Anda di halaman 1dari 13

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANDA DO NORTE

Av. do Comrcio, s/n, Centro Miranda do Norte Cep.: 65.495-000 Fone: (98) 3464 1139 E-mail: semusmiranda@yahoo.com.br

SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE SEMUS

PLANO DE AO DA VIGILNCIA EM SADE AMBIENTAL

Miranda do Norte-MA 2013

APRESENTAO

A Vigilncia em Sade Ambiental um conjunto de aes que proporciona o conhecimento e a deteco de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes no meio ambiente que interferem na sade humana, com a finalidade de identificar as medidas de preveno e controle dos fatores de risco ambientais relacionados s doenas ou outros agravos sade. No municpio de Miranda do Norte a Vigilncia em Sade Ambiental est inserida na estrutura da Secretaria Municipal de Sade, sendo regulamenta pela Lei N 30 de 06 de maio de 2010. O principal foco de ateno para o desenvolvimento das aes da Vigilncia Ambiental centra-se nos fatores no biolgicos do meio ambiente que possam promover riscos sade humana. Visando a melhoria nas estratgias da qualidade da gua para o consumo humano, ar, solo e na qualidade de vida dos habitantes do municpio de Miranda do Norte, o gestor municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Sade decidiu implantar a Coordenadoria de Vigilncia em Sade Ambiental. Para a formulao do Plano de Ao da Vigilncia em Sade Ambiental exerccio 2013, realizou-se o levantamento de problemas e de propostas de aes a serem desenvolvidas no mbito municipal, em conjunto com os profissionais da Vigilncia Epidemiolgica, Vigilncia Sanitria e da Ateno Bsica. Adotaram-se como referenciais, para a elaborao do Plano de Ao: Plano Municipal de Sade, Pacto pela Sade e as Diretrizes Nacionais da Vigilncia em Sade Ambiental. O presente plano de ao contempla o quadro de atividades, metas e resultados esperados para nortear futuras aes e estratgias no municpio.

1-

Justificativa

Atualmente podemos evidenciar sinais de deteriorao no ambiente em todo o planeta. A destruio dos ecossistemas, a crescente contaminao da atmosfera, solo e gua, bem como o aquecimento global so exemplos do impacto das atividades humanas sobre o ambiente. No Brasil podemos evidenciar esses problemas em algumas localidades, advindos de problemas passados ou presentes, como a disposio inadequada de resduos industriais, a contaminao dos mananciais de gua e as ms condies de trabalho e moradia, sendo assim, esses problemas podem interagir sobre grupos populacionais vulnerveis. Esse conjunto de fatores torna o Brasil, e alguns outros pases em desenvolvimento, singulares na configurao de riscos sade provenientes de condies ambientais adversas. Devemos ressaltar que isso impe a necessidade de interveno sobre esses novos problemas, bem como a abordagem de velhos problemas sob uma nova perspectiva integradora. O setor sade deve atuar nessas aes de vigilncia ambiental, atravs do tradicional cuidado de pessoas e populaes atingidas pelos riscos ambientais, tais como: intoxicaes por produtos qumicos e as doenas transmitidas por vetores, ou atravs das aes de preveno e promoo da sade. Essa tendncia tem apontado necessidade de superao do modelo de vigilncia sade voltada para agravos e a incorporao da temtica ambiental nas prticas de sade pblica. Com a finalidade de adotar medidas de promoo, proteo e preveno em sade ambiental faz-se necessrio implantar e implementar aes de Vigilncia em Sade Ambiental, em especial a melhoria da qualidade da gua, ar, solo, substncias qumicas, desastres naturais, acidentes com produtos perigosos, fatores fsicos e ambiente de trabalho, de forma a garantir uma melhoria na qualidade de vida da populao mirandense.

2-

Objetivos

2.1- Objetivo Geral


Garantir melhoria na qualidade da gua, ar e solo atravs de aes de vigilncia em sade ambiental evitando riscos a populao.

2.2- Objetivos Especficos


Realizar monitoramento e inspees nos sistemas de abastecimento de gua; Contribuir para o controle de agravos associados origem e veiculao hdrica; Estabelecer mecanismos de atendimento as reclamaes; Atualizar os cadastros dos sistemas de abastecimento de gua; Emitir relatrios tcnicos a cada inspeo nos sistemas de

abastecimento de gua; Desenvolver aes educativas voltadas para vigilncia da gua para consumo humano, populaes expostas a situaes de risco, vigilncia ambiental s reas com solo contaminado; Cadastrar e mapear reas de contaminao do solo que tenham potencial de risco sade humana.

