Anda di halaman 1dari 48

Administrao e Marketing aplicado Esttica

Profa. Me. Fernanda Yumi Tsujiguchi.

Fevereiro 2012

Administrao
[Do latim administratione.] I. Ao de administrar. II. Gesto de negcios pblicos ou particulares. III. Governo, regncia. IV. Funo de administrador; gesto, gerncia. V. Pessoal que administra; direo (Novo Dicionrio Aurlio, 1 edio). A palavra Administrao vem do latim ad (direo, tendncia para) e minister (subordinao ou obedincia) e significa aquele que realiza uma funo sob o comando de outrem, isto , aquele que presta algum servio a outro. Administrao significa em primeiro lugar, ao. um processo de tomar decises e realizar aes que compreende quatro processos administrativos (funes administrativas ou gerenciais) interligados: planejamento, organizao, direo (execuo) e controle, utilizando os recursos organizacionais para alcanar determinados objetivos de maneira eficaz e eficiente.

Eficincia
Ao para produzir efeito. Fazer corretamente as coisas. Resolver problemas. Garantir, defender recursos. Cumprir tarefas e obrigaes. Manter as mquinas. nfase nos meios, na forma. Controla a equipe. Jogar futebol com arte. O efeito em si.

Eficcia

Fazer as coisas certas. Atingir objetivos. Otimizar a utilizao dos recursos. Obter resultados. Mquinas em bom funcionamento. nfase nos resultados. Constri a equipe. Ganhar a partida.

Administrao
Administrao interpretar os objetivos propostos pela organizao e transformlos em ao organizacional, por meio do planejamento, organizao, direo e controle de todos os esforos realizados em todas as reas e em todos os nveis da organizao, a fim de alcanar os objetivos da maneira mais adequada. (Chiavenato, 2000). a administrao que faz as organizaes serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. Administrao o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir os fins desejados, atravs de uma organizao.

Fundamentos da Administrao

Planejamento
Definio de objetivos, atividades e recursos

Organizao
Disposio dos recursos em uma estrutura

Direo
Realizao dos planos

Controle
Verificao dos resultados

A finalidade da Administrao garantir a realizao de objetivos por meio da aplicao de recursos (Maximiliano, 2003).
Recursos
Pessoas Informaes e conhecimento Espao Tempo Dinheiro Instalaes

Decises Objetivos
Resultados esperados do sistema Planejamento Organizao Direo Controle

Processo Administrativo

PLANEJAMENTO
Definio de objetivos, atividade e recursos.

CONTROLE
Assegura a realizao de objetivos e identifica a necessidade de modific-los.

ORGANIZAO
Definio do trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realizao. Distribuio dos recursos disponveis em uma estrutura.

Realizao de atividades para atingir objetivos.


MAXIMIANO/TGA - FIGURA 1.2 Principais decises do processo de administrar.

DIREO/ EXECUO

Processo Administrativo
PLANEJAMENTO ORGANIZAO DIREO CONTROLE

Estabelecer objetivos e misso; Examinar as alternativas; Determinar as necessidades de recursos; Criar estratgias para o alcance dos objetivos.

Desenhar cargos e tarefas especficas; Criar estrutura organizacional; Definir posies de staff; Coordenar as atividades de trabalho; Estabelecer polticas e procedimentos; Definir e alocar recursos.

Conduzir e motivar os empregados na realizao das metas; Estabelecer comunicao com os trabalhadores; Apresentar soluo dos conflitos; Gerenciar mudanas.

Medir o desempenho; Estabelecer comparao do desempenho com os padres; Tomar as aes necessrias para melhorias do desempenho.

Processo Administrativo

Planejar O que ? projetar seus objetivos e aes futuras, atravs de algum mtodo, plano ou lgica.

Planejar o qu? a) b) c) d) O produto a ser produzido; O servio a ser prestado; O alvo a ser atingido; A rota a ser trilhada.

Processo Administrativo

Organizar

O que ? o processo de determinar o trabalho, a autoridade e os recursos, entre os membros de uma organizao, de modo que possam alcanar eficientemente os objetivos da mesma.

O qu? Definir as instalaes, o maquinrio, a matria-prima, a tecnologia, os cargos, as funes, o pessoal, a infra-estrutura, as finanas, ...

