Anda di halaman 1dari 17

A filosofia da educao kantiana:

educar par a a liberdade

filosofia da educao

1. Doutor em Educao. Professor do Departamento de Educao da Unesp/Assis e do Programa de Ps-Graduao em Educao da Unesp/Marlia.

Alonso Bezerra de Carvalho1

Resumo: O texto pretende refletir sobre as ideias kantianas, destacando o aspecto crtico e esperanoso que, por meio da filosofia, a humanidade pode ser compreendida e edificada. Kant acredita que a liberdade humana o elemento fundacional para construirmos uma sociedade justa, autnoma e esclarecida. Ele defende, como proposio primeira, a ideia de que todas as disposies naturais de uma criatura esto destinadas a um dia se desenvolver completamente e conforme um fim, por isso categrico em dizer que o homem a nica criatura que precisa ser educada. Palavras-chave: Educao. Homem. Histria. Liberdade. Esclarecimento.

Introduo
Kant conhecido como um dos mais importantes filsofos do sculo das luzes, que define apropriadamente o significado filosfico, poltico, espiritual, religioso, cultural e histrico do esprito de sua poca o mundo moderno. Nascido no dia 22 de abril de 1724, na pequena cidade de Knigsberg, antiga Prssia, onde foi professor catedrtico, no casou e nem teve filhos. Embora de pequena estatura e fsico frgil, era um homem extremamente metdico. Tanto sintetiza e recupera ideias de pensadores anteriores a ele, como aponta caminhos e novos pensamentos que so elaborados depois dele. O universo espiritual de suas reflexes marcou todo um sculo, o sculo das luzes. Pensar sobre os limites e as possibilidades do conhecimento foi uma de suas maiores preocupaes, colocando uma questo central: possvel conhecer? Outra preocupao era refletir sobre o problema da ao humana, ou seja, o problema moral. A essas duas grandes questes aliaram-se, no esprito de Kant, os problemas da apreciao esttica e das formas de pensamento da biologia, cujas peculiaridades, em relao ao problema do conhecimento e da moral, articulou em uma viso sistemtica das funes e dos produtos da razo humana. Todos esses problemas foram analisados por Kant em inmeras obras.

Embora Kant seja mais conhecido ou divulgado pelos seus textos chamados crticos Crtica da Razo Pura (1781), Fundamentos da Metafsica dos Costumes (1785), Crtica da Razo Prtica (1788), Crtica da Faculdade de Julgar (1790) , os seus estudos abrangem e representam uma importante contribuio na formulao de uma nova concepo de mundo e de homem. Autor de um conjunto de obras que vai da anlise dos limites e das possibilidades da razo, passando pela moral, at chegar esttica. Neste captulo, os textos, coincidentemente prximos nas datas e que tero uma anlise mais dedicada sero: Sobre a pedagogia, que so as prelees de Kant ministradas, em 1776/77, 1783/84 e 1786/87, aos alunos de Pedagogia da Universidade de Knigsberg; Ideia de uma histria universal de um ponto de vista cosmopolita que, escrito em 1784, estabelece-se como o texto inaugural da filosofia da histria alem (KANT, 1986, p. 7) e o texto Resposta pergunta: o que o esclarecimento? (KANT,1974), tambm de 1784.

filosofia da educao

1. Da Insocivel Sociabilidade Sociedade Cosmopolita


As reflexes kantianas sobre educao podem ser ancoradas em sua filosofia da histria. No texto Ideia de uma histria universal de um ponto de vista cosmopolita (KANT, 1986), Kant aborda o tema da filosofia da histria. A histria (Geschichte) a das aes humanas, da manifestao do jogo da liberdade da vontade humana que, dotada de um curso regular, fornece um sentido quilo que se mostra confuso e irregular nos sujeitos individuais: Os homens, enquanto indivduos, e mesmo povos inteiros mal se do conta de que, enquanto perseguem propsitos particulares, cada qual buscando seu prprio proveito e frequentemente uns contra os outros, seguem inadvertidamente, como a um fio condutor, o propsito da natureza, que lhes desconhecido, e trabalham para a sua realizao (KANT, 1986, p.10). Portanto, na natureza que se deve procurar o sentido da ao humana. Seria infrutfero pressupor que houvesse nos homens e nos seus jogos um propsito racional prprio. Cumpre a quem queira compreender o homem, descobrir, no curso absurdo das coisas humanas, um propsito que possibilite uma histria segundo um determinado plano da natureza para criaturas que procedem sem um plano prprio. Kant considera o homem como um ser dotado de potencialidades que podem e precisam ser desenvolvidas para a realizao mxima de suas disposies originais que o aperfeioamento cada vez maior da humanidade. Ele defende, como proposio primeira, a ideia de que todas as disposies naturais de uma criatura esto destinadas a um dia se desenvolver completamente e conforme um fim (KANT, 1986, p.11). Isto quer dizer que h uma teleologia2
2. Teleologia uma palavra de origem de dois termos gregos: telos (fim, finalidade, chegar a um fim previsto, pleno acabamento, o que deve ser realizado ou cumprido) e logos (palavra, o que se diz, faculdade de raciocinar, explicao, estudos, conhecimento de). Assim, ela significa o estudo e a reflexo filosfica dos fins, isto , do propsito, objetivo ou finalidade.

