Anda di halaman 1dari 10

Anlise Referencial versus Anlises Vertical e Horizontal aplicadas ao setor de telecomunicaes

Alberto Shigueru Matsumoto1,2 011052@terra.com.br Johnny Santana de Carvalho 1 johnline@uol.com.br

1 Universidade Catlica de Braslia UCB, Braslia (DF), Brasil 2 Fundao Visconde de Cairu FVC, Salvador (BA), Brasil RESUMO
Objetivando facilitar e balizar suas decises de investimento, foi desenvolvida a Anlise Referencial, proposta por Saporito (2005), em sua tese de doutorado na USP, que busca ser um mtodo de melhor manuseio e visualizao dos dados extrados das demonstraes contbeis. Para testar o novo mtodo, foram utilizadas as anlises horizontal e vertical, tradicionalmente utilizadas pelos contadores como formas fidedignas de se obter informaes sobre empresas. Concluiu-se, aps a aplicao dos trs mtodos ao setor de Telecomunicaes, nos perodos de 1999 a 2004, que a anlise referencial cumpre aquilo a que se prope, ou seja, em uma s Tabela/Planilha foi possvel efetuar anlises de vrias empresas do setor, tanto horizontalmente como verticalmente. Da mesma forma, a anlise de uma s empresa foi possvel de ser elaborada com os dados de vrios demonstrativos contbeis (balano social, demonstrativo de resultado de exerccio e a demonstrao de origens e aplicaes de recursos) em 6 anos, tendo apenas uma base. Ao contrrio da anlise horizontal, a anlise referencial possibilita no s a evoluo, mas tambm a comparao com outros indicadores de outras demonstraes em uma s tabela. As limitaes constatadas foram as mesmas das anlises vertical e horizontal.

Palavras-Chave: Anlise Referencial, Anlises Vertical e Horizontal.

1. INTRODUO As anlises financeiras de balano constituem-se em importante instrumento para a tomada de deciso de gestores, administradores, clientes, fornecedores, bancos, acionistas, entre outros grupos. Desta forma, os contadores tm o grande desafio de tornar essas informaes acessveis ao pblico que delas necessita para escolha em determinados investimentos e aplicao de suas finanas.
A anlise de balanos envolve a avaliao de um conjunto de demonstraes financeiras e outras informaes fornecidas pelas empresas, no se limitando exclusivamente ao Balano Patrimonial e Demonstrao de Resultado do Exerccio. (SCHRICKEL, 1999, p. 118)

Dentre os mtodos tradicionalmente utilizados, encontram-se as anlises horizontal e vertical. A anlise vertical mostra a composio das contas que se encontram nos demonstrativos financeiros, enquanto que a anlise horizontal demonstra a evoluo das diversas contas da empresa ao longo dos anos e so utilizadas em conjunto como subsidio a formao de conseguir um diagnstico da sade econmico-financeira da empresa. Segundo Matarazzo (1997, p. 249) a anlise vertical baseia-se em valores percentuais das demonstraes financeiras, enquanto a anlise horizontal baseia-se na evoluo de cada

conta de uma srie de demonstraes financeiras em relao demonstrao anterior e/ou em relao a uma demonstrao financeira bsica, geralmente a mais antiga da srie. Com o objetivo de facilitar a apresentao dos demonstrativos financeiros, foi desenvolvido um novo tipo de anlise, denominada anlise referencial, proposta por Saporito (2005, p.51), que descreve:
A anlise referencial diferencia-se da anlise vertical e tambm da horizontal por conservar uma nica base para todas as demonstraes contbeis estudadas, em qualquer data ou poca. O valor do ativo total mais recente funciona como base nica de comparao.

