Anda di halaman 1dari 2

TEXTO: A dialtica do singular-particular-universal Betty Oliveira - Como a singularidade se constri na universalidade e como a universalidade se concretiza na singularidade, tendo o particular

r como mediao? - O homem singular (individuo) existe isoladamente numa sociedade que o ambiente a essncia que se desenvolve.BO homem singular um ser social, que sntese de mltiplas determinaes. - A sntese complexa em que a universalidade se concretiza histrica e socialmente por meio do trabalho. - A essncia humana um produto histrico-social. O vir-a-ser social e histrico criado pelo homem singular - Como a relao singular-particular-universal do ponto de vista epistemolgico? 1 Experincias semelhantes esse sujeito entre juzo desse ato singular. 2 Juzo relacionado num nvel de maior amplitude de que o ato singular. 3 Juzo todo movimento est apto, alias compelido de torna outra forma de movimento. - Exemplo: Abstrao de fruta A fruta especifica (singular) em certas circunstancia (particular) rene caractersticas de frutas especificas (universal). A categoria que caracteriza um conceito mais geral em relao a uma fruta no existe a no ser no pensamento. - A universalidade uma abstrao que tem na sua base conceito da realidade. Considerar a relao individuo-sociedade (humanizao do homem) - Concepo histrico-social de homem vista na relao individuogenerecidade (relao do homem com o gnero humano relao de cada individuo singular com objetivaes humanas) - Mltiplas relaes compreender a relao entre o individuo (singular) e gnero humano (universal) se concretiza na relao do individuo com a sociedade (particular). - Sociedade determinada estrutura social, organizada de acordo com relaes sociais de produo. - A relao individuo-sociedade diferente da relao individuogenerecidade. - Concretizao da generecidade ocorre pelo processo de socializao dentro da estrutura social em que vivemos. - Gnero Humano realiza no interior das relaes socais concretas e histricas na qual o homem se insere. - O problema da alienao no se resume a relao entre individuo e produo do trabalho.

- Erros: Relao Individuo-Sociedade = Relao Singular-Universal. A categoria individuo e sociedade ser concebido como aquilo que pode ser manifestado ou medido. - Individuo e sociedades no se separam se complementam, pois fazem parte de um mesmo processo. - Ponto de partida e chegada investigao so as manifestaes fenomnicas no imediato dos fatos da realidade - Compreende o processo ontolgico da realidade humana e o processo histrico dentro das relaes sociais de produo. - Dimenses fundamentais da Relao Singular-Particular-Universal: a) Ontolgica como o humano se forma ontologicamente no homem, dentro de determinadas situaes scio-histricas; b) Epistemolgica como se conhece esse processo; c) Lgica qual a lgica inerente a essa processualidade. - Conhecer a realidade vai delimitao das relaes mais simples e determinantes at a totalidade social. - Lgica Formal x Lgica Dialtica - Lgica Formal baseado no principio de identidade e da no contradio compreende mltiplas relaes da sociedade em seu processo. - Lgica Dialtica so leis que dirigem o movimento objetivo da realidade e transforma em leis de pensamento. Baseado na Lei da contraditoriedade (compreende um determinado fenmenos que so opostos e complementares) e a Lei da Negao da negao. - Mediaes que explicam mecanismo que interfere na relao singularuniversal. - O particular se confunde com universal e com singular. Quanto mais a sociedade se complexifica mais mediaes vai surgir. - O singular (individuo) existe na relao intrnseca com o universal e o universal (gnero humano) se concretiza no singular, por meio de mediaes (relaes sociais no contexto).

Anda mungkin juga menyukai