na natureza que, se desconsiderada, causaria um jogo sem finalidade e, onde deveria existir uma racionalidade, encontraramos uma profunda desordem. O progresso inerente natureza orientado para a sua perfeio ser melhor compreendido e desenvolvido quando encontramos as leis que a regulam, quando encontramos o fio condutor da razo. Mas como essas disposies para a razo manifestam-se no homem? Faz-se necessrio entender que, para Kant, o homem a nica criatura racional sobre a Terra e que esta disposio natural s poder desenvolver-se no homem, no como indivduo, mas sim como espcie. Considerar o homem como uma criatura dotada da faculdade racional favorece a prtica educativa, porque permite a ampliao do uso de suas foras para alm do instinto natural. As tentativas, os exerccios e os ensinamentos fazem progredir, aos poucos, de um grau de inteligncia a outro, situao que no final conduzir a espcie humana e o germe da natureza quele grau de desenvolvimento que completamente adequado ao propsito [da humanidade] (KANT, 1986, p.11). A educao , neste horizonte, o meio que vai favorecer esse progredir permanente. Portanto, o objetivo de todos os esforos educativos precisa ser o de se fazer cumprir o desenvolvimento das disposies naturais do homem segundo um fim que, se no cumprido, torna o jogo da natureza infantil e intil. Conhecer os desgnios da natureza, desenvolv-los, fazer com que o homem tire, inteiramente de si, tudo o que ultrapassa a ordenao mecnica de sua existncia animal, dando as condies para que ele participe da realizao do fim que lhe interessa. Por meio da prpria razo, livre do instinto, edifique a existncia humana no rumo da felicidade e da perfeio. A natureza dotou, no por acaso, o homem dessas potencialidades a razo e a liberdade da vontade. Guiado por elas, ele capaz de obter: [...] meios de subsistncia, de suas vestimentas, a conquista da segurana externa e da defesa (razo pela qual a natureza no lhe deu os chifres do touro, nem as garras do leo, nem os dentes do cachorro, mas somente mos), todos os prazeres que podem tornar a vida agradvel, mesmo sua perspiccia e prudncia e at a bondade de sua vontade tiveram de ser inteiramente sua prpria obra (KANT, 1986, p.12). Elevar o homem ao seu grau mximo de perfeio pode ser, nestes termos, uma das atribuies da educao. A ela cumpre polir, esclarecer e que o homem possa, por seu trabalho, sair do estado de mxima rudeza em direo mxima destreza e perfeio do modo de pensar e, por conseguinte, felicidade. Nesse caso, as geraes pretritas tm como tarefa preparar s geraes futuras para: [...] um degrau a partir do qual elas possam elevar mais o edifcio que a natureza tem como propsito, e que somente as geraes posteriores devem ter a felicidade de habitar a obra que uma longa linhagem de antepassados (certamente sem esse propsito) edificou, sem mesmo poder participar da felicidade que preparou (KANT, 1986, p.13).

filosofia da educao
3

As dificuldades sempre existiro, porm, elas fazem parte do processo que garantir a construo de uma vida digna. A sociedade cosmopolita no est nem no incio desse processo, por isso preciso alertar para o fato de que h uma permanente tenso na realizao das foras naturais. Os homens esto dotados da capacidade de se antagonizarem para o desenvolvimento de todas as suas disposies naturais. O antagonismo torna-se, ao fim, a causa de uma ordem regulada por leis. Kant chama-o de a insocivel sociabilidade, isto , a inclinao dos homens a entrar em sociedade, mas com a tendncia de uma oposio geral que ameaa constantemente dissolver essa sociedade (1986, p. 13). A natureza semeou essa disposio no homem e fez dela o meio para que se cumpra a sua finalidade. Temos no homem a tendncia para associar-se, porque assim se sente mais como ser humano, entretanto, est disposto tambm a separar-se (isolar-se), querendo conduzir tudo em seu proveito, mesmo sabendo que ter oposio, o que o levar tambm a se opor: [...] esta resistncia que desperta todas as foras do homem e o induz a vencer a inclinao para a preguia e, movido pela nsia de honras, do poder ou da posse, para obter uma posio entre os seus congneres, que ele no pode suportar, mas de que tambm no pode prescindir (KANT, 1995, p.26). Vemos, com isso, as bases que retiraro o homem de seu estado selvagem e o conduziro ao estado de cultura (Kultur), desenvolvendo os seus talentos, formando os seus gostos, atravs de um iluminar-se progressivo. Fundando um modo de pensar, que pode transformar as grosseiras e toscas disposies naturais em princpios prticos determinados, garante-se o discernimento moral na sociedade. A insocivel sociabilidade o meio que faz com que os homens no fiquem restritos s suas pretenses egostas ou em uma perfeita concrdia, mas proporciona-lhes sair de seu estado de rudeza, em vista de seu fim como natureza racional. A vaidade, a inveja e o desejo de ter e de dominar: [...] sem eles todas as excelentes disposies naturais da humanidade permaneceriam sem desenvolvimento num sono eterno. O homem quer a concrdia, mas a natureza sabe mais o que melhor para a espcie: ela quer a discrdia. Ele quer viver cmoda e prazerosamente, mas a natureza quer que ele abandone a indolncia e o contentamento ocioso e lance-se ao trabalho e fadiga, de modo a conseguir os meios que ao fim o livrem inteligentemente dos ltimos (KANT, 1986, p.14). Essa conduta uma das condies para o homem elevar-se a um valor mais alto do que os animais, impelindo-o a uma tenso renovada das foras e a um maior desenvolvimento das disposies naturais.

filosofia da educao
4

Kant postula a ideia de se constituir uma sociedade cosmopolita, perfeita e feliz. Os germes, dispostos na natureza humana, devem ser desenvolvidos de tal maneira que proporcionem alcanar uma sociedade civil que administre o direito, uma sociedade onde haja o resguardo dos limites da liberdade entre os seus membros, fundado em um poder irresistvel, ou seja, numa constituio civil perfeitamente justa. A necessidade maior para que a espcie humana atinja o seu fim entrar neste estado de coero. Se a insociabilidade gera toda cultura e toda arte que ornamentam a humanidade, por outro lado, ela d as condies para a instaurao da disciplina que vai garantir a mais bela ordem social. Para Kant, a busca de um sociedade melhor e perfeita3 deve ser como as das rvores em um bosque que, [...] procurando roubar uma s outras o ar e o sol, impelem-se a busc-los acima de si e, desse modo, obtm um crescimento belo e aprumado, as que, ao contrrio, isoladas e em liberdade, lanam os galhos a seu bel prazer, crescem mutiladas, sinuosas e encurvadas (1986, p.15).

