Anda di halaman 1dari 3

O PROCESSO DIGESTIVO DAS AVES

O processo digestivo nas aves bastante complexo se formos analisar a grande variedade de espcies de aves existentes em nosso planeta. Entretanto um dos pontos importantes em medicina veterinria o estudo, basicamente, das aves domsticas e em especial o gnero Gallus ao qual pertencem galos e galinhas domsticas. O fato se reveste de grade importncia por ser o Brasil o segundo maior exportador de frangos entre os pases produtores. De qualquer forma sempre que houver necessidade de comparaes fisiolgicas iremos citar aves que no so necessariamente as galinhas domsticas.

Inicialmente devemos nos reportar cavidade bucal das aves e em especial preenso dos alimentos pelo bico. Ao analisarmos o bico de uma ave j podemos ter em mente que tipo de alimento ela costuma ingerir e de que forma o faz. Comparemos o bico de um TROCHILIDAE (beija-flor) , e de uma galinha. Um beija-flor tem seu bico fino e alongado (provavelmente com variaes, pois, h 319 espcies) que serve para captar o seu alimento em flores como os hibiscos, o que seria muito difcil para aves com bicos curtos. Uma galinha tem seu bico curto com a valva superior um pouco mais longa do que a inferior e se alimenta tipicamente de gros (como o milho) e por isso so classificadas como granvoras,embora as galinhas de terreiro ou caipiras possam at ser onvora pelo fato de se alimentarem de diversos tipos de alimentos que lhes so oferecidos pelo criador. Se estivssemos falando de um FALCONIFORME que pode predar pintos em terreiros, seu principal rgo preensor seria o par de garras que so curvas e pontudas e seu bico apresenta um dente que serve para devorar a presa. Pelo exposto podemos, at certo ponto, imaginar o tipo de alimento pela caracterstica do bico e do aparelho digestivo que se segue cavidade oral.

As galinhas, quando se alimentam de gros, o fazem com rapidez e desta forma o tempo que o alimento permanece na cavidade oral curto e assim denominamos tempo bucal zero. A deglutio na galinha feita com a ajuda de um movimento de cabea, jogando-a para frente, o que desloca o gro para trs e, a partir da, o gro segue em direo ao papo por movimentos peristlticos; devemos nos recordar que a tomada de gua tambm feita de modo especial, pois, a galinha ingere a gua com a valva inferior do bico e em seguida olha para cima para que a gua desa por gravidade (no h ingesto como no homem ou no co). Nos livros em idioma espanhol encontramos a frase la gallina no bebe agua si no mira al cielo o que caracteriza, bem, o que acontece.

A cavidade oral das galinhas muito ampla e no apresenta limites precisos pela ausncia do palato mole. Outra caracterstica o palato duro apresentar uma fenda longitudinal (normal). Talvez tal comunicao esteja relacionada com a ventilao pulmonar forada para termorregulao (polipnia trmica das aves) que feita com o bico aberto. O processo digestivo na boca quase inimaginvel , pois, com tempo bucal zero no deve haver digesto como no homem. H diversos autores que no confirmam a presena de uma -amilase (ptialina), enquanto outros dizem que sua presena mnima e no teria ao, pois, alimentos granulados e revestidos de celulose no poderiam ser digeridos por uma amilase, alm do tempo bucal ser curto.Assim, a saliva teria apenas uma funo mecnica, ou seja, lubrificao da cavidade oral, umectao do alimento, lubrificao do esfago, eliminao de substncias diversas passadas pela corrente sangnea e outras.

Inglvio (ou papo) O papo um divertculo do esfago e pode ser considerado um prestmago (como em ruminantes) e serve para receber o material proveniente da cavidade oral. Pode ser bem desenvolvido nas aves granvoras (como nas galinhas no pato e no pombo), mas, tambm pode ser rudimentar ou estar ausente em outras aves (como aves carnvoras), dependendo de sua maior ou menor funo, que no caso armazenamento de gros ou folhas (aves folhvoras). No caso do armazenamento de gros (galinhas) os alimentos sofrem um amolecimento durante sua permanncia o que facilitar sua digesto posterior. Aps um perodo varivel dentro do papo, este inicia movimentos peristlticos (vagais) dirigindo os gros para o proventrculo (estmago verdadeiro). No interior do papo no h nenhuma secreo digestiva prpria e qualquer fenmeno bioqumico de desdobramento poder ocorrer por conta de enzimas vindas de fora com os alimentos ou de microrganismos ingeridos com alimentos. H autores que apontam alguma digesto amilcea por conta da amilase salivar (que pouca). Quanto absoro, durante muito tempo se considerou o papo como incapaz de absorver qualquer substncia. Entretanto, hoje se admite a absoro de substncias nutritivas e de baixo peso molecular como cido ltico, AGVs, lcool e outras. Pode haver pequena hidrlise de sacarose com absoro mnima ou duvidosa.

Leite de papo ou leite de pombo Existem aves que produzem uma secreo nutritiva por ocasio da reproduo com finalidade de alimentar os filhotes. Trata-se de uma descamao da mucosa do rgo e foi denominada leite de papo. Tal produto estimulado pela prolactina (hipofisria) e tal produto serve para ser regurgitado no bico dos filhotes enquanto no podem deixar os ninhos em busca de alimento. O leite de papo apresenta cerca de 12,5% de protena ; 8,6% de lipdios; 1,4% de minerais e o restante est representado pela gua.

