Anda di halaman 1dari 19

INSETO PRAGA

2. CONCEITO DE INSETO-PRAGA

O conceito de "praga" bastante dinmico e relativo uma vez que, envolve um conjunto de fatores de natureza ecolgica, econmica, social e cultural. Um nico inseto jamais pode ser considerado praga j que no compensa economicamente a sua eliminao, exceto nos casos de insetos vetores de agentes fitopatognicos que mesmo em baixo nvel populacional, justifica seu controle. Este conceito est relacionado com populao de insetos que esteja causando algum tipo de prejuzo, cuja eliminao compense sob o ponto de vista econmico (NAKANO et al., 1981). De acordo com SILVEIRA NETO (1976) o crescimento e o tamanho da populao dos insetos variam ao longo do tempo, flutuando em funo da presena ou ausncia dos fatores ecolgicos (Fig.1). Estes fatores podem ser de dois tipos bsicos: independente da densidade populacional como os climticos (radiao solar, temperatura, luz, umidade relativa, pluviosidade, vento, presso, etc.) e fsicos (edficos, gravidade, som e tipo de planta cultivada); bem como dependente da densidade populacional como os fatores alimentares e os biticos (competio intra e interespecfica, alm dos inimigos naturais como parasitides, predadores e microorganismos entomopatognicos). Na primeira fase em que a curva se apresenta na forma de uma sigmide, considerada como fase logartmica, o crescimento populacional muito rpido. Em seguida h um decrscimo no crescimento ocorrendo nesta fase, um equilbrio da populao, manifestada pela estabilizao do nvel populacional por um perodo mnimo de cinco anos. Tambm nesta fase a populao apresenta uma oscilao (afastamento simtrico do nvel de equilbrio) e flutuao (afastamento assimtrico do nvel de equilbrio). Por ltimo, h uma fase de crescimento negativo, quando a populao do inseto decresce podendo chegar at a extino.

Figura 1. Modelo de crescimento padro e flutuao populacional NETO et al., 1976)

de insetos. (SILVEIRA

NVEIS POPULACIONAIS

Tendo em vista as flutuaes populacionais de insetos em funo da presena ou ausncia dos fatores biticos e abiticos, possvel definir trs nveis bsicos de densidade populacional: - Nvel de Equilbrio (NE); corresponde densidade mdia populacional de insetos, durante um longo perodo de tempo na ausncia de mudanas permanentes no ambiente; - Nvel de Controle (NC); corresponde densidade populacional na qual medidas de controle devem ser efetivadas para que os prejuzos (Danos) econmicos no aconteam; - Nvel de Dano (ND); corresponde menor densidade populacional do inseto que implica em prejuzo ao agricultor. Quando a populao de insetos encontram-se em (NE), o agroecossistema deve ser apenas monitorado, pois neste estgio nenhuma medida de controle se justifica. Corresponde ao perodo em que dada a chance para os inimigos naturais atuarem. Conforme a posio do Nvel de Equilbrio da populao de uma determinada espcie de inseto em relao ao Nvel de Controle e Nvel de Dano determinados para a praga, considerando todos os aspectos intrnsecos lavoura em questo, pode-se caracterizar as seguintes condies para que um determinado inseto venha a adquirir ou no, o status de praga (Fig.2): a. Inseto no praga - quando o NE situa-se abaixo do NC e ND e nunca atingem o NC ou ND. os picos populacionais

b. Pragas espordicas - quando o NE situa-se abaixo do NC e ND atingem ocasionalmente o NC ou ND, medidas de controle.

e os picos populacionais

podendo restabelecer o equilbrio aps a adoo de

c. Insetos-praga - quando o NE est situado abaixo dos NC e ND, populacionais atingem estes dois modo ND. d. Pragas severas - quando o NE est situado acima do NC e ND, preventivo para no conprometer a produtividade da lavoura.

no entanto, todos os picos

nveis, requerendo a adoo de medidas de controle de relao ao NC e

que se possa restabeler um novo NE situado mais abaixo em

justificando o controle

Figura 2. Modelos de flutuao populacional e as diferentes condies para que um inseto atinja o status de praga.