3. No texto Sobre a Pedagogia encontramos a mesma metfora, situando-a no contexto da educao: uma rvore que permanece isolada no meio do campo no cresce direito e expande longos galhos; pelo contrrio, aquela que cresce no meio da floresta cresce ereta por causa da resistncia que lhe opem as outras rvores, e, assim, busca por cima o ar e o sol (KANT, 1996, p.24). O indivduo no um ser isolado, mas vive melhor se viver em sociedade, em relaes interindividuais. Por isso, a resistncia algo positivo. O antagonismo o melhor meio para o desenvolvimento da natureza racional da espcie humana. Justifica-se, ento, a existncia da disciplina. Resistir, sofrer resistncia, ser disciplinado leva o homem a reduzir o jogo das paixes, favorecendo a formao de um sujeito possuidor de um discernimento moral para viver em sociedade, ou melhor, edificar uma sociedade civil perfeita.

filosofia da educao
5

Temos no homem duas instncias que precisam se tornar harmnicas. De um lado, est a propenso ao egosmo, selvageria que, se perdurar, destri qualquer possibilidade de formao de uma sociedade livre e perfeita. Mas h no homem, tambm, quando vive entre outros de sua espcie, o desejo e a necessidade de um senhor de normas que regularo as suas aes. O homem, sendo um animal racional, ao mesmo tempo que abusa de sua liberdade relativamente a seus semelhantes, deseja, como criatura racional, uma lei que limite a liberdade de todos, um senhor a fim de disciplinar sua tendncia animal para o egosmo. Ele tem necessidade de um senhor que quebre sua vontade particular e o obrigue a obedecer vontade universalmente vlida, de modo que todos possam ser livres (KANT, 1986, p.15-6). Todavia, Kant no tem muita esperana de que encontremos esse senhor a mais difcil das tarefas na espcie humana, mesmo porque de uma madeira to retorcida, da qual o homem feito, no se pode fazer nada reto , mas nela que devemos busc-lo. Esse senhor a constituio civil perfeita , justo por si mesmo, sem deixar de ser um homem, edificar-se-, se tivermos em linha de conta a sua virtualidade, como uma misso da natureza que, para se desenvolver, precisa ser cultivada. Para tanto, no basta termos apenas conceitos exatos da natureza de uma constituio possvel, mas necessrio tambm uma grande experincia adquirida atravs dos acontecimentos do mundo e, acima de tudo, uma boa vontade predisposta a aceitar essa constituio (KANT, 1986, p.16). Portanto, o belo sonho de uma sociedade cosmopolita ser obra do prprio homem.

Entretanto, bom salientar que esse progresso da humanidade, tendo em vista a realizao de sua destinao, est ainda para ser efetivado. Kant indica que preciso antes ter conscincia dele. A histria da espcie humana deve ser considerada, em seu conjunto, como a realizao de um plano oculto da natureza para estabelecer uma constituio poltica que, se realmente concretizada, garantir o nico estado no qual a natureza pode desenvolver plenamente, na humanidade, todas as suas dis4. No texto sobre o esclarecimento, que veremos posies (KANT, 1986, p.20). A ideia de progresso a seguir, Kant aborda o tema da liberdade civil, fundamental aqui. Ela esclarece aquilo que Kant no inserindo-o num estranho paradoxo, encontrado perde de vista: que h um curso nos propsitos da naem outros textos. Vejamos: um grau maior de tureza que podemos conhecer, tal como h um curso liberdade civil parece vantajoso para liberdade do nosso sol junto com todo o cortejo de seus satlites de esprito do povo e no entanto estabelece para ela limites intransponveis; um grau menor no grande sistema de estrelas fixas. Dotados que esdaquela d a esse espao o ensejo de expandirtamos de uma disposio racional, jamais podemos ser se tanto quanto possa (KANT, 1974 , p.114). As indiferentes em relao ao advento de uma era feliz aes humanas so constitudas pela diminuipara os nossos descendentes. Preservar e ampliar a o das restries impeditivas em direo ao 4 esclarecimento, mas tambm pelo aumento das liberdade civil a conduta correta para se fazer cumrestries que lhe so propcias. prir a finalidade da natureza: Se se impede o cidado de procurar seu bem-estar por todas as formas que lhe agradem, desde que possam coexistir com a liberdade dos outros, tolhe-se assim a vitalidade da atividade geral e, com isso, de novo, as foras do todo (KANT,1986, p.21). Assim, a instaurao de uma constituio poltica perfeita interior e exteriormente um Estado um dos caminhos que a espcie humana deve trilhar para desenvolver o que lhe destina a natureza, que elev-la ao mundo esclarecido. Embora o estgio de aperfeioamento moral do mundo esteja distante, no se pode perder [...] a esperana de que, depois de vrias revolues e transformaes, finalmente poder ser realizado um dia aquilo que a natureza tem como propsito supremo, um estado cosmopolita universal, como seio no qual podem se desenvolver todas as disposies originais da espcie humana (KANT, 1986, p.21-2). A tentativa kantiana , portanto, de estabelecer uma filosofia da histria que se funda na ideia de descobrir no mundo um curso regular, um germe de Esclarecimento que nos prepare para um grau mais elevado de aperfeioamento. Esse processo abriria [...] uma perspectiva consoladora para o futuro, na qual a espcie humana ser representada num porvir distante em que ela se elevar finalmente

filosofia da educao
6

por seu trabalho a um estado no qual todos os germes que a natureza nela colocou podero desenvolver-se plenamente e sua destinao aqui na Terra ser preenchida (KANT, 1986, p.23). Talvez, a educao possa dar uma mozinha para isso, justamente o que Kant aponta no texto que analisaremos a seguir.

