiu a organizao da sociedade negra e ela s vai se reorganizar reinterpretando alguns costumes arcaicos, mas reconstituindo-se conforme as normas e modelos da sociedade luso-brasileira. Vimos no incio desta reflexo que, na fala do lder nag, no havia nenhuma disposio para o esquecimento. E, na verdade, o enfraquecimento dos mitos africanos, como explica Bastide, no foi devido a um verdadeiro esquecimento de natureza psicolgica, provocado pelo tempo destruidor, mas falta de pontos de referncia para ligar as lembranas. No o uso continuado, mas a mudana social que explica o desaparecimento das imagens. (id.,p. 336). Tenho pensado com Bastide em qual teria sido o resultado da soma de tantos esquecimentos construdos historicamente como esses. Arrisco uma resposta: se hoje a sociedade brasileira possui uma representao homognea do pas e de si mesma porque aprendemos a esquecer. , ao concordar com Bastide, ou seja, que esse tipo de esquecimento no tem como causa o tempo destruidor, que se trata, portanto, de uma construo, sou obrigada a perguntar como esse esquecimento construdo ainda hoje?

Anda mungkin juga menyukai