3-

Caracterizao do Municpio
O municpio de Miranda do Norte possui uma rea territorial de

aproximadamente 341,107Km, segundo o IBGE (2012), a populao estimada de 25.681 habitantes, sendo que 20.956 pessoas so residentes na rea urbana e 4.725 pessoas so residentes na rea rural. Encontra-se localizado na mesorregio do norte maranhense, limitandose ao norte com os municpios de Anajatuba e Itapecuru-Mirim, ao leste com o municpio de Itapecuru-Mirim, ao sul com Mates do Norte e a oeste com o municpio de Arari. Geograficamente caracteriza-se por regio de plancie, com vegetao do tipo matas, capoeiras, serrados, babauais e pequena quantidade de madeira de lei. O clima na regio tropical com estao seca.

4-

Saneamento

4.1- Abastecimento de gua


O municpio de Miranda do Norte possui um deficiente sistema de abastecimento de gua, essa deficincia se d devido falta de rios e lenis freticos profundos, que inviabiliza o abastecimento de gua potvel satisfatrio a populao e construo de poos artesianos. Atualmente o abastecimento de gua feito pela CAEMA, porm de forma precria vindo da cidade de Cantanhede passando por Mates do Norte at chegar ao municpio de Miranda do Norte e pela barragem de Santa Brbara. Segundo dados do SIAB (2013) o fornecimento de gua encanada e tratada abrange 78,08% dos domiclios, seguido de 17,15% de abastecimento de poo ou nascente e 4,77% outros.

4.2- Esgotamento Sanitrio


No existem no municpio sistema de tratamento de esgoto, dados do SIAB (2013) referem que 56,57% dos domiclios utilizam fossas spticas para coleta de dejetos, 42,23% tem dejetos jogados a cu aberto e 1,19% utilizam outros sistemas para destino dos dejetos.

4.3- Coleta e Destino do Lixo


A coleta do lixo feita de forma regular no centro da cidade e nos bairros, obedecendo ao calendrio da Secretaria de Infraestrutura. Com relao ao destino do lixo, o municpio no possui sistema de aterro sanitrio e nem usina de reciclagem do lixo. Segundo dados do SIAB (2013), o destino do lixo por coleta pblica de 59,27%, enterrado/queimado de 24,54% e 16,19% jogado a cu aberto.

4.4- Meio Ambiente


O meio Ambiente vem sofrendo agresses principalmente ligadas s aes do prprio homem, como as queimadas e derrubadas de matas, resultantes de prticas agrcolas rudimentares. O nvel de poluio do ar, solo e gua, em que pese deficincia de polticas de controle do uso de inseticidas, coleta, destino do lixo e dejetos, necessita de avaliao de forma a garantir a populao nveis que no comprometa a sade.

5-

Sistemas de Abastecimento de gua


Zona Rural Pindoval Cariongo I Cariongo II Cariongo III Campestre Monte Lindo gua Preta Vila Barragem Prata Bebedouro Santa Brbara Morro Grande Cigana Joaquim Maria gua Fria 05 poos 01 poo 02 poos 02 poos 01 poo 01 poo 01 poo 01 poo 01 poo 01 poo 01 poo 01 poo 01 poo 01 poo 01 poo

6-

Recursos

6.1- Recursos Humanos


01 coordenador 01 Agente de vigilncia em sade ambiental 01 Qumico

6.2- Recursos Materiais


Estruturao do espao fsico adequado para realizao de suas funes e servios; 01 computador; 01 impressora; Formulrios de cadastro; Formulrios para inspees e fiscalizaes; Equipamento de proteo individual; Caixas trmicas; Termmetro; Kits de medio de campo (cloro residual e pH); Bolsas plsticas com e sem tiossulfato de sdio; GPS.

7-

Proposta de Servios em Vigilncia Ambiental

Cadastramento; Fiscalizao; Implantao dos sistemas VIGIGUA, VIGIAR e VIGISOLO;

Aes educativas relacionadas vigilncia em sade ambiental; Monitoramento dos sistemas de abastecimento de gua; Monitoramento das reas de solo contaminado.

8-

Consideraes finais
Este plano de ao em Vigilncia em Sade Ambiental dever ser

executado no ano de 2013, visando implementao da estrutura e gerenciamento da vigilncia em sade ambiental. Por se tratar de um tema inovador este plano apresenta-se como um desafio para a implementao das aes de vigilncia em sade ambiental, dentre esses desafios podemos citar: integrar de forma efetiva a comunidade nas aes preventivas e corretivas, trabalhar a intersetorialidade entre os rgos municipais, em especial sade, meio-ambiente e educao, e ainda garantir o apoio e a logstica s equipes de campo: treinamento, transporte, equipamentos de proteo individual, enfim, infraestrutura necessria. importante o planejamento e acompanhamento de execuo das aes, bem como a avaliao dos resultados obtidos para eventuais redirecionamentos e adequaes das estratgias propostas.