3. CLASSIFICAO DOS TIPOS DE DANOS

Os danos causados pelos insetos-praga esto intimamente relacionados com a sua biologia, ecologia e parte da planta atacada, manifestada atravs do tipo de dano causado. Em funo dos aspectos supra mencionados os danos podem ser classificados em:

a. Diretos - quando a planta totalmente destruda ou o processo de herbivoria atinge as diferentes regies da planta que so usadas na comercializao. Os prejuzos vo variar de acordo com a importncia econmica dos produtos. Ex: broca dos frutos de graviola e cupua, moscas-das-frutas, desfolhadores de hortalias. b. Indiretos - quando alguma parte da regio da planta destruida, tendo como consequncia a reduo da capacidade fotossinttica, ou obstruo da translocao da seiva para os frutos, razes, tubrculos, etc. Estes insetos podem ser considerados pragas menos severa, considerando a tolerncia e a capacidade de regenerao da planta em relao ao ataque sofrido. Ex. minadores, sugadores que ovipoem endofiticamente, serra-paus. c. Toxinas - durante o processo de alimentao ou oviposio, alguns insetos injetam substncias txicas nas plantas, afetando o seu metabolismo e promovendo alteraew no seu desenvolvimento e morfologia. Este tipo, plica que um inseto-praga mesmo em baixo nvel populacional pode causar severos danos. Ex. insetos formadores de galhas. d. Transmisso de patgenos - quando alguns insetos atuam como veculo de disseminao de vrus, bactria, fungos, etc. As bactrias e fungos so transmitidas atravs do contato do corpo do inseto com a planta, nas regies onde ocorrem injrias provocadas durante a alimentao e oviposio. As viroses podem ser transmitidas por via mecnica ou por meio de complexas relaes com a biologia do inseto. Ex. vaquinhas, pulges, moscas-brancas. e. Exudatos - insetos como os da subordem homoptera, excretam substncias aucaradas que ao se esparramarem sobre as folhas, favorecem o desenvolvimento de fungos, comprometendo a atividade fotossinttica, alm de atrair formigas formando associaes do tipo protocoperao. Esse complexo (exsudatos, excrementos e exvias de insetos) interferem na qualidade dos produtos agrcolas, comprometendo sua comercializao. Ex. pulges e moscas-brancas. Segundo MATTHEWS (1984) deve-se sempre considerar a capacidade da planta de tolerar e compensar os danos sofridos. A avaliao destes danos deve ser visto caso caso, j que as

prticas agrcolas e as condies ambientais, influenciam consideravelmente a ao dos insetos e a reao das plantas.

4. MTODOS DE CONTROLE DE INSETOS PRAGAS

So vrios e interminveis os mtodos de controle de insetos-pragas e se utilizam em demasia dos conhecimentos gerados pela cincia bsica, aplicada e da tecnologia disponvel (Luckmann & Metcalf, 1975). Numa ordem crescente de complexidade, estes mtodos podem ser apresentados da seguinte forma:

4.1. MTODOS LEGISLATIVOS OU REGULATRIOS

Consiste na aplicao de leis, decretos e portarias de mbito federal, estadual e municipal, que determinam o cumprimento de medidas normatizadoras, fruto de prticas e procedimentos relativamente consolidados em relao ao controle de determinados insetos-pragas. Estas medidas so:

4.1.1. Quarentena: tem por objetivo impedir, atravs de aes preventivas, a introduo de insetos-pragas exticas e assim, evitar sua disseminao no pas, ou numa determinada rea geogrfica. Assim, todos os vegetais ou parte destes, quando importados, devem passar por um perodo de 40 dias sob observao, em local previamente designado pelo Servio de Defesa Sanitria Vegetal do Ministrio da Agricultura, que dever manter fiscais em pontos estratgicos do pas como: aeroportos, portos e rodovirias de modo a controlar a entrada ou passagem de materiais exticos. Caso seja constatada alguma contaminao, o material vegetal dever ser imediatamente destruido. Este procedimento se aplica tambm para os casos de exportao, particularmente de frutos, cujo valor no mercado externo est intrinsecamente relacionado s medidas quarentenrias adotadas pelos pases exportadores. Em certos casos, como o das moscas-das-frutas, a exportao de frutas somente se efetivar, se o local de cultivo for considerado "rea livre", ou seja, ausncia total de infestao por estes insetos. Como exemplo, o Ministrio da Agricultura atravs da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuria, em conjunto com especialistas dos pases importadores e de representantes do setor de produo de frutos, elegeram no Brasil as reas de Mossor e Au no Rio Grande do Norte como livres de ocorrncia de moscas-das-

frutas. O significado disto que os frutos destas regies podem ser exportados sem a necessidade de qualquer tipo de tratamento ps-colheita ou quarentenrio.