Processo Administrativo
Direcionar (coordenar, comandar para realizar) O que ? o ato de dirigir, influenciar e motivar o grupo a realizar as tarefas essenciais para se atingir os objetivos pretendidos.

Quem? Gerente de Produo, Chefe de montagem, Diretor de Marketing, Supervisor de rea, Presidente da Corporao, Vice-Presidente de Logstica, etc.

Processo Administrativo

Controlar

O que ? certificar-se de que os atos dos membros da organizao levam-na, de fato, em direo aos objetivos estabelecidos.

O qu? O volume produzido, a quantidade vendida, o grau de satisfao do cliente, a qualidade de vida dos colaboradores, a lucratividade do negcio, ...

O bom Administrador aquele que conduz seu grupo at o destino almejado.

No existe vento favorvel para o marinheiro que no sabe aonde ir.


Sneca.

Organizaes ou Empresas
Organizao uma entidade abstrata, de cunho jurdico, formada por duas ou mais pessoas, trabalhando juntas e de modo estruturado para alcanar um objetivo especfico ou um conjunto de objetivos. (Stoner & Freeman, 1999) Organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar propsitos coletivos.

O Mundo, uma sociedade institucionalizada e composta por ORGANIZAES em transformao. Exs.: Esttica e Cosmtica.

MUNDO DE HOJE

SOCIEDADE COMPOSTA DE ORGANIZAES

PRODUO DE BENS (PRODUTOS) Ex? PRESTAO DE SERVIOS Ex?


PLANEJADAS ORGANIZADAS DIRIGIDAS CONTROLADAS

Porque as organizaes so necessrias?

As Organizaes servem sociedade. - Padaria e Polcia. As Organizaes realizam objetivos. - Transportadora e Fbrica de Calados. As Organizaes desenvolvem o conhecimento. - Tecnologia e pesquisa. As Organizaes proporcionam carreiras. - Emprego e empreendedorismo.

E qual a necessidade atendida pelo setor de Esttica e Cosmtica?

Prefeitura

Igreja

Procon

Sales de Beleza Escola

Laboratrios

Clubes

SPAs e Centros de Esttica

Sindicatos

Companhia de Eletricidade

Saneamento Bsico

Bancos

MAXIMIANO/TGA - Fig. 1.4 Na sociedade moderna, todos esto cercados de organizaes.

MAXIMIANO/TGA Conforme aumenta a quantidade de recursos empregados, mais complexo torna-se o processo de administrar.

Objetivos das organizaes


Objetivo social: 1. compromisso com as pessoas que dela fazem parte; 2. com a clientela; 3. com o governo; 4. com a sociedade. Entidades formais que visam ao lucro ou no dependem da ao de pessoas para prestar servios, fabricar ou cuidar de seus produtos. Setores das atividades econmicas: PRIMRIO agricultura, explorao do solo, extrao de minrio, criao de gado, pesca etc.; SECUNDRIO modifica os produtos que vm do setor primrio (Ex.: grandes siderrgicas que transformam alguns minrios extrados do solo em ao); TERCIRIO distribuio e venda dos produtos dos setores primrio e secundrio, bem como pela prestao de servios.

Habilidades do Administrador

Habilidades Tcnicas Habilidades Humanas Habilidades Conceituais

Chiavenato, 2003 - As trs habilidades do administrador

As trs habilidades do administrador


Capacidade de usar conhecimento especializado e facilidade na execuo de tcnicas relacionadas ao trabalho. Exemplos: contabilidade, programao de computador, engenharia. Capacidade de relacionamento interpessoal e grupal. Facilidade para lidar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivaes e liderar equipes de trabalho. Capacidade de compreender a complexidade da organizao como um todo. Facilidade para trabalhar com ideias, teorias. Relacionadas com o pensar, raciocinar, elaborar diagnstico de situaes, etc. Capacidades mais sofisticadas do administrador.

TCNICAS

HUMANAS

CONCEITUAIS

Habilidades e Nveis

Chiavenato, 2003 - As trs habilidades do administrador

As Competncias Durveis do Administrador

C o n h e c im e n t o
S ab e r. K no w -h ow . In fo rm a o . A tu aliz a o p ro fis s io n al. R e c ic lage m c ons tan te .

