Anda di halaman 1dari 6

1

A DEPENDNCIA SOCIAL COMO INTERDIO AMOROSA: UMA LEITURA DE MACHADO DE ASSIS


Doutorando Mrio Lus Simes Filho Profa. Dra. Wilma M. de Mendona
RESUMO Estudo das representaes da dependncia social feminina, atravs da interdio amorosa das mulheres agregadas, em Machado de Assis. Com esse intuito, procedemos leitura do conto, Frei Simo, publicado, originalmente, no Jornal das Famlias, em 1864. Para a concretizao desse propsito, nos apoiamos, terica e metodologicamente, nas concepes e anlises crticas de Antonio Candido e de Roberto Schwarz, arquitetadas por uma viso dialtica entre a literatura e a sociedade. Palavras-chave: Literatura; Dependncia Social; Interdio Amorosa; Machado de Assis.

Davam de boa vontade o po da subsistncia a Helena; mas l casar o filho com a pobre rf que no podiam consentir. Machado de Assis

Machado de Assis , indubitavelmente, um dos escritores brasileiros mais importantes de nossa literatura, consenso crtico que vem se afirmando com o passar do tempo. Sua obra continua a instigar a curiosidade crtica, tanto no campo nacional quanto no mbito estrangeiro, a exemplo dos inmeros trabalhos sobre o autor neste sculo em especial os estudos de Roberto Schwarz (2012), de John Gledson (2006), e de Luiz Roncari (2007) entre outros constituindo-se, assim, como uma espcie de fonte inesgotvel, como j sinalizava, desde 1940, Srgio Buarque de Holanda, bem como, nos meados da dcada seguinte, Lcia Miguel Pereira elaborava constatao aproximada:
Depois de tudo quando se tem escrito nos ltimos tempos acerca de Machado de Assis, sua personalidade ainda continua a oferecer estmulo para novas aventuras e descobrimentos. Nenhum outro autor suportaria sem alguma perda de prestgio tal excesso de devoes pstumas [...] O extraordinrio nessa febre de entusiasmo que hoje envolve o nome de Machado de Assis no apenas o nmero excessivo de estudos inspirados por sua vida e sua obra, mas o nmero de bons estudos, de interpretaes felizes, de pesquisas laboriosas e honestas (HOLANDA, 1996, p. 305). Um dos segredos da permanente seduo exercida por Machado de Assis sobre todos quantos o procuram estudar [...] que dificilmente se l com ateno algum trecho seu, ainda de andina aparncia, sem julgar descobrir alguma ponta do fio desse novelo que nunca se chega a desembaraar, alguma entrada desse labirinto onde d tanto prazer perder-se. Ora uma perspectiva insuspeitada sobre a obra, ora uma fugidia indicao sobre o homem h sempre algo a destrinar, a investigar, a interpretar (PEREIRA, 1994, p. 15).

Desse ponto de vista, procedemos leitura do conto Frei Simo, com o propsito de apreender os mecanismos discursivos, com os quais Machado de Assis dramatiza as

relaes da dependncia social feminina, simbolizada, notadamente, atravs da interdio amorosa de suas mulheres agregadas, personagens que avultam na obra machadiana, num cotidiano marcado pela subalternidade e pela tutela autoritria de seus senhores. Uma das primeiras narrativas de Machado de Assis, portanto, dos incios da prosa machadiana, o conto Frei Simo foi publicado, originalmente, no Jornal das Famlias, em 1864, e, posteriormente, reeditado em Contos fluminenses (1870), coletnea organizada pelo prprio punho do autor, como anota Djalma Cavalcante, que publicou, recentemente, em cinco tomos, os contos completos de Machado (ASSIS, 2003). Em Frei Simo verifica-se, pioneiramente, a importncia da dependncia social, explicitada pela faceta do favor, como mecanismo fundamental dramatizao da sociedade brasileira, encenada, causticamente, na obra machadiana. Tal perspectiva vem sendo exaustivamente analisada por Roberto Schwarz, primeiro crtico a desenvolver a relao dialtica estabelecida entre a discursividade machadiana e a dependncia social da populao humilde nacional aos senhores patriarcais sejam eles senhores de terra ou grandes comerciantes, como no caso de Frei Simo vista pelo crtico como um interstcio onde se processa a engenhosidade ideolgica do mecanismo do favor, que se dissemina nas mais dspares atividades dos endinheirados brasileiros da poca: Note-se ainda que entre essas duas classes que ir acontecer a vida ideolgica (SCHWARZ, 1981, p. 16). Na verdade, assentada num perverso trip social,1 as camadas populacionais do Brasil se dividiam em trs grupos: o dos senhores, de terra ou de capital, o dos escravos e o dos pobres, livres da escravido, mas sob a tutela dos latifundirios uma relao extremamente desigual. Nesse cenrio, tomam p as ideias liberais que circulavam no espao europeu, recepcionadas, com entusiasmo, pelos homens cultos do pas. Desse imbrglio social, Machado de Assis alimentaria suas narrativas. De sua obra, desponta uma verdadeira multido de agregados e de agregadas que povoa, com ares melanclicos, as suas prosas, tornando-se, assim, foco privilegiado das interpretaes ficcionais de Machado de Assis, elaboradas atravs de um azedo e acrimonioso dilogo com o contexto brasileiro, conforme observa Schwarz, salientando as consequncias para a elaborao do romance no Brasil:
1

