Anda di halaman 1dari 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE ENGENHARIA ELTRICA E INFORMTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA LABORATRIO DE ALTA TENSO

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

Campina Grande PB

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

MEDIO DE CAPACITNCIA, PERMISSIVIDADE RELATIVA E PERDAS EM DIELTRICOS


1. OBJETIVO Determinar a capacitncia, a constante dieltrica, e o fator de dissipao dieltrica (tg ) de materiais eltricos isolantes e equipamentos de alta tenso, usando pontes tipo ponte Schering para a medio. Tambm objetivo do experimento, o treinamento para o uso de instrumentos de medio e montagem de circuitos de alta tenso. 2. MATERIAL UTILIZADO Abaixo esto listados os materiais e equipamentos usados nas medies em alta tenso e em baixa tenso: Ponte de medio TELMES; Ponte de medio TINSLEY; detector de nulo; gerador de sinais; capacitor padro; transformador 1 kV/300 kV,300 kVA; isolador de vidro 15 kV (tipo suspenso); isolador de porcelana 15 kV (tipo suspenso); capacitor de 600pF 100 kV; capacitor de 1200pF 100 kV; mesa de comando. 3. FUNDAMENTAO TERICA 3.1 PERMISSIVIDADE ELTRICA OU CONSTANTE DIELTRICA O capacitor um componente eltrico constitudo por dois eletrodos separados por um espaamento. Faraday mostrou experimentalmente que a capacitncia de um capacitor cresce se o espao entre os condutores for preenchido com um material dieltrico. Considerando Co a capacitncia de um capacitor sem matria entre os eletrodos e C, uma capacitncia quando o espao entre os eletrodos preenchido com um dieltrico. A permissividade intrnseca de um material dieltrico definida como a razo:

r =

C C0

O valor de r , de um material dieltrico, pode ser determinado experimentalmente, medindo-se a capacitncia no vcuo (quase vcuo) e a capacitncia do capacitor com o dieltrico. r comumente conhecido por constante dieltrica. No SI de unidades, a constante dieltrica de um material dieltrico definida como:

= 0 r

onde o = 8,85 x 10-12 F/m. o representa a permissividade do vcuo.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

Um dieltrico ideal no apresenta perdas e seu comportamento em um campo eltrico pode ser completamente descrito por sua constante dieltrica. r expressa em escala macroscpica, o resultado da interao do campo eltrico aplicado externamente com os tomos ou molculas do material. A constante dieltrica, r ,depende de vrios fatores, tais como:

freqncia da tenso aplicada ao dieltrico; amplitude da tenso aplicada ao dieltrico; temperatura; presso; umidade e polarizao.

Analisando a existncia da polarizao em um dieltrico pode-se distinguir alguns tipos de polarizao: Polarizao dos eltrons ou eletrnica: proveniente de um deslocamento elstico dos eltrons ligados ao ncleo de um tomo, pela ao de um campo eltrico externo. A polarizao eletrnica aparece em todos os tipos de isolantes; Polarizao dos ons ou polarizao inica: caracterstica dos slidos, inicos, baseando-se num deslocamento dos ons, elasticamente posicionados em seus lugares; Polarizao dipolar ou orientacional: a rotao do dipolo de acordo com o sentido do campo externo aplicado. A polarizao dipolar decresce com aumento da freqncia eltrica; sendo caracterstico de dieltricos polares. Polarizao inica de relaxao: ons fracamente ligados, por ao do campo eltrico externo, adicionado pelo movimento aleatrio induzido pelo calor, so deslocadas na direo do campo; Polarizao por migrao: um mecanismo de polarizao adicional que se manifesta nos slidos de estrutura no homognea, quando as heterogeneidades so macroscpicas e o material apresenta impurezas. Polarizao estrutural: aparece apenas em corpos amorfos e em slidos cristalinos polares. A polarizao estrutural vem a ser a orientao de estruturas complexas de material, perante a ao de um campo externo, aparecendo devido a um deslocamento de ons e de dipolos, na presena de aquecimentos devido a perdas Joule. 3.2 PERDAS EM MATERIAIS DIELTRICOS E O FATOR DE DISSIPAO DIELTRICA (tg ) O dieltrico quando usado como isolante, tem a funo de separar duas massas condutoras que se encontram em potenciais diferentes impedindo ao mximo a passagem de corrente eltrica. Outra funo do dieltrico armazenar energia (ex.: o uso de materiais dieltricos em capacitores). Em qualquer dos casos, existem perdas quando o dieltrico exposto a um campo eltrico. As perdas dependem de vrios fatores, tais como:

a condutividade intrnseca dos dieltricos; a condutividade superficial; a polarizao orientacional; a presena de impurezas.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

