Anda di halaman 1dari 15

PREDRO HENRIQUE RODRIGUES PEREIRA

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO, CARGA CIRCULANTE E DIMENSIONAMENTO DE MOINHOS

PROCESSAMENTO DE MINERAIS I TURMA 3720

Palmas TO 2013

PREDRO HENRIQUE RODRIGUES PEREIRA

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO, CARGA CIRCULANTE E DIMENSIONAMENTO DE MOINHOS

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Processamento de Minerais I do curso de Engenharia de Minas, orientado pelo Professor Jos Cleuto Batista.

Palmas TO 2013

1. INTRODUO
A moagem o processo necessrio quando se visa a reduo de tamanho a dimenses abaixo de 5-20 mm. A moagem um processo de converso a p ou pulverizao, e ela pode se valer de 3 mtodos: cascateamento por queda livre, agitao ou vibrao. A Metso fornece a correta soluo de moagem para cada mtodo e aplicao. O moinho autgeno/ semiautgeno utilizado para processar rochas ordinrias ou descarga primria do britador. O tamanho do alimentador para este moinho limitado ao tamanho mximo que pode ser transportado e introduzido no moinho. Os produtos do moinho sejam eles do tamanho ideal para processamento ou tamanho ideal para moagem final no moinho de bolas, moinho de pebble, ou um VertimillTM. Moagem mido acompanhada por um bombeamento de 50 a 80% de slidos. O moinho AG/ SAG pode obter o mesmo tamanho de reduo de dois ou trs estgios de britagem e peneiramento, um moinho de barras entre outros e todos os trabalhos de um moinho de bolas. Devido a variedade dos tamanhos dos moinhos existentes, a moagem AG/ SAG pode ser facilmente obtida. Projeto do circuito de moagem

A moagem AG/SAG pode ser efetuada segundo uma variedade de fluxogramas. O fluxograma timo dever ser estabelecido durante os testes com o minrio. Os fluxogramas comuns incluem: - AG-Estgio nico - AG em circuito fechado com um britador - AG com um britador + moinho de bolas - SAG-Estgio nico - SAG com bola/ VertimillTM

2. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DE MOINHOS 2.1. Moinho Cilndrico


Estes moinhos so constitudos de uma carcaa cilndrica de ferro, revestida internamente com placas de ao ou borracha, que gira sobre mancais e contm no interior uma carga solta de barras ou bolas de ferro ou ao (Figura 1).

Figura 1 - Moinho Cilndrico. Os corpos moedores so elevados pelo movimento da carcaa at um certo ponto de onde caem, seguindo uma trajetria parablica, sobre as outras bolas que esto na parte inferior do cilindro e sobre o minrio que ocupa os interstcios das bolas. As bolas acompanham o movimento da carcaa e impelidas pela fora centrfuga percorrem uma trajetria circular (Figura 2). Enquanto a fora centrfuga for maior que a fora da gravidade, as bolas permanecem nesta trajetria. No momento que o componente da fora da gravidade que se opem a fora centrfuga for maior que esta, as bolas abandonam a trajetria circular e passam a seguir uma trajetria parablica mostrada na Figura 2.

Figura 2 - Velocidade crtica do moinho. As bolas de um moinho em operao apresentam quatro movimentos que so vistos a seguir. a) Rotao - as bolas giram em torno delas mesmas e produzem uma fragmentao por compresso tal como no moinho de rolos. Este efeito pequeno dentro do moinho. b) Translao - o movimento circular de acompanhamento da carcaa do moinho at uma certa altura. Este movimento no promove nenhuma fragmentao e responsvel pelo gasto excessivo de energia na moagem. c) Deslizamento - o movimento contrrio ao movimento do moinho. As vrias camadas de bolas deslizam umas sobre as outras e a superfcie interna do moinho dando origem fragmentao por atrito. Este efeito acentuado quando a velocidade de rotao do moinho baixa. d) Queda - o movimento resultante das bolas pela fora da gravidade e que vai dar origem fragmentao por impacto. Este efeito aumenta com a velocidade de rotao do moinho.

