Anda di halaman 1dari 3

14/04/2013

UNIVERSIDADE DE SO PAULO USP Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade FEA Departamento de Contabilidade e Aturia EAC

Introduo
2

CUSTOS

INDIRETOS
CONTABILIDADE DE CUSTOS Prof. Dr. Romualdo douglas colauto rdcolauto.ufpr@gmail.com

Em funo da complexidade da atividade econmica e a automao dos processos de manufatura, os custos indiretos aumentaram substancialmente em relao aos diretos.
Essa conjuntura revelou a necessidade de avanos nos sistemas de custeio baseados em volumes, especialmente no que se refere aos critrios de rateio e alocao dos custos indiretos de fabricao (COLAUTO; BEUREN, 2003).

Custos Indiretos
Gastos que apresentam dificuldade de contagem e confiabilidade de resultado por unidade de produto. Souza e Clemente (2007) So aqueles que no podem ser diretamente associados a um produto, atividade ou departamento, ou que no valem a pena serem associados.

Custos Indiretos CPC 16r1


Os custos de transformao de estoques incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produo, como pode ser o caso dos custos indiretos de produo, fixos e variveis, que sejam incorridos para transformar os materiais em produtos acabados.

Custos Indiretos CPC 16r1


Os custos indiretos de produo fixos so aqueles que permanecem relativamente constantes independentemente do volume de produo, tais como a depreciao e a manuteno de edifcios e instalaes fabris, mquinas e equipamentos e os custos de administrao da fbrica.

Custos Indiretos CPC 16r1 Os custos indiretos de produo variveis so aqueles que variam diretamente, ou
quase diretamente, com o volume de produo, tais como materiais indiretos e certos tipos de mo-de-obra indireta.

14/04/2013

Custos Indiretos
Materiais indiretos, depreciao, salrios de supervisores, aluguel, gastos com viagens na prestao de servios. Esses custos para serem atribudos s unidades produzidas, necessitam de algum critrio de rateio.

Rateios dos CIFs


Segundo o Custeio por Absoro preciso alocar todos os custos aos produtos inclusive os indiretos. Rateio: diviso dos gastos indiretos e alocao aos produtos ou servios.

Exemplos de critrios de rateio


Itens de custo
Depreciao de mquinas industriais Mo-de-obra Indireta Gastos com refeitrio industrial Energia eltrica da fbrica

Os mtodos de rateios
A sua identificao dos custos indiretos aos produtos ou servios por meio de mtodos de rateios motivam a existncia da Contabilidade de Custos.

Critrios de Rateio
Tempo de utilizao das mquinas Tempo da utilizao MOD

Quantidade de refeies servidas Energia consumida pelas mquinas

Os mtodos de rateios
Com o aumento da automatizao dos processos e da diversidade de produtos ou servios, sua complexidade se eleva.

Rateios - CPC 16R1


A alocao de CUSTOS FIXOS INDIRETOS de fabricao s unidades produzidas deve ser baseada na capacidade normal de produo. A capacidade normal a produo mdia que se espera atingir ao longo de vrios perodos em circunstncias normais. Deve-se considerar para a determinao dessa capacidade normal, a parcela da capacidade total no-utilizada por causa de manuteno preventiva, de frias coletivas e de outros eventos semelhantes considerados normais para a entidade.

14/04/2013

Rateios - CPC 16R1


O nvel real de produo pode ser usado se aproximar-se da capacidade normal. Como consequncia, o valor do custo fixo

Rateios - CPC 16R1


Os custos indiretos de produo VARIVEIS
devem ser alocados a cada unidade produzida com base no uso real dos insumos variveis de

produo, ou seja, na capacidade real utilizada.

alocado a cada unidade produzida no pode ser aumentado por causa de um baixo volume de produo ou ociosidade.
Os custos fixos no-alocados aos produtos devem ser reconhecidos diretamente como despesa no perodo em que so incorridos.

Rateios - CPC 16R1


Um processo de produo pode resultar em mais de um produto fabricado simultaneamente. Este , por exemplo, o caso quando se fabricam produtos em conjunto ou quando h um produto principal e um ou mais subprodutos. Quando os custos de transformao de cada produto no so separadamente identificveis, eles devem ser atribudos aos produtos em base racional e consistente.

Rateios - CPC 16R1


Essa alocao pode ser baseada, por exemplo, no valor relativo da receita de venda de cada produto, seja na fase do processo de produo em que os produtos se tornam separadamente identificveis, seja no final da produo, conforme o caso.

Para fechar...
18

Referncias
MARTINS. Elizeu. Contabilidade de Custos. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2009. CPC. Estoques, 16, 2010.

Os custos indiretos de produo eventualmente no alocados aos produtos e os valores anormais de custos de produo devem ser reconhecidos como despesa do perodo em que ocorrem, sem transitar pelos estoques, dentro desse mesmo grupo, mas de forma identificada.

Anda mungkin juga menyukai