Anda di halaman 1dari 2

1. Uma pessoa entrou em um cinema quando o filme j havia comeado. Imediatamente, houve um aumento no tamanho de uma parte do olho.

Que parte essa? 2. Organize as partes do olho na seqncia, partindo do sentido da passagem de um raio de luz: pupila, humor vtreo, crnea, cristalino, humor aquoso, retina. 3. Quais so os dois tipos de clulas sensveis luz encontradas na retina? Quais as diferenas entre elas? 4. Identifiquem nas descries abaixo as que correspondem aos seguintes problemas de viso: miopia, astigmatismo, catarata, glaucoma, daltonismo. a) Lente com pouca trasnparncia. b) Aumento da presso intraocular. c) Dificuldade de distinguir as cores. d) Dificuldade de enxergar de longe. e) Dificludade de enxergar de perto. 5) Ordene os termos a seguir de acordo com o sentido da passagem de uma onda sonora: tmpano, bigorna, pavilho auditivo, estribo, cclea, martelo, canal auditivo. 6) Substitua as letras em parnteses pelos termos que completam corretamente cada frase: A cclea um rgo sensitivo responsvel pelo sentido da (a), e os canais semicirculares atuam na (b). 7) Que estrutura permite equilibrar a presso do ar dentro da orelha mdia com a presso atmosfrica? 8) Por que no possvel perceber o sabor dos alimentos quando estamos doentes? 9) Quais so os quatro tipos de sensaes fundamentais percebidos pelos botes gustativos? 10) D um exemplo da importncia dos receptores da pele para nossa sobrevivncia. 11) Qua a funo do nervo olfatrio?

1)

Exerccio - rgos dos Sentidos Profa. Marly Magalhes Franco Responda: a)Quais so as sensaes obtidas pelos sentidos do tato? b) Um indivduo portador de um grave distrbio que atinge toda a orelha interna. Quais os sentidos afetados por tal distrbio? c) Qual o rgo sensorial humano responsvel pela percepo dos cheiros emanados pela natureza? d) Escreva a funo das seguintes estruturas do olho: I Cristalino ou lente II Pupila Em relao gustao, responda: e) Quem so os receptores e onde se localizam? f) Qual rgo sensorial responsvel pela sensao do tato? 2. Assinale a alternativa correta: a) As estruturas anatmicas: canais semicirculares e utrculo esto relacionados com a funo de equilbrio nos seres humanos. Tais estruturas localizam-se: ( ) na coluna vertebral. ( ) na orelha interna. ( ) no hipotlamo. ( ) no cerebelo. b)Quais so as funes realizadas pelos seguintes rgos sensoriais: nariz e globos oculares, respectivamente? ( ) Olfato e audio. ( ) Olfato e viso. ( ) Viso e olfato. ( ) Paladar e viso. ( ) Paladar e audio. c) O filme de uma mquina fotogrfica corresponde, no olho dos mamferos: ( ) crnea. ( ) ris. ( ) ao cristalino. ( ) ao humor aquoso. ( ) retina. d) Quando se menciona a cor dos olhos de uma pessoa est se fazendo referncia colorao da estrutura do globo ocular denominada: ( ) pupila. ( ) cristalino. ( ) crnea. ( ) ris.

( ) globo ciliar. 3) Responda ao o que se pede: a) Membrana chamada de branco dos olhos. b) Lente biconvexa que d foco viso. c) Inflamaes do labirinto. d) Inflamao da conjuntiva e) Estrutura cartilaginosa, cuja funo captar os sons. f) Camada mais externa da pele. e) Doena que afeta o cristalino deixando a viso opaca.

4) Observe a figura e responda:

a) Quais so os ossos encontrados na orelha mdia? b) O que tmpano? c)Qual a funo do pavilho auricular?

Anda mungkin juga menyukai