Anda di halaman 1dari 10

Propostas para a disciplina de projeto 2 Tema 01: interveno fotografica sobre o corpo feminino e como o espao onde essas

obras estaro expostas interferido por annimos. Ttulo: A mulher exposta Objetivos O objetivo principal desse trabalho no a fotografia em si, mas fatores externos a ela; tentar analisar empiricamente os discursos existentes em nossa sociedade atravs da experiencia da exposio desses elementos imagticos, tambm observar o comportamento atravs da escrita e mostrar como as pessoas observam e tratam, primeiramente, o espao pblico no qual essas imagens estaro expostas e, se surtir consequencias, o corpo das mulheres, em sua forma mais ntima, atravs de comentrios annimos e como os mesmos espaos podem ser utilizados para objetivos alm dos planejados durante a concepo do projeto. Dentre os objetivos especficos esto:
Trazer uma exposio fotogrfica a cu aberto; Fazer uma ponte entre os estudos sociologicos e de arte; Aproximar academicamente essas duas reas de estudo.

Justificativa Em meio a grande quantidade de trabalhos que ressignificam a ideia que temos, enquanto individuos, de nossos corpos dentro do padro binrio de gnero construdo, esse seria um trabalho que teria um foco diferenciado, mostrando como pessoas, em meio ao seu anonimato tem a liberdade de comentrios que talvez no tivessem dentro do convvio social, tentando mostrar o quanto essas falas so influenciadas pelo inconsciente coletivo.

Tambm a forma que os indivduos em nossa sociedade lidam com ambientes pblicos, que lhes so mais facilmente acessiveis para suas intervenes. Por ser um trabalho que lida com a percepo do outro em relao a corpos e espaos, trata-se tambm de um tema muito atual, que converge com a no total compreenso desses tempos que modificam-se rapidamente, que rompem com antigas tradies, remodelam as relaes entre pblico e privado e geram esse descontentamento constante do ser, que busca respostas para perguntas que acreditava j terem sido respondidas. Mtodo de Trabalho O projeto tem como base inicial trabalhar com a rea da fotografia inserida dentro do contexto da cidade; atravs dessas fotografias (inicialmente imaginadas como representaes de lderes de torcida, mas que poderia ser extendido para vrios arqutipos femininos ou esteretipos de corpos femininos), expostas em locais de menor frequencia de indivduos, onde os mesmos seriam "convidados" a escreverem por sobre a imagem. Ao lado de cada imagem teria uma caneta presa a parede, onde as pessoas poderiam escrever comentrios, se desejassem. O resultado desses rabiscos (ou de sua ausencia) seria registrado e transformado num posterior ensaio, consequencia da interao individuo-obra na interveno urbana; o tratamento dado as canetas tambm seria observado e registrado como parte da pesquisa sobre o tratamento dado aos locais pblicos. Introduo O panorama atual do pas levanta inmeros questionamentos sobre a mulher e seu corpo, como o mesmo encarado dentro de suas inmeras representaes sociais e miditicas. Enquanto isso, os espaos pblicos, em sua maioria so vistos como ambientes gratuitos, onde o ser, enquanto cidado, pode sentir-se livre para usa-lo da maneira que melhor desejar, em muitos casos deixando a marca de sua existncia naquele local temporariamente. Trazer o recorte desses dois comportamentos singulares, frequentes em nosso pas, em forma de um trabalho de questionamento das reaes sobre fotos de mulheres, cujas imagens podem ser "invadidas", assim como quaisquer outros locais de
(*)

O termo glitch geralmente associado a contextos digitais, mas aqui podemos entende-lo como defeitos em impresses grficas, pinturas e qualquer outra mdia impressa.

acesso pblico, uma atividade artstica e tentativa de pesquisa do inconsciente coletivo de nossa sociedade. A ideia partiu de discusses em voga na atualidade sobre o lugar e o papel da mulher na contemporaneidade e como sua imagem est vinculada a inmeros significados e interesses, tanto como a construo mental que ela tem de si quanto a que o outro possui dela; essas construes no so obra do acaso e possuem um forte fator de coeso social, que vem sendo moldado durante os sculos. Discutir e questionar esses papeis um espao e uma possibilidade para o artista e tambm para o cientista social. Alm do mais, um trabalho como esse seria uma boa justificativa para que essas reas que, em muito podem se ajudar, possam ter um maior espao de comunicao dentro do ambiente acadmico Concluso A concluso do trabalho se dar com o recolhimento e analise dos dados obtidos durante certo perodo de tempo em que essas obras estaro expostas. O excesso ou ausncia de escritos, bem como eventuais acidentes (roubo de imagens e canetas) serviro como auxiliares dentro do objetivo de trazer uma concluso preliminar para esse estudo emprico.

Tema 02: Exposio de colagens


(*)

O termo glitch geralmente associado a contextos digitais, mas aqui podemos entende-lo como defeitos em impresses grficas, pinturas e qualquer outra mdia impressa.

