Anda di halaman 1dari 3

PROCEDIMENTO DE ENSAIO DE OPACIDADE:

OPACMETRO
- INSPEO COM AUXLIO DO OPACMETRO EM VECULOS EQUIPADOS COM MOTORES DE IGNIO POR COMPRESSO (CICLO DIESEL) O opacmetro um aparelho destinado a medir o grau de opacidade dos gases de escape emitidos pelos motores diesel. Atravs da medida da opacidade poder-se- avaliar qual o nvel de fumaa negra emitido pela descarga resultante de uma m combusto ou combusto incompleta do leo diesel Como opacidade dever-se- entender a maior ou menor dificuldade que um dado volume de gases de escape diesel tem em ser atravessado por uma fonte luminosa conhecida. Para normalizao do procedimento e uniformizao dos resultados foi estabelecida como unidade de medida da opacidade o coeficiente caracterstico de absoro - Valor K .

- ASPECTOS QUE MERECEM ESPECIAL ATENO: O motor deve estar quente, ou seja, a temperatura do leo do motor deve ser de, pelo menos 80C ou a temperatura normal de funcionamento, caso seja inferior. Deve ser efetuada uma inspeo visual das partes relevantes do sistema de escape do veculo para verificar que no h fugas. O sistema de escape deve ser purgado pelo menos durante trs ciclos de acelerao livre ou por um mtodo equivalente. O motor e qualquer dispositivo de sobre alimentao (turbo compressor) instalado devem estar em marcha lenta sem carga antes do incio de cada ciclo de acelerao livre, pelo que devem aguardar-se alguns segundos entre ciclos de acelerao. Verificar se o tipo e tamanho da sonda de captao so os indicados para o tubo de escape do veculo em teste. O opacmetro dever ter efetuado corretamente e com xito a rotina de auto calibrao. Devero ser efetuados pelo menos trs ciclos de acelerao livre para obter um valor final resultante da mdia dos vrios ciclos.

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DO OPACMETRO Ligar o opacmetro e esperar que este faa o pr-aquecimento e a rotina de auto verificao e calibrao inicial. Esta rotina, dependente do modelo do opacmetro, poder ter de ser repetida em parte ou no todo sempre que o opacmetro for ativado. Verificar se a cmara de captao dos gases est devidamente limpa e desobstruda assim como a sonda metlica de captao caso esta tenha sido utilizada. Verificar se os cabos extensores e/ou tubos de borracha esto devidamente ligados assim como a impressora. O veculo em teste dever ter o motor em regime de marcha lenta e j estar temperatura normal de funcionamento (80 0C). Desligar todos os opcionais do veculo que possam provocar alteraes ou sobre cargas no regime do motor durante o ensaio. So exemplos disso os sistemas de ar condicionado, as mquinas frigorficas de congelao, etc. Ter em ateno que tambm no dever tocar no volante para no acionar a bomba da direo assistida. A maioria dos opacmetros possui um indicador digital que vai informando o utilizador da sucesso de operaes e ou teclas que deve pressionar, guiando-o assim ao longo do procedimento do teste. Escolher o tipo de sonda mais adequado ao dimetro do tubo de escape do veculo (para os casos em que o opacmetro possua mais do que um tipo de sonda ou forma de captao da amostra). O inspetor dever ter em ateno o tipo de motor diesel que vai testar (normalmente aspirado ou turbo comprimido) a fim de dar esta indicao ao opacmetro antes de iniciar o ensaio. Introduzir a sonda selecionada na sada do sistema de escape. Nos casos em que o veculo possua mais do que uma sada do sistema de escape, o inspetor dever verificar o modo como estas esto dispostas. Se as diferentes sadas tiverem ao longo do sistema de escape pelo menos um ponto comum indiferente qual a sada escolhida. No caso de o veculo possuir dois sistemas de escape completamente separados (por exemplo, motores em V ou cilindros opostos), o inspetor dever executar o teste em cada um dos sistemas. Acelerar o motor (3 ou 4 vezes) para limpar as eventuais acumulaes de gases existentes no escape (purga). Deixar o motor voltar marcha lenta. Dar indicao ao opacmetro que vai iniciar o teste. O opacmetro informa o inspetor da contagem decrescente de tempo ao fim da qual mostra a ordem para acelerar. O inspetor dever acelerar rpida e continuamente o motor at ao fim do curso do pedal do acelerador (em menos de um segundo), mas no de forma violenta, de modo a obter o dbito mximo da bomba injetora. O inspetor dever ter cuidado para no forar demasiadamente o motor, devendo para tal retirar o p do acelerador assim que o motor atinja o regime mximo. Em veculos com transmisses automticas, durante cada ciclo de acelerao livre, o motor deve atingir a rotao especificada pelo fabricante ou, se tal dado no estiver disponvel, dois teros da rotao de corte, antes de libertar o acelerador. Isto pode ser verificado, por exemplo, por monitorizao da velocidade de rotao do motor.

Uma vez que as condies de execuo do ensaio (rapidez da acelerao e curso do pedal do acelerador utilizado) podem influenciar os resultados captados, o clculo de opacidade no baseado nos resultados de um nico ensaio, mas sim na mdia de pelo menos trs ensaios. Alguns opacmetros esto programados para executar trs, cinco ou mesmo mais ensaios por veculo. Para tal repetir a sequncia atrs referida segundo as instrues dadas pelo opacmetro. Terminados os ensaios, o opacmetro efetua os clculos necessrios dando como resultado final a mdia calculada dos valores mximos medidos em cada ensaio efetuado. Este valor memorizado e fixado no mostrador do opacmetro aps o que o inspetor poder dar ordem para a impresso (caso esta no se faa automaticamente). Retirar a sonda do escapamento do veculo.

Anda mungkin juga menyukai