Anda di halaman 1dari 33

ANLISE SINTTICA Prof.

CLEIDSON JAMBO

Cleidson Jambo
jamboprovas@yahoo.com.br
Professor Efetivo do IFAL- Campus Maragogi (desde 2011) Professor Efetivo do IFPB (aprovado em 1 lugar-2010) Aprovado em 1 lugar no concurso para Professor efetivo da UFPB-CAMPUS III, prova escrita(2010) Professor da UFPE (Cooperao tcnica) Professor Substituto concursado pela UFPE (Departamento de Letras-CAC, 2008 a 2010); Mestre em Lingustica pela UFPE ( desde 2010); Professor assistente do Curso de Letras a distncia da UFPE(2010 a 2011); Autor do livro A COMPREENSO DE TEXTOS EM PROVAS DE LNGUA PORTUGUESA EM CONCURSOS PBLICOS (Lanamento na XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro) Professor de preparatrios para concursos pblicos h 9 anos (JAULA, INTERATIVO, LUMEN, CCE, NUCE, PRCONCURSOS, EXMIUS MARTORELLI CENTRO DE ESTUDOS JURDICOS entre outros); Ex-professor de ensino mdio de grandes colgios em Pernambuco (ATUAL, CONTATO, MOTIVO, DECISO, DIOCESANO entre outros).

PORTUGUS: PARA TODOS OS CARGOS DE NVEL DE CLASSIFICAO C, D e E 1.Interpretao de textos, em prosa e de textos poticos, para identificar: O tema central do texto; Informaes ou idias presentes no texto; 2 Relaes de causa, tempo, fim, comparao, concluso, adio e outras entre oraes, perodos ou pargrafos; 3 Relaes de sentido entre as palavras (sinnimos e antnimos). 4 Ortografia, acentuao de palavras. 5 Recursos do sistema de pontuao: vrgula, dois pontos, travesso, reticncias, ponto final e pontos de exclamao e interrogao; 6 Flexo de gnero, nmero e grau do substantivo e do adjetivo; 7 Conjugao de verbos regulares e irregulares; 8Conjuno; 9 Concordncia 10 Regncia verbal e nominal; 11Crase; 12 Sentido de radicais, prefixos e sufixos.

AULA 1

VERBO
COVEST

-137 % DE CHANCES DE CAIR NA PROVA DA

Eu canto em portugus errado Acho que o imperfeito no participa do passado Renato Russo Verbos so palavras que indicam fatos Os verbos condicionam-se a aspectos ligados ao contexto de comunicao que so os modos e os tempos verbais, quais sejam: MODO INDICATIVO apresenta um fato como certo, real (o crescimento do pas acontece...). Esse modo comporta os tempos: presente indica um fato habitual ocorrido ou no no momento em que se fala, futuro prximo (daqui a pouco ela repete a lista dos aprovados). pretrito imperfeito transmite uma idia de continuidade de processo que no passado era constante ou freqente (O mundo sonhava com a paz, Bush com a guerra). pretrito perfeito indica o fato totalmente concludo num tempo definido (...que o Governador contruiu...). pretrito mais-que-perfeito indica um fato passado anterior a outro fato tambm passado (o pai ensinara a filha, por isso ela tirou dez corresponde forma composta tinha ensinado). futuro do presente refere-se a um acontecimento que se realizar depois do momento em que se fala (estaremos na faculdade no ano que vem). futuro do pretrito exprime um fato futuro em relao a um outro passado (quem falou que Lula perderia as eleies?). MODO SUBJUNTIVO indica um fato duvidoso ou hipottico em relao a outro (se a guerra no acontecesse, haveria paz). presente expressa um fato ligado ao desejo, suposio (que a lua venha nos iluminar e o sol nos aquecer). pretrito imperfeito expressa uma condio ou concesso (se um dia ns se gostasse, se um dia ns se queresse, se ns

1
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


dois se impariasse, se juntin ns dois vivesse, se juntin ns dois morasse, se juntin ns dois dormisse, se juntin ns dois vivesse). futuro indica fatos possveis (quando o inverno chegar, eu quero estar junto a ti). MODO IMPERATIVO indica ordem, conselho, proibio (Enxergue aqueles que moram em palafitas). afirmativo para a sua formao, retira-se a segunda pessoa do singular e a segunda do plural do presente do indicativo, suprimindo-se o s final (tu enxergas - enxerga tu; vs enxergais enxergai vs). As demais pessoas so as mesmas do presente do subjuntivo. negativo todas as pessoas so idnticas s pessoas correspondentes do presente do subjuntivo c) Muitas palavras do portugus no provieram do contato com outras lnguas estrangeiras. Os brasileiros nem sempre se precavm diante das influncias. Propusemo-nos a analisar a lngua sem preconceitos e vimos influncias. Passeemos pelo seu vocabulrio e creiamos nisso. Influncias estrangeiras norteam o destino das lnguas. Assim, crem os estudiosos dos fatos que intervem na histria das lnguas.

d)

e)

02. Indique a alternativa em que os verbos esto flexionados corretamente. a) b) c) Que todos os povos se precavenham contra possveis ameaas aos ideais da democracia. Quem dispor de tempo, requera anulao de medidas que ferem seus direitos. Os ideais democrticos provem a sociedade da fora com que convm resistir s arbitrariedades. Se ns podssemos, intervamos nos destinos das polticas educacionais do pas. As leis que contm vrios incisos podem vim a sofrer algumas restries.

VERBOS CAMPEES DA COVEST terminados em EAR (apear, atear, arrear, bloquear, cear, folhear, frear, passear, titubear, etc) recebem um i, nas formas rizotnicas (1, 2 e 3 pessoas do singular e 3 pessoa do plural), que facilita a pronncia (penteio, penteias, penteia, penteamos, penteais, penteiam). terminados em IAR no sofrem alterao exceto os que compem a palavra MARIO, quais sejam mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar (odeio, odeias, odeia, odiamos, odiais, odeiam). VER por este verbo, conjugam-se os seguintes: rever, prever, antever, entrever (Se eu vir o professor, darei o recado). VIR por este verbo, conjugam-se intervir, provir, convir, advir, etc (A ONU interveio na declarao da guerra). OBS: atente para a diferena grfica entre as terceiras pessoas do presente do indicativo, ele vem - eles vm. J os derivados deste mesmo verbo trocam o acento grfico (ele convm - eles convm). CREDELEVER! (crer, dar, ler, ver) com esses verbos, quando esto na terceira pessoa do plural, ocorre a duplicao do e (ele cr - eles crem), o mesmo ocorrendo com os seus derivados (ele rel - eles relem). TER serve de paradigma para a conjugao dos verbos derivados deter, entreter, manter, conter, etc (os jogadores do Fluminense no mantiveram o bom aproveitamento obtido com Romrio). OBS: atente para a diferena grfica entre as terceiras pessoas do presente do indicativo, ele tem - eles tm. J os derivados deste mesmo verbo trocam o acento grfico (ele contm - eles contm). REAVER conjugado pelo verbo haver somente nas formas em que aparece a letra v (ns reavemos o documento roubado). Formas como reavo, reavejo no procedem pelo fato desse verbo ser defectivo. PROVER significa abastecer, suprir. Conjuga-se pelo verbo ver apenas no presente do indicativo e do subjuntivo. Nos demais tempos, conjuga-se como um verbo regular, semelhana de bater, por exemplo (ele proveu a carga de tudo / o rapaz proveio de longe e, na seca, proveu sua famlia de tudo). REQUERER no conjugado por querer (requeiro, requeres, requere, requeremos, requereis, requerem). No pretrito perfeito, conjuga-se da seguinte forma: requeri, requereste, requereu, requeremos, requerestes, requereram. QUESTES COVEST NVEL 1 01. Os verbos esto corretamente flexionados em: a) b) As influncias africanas manteram-se. Quem se propor a estudar as lnguas faladas na Amrica pode constatar isso. A ama negra interviu junto ao filho do senhor branco. No pde ser diferente, creiamos.

d) e)

03. Assinale a alternativa em que as formas verbais esto corretamente flexionadas. a) b) c) d) e) Procuro aquele funcionrio competente. Quando o ver, aviseme, por favor. Se a empresa prevesse que seus empregados seriam desonestos, o que faria? De onde provm as verbas aplicadas em aes sociais? Algum as retm? As empresas manteram todas aquelas atividades de ao social, ao trabalharem no bairro. Os candidatos eleio proporam medidas de ao social, mas esqueceram-nas.

4. Sabemos com certeza o que os gregos escreveram 500 anos antes de Cristo. Como os verbos sublinhados, tambm esto corretamente conjugados os seguintes verbos: A) Os historiadores suberam l o que os gregos escreveram. B) Algumas crianas crm que as letras tem apenas um valor. C) A Biblioteca ps os livros disposio. Os alunos, agora, lem vontade! D) Se amanh todos fazerem seus deveres, o trabalho ai avanar. E) A bibliotecria preveu que os livros sairiam todos!

Analise as formas verbais destacadas no texto a seguir. Diversos autores j proporam (1) que a lngua que falamos, aqui no Brasil, passe a ser chamada lngua brasileira. Os opositores dessa idia, entretanto, nunca se disporam (2) a discutir o assunto, com bases mais cientficas, e o governo nunca interveio (3) nesse assunto. A verdade que, enquanto a discusso se manter (4) no nvel acadmico apenas, nada ir mudar. E mais: parece que o povo, alheio questo, at se entretm (5) com ela. Esto corretas, apenas: A) 1, 2 e 4. B) 1 e 4. C) 3 e 4. D) 2 e 4. E) 3 e 5.
5.

2
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


a) Romrio recebe a bola e chuta. Goool! b) D. Pedro, indignado, ergue a espada e d o brado da independncia. c) Todo dia ela faz tudo sempre igual... d) O quadrado da hipotenusa igual soma dos quadrados dos catetos. e) Uma manh dessas, Jacinto, apareo no 202 para almoar contigo. Swing dos verbos defectivos (msica original Libera geral- Terrasamba) Do Jaula a galera de exatas primeiro lugar (e na gramtica ) um dos verbos defectivos ADEQUAR No existe eu me adequo Nem ele se precave No tem eu precavejo no Precaver irregular* Defectivo assim No presente no tem, no futuro vai surgir Ele reouve, ele precaveu, no passado estranho Mas assim que ta l (na gramtica) Do Jaula a galera de exatas primeiro lugar (e na gramtica ) um dos verbos defectivos o ADEQUAR Tambm tem o verbo prover Conjugado por ver Mas s no presente: eu provejo, tu provs... Mas no passado assim: eu provi, tu proveste, ele proveu repita a cano se voc no entender e lembre que o passado igual a bater (uera) Refro

QUESTES NVEL 2 1. (COVEST) Para regular a flexo dos verbos, a Norma Padro estabelece certos paradigmas que devem ser mantidos no uso formal da lngua. Com base nesse principio, analise a adequao das formas verbais usadas a baixo aos referidos paradigmas. 0-0 O mentiroso interviu na conversa para noticiar que o avio tinha cado. Os olhos da imaginao tambm tm poder de visibilidade. 1-1 O escritor que impuser sua prpria viso da realidade no convm esttica da arte literria.A imaginao que prov tudo! 2-2 os colegas se mantero crdulos diante dos fatos imaginados e narrados. Eles crem na fora da expresso. 3-3 Para a criao literria, quem propor a supremacia do real sobre o imaginado esta equivocado. Convm que todos no se esqueam disso. 4-4 no espere que creamos apenas na realidade. Passeiamos pela fico e esperamos que o sonho se adeque s nossas pretenses. 2. (COVEST) As formas verbais dos enunciados a seguir esto corretamente empregadas. 0-0 os nordestinos por provirem de uma regio estigmatizada, sofrem, em geral, muitos preconceitos por parte dos habitantes de outras regies. 11 os ndios, ao sobreviverem nas cidades, descaracterizam-se culturalmente e se vem estigmatizados pela origem tnica. 22 ningum nos argi com mais perseverana do que a prpria conscincia , ao sermos preconceituosos. 33 as mulheres enterteram-se em seus trabalhos domsticos durante sculos e s recentemente foram luta. 44 as mulheres podero d um grande contributo sociedade, participando ativamente na luta pelos direitos humanos. 3. Assinale o caso em eu o verbo destacado estiver correto:

a) Eu me precavo deveria ser substitudo por eu me precavejo. b) Eu me precavenho contra os dias de chuva. c) Eu reavi o que perdera a h dois anos. d) Problemas graves me reteram no escritrio. e) Confesso que no me adeqei aquela situao, mesmo sabendo que o patro proveu todas as necessidades bsicas. 4. Analise e observe os itens abaixo.

Do Jaula galera de exatas em primeiro lugar...

Questes para relaxar 1) Marque o erro de flexo verbal. a) Teus amigos s vem problemas na empresa. b) Eles vm cedo para o trabalho. c) Se ns virmos a soluo, a brincadeira perder a graa. d) Viemos agora tentar um acordo. 2) Assinale a nica forma verbal correta. a) Tudo que ele contradizer deve ser analisado. b) Se o guarda retesse o trnsito, haveria engarrafamento. c) Carlos preveu uma desgraa. d) Eu no intervinha no seu trabalho. 3) Aponte a frase sem erro no que toca flexo verbal. a) Os funcionrios reporam a mercadoria. b) Se ele manter a calma, poder ser aprovado. c) Quando eu revesse o processo, acharia o erro. d) quela altura, j tnhamos intervindo na conversa. 4) Assinale a frase com erro de flexo verbal. a) Eu j reouve meu relgio. b) Isso no condizeria com meus ideais. c) Enquanto depnhamos, ele procurava novas provas.

I De ccoras, colhendo os cravos, sentiu no ombro uma leve, inconfundvel presso II Enquanto o retinha nas mos, procurava esquecer que o fim de tudo III Fechou-lhe os olhos, penteou-lhe os cabelinhos dourados Nos itens acima o verbo grifado indica ao em curso, aspecto durativo : a) b) c) d) e) em todos somente no III exceto no III somente no I II e III

enorme

5. FOLHA De todos os ditados envolvendo seu nome, qual o que mais lhe agrada? SAT Diabo ri por ltimo. FOLHA Riu por ltimo. SAT Se por ltimo, o verbo no pode vir no passado. (O inimigo Csmico Folha de So Paulo, 3/09/95) rejeitando a correo ao ditado, Sat mostra ter usado o presente do indicativo com o mesmo valor que tem em :

3
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


d) Quando contiverdes as emoes, sereis felizes. 5) Assinale a opo que apresenta um verbo que no defectivo. a) polir, abolir b) adequar, falir c) acontecer, doer d) precaver, reaver Os conectivos contribuem para o que a banca chama de boa coeso textual., por isso, relevante relembrar as possveis relaes semnticas por eles estabelecidas. Relaes semnticas ADIO Conjunes (e, nem, mas tambm, mas ainda, seno tambm, como tambm) EX: (1) No aprovo nem permitirei essas coisas. (2) Os livros no s instruem mas tambm divertem. (3) As abelhas no apenas produzem mel e cera mas ainda polinizam as flores. ADVERSIDADE Conjunes (mas, porm, sendo, ao passo que, em todo caso, apesar disso, no obstante...) (1)Ela no era bonita, contudo cativava pela simpatia. (2)A culpa no atribuo a voc, seno a ele. (3)O professor no probe, antes estimula as perguntas em aula. (4)O exrcito do rei parecia invencvel, no obstante foi derrotado. 5)Eu sou pobre, ao passo que ele rico. (6)Hoje no atendo, em todo caso, entre ALTERNNCIA Conjunes (ou, ou...ou, ora...ora, quer... quer...)(1)Os seqestradores deviam render-se ou seriam mortos. (2)Ou voc estuda ou arruma um emprego. Alguns chamam isso de licena potica, a mesma que permite Chico Buarque cantar Agora eu era o heri E o meu cavalo s falava ingls A noiva do cowboy Era voc alm das outras trs Eu enfrentava os batalhes Os alemes e seus canhes Guardava o meu bodoque E ensaiava o rock para as matins Na verdade, a vivacidade da lngua nos faz cada vez mais acreditar que so os usos que fundam a lngua, e no o contrrio. Por is so, talvez, bancas como a COVEST cobrem conjuno em provas, mas com uma abordagem no texto, sendo assim o tradicional exerccio de decorar as conjunes uma faca com dois legumes, quer dizer, uma face com dois gumes, quer dizer, sei l! Vejamos ento : (3)Quer reagisse, quer se calasse, sempre acabava apanhando. CONCLUSO Conjunes(portanto, logo, por conseguinte, por isso, pois) (1)As rvores balanam, logo est ventando. (2)O filho teu; deves, pois, conformar-te. Explicao Conjunes (: pois, porque, que, porquanto, etc.) Ex.: Essa desculpa no serve, porque, afinal de contas, teus negcios vo bem. Subordinativas

AULA 2- O valor semntico das conjunes

SONETO DA FIDELIDADE Vincius de Morais De tudo, ao meu amor , serei atento, Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor ( que tive ) : Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure.

Esse um dos mais conhecidos e apreciados poemas de Vincius, que possui uma emotividade sem igual na literatura brasileira. Sua beleza tamanha, que at a gramtica se rende a ele. Vincius surpreende utilizando a expresso "posto que" com um sentido diferente do usual. Essa expresso geralmente possui valor concessivo, ou seja, indica oposio, fatores contrrios, tem o mesmo valor de "apesar de que, embora, mesmo que, ainda que, mesmo que". O poetinha, no entanto, utiliza tal construo com valor de causa: ele espera que o amor no seja imortal, j que chama, percebeu? Ento, o verso deveria ter sido construdo assim: "Que no seja imortal, j que chama", ou "porque chama" ou ainda "visto que chama".

4
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


CONDIO Conjunes(se , caso, contanto que, desde que, salvo se, dado que...) (1 Se voc vier pro que der e vier comigo Eu lhe prometo o sol, se hoje o sol sair ou a chuva, se a chuva cair se voc vier at onde a gente chegar, numa praa na beira do mar, pedao de qualquer lugar... (2)O ministro decidiu investigar, companheiros se opusessem. CONFORMIDADE Conjunes(como, segundo, (1)As coisas no so como dizem FINALIDADE Conjunes (para que, a fim de que...) (1)Fiz-lhe sinal que se calasse. PROPORO Conjunes ( proporo que , medida que...) (1) Quanto mais se vive, mais se aprende. CAUSA Conjunes(porque, j que, visto que, (1) Como estivesse de luto, no nos recebeu. CONSEQNCIA Conjunes(que,precedido dos termos intensivos tal, to, tantos vezes subentendidos- de sorte que...) (1) Minha mo tremia tanto que mal podia escrever. (2) Falou com uma calma que todos ficaram atnitos. COMPARAO Conjunes(como,tal qual, que nem, feito, o mesmo que) (1) No quero ficar na tua vida Como uma paixo mal resolvida Dessas que a gente tem cime E se encharca de perfume Faz que tenta se matar... (Kleiton e Kledir) (2) Sou o mesmo que um cisco em minha prpria casa. (3) Os governantes realizam menos do que prometem. CONCESSO Conjunes(embora, ainda que, mesmo que, se bem que, conquanto...) Eu te peo perdo por te amar de repente, embora o meu amor seja uma velha cano nos teus ouvidos... Vincius de Morais 1.O Observe o trecho: qualquer n da rede, mesmo isolada das demais, contm uma nova rede e, principalmente, grande mobilidade dos centros. O segmento sublinhado expressa um sentido: A) temporal: equivale semanticamente expresso logo que. B) condicional: tem o mesmo significado da outra desde que. C) concessivo: poderia ser substitudo pela locuo ainda que. D) conclusivo: resulta da formulao de uma hiptese anterior. E) causal: sinaliza que se trata de uma relao de causa e efeito 2. Observe: A imposio da lngua portuguesa no Brasil no foi a menos que seus Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, no temerei mal algum... Tempo Conjunes( quando, enquanto, apenas, mal, logo que, depois que, antes que, at que, que, etc.) Ex.: Quando tudo est perdido Sempre existe um caminho Quando tudo est perdido Sempre existe uma luz... Observaes:A conjuno "COMO" pode ter trs valores semnticos: causa, comparao e conformidade. Veja os exemplos: consoante, conforme)

Na frase "Como estivesse chovendo, no sa de casa", ela indica causa, pois poderia ser substituda por "j que"; Em "Fao o trabalho como o regulamento prescreve", indica conformidade, pois poderia ser substituda por "conforme"; Em "Ele age como o pai", indica comparao, pois poderia ser substituda por "igual a". A conjuno "SE", alm de ser condicional, pode ser causal ou iniciar orao subordinada substantiva com funo de sujeito ou de objeto direto, sendo denominada, nesse ltimo caso de conjuno integrante. Exemplos:


porquanto)

Na frase "Se voc estudar, conseguir seu intento", ela indica condio, pois poderia ser substituda por "caso"; Em "Se voc sabia que era proibido entrar l, por que no me avisou?", indica causa, pois poderia ser substituda por "j que"; Em "No sei se ficarei l muito tempo", h uma conjuno integrante, pois "se ficarei l muito tempo" funciona como objeto direto do verbo "saber". O VERBO NO INFINITIVO antecedido de preposio inicia oraes com os seguintes valores semnticos: causa, tempo, finalidade e condio.Com a preposio "por", a indicao ser de causa ("Por estar acamado, no irei reunio"); Com "para", de finalidade ("Elas vieram para conversar");

Com "ao", de tempo ("Ao chegar ao colgio, encontrei meu amigo"); Com "a", de condio ("A continuar assim, voc no conseguir seu intento").