2.2. Moinhos de Barras


So moinhos cilndricos, que utilizam barras como meio moedor, e podem ser considerados mquinas de britagem fina ou de moagem grossa. Eles so capazes de suportar uma alimentao to grossa quanto 50 mm e fornecer um produto to fino quanto 500 um; so muitas vezes escolhidos para britagens finas quando o material argiloso. A caracterstica principal do moinho de barra que o comprimento da seo cilndrica tem 1,25 a 2,5 vezes o dimetro. Essa razo importante porque as barras, que tm somente poucos centmetros menores que o comprimento da carcaa, devem ser impedidas de se atravessarem dentro da mesma; entretanto a razo no deve ser muito elevada, pois isso acarretaria o uso de barras muito longas com tendncia a se deformarem.

2.3. Moinhos de Bolas


Os estgios finais de fragmentao so realizados em moinhos cilndricos, usando bolas como meio moedor. Como as bolas tm maior rea superficial por unidade de peso do que as barras so mais adequadas moagem fina. O termo moinho de bolas restrito queles que tm a relao comprimento/dimetro de 1,5 a 1 e at menor. Moinhos longos
6

com a relao L/D de 3 a 5, usando bolas como meio moedor, geralmente compartimentado sendo que em cada compartimento tem-se um dimetro de bolas diferente. Os moinhos cilndricos tm o seu tamanho expresso pelas dimenses do dimetro e do comprimento da carcaa, sendo que geralmente se considera a dimenso interna carcaa e externa ao revestimento quando se refere ao dimetro, e a medida interna aos revestimentos das tampas quando se refere ao comprimento. As carcaas dos moinhos so fabricadas para suportar o impacto de cargas pesadas e usa-se, normalmente, chapa de ao-carbono, calandrada e soldada. Nos moinhos grandes comum existir um ou dois acessos na carcaa, para manuteno. As cabeceiras so fabricadas em ao fundido ou ferro fundido nodular, em uma s pea, e so ligadas ao cilindro por flanges aparafusados. Os moinhos industriais possuem diversos furos na carcaa para aparafusar o revestimento do cilindro. A utilizao do revestimento tem como finalidade proteger o cilindro contra o desgaste e reduzir o deslizamento da carga moedora dentro da carcaa. O revestimento feito de vrias ligas metlicas, de borracha e raramente de cermica ou de quartzito para usos muito especiais. So produzidos diferentes formas de revestimentos aplicveis, cada uma delas, ao tipo de moinho (bolas ou barras), tamanho, material a processar (dureza, tamanho), velocidade de operao, etc. Na Figura 3 so apresentados os tipos mais comuns de revestimento.

Figura 3 - Tipos de revestimentos de moinhos.

2.4. Aplicaes do moinho de barras e de bolas


O moinho de barras utilizado na moagem primria recebendo o minrio que vem com granulometria que varia de 3/4 a 3/8 de polegada (19 a 9,53 mm). O meio moedor sendo barras de peso considervel torna este moinho apto a moer material mais grosso pois a queda de uma barra produz um impacto significativo, sendo este o mecanismo de fragmentao predominante no moinho de barras. Este moinho geralmente trabalha em circuito aberto. O moinho de bolas em regime de catarata tambm pode ser alimentado com material grosso (3 a 4 mm) mas geralmente trabalha em circuito fechado com classificador, pois apesar de predominar o impacto, a abraso e o atrito tambm tm ao destacada. O moinho de bolas, em regime de cascata, utilizado em moagem secundria com a finalidade de fragmentar o minrio na malha requerida ao processo subsequente. A alimentao deve ser mais fina e constituda do produto da moagem primria feita num moinho de barras ou de bolas, em regime de catarata. A tendncia atual o uso de um nico estgio de moagem num moinho de bolas, com bolas grandes e alta razo de reduo. Neste caso o material deve vir da britagem em tamanho menor possvel.

