Anda di halaman 1dari 11

ANLISE ESTRUTURAL TRELIAS Uma trelia uma estrutura composto de elementos esbeltos unidos uns aos outros por

or meio de rtulas em suas extremidades. Os elementos normalmente utilizados em construo so peas de madeira ou barras metlicas. As ligaes entre os elementos so geralmente formadas pelo aparafusamento ou soldagem de suas extremidades em uma placa comum, denominada placa de reforo, conforme mostrado na figura abaixo (a), ou ainda simplesmente atravessando cada um dos elementos com um parafuso ou pino (b).

Trelias planas Trelias planas so aquelas que podem ser representadas em um nico plano e so freqentemente utilizadas para suportar telhados e pontes.

Exemplo em uma ponte.

Distribuio de esforos:

Premissas para o projeto de trelias 1- Todas as cargas so aplicadas aos ns, normalmente o peso prprio do elemento (travessas) desprezado, pois a carga suportada bem maior que o peso prprio; 2- Os elementos so unidos nos ns atravs de superfcies lisas. Por causa destas duas premissas, cada elemento age como um elemento de duas foras, e, portanto as foras em suas extremidades devem ser direcionadas ao longo de seus eixos geomtricos.

Se a fora tende a alongar o elemento ser uma fora trativa (a), ao passo que se ela tende a encurtar o elemento, ela ser uma fora compressiva (b).

Existem duas maneiras de resolver problemas envolvendo trelias, so elas: 1- MTODO DOS NS A anlise realizada a partir do diagrama de corpo livre de cada n que compe a trelia. So vlidas as equaes de equilbrio da esttica.

F F M

x y

=0 =0 =0

Escolhemos um n para realizar a anlise. Esse n deve ter pelo menos uma fora conhecida e no mximo duas foras incgnitas. O exemplo no n B, a fora de 500N exerce uma fora trativa no ponto B, as reaes devem ser analisadas em relao aos pontos de atuao da fora, ou seja, a fora de 500N tende a alongar a viga BA, logo a reao sobre o n B uma reao trativa. J em relao a viga BC, a fora de 500N tende a encurt-la, logo ser uma reao compressiva. Caso no consiga encontrar o sentido correto da reao sobre o n, existe outra maneira de conseguir visualizar, considere todas as reaes como sendo trativas, assim aps a aplicao das equaes de equilbrio, uma resposta positiva significa que o sentido trativo verdadeiro e uma resposta negativa significa que o sentido correto o compressivo, basta alterar o desenho no diagrama do corpo livre e encontrar a reao correta. 2- MTODO DAS SEES O mtodo das sees utilizado para se determinar as foras atuantes dentro de um elemento da trelia. Esse mtodo baseia-se no princpio de que se um corpo est em equilbrio, qualquer parte dele tambm est. O mtodo consiste em seccionar o elemento que se deseja analisar na trelia e aplicar as equaes de equilbrio na regio seccionada. Exemplo do mtodo das sees:

Ao se seccionar um determinado elemento as reaes aplicadas a eles continuam, conforme mostrado nas figuras ao lado.

Em geral, devemos tentar encontrar uma seo que passa atravs de no mais do que trs elementos para os quais as foras sejam desconhecidas. Abaixo segue um exemplo:

1 2 3

Exerccio 1 Determine as foras que atuam em todos os elementos da trelia mostrada na figura e indique se os elementos esto sob trao ou compresso.

Exerccio 2 Determine as foras que atuam em todos os elementos da trelia mostrada na figura e indique se os elementos esto sob trao ou compresso.

Exerccio 3 Determine as foras que atuam em todos os elementos da trelia mostrada na figura e indique se os elementos esto sob trao ou compresso.

Exerccio 4 Determine as foras que atuam em todos os elementos da trelia mostrada na figura e indique se os elementos esto sob trao ou compresso. Dados: P1 = 2kN e P2 = 1,5kN.

Exerccio 5 Determine as foras que atuam em todos os elementos da trelia mostrada na figura e indique se os elementos esto sob trao ou compresso. Dados: P = 8kN.

Exerccio 6 Determine as foras que atuam nos elementos GE, GC e BC da trelia mostrada na figura e indique se os elementos esto sob trao ou compresso.

Anda mungkin juga menyukai