Anda di halaman 1dari 17

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

O ENSINO DO CANTO ORFENICO NA ESCOLA SECUNDRIA BRASILEIRA (DCADAS DE 1930 E 1940) Wilson Lemos Jnior1 Instituto Federal Catarinense (IFC) juniorlem@gmail.com RESUMO Durante a histria, vrios filsofos, intelectuais, pedagogos, msicos ou mesmo leigos defenderam o ensino de Msica como parte integrante da educao, tais como o pedagogo Fernando de Azevedo e o msico e compositor Heitor Villa-Lobos, sendo este um dos maiores responsveis pela incluso da disciplina de Msica e Canto Orfenico nas escolas brasileiras. Este artigo trata do processo de valorizao e implantao do ensino de Msica e Canto Orfenico nas escolas brasileiras. Busca-se analisar no discurso destes personagens, as suas idias a respeito do ensino de Msica, assim como as suas finalidades, suas vantagens e sua relao com a escola moderna. Palavras-chave: Educao Musical, Canto Orfenico, Histria das Disciplinas.

THE TEACHING OF ORPHEONIC SINGING IN THE SECONDARY BRAZILIAN SCHOOL (DECADES OF 1930 AND 1940) ABSTRACT Over history, many philosophers, intellectuals, pedagogues, musicians and even laypersons consider Music as part of the education process, such as Fernando de Azevedo, pedagogue; and HeitorVilla-Lobos, music composer, the latter being one of the most responsible for the inclusion of the discipline of Music and Orpheonic Singing in the secondary Brazilian Schools (Normal and Junior High School). This article discusses the process of recovery and deployment of teaching music and Orpheonic Singing in the Brazilian school. The present text aims the analyses of their thoughts and ideas concerning Music education, as well as its objectives, advantages and relation to the modern school. Keywords: Music Education, Orpheonic Singing, History of Disciplines.

No incio da dcada de 1930, o Canto Orfenico passou a ser contemplado nas leis e decretos federais para o ensino secundrio2. A Reforma de ensino de Francisco Campos em 1931 foi resultado da interveno do maestro Heitor Villa-Lobos em prol da educao musical e, em particular, do Canto Orfenico na escola. Com esta reforma, o Governo Federal procurou expandir e tornar o ensino do Canto Orfenico obrigatrio na escola, no apenas no ensino primrio, como tambm no ginasial. No entanto, as discusses e as idias a respeito do ensino de Msica j se encontravam presentes no cenrio nacional desde o incio do sculo. Todos os msicos e educadores que defenderam e divulgaram o ensino de Msica na escola foram tambm responsveis pela implantao, por meio de leis e decretos federais, do ensino de Msica e Canto Orfenico na escola na dcada de 1930. Este artigo trata das questes
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

279

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

gerais da disciplina como as discusses, os apoios, as finalidades declaradas e os decretos de ensino. Os defensores da escola nova e do ensino de msica na escola Em 1930, o maestro Heitor Villa-Lobos apresentava seu projeto de reformulao do ensino de Msica para as escolas paulistas e, posteriormente, brasileiras. Nesta proposta, apresentava os benefcios da Msica para os estudantes dos nveis primrio, secundrio e normal. Porm, o maestro no foi o nico a defender o ensino de Msica. No final da dcada de 1920 e incio da dcada de 1930, ganhava fora no Brasil, um grupo de educadores que se intitulavam os defensores da escola nova, que pregavam uma educao que pudesse abranger as camadas mais carentes da sociedade (educao para todos). A presena marcante de alguns destes intelectuais como Fernando de Azevedo, Loureno Filho e Ansio Teixeira no mercado editorial, nas gestes dos sistemas de instruo pblica e at mesmo na formulao de polticas educacionais, fez com que as idias destes educadores fossem propagadas por todo o pas. Tais intelectuais se preocupavam com o ensino de Msica, tanto para as escolas primrias como para as secundrias:
Segue-se, na ento Capital do pas, a Reforma de Ansio Teixeira, em 1932, que j encontrou estruturada a de seu antecessor, Fernando de Azevedo, a qual, em virtude da Revoluo de 1930, no pde ter o desenvolvimento almejado. Na Reforma de 1932, a Msica e as demais Artes tm um lugar proeminente, como um dos mais preciosos alicerces da Escola Nova. Alm da programao para Escolas Elementares, Jardins de Infncia e Ginsios, criada a Cadeira de Msica e Canto Orfenico no Instituto de Educao e que foi ministrada pela Professra Ceio de Barros Barreto (...) (JANNIBELLI, 1972, p.42).

