Anda di halaman 1dari 3

REFERNCIAS E CITAES ACERCA DO EVANGELHO NOS ROMANCES EMMANUELINOS H Dois Mil Anos. Emmanuel.

Acerca das atividades apostlicas dos Cristos primitivos. 1. Em Cafarnaum, os seguidores do Mestre de Nazar organizaram imediatamente uma grande comunidade de crentes do Messias, tornando-se muitos em apstolos abnegados de sua doutrina de renncia, de sacrifcio e de redeno. Alguns pregavam, como Ele, na praa pblica, enquanto outros curavam os enfermos em seu nome. Criaturas rsticas haviam sido tomadas, estranhamente, do mais alto sopro de inteligncia e inspirao celeste, porque ensinavam com a maior clareza as tradies de Jesus, organizando-se com a palavra desses apstolos os prdromos do Evangelho escrito, que ficaria mais tarde no mundo como a mensagem do Salvador da Terra a todas as raas, povos e naes do planeta, qual luminoso roteiro das almas para o Cu. Todos quantos se convertiam ideia nova, confessavam na praa pblica os erros da sua vida, em sinal da humildade que lhes era exigida, portas a dentro da comunidade crist. E para que o meigo profeta de Nazar jamais fosse esquecido em seus martrios redentores no Calvrio, o povo simples e humilde, de ento, organizou o culto da cruz, crendo fosse essa a melhor homenagem memria de Jesus Nazareno. 2. Nessa poca, os cristos no possuam os evangelhos escritos, que somente um pouco depois apareciam no mundo, grafados pelos Apstolos, razo pela qual todos os pregadores da Boa Nova colecionavam as mximas e as lies do Mestre, de prprio punho ou com a cooperao dos escribas do tempo, catalogando-se, desse modo, os ensinamentos de Jesus para o estudo necessrio nas assembleias pblicas das sinagogas. Simeo, que no possua uma sinagoga, seguia, porm, o mesmo mtodo. Com a pacincia que o caracterizava, escreveu tudo que sabia do Mestre de Nazar, para record-lo nas suas reunies humildes e despretensiosas, prontificando-se do melhor grado a registrar todas as lies novas do acervo de lembranas dos seus companheiros, ou daqueles apstolos annimos do Cristianismo nascente, que, de passagem por sua velha aldeia, cruzavam a Palestina em todas as direes. 3. Ali, no silncio dos grandes macios de pedra, em cavernas desprezadas pelo tempo, ouviam-se vozes profundas e moralizantes, que comentavam o Evangelho do Senhor ou encareciam as sublimidades do seu Reino, acima de todos os precrios poderes da perversidade humana. Tochas brilhantes iluminavam esses desvos subterrneos, que as heras protegiam, enquanto suas portas empedradas davam a impresso de angstia, tristeza e supremo abandono. Sempre que um peregrino mais dedicado aportava cidade, havia um aviso comum a todos os conversos. O sinal da cruz, feito de qualquer forma, era a senha silenciosa entre os irmos de crena, e, feito desse ou daquele modo especial, significava um aviso, cujo sentido era imediatamente compreendido.

