Anda di halaman 1dari 2

LEITURA DE IDAIS EXPLCITAS E IMPLCITAS

2
CONTEDO PROGRAMTICO

PROF.: EQUIPE L.PORTUGUESA


IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!
Os recursos lingusticos que organizam o discurso argumentativo servem ao objetivo, no de narrar ou relatar, mas de comentar o mundo e revelam o comprometimento ideolgico do locutor com determinada opinio. Por isso, os verbos quase sempre so usados no presente do indicativo e o locutor tende a se representar no discurso por formas da primeira pessoa. Vale frisar, porm, que, mesmo quando construdo na terceira pessoa, o discurso argumentativo traz marcas da avaliao do locutor acerca do que est sendo dito. O fato de lidar com temas polmicos pode levar o locutor-argumentador a fazer acordos com seus interlocutores, acordos que podem manifestar-se, por exemplo, na forma de uma negociao de sentido para determinados termos ou na indicao das circunstncias em que determinadas proposies devem ser tomadas como vlidas ou no. Para todas essas necessidades, h recursos lingsticos apropriados. Antes, porm, vamos falar um pouco mais acerca do raciocnio de deduo que marca os argumentos lgicos do discurso argumentativo. Vimos que um argumento constitudo de razes ou premissas (declaraes verdadeiras ou hipoteticamente verdadeiras), concluso (decorrente das razes) e raciocnio dedutivo (modo de articulao que faz de duas declaraes as razes de uma terceira), o que equivale a dizer que todo argumento (em sentido estrito) pode ser expresso pelos paradigmas como _ ento, ou se _ ento. Para marcar essa relao e identificar uma razo, uma hiptese ou uma concluso, usamos frequentemente palavras e expresses conhecidas como articuladores de raciocnio ou inferncia. Na coluna esquerda do quadro a seguir, apresentamos alguns desses articuladores, distribudos segundo a ideia especfica que explicitam dentro de um argumento: razo, implicao, condio, etc. Na coluna direita, exemplificamos e explicamos o uso dos articuladores. Tenha sempre em mente, porm, que no basta a simples presena em um texto de palavras como as citadas no quadro para que tenhamos discurso argumentativo: essas palavras so pistas lingsticas sobre o que o locutor pretende fazer em um determinado contexto, e no provas infalveis da presena de argumentos.

08

LU 270410 PROT: 3634

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

CONTEDO - 2011

Relembremos Pierre Levy: ainda que as pessoas aprendamemsuasexperinciasprofissionaisesociais,aindaquea escola e a universidade estejam perdendo progressivamente seu monopliodecriaoetransmissodoconhecimento,ossistemas de ensino pblicos podem ao menos darse por nova misso a de orientar os percursos individuais no saber e contribuir para o reconhecimento do conjunto de knowhow das pessoas, inclusive os saberes noacadmicos. As ferramentas do ciberespao permitem considerar amplos sistemas de testes automatizados acessveisatodoomomentoeredesdetransaoentreaofertaea demanda de competncia. Ao organizar a comunicao entre empregadores, indivduos e recursos de aprendizado de todas as ordens, as universidades do futuro estariam contribuindo para a animaodeumanovaeconomiadoconhecimento.Estaahora defomentarincertezas,poisincertezastrazemnasentrelinhasuma descoberta,abuscapeloaprendizado. Isso tudo brbaro! Somos estrangeiros no nosso prprio mundo. Imigrantes do conhecimento. Somos aqueles que atingem seus objetivos com trabalho e resilincia. E certo que venceremos.Somosainvasobrbara. 1.ManifestoCluetrain(HernaniDimantas.LeMonde DiplomatiqueBrasil, setembrode2008,comadaptaes.) 01. A respeito do texto, analise os itens a seguir:
Fonte da aula: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/banco_objetos_ crv/EM_O_discurso_argumentativo.pdf. Acessado em 27/12/2009.