Voltado para as populaes rurais brasileiras, Schwarz observa que: Esquematizando, pode-se dizer que a colonizao produziu, com base no monoplio da terra, trs classes de populao: o latifundirio, o escravo e o homem livre, na verdade dependente. Entre os primeiros dois a relao clara, a multido dos terceiros que nos interessa. Nem proprietrios, nem proletrios, seu acesso vida social e a seus bens depende materialmente do favor, indireto ou direto de um grande. O agregado a sua caricatura. O favor , portanto, o mecanismo atravs do qual se reproduz uma das grandes classes da sociedade, envolvendo tambm outra, a dos que tm. [...] O escravismo desmente as ideias liberais; mais insidiosamente o favor, to incompatvel com elas quanto o primeiro, as absorve e desloca, originando um padro particular (SCHWARZ, 1981, p. 15-17, grifos do autor).

Para a literatura, como veremos, resulta da um labirinto singular, uma espcie de oco dentro do oco. Ainda aqui, Machado ser o mestre [...] Ao vivo, esta comdia est nos notveis captulos iniciais de Quincas Borba [...] Em resumo: herdvamos com o romance, mas no s com ele, uma postura e dio que no assentavam nas circunstncias locais, e destoavam delas. Machado de Assis iria tirar muito partido desse desajuste (SCHWARZ, 1981, p. 19-20, 37-38).

Na realidade, a narrativa machadiana, Frei Simo, trata da histria amorosa, e de seu interdito, entre Simo, herdeiro de famlia de comerciantes, e sua prima, Helena, que, embora advinda do mundo de ricos manipuladores de dinheiro2, tornara-se agregada, na casa do tio, com a falncia e a posterior morte de seu pai que pedira ao irmo que a educasse e a mantivesse. A rf iria morar com morar com os tios e o primo. Dessa convivncia, surgiria o amor de Simo pela prima, afeio que ser correspondida, pela bela e admirvel jovem, segundo declara o narrador, intrometendo-se na narrao para pr-anunciar a tempestade que se abateria sobre o lar senhorial, especialmente sobre Simo e Helena:
A rf chamava-se Helena: era bela, meiga extremamente boa. Simo que se educara com ela, e juntamente vivia debaixo do mesmo teto, no pde resistir s elevadas qualidades e beleza de sua prima. Amaram-se. Em seus sonhos de futuro contavam ambos o casamento, coisa que parece o mais natural do mundo para os coraes amantes. No tardou muito que os pais de Simo descobrissem o amor dos dois (ASSIS, 1962, p. 153).

Helena, emprestavam-lhe a morada, verdade, davam-lhe o alimento, como ressalta nossa epgrafe, mas casar o futuro comerciante com uma jovem sem heranas ou recursos, mesmo sendo da famlia, no cabia dentro dos valores do mundo dos negcios, como comenta um intrometido narrador: mas l casar o filho com a pobre rf que no podiam consentir (ASSIS, 1962, p. 153-154). Na verdade, o amor entre os primos esbarra nos interesses pecunirios dos tios de Helena. Estes pretendiam casar o seu herdeiro com uma jovem endinheirada, metaforizada no texto como um bom partido: Tinham posto a mira em uma herdeira rica, e dispunham de si para si que o rapaz se casaria com ela. [...] Est moa feita e um bom partido (ASSIS, 1962, p. 154, 156). No obstante concordarmos com as perspectivas crticas que assinalam a importncia de Jos de Alencar para a escritura machadiana 3, a de se registrar, no entanto, que com Frei Simo, que Machado de Assis inaugura, em nossas letras, a temtica do casamento como transao comercial, que serviria de fio condutor Senhora, publicada to somente onze anos depois, em 1875. Considerada como uma das narrativas mais importantes de Alencar, nesse
2 3

Expresso tomada de emprstimo de Lcia Miguel Pereira (1994, p. 20). Lcia Miguel Pereira (1994); Antonio Candido (1981) e Roberto Schwarz (1981).

romance o escritor romntico denncia a mercantilizao do matrimnio, como se pode apreender do discurso narrativo, ao comentar o comportamento de Aurlia, em face do amor tornado negcio ou operao financeira:
Em linguagem financeira, Aurlia cotava os seus adoradores pelo preo que razoavelmente poderiam obter no mercado matrimonial. [...] Os adoradores de Aurlia sabiam, pois ela no fazia mistrio, do preo de sua cotao no rol da moa; e longe de se agastarem com a franqueza, divertiam-se com o jogo que muitas vezes resultava do gio de suas aes naquela empresa nupcial (ALENCAR, 1994, p. 19).