A condutividade intrnseca deve-se ao fluxo de eltrons livres no dieltrico. Esta condutividade em geral muito baixa, podendo ser ignorada em bons dieltricos slidos para uso em baixa tenso. A condutividade superficial funo das condies da superfcie do dieltrico (temperatura, umidade, grau de polimento, poluio da superfcie e se o material polar e solvel). Em altas tenses, os principais fenmenos fsicos responsveis por perdas dieltricas so: Perdas por Conduo: da conduo eletrnica ou inica. Os dieltricos possuem condutividade finita, que traz como conseqncia perdas Joule (aquecimento); Perdas por Polarizao: decorrente do trabalho realizado pelo campo aplicado sobre a estrutura do material, com orientao dipolar provavelmente diferente do campo aplicado; Perdas por Ionizao: decorrente da ionizao do isolante, efeito corona e descargas parciais.

3.3 CAPACITORES PADRO Em fontes de altas tenses (>20 kV) o capacitor padro quase que invariavelmente um capacitor a gs comprimido com capacitncia entre 30 e 200 pF. Devido o seu design (Figura 1), proposto por Schering e Vieweg, o capacitor padro combina tenso de ruptura alta com baixssimos fatores de dissipao (tan10-6).

Figura 1. Vista da seco transversal para o capacitor a gs comprimido.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

A capacitncia efetiva consiste de dois eletrodos tubulares coaxiais (1 e 2) dentro de um cmara de presso feita de papel tubular comprimido (4). O eletrodo de baixa tenso quase totalmente circundado pelo eletrodo de alta tenso, sendo assim protegido contra distrbios de campos do ambiente. O cabo de baixa tenso um cabo coaxial passando dentro do tubo de metal aterrado (3) que suporta o eletrodo de baixa tenso. Para obter uma alta tenso de ruptura, o capacitor preenchido com nitrognio seco ou CO2 em presses entre cerca de 10 a 14 atm. Estruturas mais novas tambm usam gases eletronegativos como o SF6 em presses de cerca de 3,5 atm que permite uma significativa reduo do seu peso. As variaes de presso a volume constante causadas pela mudana da temperatura ambiente no causam variao da capacitncia, desde que a densidade do gs permanea constante. Expanses mecnica e trmica resultam em apenas pequenas variaes de capacitncia j que a geometria coaxial razoavelmente insensvel aos deslocamentos excntrico e axial.

3.4 DETERMINAO DO FATOR DE PERDAS Considere um capacitor real submetido a uma tenso senoidal. Um circuito equivalente que represente o capacitor deve reproduzir as perdas ativas e a energia armazenada. Se o capacitor real for substitudo por um capacitor ideal em paralelo com um resistor, (Figura 2.a), ou por um capacitor ideal em srie com um resistor (Figura 2.b). Na realidade um capacitor possui tanto a resistncia paralelo como a srie mas, dependendo da freqncia da tenso aplicada, apenas uma delas predomina. Em baixas freqncias, o circuito equivalente paralelo (Figura 2.a) o mais apropriado.

Z1

IA

RP C

IC

Z2

RS CS

(a) (b) Figura 2. Circuito equivalente (a) paralelo e (b) srie de um capacitor real.

Ambos os circuitos so equivalentes se as impedncias vistas pelos seus terminais forem as mesmas ( Z1 = Z2 = Z). A anlise que se segue feita para o circuito paralelo da Figura (2.a). A componente ativa da corrente Ia chamada corrente de perdas. Quanto menor a corrente de perdas melhor ser o dieltrico. A corrente de perdas tambm conhecida como corrente de fuga. No caso de dieltricos usados como isolantes, o ideal seria que a corrente fosse nula. No entanto, aparecero sempre duas componentes de corrente: A componente ativa Ia (resistiva) e a componente reativa Ic (capacitiva). Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

Para dieltricos usados em capacitores tem-se, tambm, as componentes Ia e Ic. Neste tipo de aplicao usa-se normalmente dieltricos de alta constante dieltrica e que tenham uma rigidez dieltrica satisfatria. Assim, os dieltricos obtm um alto valor da componente Ic (alta energia armazenada). Em ambos os tipos de aplicaes, como bvio, deseja-se o menor valor possvel de Ia. A Tabela 01 mostra os valores da constante dieltrica e da rigidez dieltrica de alguns materiais dieltricos.
Tabela 01 - Constante dieltrica e rigidez dieltrica de vrias substncias.