4.1.2. Medidas legislativas para controlar certos insetos: constituem num conjunto de aes profilticas associadas determinadas prticas agrcolas circunscritas a certas regies do pas. A lei de n 2.869 de 25 de junho de 1956, determina a queima de galhos de accia negra no Rio Grande do Sul, objetivando a destruio do serra-pau Oncideres impluviata. Por sua vez, h um decreto baixado pelo governo do Estado de So Paulo, de n 19.594 de 27 de julho de 1980, que obriga a destruio dos restos de cultura de algodo at 15 de julho de cada ano. Esta medida tem por objetivo eliminar possveis focos da lagarta rosada (Pectinophora gossypiella) e, da broca do algodoeiro (Eutinobothrus brasiliensis), de modo a evitar problemas de reinfestao e migrao para os plantios vizinhos. Esta prtica, indiretamente, tem contribuido para a reduo da populao do bicudo (Anthonomus grandis) introduzido no incio da dcada de 80 no Brasil. Uma srie de leis e decretos foram criados nos vrios municpios do Estado de So Paulo, para tornar obrigatrio o combate s savas pelos agricultores, de modo a evitar que elas danifiquem as plantaes vizinhas.

4.1.3. Controle do comrcio e uso de agrotxicos: todos os agroqumicos devem apresentar no seu rtulo a sua constituio qumica ou biolgica, o limite de tolerncia de resduos txicos nos alimentos, teor do ingrediente ativo, tipo de formulao e culturas para as quais esto recomendados e registrados. O Ministrio da Agricultura o responsvel pela fiscalizao atravs da anlise peridica destes produtos quanto aos tens mencionados, de modo a evitar fraudes e adulteraes.

4.2. MTODOS CULTURAIS OU USO DE PRTICAS AGRONMICAS

Consiste na adoo de prticas que considere o aproveitamento da capacidade gentica da planta e contribuam para modificaes das caractersticas edafoclimticas de um determinado agroecossistema, de modo que possa interferir desfavoravelmente no desenvolvimento dos insetos-praga. A aplicao deste mtodo exige conhecimento prvio sobre a bioecologia do inseto alvo, bem como da fenologia da planta, dentre outros. 4.2.1. Uso de variedades resistentes

Consiste no emprego de plantas que devido a sua constituio genotpica menos danificada que uma outra, em igualdade de condies (Rossetto, 1973). Este tem ser melhor estudado num captulo parte. 4.2.2. Rotao de culturas Algumas espcies de insetos morrem quando uma dieta no oferece estmulos apropriados, o que leva rejeio de determinados hospedeiros considerados inadequados. Baseado neste fato, o emprego de certas plantas em sistema de rotao de cultura passa a ser uma necessidade, enquanto estratgia de controle. A rotao de culturas visa melhorar a distribuio dos plantios no campo, otimizar trabalho, auxiliar no controle de invasoras e insetos, manter a matria orgnica e nitrognio no solo, aumentara produo e diminuir as perdas por eroso (BERTONI, 1981). A prtica de rotao de culturas mais eficiente contra pragas no polfagas e, para insetos com limitada capacidade de migrao e disperso. Dos insetos-praga que podem ser controlados atravs de rotao de cultura possvel citar a larva-arame (Conoderus spp.; a broca-da-raiz do algodoeiro (Eutinobothrus brasiliensis); lagarta-rosada (Pectinophora gossypiella), lagarta-rosca (Agrotis ipsilon); tamandu-da-soja (Sternechus subsignatus), besouros de solo (Phyllophaga spp.); os gorgulhos (Sphenophorus levis e Metamasius hemipterus) e cupins de mandioca e cana-de-aucar. No sistema de agricultura de vrzea em que os solos so alagados anualmente, destruindo portanto aquelas pragas que poderiam permanecer em diapausa at o prximo ciclo de cultura, este mtodo no utilizado com freqncia. No entanto, na agricultura de terra firme recomendvel a adoo desta estratgia de controle. 4.2.3. Destruio dos restos das culturas O corte de plantas e a queima dos restos culturais logo aps a colheita, contribuem para diminuir a populao das pragas. Esta uma medida recomendada para controlar o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis); lagarta-rosada (P. gossypiella); traa-das-crucferas (Plutella spp.) e broca-da-raiz (E. brasiliensis). Este tipo de profilaxia tambm usada para mosca-dasfrutas, mosca-da-mandioca, cupins e gorgulhos em cana-de-aucar e curuquer-dos-capinzais. 4.2.4. Arao do solo Agumas pragas do solo so severamente prejudicadas quando se revolve a terra. O objetivo expor os insetos nas suas formas mais suscetveis (larva ou pupa) radiao solar, aos inimigos naturais como os pssaros e mamferos, alm de serem destrudas por ao mecnica dos implementos agrcolas, reduzindo assim sua populao. Pupas de Erinnyis ello (mandarov-da-mandioca) podem ser destrudas por este mtodo.

