Anda di halaman 1dari 8

1. Cite: 1 competncia originria do STF; 1 competncia recursal ordinria do STF e diga em que consiste a competncia recursal ordinria do STF.

- Requere-se ao de inconstitucionalidade DA LEI diretamente ao STF (competncia originria). Ou competncia originria de julgar o presidente. - Julgamento de habeas corpus e de crime poltico so exemplos de competncia recursal ordinria do STF. - Ordinrio o recurso interponvel para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justia, por trs diferentes formas: (a) recurso ordinrio para o STF, na improcedncia de algumas aes julgadas em instncia nica em tribunais superiores; (b) recurso ordinrio para o STJ de certos acrdos de tribunais regionais federais e tribunais estaduais a julgados originariamente, se improcedente a ao, ou tambm em ltima instncia, se denegado o habeas corpus; (c) recurso com idntica denominao para o STJ de decises interlocutrias e sentenas prolatadas por juiz federal nas causa em que forem partes, de um lado, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no pas, e, de outro, Estado estrangeiro ou organismo internacional.

2. O STF tem competncia originria? Exemplifique se a resposta for positiva. - Sim. Exemplos: todas as aes de controle concentrado de constitucionalidade em face da Constituio Federal, o litgio entre Estado estrangeiro ou Organismo Internacional e a Unio, o Estado, O DF ou Territrio, as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o DF, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da Administrao Indireta. As aes em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados e aquela em que mais da metade dos membros do Tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados.

3. Que competncia recursal especial do STJ? - O recurso especial o meio processual para contestar perante o Superior Tribunal de Justia uma deciso judicial proferida por um Tribunal de Justia ou Tribunal Regional Federal, nas hipteses de: contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia; julgar vlido ato de governo local contestado em face de lei federal; der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal.

4. Qual a competncia da Justia Federal, da Justia do Trabalho e da Justia Militar? - A Justia Federal tem competncia para julgar aes em que a Unio interessada ou parte do processo, podendo, inclusive, envolver as suas autarquias. Exemplo: Aos juzes federais compete processar e julgar: as causas em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal forem interessadas na condio de autoras, rs, assistentes ou oponentes, exceto as de falncia, as de acidentes de trabalho e as sujeitas Justia Eleitoral e Justia do Trabalho; as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Municpio ou pessoa domiciliada ou residente no Pas; as causas fundadas em tratado ou contrato da Unio com Estado estrangeiro ou organismo internacional; os crimes polticos e as infraes penais praticadas em detrimento de bens, servios ou interesse da Unio ou de suas entidades autrquicas ou empresas pblicas; os crimes previstos em tratado ou conveno internacional, quando, iniciada a execuo no Pas, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente; as causas relativas a direitos humanos; etc. - Competncia da Justia do Trabalho: julgar controvrsias decorrentes da relao de trabalho. O conceito envolve todas as relaes contratuais em que algum presta servios por conta de outrem, alienando sua capacidade de produo, em troca de dinheiro. - Competncia da Justia Militar: a justia militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. Assim, praticado o crime contra civil ou militar, por um militar federal em servio, a competncia ser da Justia Militar da Unio. Compete Justia Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competncia do jri quando a vtima for civil, cabendo ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas.

5. A Justia Eleitoral tem juzes que lhe so prprios? Como se compe o TSE e o TER? - No, os juzes da Justia Eleitoral so, na verdade, juzes de Direito. - A composio do Tribunal Superior Eleitoral ficou assim constituda: do Supremo Tribunal Federal so eleitos trs ministros; do Superior Tribunal de Justia, mais dois ministros, todos por voto secreto. Por nomeao do presidente da Repblica, so escolhidos dois juzes entre seis advogados de notvel saber jurdico e

idoneidade moral, indicados pelo STF. O Tribunal Superior Eleitoral elege seu presidente e o vice entre os ministros do STF; e o corregedor eleitoral dentre os ministros do STJ. O procurador-geral eleitoral o procurador-geral da Repblica. - O artigo 120 da Constituio Federal do Brasil determina que "haver um Tribunal Regional Eleitoral na capital de cada estado e no Distrito Federal." Determina tambm, em seu pargrafo primeiro, a composio deles: mediante eleio, pelo voto secreto: de dois juzes dentre os desembargadores do Tribunal de Justia; de dois juzes, dentre juzes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justia; de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, no havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo; por nomeao, pelo Presidente da Repblica, de dois juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia.