filosofia da educao

2. O homem educado
O texto, Sobre a pedagogia, comea com uma afirmao categrica: o homem a nica criatura que precisa ser educada (KANT, 1996. p.11). Nessa ideia, constatamos aquilo que tem preocupado grande parte dos filsofos, isto , o carter racional da espcie humana, em detrimento da irracionalidade e selvageria dos animais. Para desenvolver a sua ideia, Kant afirma que, por educao, devemos entender: tanto os cuidados para com a infncia a conservao, constituda pelas precaues que os pais tomam para impedir que as crianas faam uso nocivo de suas foras (1996, p.11), e a alimentao ; como tambm a disciplina e; por fim, a formao e a instruo. Essas trs potencialidades presentes nos homens os diferenciam dos animais. Os cuidados no fazem parte da ao animal a fora despendida serve apenas para que no prejudiquem a si mesmos. O mesmo acontece quanto disciplina. Se, para os homens, ela representa o meio que o impede de desviar-se do seu destino, de sua humanidade, para os animais, ela desnecessria, pois eles so possudos de instintos e, por isso, j so tudo aquilo que [podem] ser. No homem, a disciplina puramente negativa e necessria, pois tira dele a selvageria, em direo humanidade. Afirma Kant: [...] a disciplina submete o homem s leis da humanidade e comea a fazlo sentir a fora[coero] das prprias leis. Assim, as crianas so mandadas cedo escola, no para que a aprendam alguma coisa, mas para que a se acostumem a ficar sentadas tranquilamente e a obedecer pontualmente quilo que lhes mandado, a fim de que no futuro elas no sigam de fato e imediatamente cada um de seus caprichos (...). Assim, preciso acostumlo logo a submeter-se aos preceitos da razo (KANT, 1996. p.12-3). A instruo, por sua vez, a parte positiva da educao. Ela vai garantir espcie humana o cumprimento de sua finalidade, que chegar a um estado melhor no futuro. preciso cuidar da disciplina e da instruo para que, se descuidadas, no permitam aos homens continuarem no estado de brutalidade e selvageria. Portanto, a perfeio da natureza humana a finalidade que cada gerao deve deixar como herana para as geraes futuras. A educao atual deve ser de tal maneira que possa proporcionar o aperfeioamento da humanidade. entusiasmante pensar que a natureza

humana ser sempre melhor desenvolvida e aprimorada pela educao, abrindo a possibilidade para uma futura felicidade da espcie humana(KANT, 1996, p.17). Esse o belo sonho posto pelo iluminismo kantiano. E, como diz ele, no porque no conseguimos realiz-lo que no podemos conceb-lo como uma Ideia. Uma Ideia no outra coisa seno o conceito de uma perfeio que ainda no se encontra na experincia...[Assim], a Ideia de uma educao que desenvolva no homem todas as suas disposies naturais verdadeira absolutamente (KANT,1996, p.17). Essa passagem indica que Kant concebe uma filosofia da educao ou, como ele prprio denomina, uma teoria da educao. Na filosofia da educao kantiana, bem como na filosofia da histria, como vimos, toma-se como pressuposto a existncia de um sentido para a espcie humana um sentido teleolgico. A natureza disps nos homens sementes de humanidade e nestas esto contidas o seu destino. Cabe educao cultivar essas sementes para que se desenvolvam bem e deem bons frutos. Se os animais cumprem o seu destino espontaneamente e sem o saber, o homem, por sua vez, no obrigado a tentar consegui-lo sem antes ter dele um conceito. Isto quer dizer que o indivduo humano no pode cumprir por si s esta destinao, esta finalidade, pois, no pode ser atingida pelo homem singular, mas unicamente pela espcie humana (KANT, 1996, p.19). Os limites dos animais e as possibilidades dos homens marcam o Iluminismo. Nele, temos presentes o desejo e a crena nos poderes da razo. Essas disposies racionais, presentes no homem, possibilitam que ele faa da educao uma arte, ou seja, uma atividade criadora, cuja prtica necessita ser aperfeioada por vrias geraes. Assim, o melhoramento da espcie humana, o seu aperfeioamento pela educao, em direo ao bem, depende, para se desenvolver, do prprio homem. Como afirma Kant, as disposies para o bem no esto prontas, nem se desenvolvem por si mesmas a felicidade ou a infelicidade humana dependem do prprio homem, cabe a ele desenvolv-las. Tornar-se melhor, educar-se e, se se mau, produzir em si a moralidade: eis o dever do homem [...]. A educao, portanto, o maior e o mais rduo problema que pode ser proposto aos homens (KANT, 1996, p.20). A responsabilidade pela educao, atribuda ao homem, decorre das consequncias malficas ou benficas que podem provocar na vida das geraes futuras. Esta dimenso tica do processo educativo significa que os conhecimentos produzidos pela espcie humana devem ter como finalidade, no apenas garantir, como tambm desenvolver as disposies naturais do homem para a razo e para a liberdade. Portanto, a arte de educar o processo educativo, o ato pedaggico e o seu desenvolvimento, no podem ser mecnicos, mas baseados numa conduta racional, tornando necessrio um plano que ordene a ao. preciso colocar a cincia em lugar do mecanicismo, no que tange arte da educao; de outro modo, esta no se tornar jamais um esforo coerente; e uma gerao poderia destruir tudo o que uma outra anterior teria edificado (KANT, 1996, p.22).