Substncia Baquelite Mica Neopreno leo de transformador Papel Parafina Plexiglas Poliestireno Porcelana Vidro (pirex)

Constante Dieltrica 4,9 5,4 6,9 2,24 3,7 2,1-2,5 3,4 2,55 7 5,6

Rigidez dieltrica, kV/mm 24 10-100 12 12 16 10 40 24 5,7 14

Como pode ser observado na Figura 3, o valor de Ia est associado um ngulo , o ngulo definido como ngulo de perdas e representa o complemento para 90 do ngulo de defasagem , entre a corrente e a tenso em um capacitor. Os bons dieltricos possuem baixo valor de .

Ic

IA
Figura 3. Diagrama vetorial de um capacitor com perdas.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

O ngulo , ou o valor de sua tangente (tg ), um indicativo da energia dissipada na estrutura do dieltrico, caracterizando a qualidade do dieltrico como tal. O ngulo de perdas contm informaes sobre as perdas por conduo, polarizao e ionizao. Se as perdas dieltricas acima das admissveis levam a um aquecimento do isolante, podendo atingir sua destruio, uma vez que as propriedades isolantes so praticamente todas afetadas pela elevao de temperatura, e cada isolante tem, assim, uma temperatura limite, acima da qual o material no deve mais ser utilizado at os valores plenos das suas caractersticas.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos 4. ROTEIRO EXPERIMENTAL 4.1 INTRODUO

O experimento proposto dividido em duas partes. A primeira parte trata de um circuito para baixa tenso que utiliza uma ponte de medio de capacitncia e tangente , usada para determinar a constante dieltrica de alguns materiais isolantes slidos, lquidos e gasosos em vrias freqncias. Esta ponte funciona base do princpio da ponte Schering. A segunda parte consiste em um circuito para alta tenso em que ser utilizada uma ponte Schering, agora para utilizao em altas tenses, para a medio da capacitncia e do fator de perdas de isoladores e equipamentos de alta tenso na freqncia industrial. 4.2 O SISTEMA DE MEDIO Os mtodos de ponte com corrente alternada fornece os resultados mais precisos para a determinao de capacitncia. A ponte Schering usada para determinar a capacitncia e o fator de dissipao dieltrica, tg , de materiais isolantes e equipamentos de alta e baixa tenso. O campo primrio de aplicao do sistema inclui a pesquisa, desenvolvimento e atividades de controle de qualidade de equipamentos. Ela usada ainda para testar cabos de potncia, geradores, transformadores para instrumentos, buchas e amostras de materiais isolantes. Um sistema completo de medio consiste em: fonte de tenso; ponte de medio: para determinao da capacitncia e do fator de dissipao dieltrica (tg ) utilizado uma ponte de Schering, que se baseia nos princpios, para a obteno do valor de resistncias, da ponte de Wheastone; detetor de nulo: voltmetro, osciloscpio ou ampermetro, e capacitor padro: apresentam um elevado valor da tenso de ruptura combinada com um baixo fator de dissipao ( tg 10-6 ). 4.2.1 O CIRCUITO DE BAIXA TENSO O circuito bsico para a montagem em baixa tenso apresentado na Figura 4:

C C3 R3
G

CxR x

A R2 C2

B C1

D
Figura 4. Ponte de medio tipo Schering para baixa tenso.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos onde: Cx C1 C2 C3 R2 R3 M G objeto de teste; capacitor padro de alta qualidade; capacitncia balancevel; capacitncia balancevel; resistncia balancevel; resistncia balancevel; detetor de nulo; gerador de sinal com freqncia varivel.