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

EXERCCIOS A INVASO BRBARA


A palavra brbaro provm do grego antigo e significa no grego. Era como os gregos designavam os estrangeiros e os povos cuja lngua materna no era a sua. Porm, foi no Imprio Romano que a expresso passou a ser usada com a conotao de noromano ou incivilizado. O preconceito em relao aos povos que no compartilhavam os mesmos hbitos e costumes natural dos habitantes dos grandes centros econmicos, sociais e culturais. Atualmente, uma das acepes da expresso brbaro equivale a nocivilizado, brutal ou cruel. No uso informal, brbaro tambm qualifica pessoas ou coisas com atributos positivos: muito bonito, timo, muito afvel, compreensivo, uma idiamuitointeressante,segundoodicionrioHouaiss. Eucreioqueaindaumaquestocivilizatria.Ou seja,omundoestemtransformao.Tudoestsemodificandode formarpida.Noseriadiferentenombitodaeducao.Umafala importantedoprofessorGumercindo de Andrade, da rede pblica de ensino, nos faz pensar. Ele diz, inspirado em Paulo Freire, que o professor, hoje, no vai mais partir do pedaggico para o mundo real. Ele vai partir do mundo real para o pedaggico. Isso significa que a escola comea se alimentar da inteligncia coletiva que emerge da rede. Uma revoluonotelevisionadaquerompeosmurosdaeducao.Na verdade, essa barreira j foi destruda. Os limites que separam nossas conversaes parecem o Muro de Berlim hoje, mas eles realmentesoapenasumaamargura.Nssabemosqueelescairo. Ns iremos trabalhar de ambos os lados para derrublos (...) As conversaes em rede podem parecer confusas, podem soar confusas.Mas nsestamosnosorganizando maisrpidoqueeles. Nstemosferramentasmelhores,novasidias,nadaderegraspara nosfazermaislentos1.Independentementedequerermosouno, aculturaderedeestrompendoasslidasestruturasconcretadas desdeamodernidade.Nopodemosmaisexplicaromundoapartir da tica cartesiana. Descartes no d mais conta de atender complexidadedocaos.Asrelaesemredeformammultidesque atuamsemcontrolecentral,naconcretudedeumoutroparadigma. Ningumsabeaondeessatransformaovaichegar.Massabemos quenadasercomoantes.

I. O texto aponta para uma imagem positiva dos vocbulos invaso e brbara, que compem o ttulo. II. Ao abordar o tema da educao, sustenta a necessidade urgente de reformulao da escola e das academias para desconstrurem sua noo de centros produtores de saber. III. Pode-se afirmar que a fala do professor, no contexto contemporneo, agrega uma ampliao de sentido da fala de Paulo Freire. Assinale: a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se nenhuma afirmativa estiver correta. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 02. correto afirmar que o texto tem um carter: a) eminentemente expositivo. c) descritivo. e) descritivo-narrativo. b) argumentativo. d) narrativo.

03. ...ainda que a escola e a universidade estejam perdendo progressivamente seu monoplio de criao e transmisso do conhecimento, os sistemas de ensino pblicos podem ao menos dar-se por nova misso a de orientar os percursos individuais no saber e contribuir para o reconhecimento do conjunto de knowhow das pessoas, inclusive os saberes no acadmicos. (L.4147). O termo grifado no trecho acima no pode ser substitudo por: a) embora. d) porquanto. b) no obstante. e) mesmo que. c) conquanto.

04. Ningum sabe aonde essa transformao vai chegar. (L.38- 39). Uma das freqentes dificuldades no uso da lngua reside na opo entre o uso do onde e do aonde, grifado na frase acima. Assinale a alternativa em que no se tenha empregado a forma correta.
CONTEDO - 2011

a) As escolas onde estivemos estavam bem conservadas. b) Estivemos naquela cidade onde se deu o encontro de professores. c) Sabemos onde nossos projetos pretendem chegar. d) A nossa preocupao era onde entregar os relatrios. e) Haveria, sempre, um lugar onde pudssemos descansar nossas angstias.
REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

Anda mungkin juga menyukai