O projeto escolanovista defendia uma educao para as massas, especialmente para a crescente populao que habitavam os grandes centros urbanos e serviam de mo-de-obra barata para o tambm crescente movimento industrial. A Msica tinha um importante espao sobre este olhar sobre a educao. Essa relao se dava exatamente no sentido de despertar a cidadania. Essa finalidade educativa da Msica, mais tarde iria ao encontro da poltica nacionalista de Getlio Vargas que desde o incio de seu governo, buscou uma centralizao do poder, lutando contra a poltica regionalista praticada durante a Primeira Repblica. A administrao do pas tinha que ser nica e independente dos proprietrios rurais que apoiavam e eram apoiados pelo Governo Federal no perodo da poltica do Caf com Leite 3. Sendo assim, a afirmao de uma nao era uma das bandeiras do governo getulista e a msica era uma poderosa ferramenta a favor de uma unificao artstica, musical e poltica. Na obra Novos Caminhos e Novos Fins: A nova poltica da educao no Brasil. Subsdios para uma histria de quatro anos, com primeira edio no ano de 1937, Fernando de Azevedo analisou a reforma educacional planejada e executada por ele no Rio de Janeiro entre os anos de 1927 a 1930. Em sua anlise o autor defendia o ensino das artes apoiado no poder recreativo desta rea de conhecimento: (...) A educao nova quebraria o ritmo da unidade essencial da vida, se, no seu propsito social, no abrangesse, para desenvolver o bem-estar do indivduo e da comunidade, as poderosas inspiraes da arte, nos seus aspectos educativos e recreativos. (AZEVEDO, 1958, p.119).
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

280

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

Se por um lado, Fernando de Azevedo considerou importante um espao para as artes dentro da educao nova, compreendendo as suas mais diversas manifestaes (desenhos manuais, msica, teatro e dana), por outro apresentou uma viso utilitarista da arte na escola, em que esta no assumia um papel essencial pelo seu lado tcnico e terico, mas sim pela sua capacidade recreativa. O ensino das artes era apresentado como um poderoso meio de educao, capaz de promover um dos valores essenciais para o homem da dcada de 1920: a sociabililizao. Esta de fato era uma preocupao dos intelectuais da escola nova que procuravam promover uma educao que preparasse o indivduo para o convvio harmnico na sociedade. Desta forma, descartavam os ideais de uma educao tradicionalista que visava apenas a instruo, ou seja, a simples transmisso de conhecimento. A respeito das diferentes artes (msica, teatro e dana), Fernando de Azevedo complementa:
(...) No novo cdigo de educao, as representaes dramticas, a msica e a dana no entraram apenas como divertimento nos programas de festas e reunies escolares, mas se integraram, como num corpo de doutrina, no novo sistema com que a escola, aproveitando a arte na sua funo social, como um auxiliar maravilhoso na obra de educao, poder contribuir para aprofundar e consolidar as bases espirituais de nossa formao, abrindo a sensibilidade da criana as atividades ideais, capazes de despert-la e desenvolv-la, sem prejuzo, antes como proveito das prticas cotidianas. (AZEVEDO, 1958, p.128-129).

Desta forma, Fernando de Azevedo criticava a arte dentro da educao tradicional.


A arte, que at ento se hospedava, retrada, nos programas artificiosos de festas escolares, para deleite dos pais, no seu encantamento pelos filhos, incorporou-se ao sistema de educao popular, como um dos principais fatores educativos e uma das mais poderosas foras de ao, de equilbrio e de renovao da coletividade (AZEVEDO, 1958, p.118).