6. Juiz de Direito pode ser removido da comarca da qual titular para outra contra a sua vontade? - O juiz tem direito de permanecer na comarca (inamovibilidade). Uma vez titularizado naquela comarca, no pode ser removido contra a sua comarca, no pode ser removido contra a sua vontade. Mas, pelo interesse pblico, pode-se remover um juiz, devendo haver votao com maioria absoluta dos membros do tribunal.

7. Podem os juzes receber qualquer vantagem em razo do processo sob sua responsabilidade? - No, juzes no podem receber qualquer retribuio em razo de um processo.

8. Em que consiste a vitaliciedade do juiz de Direito? - Desembargadores, juzes e ministros, depois de tomarem posse e passarem dois anos no exerccio do cargo, tornam-se vitalcios no cargo, ou seja, no podem perder o cargo, exceto sob deciso da maioria absoluta do seu tribunal ou por deciso do CNJ.

9. Em matria de Ministrio Pblico, que significam os princpios de unidade, independncia funcional e indivisibilidade? - Unidade: um nico rgo sob a chefia de um Procurador Geral. Mas essa unidade ocorre em cada Ministrio Pblico (da Unio, da Bahia, de Minas Gerais, etc). No unidade entre diferentes Ministrios Pblicos, mas sim h unidade em cada Ministrio Pblico. - Indivisibilidade: o Ministrio Pblico indivisvel no sentido de que seus membros no se vinculam aos processos em que atuam, podendo haver substituio. Exemplo: um faz a denncia, outro vai a julgamento, outro faz o recurso, etc. - Independncia funcional: atua com independncia, com a sua prpria interpretao dos fatos.

10. Que significa Ministrio Pblico agente e Ministrio Pblico interveniente? - O Ministrio Pblico atua na forma de agente autor da ao (Ministrio Pblico pode requerer ao criminal, por exemplo). - O Ministrio Pblico tambm atua na forma interveniente (fiscal da lei, custos legis), que quando no autor da ao, mas intervm nela. Em alguns casos, o processo pode at mesmo ser anulado se o Ministrio Pblico no intervir.

11. Promotores de Justia e Procuradores da Repblica gozam de vitaliciedade, irremovibilidade, e irredutibilidade de subsdios? - Sim, pois os Promotores de Justia e os Procuradores da Repblica possuem as mesmas garantias e vedaes dos juzes.

12. Em nosso sistema Constitucional, quais so os Ministrios Pblicos? - O Ministrio Pblico da Unio chefiado pelo Procurador Geral da Repblica, e dentro da sua estrutura encontra-se: o Ministrio Pblico Federal que chefiado pelo Procurador da Repblica (Promotor Federal) e atua Justia federal; o Ministrio Pblico do Trabalho que chefiado pelo Procurador do trabalho e atua Justia do Trabalho; o Ministrio Pblico Militar que chefiado pelo Procurador Militar e atua Justia Militar; e o Ministrio Pblico do Distrito Federal e dos territrios (ainda no existem territrios), que tambm organizado e mantido pela Unio.

- E h o Ministrio Pblico dos Estados, havendo nele o Procurador Regional da Repblica, o Procurador Geral da Justia e os Promotores de Justia.

13. Cite duas funes (competncias) do MP como agente e duas como inventariante. - O Ministrio Pblico como agente atua propondo a ao e fazendo inqurito, que um procedimento administrativo inquisitivo. - O Ministrio Pblico como inventariante emite pareceres em processos judiciais e participa de sesses de julgamento no mbito da Justia.

14. Quais as atividades que competem Advocacia Geral da Unio? - Assessoria do ente pblico: coloca disposio do ente pblico advogados qualificados e preparados para orient-lo na hora de tomar decises importantes que envolvam questes jurdicas. - Consultoria do ente pblico: a atuao consultiva da Advocacia-Geral da Unio (AGU) se d por meio do assessoramento e orientao dos dirigentes do Poder Executivo Federal, de suas autarquias e fundaes pblicas, para dar segurana jurdica aos atos administrativos que sero por elas praticados, notadamente quanto materializao das polticas pblicas, viabilizao jurdica das licitaes e dos contratos e, ainda, na proposio e anlise de medidas legislativas (Leis, Medidas Provisrias, Decretos e Resolues, entre outros) necessrias ao desenvolvimento e aprimoramento do Estado Brasileiro. - Defesa judicial e extra-judicial do ente pblico: atua na defesa da Unio e suas autarquias (como INSS e FUNAI) frente Justia Federal.