QUESTES DA COVEST

5
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


fcil: houve atritos com a populao indgena, no incio . Nesse trecho, em lugar dos dois pontos, poderamos usar: A) uma conjuno adversativa, como mas. B) uma expresso conformativa, como segundo. C) uma marca de concluso, como portanto. D) um conectivo explicativo, como pois. E) uma locuo concessiva, como ainda que. 3. Observe: Embora tenham sido condenadas no passado, as histrias em quadrinhos.... Como se v, o Texto 2 se inicia com uma formulao: A) de sentido temporal: o termo sublinhado est associado ao outro passado. B) concessiva: o conectivo sublinhado poderia ser substitudo por: se bem que. C) condicional: o conectivo sublinhado guarda um sentido hipottico. D) aditiva: o conectivo sublinhado sinaliza o acrscimo de um argumento. E) contundente: o termo sublinhado j implica que no se faz nenhuma ressalva. 4.A histria em quadrinhos possui mais influncia popular do que o cinema, (...) graas a um suporte material leve. No fragmento sublinhado, o autor expressa um sentido de: A) causalidade. B) concesso. C) condio. D) concluso. E) comparao. 5. Em um texto, encontramos, por vezes, trechos bem mais complexos, do ponto de vista das informaes que relacionam. Analise, por exemplo, o trecho seguinte: Afinal (1), mesmo quando o time perde (2), um treinador, que respira futebol 24 horas por dia, (3) deve entender do mtier mais do que um torcedor (4) que, muitas vezes, nem sabe chutar uma bola direito (5). Considere as consideraes que so feitas a seguir. 0-0) Em: Afinal (1), pode-se ver o propsito do autor de anunciar uma idia conclusiva. 1-1) Em: mesmo quando o time perde (2), h, no todo, um sentido de concesso e de tempo. 2-2) Em: um treinador, que respira futebol 24 horas por dia, (3), o segmento sublinhado explicativo. 3-3) Em: (treinador) deve entender do mtier mais do que um torcedor (4), pode-se perceber uma relao de adio, sinalizada pela expresso em destaque. 4-4) Em: (torcedor) que, muitas vezes, nem sabe chutar uma bola direito (5), ocorre, mais uma vez, um segmento explicativo. 6.Relaes semnticas sinalizadas por algumas expresses vo costurando o texto e lhe emprestando unidade. Veja os trechos transcritos e analisados abaixo. 0-0) Qualquer tropeo da esquadra nacional motivo de crticas acerbas e inflamadas em todas as esquinas do pas: pode-se constatar nesse trecho uma relao de causa e efeito. 1-1) sobre as lnguas em geral e sobre a lngua portuguesa em particular: h aqui uma espcie de oposio explicitamente sinalizada. 2-2) medicina e direito, por exemplo, so matrias de alta especialidade, ao passo que a lngua assunto de domnio pblico: um sentido de oposio pe em articulao as duas afirmaes. 3-3) mixrdia (...) colhidas s vezes de fonte no confivel, ou destorcidas pelos rudos da comunicao: o conectivo sublinhado expressa um sentido de concluso. 4-4) os curiosos e palpiteiros da linguagem tm mais crdito do que os lingistas: a declarao se fundamenta na expresso de uma anlise comparativa. 7. Nos versos: Quanto vale o homem?/Menos, mais que o peso?/Hoje mais que ontem? Vale menos, velho?, predominam intenes que se expressam em relaes de: A) adio e finalidade. B) oposio e causalidade. C) condio hipottica e concluso. D) concesso e alternncia. E) comparao e temporalidade. 8.Consoante com esta viso, colocou-se como meta prioritria, no plano de ao para o quadrinio 2003- 2007, a interiorizao da UFPE, em bases sustentveis e planejadas. Nesse trecho, o segmento sublinhado indica: A) conseqncia. B) tempo. C) modo. D) causa. E) conformidade. 9. Analisemos a seguinte estrofe do texto 1: Por isso, corre, por servir-me,/ Sobre o papel/ A pena, como em prata firme corre o cinzel. e vejamos as afirmaes que so feitas a seguir. 1) A estrofe poderia ser reformulada, em prosa, como: Por isso, por servir-me, a pena corre sobre o papel, como o cinzel corre em prata firme. 2) O conector como sinaliza a relao de comparao que estabelecida na estrofe. 3) A expresso sobre o papel, neste contexto, tambm poderia admitir a variante sob o papel. 4) a expresso por isso expressa um sentido de concluso. Equivale a portanto. Esto corretas: A) 1, 2, 3 e 4 B) 1, 2 e 3 apenas C) 2 e 3 apenas D) 1, 2 e 4 apenas E) 2 e 4 apenas 10.. Analisando a funo dos elementos do texto 3, destacados abaixo, podemos dizer que eles expressam uma noo temporal. 1) O diabo que, mal consigo aprender, a lngua portuguesa j ficou diferente. 2) Ainda bem a gente no conseguiu aprender uma nova expresso, j vem o pessoal com outra. 3) Alis, j no se usa mais a primeira pessoa, tanto do singular como do plural: tudo a gente. 4) E iro ao banho de mar em vez de ir praia... 5) A lista poderia ser enorme, mas vou ficando por aqui, pois entre escrever e publicar h tempo suficiente... Est(o) correta(s) apenas: A) 3 e 4 B) 1 C) 1 e 2 D) 1, 2 e 4 E) 3, 4 e 5 11. No trecho a nossa lngua (...) no est em perigo de desaparecimento, muito menos de mistura, a expresso sublinhada expressa, e de forma enftica, uma relao de: A) adio. B) oposio. C) concesso. D) explicao. E) concluso. 12. No trecho: Uma atitude mais construtiva , pois, reconhecer os fatos, aceitar nossa lngua como ela , a expresso destacada: A) sinaliza oposio e equivale a no entanto. B) indica concluso e equivale a portanto. C) inicia uma explicao e equivale a que. D) exprime temporalidade e equivale a logo. E) expressa comparao e equivale a como. 13.Analise o ltimo pargrafo do texto:

6
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


Recordo com carinho a figura do jesuta portugus, erudito e amvel. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criao literria. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha priso, minha primeira priso. No trecho sublinhado, o autor: A) estabelece uma oposio, fazendo correes em relao ao que afirmado antes. B) d uma justificativa para o que diz antes, estabelecendo uma gradao. C) explicita sua opinio, levantando hipteses de esclarecimento. D) atenua suas afirmaes, reavaliando o que dissera anteriormente. E) indica um estado de incerteza em relao ao que diz, propondo novos sentidos. 14) Indique o valor semntico expresso pelas oraes em destaque: I- No s estudou, mas tambm trabalhou. II- Choveu, pois eu me molhei. III- O relgio de ouro; no enferruja, pois. IV- Sa s dez, voltei s dez e meia. V- Venha logo, pois est chovendo. VI- Sinha Vitria falou assim, mas Fabiano resmungou. VII- Ora chove, ora faz calor. VIII- t Eduardo no beijou, nem chegou perto. IX- No havia necessidade, todavia insistiu em chamar o tcnico. X- Muita gente estava doente, mas ningum faltou reunio. 15. Indique o valor semntico estabelecido pelas oraes subordinadas adverbiais: I- medida que caminhvamos, mais longe ficvamos da base. II- Falou mais alto a fim de que todos o ouvissem melhor. III- Como no tivesse estudado, foi mal na prova. IV- Conforme era previsto, ele no compareceu. V- Embora fosse rico, vivia na mais extrema penria. VI- Sa, conquanto estivesse doente. VII- Tirars boa nota, desde que estudes. VIII- Estava falando alto desde que chegou. IX- Falou tanto que ficou rouco. X- Quando serenei, pareceu-me que houvera barulho sem motivo. XI- Quando ela morresse, eu lhe perdoaria os defeitos. XII- medida, porm, que as horas se passavam, sentia-me cair num estado de perplexa covardia. XIII- Guiou-me ao canto nono, como a uma rua suspeita. XIV- Era cedo demais para que eu pudesse pesar filosoficamente a revelao... XV- Emlia foi mais forte do que eu. XVI- Desde que houve a reunio em casa de Jandira, eu no pensava mais em Arabela... XVII- Recolheu sua mala para que o intruso se acomodasse. XVIII- A prova, como se esperava, foi muito difcil. XIX- A chuva foi de tal modo intensa que inundou quase todas as casas. AULA 3- Regncia Principais regncias: 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposio a e no pela preposio em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vm introduzidos pela preposio em. Ex.: Ele mora em So Paulo./ Maria reside em Santa Catarina. 3- Namorar no se usa com preposio. Ex.: Joana namora Antnio. 4- Obedecer/desobedecer exigem a preposio a. Ex.: As crianas obedecem aos pais./ O aluno desobedeceu ao professor. 5-Simpatizar/ antipatizar exigem a preposio com. Ex.: Simpatizo com Lcio./ Antipatizo com meu professor de Histria.
Estes verbos no so pronominais, portanto, so considerados construes erradas quando os mesmos aparecem acompanhados de pronome oblquo: Simpatizo-me com Lcio./ Antipatizo-me com meu professor de Histria.

6- Preferir - este verbo exige dois complementos sendo que um usa-se sem preposio e o outro com a preposio a. Ex.: Prefiro danar a fazer ginstica. Segundo a linguagem formal, errado usar este verbo reforado pelas expresses ou palavras: antes, mais, muito mais, mil vezes mais, etc. Ex.: Prefiro mil vezes danar a fazer ginstica. Verbos que apresentam mais de uma regncia 1 - Aspirar a- no sentido de cheirar, sorver: usa-se sem preposio. Ex.: Aspirou o ar puro da manh. b- no sentido de almejar, pretender: exige a preposio a. Ex.: Esta era a vida a que aspirava. 2 - Assistir a) no sentido de prestar assistncia, ajudar, socorrer: usa-se sem preposio. Ex.: O tcnico assistia os jogadores novatos. b) no sentido de ver, presenciar: exige a preposio a. Ex.: No assistimos ao show. c) no sentido de caber, pertencer: exige a preposio a. Ex.: Assiste ao homem tal direito. d) no sentido de morar, residir: intransitivo e exige a preposio em. Ex.: Assistiu em Macei por muito tempo. 3 - Esquecer/lembrar a- Quando no forem pronominais: so usados sem preposio. Ex.: Esqueci o nome dela. b- Quando forem pronominais: so regidos pela preposio de. Ex.: Lembrei-me do nome de todos.

verbal e nominal

Como cai na COVEST? Havendo pronome relativo, a preposio desloca-se para antes dele. Ex.: Este o autor a cuja obra me refiro. Este o autor de cuja obra gosto. Este o autor por cuja obra tenho simpatia. Caso haja conjuno integrante (QUE), o termo regente estar anteposto a ela. Ex.: Ele est convicto de que ser aprovado.

7
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


4 - Visar a) no sentido de mirar: usa-se sem preposio. Ex.: Disparou o tiro visando o alvo. b) no sentido de dar visto: usa-se sem preposio. Ex.: Visaram os documentos. c) no sentido de ter em vista, objetivar: regido pela preposio a. Ex.: Viso a uma situao melhor. 5 - Querer a) no sentido de desejar: usa-se sem preposio. Ex.: Quero viajar hoje. b) no sentido de estimar, ter afeto: usa-se com a preposio a. Ex.: Quero muito aos meus amigos. 6 - Proceder a) no sentido de ter fundamento: usa-se sem preposio. Ex.: Suas queixas no procedem. b) no sentido de originar-se, vir de algum lugar: exige a preposio de. Ex.: Muitos males da humanidade procedem da falta de respeito ao prximo. c) no sentido de dar incio, executar: usa-se a preposio a. Ex.: Os detetives procederam a uma investigao criteriosa. 7 - Pagar/ perdoar a) se tem por complemento palavra que denote coisa: no exigem preposio. Ex.: Ela pagou a conta do restaurante. b) se tem por complemento palavra que denote pessoa: so regidos pela preposio a. Ex.: Perdoou a todos, 8 - Informar a) no sentido de comunicar, avisar, dar informao: admite duas construes: 1) objeto direto de pessoa e indireto de coisa (regido pelas preposies de ou sobre). Ex.: Informou todos do ocorrido. 2) objeto indireto de pessoa ( regido pela preposio a) e direto de coisa. Ex.: Informou a todos o ocorrido. 9 - Implicar a) no sentido de causar, acarretar: usa-se sem preposio. Ex.: Esta deciso implicar srias conseqncias. b) no sentido de envolver, comprometer: usa-se com dois complementos, um direto e um indireto com a preposio em. Ex.: Implicou o negociante no crime. c) no sentido de antipatizar: regido pela preposio com. Ex.: Implica com ela todo o tempo. 10- Custar a) no sentido de ser custoso, ser difcil: regido pela preposio a. Ex.: Custou ao aluno entender o problema. b) no sentido de acarretar, exigir, obter por meio de: usa-se sem preposio. Ex.: O carro custou-me todas as economias. c) no sentido de ter valor de, ter o preo: usa-se sem preposio. Ex.: Imveis custam caro Regncia Nominal: Alguns nomes (substantivos, adjetivos e advrbios) so comparveis aos verbos transitivos indiretos: precisam de um complemento O complemento nominal para o nome o que o objeto indireto para o verbo, e apresenta regncia. (Assim como os verbos, alguns nomes apresentam mais de uma regncia)

REGNCIA DE ALGUNS NOMES acessvel (a) grato a acostumado (habituado) a, hbil em com horror a afvel com, para com hostil a, para com aflito com, por idntico a antipatia a, contra, por incompatvel com apto a, para indiferente a atencioso com, para com liberal com compaixo de, para com, natural de por necessrio a compatvel com nocivo a compreensvel a paralelo a comum a, de parecido a, com conforme a, com permissivo a cruel com, para com, para pertinaz em cuidadoso com prefervel a deputados por, pela Bahia prejudicial a por exemplo; o mesmo propcio a para senadores, etc. respeito a, com, de, para descontente com com, por devoo a, para com, por semelhante a dvida acerca de , de, em, sensvel a sobre situado (sito, residente, fcil a, de, para mora-dor) em, entre falho de, em suspeito a, de firme em ltimo a, de, em generoso com versado em

EXERCCIO DE APROFUNDAMENTO 1) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes. A arma ........ se feriu desapareceu. Aqui est a foto ............ me referi. Encontrei um amigo de infncia .......... nome no me lembrava. Passamos por uma fazenda ............ se criam bfalos. a) que - de que - cujo - que b) com que - que - cujo qual - onde c) com que - a que - de cujo - onde d) com a qual - de que - do qual - onde e) que - cujas - do cujo - na cuja 2) I- Certifiquei-o ........... que uma pessoa muito querida aniversariava neste ms. II- Lembre-se ............ que, baseada em caprichos, no obter bons resultados. III- Cientificaram -lhe ........... que aquela imagem refletia a alvura de seu mundo interno. De acordo com a regncia verbal, a preposio de cabe: a) nos perodos I e II b) apenas no perodo II c) nos perodos I e III d) em nenhum dos trs perodos e) nos trs perodos

8
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


3) Assinale a letra correspondente alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada: O projeto, ............... realizao sempre duvidara, exigiria toda a dedicao ......... fosse capaz. a) do qual a - que b) cuja a - da qual c) de cuja - de que d) que sua - de cuja e) cuja - a qual 4) Em qual das alternativas ocorre um erro de regncia verbal? a) Esqueceu-me o desejo discreto de conhecer as coisas do corao. b) Lembrou-me a inusitada transformao por que passa a universidade brasileira. c) Prefiro os casos que a inteligncia discute a formas tecnocrticas da resoluo dos problemas. d) Aqui se jogam as sementes para informar-lhes de que a cultura no deve ser acadmica. e) Procede-se com brandura quando querem detectar falhas no relacionamento humano. 5) Na nova gramtica do portugus contemporneo, de Celso Cunha, lem-se as seguintes consideraes sobre a questo da chamada regncia verbal: A ligao do verbo com o seu complemento, isto , a regncia verbal pode (...) fazer-se: a) diretamente, sem uma preposio intermdia, quando o complemento o objeto direto. b) indiretamente, mediante o emprego de uma preposio, quando o complemento objeto indireto. Com base nas consideraes acima, identifique, no trecho abaixo, a passagem em que ocorre um problema de regncia verbal: Gentil de Arajo, motorista do caminho que parou o avio na Marginal do rio Tiet, h 20 anos trabalha nas estradas do pas dirigindo caminhes para transportadoras. Durante todo esse tempo, diz que j viu muitos acidentes. Mas nenhum se compara, afirma, ao que ele esteve envolvido ontem pela manh. Na estrada a gente v de tudo. J vi um barco cair de uma carreta e amassar um fusca. S faltava ter visto um avio bater em meu caminho. Quando contar para meus amigos, muitos no vo acreditar. Transcreva e diga em que consiste, na passagem transcrita, o problema de regncia verbal. Reescreva, a seguir, essa mesma passagem, de modo a adequ-la modalidade escrita culta da lngua. 6) Em: 1. ........ filme voc assistir noite? 2. ........ doentes aquela enfermeira assistiu? 3. ........ o candidato pretende chegar? 4. ........ o esportista mais gosta? 5. ........ voc aspira na vida? qual a alternativa que melhor preencheria as lacunas? a) que, a que, a que, que, a que b) a que, a que, a que, de que, a que c) que, que, a que, que, que d) a que, que, a que, de que, a que e) que, a que, a que, de que, a que 7) Assinale a alternativa em que a regncia do verbo implicar est incorreta: a) Ele nos implicou mais ainda. b) O estudo implica disposio e disciplina. c) Ele sempre implicou comigo. d) Fomos implicados no movimento grevista. e) Seu talento implicou numa promoo. 8) Quando implicar tem sentido de acarretar, produzir como conseqncia, constri-se a orao com objeto direto, como se v em: a) Quando era pequeno, todos sempre implicavam comigo. b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domsticas. c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro. d) O banqueiro implicou-se em negcios escusos. e) Um novo congelamento de salrios implicar uma reao dos trabalhadores. 9) Assinale a nica alternativa incorreta quanto regncia do verbo. a) Perdoou nosso atraso no imposto. b) Lembrou ao amigo que j era tarde. c) Moraram na rua da Paz. d) Meu amigo perdoou ao pai. e) Lembrou de todos os momentos felizes. 10) Marque a alternativa que completa: ramos ........ assistindo .......... jogo. a) em seis, o b) em seis, ao c) seis, o d) seis, ao 11) Aponte a alternativa em que haja erro de regncia: a) Aquele rapaz com quem eu me simpatizo prefere mais aventuras desastrosas do que empreendimentos srios. b) Nunca perdoarei ao homem a quem eu paguei a dvida. c) Eu sempre obedeo a mulheres. d) O homem visou o alvo depois de ter visado o cheque, porque visava a uma posio destacada. e) Antes de assistir o doente, o mdico que assiste em Curitiba assistiu a um programa de televiso porque aspirava a um descanso. 12) Assinale a alternativa que preencha corretamente os pontilhados: Os ideais ......... aspiramos so muitos, mas os recursos ............ dispomos no so muitos. a) que, dos quais b) aos quais, com que c) a que, que d) que, que e) a que, de que 13) Assinale a alternativa que apresenta erro: a) Simpatizei com a nova diretoria e com as novas orientaes. b) H alguns dos novos diretores com os quais no simpatizamos. c) A firma toda no se simpatizou com a nova orientao. d) Somente o tesoureiro no simpatizou com a nova diretoria. e) Nenhum dos que estavam presentes, nem mesmo o filho do novo diretor, simpatizou com as novas orientaes. 14) Assinale a alternativa em que a regncia verbal est correta: a) Prefiro mais a cidade de que o campo. b) Chegamos finalmente em Santo Andr. c) Esta a cidade que mais gosto. d) Assisti ao concerto de que voc tanto gostou. e) Ainda no paguei o mdico. 15) Indique a regncia que est de acordo com a norma culta: a) Estes so os recursos que dispomos. b) Perdo aos teus erros.