P e rs p e ctiva ctiv a
Sa b er fa zer. V is o p esso a l d a s coisa s. M a n eira p r tica d e a p lica r o co n h ecim en to n a so lu o d e p ro b lem a s e situ a es.

A titu d e
S ab e r faze r ac o n te c e r. C o m p o rtam e n to ativ o e p ro ativ o . n fas e n a a o e n o faze r ac o n te c e r. E sp rito e m p re e n d e d o r e d e e q u ip e. L id e ran a e c o m u n ic a o.

Chiavenato, 2003 - As trs habilidades do administrador

As Competncias Pessoais do Administrador


Habilidades Conceituais

Conhecimento
(Saber)

Habilidades Humanas

Perspectiva
(Saber Fazer)

Atitude
(Saber Fazer Acontecer)

Sucesso Profissional

Habilidades Tcnicas

Chiavenato, 2003 - As trs habilidades do administrador

Tipos de administradores Nveis Hierrquicos


Primeiro Nvel ou Primeiro Escalo Executivos diretor, superintendente e presidente so os ocupantes dos cargos mais importantes da hierarquia, formam a alta administrao e tem autoridade sobre todos os demais gerentes. Segundo Nvel Gerentes Intermedirios coordenao de grupos de trabalho (departamentos, divises ou gerncias). Definem e mobilizam recursos e controla a realizao das atividades. Cuidam das partes especializadas (produo, finanas, atendimento a clientes, RH). ltimo Nvel Supervisores ou lderes chefiam grupos de funcionrios operacionais, responsveis pela realizao das tarefas que fornecem produtos e servios aos clientes.

Hierarquia de Gerentes

Executivos Gerentes Supervisores Funcionrio Operacional Funcionrio Operacional Funcionrio Operacional

Maximiano, 2000. Uma hierarquia de gerentes.

O perfil do administrador moderno caractersticas necessrias


Profissional de formao ampla e variada; Habilidade para se relacionar com pessoas; Ateno aos eventos passados e presentes, bem como previses futuras; Apto a tomar decises; Agente de mudanas; Educador e orientador. Novos requerimentos ao Administrador (McKinsey & Company): GERAIS
Capacidade de solucionar problemas; Capacidade de estabelecer prioridades; Trabalhar em equipe; Possuir criatividade e ser empreendedor; Capacidade de filtrar e usar bem as informaes; Comunicar-se em outras lnguas; No ter medo de errar!!!!

INDIVIDUAIS
Conhecer a si mesmo; Ter objetivos de vida claros; Saber identificar as oportunidades adequadas ao seu perfil.
27

Funes do Administrador Processo Administrativo (reviso e maior detalhamento)


Planejamento

Controle

Organizao

Direo

Funes do Administrador
Planejamento Organizao Direo Controle

Dividir o trabalho Definir a misso Formular objetivos Definir os planos para alcan-los Programar as atividades Agrupar as atividades em rgos e cargos Alocar os recursos Designar as atividades

Designar as pessoas Definir os padres Coordenar os esforos Comunicar Motivar Liderar Avaliar o desempenho Ao corretiva Monitorar o desempenho

Definir autoridade e responsabilidade

Orientar

Funo 1: Planejar

a primeira funo administrativa por servir de base para as demais funes (tticas e operacionais). Determina os objetivos (imediatos, acessveis e imaginrios) a serem atingidos e como se deve fazer para alcan-los. Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como, quem e em que seqncia. Definidos os objetivos, deve-se formular os Planos de Ao (programas, procedimentos, mtodos, normas) para alcan-los. O planejamento deve ser quantificvel, flexvel e atender a propsitos gerais (da organizao).

Planejamento: passo a passo

Definio dos objetivos

Para onde queremos ir?

Estudo da situao atual

Como estamos agora?

Previso quanto ao futuro

O que teremos pela frente?

Definio das alternativas de ao

Quais os possveis caminhos?

Escolha da melhor alternativa

Qual o melhor caminho?

Implantao do plano de ao e avaliao dos resultados

Como iremos percorr-lo?