O autor menciona que a melhoria encontrada em sua anlise a facilidade de visualizao por parte do tomador de deciso. O problema de pesquisa pode ser sintetizado como sendo: quais diferenas, aplicadas ao setor de telecomunicaes, sero encontradas entre a anlise referencial, comparando-a com a anlise vertical e horizontal, e como saber qual o melhor mtodo empregado? Pela necessidade dos administradores internos e analistas que visam uma avaliao de desempenho geral, notadamente como forma de identificar os resultados (conseqncias) retrospectivos e prospectivos das diversas decises financeiras tomadas (Martins & Assaf Neto, 1993, p. 234), busca-se neste trabalho averiguar as potencialidades e limitaes da anlise referencial desenvolvida por Saporito. Da mesma forma visa compar-la aos tradicionais mtodos de anlise horizontal e vertical, verificando-se a aplicabilidade do novo mtodo em relao aos mtodos anteriormente desenvolvidos. Por conseguinte, delineou-se como objetivo principal comparar a anlise referencial s anlises horizontal e vertical, aplicando-as ao setor de telecomunicaes, durante os exerccios de 1999 a 2004. Parte-se do pressuposto que os mtodos mencionados so complementares, ou seja, aplicados isoladamente no fornecem subsdios suficientes para a tomada de deciso. O presente trabalho est estruturado da seguinte forma: nas sees 2, 3 e 4 ser apresentado o referencial terico; na seo 5, a metodologia utilizada; na seo 6, a anlise e discusso dos resultados; e na seo 7, as consideraes finais. 2. ANLISE VERTICAL E HORIZONTAL 2.1. PRINCIPAIS CONCEITOS Historicamente, as anlises de demonstraes contbeis passaram a ter importncia crucial para se obter um diagnstico da situao financeira de uma empresa. Segundo Pires (1996, p. 81):
A evoluo das tcnicas de anlise das demonstraes contbeis no objetivava o estudo geral e holstico que o fenmeno patrimonial comporta. Eram adoes isoladas de tcnicas desenvolvidas especificamente por banqueiros que necessitavam conhecer a riqueza patrimonial de seus devedores. Somente na dcada de oitenta, no Brasil, comea a se identificar uma tendncia viso holstica, sem contudo estar apoiada em contedo cientfico e lgico. Estruturava-se na anlise e tcnica de extrao de informes e ndices das demonstraes contbeis padronizadas conforme a Lei 6.404-76 (Lei das SAs).

Dentre as anlises de demonstraes contbeis que passaram a ser utilizadas, esto as anlises horizontal e vertical que, entre outras vantagens, so as formas mais simples e

eficientes para se adquirir uma viso geral sobre os demonstrativos econmico-financeiros da empresa (SCHRICKEL, 1999, p. 132). A Anlise Vertical (AV) ou de Estrutura, segundo Fernandes (1997, p. 66):
(...) o processo que objetiva a medio percentual de cada componente em relao ao total de que faz parte. A proporo de cada parte em relao ao total definida mediante aplicao da regra de trs simples. A determinao da porcentagem de cada elemento patrimonial em relao ao conjunto indica o coeficiente dos diversos grupos patrimoniais, fornecendo, assim, idia precisa de distribuio dos valores no conjunto patrimonial. importante saber a porcentagem de cada grupo em relao ao total, pois, por meio dessa anlise, podemos aquilatar se h excesso de imobilizao, insuficincia de capitais ou de disponibilidades, excesso de determinada despesa, etc.

Segundo esse autor, a Anlise Horizontal (AH) ou de Evoluo:


(...) corresponde ao estudo das variaes ocorridas, em perodos de tempos consecutivos, nos itens que compem esses demonstrativos. Adota-se o ndice 100 (cem) como representativo dos valores monetrios do ano que serve para confronto com os valores dos demais perodos. Pela regra de trs simples, calculam-se os ndices correspondentes aos perodos que sero confrontados com o perodo-base. Dependendo da utilidade, face ao objetivo da anlise, pode-se calcular a AH alternada, ou seja, considerando-se o ano imediatamente anterior como base. Esse tipo de anlise tem por objetivo a apreciao da evoluo dos componentes patrimoniais ou de resultado em determinada srie de exerccios. Presta-se, tambm, anlise prospectiva do patrimnio ou de resultado no horizonte temporal, permitindo a avaliao das perspectivas econmicas e financeiras da entidade. A razo principal da utilizao de nmeros-ndices, nesse tipo de anlise, a facilidade que esse sistema proporciona para a observao do crescimento dos saldos das contas componentes dos demonstrativos.

