Anda di halaman 1dari 2

O QUE QUE A ESCOLA PODE FAZER? A escola tem um papel fundamental, tanto ao nvel da preveno como da interveno.

. importante ter presente que: Todos somos responsveis por promover um ambiente seguro para todas a crianas, para que estas possam desenvolver-se numa atmosfera descontrada e segura. O bullying e outros tipos de comportamentos violentos so inaceitveis. Todos os profissionais, governantes, crianas e pais devem ter uma compreenso do bullying. Devem ser postos em prtica e disseminados procedimentos intimidatrios. Todas as crianas devem ser informadas acerca da importncia de contar a um adulto que esto a ser intimidadas e saber que se deve lidar com estes incidentes de uma forma imediata e eficaz. Se uma criana lhe quiser contar uma situao de bullying dever: Procurar um espao tranquilo e pedir-lhe que ela lhe conte exactamente o que aconteceu. Acreditar em tudo o que a criana lhe contar e valorizar o facto dele o ter conseguido fazer. Dizer criana intimidada que a culpa da intimidao no dela e garantir que ir apoi-la na resoluo do problema. para relatar acontecimentos

PROCEDIMENTOS DE INTERVENO: Numa situao de bullying dever: Falar com as crianas envolvidas num espao tranquilo e seguro. Relatar os incidentes equipa. Nos casos de abusos mais srios, os incidentes devem ser registados pela equipa. Os pais das crianas envolvidas devem ser informados e deve ser pedido para comparecerem numa reunio para discutir o problema. Se for necessrio e apropriado, a polcia deve ser consultada. O comportamento intimidador e os traos ameaadores devem parar imediatamente. Deve ser feita uma tentativa para apoiar o/a intimidador/a na alterao o seu comportamento. O/a intimidador/a deve pedir desculpa e ser responsabilizado/a pelo seu comportamento. Em situaes mais graves deve ser considerada a suspenso ou mesmo a expulso. Se possvel, as crianas ou jovens devem reconciliarse. fundamental ter em conta que o Bullying um problema pblico, de forma a retirar do isolamento as crianas e jovens sujeitos a este tipo de violncia.

BULLYING
O QUE A ESCOLA DEVE SABER

Telf: +351 21 3802162 | Fax: + 351 21 3802169 espaco.criancas@amcv.org.pt | www.amcv.org.pt

O QUE SE ENTENDE POR BULLYING? O termo ingls bullying pode ser traduzido, em portugus, por intimidao. uma forma de violncia entre pares, geralmente crianas ou jovens, com a inteno de magoar a outra pessoa. A maioria das situaes de intimidao ocorre em contexto escolar (recreios, casas de banho, refeitrios e salas de aula) ou no percurso entre a casa e a escola. Habitualmente acontece quando no existem adultos por perto. Assim, fundamental que os pais, familiares e a escola estejam sensibilizados e aprofundem o seu conhecimento acerca deste tema. QUAIS OS TIPOS DE BULLYING? Verbal: chamar nomes, ser sarcstico, lanar calnias ou gozar com alguma caracterstica particular do outro (gordo; caixa de culos; trinca-espinhas) Fsico: puxar, pontapear, bater, beliscar ou outro tipo de violncia fsica Emocional: ignorar Racista: toda a ofensa que resulte da cor da pele, de diferenas culturais, tnicas ou religiosas Cyberbullying: informao telemvel) magoar e para utilizar hostilizar, tecnologias (Internet deliberada de ou e comunicao excluir, atormentar, ameaar, manipular, amedrontar, chantagear, ridicularizar,

ALGUNS SINAIS DE BULLYING: A criana que est a ser vtima de bullying pode: Estar assustada ou no ter vontade de ir para a escola Apresentar fracos resultados escolares Isolar-se Comear a gaguejar Mostrar angstia Deixar de comer Tornar-se agressiva Deixar de ter as suas economias (ou estas irem desaparecendo) Perder, constantemente, o almoo ou outros bens Comear a roubar dinheiro Ter medo de falar sobre o que se est a passar Ter pesadelos Tentar fugir Tentar o suicdio Estes sinais podem indicar outro tipo de violncia, contudo, o bullying deve ser tido em considerao. As manifestaes so diferentes de criana para criana, podendo, nalguns casos, ser pouco visveis ou mesmo passarem despercebidas, sem que isso signifique menor gravidade.

MITOS E REALIDADES: Mito: O Bullying uma fase que faz parte da vida. Todas as crianas conseguem ultrapassar essa fase. Realidade: O bullying no normal ou um comportamento socialmente aceitvel. Aceitar tal comportamento conferir mais poder aos/s intimidadores/as. Mito: Se a criana ou jovem contar a algum, ser pior, uma vez que a intimidao aumentar. Realidade: Estudos demonstram que o bullying s pra quando os adultos e pares so envolvidos. Mito: O bullying um problema da escola e s os/as professores/as que se devem preocupar. Realidade: O bullying um problema social que, por vezes, pode ocorrer, tambm, fora da escola, nomeadamente na rua, centros comerciais, campos de frias e, mesmo, com adultos, nos locais de trabalho. Mito: As pessoas que intimidam nascem assim. Realidade: O bullying um comportamento aprendido e os comportamentos podem ser mudados.

repetidamente, uma pessoa, com o intuito de a

Anda mungkin juga menyukai