03 tipos ou nveis de planejamento

PLANEJAMENTO ESTRATGICO - todos os outros planos estaro subordinados a ele. - objetivos globais definidos pela cpula (nvel institucional). - preocupa-se em atingir objetivos organizacionais. - projetado para longo prazo. - abrange a empresa como um todo (todos os recursos e reas). PLANEJAMENTO TTICO - realizado em nvel departamental. - objetivos especficos definidos por cada departamento. - preocupa-se em atingir objetivos do depto. - projetado para mdio prazo. - envolve cada depto (abrange seus recursos especficos). PLANEJAMENTO OPERACIONAL - realizado em nvel de cada tarefa ou atividade. - objetivos imediatos definidos para cada tarefa ou atividade. - projetado para curto prazo (imediato). - envolve cada tarefa ou atividade.

nveis de planejamento x organizacional

Nvel Organizacional

Tipo de Planejamento

Contedo do Plano

Tempo Projeo

Amplitude do Plano

Institucional

Estratgico

Genrico e sinttico

Longo prazo

Abrange a organizao como um todo.

Intermedirio

Ttico

Menos genrico e mais detalhado

Mdio prazo

Abrange cada unidade organizacional (depto, setor).

Operacional

Operacional

Detalhado e analtico

Curto Prazo

Microorientado. Abrange cada atividade, tarefa ou operao.

planejamento estratgico

DEFINIES DO PLANEJAMETO ESTRATGICO Negcio Viso Misso Valores Anlise Ambiente Interno Anlise Ambiente Externo Objetivos Estratgias, Planificao e Metas

Misso, Viso, Negcio e Valores


VISO A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relaes que estabelece e por seus produtos e servios, ser uma marca de expresso mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construo de um mundo melhor atravs da melhor relao consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo. MISSO Nossa razo de ser criar e comercializar produtos e servios que promovam o BemEstar. (Natura) NEGCIO Fabricao e comercializao de produtos de beleza. VALORES 1 Respeito e valorizao do ser humano. 2 Crena na fora de trabalho em equipe. 3 Crena no aperfeioamento contnuo como lema dirio. 4 Busca de inovao e criatividade em todos os processos. 5 A tica, honestidade e justia devem orientar as relaes/atitudes. 6 Todos devem ser responsveis pela preservao da natureza.

Planejamento Estratgico
Fluxograma do Planejamento Estratgico

Formulao dos Objetivos Organizacionais

Anlise Interna da Empresa

Anlise Externa do Ambiente

Pontos fortes e pontos fracos, recursos disponveis, capacidades e habilidades

Condies externas, oportunidades, ameaas, desafios e restries

Formulao de Alternativas Estratgicas

Planejamento Ttico

Envolve 4 reas de atuao: 1 - Planejamento Organizacional Estrutura mais adequada ao alcance dos objetivos globais. 2 - Planejamento do Produto e do Mercado Opes da empresa quanto ao produto principal. 3 - Planejamento de Recursos Recursos Fsicos (mtodos e processos). Recursos Tecnolgicos (mquinas e equipamentos). Recursos Financeiros (investimentos e financiamentos). Recursos Humanos (mo de obra) 4 - Planejamento de Operaes Relacionados com a produo e a comercializao. Produo: quantidade, matria prima, nvel de qualidade, estoque. Comercializao: preos por regio e vendedor, previso de vendas/atendimentos, propaganda, promoo, marketing, etc.

Planejamento Operacional

a correta execuo dos objetivos globais (estratgicos) expressos pelos objetivos especficos (tticos). a realizao do que foi pretendido, ou seja, atingir o resultado proposto (eficcia) com o mximo de eficincia. Est ligado, prioritariamente, aos: Procedimentos, Mtodos e Normas.

Funo 2: Organizao

Determinar os recursos necessrios para atingir os objetivos. Estruturar os recursos em grupos (humanos, tecnolgicos, financeiros, fsicos). Atribuio de tarefas. Designar responsabilidade. Delegar autoridade.

Responsabilidades: referem-se s obrigaes contratuais. Autoridade: o direito para fazer alguma coisa (tomar decises, dar ordens e requerer obedincia, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho designado). A responsabilidade no pode ser delegada

Estrutura Formal
Deliberadamente planejada pela empresa, representada pelo organograma: Mostra os nveis da administrao. Inclui diviso de trabalho. Mostra as vias de comando (horizontal e vertical).

Estrutura Informal

a rede de relaes sociais e pessoais existente: - No estabelecida ou requerida pela estrutura formal. - Surge da interao social das pessoas. - Desenvolve-se espontaneamente.