Ainda segundo o autor, a inflao prejudica a comparao dos balanos sucessivos na Anlise Horizontal. Para evitar que sejam obtidas concluses errneas na anlise em questo, eliminam-se as variaes devidas inflao, convertendo-se todos os valores moeda da mesma data. Geralmente corrige-se para os valores do ltimo exerccio pois, por este estar mais prximo da data das anlises, apresenta uma melhor noo dos valores de demonstrativos anteriores em termos de valor presente. Para que o analista no se confunda com os clculos da anlise horizontal fundamental que as contas tenham uma ordem de grandeza (SCHRICKEL, 1999, p. 139). De acordo com Matarazzo (1997, p. 253), a Anlise Horizontal pode ser efetuada atravs do clculo das variaes em relao a um anobase quando ser denominada Anlise Horizontal encadeada ou em relao ao ano anterior quando ser denominada Anlise Horizontal anual.

Sinteticamente, Matarazzo (1997, p.249) conceitua as anlises horizontal e vertical como mtodos que apontam qual o principal credor e como se alterou a participao de cada credor nos ltimos dois exerccios. Segundo Ribeiro (2001, p. 117), a Anlise Vertical consiste na determinao de cada conta ou grupo de contas em relao ao seu conjunto, enquanto que a Anlise Horizontal a comparao dos componentes do conjunto em vrios exerccios, por meio de nmeros-ndices, objetivando a avaliao ou o desempenho de cada conta ou grupo de contas ao longo dos perodos analisados. As anlises horizontal e vertical devem ser utilizadas em conjunto, pois ambas se complementam, gerando informaes mais fidedignas da situao financeira da empresa. 2.2. POTENCIALIDADES E LIMITAES As potencialidades encontradas nas anlises horizontal e vertical so: permitir que se analise a tendncia passada e futura de cada valor contbil (ASSAF NETO, 2001, p. 104 e 105); possibilidade de conhecer a tendncia de determinados grupos patrimoniais, em relao ao conjunto (FRANCO, 1992, p. 134). Quanto s limitaes, observou-se nos mtodos analisados: certos itens do balano podem no refletir exatamente o montante lanado (ASSAF NETO, 2001, p. 111); necessidade de ajustes ao balano, visando que se enquadrem com maior realismo s exigncias e aos objetivos da anlise (Idem); consolidao das demonstraes contbeis da empresa controladora com as da controlada, considerando a existncia de um lucro gerado em operaes entre empresas integrantes da mesma unidade econmica, sem que tais operaes aumentem o fluxo de recursos financeiros, poderia levar o analista a srio erro na avaliao das tendncias do empreendimento, sugerindo, s vezes, aplicaes em uma empresa cujo horizonte, talvez, esteja no fim (BRAGA, 1999, p. 122); os princpios, as convenes e os critrios utilizados podem distorcer uma apreciao sobre a empresa analisada (Idem, p.54); o instrumento de mensurao utilizado em contabilidade a moeda que, no sendo estvel, implicar, necessariamente, o afastamento entre o valor contbil e o valor de mercado (Ibidem). 3. ANLISE REFERENCIAL 3.1. PRINCIPAIS CONCEITOS O mtodo proposto por Saporito (2005, p. 49) a Anlise Referencial, que objetiva a comparao simultnea de contas e grupos de contas das vrias espcies de demonstraes contbeis, em diversas datas ou perodos. Segundo o autor, neste novo mtodo, no h necessidade de isolar a espcie de demonstrao contbil para aplic-la. A tcnica permite incluir, alm dos balanos patrimoniais, as outras demonstraes que o usurio considere importante compararem.

