Anda di halaman 1dari 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA ENG XXX TELECOMUNICAES I SEMESTRE 2006.

1 - TURMA T01

ESTUDO DETALHADO SOBRE PLL

ANDERSON DOURADO SALUM IVO DIONE ROCHA MACHADO MARINA PIRES DE LACERDA

Salvador

2006

NDICE

1.

INTRODUO

O PLL (Phase-Locked Loop ou Elo Travado em Fase) um dispositivo muito usado em telecomunicao e outros campos, com as mais diversas finalidades, como recuperao de portadora em PSK e QAM, recuperao de relgio (sincronismo) em transmisses digitais, demodulao de sinais FM ou FSK e muitas outras. Usado com um divisor de freqncia aps o VCO e um oscilador a cristal gerando Ve, atua como sintetizador de freqncia para gerao de portadoras e sinais de sincronismo. O PLL um caso particular de servo mecanismo ou sistema retroalimentado. De acordo com a aplicao, pode ser implementado de forma analgica ou digital ou por software em DSP.

2.

COMPONENTES

Basicamente, o PLL um elo fechado com trs componentes :

O detetor de fase, que fornece uma tenso de sada Vd cuja

entre componente contnua Vc proporcional a diferena de fase


os sinais Ve (sinal de entrada) e Vv (sinal do VCO). O detetor tem um ganho definido por :
Gd = Vd /

(Volts/radianos).

Pode

ser

implementado de diversas formas conforme a aplicao: um simples circuito lgico ou-exclusivo, um multiplicador de quatro quadrantes ou um circuito seqencial sensvel a borda ou outros mais. Vd costuma tambm ser chamada de tenso de erro.

O filtro passa baixo, cuja funo bsica eliminar a componente de alta freqncia (fv ou 2fv) na sada do detetor de fase, e extrair somente a componente continua que serve de tenso de controle Vc do VCO, ou seja, age como integrador. O projeto do filtro a parte mais crtica do PLL, pois define o seu comportamento transiente ou dinmico, ou seja, tempo de resposta, estabilidade, faixa de captura,

fator de amortecimento, freqncia natural, rudo de fase e outros. Tem ganho definido por : Gf = Vc / Vd .

O VCO, oscilador controlado por tenso, gera um sinal cuja freqncia fv depende da tenso de controle Vc. Tem ganho definido
f / Vc (radianos/volts.segundos) por : Gv = 2.

Como o circuito forma um elo fechado, para ser estvel tem de ser realimentado negativamente, o que se consegue projetando-se corretamente o sinal de Gd , Gf e Gv. O produto dos trs o ganho do elo aberto : Gea = G .G f .Gv (unidade : 1/s).
d

O ganho em elo fechado do PLL : Gef = Gea /(1 + Gea ) .

3.

PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO

Na ausncia de sinal de entrada Ve, a tenso Vc zero e o VCO oscila na freqncia central fo. Com sinal de entrada Ve, e freqncia fe dentro da faixa de captura ou aquisio Fa, aparece uma tenso Vd na sada do detetor de fase, tal que a freqncia do VCO seja alterada at ser igual a freqncia do sinal de entrada, porm mantendo um erro ou diferena de fase constante e tal que gere um Vc que sustente esta nova freqncia do VCO. Por exemplo, se o detetor de fase for um ou-exclusivo, o erro de fase ser 90 graus quando fe=fo (veja Figura 1). Nesta condio estvel, o PLL est sincronizado ou

entre Ve e Vv, (donde o travado, as custas de uma diferena de fase


nome de Elo Travado em Fase), mantendo a freqncia fv do VCO exatamente igual a freqncia fe do sinal de entrada. Se fe variar dentro da faixa de sincronismo Fs, a freqncia do VCO acompanha fe.1

Para cada valor de fe dentro da faixa de sincronismo Fs existe um nico valor de (e Vc), e constante. Como a freqncia proporcional a derivada da fase e a derivada de uma constante zero, a diferena entre f e e fv zero e portanto as duas freqncias so exatamente iguais, no importando o valor do erro de fase, desde de que fique constante.
1

Figura 1 Esquema de um PLL Bsico

Um exemplo tpico de uso do PLL demodular sinais em FM. O sinal FM aplicado na entrada do PLL, com desvio de pico a pico dentro da faixa F s. Se houver uma relao linear entre fv e Vc do VCO, ento Vc ter uma componente alternada igual ao sinal modulante, pois Vc e fv do VCO iro acompanhar as variaes de freqncia de entrada , desde que o filtro passa baixo esteja corretamente projetado.