4.2.5. Alterao da poca de plantio e/ou colheita A manipulao da poca de plantio pode influenciar a intensidade de dano sobre a cultura. A simples antecipao ou atrazo no plantio ou na colheita pode diminuir ou eliminar o ataque das pragas. Com esta prtica, possvel minimizar os danos, evitando-se com que o inseto no ataque a planta no seu perodo de maior vulnerabilidade. Assim, a antecipao do plantio normalmente reduz o ataque de Anticarsia gemmatalis, A. grandis e Helicoverpa zea, enquanto o adiamento da poca de plantio geralmente provoca menos danos de Hypera postica e da mosca-de-Hesse, Maytiola destructor. Quanto colheita em se tratando de frutos, esta dever ser realizada to logo se verifique o incio da maturao dos mesmos. Isto se aplica particularmente nas frutferas passveis de serem atacadas pelas moscas-das-frutas, de modo a minimizar os danos provocados por esta praga. A colheita antecipada da batatinha destinada semente, alm de reduzir as viroses, permite a colheita de tubrculos menores e mais uniformes, diminuindo tambm o perodo de exposio das batatas s pragas do solo. Para as pragas de produtos armazenados que apresentam infestao cruzada, essa prtica reduz a infestao no campo. 4.2.6. Poda ou desbaste empregada para controlar certas pragas como brocas, cochonilhas, pulges, moscasbrancas, etc. em frutferas e plantas ornamentais. A broca do tronco da graviola e do birib uma coleobroca (Cratosomus bombina) cujo ataque exige a poda dos ramos afetados. 4.2.7. Adubao O efeito da adubao do solo sobre o teor de nutrientes da planta, e, conseqentemente sobre os insetos que dela se alimentam bastante diverso. A adubao com potssio, nitrognio e fsforo pode reduzir a populao de pragas ou aumentar, como no caso da maioria dos insetos sugadores e alguns mastigadores. O efeito dos fertilizantes sobre os insetos varia com o nutriente e a espcie, influenciando na longevidade, fecundidade e nos danos causados. Uma planta equilibrada nutricionalmente apresente maior resistncia ao ataque de pragas (TANDON, 1973). O excesso de nitrognio aumenta a infestao de caros; o potssio em citrus aumenta a infestao do caro da falsa ferrugem. 4.2.8. Limpeza da cultura As ervas daninhas podem ser hospedeiros alternativos de vrias pragas, sendo que muitas so vetores de fitopatgenos, o que prejudica as plantas cultivadas. Assim, recomenda-se a aplicao de tcnicas de manejo de ervas daninhas, de modo que elas no prejudiquem a cultura e ao mesmo tempo possa servir de abrigo aos inimigos naturais. A infestao de pulges

tende a ser menor nas proximidades do mato. Por outro lado, a existncia de plantas daninhas infestadas pelo caro rajado, permite a transferncia do mesmo para as novas culturas, quando prximas, pois quando a populao desta praga aumenta, formam-se teias que so levadas pelos ventos, transportando os caros nas suas diferentes fases. 4.2.9. Manejo da gua - irrigao ou drenagem A irrigao pode reduzir populaes de pragas como tripes, pulges, caros, etc. Assim, populaes do caro Tetranychus medonielli tm seu desenvolvimento reduzido em pomares de ma com sistema de irrigao por asperso em relao asperso no solo. Desta forma, alm do efeito direto (mecnico), o tipo de irrigao tambm pode afetar as pragas pela alterao do microclima local. O cultivo do milho irrigado diminui a infestao da lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda), pelo acmulo constante da gua no "cartucho" e pelo aumento da umidade do solo, afetando as pupas. A irrigao por asperso permite o controle mecnico dos pulges que atacam vrias culturas. Outras pragas como o po-de-galinha e a broca gigante da cana-deaucar so eliminadas por inundao das reas infestadas. Os gorgulhos aquticos que infestam as lavouras de arroz irrigado, so eliminados quando se faz a drenagem dos tabuleiros. 4.2.10. Uso de culturas armadilhas Consiste na semeadura de algumas fileiras com cultivar mais precoce, ou outro hospedeiro preferencial, em reas marginais da lavoura para atrair e posteriormente eliminar as pragas com uso de inseticida restrito a esta rea. Esta tcnica tem sido adotada para controlar a broca-daraiz e o bicudo do algodoeiro, bem como da vaquinha Cerotoma trifurcata em soja. 4.2.11. Cultivo mnimo e plantio direto Consiste em no se revolver o solo a cada novo plantio. A manuteno da massa vegetal ou de matria seca sobre a superfcie do solo, tem propiciado o controle de algumas pragas pelo aumento de umidade, principalmente daquelas que passam por uma fase do seu ciclo evolutivo no solo, como os noctudeos que pupam no solo, e a lagarta elasmo que prefere os solos secos. 4.2.12. Culturas intercalares Consiste em intercalar plantas de espcies diferentes numa mesma rea. O plantio de feijo intercalado com cana-de-aucar contribui para diminuio da infestao da cigarrinha Empoasca kraemeri no feijoeiro. 4.2.13. Presena de florestas Vrios animais insetvoros tm na floresta o seu principal abrigo. A manuteno de faixas de mata no meio de plantas cultivadas, principalmente em reflorestamento tem contribudo para

reduo de sauveiros, pela preservao de pssaros, tamandus, tatus e outros animais que se alimentam de is.