Para Azevedo, as atividades artsticas e musicais dentro da escola nova deveriam ser abordadas utilizando uma educao popular inspirada em motivos da vida infantil, da flora, da fauna e do folclore nacionais, o que tornava necessrio tambm o recolhimento e a pesquisa dos cantos e canes populares provenientes do folclore. A utilizao da arte folclrica na escola teria sua fora maior na relao educativa com o aluno, e menor para apresentaes em reunies e festividades escolares. O autor apresenta um ponto importante para a anlise da Msica na escola, uma vez que ressaltava que durante a educao tradicional, os rituais e festividades escolares serviam apenas como vitrine e eram realizadas apenas para deleite dos pais. Mais tarde, Villa-Lobos tambm se preocuparia com esta questo, uma vez que relatou que o excesso de apresentaes poderia ser prejudicial para o trabalho do professor em sala de aula. O sentido de renovao da coletividade aparece no texto de Fernando de Azevedo, demonstrando novamente a afirmao de uma educao em busca da sociabilidade entre os estudantes. A nfase em atividades em conjunto tornava-se ento um dos elementos centrais para uma educao que privilegiava o ensino para as massas. Assim como os defensores do ensino de Msica do incio do sculo XX, os intelectuais da escola nova tambm se inspiravam nos modelos de escolarizao de pases europeus.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

281

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

Percebe-se, por exemplo, que algumas das idias de Fernando de Azevedo assumem um paralelo com a obra de um pedagogo francs chamado Chasteau em Lies de Pedagogia (livro para o uso dos alunos da escola normal), publicado originalmente em 1899 na Frana. Segundo este manual:
A msica eleva o esprito, estimula a sensibilidade, sbre a qual se pode edificar todo o plano educativo. Representando o lado puramente esttico da educao popular, at sbre ste aspecto merece ser muito apreciada. Depois, sob o ponto de vista moral, a msica apresenta, para a juventude, uma poderosa couraa contra os perigos doutros prazeres, e isto pelo sentimento puro e elevado que ela cultiva. Finalmente sob o ponto de vista disciplinar, o canto que acompanha as marchas, os exerccios, as sadas e as entradas dos alunos, impede a desordem e o tumulto, ao mesmo tempo que ministra um alimento salutar actividade nativa dos alunos, distraindo-os, alegrando-os, facilitando-lhes poderosamente o seu trabalho. por isso que at o ensino de gimnstica costuma ser acompanhado dum canto bem ritmada (CHASTEAU, 1899, p. 370).

Publicada e traduzida no Brasil, para o uso das escolas normais ainda em 1899, a obra de Chasteau de certa forma expressava uma das necessidades fundamentais para a formao de uma Repblica. Ciente disso, Fernando de Azevedo nunca negou a influncia direta das obras dos europeus. Neste sentido, algumas comparaes entre Chasteau e Azevedo se tornam inevitveis, como por exemplo, a valorizao do lado esttico e moral. certo que existem algumas diferenas, j que em nenhum momento Azevedo apresenta diretamente a msica como forma de conter a desordem ou contra os perigos doutros prazeres4. No entanto, a msica assume abertamente uma funo de controle tanto no discurso de Chasteau, quanto no discurso de Azevedo, pois poderia oferecer essa elevao espiritual por meio de um ensino recreativo, capaz de distrair e alegrar os alunos, contendo assim a energia dos mesmos. A semelhana entre os discursos dos europeus e dos brasileiros como Fernando de Azevedo, foi muito comum neste perodo de busca pela renovao educacional. Villa-Lobos: a busca de um projeto nacional para o ensino de Msica Apesar do sucesso como msico, instrumentista e compositor, o maestro Heitor VillaLobos manteve um forte interesse pela educao, sendo decisivo no projeto de implantao e divulgao do Canto Orfenico nas escolas brasileiras. Durante a dcada de 1920, antes da sua segunda viagem Europa, o maestro Villa-Lobos j possua a idia de criar coros populares nacionais, como demonstra um cronista na Folha da Noite (Rio de Janeiro) de 03 de novembro de 1925:
Esprito de fina observao, Villa-Lobos notou que o costume admirvel de cantar em coros ainda no penetrou nos povos latinos, sendo um hbito antigo na raa teutnica. Na Alemanha, cada indivduo tem a sua voz determinada, com seu repertrio de canes nacionais e, na primeira reunio em que se encontra, sabe executar a sua parte num concerto vocal. Na Frana j se comea a educar o povo com as msicas a vozes, sendo um exemplo incipiente o hino dos estudantes em greves, num cortejo qualquer pelas ruas de Paris. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