15. Quem chefia a Advocacia Geral da Unio? - O Advogado Geral da Unio chefia a AGU.

16. Qual a diferena entre Procurador Geral da Repblica, Advocacia Geral da Unio e Procurador Geral da Unio? - Procurador Geral da Repblica e quem chefia o Ministrio Pblico da Unio.

- Procurador Geral da Unio representa a Unio perante o Superior Tribunal de Justia nas questes cveis e trabalhistas - Advocacia Geral da Unio a instituio brasileira responsvel pelo exerccio da advocacia pblica em mbito federal. Por advocacia pblica federal entende-se a defesa de todos os poderes da Unio em sede judicial ou extrajudicial, bem como o exerccio de atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo Federal. Alm disso, tambm representa o Brasil perante a justia de outros pases e jurisdies internacionais. Na Constituio Federal (art. 131), a AGU tratada como funo essencial justia, ao lado do Ministrio Pblico, da Defensoria Pblica, da Advocacia Privada e da prpria magistratura.

17. Em matria constitucional tributria em que consistem as garantias de anterioridade, irretroatividade, e isonomia? H excees quanto a anterioridade comum? - O princpio da anterioridade induz que no pode haver cobrana de tributo se ele no for atribudo por lei. E s pode ser atribudo o tributo aps algum tempo de sua instituio ou majorao. A anterioridade pode ser simples (no se pode cobrar o tributo no mesmo ano em que ele foi institudo ou majorado), qualificada (alm de no se poder instituir ou majorar no mesmo ano, deve-se aguardar trs meses do ano seguinte, e nonagesimal (pode se instituir em 90 dias). - Irretroatividade: proibido cobrar qualquer tributo que no esteja previsto por fato gerador anterior ao seu aumento ou diminuio. - Isonomia: no poder haver instituio e cobrana de tributos de forma desigual entre contribuintes que se encontram em condies de igualdade jurdica. - Haver exceo anterioridade comum quando a instituio do imposto ou mudana no seu valor for benfica ao contribuinte.

18. H diferena entre imunidade e iseno tributrias? Cite duas hipteses de imunidade. Imunidade a vedao constitucional destinadas s entidades polticas que detm a competncia tributria, de tributar determinadas pessoas, seja pela natureza jurdica que possuem, pelo tipo de atividade que desempenham ou ainda ligadas a determinados fatos, bens ou situaes. J a iseno, no a vedao, mais sim a dispensa legal do pagamento do tributo. Em suma, podemos realizar as seguintes

concluses: A imunidade realmente uma forma de no incidncia do tributo, tendo em vista que impede que uma norma legal defina como fato gerador as matrias ento imunes. Assim, se no h previso legal de incidncia das matrias imunes, no se admite a ocorrncia do fato gerador, por simples ausncia de previso legal, e consequentemente a formao da obrigao tributria principal. J na iseno, no se impede a instituio de tributo sobre os fatos previstos na norma isentiva. Assim sendo, por expressa previso legal, tem-se a ocorrncia do fato gerador e, consequentemente, a formao da obrigao tributria e, posteriormente, o seu crdito, que, por sua vez, ento excludo. 19. Em matria oramentria, em que consistem os princpios de exclusividade e universalidade? - Exclusividade: oramento s trata a respeito da arrecadao da receita e despesas. S se pode conter matria de carter oramentrio. No deve haver concesso de cargos e benefcios, para evitar caudas tributrias. - Universalidade: A Lei Oramentria deve incorporar todas as receitas e despesas, ou seja, nenhuma instituio pblica deve ficar fora do oramento.

20. Cite duas vedaes em matria oramentria - No pode haver previso de gastos sem fontes de custeio. - No deve haver concesso de benefcios para evitar caudas tributrias. - Oramento no pode prever dficit.

21. Pode o oramento ser alterado? O oramento feito para ser aplicado por um ano civil. O Oramento Pblico considerado RGIDO (pois no pode ser alterado facilmente depende de aprovao do Poder Legislativo) e ESTTICO (no muda, a no ser com a abertura de crditos adicionais). 22. Quais os tipos de oramento existentes? O Plano Plurianual contradiz o princpio de anualidade oramentria? - Os tipos de oramento existentes so o fiscal (prev as receitas necessrias e as despesas), a seguridade social (entidades a ela vinculadas, fundos e fundaes mantidas pelo poder pblico, como a previdncia social e a assistncia social) e investimentos (recursos necessrios para investir em empresas controladas

totalmente pela Unio, ou pelo menos aquelas que a Unio possui mais de 50% das aes).

Anda mungkin juga menyukai