9
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


c) Assiste ao trabalhador o diretor de frias. d) Paguei a uma dvida atrasada. e) Perdoei o amigo que me ofendeu. 16) Assinale a alternativa em que o uso do verbo custar no est de acordo com a norma culta: a) Custou-me entender o fato. b) Custou ao aluno entender o fato. c) Custa-me resolver este problema. d) O trabalho custou muito esforo ao aluno. e) O aluno custou para entender o exerccio. 17) S no .......... louco, porque ........... muito bem. a) o chamei - lhe quero b) o chamei de - o quero c) chamei-o - quero-lhe d) lhe chamei - quero-o e) lhe chamei de - o quero 18) No este o livro ......... lhe falei e .......... leitura me deliciei. a) que - de cuja d) de que - a qual b) a que - a cuja e) de que - com cuja c) que - a qual 19) Existem muitos meios de comunicao ......... podemos recorrer para chamar os amigos. a) a que d) os quais b) onde e) a cujos c) nos quais 20) Assinale a alternativa que complete, convenientemente e em correspondncia com as frases, as respectivas lacunas: 1. Exps seu ponto de vista .......... que inteiramente concordamos. 2. Revi o enunciado ......... que divergiras. 3. Desconheo o trabalho ......... que te referes. a) em - de - sobre d) com - de - a b) com - em - de e) em - com - de c) a - sobre - em 21) Assinale a alternativa correta quanto regncia: a) A pea que assistimos foi muito boa. b) Estes so os livros que precisamos. c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram. d) Guimares Rosa o escritor que mais aprecio. e) O ideal que aspiramos conhecido por todos. 22) Obedea- ........., estime- .............. e ............. sempre que precisar. a) os - os - recorra a eles b) lhes - os - recorra a eles c) lhes - lhes - recorra-lhes d) os - lhes - recorra-lhes e) os - lhes - recorra a eles 23) Quanto a amigos, prefiro Joo ............ Paulo, ......... quem sinto ....... simpatia. a) a - por - menos d) do que - com - menas b) do que - por - menos e) do que - para - menos c) a - para - menas 24) Como no ......... vi, chamei o contnuo e mandei .........., ento, ............... ... a) lhe - ele - procurar voc d) o - ele - procurar-lhe b) o - o - procur-lo e) lhe - lhe - procurar-lhe c) lhe - o - procur-lo 25) So excelentes tcnicos, .......... colaborao no podemos prescindir. a) cuja d) de que a b) de cuja e) dos quais a c) que a 26) Indique a alternativa correta: a) Preferia brincar do que trabalhar. b) Preferia mais brincar a trabalhar. c) Preferia brincar a trabalhar. d) Preferia brincar trabalhar. e) Preferia mais brincar que trabalhar. 27) O projeto .............. esto dando andamento incompatvel ............... tradies da firma. a) de que - com as d) que - s b) a que - com as e) que - com as c) que - s 28) Assinale a alternativa que apresenta incorreo quanto regncia: a) Ns nos valemos dos artifcios que dispnhamos para vencer. b) Ele preferiu pudim a groselha. c) O esporte de que gosto no praticado no meu colgio. d) Sua beleza lembrava a me, quando apenas casada. e) No digo com quem eu simpatizei, pois no lhe interessa. 29) Assinale a alternativa que indica, dentre as oraes abaixo, as com erro de regncia nominal: 1. Sou avesso aos abusos de certas autoridades. 2. Ele versado com a arte de enganar os trouxas. 3. Sua mente escassa de boas idias. 4. Os inseticidas so nocivos s aves que se alimentam de sementes e insetos. 5. Esta funo no compatvel de sua dignidade. a) 1, 2 b) 3, 4 c) 2, 5 d) 3, 5 e) 2, 3 30) Escolha a alternativa que completa corretamente as lacunas, em observncia ao regime dos verbos: 1. O governo deve assistir ........ trabalhadores. 2. O filme de aventuras o .......... mais gosto. 3. Os presidenciveis aspiram .......... cargo com ardor. 4. Os fracos abdicam ........... luta pela vida. 5. um regulamento ........... ningum obedece.

AULA 4- CRASE /

Sentido de radicais, prefixos e

sufixos.

CRASE Chama-se crase a unio de dois sons iguais. Quando essa unio se d entre a preposio a e um outro a, usa-se o acento grave ou acento de crase. Ex.: Irei a a festa. Irei festa. Tipos de crase 1) Entre a preposio a e o artigo definido a. Ex.: Vamos cidade. Obs.: O a artigo definido quando acompanha um substantivo. 2) Entre a preposio a e o pronome demonstrativo a. Ex.: Ele se referiu que deixei no armrio. Obs.: O a pronome demonstrativo quando antecede que ou de, equivalendo a outro pronome demonstrativo: aquela. 3) Entre a preposio a e o a inicial dos pronomes aquele, aquela, aquilo. Ex.: Dirija-se quele vendedor. 4) Entre a preposio a e o a do pronome relativo a qual. Ex.: Chegou a aluna qual entreguei o resultado.

10
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


Observaes a) Como se v, necessria a presena da preposio a para que ocorra o fenmeno da crase. b) Costuma-se dizer por a que s h crase antes de palavra feminina. Cuidado! Essa afirmao diz respeito apenas ao caso de preposio mais artigo a, quando, ento, o substantivo tem de ser feminino. Para saber se h crase 1) Com nomes comuns Troca-se a palavra feminina por uma masculina; aparecendo ao, usa-se o acento de crase. Ex.: Dirija-se tesouraria. (Dirija-se ao escritrio) Dei o livro professora. (Dei o livro ao professor) Obs.: Coisa se troca por coisa (tesouraria / escritrio); pessoa, por pessoa (professora /professor). Respeite isso, ou voc pode errar a questo. 2) Com nomes prprios de lugar Troca-se o verbo que pede a preposio a por outro, que pea outra preposio. Vamos adotar o verbo vir; aparecendo da, usa-se o acento de crase. Ex.: Ela foi Bahia. (Ela veio da Bahia) Ela foi a Cuiab. (Ela veio de Cuiab, e no da) Observaes a) Nomes de cidade (segundo exemplo) no se usam com artigo a. Mas, se determinarmos o substantivo, aparecer o artigo e, conseqentemente, a crase. Ex.: Iremos simptica Cuiab. (Viremos da simptica Cuiab) b) No se devem misturar os dois macetes (nomes comuns ; nomes prprios de lugar). Ex.: Ele foi a Cuiab. Se trocarmos (indevidamente) Cuiab por um substantivo masculino, aparecer ao, o que nos levar a pr, erradamente, o acento de crase: Ele foi ao Rio de Janeiro, Ele foi Cuiab. Casos obrigatrios 1) Com a palavra hora, clara ou oculta, indicando o momento em que acontece alguma coisa. Ex.: Samos s trs horas. Retornamos s dez. Obs.: s vezes se usa o acento diante de palavra masculina, por estar oculta uma outra feminina. A mais comum e importante a palavra moda. Ex.: Escrevia Machado de Assis. (Escrevia moda Machado de Assis) 2) Com determinadas locues formadas por palavras femininas. Adverbiais: duas ou mais palavras com valor de advrbio. Ex.: Fiz tudo s pressas. s pressas: locuo adverbial de modo com palavra feminina: com acento. Ele ir a p. a p: locuo adverbial de modo com palavra masculina: sem acento. Outros exemplos Trabalharam s escondidas. Fui levado fora. Quero deixar tudo s claras. s vezes, amos ao teatro. Isso foi feito parte. Paramos beira-mar. O homem permaneceu esquerda. Fiquem vontade. Sempre falavam meia-voz. Saiu noitinha. Seguiu o conselho risca. Corriam s tontas. Estvamos janela. Observaes a) As locues adverbiais de instrumento dividem as opinies dos gramticos. Para alguns, sem acento; para outros, com. polmico. Ex.: Escreveu caneta. Escreveu a caneta. Prepositivas: grupos de palavras que funcionam como preposio; as que nos interessam neste ponto comeam por e terminam por de. Ex.: Ficarei disposio de vocs. disposio de: locuo prepositiva com palavra feminina: com acento. Falavam a respeito de futebol. a respeito de: locuo prepositiva com palavra masculina: sem acento. Conjuntivas: grupos de palavras que funcionam como conjuno; s existem duas com acento de crase: medida que e proporo que. Ex.: medida que corria, ia ficando vermelho. Aprender proporo que estudar. 3) Com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo. Ex.: Mostrei o quadro quela mulher. (= a aquela) Prefiro este leno quele. (= a aquele) No me refiro quilo que ele fez. (= a aquilo) Obs.: No existem, em portugus: a aquele, a aquela, a aquilo. Sempre que isso aparecer, dever ser feita a contrao: quele, quela, quilo. 4 Com o pronome demonstrativo a. Ex.: Dirigi-me que estava no balco. Obs.: Haver acento de crase antes de que e de ( que, de), sempre que se puder trocar por a aquela que ou a aquela de; outro macete a troca pelo masculino; aparecendo ao, h crase. Ex.: Minha camisa semelhante que ele comprou. Casos facultativos 1) Antes de nomes de mulher. Ex.: Mandei uma carta Patrcia. (Mandei uma carta ao Manuel) Mandei uma carta a Patrcia. (Mandei uma carta a Manuel) Obs.: Com determinao, a crase obrigatria. Ex.: Mandei uma carta culta Patrcia. (Mandei uma carta ao culto Manuel) 2) Antes de pronomes adjetivos femininos no singular. Ex.: Explicarei isso sua irm. (Explicarei isso ao seu irmo) Explicarei isso a sua irm. (Explicarei isso a seu irmo) Observaes a) Se o possessivo estiver no plural, teremos: Explicarei isso s suas irms. (crase obrigatria: a + as) Explicarei isso a suas irms. (crase proibida: apenas a preposio) b) Se for pronome substantivo, a crase obrigatria. Ex.: Explicarei isso sua. 3) Depois da preposio at. Ex.: Ele foi at praia. (Ele foi at ao campo) Ele foi at a praia. (Ele foi at o campo)

11
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


Observaes a) No confunda com a palavra denotativa de incluso at, que significa inclusive. Ex.: Comprou at a revista. b) At a nica preposio que admite um a craseado depois dela. Ex.: Fazia o trabalho aps as quatro horas. (e no s) 4) Com as palavras Europa, sia, frica, Frana, Espanha, Inglaterra, Esccia e Holanda. Ex.: Viajaremos Frana. (Viremos da Frana) Viajaremos a Frana. (Viremos de Frana) Obs.: Poucas gramticas citam este caso de crase facultativa, porque a tendncia, no portugus atual, usar o artigo e, conseqentemente, o acento de crase. Mas no errado omiti-lo. Casos proibitivos 1) Com a palavra casa sem determinao, quando, ento, se refere ao prprio lar. Ex.: Ele foi a casa pela manh. Obs.: Com determinao, aparece o acento. Ex.: Ele foi casa da esquina. 2) Com a palavra distncia, sem especificao, ou seja, sem precisar a distncia. Ex.: O guarda ficou a distncia. Obs.: Com especificao, usa-se o acento. Ex.: O guarda ficou distncia de dez metros. 3) Com a palavra terra, quando o contrrio de bordo. Ex.: Os marujos foram a terra. 4) Em locues com palavra repetida. Ex.: Os adversrios estavam cara a cara. 5) Antes de palavra masculina. Ex.: Eles chegaram a cavalo. 6) Antes de verbo. Ex.: Estava prestes a chorar. 7) Com a antes de plural. Ex.: No se prendia a coisas materiais. Obs.: Usando-se o artigo, haver o acento. Ex.: No se prendia s coisas materiais. (No se prendia aos bens materiais) 8) Antes de: artigo indefinido, claro ou oculto Ex.: Aspirava a uma posio melhor. (Aspirava a um emprego melhor) Jamais assisti a pea to fraca. (a uma pea to fraca / a um filme to fraco) pronome indefinido Ex.: Chegaram a alguma ilha do interior. (Chegaram a algum municpio do interior) pronome pessoal, inclusive o de tratamento. Ex.: Diga a ela que voltarei. J tinha pedido isso a Vossa Senhoria. Obs.: Os pronomes de tratamento senhora, senhorita, madame e dona (este ltimo quando acompanhado de adjetivo) admitem o acento de crase. Ex.: Dirigiu-se senhorita Denise. 9) Antes de nomes de vultos histricos. Ex.: Referiu-se a Joana dArc. Obs.: Com determinao, aparece o acento. Ex.: Referiu-se valente Joana dArc. Observaes finais a) H duas expresses parecidas com a palavra hora. Das oito s dez horas (as horas do relgio) De oito a dez horas (idia de durao) errado dizer de oito s dez horas, como normalmente se encontra por a. b) Veja as expresses abaixo, igualmente parecidas. Meu colega vivia toa. ( toa locuo adverbial de modo) Ele um homem -toa. (-toa adjetivo) c) Quando se diz Voltei uma hora, no h erro de crase porque uma numeral, e no artigo indefinido; veja o caso obrigatrio com a palavra hora. Veja algumas frases em que a presena do acento altera o sentido. Bateu a porta. (Empurrou a porta para fech-la) Bateu porta. (Chamou) Chegou a tarde. (entardeceu) Chegou tarde. (Ele chegou de tarde) Saiu a francesa. (A mulher francesa saiu) Saiu francesa. (Saiu sem ningum notar)

EXERCCIOS DE FIXAO Nas frases seguintes (questes de 1 a 8), omitiu-se propositalmente o acento indicativo da crase. Coloque o acento da maneira adequada. 1 A moa me disse ontem que a lua estava linda. A noite me telefonou e me animou a chegar a janela. (Otto Lara Resende. Folha de S. Paulo 2/9/92) 2 Outro dia fui a So Paulo e resolvi voltar a noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto l como aqui. (Rubem Braga) 3 A noitinha a me chegou, viu a caixa, mostrou -se satisfeita, dando a impresso de que j esperava a entrega do volume. (Loureno Diafria) 4 Perguntei por que no tinha ido a esc ola, respondeu que no ia mais, nunca mais, e me contou a histria do cavalo. Disse que no adiantava ir a escola porque estava resolvido a fugir. (Jos J. Veiga) 5 O homem j estava solto, graas a interveno do cnsul holands, a quem ele se fez compreender com meia dzia de palavras holandesas. (Lima Barreto) 6 Levantava cedo, tomava seu caf com lleite e sada as pressas para a rua. Voltava, as vezes, meia hora depois. No jantar era o primeiro a chegar a mesa. (M. Rey) 7 Caminhava passo a passo a procura de um lugar onde pudesse estar a vontade. 8 Perguntou a ela, a meia voz, se estava disposta a contar as novidades as colegas. 9 Complete as frases, usando a, , as, s: a) .... pombas esto recolhidas no pombal. b) ... pombas no resta outra alternativa. c) Sua posio era semelhante...que defendi ontem. d) So pessoas.... cujas idias fizemos referncia. e) Faz anos que no vou...festas. f) Para ir.... festa, vou comprar um vestido novo.

12
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


10 Complete as frases, usando aquele, aquela, quele, quela: a) Entreguei o bilhete..................homem. b) O livro de que preciso est sobre ...........................mesa. c) Deram emprego........................senhora. d) No perteno.............................. grupo. e) Ns respeitamos muito..............homem. f) Assistimos....................................novela. Nos testes de 11 a 28, assinale a alternativa em que no ocorre erro. 11. a) Chegou a uma hora em ponto. b) O professor se referia s alunas interessadas. c) Agradei a prpria pessoa. d) Naquela cidade no se obedece a lei. 12 a) dirigia-se mesma pessoa. b) Dirigiu-se ela sem pensar. c) Chegamos a noite e samos s pressas. d) No estvamos dispostos estudar. e) Toda noite assisto novelas. 13 a) Ele escreve Machado de Assis. b) No disse nada seu pai e saiu. c) Teve de sair do recinto as pressas. d) proibido fazer prova do vestibular lpis. e) Usamos sapatos a moda de Lus XV. 14 a) Dei um presente a Eugnia. b) O jovem quem deram o prmio parente do homem quem o negaram. c) A nao a qual te referes o Brasil. d) Infelizmente no escreveram ningum. e) Ele pagou a dvida a devedora. 15 a) O advogado se mostrou disposto rever o processo. b) Eram duas moas; falei a que estava mais perto. c) Falvamos pessoas desinteressadas. d) Samos s duas horas e retomamos s trs. e) n.d.a. 16 a) Agradeo Vossa Senhoria. b) Nunca vou festas. c) Tudo estava as claras. d) Admirei os quadros leo. e) Esta caneta semelhante que me deste. 17 a) Isto cheira vinho. b) Minhas idias so semelhantes as suas. c) Falvamos s pessoas desinteressadas. d) Era ainda muito cedo quando cheguei casa. e) Ele conhece lei. 18 a) Ele sempre falava as claras, nunca as escondidas. b) O navio j regressou terra. c) Vendas vista e a prazo. d) Era ainda muito cedo quando cheguei a casa dos amigos. e) Obedeceu o pai. 19 a) A cidade que iremos fica pertinho da ilha que eles vo. b) Quero agradecer aquele rapaz. c) No assisto filmes de guerra. d) Fomos Inglaterra, voltamos a Paris. e) A amiga, quem devia tantas atenes, no chegou ouvir os agradecimentos. 20 a) Passo passo, a tarefa era cumprida. b) Esta roupa semelhante que comprei. c) A medida que andava, ficava mais disposto a continuar. d) Ele pagou dvida. e) Disse ela que a esperaria.

Sentido de radicais, prefixos e sufixos.


