Anda di halaman 1dari 9

Universidade de Braslia Instituto de Cincias Sociais, Departamento de Sociologia Curso de Graduao Disciplina: Introduo Metodologia das Cincias Sociais

s (IMCS)- 134074 Professora: Flvia Lessa de Barros (Centro de Pesquisa e Ps-Graduao sobre as Amricas-CEPPAC/UnB) 2 semestre de 2010 Turma A: 3 e 5, 10-11:50h (FA A1 10)

Plano de Aula

Unidade II: A produo do conhecimento nas cincias: Tenses paradigmticas no campo cientfico e revolues tericas
Aula 15 (30/11): Paradigmas, comunidades cientficas e revolues tericas KUHN, Thomas. "Posfcio". A Estrutura das Revolues Cientficas . So Paulo: Editora Perspectiva, 1975.

1) Sobre o autor: Thomas Kuhn (1922 1996) foi filsofo e historiador da cincia estadunidense, introduzindo a noo de paradigma em teoria das cincias.1

Informaes trazidas no Prefcio do livro A Estrutura das Revolues Cientficas:


2) Sobre a obra: A Estrutura das Revolues Cientficas: No quadro da Histria da Cincia, tem-se que problemas histricos preocupaes filosficas. A histria da cincia, para Kuhn, deveria elucidar o processo de como pensar cientificamente: uma histria das ideias cientficas. Autores basilares para Kuhn: a) Jean Piaget elementos a respeito dos vrios mundos da criana em seu crescimento e o processo de transio de um para o outro (Psicologia da Percepo Gestalt); b) B. L. Whorf efeito da linguagem sobre as concepes de mundo; c) W. V. O. Quine quebra-cabeas filosficos da distino analtico-sinttica. Problematizao: colocao da comunidade cientfica no mbito da Sociologia. Ensaio propriamente dito: diversas publicaes e ideias trabalhadas (em aulas e palestras) ministradas no decorrer de seu estgio como fellow (membro jnior) em Harvard (quando e onde ocorreu a sua transio do campo cientfico da Fsica para a Histria das Cincias). No fim da dcada de 1950 (58/59), Kuhn passou pelo Centro de Estudos Avanados em Cincias Behavioristas, quando teve a oportunidade de conviver com uma comunidade composta predominantemente por cientistas sociais (confrontao entre diferenas relativas s cincias naturais e s cincias sociais: natureza dos mtodos e problemas cientficos legtimos). Paradigma Kuhn partiu do pressuposto de que os praticantes das cincias naturais no disporiam de respostas mais firmes do que os cientistas sociais. Todavia, por meio da observao, constatou que a prtica das cincias naturais (astronomia, fsica,
1

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Pequeno dicionrio de filosofia contempornea. So Paulo: Publifolha, 2006.

qumica, biologia) no suscitava controvrsias como aquelas observadas entre psiclogos e socilogos. A tentativa de descobrir a fonte da diferena reconhecimento do papel desempenhado na pesquisa cientfica pelos paradigmas. O que so paradigmas? Kuhn denominava paradigmas as realizaes cientficas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e solues modelares para uma comunidade de praticantes da cincia. O livro publicado em 1962.

Posfcio publicado em 1969


1) Kuhn reflete acerca dos resultados da publicao de 1962: importncia das crticas para a sua prpria compreenso dos problemas trazidos pelo ensaio, o que no modificou o seu ponto de vista a respeito do que considerava fundamental. Mal-entendidos gratuitos: dificuldades-chave em torno do conceito de paradigma. O texto est organizado em itens: Dois sentidos diferentes empregados para o termo paradigma: 1) constelao de crenas, valores, tcnicas compartilhados pelos membros de uma comunidade determinada; Sentido sociolgico. 2) um tipo de elemento dessa constelao: as solues concretas de quebra-cabeas. Quando empregadas como modelos ou exemplos, essas solues podem substituir regras explcitas como base para a soluo dos quebra-cabeas restantes da cincia normal.
1)