282

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

necessrio que, tambm aqui, se intente o mesmo, comeando pelas escolas, nico ponto de seguros efeitos nas vindouras geraes de moos. Em lugar de encher a cabea das crianas com os famosos hinos que nas escolas se cantam, de letra e de msica estrdias, sem a menor compreenso por parte, muitas vezes, at dos professores, preciso que se ensine os pequenos a cantar as nossas canes apanhadas entre o povo, conseguindo que eles aprendam, cada qual a sua voz determinada, de modo que, no primeiro momento em que se encontre um grupo reunido, se possa, muito naturalmente, passar umas horas de agradvel msica. Mas a criana no poder reter uma composio de vrias vozes... Pois que no seja de muitas vozes, mas de duas apenas. E os nossos cantos, j esto fixados? Temos j canes nossas? Canes, temo-las e muitas; falta-nos somente quem as ame e as queira cantar. Da sistematizao delas se encarregou o prprio VillaLobos e, muito breve, ouvi-las-emos nos seus adorveis concertos. Dos coros passou a falar da nossa nomenclatura musical, dizendo que vai tudo muito errado, jamais sendo tango ou tanguinho o que hoje com tais nomes se publica (FOLHA DA NOITE citado por KIEFER, 1986, p.142-143).

Desde a dcada de 1920, a discusso que colocava o ensino musical distante da mera execuo de hinrios j se encontrava presente. O ensino de elementos do folclore, na busca de resgatar uma identidade nacional, mostrava-se como preocupao principal. Neste momento, nota-se a inveno de uma tradio nacionalista para o Brasil, resultado de uma Repblica emergente em busca de uma identidade cultural. O conceito de Hobsbawn sobre a tradio inventada pode contribuir no entendimento desta questo:
Por tradio inventada entende-se um conjunto de prticas, normalmente reguladas por regras tcita ou abertamente aceitas; tais prticas, de natureza ritual ou simblica, visam inculcar certos valores e normas de comportamento atravs de repetio, o que implica, automaticamente; uma continuidade em relao ao passado. Alis, sempre que possvel, trata-se estabelecer continuidade com um passado histrico apropriado (HOBSBAWN, 1997, p.9).

A disseminao da formao de uma cultura nacional se deu atravs das artes, da educao, da imprensa e do Governo, atendendo ao critrio da repetio exposta por Hobsbawn. Essa relao com o nacionalismo no era uma exclusividade da msica, uma vez que artistas das mais diversas reas se empenhavam em divulgar a arte nativa brasileira, a cultura indgena e folclrica: Tarsila do Amaral, Anita Malfati e Di Cavalcanti na pintura; Mrio de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira na Literatura, e outros, que tambm estiveram empenhados no resgate da cultura brasileira. Aps a Semana de Arte Moderna, o maestro Villa-Lobos manteve certa receptividade do pblico e da crtica paulistana. Este impacto rendeu-lhe uma bolsa para estudar na Frana, onde (...) os viajantes e turistas brasileiros, desejosos de tomar o tradicional banho de civilizao em Paris, descobriram o quanto era importante e genial a cultura da populao que os envergonhava pela misria, ignorncia e matiz da pele e que tanto seduzia os franceses (SVECENKO, 2000, p.278-279).
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