Nessa viso do casamento como negcio, os pais de Simo reagem, naturalmente, a quaisquer perspectivas de casar o filho com a sobrinha pobre. Atravs da dissimulao e da mentira, os genitores de nosso protagonista se dedicam, com afinco e sucesso, separao do jovem casal. Nesse intuito, tramam uma viagem para o rapaz com o objetivo de mant-lo longe de casa e, consequentemente, da sua apaixonada prima, sob o pretexto do filho ir cuidar dos negcios familiares. Esse compulsrio afastamento seria, recorrentemente, simbolizado, pelo narrador como degredo do protagonista do lar paterno. Por outro lado, Simo o encara com o forte pressentimento de que no tornaria a rever Helena:
Uma tarde, como estivesse o rapaz a adiantar a escriturao do livro mestre, entrou no escritrio o pai com ar grave e risonho ao mesmo tempo, e disse ao filho que largasse o trabalho e o ouvisse. O rapaz obedeceu. O pai falou assim: Vais partir para a provncia de ***. [...] O brigue partiu. [...] Simo desceu ao seu camarote, triste com o corao apertado. Havia como um pressentimento que lhe dizia interiormente ser impossvel tornar a ver sua prima. Parecia que ia para um degredo (ASSIS, 1962, p. 154).

Obrigado a acatar a ordem de seu pai, Simo parte para o destino ao qual foi enviado, afastando-se, assim, de sua amada prima. Mesmo distantes, os enamorados consolam-se, inicialmente, atravs de longas e amorosas cartas. Logo os tios da rf descobrem a correspondncia entre o jovem casal e, com brutalidade, boicotam quaisquer possibilidade de comunicao entre os jovens:
Entretanto como o esprito dos amantes no menos engenhoso que o dos romancistas, Simo e Helena acharam meio de se escreverem [...] No fim de dois meses de espera baldada e de ativa correspondncia, a tia de Helena surpreendeu uma carta de Simo. Era a vigsima, creio eu. Houve grande temporal em casa. O tio, que estava no escritrio, saiu precipitadamente e tomou conhecimento do negcio. O resultado foi proscrever de casa tinta, penas e papel, e instituir vigilncia rigorosa sobre a infeliz rapariga. Comearam pois a escassear as cartas ao pobre deportado (ASSIS, 1962, p. 155).

Nesse caminho de interdio ao amor entre Simo e Helena, o pai do protagonista obriga a sobrinha a casar com um homem mais prximo de seu nvel econmico, um lavrador, meio remediado (ASSIS, 1962, p. 157), desferindo, assim, um golpe final nas pretenses de Helena e Simo. Aps obrigar a sobrinha a casar, envia uma carta ao filho, comunicando-lhe, hipocritamente, que Helena haveria falecido, e apresentando-lhe na ocasio

a perspectiva de Simo realizar um casamento vantajoso, como expressa em sua carta ao filho:
Chega uma carta a Simo. Era a letra do pai. [...] Contava nesta carta o honrado comerciante que a Helena, a boa rapariga que ele destinava a ser sua filha casandose com Simo, a boa Helena havia morrido. [...] Mas volta, filho, poders consolarte casando com outra, a filha do conselheiro ***. Est moa feita e um bom partido (ASSIS, 1962, p. 155-156).

A notcia da morte de Helena devasta emocionalmente Simo, confirmando seus pressentimentos quando da partida. Este, de carter taciturno e desconfiado, como enfatiza o narrador, sem grande alarde ou maiores explicaes, desobedece ao pai, se recusando a retornar ao lar paterno, bem como, empresa nupcial proposta pelo pai. Nessa recusa, opta pela vida do claustro, ingressando na ordem dos Beneditinos, como frade:
Ficou Simo vivo em corpo e morto moralmente, to morto que por sua idia foi dali procurar uma sepultura. [...] A sepultura que Simo escolheu foi um convento. Respondeu ao pai que agradecia a filha do conselheiro, mas que daquele dia em diante pertencia ao servio de Deus (ASSIS, 1962, p. 156).