3.1

Faixa de captura e faixa de sincronismo

Na Figura 1 podemos observar o comportamento do PLL em funo da freqncia fe do sinal de entrada. Injetando por exemplo uma freqncia fx menor que f4, o PLL no consegue se travar, ou seja, o VCO no acompanha a freqncia de entrada, ficando em fo, a freqncia central. Aumentando fe (seta azul) lentamente, o PLL continua no travado at fe atingir f1 onde o PLL se trava, ou seja fv do VCO igual a fe. Aumentando mais fe (reta inclinada azul), o PLL continua travado, fv acompanhando fe e Vd aumentando junto com fe, at chagar a fe=f2, onde o PLL perde o sincronismo ou no est mais travado. Mesmo voltando com fe para traz, o PLL continua sem sincronismo (ou ainda subindo mais at fy). Baixando

mais ainda a freqncia fe (seta vermelha) at atingir fe=f3, o PLL volta a se travar. Se agora fe subir de novo, o PLL continua travado at fe=f2, e se fe continuar diminuindo, o PLL se mantm travado at fe=f4 abaixo da qual perde o sincronismo2. Chega-se a concluso, portanto, que para o PLL poder sincronizar-se (travar) a partir da condio no travada, preciso que fe esteja acima de f1 ou abaixo de f3, ou seja, dentro da faixa de aquisio Fa=f3-f1. E uma vez sincronizado, o PLL se mantm sincronizado desde que fe no passe acima de f2 e nem abaixo de f4, ou seja, fe no saia da faixa de sincronismo Fs=f2f4. Observe que Fa Fs , ou seja, Fa menor ou no mximo igual a Fs, dependendo do projeto do PLL.

4.

COMPORTAMENTO DINMICO

At agora, foi explicado o comportamento do PLL em regime esttico ou para variaes lentas da freqncia do sinal de entrada. Deve ser apresentado ento, os princpios bsicos do comportamento dinmico ou transiente do PLL, ou seja, como Vc acompanha variaes rpidas ou bruscas da freqncia do sinal de entrada, como por exemplo, uma mudana de freqncia de entrada em forma de degrau. A Figura 2 descreve o comportamento de um PLL quando esse est sujeito a uma variao degrau na frequncia de entrada. Se o PLL fosse perfeito, a freqncia fv do VCO ou a tenso de controle Vc tambm teriam a mesma forma do degrau de entrada. Acontece que o filtro passa-baixa principalmente, e o VCO tambm, introduzem atrasos e defasamentos variveis, fazendo com que a resposta do PPL no seja instantnea. As curvas em preto mostram como se comporta um PLL com resposta de segunda ordem. Podemos observar que alm do atraso no tempo, podem ocorrer oscilaes amortecidas at que seja atingido o valor final. Estas oscilaes provocam a ultrapassagem momentnea do valor final, para mais
Na figura do comportamento do PLL acima, na verdade as retas inclinadas azul e vermelha esto uma em cima da outra, sendo destacadas lado a lado apenas para melhor vizualizao.
2

ou menos. O comportamento do PLL depende do fator de amortecimento que depende essencialmento do filtro e do ganho do elo.

Figura 2 Comportamento dinmico de um PLL

Na Figura 2, valores do fator de amortecimento inferiores a 1 (subamortecido) tem resposta mais rpida porm as custas de oscilaes. Valores maiores que 1 (super amortecido) no tem oscilaes mas um tempo de resposta mais lento. O valor adequado do fator de amortecimento depende muito da aplicao na qual o PLL empregado: por exemplo, para extrair uma portadora no meio do rudo usa-se fator de amortecimento alto, mas para extrair o sinal modulante em FM ou PSK, o fator de amortecimento deve ser mais baixo para que o PLL consiga acompanhar as variaes rpidas de freqncia.

5.

VANTAGENS

Considerando apenas o funcionamento esttico, no h muitas vantagens no uso de um PLL, pois ele apenas gera uma rplica do sinal de entrada, desde que a sua freqncia esteja dentro das faixas F a e Fs, a no ser que este permita demodular um sinal FM, o que pode ser feito com outros circuitos mais simples como discriminadores. Considerando o seu comportamento dinmico ou transiente, o grande mrito do PLL que ele consegue gerar uma rplica limpa e quase sem rudo de um sinal misturado com rudo, interferncias, com tremor de fase e at mesmo com cortes de curta durao. Portanto o PLL permite reconstituir ou recondicionar sinais deteriorados pelo rudo, ou ainda, separar um determinado sinal no meio de muitos outros.

6.

Cis
6.1 LM565C

7.

CONSIDERAES FINAIS

Anda mungkin juga menyukai