Anda di halaman 1dari 4

Universidade Federal do Maranho Centro de Cincias Exatas e Tecnolgicas Departamento de Engenharia Eltrica Fsica Experimental II Prof.

Antonio Carlos Pereira Alunos:

2 Experincia de Eletricidade

1. Ttulo Medida de Tenso Contnua em Resistores. 2. Objetivo Ao trmino desta experincia, nos capacitaremos a: I. Determinar a queda de tenso em cada resistor ou associao de resistores; II. Comparar diferena de potencial da fonte com a queda de potencial ocorrida ao longo do circuito nos resistores; III. Fazer com que aprendamos a lidar com o voltmetro (multiteste), lendo corretamente o valor indicado pelo mesmo nas diversas escalas.

3. Materiais Utilizados -01(um) Multmetro -04(quatro) Resistores de valores diferentes -01(uma) Fonte varivel DC ou constante (pilhas + suporte) -01(uma) placa de montagem -Fios de ligaes 4. Procedimento

4.1. Monte o circuito 1 (srie) e mea a queda de tenso em cada resistor. Anote os valores no quadro 1 . OBS: Escolha o fundo de escala mais conveniente do voltmetro para a leitura da ddp entre os terminais de cada resistor.

Quadro 1

4.2. Monte o circuito 2 (paralelo) e mea a queda de tenso em cada resistor. Anote os valores no quadro 2.

Quadro 2

5. Questes e Concluso 5.1. Explique a necessidade de inserir o voltmetro em paralelo no circuito. - necessrio coloc-lo em paralelo porque um voltmetro um aparelho com alta resistncia interna e, com esta alta resistncia, o voltmetro no deve introduzir muitas alteraes no circuito analisado. Sendo assim, associando o voltmetro em paralelo, a corrente eltrica por ele no passa, podendo assim medir as tenses entre os pontos do circuito.

5.2. D sua concluso atravs das leituras feitas com relao s diferenas de potenciais aplicadas pela fonte no circuito. -A concluso que se chega que em um circuito associado em srie, a tenso eltrica aplicada aos terminais positivo e negativo igual soma das tenses entre cada ponto do circuito.Em um circuito associado em paralelo, a tenso mesma entre cada ponto do circuito e igual tenso aplicada entre os terminais positvo e negativo deste tipo de circuito. 5.3. Compare a soma das quedas dos potenciais dos resistores (quadro 1) com o potencial aplicado pela fonte no circuito.Justifique as diferenas encontradas. -O quadro 1 corresponde s tenses aplicadas em um circuito associado em srie.Essa soma igual ao potencial inicial aplicado entre os terminais positivo e negativo.As diferenas encontradas em cada resistor corresponde ao valor da respectiva resistncia deste, ou seja, quanto maior o valor da resistncia do resistor, menor ser o valor da tenso ali medida 5.4. Expresse uma lei matemtica para representar a concluso da 2 questo. -A primeira Lei de Ohm adequada: V=R.i , onde V= tenso R=resistncia I=corrente No circuito em paralelo, as tenses entre cada ponto so iguais tenso entre o terminal principal 5.5. D uma explicao fsica que justifique a diferena de potencial (d.d.p.) nos terminais de cada resistor. -A resistncia eltrica, medida em Ohms, que cada resistor possui.Esse valor para as respectivas resistncias que determina o

valor da corrente que ir passar atravs do mesmo, consequentemente alterando o valor da diferena de potencial

Anda mungkin juga menyukai