4.3. MTODOS MECNICOS

Consiste na adoo de prticas agronmicas geralmente de fcil execuo, em carter complementar outros mtodos de controle. Podem tambm ser adotados nas situaes em que outras medidas de supresso de pragas no podem ser efetivadas. Os principais mtodos so: 4.3.1. Catao manual: consiste na remoo de ovos, larvas e pupas de insetos das diferentes regies da planta. Comumente o controle da broca gigante da cana-de-aucar (Castnia licus) em algumas regies do Estado de Alagoas, feito atravs do uso de faces pontiagudos, para esmagar e extrair as lagartas do interior da base do colmo. O bicho cesto (Oiketicus kirbyi) que ataca cafezais e citros, pode ser controlado atravs da catao manual. Em relao ao curuquer da couve (Ascia sp., devido peculiaridade da forma de ataque, os ovos e as lagartas podem ser facilmente removidas das folhas. Ressalta-se que este mtodo depende da disponibilidade e do custo da mo-de-obra bem como do tamanho da lavoura. 4.3.2. Uso de barreiras: consiste na formao de valetas ou barreiras para impedir o deslocamento de lagartas como o curuquer-dos-capinzais (Mocis latipes) e ninfas de gafanhotos, em grandes surtos. 4.3.3. Uso de armadilhas: o emprego de frascos caa-moscas contendo substncias atrativas para captura de moscas-das-frutas (Fig.3), o uso de tbuas pintadas em amarelo e untadas em leo SAE 140 para captura da mosca-branca, cigarrinha-das-pastagens, tripes e moscas minadoras de folhas, so alguns dos recursos usados nesta estratgia. Outros meios como: distribuio de pedaos de pseudo-caule de bananeira, para atrao e captura do moleque-da-bananeira (Cosmopolitis spp.; Metamasius spp.; uso de bambus ou bagao de cana para captura do gorgulho (Sphenophorus levis) so tambm usados como alternativa de controle. 4.3.4. Esmagamento de insetos: so usados rolofacas para esmagamento de cigarrinhas e lagartas; esmagamento tambm usado nas infestaes de brocas de ramos e troncos de frutferas como figueira e coqueiro. O emprego da broca-cupinzeira, implemento acoplado ao diferencial de um perfurador de solo e o conjunto engatado nos trs pontos do trator de modo

que o implemento possa ser acionado pela tomada de fora, um recurso usado no controle do cupim de montculo (Cornitermes cumulans) no qual o cupinzeiro desintegrado, tanto da parte localizada acima como abaixo do nvel do solo, resultando no esmagamento da colnia.

Figura 3. Armadilha tipo frasco caa-mosca mod. Macphail, para captura de adultos de moscasdas-frutas.

4.4. MTODOS FSICOS

4.4.1. Fogo: o seu uso limitado, recomenda-se para pequenas reas como hortas e viveiros de mudas. No entanto, para os casos em que o controle qumico torna-se anti-econmico, justifica-se o seu emprego, atravs de lana-chama, que tambm pode ocorrer de forma complementar outros mtodos. O fogo usado na queima de restos de culturas para o controle de cigarrinhas e cochonilhas em pastagens e cana-de-aucar; da lagarta-rosada em algodo e coleobrocas atravs da destruio dos ramos. 4.4.2. Drenagem: est associada biologia do inseto em que parte do seu ciclo evolutivo ocorre no meio aqutico. empregada no controle de niades de carapan, gorgulhos aquticos em lavoura de arroz irrigado e larvas de moscas que se desenvolvem no restilo que se acumula na cultura de cana-de-aucar.