Conforme anteriormente citado, as comparaes neste novo mtodo so em relao ao ativo total do balano mais recente que adquire a condio de base 100. E o balano mais recente equivale anlise vertical. Na anlise referencial, os nmeros representativos das vrias contas so comparados entre si, para qualquer demonstrao ou poca. Saporito (2005, p. 50) utiliza-se do ativo total como base nica pois, segundo o autor, este representa o volume total de recursos financeiros disposio da empresa. De acordo com o autor: Estabelece-se como base 100 o ltimo ativo total e verifica-se o quanto representa as diversas contas das demonstraes atuais e anteriores comparativamente a ele. Dessa forma, quanto menores forem os nmeros dos ativos totais de balanos anteriores, na anlise referencial, maiores sero os crescimentos. Passa-se a ter a percepo de que nvel a empresa saiu para chegar aos atuais 100. Por ser originados da relao entre os valores monetrios originais das demonstraes contbeis e o ativo total mais recente, que funciona como constante, os nmeros da anlise referencial podem ser comparados entre si (SAPORITO, 2005, p. 54). 3.2. POTENCIALIDADES E LIMITAES Saporito (2005, p. 64 e 14) apresenta as seguintes potencialidades de seu mtodo: possibilidade de simultnea comparao de demonstraes contbeis de diversos tipos e pocas; as demais; possibilidade de comparar-se qualquer nmero nelas embutido com

quanto maior a srie temporal utilizada, mais visvel o benefcio de sua aplicao; grande viabilidade para auxiliar na anlise setorial, pois facilita a compreenso de quais empresas tiveram maior ou menor crescimento nos vrios itens escolhidos para efetuar as comparaes; facilitador da identificao e verificao de eventuais variaes nos preos das aes. Como principais limitaes, Saporito (2005, p. 65-66) pontuou: no oferece todos os elementos para que um analista externo chegue s concluses de que precisa; deixa de estabelecer relaes dentro de cada perodo, exceto o ltimo perodo; considera que todos os valores monetrios contemplados nos demonstrativos contbeis estejam em moeda de mesmo poder aquisitivo; inconsistncia e a reclassificao de contas patrimoniais tambm acarretam inadequadas comparaes. A validade das concluses fica ainda mais comprometida nas ocasies em que haja erro, omisso, falha na metodologia contbil e eventual fraude nas demonstraes contbeis.

4. ANLISE HORIZONTAL E VERTICAL VERSUS ANLISE REFERENCIAL Segundo Saporito (2005, p. 50) a principal diferena entre a anlise referencial e as anlises vertical e horizontal est relacionada base: enquanto na anlise referencial a base nica, independentemente da demonstrao analisada, e a mais atual possvel, o que permite a apreciao conjunta das demonstraes contbeis; na anlise vertical a base sempre o ativo total do ano em anlise e na horizontal o primeiro ano. A anlise referencial foi desenvolvida para facilitar a visualizao da demonstrao contbil, principalmente quando se trata de perodos longos. Apesar das anlises horizontal e vertical tambm se aplicarem a perodos longos, a demonstrao contbil se mostra de visualizao mais complexa, por apresentar maior quantidade de nmeros. Alm disso, a anlise referencial no traz resultados que traduzam significados especficos ao contrrio das anlises horizontal e vertical. Seu objetivo o de integrar as informaes consideradas teis pelo usurio, para permitir uma viso inicial da empresa estudada e aumentar sua percepo quanto a possveis correlaes e distores. Observa-se, ainda, que a anlise referencial possui as mesmas limitaes que outros mtodos de anlise de balanos, como: a) inflao, pois os poderes aquisitivos da moeda diferem de uma poca para outra, b) as regras da contabilidade, c) a defasagem temporal, etc (SAPORITO, 2005, p. 54). 5. METODOLOGIA 5.1. CLASSIFICAO DA PESQUISA Do ponto de vista de sua natureza, ser uma pesquisa aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para aplicao prtica e para soluo de problemas especficos. Ser estudada a aplicabilidade de um novo mtodo de anlise de demonstrativos financeiros, a Anlise Referencial, e compar-la s Anlises Horizontal e Vertical, com vistas a averiguar suas potencialidades e limitaes. A abordagem do problema ser qualitativa, ou seja, os dados apresentados sero analisados indutivamente, considerando as particularidades do setor econmico estudado e seu comportamento diante dos mtodos de anlise de balanos financeiros estudados. Quanto aos objetivos, ser exploratria, uma vez que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torn-lo explcito ou a construir hipteses ou suposies. Sero utilizados como subsdios ao estudo o levantamento bibliogrfico e os aplicativos Excel e Economtica no setor de Telecomunicaes, para melhor compreenso dos mtodos de anlise estudados e para testar a aplicabilidade do novo mtodo. O procedimento tcnico utilizado ser a pesquisa bibliogrfica, por ser elaborado a partir de material j publicado (reviso literria de diversos autores), constitudo principalmente de livros, artigos de peridicos e materiais disponibilizados na internet. 5.2. PRESSUPOSTOS Considerando-se o referencial bibliogrfico citado, o presente estudo parte do pressuposto que a Anlise Referencial um mtodo complementar de anlise de