Os paradigmas e a estrutura da comunidade: Kuhn esfora-se por


desvincular o conceito de paradigma da noo de comunidade cientfica (como pode ser feito? Quais so as consequncias?). O termo tem um efeito circular: paradigma aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma comunidade cientfica consiste em pessoas que partilham um paradigma.

nem todas as circularidades so viciadas, mas esta implica dificuldades reais. A


fim de dissolv-las, Kuhn prope:

a) Isolar as comunidades sem recurso prvio aos paradigmas; b) A descoberta dos paradigmas ocorre atravs do exame minucioso (escrutnio) do
comportamento dos membros de uma dada comunidade. A estrutura da comunidade: para Kuhn, uma discusso importante tanto para a sociologia quanto para a histria da cincia.

os resultados preliminares: as tcnicas empricas necessrias para a explorao da estrutura da comunidade no so comuns, todavia algumas encontram-se disponveis e outras sero desenvolvidas. os cientistas, e sua maioria, fala de suas filiaes convictos de que a responsabilidade pelas especialidades cientficas encontram-se distribudas entre grupos com um nmero de membros aproximadamente determinado. Kuhn pressupes formas sistemticas de empreender a identificao das comunidades. articulao intuitiva da noo de comunidade cientfica (entre socilogos/as e historiadores/as da cincia): formada por praticantes de uma especialidade cientfica. os membros da comunidade cientfica: submetidos a uma iniciao profissional e a uma educao similares e extenso sem paralelos com as outras disciplinas: a) Absorvem a mesma literatura tcnica e retiram muitas das mesmas lies; b) Fronteiras da literatura-padro: marcam os limites do objeto de estudo cientfico; c) Cada comunidade possui um objeto de estudo prprio; d) Existncia de escolas nas cincias: comunidades que abordam o mesmo objeto cientfico a partir de pontos de vista incompatveis; escolas em competio, competies que se encerram rapidamente; e) Os membros da comunidade vem a si prprios e so vistos pelos outros como nicos responsveis pela perseguio de um conjunto de objetos comuns: treino de sucessores. f) No interior das comunidades: comunicao ampla e julgamentos unnimes; g) Desacordos resultam da ateno que os grupos direcionam a objetos distintos de modo que a comunicao requer um rduo esforo. Existncia de comunidades em muitos nveis: a) Comunidade mais global: composta por todos os cientistas ligados natureza; b) Comunidades na forma de grupos cientficos profissionais: fsicos, qumicos e outros similares. Quanto ao pertencimento a uma comunidade: a) Agrupamentos maiores, o pertencimento d-se de modo mais rpido (exceo: casos limites) Condies: possuir a mais alta titulao; participar de sociedades profissionais; ler peridicos especializados. b) Subgrupos, para o seu isolamento, so utilizadas tcnicas similares. Quais seriam os subgrupos? Qumicos orgnicos; fsicos de estados slidos.

No mbito dos subgrupos, os problemas empricos surgem em um nvel inferior exemplo: antes do reconhecimento pblico (grupo bacteriofgico), seriam necessrias conferncias especiais, distribuio de esboos de manuscritos e de provas para a publicao, redes formais e informais de comunicao (correspondncia entre cientistas e ligaes entre citaes); Transio perodo pr-paradigmtico para o ps-paradigmtico durante o desenvolvimento do campo cientfico: competio entre escolas que resulta na reduo do nmero destas: tipo mais eficiente de prtica cientfica: ESOTRICA E ORIENTADA PARA A SOLUO DE QUEBRACABEAS; PARADIGMA O MEIO DE IDENTIFICAO DE QUEBRA-CABEAS E A FONTE DE PEAS PARA A SOLUO DESTES; COMUNIDADES CIENTFICAS: ESTRUTURAS MUTVEIS AO LONGO DOS TEMPOS; Paradigma governa no o objeto, mas o grupo de praticantes da cincia A necessidade de acordo depende do que faz essa comunidade: exemplo teoria atmica de Dalton no sc. XIX; Revoluo uma espcie de mudana, envolvendo um tipo de reconstruo dos compromissos do grupo; Mudana Revolucionria oposta s mudanas cumulativas: caso de comunidades com um nmero reduzido de membros; Crises: conscincia comum de algo saiu errado e suas influncias sobre as revolues no se constituem como pr-requisitos essenciais: um preldio, um mecanismo de autocorreo, um meio de induo das revolues; crises no so, necessariamente, geradas pelo trabalho da comunidade que as experimenta.
2)