Ttulo: Desconstrudo murais Objetivo Com essa atividade, exibir massivamente as varias maneiras com as quais a imagem pode ser desconstruda, bem como mostrar como essas montagens e recortes mostram muito do ambiente catico da zona urbana. Atravs do trabalho individual e/ou coletivo, chegar a resultados inusitados ou trabalhar a ideia do acaso dentro de um projeto onde as obras podem tranformarem-se num porvir de algo que pode ser considerado incompleto ou numa proposta visual alternativa completa em si (abstrata ou figurativa); ou numa mistura dos dois, por se tratar de um projeto que no possui um tema definido, mas que poder ser definido pelos participantes. Dentre os objetivos especficos esto:
Divulgar novas modalidades artsticas; Experimentar diferentes materiais de trabalho; Se possvel, desenvolver um feedback do trabalho em equipe; Ressignificar murais e ambientes onde essas obras estaro expostas; Analisar a durabilidade, como a mesma modificada pelos efeitos do tempo e

da interveno humana e climtica;


Contribuir na transformao da cidade num ambiente participativo e de

gerao e transmisso de ideias. Justificativa Alm de divulgar uma forma de arte visual pouco explorada na cidade (se comparada com as j tradicionais pinturas e esculturas), trata-se de um gnero que mostra-se muito convergente com as ideias das ruas, da desconstruo, do caos imagtico, do abstrato que invade muros antigos e recentes.
(*)

O termo glitch geralmente associado a contextos digitais, mas aqui podemos entende-lo como defeitos em impresses grficas, pinturas e qualquer outra mdia impressa.

A imensa quantidade de rudo visual pode viciar nossa percepo da cidade, da sua sujeira e desagrado esttico (partindo do ideal clssico de esttica) e a ressignificao desses espaos contribui para uma constante ateno que o pblico pode de como esses podem se modificar e de que a cidade um ambiente de decises e de participao constante do cidado. Mtodo de Trabalho De forma individual e/ou em grupo (variando da disponibilidade que os autores tero em contribuir com o trabalho), sero feitas colagens que sero expostas ao ar livre em murais e, sejam reprodues de colagens at colagens feitas na hora por artistas e transeuntes. O tema dessas colagens ainda indefinido, mas seria trabalhado em negociao com os artistas convidados bem com a disponibilidade dos materiais tambm seria de influencia decisiva em quais rumos tomariam a escolha do(s) tema(s). Esses trabalhos teriam uma maior liberdade em relao ao material utilizado, podendo inclusive ser realizado de maneira digital, tendo exposto a pblico apenas a sua reproduo. Por mais que o trabalho seja de tema indefinido e tenha abertura para o pictorialismo, o foco maior dele seria trabalhar com o abstrato, com o glitch(*) e com o rudo visual de um ponto de vista diferente do usual pre-definido pelas configuraes da cidade. Introduo A arte de rua o ambiente do efmero, mas as ideias que surgem dessas intervenes podem ecoar de maneira significativa e gerar um legado de cidados mais conscientes da diversidade artstica que pode ser obtida na cidade e que eles mesmos podem utilizar desse espao democraticamente (em hiptese). Acreditando nesse pressuposto, a ideia do uso de colagens no meio urbano como forma de expresso artstica e de democratizao do espao foi tida como uma opo alternativa de plataforma para a expresso dessa efemeridade urbana.
(*)

O termo glitch geralmente associado a contextos digitais, mas aqui podemos entende-lo como defeitos em impresses grficas, pinturas e qualquer outra mdia impressa.

A ideia surgiu a partir de conversas com amigos que admiram a street art sobre diferentes formas de utilizao do espao urbano, com projetos viveis e de baixo oramento e tambm do desejo de participar de um movimento emergente, que abre espao para novos membros e novas maneiras de expresso. Assim, iniciou-se a concepo do projeto Desconstruindo Murais, que visa agregar valor a um movimento que ganha visibilidade cada dia mais. Concluso Finalizando, a inteno do projeto a de se preocupar com a durabilidade das obras nem com a conservao das mesmas, no uma celebrao do autor nem necessariamente da arte (na sua maneira formal de se pensar arte), mas da cidade como lugar de confronto e de embate de ideias, de questionamento e constante mudana. O fim de nossas obras poder se confundir com o mesmo fim que levam as inmeras propagandas, cartazes e pixaes que decoram os muros dos ambientes que frequentamos, e com essa linguagem que queremos dialogar, pois a sujeira tambm comunica, mas no desejamos nos comunicar da mesma forma com a qual ela conversa no dia a dia.

Tema 03: Apresentao coral ao ar livre


(*)

O termo glitch geralmente associado a contextos digitais, mas aqui podemos entende-lo como defeitos em impresses grficas, pinturas e qualquer outra mdia impressa.

