Anda di halaman 1dari 7

A comigo ningum pode (Dieffenbachia pictada), uma das plantas ornamentais mais perigosas em ambiente urbano, normalmente encontradas

s em bares, restaurantes e lojas e amplamente cultivadas nos lares. Por ser uma planta de ampla toxidade, ela responsvel por muitos acidentes com intoxicaes, principalmente as crianas, que tm costume nato em pr na boca tudo o que encontra pela frente. As folhas dessa planta realmente chama a ateno por ser brilhantes e largas, que para quem no a conhece parece muito apetitosa. As principais vtimas so crianas de 0 a 6 anos que, atradas pela exuberncia da folhagem da planta, levam partes desta boca. A mastigao, ainda que de pequenas pores das folhas ou pecolos, causa uma intensa irritao das mucosas da boca, faringe e laringe. Os sintomas iniciam-se com salivao abundante, dores na boca, na lngua e nos lbios. Subseqentemente, ocorre edema das mucosas que tiveram contato direto com a planta. No h relatos conclusivos sobre a origem da toxidade da comigo ningum pode, mas alguns estudos do conta de que ha alto nvel de cristais de oxalato de clcio e enzima proteoltica, denominada dumbcana, na seiva da planta. Esses cristais apresentam-se na forma de rfides (agulhas), e esto contidos dentro de clulas ejetoras denominadas idioblastos. Segundo o Centro de Informaes Toxolgicas do Amazonas, para aquele que teve contato com a planta existe um tratamento que consiste na lavagem gstrica e medidas provocadas de vmitos realizadas com muito cuidado em virtude dos efeitos irritantes da planta. O tratamento sintomtico, incluindo administrao de demulcentes (clara de ovos, leo de oliva), bochechos com solues de hidrxido de alumnio, antiespasmdicos e analgsicos e anti-histamnicos. Nos casos mais graves convm administrar corticosterides. Leses oculares so tratadas com lavagem demorada com gua corrente e aplicao de colrios antisspticos: corticosterides por via sistmica nos casos mais graves. A comigo ningum pode , na verdade, uma das ornamentais mais cobertas de supersties. Embora ningum conhea a verdadeira origem de tais crenas, diz-se que protege seu cultivador contra mau-olhado, inveja e os maus espritos e bom para os negcios, vislumbra prosperidade e absorve as energias de baixa vibrao, abundantes em ambientes comerciais. A crendice popular leva essa planta entre os melhores cuidados, pois se apregoa, que, em a planta definhar ou morrer, certamente seu dono entrar em apuros. Embora seja uma espcie perigosa, a comigo ningum pode no deve ser condenada ao extermnio. Quem tiver crianas ou animais em casa basta coloc-la em ambiente de difcil acesso, minimizando assim o perigo de intoxicao.

http://www.plantasonya.com.br/toxicas-e-venenosas/comigo-ninguem-pode-planta-bonita-mas-perigosa.html

ESPADA DE SO JORGE

Nome Cientfico: Sansevieria trifasciata Sinonmia: Sansevieria laurentii, Sansevieria trifasciata var laurentii Nome Popular: Espada-de-so-jorge, rabode-lagarto, lngua-de-sogra, sansevria Famlia: Liliaceae Diviso: Angiospermae Origem: frica Ciclo de Vida: Perene

Herbcea de resistncia extrema, excelente para jardins de baixa manuteno. No entanto seu crescimento um pouco lento. Suas folhas so muito ornamentais e podem se apresentar de colorao verde acinzentada e variegadas, com margens de colorao brancoamareladas, todas com estriaes de um tonalidade mais escura. As flores brancas no tem importncia ornamental. uma planta de utilizao bastante tradicional e a cultura popular recomenda como excelente protetor espiritual. Devem ser cultivadas pleno sol ou meia-sombra, em vasos ou em macios e bordaduras. Resiste tanto estiagem, como ao frio e ao calor, alm de ser pouco exigentte quanto fertilidade. Multiplica-se por diviso de touceiras, formando mudas completas com folhas, rizoma e razes.

LRIO DA PAZ

Nome Cientfico: Spathiphyllum wallisi Nome Popular: Lrio-da-paz, bandeira-branca, espatifilo Famlia: Araceae Diviso: Angiospermae Origem: Venezuela e Colmbia Ciclo de Vida: Perene

Branca como a neve, a flor deste lrio muito especial, pois simboliza a paz. Com o tempo e em ambientes mal iluminados ela pode se tornar esverdeada. Sua folhagem verde escura e brilhante muito bonita. O lrio-da-paz de crescimento rpido no vero, e tem um belo volume. Pode ser plantada em vasos decorando interiores ou em macios e bordaduras protegidas por muros, rvores ou outras coberturas. Deve ser cultivada sempre meia sombra, em substrato rico em matria orgnica, com boa drenagem. Adubaes anuais e regas frequentes garantem o visual do lrio-da-paz. No tolera o frio. Multiplica-se por diviso das touceiras.