RADICAIS LATINOS

Primeiro elemento da composio


FORMA

SIGNIFICADO

EXEMPLOS
agricultura arborizar avcola apicultura bpede, bisav caloria crucifixo curvilneo eqiltero locomotiva suicida vitcola, arborcola apicultura aurfero, sonfero benfico, frigorfico cuneiforme

agricampo arborirvore aviAve apiAbelha bi- bisdois; duas vezes caloriCalor cruciCruz curviCurvo equiIgual locoLugar Segundo elemento da composio -cida que mata -cola que cultiva, ou habita -cultura ato de cultivar -fero que contm, ou produz -fico que faz, ou produz -forme que tem forma de

RADICAIS GREGOS

Primeiro elemento da composio


FORMA acroaeroagroanemoantropoarqueoasterastrobiocromo-

SIGNIFICADO EXEMPLOS acrpole Alto


ar campo vento homem antigo estrela astro vida cor aerofagia agronomia anemgrafo antropfago arqueografia asteride astronave biografia cromossomo

Segundo elemento da composio -agogo -algia -arca -arquia


-

que conduz dor que comanda governo

demagogo cefalalgia monarca monarquia

13
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


-astenia -cracia SUFIXOS 1. Nominais Usados para formar substantivos ou adjetivos. Indicam: agente, profisso vendedor, professor, pedreiro, maquinista, estudante, bancrio; ao ou resultado de ao - cabeada, aprendizagem, poupana, casamento, etc; qualidade, estado - lealdade, pacincia, pequenez, beleza, patriotismo, doura, etc; diminutivo riacho, corpsculo, viela, cruzeta, poemeto, buriico, animalzinho, etc; estado doentio, doena, inflamao - cefalia, anemia, reumatismo, apendicite, tuberculose, etc; aumentativo - barcaa, ricao, facalho, corpanzil, casaro, muralha, mulherona, etc; lugar - principado, orfanato, livraria, bebedouro, dormitrio, cemitrio, etc; Cincia, tcnica, sistema doutrinrio Geologia,cristianismo, Fsica, Ciberntica, Esttica, etc. ENTRE OUTROS 2. Verbais Usados para formar verbos. Indicam: ao que se repete (verbos freqentativos) voltear, gotejar, etc; ao diminutiva e repetida (verbo diminutivo) bebericar, saltitar, chuviscar, escrevinhar, etc; ao que principia (verbo incoativos) amanhecer, florescer, etc; ao causadora (verbo causativos) canalizar, humanizar, esquentar, etc; 3. Adverbial Usado para formar advrbios. H, na lngua portuguesa, um nico sufixo adverbial, mente: lentamente, felizmente, etc. debilidade poder neurastenia democracia transformar metamorfose paralelo Adjunto permetro circunferncia prlogo sincrnico Prefcio contemporneo mudana, transformao aproximao, ao lado de em torno de, movimento em torno anterioridade, anteriormente simultaneidade companhia

QUESTES DA COVEST

1. Identifique a srie em que todas as palavras se iniciam com um prefixo de sentido idntico ao do prefixo 'in', em 'incrvel'. A) desembarque; incalculvel; ignio B) indiscreta; imemorvel; incoativo C) irreparvel; ; indexada; incoerente D) desconhecido; injetvel; ateu E) atpico; inapto; ignoto 2).Assinale a srie de palavras cujos prefixos indicam negao, como em ilgico'. A) inaproveitvel / irremovvel / irromper B) invalidar / inativo / ingerir C) irrestrito / improfcuo / imberbe D) ateu / incoercvel / imerso E) incriminar / imiscuir / imanente 3 0-0) O ttulo seria `O trabalhador justiado, caso o pedido de Papai Noel tivesse sido deferido. 1-1) Assim como `postulao, `solicitao e `apelo pertencem ao campo de significao de `petio, `cdigo, `princpio e `preceito pertencem ao campo de `regulamento. 2-2) Os vocbulos `trabalhador e `operrio so formados por derivao com sufixos de sentido idntico. 3-3) Os vocbulos `indeferir e `desferir apresentam prefixos semanticamente equivalentes. 4-4) Embora o vocbulo `ociosidade no seja formado por prefixao, seus sinnimos `desocupao e `inatividade o so e apresentam prefixo de sentido negativo. 4. Como se sabe, em muitas palavras do lxico portugus, encontram-se radicais ou prefixos gregos. Nas alternativas abaixo, os sentidos das palavras em que aparecem esses radicais ou prefixos vm corretamente indicados entre parnteses. 0-0) aristocracia (poder da elite); oligarquia (governo de um pequeno grupo de privilegiados); anarquia (ausncia de governo) 1-1) neofobia (averso s novidades); xenofobia (averso a estrangeiros); nosofobia (medo de adoecer). 2-2) filantropia (averso sociedade); misantropia (amor humanidade); acrnico (que se abstrai do tempo). 3-3) hidrfilo (que absorve bem a gua); necrfilo (que tem horror morte); apogeu (que se situa no alto da terra). 4-4) topografia (configurao do relevo de um terreno); topnimo (nome prprio de lugar); tpico (relativo a medicamento que se aplica diretamente sobre a parte afetada). 5. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam prefixo de mesmo sentido. A) esvaziar / evadir / engarrafar B) amoral / discordncia / introverter

CORRESPONDNCIA: PREFIXOS GREGOS E LATINOS


Gregos anormal anarquia antiareo apogeu Anfbio dimetro Elipse, enterrar eclipse, exorcismo endoscopia epiderme eufonia hemisfrio hipertenso hipoderme

Latinos
desleal infeliz contradizer abdicar, abster ambidestro Percorrer Injeo Exonerar intravenoso introvertido Superclio bendito, benefcio semicrculo supersensvel Subsolo

Significados
negao, privao oposio, contrrio afastamento separao duplicidade ao redor movimento atravs movimento para dentro movimento para fora posio interior posio superior bem, bom metade excesso, posio superior deficincia, posio inferior

14
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


C) refazer / reverso / retroagir D) contraponto / anttese / anacrnico E) intermdio / endovenoso / intramuscular 6) Analisando os elementos morfolgicos que entram na composio da palavra etimologia, podemos dizer que essa palavra se refere: A) ao estudo sobre a origem e evoluo das palavras. B) pesquisa sobre a histria da ortografia dos nomes. C) definio das variaes de pronncia das palavras. D) histria das mudanas fonolgicas das lnguas. E) s cincias que se dedicam aos fatos lingsticos. 7. Em continuar desativado o canal povo-rainha, a palavra em destaque formada com o acrscimo de um prefixo que expressa negao ou privao, como em: A) inflao e ingesto. B) inapto e inbil. C) amorfo e anfbio. D) anfora e xodo. E) reprovar e distender. 8. Pelo contexto geral do Texto 2 e pela anlise dos elementos que entram na composio de algumas palavras, pode-se dizer que: AULA 5 0-0) a palavra dicotomia, formada com o acrscimo de um prefixo grego que significa duas vezes, como em dgrafo. 1-1) em elementos pictricos, o radical da palavra sublinhada est associado, pelo sentido, ao outro da palavra pinacoteca. 2-2) o sufixo da palavra destacada em potencial cognitivo tem o mesmo sentido do que aparece em central, em cafezal e em algodoal. 3-3) palavras como construo, realizao, esto, so formadas com sufixos que expressam o mesmo significado. 4-4) as palavras oralidade, generalizada e equivocada so formadas com o mesmo sufixo, que expressa ao ou resultado de ao. 9. 2009.1 - UFRPE O texto faz referncia a um Projeto Antinepotismo. A palavra sublinhada, como se pode ver, formada com o acrscimo de um prefixo, que expressa um sentido de contrrio, de oposio. Nas alternativas abaixo, as palavras tambm apresentam prefixos. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam prefixos de um mesmo sentido. A) permetro, periferia, peristilo. B) inalao, inciso, ilegal. C) antepor, anttese, antdoto. D) incorporar, impossibilitar, invalidar. E) decair, desfazer, desacordo. 10. (ASCES)No Texto 2, aparecem palavras formadas a partir de um prefixo que expressa um sentido contrrio ou de negao, como: A) influncia. B) informativa. C) distorcer. D) integrar. E) icnico. 11.UFPE-2008. Analisando a composio morfolgica de palavras que ocorreram no Texto 2, e o valor semntico de seus radicais, prefixos e sufixos, podemos fazer os seguintes comentrios. 0-0) Fica aquilo l dentro, meio incmodo, meio inchado: nas duas palavras sublinhadas o prefixo tem o sentido de privao ou negao. 1-1) irritabilidade: palavra que integra o prefixo negativo in, tal como irromper, irrupo, irrigao. O sentido de negao tambm pode ser expresso pelo prefixo des. 2-2) contumaz: palavra que incorpora o sufixo az, formador de adjetivos, que expressa um sentido aumentativo, como em voraz, mordaz. PONTUAO 3-3) os terra-a-terra: uma palavra composta, neste contexto, substantivada, para designar aqueles que vivem as situaes triviais do cotidiano. 4-4) estrelos: trata-se de uma transgresso proposital da autora, com o objetivo de surtir certo efeito estilstico de crtica e de relativa ironia. 12. UFPE-2008 Analise as afirmaes a seguir, acerca de aspectos morfossintticos de itens dos TEXTOS 3 e 4. 1) arrastado pela imensido impassvel dos oceanos. - O prefixo que aparece na palavra sublinhada o mesmo que compe as palavras irreal, inspita e impvido. 13. COVEST CONCURSOS. Na palavra irrelevantes, presente no texto 3, encontramos um prefixo de valor negativo. Esse mesmo valor tambm est presente em: A) amadurecer. B) disforme. C) importar. D) injetvel. E) irromper.

Como cai na 1-Efeito de sentido = 2-Obedincia gramatical = Texto 1 Voc no entende nada Caetano Veloso Quando eu chego em casa nada me consola Voc est sempre aflita Com lgrimas nos olhos de cortar cebola Voc to bonita Voc traz a coca-cola eu tomo Voc bota a mesa eu como Eu como, eu como eu como eu como Voc No t entendendo quase nada do que eu digo Eu quero ir-me embora Eu quero dar o fora E quero que voc venha comigo E quero que voc venha comigo Eu me sento, eu fumo, eu como, eu no agento Voc est to curtida Eu quero tocar fogo neste apartamento Voc no acredita Traz meu caf com Suita, eu tomo Bota a sobremesa, eu como Eu como, eu como, eu como, eu como Voc Tem que saber que eu quero correr mundo, correr perigo Eu quero ir-me embora Eu quero dar o fora E quero que voc venha comigo E quero que voc venha comigo ATENO: Cada arranjo sinttico provoca um efeito de sentido diferente no texto, Texto 2 Benguelas, zulus, geges

15
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


Rebolos, bundos, bantos Batuques, toques, mandingas Danas, tranas, cantos Respeitem meus cabelos, brancos! Chico Csar Texto 3 O Testamento Um homem rico, sem filhos, sentindo-se morrer, pediu papel e caneta e escreveu assim: Deixo meus bens minha irm no a meu sobrinho jamais ser paga a conta do mecnico nada aos pobres. No teve tempo de pontuar morreu. Eram quatro concorrentes. Chegou o sobrinho e fez estas pontuaes numa cpia do bilhete: Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do mecnico. Nada aos pobres. A irm do morto chegou em seguida com outra cpia do testamento e pontuou assim: Deixo meus bens minha irm. No a meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do mecnico. Nada aos pobres. Apareceu o mecnico, pediu uma cpia do original e fez estas pontuaes: Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do mecnico. Nada aos pobres. Um juiz estudava o caso, quando chegaram os pobres da cidade. Um deles, mais sabido, tomou outra cpia do testamento e pontuou deste modo: Deixo meus bens minha irm? No! A meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do mecnico? Nada! Aos pobres. (Adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Extrado do livro Gramtica, texto, reflexo e uso. Cereja e Magalhes) 4- PARNTESES ( ( ) ) a) isolar palavras, frases intercaladas de carter explicativo e datas. Ex.: Na 2 Guerra Mundial (1939-1945), ocorreu inmeras perdas humanas. "Uma manh l no Cajapi ( Joca lembrava-se como se fora na vspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do vero. (O milagre das chuvas no nordeste - Graa Aranha) Os parnteses tambm podem substituir a vrgula ou o travesso. 5- PONTO DE EXCLAMAO ( ! ) a) Aps vocativo, imperativo, interjeio ou frases que denotem carter emocional Ex.: Cale-se! Ex.: Ufa! Ai! Ex.: Que pena! 6- PONTO DE INTERROGAO ( ? ) a) Em perguntas diretas Ex.: Como voc se chama? b) s vezes, juntamente com o ponto de exclamao Ex.: - Quem ganhou na loteria? - Voc. - Eu?! 7- VRGULA ( , ) Diviso e emprego dos sinais de pontuao: 1- PONTO ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. Ex.: Lembro-me muito bem dele. b) separar perodos entre si. Ex.: Fica comigo. No v embora. usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou orao, no formam uma unidade sinttica. Ex.: Lcia, esposa de Joo, foi a ganhadora nica da Sena. Podemos concluir que, quando h uma relao sinttica entre termos da orao, no se pode separ-los por meio de vrgula. No se separam por vrgula: a) predicado de sujeito; b) objeto de verbo; c) adjunto adnominal de nome; d) complemento nominal de nome; e) predicativo do objeto do objeto; f) orao principal da subordinada substantiva (desde que esta no seja apositiva nem aparea na ordem inversa) A vrgula no interior da orao utilizada nas seguintes situaes: a) separar o vocativo. Ex.: Maria, traga-me uma xcara de caf. A educao, meus amigos, fundamental para o progresso do pas. b) separar alguns apostos. Ex.: Valdete, minha antiga empregada, esteve aqui ontem. c) separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado. Ex.: Chegando de viagem, procurarei por voc. As pessoas, muitas vezes, so falsas. d) separar elementos de uma enumerao. Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes, mestre-de-obras. e) isolar expresses de carter explicativo ou corretivo. Ex.: Amanh, ou melhor, depois de amanh podemos nos

2- DOIS-PONTOS ( : ) a) antes de apostos ou oraes apositivas, enumeraes ou seqncia de palavras que explicam, resumem idias anteriores. Ex.: Meus amigos so poucos: Ftima, Rodrigo e Gilberto. c) antes de citao Ex.: Como j dizia Vincius de Morais: Que o amor no seja eterno posto que chama, mas que seja infinito enquanto dure. 3- RETICNCIAS ( ... ) a) indicar dvidas ou hesitao do falante. Ex.: Sabe...eu queria te dizer que...esquece...

b) indicar supresso de palavra (s) numa frase transcrita. Ex.: Quando penso em voc (...) menos a felicidade. (Canteiros- Raimundo Fagner)

16
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


encontrar para acertar a viagem. f) separar conjunes intercaladas. Ex.: No havia, porm, motivo para tanta raiva. g) separar o complemento pleonstico antecipado. Ex.: A mim, nada me importa. h) isolar o nome de lugar na indicao de datas. Ex.: Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2001. i) separar termos coordenados assindticos. Ex.: "Lua, lua, lua, lua, por um momento meu canto contigo compactua..." (Caetano Veloso) j) marcar a omisso de um termo (normalmente o verbo). Ex.: Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omisso do verbo preferir) Termos coordenados ligados pelas conjunes e, ou, nem dispensam o uso da vrgula. Ex.: Conversaram sobre futebol, religio e poltica. No se falavam nem se olhavam./ Ainda no me decidi se viajarei para Bahia ou Cear. Entretanto, se essas conjunes aparecerem repetidas, com a finalidade de dar nfase, o uso da vrgula passa a ser obrigatrio. Ex.: No fui nem ao velrio, nem ao enterro, nem missa de stimo dia. A vrgula entre oraes utilizada nas seguintes situaes: a) separar as oraes subordinadas adjetivas explicativas. Ex.: Meu pai, de quem guardo amargas lembranas, mora no Rio de Janeiro. b) separar as oraes coordenadas sindticas e assindticas (exceto as iniciadas pela conjuno e ). Ex.: Acordei, tomei meu banho, comi algo e sa para o trabalho. Estudou muito, mas no foi aprovado no exame. H trs casos em que se usa a vrgula antes da conjuno e: 1) quando as oraes coordenadas tiverem sujeitos diferentes. Ex.: Os ricos esto cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres. 2) quando a conjuno e vier repetida com a finalidade de dar nfase (polissndeto). Ex.: E chora, e ri, e grita, e pula de alegria. 3) quando a conjuno e assumir valores distintos que no seja da adio (adversidade, conseqncia, por exemplo) Ex.: Coitada! Estudou muito, e ainda assim no foi aprovada. c) separar oraes subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas orao principal. Ex.: "No momento em que o tigre se lanava, curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo apresentou o gancho."( O selvagem - Jos de Alencar) d) separar as oraes intercaladas. Ex.: "- Senhor, disse o velho, tenho grandes contentamentos em a estar plantando..." Essas oraes podero ter suas vrgulas substitudas por duplo travesso. Ex.: "Senhor - disse o velho - tenho grandes contentamentos em a estar plantando..." e) separar as oraes substantivas antepostas principal. Ex.: Quanto custa viver, realmente no sei 8- PONTO-E-VRGULA ( ; ) a) separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petio, de uma seqncia, etc. Ex.: Art. 127 So penalidades disciplinares: I- advertncia; II- suspenso; III- demisso; IV- cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V- destituio de cargo em comisso; VI- destituio de funo comissionada. ( cap. V das penalidades Direito Administrativo) b) separar oraes coordenadas muito extensas ou oraes coordenadas nas quais j tenham tido utilizado a vrgula. Ex.: O rosto de tez amarelenta e feies inexpressivas, numa quietude aptica, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crnica de que sofria desde moo se foi transformando em opressora asma cardaca; os lbios grossos, o inferior um tanto tenso (...) " (O visconde de Inhomerim - Visconde de Taunay) 9- TRAVESSO ( - ) a) dar incio fala de um personagem Ex.: O filho perguntou: - Pai, quando comearo as aulas? b) indicar mudana do interlocutor nos dilogos - Doutor, o que tenho grave? - No se preocupe, uma simples infeco. s tomar um antibitico e estar bom c) unir grupos de palavras que indicam itinerrio Ex.: A rodovia Belm-Braslia est em pssimo estado. Tambm pode ser usado em substituio virgula em expresses ou frases explicativas Ex.: Xuxa a rainha dos baixinhos ser me. 10- ASPAS ( ) a) isolar palavras ou expresses que fogem norma culta, como grias, estrangeirismos, palavres, neologismos, arcasmos e expresses populares. Ex.: Maria ganhou um apaixonado sculo do seu admirador. A festa na casa de Lcio estava chocante. b) indicar uma citao textual Ex.: Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, s pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala. ( O prazer de viajar - Ea de Queirs) Se, dentro de um trecho j destacado por aspas, se fizer necessrio a utilizao de novas aspas, estas sero simples. ( ' ' ) Recursos alternativos para pontuao: Pargrafo ( ) Chave ( { } ) Colchete ( [ ] ) Barra ( / ) QUESTES DE CONCURSOS 1.- Prova da PRF 2008- CESPE

17
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


Em vez desse tratamento que era dado questo da interpretao, a Teoria Crtica ou o Criticismo insiste em trabalhar com as palavras que esto inscritas em determinada pgina. Assinale a opo incorreta a respeito do uso dos sinais de pontuao no texto. A Na conexo de ideias, a conjuno e desempenharia a mesma funo da vrgula depois de interpretado (R.2) e poderia substitu-la sem prejudicar a correo do texto. B A substituio das duas vrgulas que demarcam a explicao a propsito de uma dificuldade em particular (R.3) pelo duplo travesso preservaria a correo gramatical e a coerncia textual. C Respeita-se a relao entre as ideias do texto e mantmse sua correo gramatical com a substituio do ponto depois de certos (R.5) pelo sinal de dois-pontos, fazendo os necessrios ajustes na inicial maiscula. D Na linha 9, a insero de uma vrgula depois de tratamento preservaria a correo do texto, mas deixaria de marcar o carter restritivo da orao iniciada por que era. Texto para a questo 2 A revoluo da informao, o fim da guerra fria com a decorrente hegemonia de uma superpotncia nica e a internacionalizao da economia impuseram um novo equilbrio de foras nas relaes humanas e sociais que parece jogar por terra as antigas aspiraes de solidariedade e justia distributiva entre os homens, to presentes nos sonhos, utopias e projetos polticos nos ltimos dois sculos. Ao contrrio: o novo modelo cuja arrogncia chegou ao extremo de considerar-se o ponto final, seno culminante, da Histria promove uma brutal reconcentrao de renda em mbito mundial, multiplicando a desigualdade e banalizando de maneira assustadora a perverso social. Ari Roitman. In: O desafio tico. Rio de Janeiro: Garamond, 2000, p. 10 (com adaptaes). STO 1 2)CESPE- Julgue os itens a seguir, a respeito do emprego dos sinais de pontuao no texto LP-I. I Os travesses nas linhas 1 e 2 marcam a insero de uma observao adicional e, por isso, podem ser substitudos por sinais de parnteses. II Os dois-pontos depois de contrrio (l.8) introduzem uma enumerao; por isso, os sentidos textuais permitem a sua supresso. III Embora os travesses correspondam ao emprego de vrgulas, recomendvel o uso dos travesses nas linhas 8 e 10 porque a insero que a ocorre j inclui vrgulas. IV A vrgula depois de mundial (l.11) marca o fim de um raciocnio; por isso, admite ser substituda por ponto final. A quantidade de itens certos igual a a) 0. b) 1. c) 2. d) 3. e) 4. 3) Prova do TRE/ GO CESPE-UnB(2009) _ Por muitos anos, pensvamos compreender o que era interpretado, o que era uma interpretao; inquietvamo-nos, eventualmente, a propsito de uma dificuldade em particular, ocorrida no trabalho de interpretao. Nada mais. Atualmente, no temos certeza, j no estamos to certos. O conflito de ideologias fez com que indagssemos sobre o que quer dizer uma interpretao e duvidssemos sobre o que estvamos fazendo ou teramos de fazer. 4 Prova do TRT 17. Regio/ES- CESPE-UnB(2009) 1 13 DE JUNHO... Vesti as crianas e eles foram para a escola. Eu fui catar papel. No Frigorifico vi uma mocinha comendo salsichas do lixo. (...) Os preos aumentam igual 4 as ondas do mar. Cada qual mais forte. Quem luta com as ondas? S os tubares. Mas o tubaro mais feroz o racional. o terrestre. o atacadista. A lentilha est a 100 7 cruzeiros o quilo. Um fato que alegrou-me imensamente. Eu dancei, cantei e pulei. E agradeci o rei dos juzes que Deus. Foi em janeiro quando as guas invadiu os armazens e 10 estragou os alimentos. Bem feito. Em vez de vender barato, guarda esperando alta de preos: Vi os homens jogar sacos de arroz dentro do rio. Bacalhau, queijo, doces. Fiquei com 13 inveja dos peixes que no trabalham e passam bem. Carolina Maria de Jesus. Quarto de despejo: dirio de uma favelada. So Paulo: tica, 2004, p. 54 (com adaptaes). Considerando os sentidos e as estruturas lingusticas do texto acima, julgue os itens seguintes. 1 A indicao da data da escrita, o emprego da primeira pessoa do singular e a exposio de fatos reais permitem caracterizar o texto como um dirio, embora se verifique no texto, tambm, o emprego da linguagem conotativa, tpica do texto literrio. 2 O emprego do sinal indicativo de crase em as ondas (l .4) facultativo, uma vez que a palavra igual (l_.3), que equivale a como, dispensa a preposio. 3 O ponto final logo aps as oraes coordenadas dancei, cantei e pulei ( l 8) pode ser substitudo por vrgula sem prejuzo gramatical ou de sentido, desde que a conjuno E (_.8) seja escrita em minscula. 4 O referente da forma verbal guarda (_.11) a expresso o atacadista (_.6). 5. (FCC/TRE-BA) A pontuao est inteiramente adequada na seguinte frase: a))Essa possibilidade a de repetirmos certos experimentos tantas vezes quantas desejarmos uma das grandes armas da cincia contra o charlatanismo. b) No cabe a mim, como fsico explicar tamanha atrao: por explicaes de tudo o que est alm do que chamamos fenmenos naturais. c) Para mim, mais fascinante que as suposies astrolgicas, conduzir-me, do mesmo modo com que se conduziram, os cientistas que me precederam. d) "Acreditar" nos resultados; eis uma coisa que no passa pela cabea dos cientistas, cuja obstinao, est na