Proventrculo O proventrculo o estmago verdadeiro das aves e corresponde ao estmago dos carnvoros. controlado pelo nervo vago e secreta o HCl, a pepsina, a gastrina (pouco conhecida sua funo nas aves) e o muco nas aves. Dependendo da ave, o pH pode variar o que tambm pode afetar a transformao do pepsinognio em pepsina. Tendo em vista que as pepsinas no so exatamente iguais, cada ave pode funcionar com sua pepsina em diferentes valores de pH. J existem trabalhos mostrando que o pepsinognio do pato tem 374 aminocidos e enquanto que a pepsina tem 324. Seu pH timo est em torno de 4.0 e ser inativado quando o pH atingir 9.6 .

Normalmente este compartimento est bastante desenvolvido em aves carnvoras e, rudimentar em aves granvoras. Assim, ele pequeno no pato, pombo e galinha e grande em albatroz e gaivotas (exemplos). Histologicamente se diz que o proventrculo s apresenta um tipo celular (oxintico-ppticas) e que seriam responsveis pelas secrees gstricas (HCl, pepsina e muco). O pH nas carnvoras tende a ser mais baixo do que nas granvoras. Alguns exemplos de pH so dados a seguir: galinhas-4.8; faiso-4,7; pombo-1.4; pato-3.4; perus-4.7 .

Nas aves carnvoras o pH pode ser mais baixo (3.0) e h citaes de at 2.6 . Moela (ou ventrculo) A moela representa o que se denominou estmago mecnico das aves pelo fato de no apresentar sucos digestivos prprios e fazer a digesto dos gros, previamente amolecidos no papo , atravs da presso exercida por seus potentes msculos. A presso pode atingir entre 100-150 Torr (na galinha) ou 180 Torr (nos patos) e com isso comprimir os gros,

fazendo uma verdadeira moagem dos mesmos; para isso a moela ainda conta com a presena de pedriscos no seu interior o que ajuda a triturao. Tais pedriscos penetram no aparelho digestivo quando as aves fazem a preenso de seus alimentos e podem chegar a 10 gramas nos patos; s no se tem idia formada se a ingesto voluntria ou acidental. Normalmente a ingesto s feita por aves em regime aberto, ou seja, aves silvestres ou domsticas que esto soltas. Os pintos criados em sistema fechado no necessitam de tais pedriscos pois sua rao (inicial) um farelo e no necessita de triturao. A moela apresenta contraes musculares rtmicas a cada 2 ou 3 minutos e duram em mdia 20 a 30 segundos. O pH da moela varia de 2.0 a 3.5 , mas , isto no quer dizer que seja por secrees locais e sim porque o material cido provm do proventrculo (que fica situado prximo e antes da moela). Nas aves carnvoras a moela no necessita ser bem desenvolvida, pois, sua alimentao no feita base de gros.

Intestino delgado O intestino delgado das aves est dividido em duodeno, leo superior e leo inferior. Na realidade o leo superior o jejuno dos carnvoros e tal diviso parece obedecer (nas aves) a uma transio pouco ntida entre os dois segmentos. No duodeno desembocam os canais biliares e pancreticos. Em geral o intestino das aves relativamente bem mais curto do que o dos mamferos e ainda ocorrem diferenas entre aves granvoras e carnvoras; o intestino das herbvoras e granvoras mais longo do que o das carnvoras, e pelo que se deduz a digesto de vegetais (celulose) mais lenta dos que as protenas; as vilosidades das carnvoras so mais desenvolvidas do que as das herbvoras e

Com relao s glndulas anexas h citaes de que o suco pancretico s est completo cerca dos sete dias de nascidos (pintos) e a bile s preenche a vescula biliar s est repleta aos 28 dias aps o nascimento. Outra citao sobre a bile a presena de amilase na mesma (em galinhas) o que no foi descrito em outros animais, como os mamferos.

Intestino grosso Este segmento apresenta uma grande variedade entre a aves pelo fato de poder existir um nico ceco, dois cecos, ceco rudimentar ou ausente e ceco bem desenvolvido, de acordo com a espcie. Nas galinhas, pombos e patos o ceco duplo e bem desenvolvido, sendo que no gnero Gallus o ceco pode ter em mdia 15 cm em aves adultas. No final do intestino delgado h uma entrada para os dois cecos e esto separados por vlvulas que controlam a entrada do alimento para o ceco bem como seu retorno para passar ao segmento posterior que colon-reto (lembrar que o ceco um segmento cego - sem sada). O colon-reto o segmento final do intestino grosso e desemboca na cloaca, no havendo distino para dividi-lo em dois segmentos (colon e reto) como nos mamferos. Os cecos servem para absoro de gua, digesto da fibra bruta (celulose e ainda a lignina que pode ser utilizada entre 10 e 40% do total) alm da sntese de vitaminas do complexo B e vitamina K. Ao final do intestino grosso ainda encontramos a cloaca que recebe ductos deferentes (macho), oviduto (fmea em postura), fezes, ureteres (que podem vir direto dos rins - galinha) ou a partir da bexiga (como na avestruz). H ainda sobre a cloaca a bolsa (bursa) de Fabrcio, responsvel pelos chamados linfcitos B.

Anda mungkin juga menyukai