4.4.3. Temperatura: as variaes na temperatura ambiente ou controlada podem contribuir para o controle de insetos. Temperaturas acima de 50oC ou a menos 5oC, podem matar ou conduzir o inseto a um estado de hibernao ou de estivao permanente. Este mtodo recomendado no controle de insetos de gros armazenados. No entanto, h registro de reduo drstica das pragas de espiga do milho, quando submetidas altas temperaturas. O uso de ar quente a 47oC uma das alternativas de controle ps-colheita de larvas e ovos de moscas-dasfrutas em papaia. No tratamento ps-colheita de manga para o controle de moscas das-frutas, recomenda-se o mergulho de frutos em gua temperatura de 46,1oC, durante o tempo de 71 a 90 minutos, de acordo com o peso do fruto. Por outro lado, pode-se tambm utilizar temperatura abaixo de 5oC para controlar esta praga, atravs do tratamento ps-colheita. 4.4.4. Inundao: quando o uso deste mtodo compatvel com a cultura em questo, tratase de um timo recurso no controle de insetos subterrneos. A lagarta-rosca (Agrotis ipsilon), o po-de-galinha (Ligyrus sp.), cupins, broca gigante da cana-de-aucar e lagarta dos capinzais (Mocis latipes), so algumas das pragas que podem ser controladas por este mtodo. 4.4.5. gua: o emprego de jato d gua sob presso de 300lbs na lavagem de tronco em pomares de citros, tem sido uma alternativa de controle da cochonilha de carapaa Parlatoria sp. Da mesma forma, o impacto da gua de irrigao contribui para diminuio da populao de pulges. 4.4.6. Energia: a principal fonte de energia a solar. Esta se propaga atravs de radiaes eletromagnticas que compreende um amplo espectro contendo desde as ondas de rdio de baixa energia e longo comprimento de onda, at a radiao gama que de alta energia e curto comprimento de onda. De um modo geral as ondas longas provocam o aquecimento do ambiente, enquanto as ondas curtas produzem efeitos qumicos e ionizao de tomos. Deste espectro, as faixas de radiao que tm sido empregadas no controle de insetos-pragas so: ultravioleta (UV), luminosa, sonora, infravermelho (IV) e gama. A Fig.4 ilustra o espectro eletromagntico onde pode-se observar a relao entre a variao do comprimento de onda e a e energia. A importncia da variao dos diferentes tipos de ondas, seja incidente ou refletida, que elas interferem no comportamento dos insetos atravs dos efeitos de ondas longas (insetos noturnos) e de ondas curtas (insetos diurnos).

Figura 4. Espectro da radiao solar (GALLO et al., 1989)

4.4.6.1. Ultravioleta (cor): Os insetos detectam radiaes que vo do ultravioleta ao infravermelho, sendo maior a sensibilidade s ondas de menor comprimento, o que no acontece com o homem. Assim, as cores podem exercer ao de atratividade ou de repelncia em relao aos insetos, permitindo desta forma o seu emprego no controle dos mesmos. A formao das cores percebidas pelos insetos nem sempre so as mesmas observadas pelo homem (Fig. 5). Folhas ou qualquer outro substrato que reflitam radiao na faixa do ultravioleta repelem o pulgo Myzus persicae. O uso de palha de arroz em cobertura morta nos canteiros de olercolas e lavoura de feijo, pelo fato de refletir o ultravioleta, contribui para reduzir a infestao de pulges alados, vetores de viroses. Da mesma forma o uso de cal, que dada a sua colorao branca, causa ao de repelncia aos pulges. Por outro lado, a cor amarelo-ouro tem sido usada em superfcies contendo substncia adesiva para atrair mosca-branca e mosca minadora.

Figura 5. Cores resultantes da absoro seletiva de determina da radiao e cores monocromticas resultantes da et al. 1989) emisso de determinados comprimento de onda (Gallo

4.4.6.2. Luz: particularmente a visvel, influencia o inseto atravs do seu desenvolvimento via fotoperodo ou do seu comportamento, via comprimento de onda. Desta forma, os insetos adaptados percepo de radiao infravermelha, portanto noturnos, quando submetidos luz visvel, ocorre uma migrao dos pigmentos dos omatdeos como resposta ao novo comprimento de onda. Assim, os insetos podem ser atrados ou repelidos por esta fonte luminosa. A luz ultravioleta e a verde atraem mais insetos que a amarela e a vermelha. Com isto, pode-se usar qualquer fonte de luz, acoplada a um dispositivo para capturar ou destruir os insetos atrados. Estes dispositivos podem ser armadilhas ou lenol branco associado a uma fonte luminosa. As lmpadas que emitem energia na faixa do ultravioleta, atraem mais insetos. Em funo disto, as armadilhas luminosas so confeccionadas com lmpadas fluorescentes ultravioleta, conhecidas por luz negra (BL ou BLB). O primeiro registro de uso dessas armadilhas data de 1874. H vrios tipos. A mais comum o modelo "Luiz de Queiroz" (Figura 6). Existem outros tipos de armadilhas, como a de eletrocusso, usada em ambientes fechados para o controle de mosca domstica.

Figura 6. Esquema da armadilha luminosa mod. "Luiz de Queiroz .