18
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


comprovao dos fatos. e) Pergunte-se a cada um, dos que crem na astrologia, se no o seduz a idia que sua personalidade deriva, efetivamente, de um certo arranjo csmico? 6)(NCE-RJ /CGJ-RJ) Um espectro ronda a Justia brasileira neste final de ano: a Reforma do Judicirio.; o Guia de uso de Portugus, de Maria Helena de Moura Neves, p. 269, aponta alguns casos de emprego de dois pontos. O item que indica o caso adequado ao fragmento destacado do texto : A) enumerao; B) explicitao; C) explicao; D) exemplificao; E) fala de personagem. 7). (NCE-RJ /CGJ-RJ) O segmento do texto que mostra um equvoco do editor do texto no emprego da vrgula : (A) ...a realidade do Judicirio e a necessidade de sua reforma foram, nos ltimos meses, (B) ...distribuio de Justia em nosso Estado e v -la reconhecida, seno por todos, ao menos pela maioria...; (C) Recente pesquisa da OAB, mostrou que 55% da populao mal conhece o Judicirio.; (D) De resto, temos disposio diversos mecanismos endgenos, eficazes, de controle...; (E) ...o pior de todos, com exceo dos outros.... 8. - Muito bom dia, senhora, Que nessa janela est; sabe dizer se possvel algum trabalho encontrar? (Joo Cabral de Melo Neto) D) Para assegurar o desenvolvimento, das comuni-dades menos assistidas espera-se a mxima partici-pao. Para assegurar o desenvolvimento das comunida-des menos assistidas, espera-se a mxima participa-o. E) No teria sido bom se tivessem falado de aes repressivas, pois a garantia de atendimento aos direitos bsicos prioritria. No; teria sido bom se tivessem falado de aes repressivas, pois a garantia de atendimento aos direitos bsicos prioritria. 11) (FMABC-SP) Assinale a alternativa cuja frase est corretamente pontuada. a) O Sol que uma estrela, o centro do nosso sistema planetrio. b) Ele, modestamente se retirou. c) Voc pretende cursar Medicina; ela, Odontologia. d) Confessou-lhe tudo; cime, dio, inveja. e) Estas cidades se constituem, na maior parte de imigrantes alemes. 12) Analise os pares de enunciados abaixo. Indique a alternativa em que, apesar da alterao no uso da vrgula, o sentido se mantm. A) As sociedades, tirnicas e injustas, ofuscaram o direito liberdade. As sociedades tirnicas e injustas ofuscaram o direito liberdade. B) Se os homens avaliassem o sentido que tm os acontecimentos, seriam outros. Se os homens avaliassem o sentido que tm, os acontecimentos seriam outros. C) Ningum livre se no pode fazer suas prprias escolhas. Ningum livre, se no pode fazer suas prprias escolhas. D) Brasileiros, podem unir-se a favor da liberdade! Brasileiros podem unir-se a favor da liberdade! E) Os homens no aspiram liberdade. Os homens, no, aspiram liberdade. Nos textos de 1 a 3, omitiram-se os sinais de pontuao. Reescreva-os, pontuando-os adequadamente. 1. Escritor crtico de arte cronista jornalista autor de mais de 20 obras entre coletneas de poemas ensaios e peas de teatro Ferreira Gullar faz 70 anos no dia 10 deste ms (Bravo, set.2000, p. 82). Alm desse novo canal a programao da Net em novembro tem tambm como destaque a estria de mais 20 novos seriados nos canais Sony Fox e Warner Quer mais Ento aproveite a programao superespecial de aniversrio dos canais SPORTV GNT Multishow Shoptime, com alm dos cinco Telecine que agora esto de nome novo Premium Action Emotion Happy e Classic (Guia de programao Net, n 81, nov. 2000).

No primeiro verso, senhora vem entre vrgulas porque o termo : A) um aposto. B) um sujeito deslocado. C) um vocativo. D) um predicativo E) um sujeito simples. 9Assinale o item em que h erro no tocante pontuao. A) D. Sara, a senhora nossa benfeitora. B) Mulheres pobres, lavando roupa nas tinas, representavam o outro lado do mundo. C) Peixadas, galinha de cabidela, camaro, tudo me recordava D. Cludia. D) Bandeira, s, enfrentava a orfandade. E) Couto meu melhor amigo antecedeu-me na Academia. 10. Analise os pares de enunciados abaixo. Assinale a alternativa em que, apesar da alterao no uso da pontuao e de outros sinais, o sentido se mantm. A) Embora a violncia ainda impere, as comunidades, que so desassistidas pelo poder pblico, continuam buscando a paz. Embora a violncia ainda impere, as comunidades que so desassistidas pelo poder pblico continuam buscando a paz. B) O Diretor informou que, com o resultado do ltimo concurso, a contratao de novos funcionrios definir a realizao de um outro programa. O Diretor informou que - com o resultado do ltimo concurso - a contratao de novos funcionrios definir a realizao de um outro programa. C) Crianas da periferia, em Recife, podem j buscar a garantia de atendimento aos direitos, que lhes so bsicos. Crianas da periferia - em Recife - podem j buscar a garantia de atendimento aos direitos que lhes so bsicos.

2.

3. No incio dos anos 90 quando a Internet engatinhava no Brasil o apresentador Marcelo Tas j surfava na rede Sempre gostei de novas tecnologias diz frente do programa Vitrine transmitido simultaneamente pela TV Cultura e pela Internet www.tvcultura.com.br/vitrine Marcelo Tas explora as convergncias das mdias (Revista da Web!, out.2000, p.17). Nos exerccios de 4 a 10, pontue adequadamente as frases,

19
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


usando a vrgula, e justifique seu emprego.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

21.
A medida aplicada no entanto no resolveu o problema.

Conforme declarei Madalena possuia excelente corao.( Dalton Trevisan).

um

22.
Durante o jantar o assunto foi s esse. Ele preferia os salgados e eu os doces. Havia contudo inconvenientes srios. Estes argumentos no os tenho por verdadeiros. Visitaram Recife Fortaleza Salvador e Macei. Gostaria de saber entretanto se vo incluir os custos no pedido.

Maria viva quarenta e nove anos e Joo barbeiro de vinte e cinco eram amasiados h seis meses. (Dalton Trevisan). A premiao foi como devia ser exuberante. (Raul Pompia). O povo se apinhava na avenida o dinheiro circulava alegremente as lmpadas de carbureto espargiam sobre o burburinho focos de luz muito branca. (Rachel de Queiroz). Ento tirou o roupo violentamente passou um vestido sem apertar o corpete vestiu por cima um casaco largo de inverno atirou o chapu para a cabea despenteada saiu desceu a rua tropeando nas saias.(Ea de Queirs). O pndulo iria de um lado para outro mas nenhum sinal externo mostraria a marcha do tempo. (Machado de Assis). J sabes que a minha alma por mais lacerada que tenha sido no ficou a para um canto. (Machado de Assis). Para psiquiatras psiclogos e socilogos o conflito familiar inevitvel e inerente prpria famlia. As economias do imperador no entanto no foram o bastante para levar adiante o projeto que se desenvolvia.

23. 24.

25.

Nos exerccios de 11 a 32, pontue adequadamente as frases, usando a vrgula, se for necessrio.

8. 9.

No outro dia Sbado matei os carneiros para os eleitores. (Graciliano Ramos) A casa tinha trs quartos duas salas banheiro copa cozinha quarto de empregada poro varanda e quintal. (Fernando Sabino) janela ele olha a rua.(Fernando

26.

27.

10. Debruado
Sabino)

28. 29.

11. Meu

querido estou doente de desespero. (Dalton Trevisan). do enterro de Lusa Jorge despediu as criadas.(Ea de Queirs). as primeiras chuvas Dona Incia iniciou seus preparativos de viagem. (Rachel de Queiroz).

12. Depois 13. Desde 14. Para 15.

AULA 6 (130% de chances de cair na prova) o corao pois no h passado nem futuro nem ausncia.(Rui Barbosa). s onze horas a sineta aulas.(Raul Pompia). deu o sinal das Concordncia Verbal/Nominal Regra geral O verbo concorda com o sujeito em nmero e pessoa. Exemplos: O tcnico escalou o time. Os tcnicos escalaram os times.

16. Na 17.

rea econmica o novo presidente receber um pas ainda envolvido na crise. No sei se disse que isso se passava em casa de uma comadre de minha av.

18. Todos sabemos que as inovaes em quaisquer das


atividades humanas especialmente nas artes rea das intimidades profundas e delicadas do sentimento custam a vencer as resistncias oriundas da tradio e da inrcia.

Casos especiais

19.

Meu antigo patro Salustiano Padilha que tinha levado uma vida de economias indecentes para fazer o filho doutor acabara morrendo do estmago e de fome sem ver na famlia o ttulo que ambicionava. (Graciliano Ramos).

20.

As casas so navios que enquanto mergulhamos no sono levantam ncora para a travessia da noite.

Sujeito composto a) anteposto: verbo no plural. b) posposto: verbo concorda com o mais prximo ou fica no plural. c) de pessoas diferentes: verbo no plural da pessoa predominante. d) com ncleos em correlao: verbo concorda com o mais prximo ou fica no plural. e) ligado por COM: verbo concorda com o antecedente do COM ou vai para o plural. f) ligado por NEM: verbo no plural e, s vezes, no singular.

20
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


g) ligado por OU: verbo no singular ou plural, dependendo do valor do OU. Exemplos: O tcnico e os jogadores chegaram ontem a So Paulo. Chegou(aram) ontem o tcnico e os jogadores. Eu, voc e os alunos iremos ao museu. Tu, ela e os peregrinos visitareis o santurio. O cientista assim como o mdico pesquisa(m) a causa do mal. O professor, com os alunos, resolveu o problema. O maestro com a orquestra executaram a pea clssica. Nem Paulo nem Maria conquistaram a simpatia de Joana. Valdir ou Leo ser o goleiro titular. Joo ou Maria resolveram o problema. O policial ou os policiais prenderam o perigoso assassino. Sujeito constitudo por: a)um e outro, nem um nem outro: verbo no singular ou plural. b)um ou outro: verbo no singular. c )expresses partitivas seguidas de nome plural: verbo no singular ou plural. d)coletivo geral: verbo no singular. e)expresses que indicam quantidade aproximada seguida de numeral: verbo concorda com o substantivo. f)pronomes (indefinidos ou interrogativos) seguidos de pronome: verbo no singular ou plural. g) palavra QUE: verbo concorda com o antecedente. h)palavra QUEM: verbo na 3 pessoa do singular. i)um dos que: verbo no singular ou plural. j)palavras sinnimas: verbo concorda com o mais prximo ou fica no plural. Exemplos: Um e outro mdico descobriu(ram) a cura do mal. Nem um nem outro problema propostos foi(ram) resolvido(s). A maioria dos candidatos conseguiu(iram) aprovao. Mais de um jogador foi elogiado pela crnica esportiva. Cerca de dez jogadores participaram da briga. O povo escolher seu governante em 15 de novembro. Qual de ns ser escolhido? Poucos dentre eles sero chamados pelo Exrcito. Alguns de ns seremos eleitos. Hoje sou eu que fao o discurso. Amanh sero eles quem resolver o problema. Foi um dos alunos desta classe que resolveu o problemas. Seu filho foi um dos que chegaram tarde. A tica ou a Moral preocupa-se com o comportamento humano. Verbo acompanhado da palavra SE a)SE = pronome apassivador: verbo concorda com o sujeito paciente. Exemplos: Viam-se ao longe as primeiras casas. Ofereceu-se um grande prmio ao vencedor da corrida. b)SE = ndice de indeterminao do sujeito: verbo sempre na 3 pessoa do singular. Exemplos: Necessitava-se naqueles dias de novas idias. Estava-se muito feliz com o resultado dos jogos. Morria-se de tdio durante o inverno. Verbos impessoais Verbos que indicam fenmenos; verbo haver indicando existncia ou tempo; verbo fazer, ir, indicando tempo: ficam sempre na 3 pessoa do singular. Exemplos: Durante o inverno, nevava muito. Ainda havia muitos candidatos para a Universidade. Ontem fez dez anos que ela se foi. Vai para dez meses que tudo terminou.

Verbo SER a)indicando tempo, distncia: concorda com o predicativo.


Exemplos: Hoje dia trs de outubro, pois ontem foram dois e o amanh sero quatro. Daqui at o centro so dez quilmetros. b)com sujeito que indica quantidade e predicativo que indica suficincia, excesso: concorda com o predicativo. Exemplos: Dez feijoadas era muito para ela. Vinte milhes era muito por aquela casa. c)com sujeito e predicativo do sujeito: concorda com o que prevalecer. Exemplos: O homem sempre foi suas idias. Santo Antnio era as esperanas da solteirona. O problema eram os mveis. Hoje, tudo so alegrias eternas. Mulheres discretas coisa rara.

21
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


A Ptria no ningum; somos todos ns. II. Deviam haver, naquela poca, muitos fatos estranhos. III. Existiram pessoas que no compareceram reunio. 95) I. Na sala de aula, havia vinte alunos. II. Na sala de aula, existia vinte alunos. III. Na sala de aula, tinha vinte alunos. 96) I. Faz dez anos que ele saiu. II. Devem fazer uns dez anos que ele saiu. III. Vo fazer uns dez anos que ele saiu. 97) I. Fazem alguns anos que ns viajamos. II. Podem fazer uns dez anos que ns viajamos. III. Devem fazer vrios meses que ele no aparece. 98) I. Conserta-se sapatos. II. Aluga-se casas. III. Vende-se apartamentos. 99) I. V-se muitas pessoas. II. Espera-se os resultados. III. Via-se atravs da janela, os pssaros. 100) I. Tratavam-se de assuntos muito importantes. II. Acreditavam-se, muitas vezes, em marcianos. III. Confiam-se em pessoas honestas. 101) I. Obedeceram-se aos regulamentos. II. Precisa-se de pedreiros. III. Precisam-se de pedreiros. 102) I. O relgio da igreja deu duas horas. II. Deu duas horas. III. No relgio da igreja, deu duas horas. 103) I. A torre da igreja bateu quatro horas. II. Bateu quatro horas. III. Na torre da igreja, bateu quatro horas. 104) I. Mais de um aluno ausentaram-se. II. Mais de dois aluno ausentaram-se. III. Mais de um caso ficaram sem soluo. 105) I. Mais de uma pessoa fugiram. II. Mais de um aluno, mais de um professor faltou. III. Mais de um atleta agrediu-se. 106) I. Minas Gerais progrediram muito. II. As Minas Gerais progrediu muito. III. Os Estados Unidos enviaram poderoso reforo. 107) I. A multido aplaudiu a linda jogada. II. A multido de torcedores aplaudiu a linda jogada. III. A multido de torcedores aplaudiram a linda jogada. 108) I. Alguns de ns resolveram sair. II. Alguns de ns resolvemos sair. III. Algum de ns resolveu sair. 109) I. Quais de vs pretendem fugir? II. Quais de vs pretendeis fugir? III. Qual de vs pretende fugir? 110) I. Foram eles que pretenderam o cargo. II. Fomos ns que pretendemos o cargo. III. Fui eu que fiz o exerccio. 111) I. Fomos ns quem pretendeu o cargo. II. Fui eu quem fez o exerccio. III. Hoje sou eu quem paga a conta. 112) I. Pedro ou Paulo ganharo as eleies.

Verbo DAR Verbo dar (bater e soar) + hora(s): concorda com o sujeito.
Exemplos: Deram duas horas no relgio do campanrio. Deu duas horas o relgio da igreja.

Verbo PARECER Verbo parecer + infinitivo: flexiona-se um dos


dois. Exemplo: Os cientistas pareciam procurar grandes segredos. Os cientistas parecia procurarem grandes segredos.

singular.

Sujeito = nome prprio plural. a)com artigo singular ou sem artigo: verbo no

Exemplos: O Amazonas desgua no Atlntico. Minas Gerais exporta minrios. b)com artigo plural: verbo no plural. Exemplos: Os Estados Unidos enviaram tropas zona de conflito. "Os Lusadas" narram as conquistas portuguesas.

Para os exerccios 89 a 123, adote o seguinte cdigo: a) se apenas a sentena I estiver correta b) se apenas a sentena II estiver correta c) se apenas a sentena III estiver correta d) se todas estiverem corretas e) se nenhuma estiver correta 89) I. Sucedeu, naquela poca, acontecimentos inevitveis. II. Faltou, naquele dia, cinco alunos. III. Ocorreu, naquela noite, fatos estranhos. 90) I. Chegaram o mapa e os dicionrios. II. Chegou o mapa e os dicionrios. III. O mapa e os dicionrios chegaram. 91) I. Eu, tu e vossos amigos chegamos ao local. II. Eu, tu e nosso colega samos de casa. III. Tu e teus amigos resolvestes o problema. 92) I. Os alunos, os professores, os diretores, ningum faltaram. II. As apostilas, os livros, os cadernos, tudo estavam fora do lugar. III. Primos, tios, sobrinhos, cunhados, todos foram ao casamento. 93) I. Existe casos sem soluo. II. Deve existir muitos casos sem soluo. III. Devem haver muitos casos sem soluo. 94) I. Haviam, naquela poca, muitos fatos estranhos.