IDENTIFICAO DO PROPONENTE

MUNICPIO: Miranda do Norte-MA NOME DO RGO: Secretaria Municipal de Sade CNPJ: 12.553.806/0001-96 RESPONSVEL: Marianna Arajo Silva PROFISSO: Enfermeira RG: 37152694-9 SSP-MA CPF: 752.968.613-53 ENDEREO: Avenida do Comrcio s/n - Centro CEP: 65495-000 TELEFONE: (98) 3464-1139 / (98) 8146-1494 E-mail:semusmiranda@yahoo.com.br ORGO RESPONSVEL PELA GESTO DAS AES EM VIGILNCIA EM SADE AMBIENTAL: Departamento de Vigilncia em Sade Ambiental RESPONSVEL PELA ELABORAO: Walberlena Alice de Melo PROFISSO: Enfermeira E-mail: walberlena_alice@yahoo.com.br TELEFONE: (98) 8235-7534 / (98) 9968-1658

9Ao

Quadro de Aes e Metas para Estruturao da Vigilncia em Sade Ambiental Atividades Sensibilizar o Gestor Municipal. Meta/Resultado esperado Gestor sensibilizado. Responsvel Secretria Assessoria Tcnica Coord. VSA Gestor Municipal. Secretria de Sade. Assessoria Tcnica. Coord.VSA. Parcerias Recursos Financeiros Perodo de execuo At Julho de 2013. Meios de Verificao Plano de Ao.

Apresentar o plano de ao em VSA.

Dispor de Lei de criao da VSA Estruturar na estrutura VSA legalmente legalmente a organizacional da instituda no VSA. SEMUS com municpio. atribuies e competncias. Regularidade Estruturar no espao fsico Dispor de fornecimento adequado. estrutura fsica de insumos. Viabilizar o e recursos Aquisio de fornecimento de humanos para computador, insumos para as desenvolviment impressora, aes da VSA. o das aes de cmera Disponibilizar VSA. fotogrfica. equipamentos especficos.

At dezembro de 2013.

Lei de criao da VSA publicada em Dirio Oficial.

Secretria de Sade.

R$ 2.500,00

At dezembro de 2013.

Notas Fiscais.

Atender denncias do VIGIGUA. Implementar aes educativas de VSA para a populao. Elaborar material educativo (folders e cartilhas) Realizar VSA relacionada qualidade da gua. Realizar inspees em todos os sistemas de abastecimento de gua. Realizar VSA relacionados populao exposta ou sob

Atendimento as reclamaes. Realizar atividades educativas em escolas, associaes de moradores e empresas. Confeco e reproduo de folders e cartilhas.

Atender 100% da demanda de denncias.

Coord. VSA Agentes VSA

NMES PSF PACS Secretari a de Educa o. NMES

At dezembro de 2013.

Protocolo de entrada de denncias e termos emitidos. Relatrios das atividades realizadas.

100% de atividades educativas. Material educativo elaborado e disponibilizado populao.

Coord. VSA Agente VSA

R$1.000,0 0

At dezembro de 2013.

Secretaria de Sade. Coord. VSA.

R$ 1.500,00

At dezembro de 2013. At dezembro de 2013. At dezembro de 2013. At dezembro de 2013.

Notas Fiscais.

Realizar coleta Cumprir o plano Coord. VSA de gua para de Agente VSA anlise qumica e amostragem. laboratorial. Inspecionar 100% dos sistemas de abastecimento. Cadastrar reas com populao expostas ao solo contaminado. 100% dos sistemas inspecionados. 100% de reas cadastradas. Coord. VSA Agente VSA Qumico Coord. VSA Agentes VSA

LACEN

R$ 1.000,00

Laudos Tcnicos.

Relatrios. Termos preenchidos. Relatrios. Fichas de cadastro.

risco de exposio ao solo contaminado. Solicitar junto equipe da Vigilncia Sanitria a vistoria nos carros pipa para emisso de alvar sanitrio.

Solicitar a regulamenta o dos carros pipa.

100% dos carros pipa vistoriados e regulamentado s.

Coord. VSA Agentes VSA

At dezembro de 2013.

Alvar sanitrio emitido.

Marianna Arajo Silva Secretria Municipal de Sade

Anda mungkin juga menyukai