Os Paradigmas como a constelao dos compromissos de grupo: O


que podem ser os paradigmas? Kuhn considera o que ocorre quando se busca identificar paradigmas por meio do comportamento dos membros da comunidade cientfica previamente determinada; aqui, situa-se o sentido sociolgico de paradigma.

Dentre o que compartilhado pelos membros de uma comunidade, isto de um grupo cientfico, o que explicaria a relativa abundncia de comunicao profissional e a relativa unanimidade de julgamentos profissionais? (p. 226)
Os cientistas respondem que compartilham uma teoria ou um conjunto de teorias. Para Kuhn, a terminologia conota uma estrutura mais limitada em alcance e natureza

do que o que se exige em seu ensaio, logo, Kuhn prefere adotar o termo MATRIZ DISCIPLINAR. DISCIPLINAR: posse comum aos praticantes de uma disciplina particular; MATRIZ: composta de elementos ordenados de vrias espcies que exigem determinao detalhada; VALORES: coerncia interna e externa quanto escolha de uma teoria (plausibilidade e relao a outras teorias correntes); VALORES: UTILIDADE SOCIAL: deve haver ou no? Segundo Kuhn, pode divergncia quanto a sua aplicao; Julgamento varia de acordo com a poca e pode variar de indivduo para indivduo (personalidade biografia de cada membro da comunidade); Paradigmas/ exemplares: se especificam/diversificam medida que a especializao de estudantes de um dado grupo avana.
3)

Paradigmas como exemplos compartilhados: Paradigmas enquanto


realizaes passadas dotadas de natureza exemplar: filosoficamente, o segundo sentido de paradigma o mais profundo. As reivindicaes feitas por Kuhn referente ao segundo sentido motivaram as controvrsias e mal-entendidos quanto ao livro: Por meio de leis estabelecidas (exemplo: a frmula de Newton f=ma), encontrar similaridades entre fenmenos distintos, estabelecendo conexes simblicas no contexto (gestalt); resolues de quebra-cabeas, modelando-os de acordo com solues anteriores: ver situaes como semelhantes para a aplicao dos mesmos esboos de leis ou leis cientficas; Exemplo: a lei fsica do sc. XVIII: a descida real iguala a subida potencial.

Aprendizado que antecede s leis: As situaes que se apresentam fazem parte da natureza? Michael Polanyi: conhecimento tcito: conhecimento que se aprende fazendo cincia e no simplesmente aprendendo regras para faz-la.
4)

Conhecimento Tcito e Intuio: Principal transtorno: a acusao de que


Kuhn pretendia transformar a cincia num empreendimento SUBJETIVO E IRRACIONAL.

Experincia e Conhecimento baseados no estmulo-resposta: maneiras de ver foram selecionadas por seu sucesso ao longo de um determinado perodo histrico; Conhecimento processo neurolgico que transforma estmulos em sensaes: a) Transmitido pela educao; b) Demonstrou ser, por meio de tentativas, mais efetivo que seus competidores histricos no meio ambiente de um grupo; c) Est sujeito a modificaes atravs da educao e da descoberta de desajustamentos com a natureza. No existe acesso direto ao que se conhece: nem regras nem generalizaes para expressar esse conhecimento; A interpretao comea onde a percepo termina; O que a percepo deixa para a interpretao completar depende drasticamente da natureza e da extenso da formao e da experincia prvias;

5)