22
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


II. Magali ou Thais casaro com Pedro. III. Macarro ou carne me agradam. 113) I. Cerca de quinze pessoas compareceu. II. Perto de trinta pessoas saiu. III. Mais de vinte times participaram do campeonato. 114) I. Vossa Majestade sabeis de tudo. II. Vossa Excelncia autorizaste o negcio. III. Sua Alteza concedestes o privilgio. 115) I. Os alunos pareciam chegar. II. Os alunos parecia chegarem. III. As estrelas parecia brilharem. 116) I. Ele no chegou, haja visto os ltimos compromissos. II. Eles no saram, hajam visto as dificuldades do trnsito. III. Eles no chegaram, hajam visto os problemas encontrados. 117) I. uma hora em ponto. II. duas horas e trinta minutos. III. So meio-dia e meio. 118) I. Daqui a Descalvado so uns duzentos quilmetros. II. Daqui a Santos setenta quilmetros. III. Daqui a So Jos do Rio Preto uns quatrocentos quilmetros. 119) I. Quem o culpado? II. Que parnimos? III. Quem so os verdadeiros culpados? 120) I. Os responsveis so ns. II. Os culpados sois vs. III. O professor eu. 121) I. O mundo so iluses perdidas. II. Tudo so flores no presente. III. Aquilo so sintomas graves. 122) I. Trezentos reais muito. II. Cem metros so pouco. III. Dez quilos so suficiente. 123) I. Pedrinho eram as preocupaes de toda a famlia. II. Andria eram os sonhos da me. III. Eles eram as delcias da av. 3) Aponte a orao correta: a) Aluga-se casas. b) Vendem-se apartamentos. c) Precisa-se pedreiros. d) Precisam-se de pedreiros. e) Fez-se reformas na escola. 4) O perodo est expresso corretamente em: a) No se pensam em misria com dinheiro no bolso. b) Estudaram-se esta matria. c) Esclareceram-se as dvidas. d) Comentaram-se muito durante a estria da pea. e) Convocou-se os candidatos prefeitura. 5) Aponte a frase gramaticalmente correta: a) Existem uma serie de problemas insolveis. b) Existe uma srie de problemas insolveis. c) Existe uma serie de problemas insolveis. d) Existem uma srie de problemas insolveis. e) Existe uma srie de problemas insolveis. 6) Assinale a frase em que a concordncia verbal no aceita pelos padres da norma culta. a) Minha famlia e eu gostaramos de que as lojas de So Paulo acabassem com as incertezas da economia. b) Faltava apenas dois veculos para que a indstria automobilstica aquecesse o mercado de vendas de carros modernos. c) Um ms, um ano, uma dcada no suficiente para estabilizar os problemas deste pas. d) Ocuparam-se, para a surpresa das Foras Armadas, todas as instalaes militares da capital. e) Podero existir combinaes afinadssimas entre imagens e sons nos arranjos desse compositor extraordinrio. 7) Ainda que ........ eleies, no ......... que se .......... os resultados. a) hajam; convm; antecipem. b) haja; convm; antecipe. c) haja; convem; antecipem. d) haja; convm; antecipem. e) hajam; convm; antecipe. 8) A concordncia verbal no est correta em: a) Isso so verdadeiros absurdos. b) Os Andes ficam na Amrica. c) Entre ns no haviam segredos. d) Isso no passa de absurdos comentrios. e) Menos de dois alunos disputam a vaga. 9) Eu no sou o homem que tu procuras, mas desejava ver-te, ou, quando menos, possuir o teu retrato. Se o pronome tu fosse substitudo por Vossa Excelncia, lugar das palavras grifadas no trecho acima transcrito teramos, respectivamente, as seguintes formas: a) procurais, ver-vos, vosso b) procura, v-la, seu c) procura, v-lo, vosso d) procurais, v-la, vosso e) procurais, ver-vos, seu 10) Assinale a alternativa que, na seqncia, completa corretamente as oraes abaixo: I. Isto ........ migalhas. II. Nossa vida ........ loucuras. III. Vocs ........ meu castigo. IV. As cores vermelha e negra ........ a marca do braso. V. Hoje ........ 12 de janeiro. a) so, eram, sero, eram, so b) , eram, sero, era, c) so, era, sero, era, so

EXERCCIOS DE APROFUNDAMENTO

1) Assinale a frase gramatical correta: a) Fazem dois dias que cheguei. b) Ele pediu para mim esperar um pouco. c) J estou a par do caso. d) Podes ir; no h nenhum empeclio. e) Derrepente a porta se abriu. 2) Disse o sabi flauta: Eu, tu e o artista ........ de modo diferente; mas o artista e eu ........ de modo igual. Portanto, entre ........ e ........ h uma grande diferena. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do hipottico texto acima. a) cantam, cantais, mim, tu b) cantemos, cantam, eu, ti c) cantamos, cantas, eu, ti d) cantamos, cantais, mim, ti e) cantais, cantam, eu, voc

23
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


d) , eram, sero, eram, so e) so, eram, sero, era, 11) Complete os pontilhados das frases abaixo, empregando adequadamente o verbo fazer, sempre no presente do indicativo: I. ........ o trabalho com dedicao esses alunos. II. ........ anos que no nos vemos. III. ........ alguns minutos que eles se retiraram. 12) Assinale a orao em que o verbo no concorda em nmero e pessoa com o sujeito, ferindo os princpios da concordncia. a) Faltam ainda alguns passos seguros para a aquisio de uma vida pacfica. b) Existem criaes sensatas capazes de superar at as mais espantosas maldades. c) As desiluses que a perturbam hoje j passaram alguns dias comigo. d) De sinceras intenes, as pessoas esto saturadas. e) Exaltadamente irreais, suas palavras s contm valores suprfluos. 13) Qual destas frases est errada em relao concordncia do verbo com o sujeito? a) Fazem dois meses que no chove. b) Isto so sintomas menos srios. c) Paula foi os sonhos da famlia. d) No se poderiam esquecer tantas aflies. AULA 7 -SUBSTANTIVO/ ADJETIVO/ INTERPRETAO DE TEXTOS SUBSTANTIVO FLEXES: NMERO A) Substantivos Simples os terminados em vogal, ditongo oral e N fazem o plural pelo acrscimo de S. Ex.: trofu trofus; m ms, hfen hifens Exceo = cnon e cnones. os terminados em IL fazem o plural de duas maneiras: * Quando oxtonos, em IS. Ex.: canil canis... * Quando paroxtonos, em EIS. Ex.: mssil msseis. Observao: rptil (rpteis) ou reptil (reptis); espcimen [espcimens, especmenes]; hfen [hifens, hfenes]. os terminados em S fazem o plural de duas maneiras: * Quando monossilbicos ou oxtonos, mediante o acrscimo de ES. Ex.: s ases, retrs retroses... * Quando paroxtonos ou proparoxtonos, ficam invariveis. Ex.: o lpis os lpis, o nibus os nibus... os terminados em O fazem o plural de trs maneiras. Ex.: avio avies (a maioria e todos os aumentativos) co ces / cidado cidados os terminados em X: * Monosslabo Ex.: box boxes (forma usual) * Disslabo Ex.: trax os trax (invariveis) B) Substantivos Compostos No separados por hfen: Acrescenta-se o -s. Ex.: pernalongas, pontaps NMERO Separados por hfen: flexionam-se os dois elementos, quando formados de: * substantivo + substantivo = couves-flores * substantivos + adjetivo = amores-perfeitos * adjetivo + substantivo = gentis-homens * numeral + substantivo = quintas-feiras flexiona-se somente o 2 elemento, quando formados de: * verbo + substantivo = guarda-roupas * palavra invarivel + palavra varivel = contra-ataques * gro, gr e bel seguidos de substantivos = gro-duques, gr-cruzes, bel-prazeres * palavras repetidas ou imitativas = reco-recos Observaes: 1) Se os elementos repetidos forem verbos, admite-se tambm a flexo de ambos (corres-corres, piscas-piscas) 2) S devem ir para o plural os elementos representados por substantivos, adjetivos e numerais. Verbos, advrbios e prefixos (co-, ex-, vice-, etc) ficam invariveis. flexiona-se somente o primeiro elemento, quando formados de: * substant. + prepos. clara + substantivo = p s-de-moleque * substant. + preposio oculta + subst. = cavalos-vapor * um segundo elemento limitando (ou determinando) a idia do primeiro, indicando tipo ou finalidade Ex.: bananas-ma, canetas-tinteiro permanecem invariveis, quando formados de: * verbo + advrbio = os bota-fora, os pisa-mansinho * verbo + substantivo no plural = os saca-rolhas * verbos opostos = os leva-e-traz, os ganha-perde Observaes: 1) Substantivos estrangeiros aportuguesados: o chope os chopes; o drope os dropes; o clipe os clipes); para os no aportuguesados, acrescenta-se o -s: o show os shows. 2) Mudana de nmero com mudana de sentido : bem (felicidade, virtude, benefcio) / bens (propriedades), costa (litoral) / costas (dorso)... GRAU Aumentativos e diminutivos formais Ex.: carto, porto, caldeiro, etc. O grau com valor afetivo ou pejorativo Ex.: paizinho, mezinha (afetivo); gentinha (pejorativo) .

GNERO Uniformes [Ex.: a cobra macho/fmea


(epiceno); a criana (sobrecomum); o/a artista (comum de dois)]; Biformes [aluno/aluna desinenciais; homem/ mulher heternimos Gnero Aparente e Mudana de Sentido Ex.: o cabea (chefe, lder), a cabea (parte do corpo)

2. ADJETIVO Adjetivos Ptrios referem-se a lugares, indicando nacionalidade ou origem do ser. Ex.: soteropolitano (Salvador-BA), afro-brasileiro... Locuo Adjetiva prepos. + substantivo (ou advrbio), equivalente a um adjetivo. Ex.: homens com aptido (aptos), ...

24
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


Substantivos como adjetivos ficam invariveis Ex.: calas vinho, cursos relmpago... Adjetivos Compostos Regra Geral: Somente o ltimo elemento varia em gnero e nmero. Ex.: pastas verde-claras, acordos luso-brasileiros... Excees: Se o ltimo elemento for substantivo, o adjetivo composto mantm no plural a mesma forma do singular. Ex.: pastas verde-abacate, blusas vermelho-vinho... Os adjetivos azul-marinho e azul-celeste so invariveis, assim como os compostos formados por locues adjetivas (na cor de, da cor de, cor de, de cor). Ex.: camisas azul-marinho, calas azul-celeste, sapatos cor de azul (da cor da terra), pulseiras cor de rosa . Os componentes sendo palavra (ou elemento) invarivel + adjetivo, somente esse ltimo se flexionar. Ex.: garotos mal-educados, povos semi-selvagens, esforos sobre-humanos, crianas recm-nascidas. Observao: 1) tapetes verde-esmeralda (da cor verde da esmeralda invar.), luvas creme (da cor de creme), botes rosa (da cor de rosa)... 2) surdos-mudos; surdas-mudas. GRAU Comparativo Pode ser: A) de igualdade: to + adjetivo + quanto (ou como). Ex.: Ele to inteligente quanto eu. B) de superioridade: mais + adjetivo + (do) que Ex.: Ele mais inteligente (do) que eu. C) de inferioridade: menos + adjetivo + (do) que Ex.: Ele menos inteligente (do) que eu. Observaes: 1) Duas qualidades do mesmo ser. (forma analtica) Ex.: Ele mais bom que inteligente. 2) Dois seres atravs da mesma qualidade. (f. sinttica) Ex.: Ela melhor que voc. Superlativo Pode ser: A) Absoluto: a qualidade expressa no posta em relao a outros elementos. Analtico Este assunto muito fcil. Sinttico Este assunto faclimo. B) Relativo: a qualidade expressa posta em relao a outros elementos. de superioridade Ele o mais inteligente. de inferioridade Ele o menos inteligente. EXERCCIOS E TESTES GERAIS 1. Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos substantivos compostos casa-grande, flor-de-cuba, arco-ris e beija-flor. a) casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-irs, beijas-flor b) casa-grandes, flores-de-cuba, os arcos-irs, beijas-flores c) casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-irs, os beija-flor d) casas-grande, flores-de-cubas, arcos-irs, beijas-flores e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-irs, beija-flores 2) Viam-se (*) junto aos (*) do jardim. a) papelsinhos, meios-fio b) papeizinhos, meios-fios c) papeisinhos, meio-fios d) papelzinhos, meio-fios e) papeizinhos, meio-fios 3) Assinale a alternativa em que a flexo do substantivo composto est errada. a) os ps-de-chumbo b) os corre-corre c) as pblicas-formas d) os cavalos-vapor e) os vaivens 4) Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, h um que est errado. Qual? a) escolas-modelo b) quebra-nozes c) chefes-de-sesses d) guardasnoturnos e) redatores-chefes 5.Indique a alternativa em que no atribuda a idia de superlativo ao adjetivo. a) uma idia agradabilssima. b) Era um rapaz alto, alto, alto. c) Sa de l hipersatisfeito. d) Almocei tremendamente bem. e) uma moa assustadoramente alta. 5) O plural de terno azul-claro, terno verde-mar , respectivamente: a) ternos azuis-claros, ternos verdes-mares b) ternos azuis-claros, ternos verde-mares c) ternos azul-claro, ternos verde-mar d) ternos azul-claros, ternos verde-mar e) ternos azuis-claro, ternos verde-mar 6. ... eu no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor... I. No primeiro caso, autor substantivo; defunto adjetivo. II. No segundo caso, defunto substantivo; autor adjetivo III. Em ambos os casos, tem-se um substantivo composto. Marque: a) se I e II forem verdadeiras b) se I e III forem verdadeiras c) se II e III forem verdadeiras d) se todas forem verdadeiras 7) (CESGRANRIO-RJ) Assinale a alternativa em que o termo cego(s) um adjetivo. a) Os cegos, habitantes de um mundo esquemtico, sabem aonde ir... b) O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma... c) Todos os clculos do cego se desfaziam na turbulncia do lcool. d) Naquele instante era s um pobre cego. e) ... da terra que um globo cego girando no caos. 8) Das frases abaixo, apenas uma apresenta adjetivo no comparativo de superioridade. Assinale-a. a) A palmeira a mais alta rvore deste lugar. b) Guardei as melhores recordaes daquele dia. c) A lua menor do que a terra. d) Ele o maior aluno da sua turma. e) O mais alegre dentre os colegas era Ricardo. 9) Relativamente concordncia dos adjetivos compostos indicativos de cor, uma, dentre as seguintes alternativas, est errada. Qual? a) saia amarelo-ouro b) papel amarelo-ouro c) caixa vermelho-sangue d) caixa vermelha-sangue e) caixas vermelho-sangue 10. Em o total de chuvas registrado este ano foi maior que no mesmo perodo de 2007. (2 pargrafo), o adjetivo destacado est no grau a) superlativo. b) superlativo absoluto. c) comparativo de igualdade. d) superlativo relativo de superioridade e) comparativo de superioridade. 11. Nas expresses um dos mais antigos e tradicionais da cidade. (3pargrafo)e um belssimo (2pargrafo),os adjetivos em destaque esto, a) respectivamente,no grau comparativo de superioridade e superlativo relativo. b) ambos, no grau superlativo relativo. c) respectivamente, no grau superlativo relativo e superlativo absoluto sinttico.

25
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


d) respectivamente, no grau comparativo de superioridade e superlativo absoluto sinttico. seja brasileiro, erra, um mal falante, um marginal da lngua. , pois, impressionante como a ideologia da lngua pura, a verdadeira, faz manter o imaginrio da lngua portuguesa. ORLANDI, Eni P. A lngua brasileira. In: Cincia e Cultura, vol. 57, n 2. So Paulo, abril/junho de 2005, pp. 29-30. Adaptado. 01. A compreenso do Texto 1 nos permite afirmar que ele tem, como principal objetivo: A) enaltecer a variedade europia da lngua portuguesa, colocandoa em posio de destaque em relao lngua do Brasil. B) criticar a Constituio Brasileira de 1823, por ter sido ela o instrumento no qual se decidiu que a nossa lngua o portugus. C) narrar os principais acontecimentos ocorridos durante o sculo XIX, que culminaram na autonomia da lngua brasileira. D) explicar o percurso histrico que justifica o fato de no termos ainda assumido que a nossa lngua a brasileira, e no a portuguesa. E) comentar acerca dos principais fatores que contriburam para a consolidao de uma lngua brasileira, com caractersticas prprias. 02. No que se refere organizao geral do Texto 1, analise as afirmaes abaixo. 1) O texto introduzido com consideraes gerais acerca da relao que h entre o nome de uma lngua e a identidade dos sujeitos que a falam. 2) A partir do segundo pargrafo, as idias vo sendo apresentadas em uma seqncia temporal, que vai da colonizao brasileira at os dias atuais. 3) Dada a sua importncia para a argumentao que se faz no texto, o sculo XIX particularmente enfatizado. 4) No incio do ltimo pargrafo, podemos encontrar a resposta pergunta feita no pargrafo introdutrio. Esto corretas: A) 1, 2, 3 e 4. B) 2, 3 e 4, apenas. C) 1, 3 e 4, apenas. D) 1, 2 e 4, apenas. E) 1, 2 e 3, apenas. 03. No sculo XIX, gramticos e eruditos consideravam que s podamos falar uma lngua, a lngua portuguesa, sendo o resto apenas brasileirismos, tupinismos, escolhos ao lado da lngua verdadeira. Com base nesse trecho (2 ), podemos concluir que, nessa poca, para gramticos e eruditos, a lngua brasileira era: A) venerada. B) valorizada. C) ensinada. D) inexistente.E) depreciada. 04. A Constituio de 1988 (Cap. III, Art. 13), ora vigente, declara que a lngua portuguesa o idioma oficial da Repblica Federativa do Brasil. Se comparada Constituio de 1823, outorgada por D. Pedro, podemos dizer que a Constituio atual contribui para confirmar a seguinte informao do Texto 1: A) A questo da lngua que se fala toca os sujeitos em sua autonomia, em sua identidade. B) Isso quer dizer que at hoje no decidimos se falamos portugus ou brasileiro. C) Em 1823, por ocasio da Assemblia Constituinte, tnhamos pelo menos trs formaes discursivas. D) A questo de que lngua falamos adquire uma fora e um sentido especiais ao longo do sculo XIX. E) No sculo XIX, gramticos e eruditos consideravam que s podamos falar uma lngua, a lngua portuguesa TEXTO 2 O que a lngua portuguesa? O portugus a lngua que os portugueses, os brasileiros, muitos africanos e alguns asiticos aprendem no bero, reconhecem como patrimnio nacional e utilizam como instrumento de comunicao, quer dentro da sua comunidade, quer no relacionamento com as outras comunidades lusofalantes. Essa lngua no dispe de um territrio contnuo, mas de vastos territrios separados, em vrios continentes; e no privativa de uma comunidade, mas sentida como sua, por igual, em comunidades distanciadas. Por isso, apresenta grande diversidade interna, consoante as regies e os grupos que a usam. Mas, tambm por isso, uma das principais lnguas internacionais do mundo. possvel ter percepes diferentes quanto unidade ou diversidade

12. (SESC-BA-2009)

13. (AFEAM-2009)

AULA 8- INTERPRETAO DE TEXTOS Provas da covest

Tcnico de Laboratrio - Anlises Clnicas 2008 UFPE / UFRPE COVEST Mdio


TEXTO 1 A LNGUA BRASILEIRA A questo da lngua que se fala, a necessidade de nome-la, uma questo necessria e que se coloca impreterivelmente aos sujeitos de uma dada sociedade de uma dada nao. Porque a questo da lngua que se fala toca os sujeitos em sua autonomia, em sua identidade, em sua autodeterminao. E assim com a lngua que falamos: falamos a lngua portuguesa ou a lngua brasileira? Esta uma questo que se coloca desde os princpios da colonizao no Brasil, mas que adquire uma fora e um sentido especiais ao longo do sculo XIX. Durante todo o tempo, naquele perodo, o imaginrio da lngua oscilou entre a autonomia e o legado de Portugal. De um lado, algumas vozes defendiam nossa autonomia, propugnando por uma lngua nossa, a lngua brasileira. De outro, os gramticos e eruditos consideravam que s podamos falar uma lngua, a lngua portuguesa, sendo o resto apenas brasileirismos, tupinismos, escolhos ao lado da lngua verdadeira. Temos, assim, em termos de uma lngua imaginria, uma lngua padro, apagando-se, silenciandose o que era mais nosso e que no seguia os padres: nossa lngua brasileira. Assim, em 1823, por ocasio da Assemblia Constituinte, tnhamos pelo menos trs formaes discursivas: a dos que propugnavam por uma lngua brasileira, a dos que se alinhavam do lado de uma lngua (padro) portuguesa e a formao discursiva jurdica, que, professando a lei, decidia pela lngua legitimada, a lngua portuguesa. Embora no incio do sculo XIX muito se tenha falado da lngua brasileira, como a Constituio no foi votada, mas outorgada por D. Pedro, em 1823, decidiu-se que a lngua que falamos a lngua portuguesa. E os efeitos desse jogo poltico, que nos acompanha desde a aurora do Brasil, nos fazem oscilar sempre entre uma lngua outorgada, legado de Portugal, intocvel, e uma lngua nossa, que falamos em nosso dia-a-dia, a lngua brasileira. (...) Isso quer dizer que at hoje no decidimos se falamos portugus ou brasileiro. Embora a cultura escolar se queira, muitas vezes, esclarecedora em sua racionalidade e moderna em sua abertura, acaba sempre se curvando legitimidade da lngua portuguesa que herdamos e, segundo dizem, adaptamos s nossas convenincias, mas que permanece em sua forma dominante inalterada, intocada: a lngua portuguesa. E quem no a fala, ainda que esteja no Brasil, que