Ttulo: Coro em cantos Objetivo O principal objetivo trazer para um pblico que no est habituado com a forma de cano erudita e desmistificar a distancia construda socialmente, existente entre o mundo do popular e do erudito. Essa tentativa de desmitificao seria obtida atravs da interao entre os integrantes e o pblico, da interpretao descontrada, o trabalho com a surpresa do pblico e do inusitado da insero desse gnero musical dentro do ambiente do centro da cidade. Dentre os objetivos especficos esto:
Trazer novas modalidades artsticas ao ambiente do centro da cidade; Ajudar a redefinir o centro da cidade como plataforma de expresso dos

artistas locais;
Contribuir para a formao cultural do cidado campinense; No transformar esse projeto num fato isolado, mas influenciar outros grupos

e cantores a se utilizarem do espao central; Justificativa Devido a uma demanda reprimida, que pode ser construda, aproximaremos o mundo da msica clssica do ambiente das ruas, gerando um conflito sonoro e visual, de um pblico habituado com um estilo de msica que toca nos ambiente centrais exaustivamente e um outro grupo, habituado a se apresentar em locais especficos que no se assemelham com o proposto no projeto. Esse choque cultural pode gerar diversas reaes do pblico, previsveis ou inesperadas, mas que, com certeza, no deixaro essas pessoas indiferentes e isso que

(*)

O termo glitch geralmente associado a contextos digitais, mas aqui podemos entende-lo como defeitos em impresses grficas, pinturas e qualquer outra mdia impressa.

buscamos: uma forma de provocar, de chamar a ateno para a diversidade musical da nossa sociedade. Mtodo de Trabalho O grupo coral "Coro em Canto" realizaria uma apresentao surpresa na praa da bandeira ou em algum outro local central ainda no definido em horrio comercial. As msicas sero as que o grupo est ensaiando nesse semestre ou definidas pelo mesmo. O processo de ensaio seria acompanhado e orientado, bem como a forma da entrada e sada dos membros do coro para a apresentao no centro. O regente Lemuel Guerra seria o responsvel pelo trabalho com o grupo e o intermediador entre os organizadores do projeto, que participariam de breves reunies nas quais o contedo e a forma de apresentao do mesmo seria debatido. Introduo A forma massiva que alguns estilos musicais predominam em detrimento dos outros so fruto de um complexo alinhamento, entre prticas culturais, socias, polticas e econmicas, dentre outros tantos fatores. A msica popular j possui um espao fluido de divulgao, conqusitado com a ajuda dos meios de comunicao em alguns casos e com a divulgao boca a boca em outros. Por outro lado, o tempo fez com que alguns estilos musicais se tornasem artigo de luxo ou uma forma de entretenimento de um nicho muito especfico. Um desses estilos o canto coral, ainda muito valorizado em solenidades e eventos oficiais, mas que perdeu boa parte de sua popularidade com o passar dos sculos. As motivaes que levaram a essas mudanas no so o foco do nosso projeto, mas entende-los vai nos servir de grande ajuda para entender a necessidade de uma revalorizao desse estilo em outros grupos que no necessariamente aqueles que j o conhecem e admiram. Assim, o projeto Coro em cantos uma iniciativa que tenta dialogar com um estilo musical pouco conhecido do grande pblico e tido como um tipo de entretenimento de elite,
(*)

O termo glitch geralmente associado a contextos digitais, mas aqui podemos entende-lo como defeitos em impresses grficas, pinturas e qualquer outra mdia impressa.

mas que, se trabalhado e apresentado de uma maneira envolvente, pode ganhar novos mercados. Concluso Transformando o centro da cidade num local de divulgao desses e de outros artistas, o pblico tem a ganhar, com uma maior variedade musical (lembrando que no trabalhamos aqui com a ideia de substituio de valores e sim de acrescimo) e os artistas tem a possibilidade de alcanar novos mercados e de levar sua msica a ambientes at ento no imaginados.

Escolha do projeto principal Pessoalmente, das propostas apresentadas, a que mais me parece vivel e pessoalmente me interessa mais a segunda proposta, por trabalhar com uma rea que acho de um potencial ainda pouco explorado dentro de nossa cidade e por ser de baixo custo e trabalhar com materiais simples, porm que podem levar a resultados muito interessantes.
(*)

O termo glitch geralmente associado a contextos digitais, mas aqui podemos entende-lo como defeitos em impresses grficas, pinturas e qualquer outra mdia impressa.

O fato de utilizar de uma linguagem ainda pouco conhecida do grande pblico, pode gerar uma nova maneira de ver e interpretar a street art campinense e dos seus j famosos e conceituados graffites e stickers. O primeiro trabalho tem um foco interessante no estudo sociolgico, que uma rea de uma grande abrangncia e que merece receber mais ateno de um pblico maior, mas acredito nele como um projeto que deveria ser estudado a longo prazo, com um maior tempo de maturao do contedo, que imenso e o risco de se cometer equivocos com um projeto que possui pouco tempo de pesquisa grande. O ltimo projeto, acredito na viabilidade dele, mas existem fatores externos que poderiam compromet-lo: primeiramente a aceitao dos envolvidos em participar e a efetividade e empenho dos mesmos em contribuir. Nisso, entendo o segundo projeto como o mais vivel levando em considerao o seu custo e o tempo que vai ser levado na pesquisa e confeco do material.

(*)

O termo glitch geralmente associado a contextos digitais, mas aqui podemos entende-lo como defeitos em impresses grficas, pinturas e qualquer outra mdia impressa.

Anda mungkin juga menyukai