2.5. Moinho de martelos


O moinho de martelos (Figura 4) consiste de um eixo girando em alta rotao e no qual ficam presos, de forma articulada, vrios blocos ou martelos. O material alimentado pela parte superior e as partculas sofrem o impacto dos martelos e so projetadas contra a superfcie interna da cmara, fragmentando-se, para depois serem foradas a passar por tela inferior que vai bitolar a granulometria da descarga.

Figura 4 - Moinho de martelos. Esse tipo de moinho tem pouca aplicao na concentrao de minrios pois, sendo as gangas geralmente silicosas, desaconselha-se o seu uso devido ao grande desgaste da superfcie interna, da tela e dos martelos. Entretanto, largamente empregado na indstria qumica, onde as substncias so ordinariamente menos abrasivas e tambm na fragmentao de calcrios.

2.6. Moinho de discos


Este tipo de moinho tem dois discos com ressaltos internos, sendo um fixo e outro mvel, dotado de movimento excntrico (Figura 5). A alimentao vem ter ao centro dos discos atravs da abertura central do disco fixo e a sofre o impacto e o atrito do disco mvel que com seu movimento excntrico vai fragmentando e forando o material para a periferia, caindo depois numa cmara coletora. A granulometria da descarga dada pelo ajuste da abertura entre os discos na parte perifrica, onde eles so lisos. Ele empregado para pulverizar amostras, desde que a contaminao com ferro proveniente do desgaste dos discos no prejudiquem a sua utilizao.

Figura 5 - Moinho de discos.

2.7. Moinho vibratrio


So moinhos para operaes contnuas ou em batelada moendo o material em granulometria muito fina e operando a seco ou a mido. So constitudos de dois tubos sobrepostos. Entre eles fica um peso apoiado excentricamente e conectado por uma junta universal flexvel a um motor de 1.000 a 1.500 rpm. A rotao do excntrico vibra os tubos produzindo uma oscilao circular de poucos milmetros (Figuras 6 e 7).

Figura 6 - Moinho vibratrio - Corte lateral.

10

Figura 4.36 - Moinho vibratrio. Os tubos so 60-70% ocupados com meio moedor, geralmente bolas de ao de 10 a 50 mm. O material que est sendo modo passa longitudinalmente atravs do cilindro como um fluido, numa hlice de spin complexo, assim levando o meio moedor a fragment-lo por atrio. O material alimentado e descarregado atravs da junta flexvel. Os moinhos vibratrios so atraentes pelo seu pequeno tamanho e baixo consumo de energia quando comparados a outros moinhos. Eles podem produzir material com rea superficial de 500 m2/g, granulometria fina que no se obtm num moinho de bolas convencional. Constroem-se moinhos vibratrios de at 15 t/h de capacidade, embora unidades de mais de 5 t/h envolvam considerveis problemas de engenharia. A faixa de tamanho do material processado em mdia de 30 mm de alimentao, e menos de 10 um o produto.

2. CARGA CIRCULANTE
Carga circulante: undersize de um classificador que retorna alimentao do moinho, expressa usualmente em porcentagem sobre a alimentao nova do moinho. Os objetivos da carga circulante so: Garantir o tamanho mximo do produto de moagem; Diminuir a gerao de finos dentro do moinho, j que funciona como um amortecedor da alimentao nova, dissipando a energia mecnica aplicada sobre as partculas. No h uma definio especfica para carga circulante, no entanto, podemos dizer que a carga circulante de um processo aquele material que no est adequado sequncia do processamento. Isso pode ser em decorrncia da imperfeio do sistema de classificao concentrao ou realmente por estar fora da especificao aceita pela etapa subsequente do

11

processo. Esse material tem que retornar a etapa anterior do processo at que seja adequado prxima. Quando dimensionado o circuito, determina-se o percentual de carga circulante em cada etapa. O descontrole da carga circulante pode provocar um travamento do processo. Para reduzir as possibilidades de travamento dos circuitos, os mesmos so, na maioria das vezes, dotados de silos, que tm a finalidade de absorver problemas passageiros do processo, como: desregulagem de um determinado equipamento; variao repentina da dureza ou granulometria da alimentao; descontrole da taxa de alimentao. Os silos ainda tm a funo de regularizar a alimentao subsequente. A carga circulante elevada provoca o aumento do consumo de energia, porque os mesmos trabalham com massas elevadas, exigindo mais dos motores; reduz da vida til dos equipamentos, pois os mesmos podem trabalhar acima da capacidade nominal; e, evidentemente, reduz a produo, uma vez que pode haver o travamento do circuito pelo enchimento dos silos, por exemplo. A disponibilidade fsica afetada pelo fato dos equipamentos trabalharem acima da capacidade nominal, gerando paradas corretivas mais frequentes.