Assombrado com a deciso do filho, o pai tenta inutilmente dissuadi-lo. Irredutvel, Simo renuncia ao convvio familiar, aos prazeres amorosos, optando pelo celibato. Nessa opo, o jovem, e nico herdeiro, tanto esvazia a casa de seus pais como decreta o fim da hereditariedade de sua famlia pequeno burguesa. Dessa autoimolao, surgiria, ento, frei Simo de Santa gueda4. Enclausurando-se voluntariamente, frei Simo se dedicaria aos deveres religiosos e a escrever a histria de seu breve amor com Helena. Nesses afazeres, no tardaria a descobrir a trama urdida por seus pais. Enviado ao interior em misso religiosa, frei Simo vai celebrar uma missa na comunidade em que Helena, tomada por uma profunda melancolia, vive com o seu marido. Esta, juntamente com seu esposo, acorre pregao, se deparando com o seu primo, ento o frade pregador. Descortina-se, ento, a trama funesta, urdida contra os jovens amantes pela pequena aristocracia comercial brasileira, representada pela famlia do personagem:
O pregador estava a terminar, quando entrou apressadamente na igreja um par, marido e mulher: ele, honrado lavrador; meio remediado com o stio que possua e a boa vontade de trabalhar; ela, senhora estimada por suas virtudes, mas de uma melancolia invencvel. Depois de tomarem gua-benta, colocaram-se ambos em lugar donde pudessem ver facilmente o pregador. Ouviu-se ento um grito, e todos correram para a recm-chegada que acabava de desmaiar. Frei Simo teve de parar o seu discurso, enquanto se punha termo ao incidente. Mas, por uma aberta que a turba deixava, pde ele ver o rosto da desmaiada. Era Helena [...] o que se passou foi que,
4

evidente a aluso Santa gueda, jovem siciliana de famlia nobre e rica que opta pela castidade e pela pobreza, sendo, a seguir, assediada e cruelmente torturada pelo governador. Esta, agonizante, faz eclodir o vulco Etna, devastando a regio. Conferir: <http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=9>. Acesso em 29 jun. 2013.

mal conhecera Helena, continuou o frade o discurso. Era ento outra coisa: era um discurso sem nexo, sem assunto, um verdadeiro delrio (ASSIS, 1962, p. 157).

A interdio da aventura amorosa entre o herdeiro, Simo, e a agregada, Helena, revela, na narrativa, o af capitalista que guia as famlias pequeno burguesas no Brasil de ento. Problematizada por Machado de Assis, em suas mais diversas narrativas e, posteriormente, por Jos de Alencar, a reificao do amor no conto estudado resultaria, funestamente, na morte de Helena, de Simo e no empobrecimento e aniquilao da famlia de Simo, como pontua o narrador:
A pobre senhora no resistiu comoo, dois meses depois morreu [...] Frei Simo, recolhido ao convento, tornou-se mais solitrio e taciturno. Restava-lhe ainda um pouco de alienao. J conhecemos o acontecimento de sua morte [...] A cela de frei Simo de Santa gueda esteve muito tempo religiosamente fechada. S se abriu, algum tempo depois, para dar entrada a um velho secular, que por esmola alcanou do abade acabar os seus dias na convivncia dos mdicos da alma. Era o pai de Simo. A me tinha morrido (ASSIS, 1962, p. 157).

Dessa forma, Machado de Assis problematiza, atravs da literatura, o mundo do capitalismo comercial, que reduz, especulao e ao negcio, os sentimentos que animam a humanidade em seu desejo de perpetuao. Nos legando, assim, uma viso pessimista e inquietante das sociedades convertidas ao credo do capital, como ressoa na ltima frase proferida por frei Simo: Morro odiando a humanidade! (ASSIS, 1962, p. 152).

REFERNCIAS ALENCAR, Jos de. Senhora: texto integral. So Paulo: tica, 1994. (Srie Bom Livro). ASSIS, Machado. Obra completa: conto e teatro. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Aguilar, 1962, v. 2. CANDIDO, Antonio. Esquema de Machado de Assis. In:_______. Vrios escritos. 4. ed. So Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. CAVALCANTE, Djalma (Org.). Contos completos de Machado de Assis. Juiz de Fora: UFJF, 2003, v. 1. GLEDSON, John. O machete e o violoncelo: introduo a uma antologia dos contos de Machado de Assis. In: ______. Por um novo Machado de Assis: ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. HOLANDA, Srgio Buarque de. O esprito e a letra: estudos de crtica literria: 1920-1947. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. PEREIRA, Lcia Miguel. Colcha de retalhos. In: _______. Escritos da maturidade: seleta de textos publicados em peridicos (1944-1959). Rio de Janeiro: Graphia, 1994. SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. In. _______. Ao vencedor as batatas: forma literria e processo social nos incios do romance brasileiro. 2. ed. So Paulo: Duas Cidades, 1981.

Anda mungkin juga menyukai