O balanceamento da ponte feito atravs de sucessivas variaes de resistores e capacitores. No equilibrio, os pontos A e B tm o mesmo potencial. Os produtos das impedncias dos ramos opostos so iguais: Zx.Z2 = Z1.Z3. O objeto sob teste, representado por Zx, um capacitor real, portanto pode ser representado por um resistor e um capacitor ideal. Considerando que o capacitor padro de alta qualidade, o valor de R1 adotado como zero. As impedncias de cada brao so:

1 Z x = Rx + j. .C x 1 1 + j. .C 3 = Z 3 R3

1 Z1 = j. .C 1 1 Z 2 1 = R2 + j. .C 2 .

Como forma de facilitar o manuseio da ponte, visando o seu equilbrio, o fabricante adotou algumas simplificaes de ordem prtica, a saber:

impedncia Z3 constitudo pela resistncia de R3 e pela reatncia

capacitiva de C3, em paralelo. O resistor R3 apresenta uma resistncia baixa. O capacitor C3 escolhido tem uma capacitncia muito baixa e, portanto, uma reatncia muito alta. Assim a impedncia Z3 consiste apenas da resistncia R3 , ou Z3 = R3. Substituindo Z3 por R3, no equilbrio pode-se escrever:

1 1 1 Rx + R j C = + . . 3 2 j..C R j..C 1 2 x 1 R3 R3.C2 Rx + j..C .R + C . j..C = x 1 2 1


Igualando as partes reais e imaginrias, tem-se:

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

10

Rx = R3.(C2/C1) e Cx = C1.(R2/R3) o ajuste dos valores de R2 e R3 no feito individualmente, mas segundo a razo (R2/R3), que assume os seguintes valores: 1, 10, 100 ou 1000. O fator de dissipao dieltrica (tg ) ser:

tg = .Cx . Rx

ou

tg = .C2 . R2

o capacitor C2 possui uma capacitncia, varivel de forma contnua, A1, e de uma capacitncia que varia de forma discreta, A2, em paralelo com A1. A capacitncia A = A1 + A2 equivalente a C2. a capacitncia Cx proporcional a C1 pela razo (R2/R3) que assume os valores 1, 10, 100 ou 1000, como indicado no painel da ponte. a varivel B que aparece na ponte representa o valor (2..R2). Portanto, o clculo da capacitncia Cx e da tangente de perdas, tg , pode ser expresso por: Cx = K.C1, tg = A.B.f, onde: K = 1, 10, 100 ou 1000 onde: f dada em kHz. e

Finalmente, para encontrar a constante dieltrica em fluidos e slidos, o procedimento o seguinte: Em fluidos: Mede-se a capacitncia do arranjo com o material dieltrico e depois, mede-se a capacitncia sem o material dieltrico, considerando-se o ar como vcuo. A constante dieltrica ser a razo entre estas capacitncias, ou seja: r = Cx/Co. Em slidos: Como as amostras de materiais isolantes slidos tm formas e dimenses definidas, deve-se utilizar a expresso: Cx = o. r.(A/d) , ou onde: A = rea de seo transversal; d = espessura da amostra e CX = capacitncia medida. 4.2.2 O CIRCUITO DE ALTA TENSO O circuito utilizado para as medies em alta tenso mostrado na Figura 5:

r = (Cx . d) / (o . A)

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

11

RL CAT CBT
220V 60Hz Mesa de Controle Voltmetro

C C1 A R4 C2

B R3 C3

Figura 5. Ponte de medio tipo Schering para alta tenso.

onde: C1 C2 R3 R4 C3 RL M Cat/Cbt objeto de teste; capacitor padro; resistncia a ser fixada; resistncia balancevel; capacitncia balancevel; resistncia limitadora de corrente; detetor de nulo e divisor capacitivo de tenso 800 pF / 600 kV.

O equilbrio da ponte se dar quando Z1.Z3 = Z2.Z4. As impedncias de cada brao so dadas por:

1 Z1 = R1 + j..C 1 Z 4 = R4

1 Z2 = j..C 2 1 1 Z = R + j..C3 . 3 3

Na condio de equilbrio, tem-se:

1 R1 + j. .C = R4 1

1 j. .C 2

1 + j C . . 3 R 3 .