filosofia da educao
8

Na filosofia da educao kantiana tambm se tem como proposta e como fundamento a ideia de progresso a educao deve ter como princpio superar o estado presente. De nada valeria educar permanecendo-se nos limites das condutas do homem atual. preciso vislumbrar um estado melhor de vida para a humanidade, no futuro. Se o mundo corrupto ou mentiroso, necessita-se formular um conceito e uma prtica educativa que ultrapassem esse estado de coisas. Conforme Kant, o estabelecimento de um projeto educativo deve ser executado de modo cosmopolita (KANT, 1996, p. 23). Isto significa que o estado melhor, no futuro, que a educao deve criar tem como finalidade o bem geral e a perfeio da humanidade. Uma boa educao aquela que desenvolve em toda sua plenitude os germes que esto depositados no homem pela natureza ou, como segundo Kant, pela Providncia. No h nenhum princpio do mal nas disposies naturais do ser humano. A nica causa do mal consiste em no submeter a natureza a normas. No homem no h germes [sementes], seno para o bem (KANT, 1996, p. 24). educao cabe desenvolver as sementes do bem, ao ato pedaggico incumbe estar de acordo com a finalidade da natureza, que cuidar do desenvolvimento da humanidade (1996, p. 26). Para a realizao desse objetivo, cumpre ao homem ser disciplinado, que consiste em domar a selvageria; tornar-se culto, isto , estar de posse de capacidade, de habilidades ler, escrever, ser msico condizentes com todos os fins que se almejam; ser prudente, que se acomode sociedade humana, se torne popular e tenha influncia; que seja civilizado, no se servindo dos outros homens apenas para os seus fins e, finalmente, que cuide da moralizao, ou seja, que somente escolha fins autenticamente bons e universais. Essas ideias s se concretizaro quando abandonarmos a conduta que faz com que as crianas, ao invs de pensar, sejam treinadas, como se isso fosse o suficiente. Deveramos, de antemo, conceber que o homem um sujeito moral e a moralidade no pode estar dissociada da liberdade. Por isso, importante ensinar s crianas a odiar o vcio por virtude, no pela simples razo de que Deus o proibiu, mas porque desprezvel por si mesmo (KANT, 1996, p.28). Ao nos comportarmos assim, superamos o estado de menoridade ao qual estvamos submetidos. Na filosofia da educao de Kant, a natureza humana no algo dado, mas est nas mos dos homens cri-la, form-la e transform-la. O homem o nico responsvel. Luc Vicenti destaca que, nesse caso, a educao afirma-se como o lugar desse nascimento do homem, nascimento pelo qual s o homem pode ser considerado responsvel (1994, p.11). S podemos fazer os homens felizes se os tornamos morais e sbios. V-se, ento, que, em uma primeira etapa, exige-se do educando um comportamento passivo, obediente, mecnico, por meio dos cuidados que a ele so dispensados e, em um segundo momento, necessrio criar as condies que lhe permitam usar a sua reflexo e a sua liberdade, desde que as submeta a certas regras que so racionais. E, aqui, surge uma questo fundamental: como conciliar a submisso ao constrangimento das leis (regras) com o exerccio da liberdade? Se o constrangimento necessrio, como cultivar a liberdade?

filosofia da educao
9

Para responder a essas indagaes, Kant constri trs regras: a primeira, considera que preciso dar liberdade criana desde a primeira infncia e em todos os seus movimentos, com a condio de no impedir a liberdade dos outros; a segunda, afirma que devemos mostrar criana que ela pode conseguir seus propsitos, com a condio de que permita aos demais conseguir os prprios e, a terceira, contempla a ideia de que preciso provar que o constrangimento, que lhe imposto, tem por finalidade ensinar a usar bem sua liberdade que a educamos para que possa ser livre um dia, isto , dispensar os cuidados de outrem. Portanto, a liberdade o fim, mas tambm o meio para o desenvolvimento do saber do sujeito moral. A liberdade pressuposto para se atingir a liberdade. Mas, para isso, [...] preciso habituar o educando a suportar que a sua liberdade seja submetida ao constrangimento de outrem e que, ao mesmo tempo, dirija corretamente a sua liberdade. Sem esta condio, no haver nele seno algo mecnico; e o homem, terminada a sua educao, no saber usar sua liberdade. necessrio que ele sinta logo a inevitvel resistncia da sociedade [viva numa insocivel sociabilidade], para que aprenda a conhecer o quanto difcil bastar-se a si mesmo, tolerar as privaes e adquirir o que necessrio para tornar-se independente (KANT, 1996, p.34). A criana tem que se saber livre, para agir livremente. Essa a educao denominada por Kant de prtica, ao contrrio da fsica, que o homem tem em comum com os animais, ou seja, os cuidados com a vida corporal. O desenvolvimento do homem, que podemos entender por educao prtica ou moral, consiste em viver como um ser livre, tendo em vista a sua personalidade, mas no apenas bastando-se a si mesmo, antes se constituindo como membro da sociedade. Isto significa que o fundamental da educao proposta por Kant que ela tenha em vista a moralidade que se refere ao carter e se se quer formar um bom carter, preciso antes domar as paixes (KANT, 1996, p.92). O sujeito moral aquele que sabe moderar as suas inclinaes, as suas tendncias, suportando e acostumando-se a suportar, a recusar, a resistir a elas, no as deixando se tornarem paixes. Para a efetivao dessa conduta, cumpre ao educando aprender, mas no em quantidade apenas, tambm com profundidade. Vale mais saber pouco, mas sab-lo bem, que saber muito, superficialmente (KANT, 1996, p.93). Portanto, uma ao tender a ter mais sucesso e ser boa se estivermos dotados de um conhecimento slido. Ademais, o carter consiste na resoluo firme de querer fazer algo e coloc-lo realmente em prtica (...), pois um homem que toma uma deciso e no a cumpre, no pode ter confiana em si mesmo (KANT, 1996, p.93-4). Para que as crianas, por exemplo, no adiem o cumprimento dos seus propsitos, mas solidifiquem o seu carter moral, preciso ensinar-lhes da melhor maneira, atravs de exemplos e com regras, os deveres a cumprir. A educao, edificada nesse princpio, deve garantir, no a satisfao de desejos e inclinaes,