Exemplares, incomensurabilidades e revolues: Continuao do item 4:


a argumentao de Kuhn: termos como subjetivo e intuitivo no podem ser aplicados aos componentes do conhecimento cientfico que, segundo Kuhn, est inserido em exemplos partilhados, fundamentando-se em critrios e regras, sendo testado pelo tempo e mantendo-se passvel de correo. Pessoas que no defendem pontos de vista no comparveis devem ser considerados membros de comunidades de linguagem diferentes. incomensurabilidade e suas consequncias a respeito da escolha entre teorias sucessivas; Kuhn no trata das escolhas como absolutamente pessoais e subjetivas, sendo por isso mesmo irracionais, imperscrutveis; As escolhas no se do de forma semelhante a provas matemticas e lgicas: Diversidade quanto aplicao de regras estipuladas e reconhecimento de que um acordo prvio no fornece base suficiente para uma prova: debate em que se recorre persuaso possibilidade de prova possibilidade de ocorrncia de revolues; Razes para escolha: exatido, simplicidade, fecundidade funcionam como valores possibilidade de aplicao de modos diversos (individual e coletivamente) por quem est de acordo quanto sua validade; A converso o tipo de processo que deve ser explicado com vistas compreenso das revolues, contudo nem a as boas razes nem a traduo constituem esse processo.

6)

Revolues e relativismo: Assuntos residuais: (3 ao todo) a) a acusao de


que a concepo da cincia, em Kuhn, relativista; b) haveria uma confuso entre descritivo e normativo na abordagem de Kuhn? c) extenso por meio da qual as ideias do livro podem ser aplicados a outros campos alm da cincia .

As crticas ao ensaio de Kuhn apontam, sim, para o seu relativismo desde que suas consideraes sobre traduo sejam aplicadas cultura e seu desenvolvimento; Aplicada cincia, sua abordagem no tem como objetivo a relativizao.
Consequncias da capacidade da cincia de resolver quebra-cabeas: a) rvore (origem das cincias modernas: filosofia da natureza, artesanato): desenvolvimento cientfico unidirecional e irreversvel; b) Teorias cientficas mais recentes so melhores que as mais antigas no que diz respeito soluo de quebra-cabeas nos mais diferentes contextos de aplicao (progresso cientfico); c) Sucesso um processo de aprimoramento em vista da capacidade de solucionar quebra-cabeas, mas tambm, de prover uma viso mais exata da realidade (proximidade da verdade) ajuste entre entidades; o que est realmente a;
d) O encadeamento de sucesses rumo verdade no procede para Kuhn: Einstein est

mais prximo de Aristteles do que de Newton, embora a sucesso histrica do desenvolvimento cientfico tenha dado-se no alinhamento Aristteles Newton Einstein.

7) A Natureza da Cincia: Continuao dos assuntos residuais. Discusso de duas reaes frequentes ao ensaio: 1 crtica: confuso entre descrio e prescrio (cabe cincia normatizar?) teorema filosfico O no implica o deve.
Kuhn admite a normatizao, atestando que o xito no fazer cientfico est relacionado observao de determinados princpios.

2 favorvel e totalmente correta: perceberam a aplicabilidade das teses a outras campos que no a cincia
O livro apresenta o desenvolvimento cientfico como uma sucesso de perodos ligados tradio e marcados por rupturas que no so cumulativas;

