Anda di halaman 1dari 6

Consideremos um processo que utilizar H2S (Sulfeto de Hidrognio) lquido bombeado.

O analista de APR s dispe da informao de que este produto ser usado no processo e nenhum outro detalhe do projeto. O analista sabe que o H2S txico e identifica sua liberao como um perigo. Estuda ento as causas para esta liberao: - o cilindro pressurizado vasa ou rompe-se; - o processo no consome todo H2S - as linhas de alimentao de H2S apresentam vazamento ou ruptura; - ocorre um vazamento durante o recebimento do H2S na planta. O analista determina, ento, o efeito dessas causas. Neste caso, havendo liberaes maiores, podero ocorrer mortes. A tarefa seguinte consiste em oferecer orientao e critrios para os projetistas aplicarem no projeto da planta, reconhecendo cada um dos mecanismos de liberao em potencial significativos. Por exemplo, para o primeiro item, vazamento no cilindro, o analista poderia recomendar: - estudar um processo que armazene substncias alternativas de menor toxidez, capazes de gerar o H2S de acordo com as necessidades da operao; - instalar um sistema de alarme na planta; - minimizar o armazenamento local do H2S, sem excesso de manuseio ou de entregas como, por exemplo, armazenamento das necessidades de produo para um perodo de duas semanas a um ms; - desenvolver um procedimento de inspeo de cilindros - estudar um recipiente cilndrico dotado de um sistema de inundao disparado por um detector de vazamentos; - instalar o cilindro de maneira a facilitar o acesso por ocasio das entregas, mas distante do trfego de outras plantas; - sugerir o desenvolvimento de um programa de treinamento para todos os empregados, a respeito dos efeitos do H2S e das prticas de emergncia, a ser entregue a todos os empregados, antes da ativao inicial da planta e, subseqentemente, a todos os novos empregados, junto com um estudo de um programa semelhante para os vizinhos da planta. Registro dos resultados Os resultados da APR so registrados convenientemente num formulrio que mostra os perigos identificados, as causas, o modo de deteco, efeitos potenciais, categorias de freqncia e severidade e risco, as medidas corretivas/preventivas e o nmero do cenrio.

Planilha da Anlise Preliminar de Riscos

Perigo Esta coluna contm os perigos identificados para o mdulo de anlise em estudo. De uma forma geral, os perigos so eventos acidentais que tm potencial para causar danos s instalaes, aos operadores, ao pblico ou ao meio ambiente. Portanto, os perigos referem-se a eventos tais como liberao de material inflamvel e txico. Causa As causas de cada perigo so discriminadas nesta coluna. Estas causas podem envolver tanto falhas intrnsecas de equipamentos (vazamentos, rupturas, falhas de instrumentao, etc), bem como erros humanos de operao e manuteno. Modo de Deteco Os modos disponveis na instalao para a deteco do perigo identificado na primeira coluna foram relacionados nesta coluna. A deteco da ocorrncia do perigo tanto pode ser realizada atravs de instrumentao (alarmes de presso, de temperatura, etc), como atravs de percepo humana (visual, odor, etc). Efeito Os possveis efeitos danosos de cada perigo identificado foram listados nesta coluna. Os principais efeitos dos acidentes envolvendo substncias inflamveis e txicas incluem: incndio em nuvem; exploso de nuvem; formao de nuvem txica.

Categoria de Freqncia do Cenrio No mbito da APR, um cenrio de acidente definido como o conjunto formado pelo perigo identificado, suas causas e cada um dos seus efeitos. Exemplo de cenrio de acidente possvel: Grande liberao de substncia inflamvel devido a ruptura de tubulao podendo levar formao de uma nuvem inflamvel tendo como conseqncia incndio ou exploso da nuvem. De acordo com a metodologia de APR adotada neste trabalho, os cenrios de acidentes foram classificados em categorias de freqncia, as quais fornecem uma indicao qualitativa da freqncia esperada de ocorrncia para cada um dos cenrios identificados. Categoria de Severidade Tambm de acordo com a metodologia de APR adotada neste trabalho, os cenrios de acidentes foram classificados em categorias de severidade, as quais fornecem uma indicao qualitativa do grau de severidade das conseqncias de cada um dos cenrios identificados. Categoria de Risco Combinando-se as categorias de freqncia com as de severidade obtm-se a matriz de riscos, a qual fornece uma indicao qualitativa do nvel de risco de cada cenrio identificado na anlise. Medidas/Observaes Esta coluna contm as medidas que devem ser tomadas diminuir a freqncia ou severidade do acidente ou quaisquer observaes pertinentes ao cenrio de acidente em estudo. A letra (E) - Existente nesta coluna indica que as medidas j foram tomadas. Identificador do Cenrio de Acidente Esta coluna contm um nmero de identificao do cenrio de acidente. Foi preenchida seqencialmente para facilitar a consulta a qualquer cenrio de interesse.

Categorias de Freqncias dos Cenrios Usadas na APR

Categoria de Severidade dos Cenrios da APR

Classificao de Riscos Usada em APR

APRESENTAO DO RESULTADO DA APR

Ano 2013

Anda mungkin juga menyukai