filosofia da educao
10

mas o comedimento e a sobriedade, o que vai propiciar certa dignidade interior, fazendo do homem a criatura mais nobre de todas. Portanto, as crianas tm, primeiramente, deveres para consigo mesmas. A embriaguez, o vcio e a intemperana colocam os homens abaixo dos animais. Em uma educao moral, a dignidade humana deve estar em primeiro plano que o homem preserve a dignidade humana em sua prpria pessoa. Devemos fazer a criana perceber a dignidade humana em sua prpria pessoa (...), [pois] a mentira torna o homem um ser digno do desprezo geral e um meio de tirar a estima e a credibilidade que cada um deve a si mesmo (KANT, 1996, p.96). V-se, ento, que a dignidade humana parte da educao do homem e est nas suas prprias mos. Isso, de certa forma, representa os ideais do Iluminismo. A formao do carter um ato de liberdade. Cabe ao homem sujeito moral us-la bem. Isto feito, quando o homem coloca diante de si a ideia de humanidade e, adotando-a como modelo, pode criticar a si mesmo. Todavia, o homem no , apenas, indivduo. Os deveres postos no so somente para o homem individual cumprir. H, tambm, os deveres para com os demais. Por isso, vamos encontrar em Kant a ideia de que deve-se inculcar desde cedo nas crianas o respeito e ateno aos direitos humanos e procurar assiduamente que os ponha em prtica (KANT, 1996, p.96). Ao conduzir o homem a agir desse modo, estaremos concretizando, em sua totalidade, a ideia de humanidade. Deixamos de ser seres cruis, ambiciosos e vidos de prazeres, para nos dedicarmos exclusivamente ao ideal maior que construir a perfeio da natureza humana, em direo a um mundo melhor no futuro, enfim, a sociedade cosmopolita. No carter do sujeito moral, que a educao pode e deve gerar, inveja, mentira, soberba, arrogncia etc. devem ser afastadas. Na educao, tudo depende de que sejam estabelecidos bons princpios e estes sejam compreendidos e aceitos pelas crianas. O homem no bom e nem mau por natureza, por isso, a sua moralidade algo deliberado, fruto da autonomia. Torna-se moral, apenas, quando eleva a sua razo at aos conceitos do dever e da lei. A razo a instncia que impulsiona o homem em direo s virtudes, em detrimento das tendncias, inclinaes ao vcio que, originariamente, ele traz em si. O homem torna-se desprezvel a seus prprios olhos quando cai no vcio, fato que faz necessrio ensinar s crianas, ou seja, o respeito lei que tm dentro de si: As crianas, mesmo no tendo ainda o conceito abstrato do dever, da obrigao, da conduta boa ou m, entendem que h uma lei do dever e que esta no deve ser determinada pelo prazer, pelo til ou semelhante, mas por algo universal que no se guia conforme os caprichos humanos (KANT, 1996, p.104-5). Porm, se ainda no entendem a existncia dessa lei, cabe educao traz-la luz. Para tanto, a educao deve ser iluminista, tornando o homem digno de felicidade.

filosofia da educao
11

Ao orientar o educando para a humanidade no trato com os outros, isto , para os sentimentos cosmopolitas, convm tambm orient-lo a dar pouco valor ao gozo dos prazeres da vida. Com isso, podemos concluir que, a partir da filosofia da educao kantiana, o ato pedaggico deve garantir que os interesses do homem estejam voltados para si prprio, queles que o cercam e, enfim, ao bem universal. Essa educao que pode levar a humanidade a um estgio de Esclarecimento.

filosofia da educao

3. O Homem Esclarecido
Mas o que o esclarecimento? Essa pergunta chama a ateno Kant, quase to importante como [a pergunta] que a verdade?5 (KANT, 1974, p.100). Com ela, Kant pretende responder e interpretar o esprito de sua poca. Como homem do sculo XVIII, ele otimista e confia no poder da luz natural da razo , contra todas as formas de obscurantismo, de magia. Tem algo a esconder quem quer permanecer nas trevas, fugindo da claridade. O valor de uma ao, de uma ideia, est em se colocar s claras, ao pblico, ao aberto. Garantir e promover o esclarecimento condio para o aperfeioamento moral do mundo.
5. Segundo Foucault, Kant teria fundado as duas grandes tradies crticas que dividiram a filosofia moderna. Se em sua obra crtica, Kant coloca a questo das condies sob as quais um conhecimento verdadeiro possvel, desenvolvendo-se como a analtica da verdade, por outro lado, coloca, justamente na pergunta: o que o esclarecimento?, a questo sobre o que a nossa atualidade, pois trata daquilo que se poderia chamar uma ontologia do presente, o que somos ns como ns mesmos (FOUCAULT, 1984, p.111-2).

A discusso de Kant movida por um interesse apologtico. H, de fato, uma defesa e uma crena no poder da razo que, apesar de seus limites, possibilitar a constituio de uma conduta baseada na liberdade e na crtica. O primeiro pargrafo do artigo, j bastante conhecido, d-nos a definio do que vem a ser o esclarecimento: [...] a sada do homem de sua menoridade, da qual ele prprio culpado. A menoridade a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direo de outro indivduo. O homem o prprio culpado dessa menoridade se a causa dela no se encontra na falta de entendimento, mas na falta de deciso e coragem de servir-se de si mesmo sem a direo de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu prprio entendimento, tal o lema do esclarecimento (KANT, 1974, p.100). O sentido e a funo do conceito, agora definido, fundamentam-se em seu carter universal. Kant no est descrevendo a materializao do que o esclarecimento, mas a transcendentalidade da ideia que pretende investigar. O esclarecimento um projeto. Sair da menoridade, ter a deciso e a coragem de servir-se de si mesmo sem a direo de outrem e fazer uso de seu prprio entendimento, uma definio transcendental de esclarecimento que, como fim em si mesma, no est a servio de nenhum outro interesse em nome do qual