1 R4 R1 + j. .C = j. .C .R 1 2 3

R3 .C 3 + C2

Igualando as partes reais e imaginrias, tem-se:

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos R1 = R4.C3/C2 e C1 = R3.C2/R4. O fator de dissipao dieltrica (tg ) ser:

12

tg = . C1 . R1

ou

tg = . C3 . R3 .

Para facilitar o manuseio da ponte, o valor de R3 fixado em (105/2..60) = 265 . O capacitor padro a gs comprimido tem uma capacitncia de 97,5 pF. Assim, o valor de C1 depender unicamente da resistncia R4. Tomando C3 em microfarad e f = 60 Hz, ento tg = 0,1.C3. A vantagem apresentada pela ponde de Schering o fato de que ambos, a capacitncia e o fator de dissipao da amostra podem ser medidos com segurana em plena tenso. Neste circuito tpico somente poucos volts so aplicados aos elementos R3, C3 e R4. Se uma ruptura ou descarga superficial ocorre nos capacitores C1 ou C2 cresce a tenso dos terminais A e B, e os elementos ajustveis e o operador so protegidos pelo surgimento de sobretenso. 4.3 ROTEIRO 4.3.1 Baixa Tenso 1. Proceda a montagem e energizao dos equipamentos, de acordo com a Figura 4 e sob a orientao do professor ou monitor. 2. Anote na Tabela 02 as capacitncias de cada recipiente, fornecidas pelo fabricante. 3. Faa a medio da capacitncia para o ar na temperatura e presso ambiente, com uma frequncia de 10 kHz. 4. Faa a medio da capacitncia para o leo isolante em 04 freqncias diferentes e anote os valores na Tabela 03. Observe o nvel do leo antes da medio. 5. Mea a espessura, o dimetro das amostras dos materiais isolantes slidos e anote na Tabela 04. 6. Mea a capacitncia e os parmetros A e B, na frequncia de 10 kHz, das amostras de isolantes slidos utilizadas e anote os valores na Tabela 04. 7. Aps medir os parmetros do papel isolante hidratado naturalmente, coloque-o na estufa para desidrat-lo e depois mea novamente os seus parmetros. 4.3.2 Alta Tenso 1. Monte o circuito de alta tenso mostrado na Figura 05, com os seguintes objetos de teste: 1.1. Isolador de porcelana tipo suspenso - 15 kV; 1.2. Isolador de vidro tipo suspenso - 15 kV; 1.3. Capacitor de 600 pF - 100 kV; 1.4. Capacitor de 1200 pF - 100 kV. 2. Variando os valores de R4 e C3, equilibre a ponte e mea os valores da capacitncia e da tangente de perdas, para as tenses indicadas na Tabela 08.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos 5. AVALIAO

13

1. Compare o valor obtido, na medio da capacitncia para o ar na temperatura e presso ambiente, com uma freqncia de 10 kHz, com o valor fornecido. 2. Apresente, na forma de grficos, o comportamento da constante dieltrica relativa versus freqncia e da tangente de perdas versus freqncia, para os valores obtidos do leo isolante. Explique o comportamento do leo isolante com a freqncia, para estes dois parmetros eltricos (no se limite faixa de freqncia adotada no experimento). 3. Calcule os valores da constante dieltrica obtidos atravs do experimento e indique na Tabela 06. 4. Calcule os valores da tangente de perdas medidos e indique na Tabela 07. 5. Compare os valores medidos com os valores tericos encontrados na literatura para tg e r. 6. Analise os valores da constante dieltrica e da tangente de perdas do papel isolante antes e aps a sua desidratao. Com base no fenmeno da polarizao, explique a diferena. 7. Analise o comportamento da capacitncia e da tangente de perdas para os equipamentos utilizados no experimento em alta tenso, com a variao da tenso aplicada (no se limite aos nveis de tenso aplicados no experimento). 8. Comente os requisitos ou caractersticas para o uso dos materiais na confeco dos capacitores padro: material isolante do revestimento externo, material ou meio isolante interno. 9. Quantitativamente como deve ser os valores da capacitncia, tg e a variao da capacitncia com a temperatura para o capacitor padro? 10. Qual a vantagem da utilizao do mtodo da Ponte de Schering para a medio da capacitncia e fator de dissipao do dieltrico em altas tenses? 5.1 O relatrio dever conter: 1. Ttulo; 2. Resumo da experincia (descrio sucinta do experimento); 3. Apresentao, anlise e discusso dos resultados: grficos, comentrios, tabelas, etc.; 4. Concluso; 5. Referncias bibliogrficas.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos

14

OBSERVAES IMPORTANTES: O relatrio dever ser entregue, no mximo, at 7 dias da realizao do experimento. Relatrios iguais ou bem parecidos tero nota dividida pelo nmero de alunos que compartilharam o relatrio. Todos os dados experimentais devem ser apresentados no relatrio. 6. BIBLIOGRAFIA 1. A. J. Dekker, Electrical Engineering Materials, Prentice Hall, 1964. 2. A. J. Schwab, High-Voltage Measurement Techniques, The Massachusetts Institute of Technology Press, 1972. 3. B. M. Tareev, Physics of Dielectric Materials, Ed. Mir, 1979. 4. E. G. Costa, Guia de Experimentos - Lab. de Materiais Eltricos, DEE/UFPB, Out/1992. 5. H. TINSLEY & CO. LTD., Operating Instructions for Schering Bridge type 4550, 1975. 6. L. Solymar and D. Walsh, Lectures on the Electrical Properties of Materials, Oxford University Press, Fifth Edition, 1993. 7. R. J. A. Loureiro, Apostila do Curso de Materiais Eltricos - Dieltricos, DEE/UFPB, Nov/1985. 8. TELMES, Operating Instructions for Dielectric Coefficient & Loss Factor Testing Set type TR-9701, 1968.

A ltima reviso deste guia foi realizada pelos alunos do PET/Eltrica da FEJ/UDESC (Joinville - SC): Francisco Jos do Nascimento Jnior Marco Antonio Maschio sob orientao do Prof. Edson Guedes da Costa.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos 7. TABELAS 7.1 TABELA 02 - CAPACITNCIA DOS RECIPIENTES NO VCUO: Recipiente A Recipiente B 7.2 TABELA 03 - PARMETROS PARA FLUIDOS: Material Ar (recipiente A) leo Mineral (recipiente B) Cx (pF) A (pF) B C1 f (kHz) 10 10

15

7.3 TABELA 04 - PARMETROS DOS MATERIAIS SLIDOS: Material Papel hidratado Nylon Resina Epoxi Acrlico Papel seco 7.4 TABELA 05 - CONSTANTE DIELTRICA E TANGENTE DE PERDAS DE FLUIDOS: Material Ar leo Mineral A.B.f (tg medido) tg (terico) r (medido) r (terico) Dimetro (mm) Espessura (mm) Cx (pF) A (pF) B C1 f (kHz)

7.5 TABELA 06 - CONSTANTE DIELTRICA DE SLIDOS: Material Papel hidratado Nylon Resina epoxy Acrlico Papel seco S (rea) d (espessura) Cx = Cx.d/S r = /o

Laboratrio de Materiais Eltricos

Medio de Capacitncia, Permissividade Relativa e Perdas em Dieltricos 7.6 TABELA 07 - TANGENTE DE PERDAS DE SLIDOS: Material Papel hidratado Nylon Resina epoxy Acrlico Papel seco Tg (A.B.f) (medido) tg (terico) r (medido) r (terico)

16

7.7 TABELA 08 - PARMETROS DOS EQUIPAMENTOS DE ALTA TENSO: tg

Equipamento Isolador porcelana Isolador vidro Capacitor (1200 pF) Capacitor (600 pF)

Tenso (kV) 5 10 5 10 10 20 10 20

R4

C3

C1

C2

7.8 CONSTANTE DIELTRICA E TANGENTE DE PERDAS DE ALGUNS MATERIAIS(*): tg x 0,0038 x x x 0,007 0,004 0,002 x 0,0001 0,0017 0,06 0,006 0,0002

Material Acetona Acrlico gua Ar Benzina EPR leo de transformador Papel para isolao eltrica Papelo Polietileno Porcelana PVC Resina epoxi Teflon

Constante dieltrica a 20C 20,70 2,6 80,40 1,00058 2,20 2,6 2,20 2,4 3,6-5,5 2,30 6,0 3,2 3,8 2,0

(*) Os valores que no se encontram nesta tabela devem ser obtidos na bibliografia.

Laboratrio de Materiais Eltricos

Anda mungkin juga menyukai