demonstrativos financeiros, por no apresentar subsdios suficientes para o pblico que a utilizar tomar decises. 5.3. COLETA E ANLISE DOS DADOS Levantou-se o ativo total, o ativo circulante, o ativo realizvel a longo prazo, o ativo permanente, o passivo circulante, o patrimnio lquido, as receitas lquidas operacionais, o lucro lquido, o total de recursos obtidos e das operaes das empresas do setor de Telecomunicaes no consolidadas, nos exerccios de 1999 a 2004, pelo Economtica. Posteriormente, os dados levantados foram utilizados para teste da aplicabilidade da anlise referencial em relao s anlises horizontal e vertical, por meio do aplicativo Excel. 5.4. PROCEDIMENTOS ADOTADOS Os procedimentos adotados para verificao da hiptese apresentada foram: Levantamento dos seguintes demonstrativos financeiros, por meio do Economtica, das empresas do setor de Telecomunicaes: o ativo total, o ativo circulante, o ativo realizvel a longo prazo, o ativo permanente, o passivo circulante, o patrimnio lquido, as receitas lquidas operacionais, o lucro lquido, o total de recursos obtidos e das operaes; Utilizao dos demonstrativos financeiros levantados para averiguao da aplicabilidade da anlise referencial comparada s anlises horizontal e vertical, por meio de planilhas do Excel; Tabulao e anlise dos dados e informaes levantadas. 5.5. DELIMITAO DO ESTUDO No objeto de estudo de este trabalho correlacionar as anlises referencial, horizontal e vertical com os ndices financeiros; tampouco mostrar um dos mtodos como superior ao outro, sendo que so processos complementares. 6. ANLISE E DISCUSSO Foram extrados do software Economtica 72 empresas do Telecomunicaes, utilizando o patrimnio lquido no consolidado de 2004. setor de

Para seleo do grupo de empresas que seria analisado, levantou-se a mdia aritmtica do patrimnio lquido de todas as empresas do setor. Desta forma, extraram-se as empresas que possuam essa conta com mdia acima da verificada para o setor, ou seja, 14 empresas, que representavam 93,14% do patrimnio lquido total. Destas 14 empresas, somente 5 apresentavam a conta receita lquida operacional e, por isso, foram selecionadas. Este grupo representa 37,43% do patrimnio lquido total do setor. As empresas selecionadas pelo mtodo citado foram: Telesp Operac PN, Telemar Norte Leste PNA, Brasil Telecom PN, Tim Sul PNB, Tim Nordeste PNB. A partir dos demonstrativos financeiros destas empresas, foram aplicadas as anlises horizontal, vertical e referencial, nas contas: ativo total, ativo circulante, ativo realizvel a longo prazo, ativo permanente, passivo circulante, patrimnio lquido, receita lquida operacional, lucro lquido, total de recursos obtidos e das operaes.