12

pudesse ser desviada de sua destinao prpria. a causa comum da humanidade no seu todo. universal (Cf., TORRES FILHO, 1987, p.97-8). Esta Ideia, sustentada na definio de Kant, pode ser melhor compreendida se a traduzirmos como a passagem da heteronomia autonomia, obtida atravs da prpria autonomia. Notadamente, est em questo o tema da liberdade, sobretudo na expresso sapere aude que traduzida do latim significa ousai saber, isto , tenha a audcia de pensar e de agir livremente. Como no pensar na educao diante do exposto? Pois, como vimos, para Kant a educao tem um carter tico, ou seja, o de elevar o homem, seja como indivduo, seja como espcie humana, maioridade, sob a forma da Humanidade. A ideia de Humanidade atua como um ideal regulativo uma definio transcendental , como o Bem, que deve servir de referncia ltima ao processo educativo, bem como ao projeto esclarecedor. Para a realizao desse Bem, da destinao ltima do homem, preciso, aos poucos, desenvolver suas disposies naturais para a razo e a liberdade, papel que uma educao esclarecida pode e deve efetivar. Mas por que os homens ainda vivem na menoridade? Por que as promessas do iluminismo ainda no se realizaram completamente? Na sntese introdutria do conceito de esclareci6. Para Kant, a nossa destinao racional ser livre. Esse nosso dever. Marilena mento, Kant afirma que o homem o prprio culpado Chau, comentando Kant, afirma que o de sua menoridade. Causas como a preguia e a covardever no se apresenta atravs de um dia fazem com que grande parte dos homens prefira estar conjunto de contedos fixos, que definisubmetida e tutelada por outros, a enfrentar os perigos e riam a essncia de cada virtude e diriam que atos deveriam ser praticados e evias dificuldades advindas caso optem pelo pensamento li6 tados em cada circunstncias de nossas vre. Os preceitos e as frmulas , instrumentos mecnicos vidas. O dever no um catlogo de virdo uso racional, so aceitos como uma segunda naturetudes nem uma lista de faa isto e no za, tornando-se grilhes de uma perptua menoridade faa aquilo. O dever uma forma que deve valer para toda e qualquer ao mo(KANT, 1974, p.102). A falta de ousadia leva os homens ral (CHAU, M. Convite filosofia, So ao embrutecimento, inclusive a criarem amor menoridaPaulo, tica, 2003). de, acreditando que so incapazes de utilizarem seu prprio entendimento e empreenderem uma marcha segura em direo liberdade. Todavia, esses fatos psicolgicos e antropolgicos no impedem e nem modificam a ideia de um mundo esclarecido. Mesmo dentro dessas determinaes capazes de restringi-lo de fato, [o esclarecimento] se afirma plenamente de direito (TORRES FILHO, 1987, p. 97-8). A conquista da autonomia pela prpria autonomia requer, para realizar-se, a liberdade. E a liberdade que aqui se exige a de fazer um uso pblico de sua razo, e s esta pode favorecer o esclarecimento entre os homens. Porm, o que se v por toda parte, segundo Kant, a limitao da liberdade; o que mais se ouve : no raciocineis, mas obedecei! Portanto, preciso revogar esse preceito, sobretudo a primeira parte, para que o sapere aude se instale e o que de direito tenha vigncia, pois no verdade que o esclarecimento poria em risco a ordem instituda, como advogavam alguns, dizendo que ele seria um pretexto para a subverso e para a anarquia.

filosofia da educao
13

Entretanto, com a distino entre uso pblico e uso privado da razo que Kant assenta e aprofunda a sua definio de esclarecimento. Ele entende por uso pblico da razo aquele que qualquer homem, enquanto sbio (Gelehrte), faz diante do grande pblico do mundo letrado, e uso privado aquele que o sbio pode fazer em um certo cargo pblico ou funo a ele confiado (KANT, 1974, p.104). Enquanto exerce uma funo privada seja como cientista, oficial, sacerdote ou professor , o indivduo deve agir como pea de uma engrenagem e comportar-se de modo exclusivamente passivo, no raciocinar, mas obedecer. Porm, quando esse mesmo indivduo dirige-se sociedade constituda pelos cidados de todo o mundo, a um pblico de direito, isto , transcendental, no dever sofrer restrio e limitao alguma. A citao a seguir clarifica melhor a argumentao. Conforme Kant: o uso que um professor empregado faz de sua razo diante de sua comunidade unicamente um uso privado, porque sempre um uso domstico, por grande que seja a assembleia. Com relao a esse uso ele, enquanto padre, no livre nem tem o direito de s-lo, porque executa uma incumbncia estranha [alheia]. J como sbio [cientista], ao contrrio, que por meio de suas obras fala para o verdadeiro pblico, isto , o mundo, o sacerdote, no uso pblico de sua razo, goza de ilimitada liberdade de fazer uso de sua prpria razo e de falar em seu prprio nome (KANT, 1974, p.108). Com esta distino, digno de reconhecimento o vigor do raciocinai, tanto quanto quiserdes, e sobre o que quiserdes, quando uso a razo publicamente, porm, sem danos vigncia do obedecei, preservado no seu uso na ordem privada. A diferena de natureza do uso da razo substitui a noo psicolgica e antropolgica de restrio, que estaria na ordem do emprico, pela noo transcendental de limite. Este para Torres Filho sinmino de [...] circunscrio de territrio. Resultado: duas jurisdies que como entre o sensvel e o supra-sensvel podero incidir sobre o mesmo sujeito, sem entrar em conflito entre si. Limite que permite pronunciar, sem paradoxo ou cinismo, a voz de comando: raciocinai livremente, mas obedecei! (1987, p.98). Com a passagem da frmula no raciocineis, mas obedecei para o raciocinai, tanto quanto quiserdes, e sobre o que quiserdes, mas obedecei, Kant aponta para a uma questo importante, sobretudo olhando para o seu tempo: vivemos agora em uma poca esclarecida? Esta pergunta tem os seus antecedentes na ideia defendida por ele de que [...] seria um crime contra a natureza humana [...] uma poca [...] colocar a seguinte em um estado em que se torne impossvel para esta ampliar seus conhecimentos, purificar-se dos erros e avanar no caminho do esclarecimento (KANT, 1974, p.108-9), pois, a determinao original da natureza humana consiste em progredir na direo de uma sociedade racional e livre. Os homens