4.4.6.3. Som: as ondas sonoras produzem vibraes de partculas. O som apresenta diferentes faixas de frequncia medida em hertz. Quando a frequncia supera 20.000 hertz ou 20.000 c.p.s. (ciclos por segundo), este denominado de ultra-som, no sendo percebido pelo ouvido humano que s ouve sons emitidos entre 16 e 20.000 c.p.s. Muitas espcies de insetos so sensveis faixa do ultra-som, cuja percepo utilizada para sua sobrevivncia, como por exemplo, na defesa contra ao de morcegos insetvoros. O controle de insetos atravs do som pode ser usado de duas formas: a) Pela produo de calor, atravs da energia intensa A emisso de ondas sonoras acima de 39.000 hertz produz aquecimento e pode controlar o gorgulho do arroz (Sitophillus oryzae) em gros armazenados. Pode tambm ocorrer duplo efeito (ressonncia e aquecimento) no controle desta praga uma vez que, a simples elevao de temperatura (38oC) no suficiente para matar todos os insetos. b) pelo uso de diversas frequncias, afetando o comportamento dos insetos atravs da emisso de sons desejveis ou no. O som pode ser empregado como atraente ou repelente. Simulando-se o som emitido pelas fmeas de carapan em atividade de vo, consegue-se atra-

la e assim, captur-la. Tambm atravs de simulao de sons, pode-se atrair os insetos para armadilhas, como acontece com algumas espcies de cigarrinhas do arroz. A emisso na faixa de 25.000 a 60.000 hertz, simula o som de morcegos insetvoros, que so predadores de mariposas, afugentando-os. Como o raio de ao do ultra-som muito curto. h limitao deste mtodo de controle, sendo usado mais apropriadamente em ambientes fechados. 4.4.7. Radiao ionizante: o emprego de substncias que provocam a esterilizao dos insetos conhecida h anos. Em 1916 Runner submeteu o "besouro do fumo" Lasioderma serricorne aos raios X, obtendo ovos estreis. A esterilizao torna o inseto incapaz de produzir descendentes. Ela pode ocorrer quando: 1) a fmea torna-se infecunda; 2) aspermia ou inativao dos machos; 3) incapacidade para cpula; 4) mutao letal dominante nas clulas reprodutoras dos machos e das fmeas. Esta ltima a mais vivel, embora possa ocorrer a combinao dessas situaes. O exemplo clssico deste tipo de controle foi o realizado com a mosca-da-bicheira Cochliomyia hominivorax em 1954, quando a mesma foi erradicada da ilha de Curaao. A radiao ionizante pode ser obtida em forma de energia pelos raios X e (gama); em forma de partculas pelos raios alfa, beta, nutrons e eltrons acelerados. As substncias mais comumente empregadas como fonte de radiao gama so o Cobalto 60 com meia vida de 5,3 anos e o Csio 137 com meia vida de 30 anos, sendo a primeira mais econmica do que os raios X e menos econmica do que os eltrons acelerados, motivo pelo qual so mais usados. A radiao ionizante pode ser empregada atravs da esterilizao total, com aplicao direta dos raios sobre a populao dos insetos. Este processo usado para pragas de produtos armazenados. Esta radiao pode tambm ser usada para esterilizar insetos para posterior liberao em populaes normais num ecossistema definido, permitindo a sua competio com outros da populao natural. Esta ltima conhecida por TIE (tcnica do inseto estril), porque consiste na liberao de machos e fmeas estreis tratadas em fontes de radiao ionizante. Para a esterilizao total da praga, algumas consideraes precisam ser estabelecidas: suscetibilidade da espcie radiao; determinao da dose letal para as diversas fases do inseto (ovo, larva, pupa e adulto); racionalizao do material a ser exposto radiao e natureza do produto a ser tratado, pois as radiaes podem alterar as qualidades organolpticas de alguns alimentos. Na TIE a quantidade de insetos liberados deve ser calculada em funo da populao natural existente num ecossistema delimitado. Esta tcnica recomendada para os seguintes casos: 1. espcies que transmitem doenas graves;

2. espcies que no so controladas por inseticidas; 3. espcies que apresentam baixa tolerncia quanto ao nvel de infestao; 4. espcies que so controladas com inseticidas que deixam resduos no tolerveis ao ambiente; 5. quando no houver outra alternativa de controle; As condies bsicas para que a TIE possa ser usada so: 1. a esterilizao no pode afetar o comportamento do macho, principalmente em relao a sua sexualidade; 2. criao massal econmica e contnua; 3. boa capacidade de disperso; 4. a populao da praga no campo deve estar com sua densidade baixa, para isto, muitas vezes necessrio a aplicao de inseticidas visando a reduo da populao. 5. a populao estril liberada no deve produzir dano; 6. para a erradiao do inseto-praga, a rea em questo deve ser limitada por barreiras naturais; 7. fiscalizao permanente para evitar reinfestao e assegurar a continuidade do programa at completa erradicao; 8. conhecimento da biologia e ecologia do inseto visado; 9. viabilidade econmica; 10. garantia de continuidade do programa de esterilizao durante vrias geraes da praga; O sucesso obtido com a erradicao da mosca varejeira na ilha de Curaao, estimulou o desenvolvimento de novas pesquisas voltadas em particular para as moscas-das-frutas. Dentre estes projetos, destaca-se o de erradicao de Bactrocera dorsalis no Japo e o de erradicao de Ceratitis capitata na Guatemala e sul do Mxico (Chiapas), atravs do programa MOSCAMED.