O clculo da anlise referencial realizado da seguinte forma:


Anlise Re ferencial = conta a ser analisada 100 Ativo Total mais recente

Por exemplo, caso se queira saber o ativo permanente da Brasil Telecom PN de 2002 a 2004, divide-se o ativo permanente de 2002 pelo ativo total de 2004. Segue-se o mesmo modelo para os anos seguintes.
Anlise Re ferencial do Ativo Permanente = Ativo Permanente 2002 100 Ativo Total 2004

Utilizando o mtodo descrito, chegou-se aos dados da Tabela 1, relativos ao ativo total das empresas analisadas. Tabela 1 Anlise referencial do ativo total das companhias estudadas de 1999 a 2004
EMPRESAS Telesp Operac PN Telemar Norte Leste PNA Brasil Telecom PN Tim Sul PNB Tim Nordeste PNB 1999 95,6% 21,4% 16,1% 39,2% 23,3% 2000 106,4% 24,2% 77,9% 45,7% 37,5% 2001 122,0% 90,3% 87,6% 42,1% 37,0% 2002 119,6% 84,3% 94,8% 78,7% 39,2% 2003 107,2% 102,9% 93,5% 84,2% 29,9% 2004 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0%

Fonte: Dados estruturados pelos autores

Verifica-se que a evoluo do Ativo Total da Telesp Operacional em 1999 era 95,6% do ativo total de 2004, enquanto que as 4 empresas evoluram fortemente, com destaque para a Brasil Telecom, que em 1999 era apenas 16,1% de seu ativo total em 2004. Para demonstrar a aplicao da anlise referencial foram utilizadas as contas do ativo circulante, ativo permanente, patrimnio lquido, receita lquida operacional, lucro bruto, lucro lquido, total de recursos obtidos, despesas operacionais e itens que no afetam o capital circulante. Para evidenciar que a anlise referencial pode ser uma boa ferramenta de anlise inicial, de fcil visualizao, esta foi aplicada na empresa Tim Sul, conforme pode ser observado na Tabela 2:

Tabela 2 Anlise referencial das demonstraes contbeis da Tim Sul de 1999 a 2004 TIM SUL - No consolidado Ativo Total Ativo Circulante Permanente Passivo Patrimnio Lquido Demonstrao de Resultados Receita Lquida Operacional Lucro Bruto Lucro Lquido Origem e Aplicao de Recursos Total de Recursos Obtidos Despesas Operacionais Itens que no Afetam o Capital Circulante 0,9% 0,7% 3,6% 25,8% 2,8% 5,0% 7,5% 5,9% 6,9% 45,6% 5,2% 5,3% 20,3% 12,5% 4,2% 25,2% 22,9% 12,5% 19,3% 6,0% -2,9% 20,4% 7,3% -2,2% 22,0% 9,6% -1,0% 25,0% 9,9% -0,1% 42,6% 19,0% 8,4% 76,0% 35,1% 10,4% 10,2% 17,3% 16,4% 52,9% 57,6% 63,5% 1999 39,2% 9,3% 27,4% 2000 45,7% 8,8% 32,3% 2001 42,1% 6,3% 28,0% 2002 78,7% 15,4% 57,5% 2003 84,2% 38,5% 37,3% 2004 100,0% 47,3% 44,4%