Ave Cristo! Emmanuel. Definies do Evangelho de Jesus. 1. O Evangelho no somente uma propaganda de ideias libertadoras. Acima de tudo, a construo dum mundo novo pela edificao moral do novo homem. 2. O Evangelho no apenas um trilho de acesso ao jbilo celestial, depois da morte. uma luz para a nossa existncia neste mundo mesmo, que devemos transformar em Reino de Deus. 50 Anos Depois... Emmanuel. Temas do Evangelho. 1. O Evangelho do Cristo, que tive ocasio de ler em fragmentos de pergaminho, nas mos dos nossos escravos, um cntico de sublimadas esperanas no caminho das lgrimas da Terra, em marcha, porm, para as glrias sublimes do Infinito. Paulo e Estevo. Emmanuel. Passagens do Cristianismo Primitivo. 1. O Cristo edificou, entre ns, seu reino de amor e paz, sobre alicerces divinos. Sua exemplificao est projetada na alma humana, com luz eterna! Quem de ns, ento, compreendendo tudo isso, poder identificar no Emissrio de Deus um prncipe belicoso? No! O Evangelho amor em sua expresso mais sublime. O Mestre deixou-se imolar transmitindo-nos o exemplo da redeno pelo amor mais puro. Pastor do imenso rebanho, Ele no quer se perca uma s de suas ovelhas bem-amadas, nem determina a morte do pecador, O Cristo vida, e a salvao que nos trouxe est na sagrada oportunidade da nossa elevao, como filhos de Deus, exercendo os seus gloriosos ensinamentos. 2. Nasci para uma luta sem trguas, que dever prevalecer at ao fim dos meus dias. Antes de encontrar as luzes do Evangelho, errei criminosamente, embora com o sincero desejo de servir a Deus. Fracassei, muito cedo, na esperana de um lar. Tornei-me odiado de todos, at que o Senhor se compadecesse de minha situao miservel, chamando-me s portas de Damasco. Ento, estabeleceu-se um abismo entre minha alma e o passa do. Abandonado pelos amigos da infncia, tive de procurar o deserto e recomear a vida. Da tribuna do Sindrio, regressei ao tear pesado e rstico. Quando voltei a Jerusalm, o judasmo considerou-me doente e mentiroso. Em Tarso experimentei o abandono dos parentes mais caros. Em seguida, recomecei em Antioquia a tarefa que me conduzia ao servio de Deus. Desde ento, trabalhei sem descanso, porque muitos sculos de servio no dariam para pagar quanto devo ao Cristianismo. E sai s pregaes. Peregrinei por diversas cidades, visitei centenas de aldeias, mas de nenhum lugar me retirei sem luta spera. Sempre sa pela porta do crcere, pelo apedrejamento, pelo golpe dos aoites. Nas viagens por mar, j experimentei o naufrgio mais de uma vez; nem mesmo no bojo estreito de uma embarcao, tenho podido evitar a luta. Mas Jesus me tem ensinado a sabedoria da paz interior, em perfeita comunho de seu amor.

Renncia. Emmanuel. Declaraes acerca do Evangelho. 1. O Evangelho mensagem de salvao, nunca de tormento. Na realidade, conhecemos a extenso da nossa indigncia e o grau das nossas fraquezas; mas a misericrdia divina restaria imota sem as nossas quedas e dolorosas necessidades, O Cristianismo jamais ser doutrina de regras implacveis, mas sim a histria e a exemplificao das almas transformadas com Jesus, para glria de Deus. Se as lies do Mestre apenas nos oferecessem motivos de condenao, onde estariam as grandes figuras evanglicas de Maria Madalena, Paulo de Tarso e tantas outras? No entanto, a pecadora transformada foi a mensageira da ressurreio; o inflexvel e cruel perseguidor convertido recebeu de Jesus a misso de iluminar o gentilismo. 2. L na Espanha explicou a jovem delicadamente lamos apenas um versculo de cada vez e esse mesmo, no raro, fornecia cabedal de exame e iluminao para outras noites de estudo. Chegamos concluso de que o Evangelho, em sua expresso total, um vasto caminho ascensional, cujo fim no poderemos atingir, legitimamente, sem conhecimento e aplicao de todos os detalhes. Muitos estudiosos presumem haver alcanado o termo da lio do Mestre, com uma simples leitura vagamente raciocinada. Isso, contudo, erro grave. A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida. Nesta ordem de aquisies, no basta estar informado. Um preceptor do mundo nos ensinar a ler; o Mestre, porm, nos ensina a proceder, tornando-se-nos, portanto, indispensvel a cada passo da existncia. Eis por que, excetuados os versculos de saudao apostlica, qualquer dos demais conter ensinamentos grandiosos e imorredouros, que impende conhecer e empregar, a benefcio prprio.

Anda mungkin juga menyukai