3. DIMENSIONAMENTO DE MOINHO
Moinhos so dimensionados calculando a FORA (kW) exigida para se fazer o trabalho de atingir a reduo necessria. Tambm levada em considerao a dureza do material (ou moabilidade), e a taxa de alimentao da mquina. O tamanho e formato do moinho so ento escolhidos para fornecer a fora necessria. Isso envolve a escolha do tipo de moinho, do tamanho do rolamento, da velocidade, tipo e formato do forro, alm de outros aspectos mecnicos. A taxa de reduo de material atingida por moinhos vai de 15/1 com moinhos de barras at 200/1 com moinhos de bolas. O primeiro passo no dimensionamento de um moinho a determinao da energia necessria para produzir a moagem desejada. Vrias frmulas tem sido utilizadas para este fim, entretanto a equao de Bond a mais amplamente usada pois nas condies mais comuns de operao ela fornece bons resultados mas, para aplicaes que se afastam das usuais, pode ser arriscado dimensionar um moinho pelo mtodo de Bond.
12

O mtodo de Bond baseia-se na equao por ele desenvolvida e no valor de ndice de Trabalho (Wi) cuja metodologia de determinao, foi tambm por ele estabelecida. A equao a seguinte:

onde: E = kWh/st; Wi = ndice de trabalho; P = tamanho do produto em m no qual 80% passam; F = tamanho da alimentao em m no qual 80% passam. A energia determinada pela equao [4.31] para as seguintes condies especficas: a) Moinho de barras: a mido, circuito aberto, num moinho de 2,44 m de dimetro interno ao revestimento. b) Moinho de bolas: a mido, circuito fechado com classificador espiral, num moinho de 2,44 metros de dimetro interno ao revestimento e carga circulante de 250%. c) Energia calculada: a energia requerida no eixo do pinho do moinho, a qual inclui as perdas nos mancais e nas engrenagens do pinho. No inclui as perdas no motor ou em qualquer outro componente, tais como redutor e embreagens. O tamanho da alimentao usado nos testes de Bond foi 13.200 m para o moinho de barras e 3.350 m para o moinho de bolas. Qualquer moagem que fuja destas condies deve ter o valor da energia calculada pela equao de Bond (4.31) corrigida por fatores de correo.

3.1. Fatores de Correo


Quando Bond publicou os dados de suas pesquisas j considerou alguns fatores de correo que ampliavam o campo de aplicao de seu trabalho. Posteriormente, Rowland estudando a aplicabilidade da Lei de Bond a moinhos industriais, confirmou a necessidade de uso dos fatores de correo indicados por Bond e introduziu outros. Os fatores que so normalmente utilizados atualmente so os relacionados a seguir:

13

EF1- moagem a seco: quando a moagem for a seco deve-se usar o valor de EF1 = 1,3 que exprime o fato que a moagem a seco 30% menos eficiente. EF2 - Circuito aberto em moinho de bolas: a moagem de bolas em circuito aberto requer uma energia extra quando comparada ao circuito fechado. Na Tabela 4.20 encontrasse o fator de ineficincia determinado relacionando-se a percentagem retida na malha de controle.

EF3 - Dimetro do moinho A Tabela 4.21 nos fornece os valores de EF3 para os moinhos mais comuns, enquanto a Tabela 4.22 os valores de EF5 para diversos P80, e Tabela 4.23 o valor de EF8. Esse fator s pode ser calculado aps a escolha prvia do moinho.

EF4 - Fator de alimentao com tamanho excessivo:

14

15

Anda mungkin juga menyukai