Funo 3: Direo

Planejamento

Organizao

DIREO/EXECUO Dirigir os esforos coletivos para um propsito comum. Controle Comunicar e negociar com as pessoas para obter consenso. Orientar as pessoas e obter consonncia. Liderar as pessoas. Motivar as pessoas.

Direo

Relacionada com a atuao e ao sobre os recursos humanos da empresa - envolve o processo de influenciar pessoas. A autoridade e o poder constituem meios de influncia. Muitas pessoas desejam ocupar cargos que lhes conceda poder sobre outros indivduos, mas poucas sabem exercer esse encargo com autoridade. O poder " a faculdade de forar ou coagir algum a fazer sua vontade, por causa de sua posio ou fora, mesmo que a pessoa preferisse no o fazer. A autoridade "a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa de sua influncia pessoal. Uma pessoa pode exercer autoridade mesmo no estando num cargo de poder, enquanto outra pode estar no poder e no ter autoridade alguma sobre seus subordinados.

Influncia, Controle, Poder e Autoridade

- Para se alcanar os objetivos organizacionais deve-se conseguir a colaborao do pessoal ou dos grupos de trabalho. Para isso a organizao estabelece normas que regem o comportamento dos seus membros e conferem autoridade ao administrador para tomar decises, moderar os conflitos e obter recursos necessrios. Os meios utilizados pelos administradores so: INFLUNCIA - uma modalidade de fora psicolgica que nem sempre produz o efeito desejado (pode ser contrrio ou nulo). - Para influenciar o comportamento humano pode-se aplicar os seguintes processos: Emulao: esforo para ser igual ou proceder como uma outra pessoa que considerada importante. Sugesto: estimular uma idia na mente ou vontade de uma pessoa. Persuao: induzir algum a aceitar ou fazer alguma coisa. Coerso: impor a ascendncia sobre as pessoas, sob ameaa de suspenso de pagamentos e privilgios.

Influncia, Controle, Poder e Autoridade

CONTROLE a capacidade de conseguir com que as pessoas faam o que se pede ou o que se tem interesse atravs do controle do comportamento. PODER Implica na utilizao da fora, fsica ou moral, para obter os objetivos. AUTORIDADE o poder legtimo vinculado a uma posio.

Funo 4: Controle

Planejamento Organizao

Controle
Definir os padres de desempenho. Monitorar o desempenho. Comparar o desempenho com os padres estabelecidos. Efetuar ao corretiva para assegurar os objetivos desejados.

Direo

Controle

- a funo administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcanlos sejam realizados. - esforo sistemtico de estabelecer padres de desempenho com o objetivo de definir feedback e comparar o desempenho atual com esses padres prdeterminados (esperados) e verificar onde esto os desvios e medir sua importncia e tomar a ao necessria. - Serve para assegurar que todos os recursos da organizao esto sendo utilizados da maneira mais eficiente e eficaz para alcanar os objetivos organizacionais.

Os Controles Organizacionais

Em geral, os controles organizacionais servem para: Padronizar o desempenho, por meio de inspees, pesquisas, superviso, procedimentos escritos ou programas de produo. Padronizar a qualidade dos produtos ou servios oferecidos pela organizao, mediante treinamento de pessoal, inspees, verificaes, controle estatstico de qualidade e sistemas de recompensas e incentivos. Proteger os bens organizacionais de abusos, desperdcios ou roubos, por meio de exigncia de registros escritos, inspees, levantamentos, procedimentos de auditoria e diviso de responsabilidades. Limitar a quantidade de autoridade que est sendo exercida pelas vrias posies ou nveis organizacionais, mediante descries de cargos, diretrizes e polticas, regras e regulamentos e sistemas de auditoria. Avaliar e dirigir o desempenho das pessoas, por meio de sistemas de avaliao do desempenho do pessoal, superviso direta, vigilncia e registros, incluindo informao sobre ndices, como produo por empregado ou perdas com refugo por empregado, etc. Prevenir para garantir o alcance dos objetivos organizacionais, pela articulao de objetivos em um planejamento, uma vez que eles ajudam a definir o escopo apropriado e a direo do comportamento das pessoas para o alcance dos resultados desejados.

Anda mungkin juga menyukai