Fonte: Dados estruturados pelos autores

Como pode ser observado na Tabela 2, comparada anlise horizontal a visualizao da anlise referencial simples, por trabalhar com menor quantidade de nmeros. Verifica-se que o Patrimnio Lquido, por exemplo, em 2004 equivale a 63,5% do Ativo Total, enquanto que a mesma era apenas 10,2% do Ativo Total de 2004. O Lucro Bruto que 35,1% comparado ao Ativo Total de 2004 6,0% dessa mesma base em 1999. Foi elaborado um trabalho mais detalhado com mais contas, que pode ser visto nos Apndices. Nota-se, portanto, que a anlise referencial utiliza como base o ativo total mais recente para todas as contas, independentemente das demonstraes, enquanto a anlise horizontal trabalha utilizando uma base diferente para cada tipo de demonstrao. Exemplo: Na demonstrao de resultado de exerccio, a anlise horizontal utiliza como base a receita lquida; j no balano patrimonial, o ativo e o passivo totais. A anlise referencial, em suas contas do exerccio em anlise no balano patrimonial, coincide com a vertical. Na demonstrao de resultado do exerccio, com exceo da receita lquida, por ser usada como base na vertical, ambas tambm coincide. J na demonstrao de origens e aplicaes de recursos no h nenhuma coincidncia. A grande vantagem do uso da anlise referencial a diminuio da quantidade de clculos efetuados, pois quando se compara seis exerccios faz-se apenas uma conta, enquanto que na vertical so efetuadas doze. A anlise referencial vlida, uma vez que cumpre seu papel, mostrando-se uma ferramenta til na avaliao de grupos de empresas, pois sinaliza onde devem se centralizar as observaes, ou seja, onde ocorre maior variao e o motivo desta variao. Como as demais anlises, a anlise referencial possui as mesmas limitaes, como efeitos inflacionrios, erros contbeis e padronizao das informaes.

10

7. CONSIDERAES FINAIS A anlise referencial, conforme mostrado na seo anterior, cumpre seu papel, que o de ser um instrumento de fcil manuseio e visualizao. Contudo, quando comparada s anlises horizontal e vertical, encontram-se informaes distorcidas, apesar de todas terem sido extradas das mesmas demonstraes. Nesta pesquisa verificou-se que a Anlise Referencial possibilitou uma rpida anlise englobando 5 empresas de telecomunicaes permitindo ao analista detectar alguns pontos de distoro, que poder ser investigado com maior profundidade. Possibilitou tambm visualizar em uma nica tabela vrias contas de vrios demonstrativos contbeis em 6 anos. Ao contrrio da anlise horizontal, a anlise referencial possibilita no s a evoluo, mas tambm a comparao com outros indicadores de outras demonstraes em uma s tabela, conforme apresentado neste estudo. Em relao anlise vertical, a anlise referencial permitiu diminuir a quantidade de clculos efetuados, ao fazer uma s conta contra 12 da anlise AV, que utiliza como base a receita lquida de cada ano e o ativo ou passivo total, para as anlises da DRE e do Balano, respectivamente. Como as outras anlises a anlise referencial possui as mesmas limitaes dos mtodos tradicionalmente utilizados. Sugere-se, para pesquisas futuras, uma avaliao mais detalhada do novo mtodo que, apesar das aparentes limitaes, pode tornar-se promissor se devidamente validado e aprimorado pelos contadores. 8. REFERNCIAS ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e anlise de balanos: um enfoque econmicofinanceiro. 6 edio, So Paulo: Atlas, 2001. BRAGA, Hugo Rocha. Demonstraes Contbeis: estrutura, anlise e interpretao. 4 edio, So Paulo: Atlas, 1999. FERNANDES, Pedro Onofre. Anlise de balanos no setor pblico: em que consiste a anlise de balanos e qual a sua importncia para o setor pblico? Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, DF, ano 26, n 108, p.60-68, nov / dez 1997. MARTINS, Eliseu; ASSAF NETO, Alexandre. Administrao financeira: as finanas das empresas sob condies inflacionrias. So Paulo: Atlas, 1993. MATARAZZO, Dante Carmine. Anlise financeira de balanos: abordagem bsica e gerencial. 4 edio, So Paulo: Atlas, 1997. PIRES, Marco Antnio Amaral. Anlise moderna do fenmeno patrimonial. Revista Brasileira de Contabilidade, Braslia, DF, ano 25, n 100, p.80-85, jul / ago 1996. SAPORITO, Antonio. Anlise Referencial: proposta de um instrumento facilitador da anlise a longo prazo de demonstraes contbeis. Tese (Doutorado) Universidade de So Paulo, 2005. SCHRICKEL, Wolfgang Kurt. Demonstraes financeiras: abrindo a caixa preta: como interpretar balanos para a concesso de emprstimos. 2 edio, So Paulo: Atlas, 1999.

Anda mungkin juga menyukai