Anda di halaman 1dari 2

O

LIVRO

DESLOCADO:

NARRATIVIDADE
1

ESPACIALIDADE

NO

ESPETCULO SEXO DA CIA. PIERROT LUNAR

Juarez Guimares Dias 2

Um livro de fico um objeto, cuja reunio de folhas de papel encadernadas formando um volume recoberto por capa resistente envolve a narrativa de um autor sobre personagens, enredos e mundos imaginados por ele e destinada leitura silenciosa. Para a Cia. Pierrot Lunar, o livro tem sido o princpio, o meio e o fim da montagem de seu mais recente trabalho: o espetculo Sexo, oriundo do romance homnimo de Andr SantAnna, com estreia prevista para fim de abril de 2010. O elenco conta com os atores Lo Quinto, Ludmilla Ramalho, Luiz Rocha, Nando Motta e Ronaldo Jannotti, sob direo de Juarez Dias e assistncia de Neise Neves. H dois anos, essa trupe de teatro tem se dedicado pesquisa e experimentao da teatralizao de textos literrios, deslocando a funo original do romance, para emprestar-lhe seus recursos cnicos: voz, corpo, interpretao, movimento, msica, cenografia, figurinos e caracterizao, iluminao. Contrariando iniciativas comumente realizadas no teatro contemporneo de adaptaes literrias (contos, romances, biografias etc), em que o texto original reescrito, em partes ou no seu conjunto, para adequar-se s exigncias dramatrgicas tradicionais, a Pierrot Lunar optou por um caminho controverso, mais rduo, em que o texto levado cena na sua integralidade de escrita, transformando-se pela linguagem teatral. Os atores dividem-se em atores-narradores, narradores-personagens e personagens que narram sobre si mesmos. Nesse ltimo aspecto, a ambigidade e a redundncia conquistam expressivos nveis de teatralidade, em contraposio aos recursos citados, em que o texto narrado ou descrito por uma voz ficcional, transporta-se para o espetculo quase como uma materializao da escrita original. como se o narrador do romance se personificasse na figura do ator e desse ao primeiro a oportunidade de saltar das pginas do livro e ganhar corpo, voz, intencionalidade de fala, movimentos e gestos.
1

DIAS, Juarez Guimares. O livro deslocado: narratividade e espacialidade no espetculo Sexo da Cia. Pierrot Lunar. Jornal Letras, Belo Horizonte, v. 37, p. 6 - 6, 01 abr. 2010.

Dramaturgo e diretor teatral, escritor, pesquisador e professor. autor do livro O fluxo metanarrativo de Hilda Hilst em Fluxo-floema (Ed. Annablume, 2010), diretor dos premiados espetculos Atrs dos olhos das meninas srias (do romance Falar, de Edmundo de Novaes Gomes), A Possessa (A Empresa) (de Hilda Hilst). Mestre em Literatura pela Puc-Minas, atualmente cursa Doutorado em Artes Cnicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e integra a Cia. Pierrot Lunar.

O livro certamente no sair ileso desse processo e ter sua significao modificada pela atribuio dos referidos aspectos. O desafio de transpor o texto literrio original para a cena teatral, nos moldes j expostos, foi proposto pelo grupo h aproximadamente um ano, quando iniciaram-se os ensaios da montagem de Sexo, que conta com patrocnio da Petrobrs, por meio do Prmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Esse trabalho de pesquisa e investigao de linguagem tem proporcionado Pierrot Lunar o questionamento das estruturas do espetculo de teatro na contemporaneidade, sua relao com o espectador e uma recuperao do ato de contar histrias, por meio do texto literrio encenado. A isso, soma-se a proposta de encenar o romance de Andr SantAnna, que descreve com ironia e humor a estereotipificao social de um grande centro urbano e a obsesso pelo sexo, sob a perspectiva da mdia de massa e da publicidade. Em Sexo, o hiper-realismo, sob a perspectiva do senso comum e da classe mdia, apresenta uma crueza de linguagem, uma viso politicamente incorreta do mundo, por meio de seus personagens estereotipados: jovens executivos, um faxineiro negro e desdentado, vendedoras e secretrias vidas por conforto e status, uma cobradora de nibus evanglica, um astro jamaicano da msica, um casal de adolescentes prestes a perder a virgindade etc, como apresenta a resenha prpria do livro. Outras caractersticas deste trabalho merecem destaque, como a espacialidade em formato arena e a encenao gestada no mesmo espao em que ser realizada a estreia e a temporada subsequente: o Espao Aberto Pierrot Lunar, sede do grupo e lugar de troca, desenvolvimento de projetos, apresentaes culturais e de espetculos, situado no bairro Floresta, em Belo Horizonte. A forma de arena prope nossa equipe certas inquietaes e confrontos, j que o ato de narrar em cena presume uma frontalidade com o espectador/ouvinte. Assim, articulamos outros deslocamentos cnicos, conturbando o raio da narrativa para uma espacialidade de 360 graus e estilhaando o direcionamento do texto para o pblico. Ainda, a encenao fragmentada dialoga com a fragmentao do romance e impe cenografia a necessidade de uma cena livre, como num jogo de tabuleiro, em que as peas expostas so articuladas diante dos observadores. Sobre o Espao Aberto, a oportunidade de manter um lugar de trabalho, para a Pierrot Lunar, reflete a necessidade dos grupos estveis de teatro de continuidade de suas atividades de pesquisa, construo de peas e apresentaes. Tendo altos os custos de produo e manuteno de espetculos em cartaz e a dificuldade de agenda em teatros, um espao alternativo como esse ainda oferece a possibilidade de experimentar formatos noconvencionais e conceb-los para o espao de destinao, alm de potencializar o circuito cultural da cidade, ampliando as opes de arte e entretenimento do pblico.

Anda mungkin juga menyukai