14

filosofia da educao

podem at adiar o esclarecimento, mas renunciar jamais, pois se o fizerem estaro ferindo o sagrado direito da humanidade de se tornar cada vez mais perfeita. A pergunta posta por Kant vivemos em uma poca esclarecida? assinala a sua preocupao em encontrar as condies que garantam o limite do uso da razo. preciso procurar e criar essas condies, pois ainda no vivemos uma poca [esclarecida]. Falta muito para que os homens [...] sejam capazes de fazer uso seguro e bom de seu prprio entendimento. Porm, as condies atuais, pelo menos no momento em que o artigo estava sendo escrito, fornecem claros indcios de que a frmula racionai livremente, mas obedecei pode ser experienciada. Frederico7 o nico senhor capaz de realizar esse projeto, pois
7. Trata-se de Frederico II (17121781), Rei da Prssia. Considerado um exemplo de dspota esclarecido, era tambm conhecido como um amante da msica, arte e literatura francesa. Entendia que a liberdade do cidado nada mais era do que o cumprimento das ordens do Estado. Para ele, o objetivo do governo era o bem comum, a preocupao com os interesses, a felicidade e o bem estar do povo.

filosofia da educao
15

[...] um prncipe que no acha indigno de si dizer que considera um dever no prescrever nada aos homens em matria religiosa, mas deixar-lhes em tal assunto plena liberdade [...], realmente esclarecido e merece ser louvado [...] como aquele que pela primeira vez libertou o gnero humano da menoridade (KANT, 1987, p.112). Ento, quer dizer que uma determinao emprica seria a condio do conceito transcendental de esclarecimento? Para Kant, a relao entre a definio transcendental de um conceito e suas determinaes psicolgicas ou antropolgicas no paradoxal, estranha ou inesperada. Se considerarmos a existncia de uma sbia disposio da natureza na marcha das coisas humanas e se tomarmos o conceito, no como uma descrio de um fato, mas como uma formulao normativa de uma tendncia racional, compreenderemos que os fatos o despotismo esclarecido de Frederico , ao invs de contradizer, na verdade estariam trabalhando ardilosamente no desenvolvimento daquilo que a natureza possui em germe. Portanto, o preceito raciocinai livremente, mas obedecei sinal do desenvolvimento dos germes da natureza, pois um grau maior de liberdade civil parece vantajoso para a liberdade de esprito do povo, mesmo colocando a esta limites intransponveis. Entretanto, com um grau menor de liberdade que ser criado o espao para ela se alargar e, assim garantir a emancipao do homem. A sabedoria da natureza est em desenvolver o germe que delicadamente cuida, apesar do duro invlucro que o envolve, o obedecei. A natureza atua lenta e progressivamente sobre o modo de sentir do povo e sobre os princpios de governo para desenvolver a tendncia e a vocao para o pensamento livre (KANT, 1974, p.114-5). Essa capacidade de um pblico agir de acordo com a liberdade, em direo ao esclarecimento, no se dar atravs de uma revoluo. A verdadeira reforma do modo de pensar se efetivar, lentamente, quando a liberdade civil aliar-se liberdade de pensar e o homem for

tratado, no como uma mquina, mas segundo a sua dignidade, saindo da heteronomia em direo autonomia. E com Frederico smbolo do raciocinai livremente, mas obedecei que o campo se abre para a sada dos homens de sua menoridade, da qual so culpados, campo onde as sementes de liberdade podem fecundar. Assim, no h o que temer o esclarecimento no deseja subverter ordem alguma.

filosofia da educao
Saiba Mais

Foucault considera que a novidade que emerge do artigo de Kant o desejo de encontrar um elemento do presente, da atualidade, do agora, que seja portador e signo de um processo que diz respeito filosofia, ao conhecimento e ao pensamento. No texto sobre o esclarecimento, v-se a filosofia problematizar a sua atualidade discursiva, o seu sentido, o seu valor e a sua singularidade. Essa problematizao refere-se, no a uma doutrina ou a uma tradio filosfica, mas pertinncia do prprio filsofo a uma poca, a uma comunidade humana, a um ns. este ns que est se tornando para o filsofo o objeto de sua prpria reflexo, o que caracteriza esta ltima como discurso da modernidade e sobre a modernidade (FOUCAULT, 1984, p.104-5) Portanto, Kant partidrio da ideia de que h um progresso moral da humanidade. A singularidade do esclarecimento est em ser o acontecimento que representa aquele valor, aquele signo que poder contribuir na compreenso da nossa atualidade e proporcionar as condies para que o gnero humano encontre-se em constante progresso em direo ao melhor. Enfim, o esclarecimento alm de um signo tambm uma disposio permanente que, por toda histria, guia os homens no caminho do progresso, levando-os a sair da menoridade, construo de uma sociedade cosmopolita e ao aperfeioamento da natureza humana, que nos levar felicidade.

Saiba Mais

Referncias
FOUCAULT, M. O que o Iluminismo. In: ESCOBAR, Carlos Henrique(org.). Michel Foucault (1926-1984): o Dossier ltimas entrevistas. Rio de Janeiro : Taurus Editora, 1984. KANT,I. A paz perptua e outros opsculos. Lisboa : Edies 70, 1995. KANT, I. Ideia de uma histria universal de um ponto de vista cosmopolita. So Paulo: Brasiliense,1986. _____. Sobre a pedagogia. Piracicaba : UNIMEP, 1996. . Textos Seletos. Petrpolis : Vozes, 1974. TORRES FILHO, R. R. Ensaios de filosofia ilustrada. So Paulo : Brasiliense, 1987. VICENTI, Luc. Educao e Liberdade: Kant e Fichte. So Paulo : Editora UNESP, 1994.

16

Exerccios
I - Questes dissertativas sobre o contedo desenvolvido: 1. O que significa dizer, para Kant, que o homem a nica criatura racional sobre a Terra? 1. Explique a seguinte expresso: a insocivel sociabilidade. 1. Disserte sobre o papel e a finalidade da educao em Kant? 1. O que a educao moral para Kant? 1. O que , para Kant, uma humanidade esclarecida? II Sugesto de atividades complementares: Assista ao filme Entre os Muros da Escola (Entre les Murs), de Laurent Cantet e relacione-o com a questo da disciplina como proposta por Kant.

filosofia da educao
17

Anda mungkin juga menyukai