4.5. MTODOS BIOLGICOS Consiste no uso de inimigos naturais (parasitides, predadores e patgenos) para o controle de insetos-pragas. Segundo DeBach (1964) controle biolgico definido como "a ao de parasitos, predadores ou patgenos que mantm a densidade populacional de outros organismos numa mdia mais baixa que ocorreria em sua ausncia". Na realidade, os especialistas consideram o Controle

Biolgico como uma cincia que trata da ao de inimigos naturais na regulao das populaes de seus hospedeiros e suas presas, sejam eles insetos-pragas ou ervas daninhas. O Controle Biolgico o componente fundamental do equilbrio da natureza, cuja essncia est baseada no mecanismo da densidade recproca, isto , com o aumento da densidade populacional da presa, ou do hospedeiro, os predadores ou os parasitides, tendo maior quantidade de alimento disponvel, tamb, aumentam em nmero. Desta forma, os inimigos naturais causam um declnio na populao da praga. Posteriormente a populao do inimigo natural diminui com a queda no nmero de presas ou hospedeiros, permitindo que a populao da praga se recupere e volte a crescer. Neste caso, os parasitides e predadores so agentes de mortalidade dependentes da densidade populacional da praga. Por outro lado, os fatores fsicos de mortalidade, como a temperatura e a umidade, podem impedir, temporariamente, o aumento no nmero de indivduos da praga,independente do tamanho da populao desta. Estes so os fatores independentes da densidade populacional, na densidade de uma populao, em diferentes tipos de ambientes.

4.5.1. Tipos de controle biolgico 4.5.1.1. Controle biolgico natural O controle biolgico uma extenso do controle natural; em cada ecossistema existem espcies abundantes e raras e, geralmente, cada espcie mantm um status numrico. Segundo DeBach (1964), o controle biolgico natural refere-se a manuteno da densidade populacional, mais ou menos flutuante, de um organismo, dentro de certos limites superiores e inferiores definidos por um perodo de tempo pela ao de fatores biticos e/ou abiticos. Evidentemente que estes limites, juntamente com a densidade mdia, sofrero mudanas se as aes dos fatores regulatrios forem alterados, ou se algumas forem eliminadas ou se houver novas incluses. Portanto, uma das caractersticas do controle natural, o seu carater permanente, quando comparado com o controle qumico.

4.5.1.2. Controle biolgico clssico Consiste na introduo de inimigos naturais de um pas para outro, ou de uma regio para outra muito distante. Chama-se clssico por causa do primeiro caso de sucesso de controle biolgico internacional em 1888, com a introduo da joaninha Rodolia cardinalis (Mulsant, 1850) (Coleoptera; Coccinelidade) da Autrlia, para o controle do pulgo branco Icerya purchasi Maskell, 1879 (Homoptera; Margarodidae) na Califrnia; EUA.

4.5.1.3. Por incremento e por conservao DeBach (1964) define incremento como a manipulao de inimigos naturais a fim de torn-los mais eficientes na regulao das densidades populacionais do hospedeiro, ou da presa, isto , tornar o inimigo natural mais bem adequado ao ambiente. O controle biolgico por conservao consiste em modificar o ambiente de forma a eliminar ou reduzir os efeitos adverso do ambiente aos inimigos naturais. Na prtica no se separam os dois, porque as tcnicas envolvidas geralmente produzem efeitos relativos a ambos.

4.5.2. Agentes de controle biolgico Os agentes de controle biolgicos conhecidos como inimigos naturais, so os parasitides, predadores e patgenos, sendo que os dois primeiros so chamados de entomfagos e o terceiro de entomopatgeno. O parasitide um organismo que para o seu completo desenvolvimento necessita de apenas um indivduo hospedeiro. O predador um organismo que necessita de mais de um indivduo para completar seu desenvolvimento. Patgeno refere-se a um microorganismo que vive e se alimenta dentro de ou sobre um organismo hospedeiro. Alm dos vrus, fungos, bactrias e protozorios, os nematides que no so microorganismos, tambm so considerados agentes entomopatognicos.

Anda mungkin juga menyukai