BUXINHO

Nome Cientfico: Buxus sempervirens Sinonmia: Buxus arborescens, Buxus myrtifolia, Buxus suffruticosa Nome Popular: Buxinho, buxo, rvore-dacaixa Famlia: Buxaceae Diviso: Angiospermae Origem: Mediterrneo, Oriente Ciclo de Vida: Perene

Arbusto muito utilizado para a topiaria, por suas inmeras qualidades. Sua folhagem verde escura resistente e regenera-se bem das podas semestrais. Se voc quer um autntico jardim francs no pode dispensar o buxinho, porm deve ter pacincia, pois seu crescimento relativamente lento se comparado s outras cercas vivas. Tem grande durabilidade e rusticidade com os cuidados bsicos, exigindo pouca manuteno. Perfeito para compor desenhos, cercas e esculturas vivas, tambm muito utilizado para Bonsai. Adapta-se ao cultivo em vasos. Devem ser sempre cultivados a pleno sol, com solo frtil e regas regulares. Tolerante ao frio. Multiplica-se por estaquia.

MONSTERA Nome Cientfico: Monstera deliciosa Sinonmia: Monstera lennea, Philodendron pertusum Nome Popular: Costela-de-ado, monstera, bananado-mato, abacaxi-do-reino, ceriman Famlia: Araceae Diviso: Angiospermae Origem: Mxico Ciclo de Vida: Perene Suas folhas so espetaculares! Gigantes, elas possuem um desenho nico. As bordas so perfeitamente recortadas e possuem furos no meio, como se quisessem arejar-se. Alm disso, apresentam uma colorao verde escura e so muito brilhantes. Deve ser cultivada em substrato rico em matria orgnica, com regas regulares, meiasombra. Plantada isolada ou em pequenos grupos, pode ser tutorada para escalar sobre outras plantas e paredes. Produz frutos comestveis. Multiplica-se por estaquia oriundas do caule.

PALMEIRA-RFIA

Nome Cientfico: Rhapis excelsa Sinonmia: Chamaerops excelsa, Rhapis flabelliformis, Trachycarpus excelsus Nome Popular: Palmeira-rpis, palmeira-rfia, rfis, rpis, palmeiradama, jupati Famlia: Arecaceae Diviso: Angiospermae Origem: China Ciclo de Vida: Perene A palmeira-rpis uma elegante palmeira, ereta e entouceirada, muito utilizada na decorao de interiores. Os japoneses foram os primeiros a utiliz-la como ornamental, coletando espcimes na China, para adornar o Palcio Imperial. Ela apresenta mltiplos estipes (caules), semelhantes ao bambu e revestidos com uma fibra rstica e marrom. As folhas so palmadas, plissadas, de colorao verde-escura e muito brilhante. Planta diica, com inflorescncias ramificadas, compostas de pequenas flores amarelas que originam frutos ovides e brancos, de pouca importncia ornamental. Ocorrem formas miniaturas e de folhas mais largas ou variegadas tambm, muito caras e raras em cultivo. De crescimento lento, a palmeira-rpis pode alcanar at 4 metros de altura. Sua utilizao paisagstica bastante ampla, podendo ser plantada isolada ou em grupos, inclusive compondo graciosas cercas vivas de desenho informal. Encaixa-se com perfeio em jardins de inspirao oriental ou tropical. tambm muito popular na decorao de escritrios, lojas, eventos, shoppings centers e salas de estar. Quando plantada sob sol pleno, apresenta uma colorao verde mais clara nas folhas, que amarelam mais rapidamente. Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra, sombra ou luz difusa, em solo frtil e bem drenvel, irrigado regularmente. A palmeira-rpis aprecia a umidade, mas no tolera o encharcamento. Regas regulares em substratos muito bem drenados so ideais para o seu cultivo em climas quentes. Leves adubaes anuais so o suficiente para plantas cultivadas em ambientes internos. No tolera geadas, ambientes muito secos ou com ar condicionado por tempo prolongado. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se por sementes e diviso das touceiras.

PACOV Nome cientfico: Renealmia brasiliensis

Famlia - Zingiberceas.

Sinonmia - Paco seroca, pacov catinga.

Resumo descritivo - Planta herbcea de haste ereta, que constituda pelos pecolos das prprias folhas, os quais partem do solo. As folhas so inteiras, lanceoladas, peninervadas; inflorescncia disposta em cacho, cujo raquis parte do solo em separado do caule. Nome comum para outras Zingiberceas a Costus spiralis tem flores rseas, roxas, amarelas ou vermelhas; a Alpinia aromatica tem razes e sementes aromticas, utilizadas como condimento; a Renealmia exaltata, tambm conhecida como Pacov catinga, caet au, cana do mato e cardamomo do brasil, esta de maior porte. Propriedades e uso conhecidos As sementes so antielmnticas - combatem os vermes. -- Neste caso faz-se um ch com 1 colher de sopa das sementes por infuso 3 xcaras ao dia. - A decoco do rizoma utilizada em caso de gases, flatulncia, indisposio do estmago, e como excitante. -- Prepara-se um ch com 10 gramas de rizoma para 1 litro de gua 3 xcaras ao dia. - Uso externo. Prepara-se um ch com 50 gramas de cascas ou rizomas para 1 litro de gua, e usa para banhar feridas difceis, inflamaes e contuses.

Anda mungkin juga menyukai