As teses so tomadas de emprstimo de outras reas: Histria da Literatura, Msica, Artes, Desenvolvimento Poltico e outras atividades humanas j descreviam seus objetos por meio de tradio e rupturas h muito tempo; Rupturas Revolucionrias devem ser entendidas nos termos de: periodizao, estilos, gosto, estrutura institucional; Atitude original de Kuhn foi aplicar essa percepo s cincias; A partir de um certo ponto, o desenvolvimento cientfico d-se de modo distinto de outros campos: carncia de escolas competidoras nas cincias desenvolvidas; Caractersticas que no so exclusivas das cincias, mas, no conjunto, distinguem a atividade cientfica: grau e que os membros de uma comunidade constituem a nica audincia e os nicos juzes do trabalho dessa comunidade; natureza peculiar da educao cientfica; carter objetivo de solucionar quebra-cabeas; sistema de valores que o grupo cientfico apresenta em perodos de crise e deciso; Necessidade de estudar a estrutura comunitria da cincia e necessidade de um estudo similar das comunidades correspondentes em outras reas; Como se escolhe a comunidade e como se e aceito por ela? Quais so os objetivos coletivos do grupo; desvios (individuais e coletivos) tolerados pelo grupo? Conhecimento cientfico como a linguagem, ou seja: propriedade comum de um grupo ou no nada. Para entend-lo, necessrio conhecer as caractersticas essenciais dos grupos que o criam e o utilizam. 1- Paradigmas e Comunidades Cientficas na perspectiva de Kuhn Em 1969, quando da publicao do posfcio quase sete anos depois da primeira edio de A Estrutura das Revolues Cientficas, Kuhn (2001) afirma reconhecer as dificuldades em torno do conceito de paradigma para, em seguida, tratar de dois sentidos distintos que dizem respeito ao termo. Caracteriza o primeiro sentido como sociolgico, pois este diz respeito s crenas, valores e tcnicas partilhados pelos membros de uma comunidade cientfica; e o segundo sentido deve ser tomado, de maneira mais ampla, como soluo de quebra-cabeas, haja vista a sua utilizao na forma de modelos ou exemplos, em substituio a regras explcitas. (ibidem) Cumpre esclarecer que se trata de um texto organizado em itens em que, inicialmente, defrontamo-nos com a proposta de desligamento entre o conceito de paradigma e a noo de comunidade cientfica. E, aps tratar da viabilidade de existncia de alguma comunidade cientfica dissociada de um paradigma cientfico nico, nesse sentido apontando as fases pr-paradigmticas, Kuhn detm-se minuciosamente nos aspectos em que se constituem essas comunidades.

2. Kuhn na perspectiva das cincias sociais Clifford Geertz (2001), em seu artigo de ttulo sugestivo (...)o texto certo na hora certa -, esfora-se por esclarecer o impacto do legado de Kuhn que para alm do campo das cincias naturais, perfaz um vasto trajeto no mbito de variadas reas de conhecimento e at mesmo entre ignorantes da contracultura (p. 144). Nas consideraes de Geertz, A Estrutura das Revolues Cientficas implica um novo modo de abordagem da cincia (com destaque para a razo de suas teorias, prticas, interesses e influncias em jogo), livre do jargo interno que, se no impedia, muito dificultava a aproximao de quem no fosse da rea das cincias naturais. Tambm soluciona as limitaes da sociologia, em suas tentativas de abordagem externalista, que no ultrapassava a questo dos efeitos sociais e normas institucionais da cincia. com a publicao do trabalho de Kuhn, embora no tenha sido o nico estudioso dessa natureza, que a cincia torna-se, a um s tempo, forma de atividade intelectual, modo de saber, fenmeno social e modo de agir. No obstante boa recepo de seu livro, Kuhn no foi poupado da crtica de que tornara a cincia algo irracional, subjetivista ou mesmo relativista. Entretanto seu legado persiste em termos de que histria da cincia a histria do crescimento e da substituio das comunidades cientficas autorrecrutadoras, normativamente definidas, dirigidas de maneira variadas e, muitas vezes, claramente competitivas (p.146) ou, ainda, que a cincia normal e a revoluo consistem em atividades baseadas na comunidade. Deste modo, a sociologia do conhecimento rev seus mtodos diante um novo campo de estudos em que, para analisar a cincia, necessrio enfocar antes a estrutura comunitria de que faz parte. E quanto ao paradigma, se este rege, na verdade, um grupo de praticantes e no um tema, um objeto, as pesquisas, de antemo, devem direcionar-se s pessoas e suas coalizes.

Anda mungkin juga menyukai