26
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


internas do portugus, conforme a perspectiva do observador. Quem se concentrar na lngua dos escritores e da escola colher uma sensao de unidade. Quem comparar a lngua falada de duas regies ou grupos sociais no escapar a uma sensao de diversidade, at mesmo de diviso. A diversidade lingstica que o portugus apresenta atravs do seu enorme espao pluricontinental , inevitavelmente, muito grande, e certamente vai aumentar com o tempo. Isso contribui para que os lingistas se achem divididos: alguns acham que, j neste momento, o portugus de Portugal e o portugus do Brasil so lnguas diferentes; outros acham que constituem variedades bastante distanciadas dentro de uma mesma lngua. Texto disponvel em: http://doc.jurispro.net. Acesso em 19/04/2008. Adaptado. 05. Acerca da lngua portuguesa, analise o que se afirma a seguir. 1) falada em quatro continentes. 2) Apresenta diversidades que tendem a diminuir com o passar do tempo. 3) Pode parecer homognea para quem a observa. 4) falada por comunidades muito distantes, o que contribui para a sua diversidade. So idias presentes no Texto 2: A) 1, 2, 3 e 4. B) 1, 2 e 3, apenas. C) 1, 2 e 4, apenas. D) 1, 3 e 4, apenas. E) 2, 3 e 4, apenas. 06. No ltimo pargrafo, o autor do Texto 2 afirma que alguns lingistas defendem a separao entre o portugus brasileiro e o europeu, enquanto outros defendem que as diferenas no passam de variedades de uma mesma lngua. Assinale o trecho do Texto 1 no qual sua autora claramente revela defender a primeira posio. A) E os efeitos desse jogo poltico, que nos acompanha desde a aurora do Brasil, nos fazem oscilar sempre entre uma lngua outorgada, legado de Portugal, intocvel, e uma lngua nossa, que falamos em nosso dia-a-dia, a lngua brasileira. B) A questo da lngua que se fala, a necessidade de nome -la, uma questo necessria e que se coloca impreterivelmente aos sujeitos de uma dada sociedade de uma dada nao. C) Embora no incio do sculo XIX muito se tenha falado da lngua brasileira, como a Constituio no foi votada, mas outorgada por D. Pedro, em 1823, decidiu-se que a lngua que falamos a lngua portuguesa. D) Durante todo o tempo, naquele perodo, o imaginrio da lngua oscilou entre a autonomia e o legado de Portugal. De um lado, algumas vozes fortes defendiam nossa autonomia, propugnando por uma lngua nossa, a lngua brasileira. E) Embora a cultura escolar se queira, muitas vezes, esclarecedora em sua racionalidade e moderna em sua abertura, acaba sempre se curvando legitimidade da lngua portuguesa. troca a uma ajuda dada a um comerciante da feira, ela obter o direito de dormir de noite embaixo de uma banca de feira. J quase um reconhecimento da sociedade. Mas somente um bem pequeno nmero tem acesso a esse nvel A criana no tem necessidade somente de po, mas sobretudo de amor. Se ela deixou o lar familiar, foi, na maioria das vezes, porque ela no encontrava mais nenhum amor: rejeitada, batida, ela no tinha mais o seu lugar. E daqui em diante, ser uma demanda de amor incessante: os namorados, s vezes a prostituio, onde ele tambm no encontra o amor. A dureza da vida dessas crianas no deixa nenhum lugar ao amor. Assim que elas nos encontram, muito difcil faz-las compreender que ns agimos somente para o interesse delas, pelo amor por elas. Para ela, expressamos uma linguagem to nova: por que ele me d de comer? O que ele espera de mim? O amor um conceito que a criana das ruas procura inconscientemente, mas que ela no conhece. Assim que ela descobrir que agimos por amor e somente por amor, ento, teremos ganhado. Tudo est em jogo na rua para rapidamente destruir a criana. Contrariamente a uma poltica defendida por certas organizaes que estimam que tem que ajudar as crianas das ruas mas deix-las na rua, eu estimo que h perigo de morte em deixar essa criana na rua: a, logo ela cai na delinquncia, nas drogas, na prostituio. Resolver esse problema necessita de meios especficos adaptados caso a caso. Precisa, sobretudo, de educadores formados e motivados. (http:www.enfants-des-rues.com/pages/pt/enfants preambule-asp. Acessado em 10/05/10. Adaptado). 01. O Texto acima, numa perspectiva global, aborda: A) os problemas mais comuns encontrados nos pases menos desenvolvidos. B) as causas da desnutrio de crianas que vivem em regies mais pobres. C) a situao das crianas que vivem sem o amparo de seus direitos fundamentais. D) a falta de amor de certas organizaes sociais que cuidam das crianas de rua. E) os riscos advindos do abandono de animais nas ruas, como ocorre em Paris. 02. Os argumentos levantados no texto, como um todo, esto orientados para ressaltar: A) a procura dos adultos, junto s crianas, pela sobrevivncia. B) a poltica das organizaes de assistncia infantil. C) a luta das crianas para encontrar assistncia. D) a gravidade do problema social das crianas de rua. E) o perigo que correm as crianas de rua em contato com o lixo. 03. Considerando diferentes pistas para interpretao global do Texto, podemos reconhecer que se trata de um texto: A) de instruo: so indicados procedimentos concretos a serem tomados frente a um fim especfico. B) literrio: concentrado na funo de atingir o gosto do leitor; por isso, uma linguagem simblica. C) de carter expressivo: centrado na exteriorizao das emoes e do estado afetivo do autor. D) informativo: com o objetivo de narrar a histria de personagens da realidade brasileira. E) opinativo: centrado em argumentos relevantemente consistentes e em dados da realidade. 04. Analisando o pargrafo que est em negrito no texto, podemos fazer as seguintes observaes: 1) o pargrafo bastante reiterativo; vejamos, por exemplo, o nmero de vezes em que se repete a referncia a criana. 2) cheio de redundncias, o pargrafo no favorece a interpretao de sua ideia principal. 3) a maioria das construes sintticas coincidem em sua composio; tm praticamente a mesma estrutura. 4) a maioria dos verbos presentes expressam um valor de tempo futuro. Esto corretas apenas: A) 1 e 2 apenas B) 1, 3 e 4 apenas C) 3 e 4 apenas D) 1 e 3 apenas E) 1, 2, 3 e 4

1D 2A 3E 4B 5D 6 Educador Social 2010 IASC - Pref. Recife/PE COVEST Mdio


TEXTO 1 A vida de criana das ruas Assim que a gente chega aos pases ditos em desenvolvimento, nos assustamos com o nmero de crianas que encontramos nas ruas. Em Paris, um jovem do Senegal achou estranho o nmero de cachorros que ele tinha visto nas ruas. Procurava crianas, mas sua procura foi em vo, pois as crianas estavam na escola. Durante o dia, a criana das ruas se perde na grande massa dos meninos mais pobres que procuram comida. Ela vai tentar ganhar a sua vida: ela vai carregar as sacolas das mulheres que vo feira, ela vai vender sacos plsticos aos clientes que compram na feira; ela vai separar coisas do lixo, procurando ferro velho ou pano, mas nesse trabalho muitas vezes so perseguidas por adultos que tambm esto na procura de sobrevivncia. Ela vai lavar carros, guardar veculos em estacionamento, certamente mendigar. Ela recolher os legumes e frutas que no so mais vendveis na feira. Em

27
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO


05. No pargrafo em negrito, ainda, o uso repetido de vrgulas indica que se est apresentando: A) uma enumerao. B) uma reformulao. C) uma concluso. D) uma argumentao contrria. E) um juzo de valor. 06. Ao longo do Texto, a palavra criana apareceu muitas vezes. Com essa opo de repetir uma palavra, o autor pretendeu: A) mostrar que no se trata de um texto com funo literria. B) sinalizar, explicitamente, qual o centro temtico tratado no texto. C) usar uma linguagem menos formal e menos erudita. D) aproximar o texto do nvel coloquial de linguagem. E) vincular o texto aos padres da linguagem informativa. 07. Analise o trecho: A dureza da vida dessas crianas no deixa nenhum lugar ao amor. Assim que elas nos encontram, muito difcil faz-las compreender que ns agimos somente para o interesse delas, pelo amor por elas. A propsito dos pronomes sublinhados, podemos dizer que: 1) tm todos o mesmo antecedente textual. 2) funcionam como elos da coeso do texto. 3) deixam o trecho com muita ambiguidade. 4) concordam com o termo ao qual se referem. Esto corretas apenas: A) 1, 2 e 4 apenas B) 1 e 2 apenas C) 3 e 4 apenas D) 2 e 3 apenas E) 1, 2, 3 e 4 08. Analise ainda o trecho seguinte: Procurava crianas, mas sua procura foi em vo, pois as crianas estavam na escola. A compreenso desse trecho requer que interpretemos a palavra sublinhada como: A) tendo um valor semntico de concluso. B) expressando uma relao explicativa. C) podendo ser substituda por portanto. D) tendo o mesmo sentido que logo que. E) indicando a formulao de uma hiptese. 09. O texto comea: Assim que a gente chega aos pases ditos em desenvolvimento, nos assustamos com o nmero de crianas que encontramos nas ruas. Ou seja, o texto comea com uma expresso de valor: A) condicional. B) causal. C) concessivo. D) temporal. E) comparativo. 10. Analise o trecho: Durante o dia, a criana das ruas se perde na grande massa dos meninos mais pobres que procuram comida. A palavra sublinhada: A) est empregada em seu sentido literal. B) constitui um caso de inadequao da linguagem ao contexto. C) pode, nesse contexto, ser vista como sinnimo de conjunto. D) tem como antnimo a outra palavra multido. E) constitui um exemplo de uso da gria fora de seu contexto prprio. Provas completas:

Administrador 2004 UFPE COVEST Superior lastimvel quando algum simplifica em demasia as realidades complexas: perde a proporo dos fatos e se pe a fazer afirmaes desprovidas de qualquer fundamento. [] o que tem ocorrido ultimamente com uma certa discusso em torno da lngua. Nessa rea, h, sem dvida, questes maisculas a serem enfrentadas. O Brasil precisa desencadear um amplo debate com vista elaborao de uma nova poltica lingstica para si, superando os efeitos deletrios de uma situao ainda muito mal resolvida entre ns. Essa nova poltica dever, entre outros aspectos, reconhecer o carter multilnge do pas (o fato de o portugus ser hegemnico no deve nos cegar para as muitas lnguas indgenas, europias e asiticas que aqui se falam, multiplicidade que constitui parte significativa do patrimnio cultural brasileiro). Ao mesmo tempo, dever reconhecer a grande e rica diversidade do portugus falado e escrito aqui, vencendo de vez o mito da lngua nica e

homognea. Ser preciso incluir, nessa nova poltica, um combate sistemtico a todos os preconceitos lingsticos que afetam nossas relaes sociais e que constituem pesado fator de excluso social. E incluir, ainda, um incentivo permanente pesquisa cientfica da complexa realidade lingstica nacional e ampla divulgao de seus resultados, estimulando com isso, por exemplo, um registro mais adequado, em gramticas e dicionrios, da norma padro real, bem como das demais variedades do portugus, viabilizando uma comparao sistemtica de todas elas, como forma de subsidiar o acesso escolar ao padro oral e escrito. Apesar de termos essas tarefas maisculas frente, foi uma questo minscula que, a partir de uma grosseira simplificao dos fatos, acabou por tomar corpo em prejuzo de todo o resto: a presena de palavras e expresses da lngua inglesa em determinadas reas do nosso cotidiano. Uma observao cuidadosa e honesta dos fatos nos mostra que, proporcionalmente ao tamanho do nosso lxico (composto por cerca de 500 mil palavras), esses estrangeirismos no passam de uma insignificante gota d'gua num imenso oceano. Mostra-nos ainda mais: muitos deles, pela prpria ao dos falantes, esto j em pleno refluxo (a maioria ter, como em qualquer outra poca da histria da lngua, vida efmera). Dinmica do emprstimo. Uma simples passada de olhos, alis, pela histria do portugus (como de qualquer outra lngua) revela, com absoluta transparncia, que os estrangeirismos nunca constituram problema: os falantes, sem a tutela de ningum e sem leis esdrxulas, sempre souberam gerir a dinmica do emprstimo lexical. Se adotam, num determinado momento, pelas mais diversas razes, um nmero grande de palavras estrangeiras, s conservam, com o passar do tempo, emprstimos sentidos como realmente necessrios, descartando simplesmente todo o resto. por isso que desse processo resulta sempre enriquecimento e nunca empobrecimento da lngua. FARACO, Carlos Alberto. Folha de S. Paulo, 13/05/2001. 01. O ttulo do texto 1 se refere: A) opinio do autor, de que h, acerca da lngua, questes mais, ou menos relevantes para serem discutidas. B) duplicidade de viso que existe entre os lingistas, de que os emprstimos podem causar enriquecimento ou empobrecimento da lngua. C) existncia concomitante, no portugus do Brasil, de palavras estrangeiras (maisculas) e de outras nacionais (minsculas). D) o "maisculo", ao amplo debate acerca da lngua que, hoje, est acontecendo no Brasil; o "minsculo", resistncia que esse debate vem sofrendo por parte de alguns polticos. E) importncia, maior ou menor, com que os polticos vm tratando as lnguas indgenas, europias e asiticas que so faladas no Brasil. 02. A respeito dos emprstimos lingsticos, o autor do texto 1 defende que eles: A) configuram-se como uma questo da maior relevncia. B) tm alterado significativamente o tamanho do nosso acervo lexical. C) fazem parte da dinmica das lnguas, e so, em ua maioria, passageiros. D) afetam a vida dos falantes e precisam ser controlados por leis. E) carecem de uma nova poltica, que combata s preconceitos lingsticos. 03. Quanto presena de estrangeirismos no portugus brasileiro, o autor do texto 1 posiciona-se de maneira:

28
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO neutra. A) favorvel. B) contrria. C) D) indiferente. E) intransigente. A) no possvel reter os emprstimos lingsticos no mbito do territrio nacional. B) impossvel controlar a introduo, em nosso pas, de palavras e expresses de outras lnguas. C) no existem meios possveis para dimensionar nosso vasto lxico. D) impossvel fechar nossas fronteiras territoriais, medida capaz de impedir a contaminao de nosso lxico. E) o futuro de nossa lngua sombrio, j que sua histria revela a aquisio de muitos emprstimos. 09. Os textos 1 e 2 concordam em que: A) os emprstimos lingsticos constituem um problema mais complexo do que imaginam os estudiosos, e, por isso, precisam ser tratados com mais seriedade. B) a nica possibilidade de controlar a introduo dos emprstimos lingsticos, no Brasil, atravs da adoo de uma poltica lingstica sria e comprometida com a nossa realidade social. C) a aquisio de palavras e expresses estrangeiras contribui para a descaracterizao do idioma nacional e, dessa maneira, para o seu empobrecimento. D) a adoo de palavras e expresses estrangeiras constituise em um processo natural ao qual as lnguas esto sujeitas, sendo parte de sua histria e de sua formao. E) a ameaa s lnguas no se d pela introduo de palavras e expresses estrangeiras, mas sim pelo uso indiscriminado desses emprstimos em situaes do nosso cotidiano. 10. Assinale a alternativa em que o emprego inadequado dos sinais de pontuao prejudica a inteligibilidade do enunciado. A) A lngua reflete o que o Brasil hoje, a hegemonia norte-americana. Mas o portugus que usamos na hora das palavras de amor, da prece, da poesia, de ternura e consolo. B) Precisamos, de uma poltica mais agressiva de bolsas de estudo para alunos estrangeiros estudarem o portugus. Essa, seria uma lei que eu gostaria de ver. C) A lngua que fornece mais palavras por emprstimo aquela que pertence a um povo hegemnico, num determinado perodo da Histria. Hoje, o ingls. Mas j foi o francs. D) O idioma no est sendo descaracterizado, porque no est sendo atingido em seu sistema fnico, no sistema gramatical e no fundo lxico comum. E) Em portugus, a regra diz que no existem palavras que terminem em t ou g. Quando aparece um t ou um g numa palavra estrangeira, nossa tendncia colocar um i. A gente compra hot dog mas diz "roti dogui". Agente Fiscal de Tributos 2007 Pref. So Jos dos Quatro Marcos/MT COVEST/UNEMAT Mdio Infelizmente, muitos profissionais perdem oportunidades porque no sabem conversar. At so competentes, mas no conseguem escutar, negociar, mostrar a que vieram. Vivem reclamando que s encontram portas fechadas, mas no percebem que so eles prprios que passam as chaves antes de entrar. Quando eu dava aulas de psicoterapia, falava brincando que terapeutas no freqentam festas s para divertir. Eles querem achar futuros pacientes! E quando voc est comeando uma clientela, eventos sociais fazem a diferena. Se bebe todas, mata a possibilidade de ser o terapeuta de algum que presenciou seu porre. Se faz fofocas deliberadamente, no passa credibilidade a quem pretende

04. A respeito da lngua, o autor do texto 1 considera que so questes importantes: 1) lutar contra toda forma de preconceito lingstico, os quais geram excluso social. 2) reconhecer que o nosso portugus, tanto o falado quanto o escrito, rico e diversificado. 3) promulgar leis que controlem o uso de palavras e expresses da lngua inglesa em nosso cotidiano. 4) superar a idia, to ainda arraigada em nossa sociedade, de que temos, no Brasil, uma lngua nica e homognea. "Apesar de termos essas tarefas maisculas frente, foi uma questo minscula que () acabou por tomar corpo em prejuzo de todo o resto:" 05. No trecho acima, podemos reconhecer uma relao semntica de: A) concesso. B) causa. C) condio. D) tempo. E) concluso. 06. Analise os enunciados a seguir, no que se refere obrigatoriedade no emprego do sinal indicativo de crase. 1) Muitas pessoas ainda esto preocupadas com a invaso ianque terra do idioma ptrio. 2) Os estrangeirismos ligados bens e servios poderiam trazer dificuldade de comunicao. 3) Importamos palavras estrangeiras, mas as adaptamos a Fonologia do portugus. 4) Uma poltica lingstica sria uma boa medida, qual todos os falantes tm direito. Est(o) correta(s): A) 1, 2, 3 e 4. B) 1 e 4, apenas. C) 3, apenas. D) 1, 3 e 4, apenas. E) 1, apenas. TEXTO 2 JB - Mas ser que com um brother aqui, um deletar ali, no estamos abrindo a porteira para que a lngua seja mais profundamente ameaada? FIORIN - O lxico, que representa a cristalizao de toda a vida material e espiritual de um povo, se forma por trs caminhos: o primeiro o idioma de origem que, no caso do portugus, o latim. Segundo, os termos formados a partir do prprio portugus. Por exemplo, de bom surgiu bondade. E, em terceiro lugar, vm os emprstimos lingsticos, que aparecem em funo dos contatos culturais entre os povos. No portugus, temos emprstimos lingsticos do rabe. Por qu? Porque eles ocuparam a Pennsula Ibrica durante sete sculos. H emprstimos de lnguas africanas, porque trouxemos para c escravos africanos. No se pode tirar do lxico essas palavras. Elas fazem parte da histria da formao do povo brasileiro. No existe maneira de fechar a porteira. Trecho da entrevista concedida por Jos Luiz Fiorin ao Jornal do Brasil, junho/2001. 07. A respeito dos emprstimos lingsticos, o texto 2 nos informa que eles: A) representam a cristalizao da vida material e espiritual de um povo. B) por no poderem ser controlados, ameaam o idioma de origem. C) originam-se exclusivamente do contato com o rabe e com as lnguas africanas. D) por fazerem parte de um passado longnquo, podem ser retirados do nosso lxico. E) surgem naturalmente nas lnguas e resultam e contatos entre diferentes povos. 08. "No existe maneira de fechar a porteira." Com essa afirmao, o autor do texto 2 pretendeu afirmar que:

29
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO confidenciar segredos num consultrio. O mesmo ocorre no mundo corporativo: se num almoo informal comentar com seu gerente que no gosta de trabalhar com profissionais inexperientes, pode perder a chance de comandar uma equipe de novatos num projeto. Parece cruel, mas esses vcios so, muitas vezes, determinantes. Para no matar as chances, vale a pena seguir certas regras: Escutar primeiro o que o outro tem a dizer e s ento dar idias para ajudar a resolver a questo. Quem recebe ateno se sente valorizado e tende a abrir portas para voc. Deixar as brincadeiras para quando estiver com suas amigas. E a vontade de contar seus problemas para a sesso de psicoterapia. Lembrar-se de que em qualquer reunio de trabalho os colegas e chefes esto formando opinio sobre a sua competncia profissional. Roberto Shinyashiki, Psicoterapeuta, Consultor de Carreira. In Nova, abril/2007 (Texto adaptado) Com base no texto I, responda as questes de 01 a 04. QUESTO 01 Qual a relao do texto com o ttulo A chance morre pela boca? Assinale a alternativa INCORRETA. a. Especialistas afirmam que pessoas que no sabem conversar, perdem oportunidades. b. Existem pessoas que no pensam muito para falar e acabam dando subsdio que ajudam a construir uma imagem negativa delas mesmas. c. O ttulo estabelece relao de sentido com o dito popular o peixe morre pela boca. d. Para o psicoterapeuta tm pessoas que falam demais, apresentam dificuldade de escutar o outro, deixam de conquistar espaos profissionais. e. As pessoas que vivem falando dos outros no adquirem credibilidade e podem ser consideradas como indiscretas. QUESTO 02 Com relao ao gnero textual, pode-se dizer que o texto I tratase de: a. entrevista. b. editorial. c. fbula. d. artigo de opinio. e. dirio. QUESTO 03 Com relao linguagem, CORRETO dizer que: a. o Psicoterapeuta escreve de forma bastante informal porque tem como objetivo orientar as leitoras de Nova a no perderem a chance na vida profissional. b. o autor usa uma linguagem formal, valendo-se de jargo da Psicoterapia para poder ser compreendido pelo seu leitor, dando mais credibilidade ao que est sendo dito. c. o texto deixa marcas na linguagem que caracterizam uma variao regional do Nordeste. d. a forma de tratamento que o autor d ao seu leitor voc. Caso esse tratamento fosse alterado para senhora no mudaria o grau de formalidade e informalidade da linguagem. e. a linguagem tcnica e formal, nesse texto, uma estratgia usada pelo autor para impressionar o leitor e, assim, faz-lo refletir sobre sua prpria prtica de interao comunicativa. QUESTO 04 Com relao ordem em que as idias so colocadas no texto, analise as afirmativas abaixo. I. O autor inicia uma exposio genrica sobre o tema que vai abordar, depois contextualiza o leitor apresentando algumas experincias para ilustrar o que quer dizer e em seguida conclui, apresentando sugestes ao leitor para que ele no perca chances na sua vida. II. O autor introduz a apresentao do tema de forma direta e exaustiva. Exemplifica vrias situaes para mostrar alguns problemas, em seguida apresenta o seu ponto de vista sobre o assunto de maneira superficial. III. Abre o texto contextualizando o leitor sobre o assunto que pretende discutir; em seguida cita alguns exemplos para direcionar aquilo que vai propor e de forma didtica apresenta dicas para que os leitores da revista aproveitem bem as oportunidades profissionais. Assinale a alternativa CORRETA. a. Somente a I est correta. b. Somente a II est correta. c. Somente a III est correta. d. As afirmativas I e II esto corretas. e. As afirmativas I e III esto corretas. TEXTO II

Com base no texto II, responda as questes de 05 e 06. QUESTO 05 Com base na tirinha, pode-se dizer. a. A menina estava triste porque o seu tio tinha virado crente. b. Denis fica surpreso com a morte do tio de sua amiga. c. A tristeza da menina era porque o seu tio tinha passado dessa para melhor. d. O tio da menina era viciado em bingo. e. O menino no entendeu a tristeza da menina porque ela no estava de luto. QUESTO 06 Assinale a alternativa CORRETA. a. No primeiro quadrinho a menina usa uma hiprbole. b. Dnis entendeu que o tio da menina se converteu, por causa da expresso entregou a alma a Deus. c. O menino compreendeu o uso da linguagem figurada. d. O menino no entendeu a menina porque ela fala muito rpido. e. A menina usa uma linguagem muito sofisticada, com palavras muito difceis. TEXTO III A diferena entre tu e voc O diretor-geral est preocupado com um executivo que, aps trabalhar sem folga, passa a ausentar-se muito. Chama um detetive. Siga o Lopes durante uma semana disse. Aps cumprir o que lhe fora pedido, o detetive informa: Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega o seu carro, vai sua casa almoar, faz amor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho. Ah, bom. No h nada de mal nisso. O detetive observa o diretor com olhar fixo e comenta: Desculpe. Posso trat-lo por tu? Sim, claro responde o diretor. Bom. Lopes sai ao meio-dia, pega o teu carro, vai a tua casa almoar, faz amor com a tua mulher, fuma um de teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.

30
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO (Revista Lngua Portuguesa, ano I, n. 2, 2005, Ed.Segmento) Com base no texto III, responda as questes de 07 a 10. QUESTO 07 Com relao s duas respostas do detetive, no que se refere ao uso dos pronomes seu e teu, respectivamente, pode-se dizer que: a. o pronome seu trata-se da pessoa do falante. b. o pronome tu, nas formas teus, tua e teus, d idia de posse e no contexto lingstico empregado fazem referncia pessoa do Sr. Lopes. c. o pronome teu marca uma certa ambigidade, no identificando claramente a pessoa da qual est falando. d. a resposta com teus, tua e teus deixa claro que o executivo estava tendo um caso com a mulher do diretor-geral. e. o uso do pronome seu e teu, no contexto lingstico empregado, produz a mesma clareza de sentido. QUESTO 08 A comicidade do texto encontra-se: a. na postura do detetive que muito confusa. b. no diferencial significativo entre seu e teu. c. no Sr. Lopes, que tem uma conduta exemplar. d. no diretor-geral, que no conhece a gramtica. e. nenhuma das alternativas. QUESTO 09 Assinale a alternativa INCORRETA. a. A palavra aps (L7) trata-se de um advrbio que indica em outro momento, depois. b. O pronome lhe (L7) refere-se ao detetive. c. A palavra o em o detetive (L16) trata-se de pronome pessoal da 3 pessoa masculina na forma oblqua. d. A expresso o diretor (L16) pode ser substituda por o sem prejuzo de sentido. e. A palavra Ah (L14) trata-se de uma interjeio. QUESTO 10 Analise as afirmativas abaixo, quanto gramtica normativa. I. Em vai sua casa almoar (L10-11) a crase facultativa. II. Em No h nada de mal nisso (L1415) o mal um adjetivo. III. Em nisso (L 15) o falante quer faze r referncia a termos expressos anteriormente. Assinale a alternativa CORRETA. a. Apenas a I e III esto corretas. b. Apenas a III est incorreta. c. Somente a III est correta. d. Somente a I est incorreta. e. Todas as afirmativas esto corretas. Agente Penitencrio 2006 SEARHP/AL COVEST Mdio TEXTO Como no somos responsveis pelo filho do vizinho, nem pelo cunhado folgado, constatar sua irresponsabilidade um simples exerccio de observar o outro, o de fora. J com relao ao pas em que vivemos, a coisa se complica: como no podemos atribuir imaturidade s montanhas, aos rios ou vales, ou falta de juzo s estradas, matas e nascentes, quando nos referimos ao Brasil, estamos falando de seus habitantes, todos eles, incluindo ns mesmos. Mas, no isso que acontece. Falamos do Brasil, apenas, como se no estivssemos includos nele, como se ele fosse uma entidade externa, uma figura mtica, a respeito da qual, obviamente, no temos a menor responsabilidade. como se tivssemos dois brasis, um nosso, privado, que com galhardia, tentamos sustentar, e o outro, coletivo, aquele que no tem jeito, que est sendo, historicamente, destrudo pelo conjunto de brasileiros (menos ns). Para os ricos, a culpa do povinho; para os pobres, das elites; para os profissionais liberais, a culpa dos funcionrios pblicos. Para esses, de fato, o Brasil nunca conseguir ter jeito. Doses macias de cidadania e mobilizao talvez possam alertar os brasileiros para a responsabilidade de cada um na busca de um Brasil que pode tomar juzo, ou seja, de um Brasil comprometido com o desenvolvimento integral de seu povo. (Jaime Pinsky. O Brasil tem futuro? So Paulo: Contexto, 2006, pp. 17-18. Adaptado.). v 01. Os argumentos apresentados pelo autor do Texto 1 pretendem sustentar a idia central de que: A) em geral, cada um se recusa a conhecer as particularidades que definem as condies das paisagens brasileiras. B) fazer o Brasil tomar juzo uma tarefa difcil, pois se trata de um mito, com milnios de ocupao humana. C) gastamos tempo e energia procurando comprovar a desconfiana que temos em relao ao futuro do pas. D) a crena de que os problemas brasileiros no so algo de fora, que no nos dizem respeito, poder ser a alternativa de soluo. E) no existe soluo para os problemas brasileiros, sobretudo pelo fato histrico de que h dois brasis, bem desiguais. 02. A anlise do Texto 1 nos faz ver que o ttulo do texto corresponde: A) a crenas herdadas da civilizao ocidental. B) percepo que os ricos tm sobre o povo. C) ao que pensam as figuras mticas nacionais. D) a pontos de vista supostamente consensuais. E) opinio do autor sobre o tema abordado. 03. A finalidade pretendida pelo Texto 1 mostrar que o Brasil tomar jeito se: A) o jovem se dedicar com empenho ao estudo. B) as horas de trabalho forem levadas a srio. C) observarmos os outros, ou seja, os de fora. D) houver entendimento entre as camadas sociais. E) cada um de ns se sentir a ele pertencendo. 04. No Texto 1, aparece uma aluso vinculao do Brasil com a histria portuguesa. Isso est presente no trecho: A) pas, com milnios de ocupao humana. B) mais de 500 anos de contato com a civilizao ocidental. C) quando nos referimos ao Brasil, estamos falando se seus habitantes. D) aquele (...) que est sendo, historicamente, destrudo pelo conjunto de brasileiros. E) Falamos do Brasil (...), como se ele fosse uma entidade

O Brasil no tem juzo. Um dos assuntos recorrentes neste pas saber se o Brasil tem jeito. O simples fato de se gastar tempo e energia especulando sobre o tema uma comprovao da desconfiana que ns, brasileiros, temos com relao nao em que vivemos. Dizemos que no tem jeito o filho do vizinho que se recusa a estudar; o cunhado que troca horas de trabalho pela sinuca. No tomar jeito sinnimo de no amadurecer, de no assumir a idade que se tem e as responsabilidades dela advindas. Na verdade, desconfiamos todos que este nosso pas, com milnios de ocupao humana e mais de 500 anos de contato com a civilizao ocidental, ainda no tenha atingido suamaturidade. E, o que pior, parece temermos que nunca venha a atingir.

31
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO externa. 05. Os dois brasis de que fala o Texto 1 so: 1) O Brasil privado, que mantemos, e o Brasil coletivo. 2) O Brasil em que cremos e o outro que no tem jeito. 3) O Brasil desigual das elites e o Brasil do povinho. 4) O Brasil de outrora e o outro que est sendo destrudo atualmente. Esto corretas: A) 1 e 2 apenas B) 1, 2 e 4 apenas C) 3 e 4 apenas D) 1 e 3 apenas E) 1, 2, 3 e 4 06. Releia o trecho: No tomar jeito sinnimo de no amadurecer, de no assumir a idade que se tem e as responsabilidades dela advindas. Nesse trecho, o segmento sublinhado se refere s responsabilidades: A) provenientes da faixa etria de cada um. B) decorrentes do fato de no se amadurecer. C) prprias de quem no quer tomar jeito. D) daqueles que se consideram mais jovens. E) das pessoas mais maduras e experientes. 07. Para os ricos, a culpa do povinho; para os pobres, das elites; para os profissionais liberais, a culpa dos funcionrios pblicos. Nesse trecho do Texto 1,fica evidente o propsito do autor de tocar no tema da A) diferena de vida das classes sociais. B) falta de religiosidade da maioria do povo. C) carncia de trabalho para a maioria. D) injustia e da desigualdade social. E) transferncia de responsabilidades. 08. Com a expresso doses macias de cidadania, o autor quis se referir a intervenes: A) oportunas, significativas. B)eventuais, espordicas. C) em grandes quantidades. D) muito bem planejadas. E) com objetivos definidos. 09. O Texto 1 comea falando em assuntos recorrentes. Na verdade, assuntos recorrentes so assuntos: A) submetidos comprovao de todos. B) especulados com rigor e exatido. C) sobre os quais se fala freqentemente. D) que implicam algum tipo de descrena. E) inditos, que ainda no foram debatidos. 10. A palavra mobilizao apresenta um radical cujo significado tem a ver com: A) modelo. B) mover. C) misturar. D) moda. E) mostrar. TEXTO 2 O dinheiro no traz felicidade. S e triste vivia o pobre marceneiro Jos dos Andrajos. Sem parentes, ele morava na sua loja humilde, trabalhando ia e noite para ganhar o que mal e mal lhe bastava para sustentar-se. Mesmo assim, conseguia economizar cinqenta cruzeiros cada ms. No fim do ano, com seiscentos cruzeiros juntos, l ia ele ao Fasanelo... e nada mais, e comprava um bilhete inteiro. Os que sabiam de sua mania riam dele, mas ele acreditava que era atravs da loteria e no do trabalho que ia fazer-se independente. E assim foi. No quinto ano de insistncia junto Loteria, esta lhe deu cem mil contos. Surgiram fotgrafos e reprteres de jornais, surgiram os amigos para participar do jantar que ele deu para comemorar sua sorte. Jos fechou mediatamente a loja e, da em diante, sua vida foi uma festa contnua. Saa em passeios de lancha pela manh, tarde ia para os bares, noite para as boates, sempre cercado por amigos entusiasmados e senhoras entusiasmadssimas. Mas, est visto, no meio de tanta efuso, o dinheiro no durou um ano. E certo dia, vestido de novo com suas roupas humildes, o marceneiro voltou a abrir sua humilde loja, para cair outra vez em seu trabalho estafante e montono. Tornou a economizar seus cinqenta cruzeiros por ms, aparentemente por hbito mais do que pelo desejo de voltar a tirar a sorte grande, o que, alis, parecia impossvel. Os conhecidos continuavam zombando dele, agora lhe afirmando que a felicidade no bate duas vezes. No caso, de nosso marceneiro, porm, ela abriu uma exceo. Pois no terceiro ano em que comprava bilhete, novamente foi assaltado por amigos e reprteres que, numa algazarra incrvel, festejavam sua estupenda sorte. Mas, dessa vez, o marceneiro no ficou contente como quando fora sorteado pela primeira vez. Olhou para os amigos e jornalistas com ar triste e murmurou: Deus do cu; vou ter que passar por tudo outra vez!? MORAL: PARA MUITA GENTE D UM CERTO CANSAO TER QUE COMPARECER FESTA DA VIDA. (Millr ernandes. Fbulas Fabulosas. Rio deJaneiro: Nrdica, 1991, pp. 24-25). 11. O Texto 2, pela forma como est desenvolvido, : 1) um texto narrativo: uma sucesso de fatos vai sendo apresentada em seqncia. 2) um texto descritivo: sua composio gira em torno da apresentao de um objeto. 3) um texto dissertativo: est construdo volta de uma idia central e outras secundrias. 4) um texto explicativo: aparecem conceitos tericos que vo sendo aos poucos expostos. Est(to) corretas: A) 1 e 2 apenas B) 1 apenas C) 2 apenas D) 3 e 4 apenas E) 1, 2, 3 e 4 12. O Texto 2 traz uma crtica, embora implcita e meio velada: A) ao excesso de trabalho. B) falta de planejamento. C) falta de apoio dos amigos. D) fugacidade dos prazeres. E) curiosidade dos jornalistas. 13. Observe o trecho: Os que sabiam de sua mania riam dele, mas ele acreditava que era atravs da loteria e no do trabalho que ia fazer-se independente. A relao expressa pela conjuno sublinhada seria mantida se a substitussemos por: A) portanto. B) para que. C) como. D) por conseguinte. E) entretanto. 14. A continuidade do texto sinalizada tambm pelo uso dos pronomes. Analisando, no Texto 2, o uso dos pronomes, podemos dizer que: A) Em: trabalhando dia e noite para ganhar o que mal e mal lhe bastava para sustentar-se: o pronome sublinhado refere-se a loja humilde. B) Em: Os que sabiam de sua mania riam dele: o pronome sublinhado refere-se a Fasanelo. C) Em: Os conhecidos continuavam zombando (...) lhe afirmando que a felicidade no bate duas vezes: o pronome sublinhado refere-se a marceneiro. D) No caso, de nosso marceneiro, porm, ela abriu uma exceo: o pronome sublinhado refere-se a loteria. E) Em: amigos e reprteres (...) festejavam sua estupenda sorte: o pronome sublinhado

32
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

ANLISE SINTTICA Prof. CLEIDSON JAMBO refere-se a amigos e reprteres. 15. Pelo sentido do trecho a seguir: no meio de tanta efuso, o dinheiro no durou um ano., fica evidente que o marceneiro foi: A) ponderado.B) austero. C) comedido. D) perdulrio. E) parcimonioso. 16. Existem regras no portugus que comandam a concordncia do verbo com o sujeito. Tais regras foram inteiramente seguidas na alternativa: A) Apareceu muitos fotgrafos e reprteres de jornais para participar da felicidade do marceneiro. B) Houveram muitos fotgrafos e reprteres que se congratularam com o marceneiro. C) Nenhum dos jogadores acertou todos os pontos da Loteria. D) O resultado de todos os jogos foram favorveis nossa equipe. E)Se no houvessem jogadores, a sorte no seria razo de ser. 17. Reveja o trecho: o marceneiro voltou a abrir sua humilde loja, para cair outra vez em seu trabalho estafante e montono. Se mudarmos a posio da expresso sublinhada, o sentido do enunciado pode ser ou no alterado. Assinale a alternativa em que esse sentido se manteve. A) o marceneiro voltou outra vez a abrir sua humilde loja, para cair em seu trabalho estafante e montono. B) o marceneiro voltou a abrir sua humilde loja, para cair em seu trabalho outra vez estafante e montono. C) o marceneiro voltou a abrir sua humilde loja, para outra vez cair em seu trabalho estafante e montono. D) outra vez o marceneiro voltou a abrir sua humilde loja, para cair em seu trabalho estafante e montono. E) o marceneiro outra vez voltou a abrir sua humilde loja, para cair em seu trabalho estafante e montono. 18. A regncia verbal que inclui o uso adequado de preposies est corretamente respeitada no seguinte enunciado. 1) Os conhecidos afirmavam a ele de que a felicidade no bate duas vezes. 2) De quem os conhecidos zombavam? 3) A quem os amigos conhecidos se referiam? 4) De quem dependia a felicidade do marceneiro? 5) Quem o marceneiro deveria recorrer? Esto corretas: A) 1 e 2 apenas B) 2, 3 e 4 apenas C) 1, 3 e 5 apenas D) 3 e 4 apenas E) 1, 2, 3, 4 e 5 19. Os prefixos tm o mesmo sentido na srie de palavras que aparece na alternativa: A) impossvel, incrvel. B) independente, injetvel. C) imediatamente, inflamvel. D) descontnua, injuno. E) insensato, inscrito. 20. As palavras esto grafadas, de acordo com as normas da ortografia oficial, em apenas uma das sries abaixo. Identifique-a. A) compreenso, apreenso, pretenso. B) solids, embriagus, pequins. C) freguez, camponez, cortez. D) atenciozo, cuidadozo, pretenciozo. E) pesquizar, analizar, frizar.

Administrador 2004 UFPE COVEST Superior1 A 2C 3A 4E 5A 6B 7E 8B 9D 10B


Agente Fiscal de Tributos 2007 Pref. So Jos dos Quatro Marcos/MT COVEST/UNEMAT Mdio I

Agente Penitencrio 2006 SEARHP/AL COVEST Mdio

33
Centro de Matrias Isoladas para Concursos e Vestibulares www.jaula.com.br 3423-1949

Anda mungkin juga menyukai