Anda di halaman 1dari 15

Escola de Ensino Mdio Governador Celso Ramos

Barba ruiva Avano sobre a URSS


HISTRIA Prof Gean Leonardo Fernando Willian Peterson Guilherme Castelini

O que foi?
Em 1941, a Alemanha declara ataque geral das foras armadas contra as fronteiras da Unio Sovitica - URSS, at ento neutra no conflito. Naquele dia fatdico, (22 de junho) Adolf Hitler ordenara a invaso e a destruio da URSS.

Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda do Reich, leu o comunicado doFhrer Adolf Hitler nao: "Povo alemo! Neste momento est em andamento uma marcha, ela pode ser comparada na sua extenso como a maior que o mundo j viu. Eu decidi novamente colocar o destino do futuro do Reich e do nosso povo nas mos dos nossos soldados. Possa Deus ajudar-nos, especialmente nesta luta.

A Operao Barbarossa

O nome cdigo escolhido por Hitler para designar a grande operao de ataque no era casual. A palavra "Barbarossa" remetia figura de Frederico Hohentaufen, o grande imperador alemo da Idade Mdia, o Frederico I do Sacro Imprio RomanoGermano, morto em 1152. Nome lendrio e respeitado entre os cavaleiros cruzados, algum que empenhara seus recursos em favor da causa da cristandade contra os infiis. De certo modo, Hitler via-se como a encarnao de Frederico Barbarossa (o "Barba Vermelha", como os italianos o chamaram), liderando um enorme operao militar para esmagar a heresia comunista que se encastelara mais ao oriente, no Kremlin de Moscou.

Os comandante da invaso: von Leeb, von Bock e von Rundstedt

A invaso deveria acontecer na primavera de 1941, mesmo com a continuidade da guerra contra GrBretanha. Este risco, Hitler pretendia superar com o tempo, pois imaginou que as foras conservadoras na Inglaterra e os sentimentos anticomunistas espalhados pelo mundo fariam presso para que suspendessem a guerra contra ele, visto que a Alemanha nazista atacava a morada da URSS. Era um lance de jogador de pquer. Com a carta da invaso da URSS na mo, ele esperava que os demais envolvidos na guerra se retirassem da mesa.

Stalin, ditador sovitico no acreditava na invaso alem, estava crendo no pacto de no agresso de 1939 feito entre URSS e a Alemanha. A guerra germano-sovitica ocupou um captulo aparte na histria da Segunda Guerra Mundial, principalmente pela ferocidade com que foi travada e pelo grau inaudito de destruio que provocou. Conforme o conflito foi se estendendo por boa parte da Rssia ocidental e se prolongando por quatro anos, terminou por ganhar dimenses picas.

O dio que a ocupao da Rssia despertou entre os seus habitantes e as crescentes atrocidades dos invasores fizeram com que ela descambasse para uma guerra tnico-racial. Logo os comunistas trataram de defini-la como a Grande Guerra Patritica, procurando com isso atribuir-lhe um cunho nacionalpatritico, chamando para as suas fileiras os nacionalistas e os anticomunistas que ainda sobreviviam no pas, para formarem uma poderosa frente de resistncia.

A Vitria Sovitica Depois de terem sido detidos em Leningrado (cercada durante 900 dias) e na frente de Moscou, em dezembro de 1941, duas outras batalhas colossais colocaram fim nas possibilidades de vitria nazista. A primeira delas foi travada na cidade de Stalingrado, beira do rio Volga, que culminou na rendio do 6 Exrcito Alemo A segunda foi a batalha de Kursk, ocorrida no sul da Unio Sovitica e que tornou-se maior batalha de blindados de todos os tempos, quebrando para sempre com a capacidade ofensiva do exercito alemo. Dali em diante, o exrcito vermelho, ao preo exorbitante de cinco milhes de baixas, tomou a contra-ofensiva em toda a extenso do fronte, at que, finalmente, os marechais soviticos Zuhkov e Konev entraram numa Berlim completamente destruda, em abril de 1945, obrigando a Alemanha nazista rendio final no dia 8 de maio daquele ano mesmo.

Tomada de Berlim pela URSS

Invaso Nazista a URSS

Referncias bibliogrficas
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mund o/barbarossa6.htm http://oolhardojornalista.blogspot.com.br/20 13/05/operacao-barbarossa.html http://www.youtube.com/watch?v=l4zc6IP22 n8 FARIA, Ricardo de Moura. Estudo de Histria. So Paulo: FDT, 2010.

Anda mungkin juga menyukai