283

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

Quando voltou ao Brasil, no ano de 1930, o consagrado compositor deparou-se com uma realidade musical bem diferente daquela que ele havia vivenciado na Europa. Se por um lado notava um pblico numeroso para a Msica, por outro percebia que este pblico se encontrava aprisionado em esquemas rgidos e manipulado ao sabor das convenincias dos empresrios (NBREGA, 1970, p.11). Isso levaria Villa-Lobos a apresentar Secretaria de Educao do Estado de So Paulo um plano de educao musical por escrito (mesmo documento que havia sido apresentado e ignorada anteriormente a Jlio Prestes, ento presidente de So Paulo e candidato presidncia da Repblica). Aps a Revoluo de outubro de 1930, ano em que Getlio Vargas assumiu a presidncia da Repblica, Villa-Lobos manteve ativas suas tentativas de reconstruo da educao musical brasileira, utilizando em seu discurso um forte apelo nacionalista, associado defesa da msica brasileira de raiz (canes folclricas). Em 12 de janeiro de 1932, VillaLobos entregava ao presidente Getlio Vargas um memorial sobre o ensino de Msica e Artes do Brasil. Neste documento, Heitor Villa-Lobos problematizava a questo artstica do Brasil no mbito educacional, comparando-a novamente com as experincias realizadas em outros pases. Alm disso, o maestro apresentava a Msica como a melhor e mais eficaz propaganda do Brasil para o exterior. Para Villa-Lobos, a Msica e as demais artes apareciam como elementos que deveriam ser valorizados por um Governo preocupado com a formao de seus cidados. Ao justificar suas intenes no trecho inicial da carta, Villa-Lobos acentuava o discurso nacionalista:
No intuito de prestar servios ativos a seu pas, como um entusiasta patriota que tem a devida obrigao de por disposio das autoridades administrativas todas as suas funes especializadas, prstimos, profisso, f e atividade, comprovadas pelas suas demonstraes pblicas de capacidade, quer em todo o Brasil, quer no estrangeiro, vem o signatrio, por este intermdio, mostrar a Vossa Excelncia o quadro horrvel em que se encontra o meio artstico brasileiro, sob o ponto de vista da finalidade educativa que deveria ser e ter para os nossos patrcios, no obstante sermos um povo possuidor, incontestavelmente, dos melhores dons da suprema arte. (VILLA-LOBOS, 1932).

O problema levantado por Villa-Lobos e a forma apresentada para a sua soluo (exaltao ao nacionalismo) pareciam ser as melhores justificativas para a realizao do seu projeto. Elevar a arte a um smbolo de potencial da Nao se tornava o principal argumento utilizado pelo maestro para conseguir atingir seus objetivos. Villa-Lobos sintetizava e defendia aquilo que j era realidade na Europa: o vnculo do ensino de Msica com uma funo utilitarista para a sociedade. A expanso em mbito nacional do ensino do Canto Orfenico teve sua origem na dcada de 1930, e contou com o apoio dos representantes da Escola Nova. Na Reforma de ensino de 1932, de autoria de Ansio Teixeira, na capital do pas, a Msica e as demais Artes tinham lugar destacado dentro dos currculos escolares. Na UDF (Universidade do Distrito Federal), havia o curso de Formao de Professores Secundrios de Msica e Canto Orfenico, com vrias Cadeiras culturais e pedaggicas. Em 1933, foi criada a Superintendncia de Educao Musical e Artstica, transformada em SEMA (Servio de

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

284

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

Educao Musical e Artstica) no ano de 1939. Este tambm foi o ano em que Villa-Lobos apresentou sua proposta de ensino musical para os demais estados brasileiros:
Aos interventores e diretores de instruo de todos os estados do Brasil foi enviado em 1933 um apelo no sentido de que se interessassem pela propagao do ensino da musica nas escolas e pela organizao de orfees escolares, apresentando-se ao mesmo tempo uma exposio das necessidades e vantagens que poderiam advir para a unidade nacional, da prtica coletiva do canto orfenico, calcada numa orientao didtica uniforme. Foi sse apelo acolhido com interesse e simpatia em muitos Estados que desde ento se preocuparam em torna-lo uma realidade. Assim, resolveu-se aceitar a matrcula de professores estaduais nos cursos especializados, para pequenos estgios onde les pudessem adquirir os conhecimentos bsicos imprescindveis. (VILLA-LOBOS, 1946, p. 528).

Este projeto somente foi possvel com a Superintendncia que reunia cerca de 200 professores que ministravam o ensino da Msica e Canto Orfenico nas escolas de diversos nveis. Entre as realizaes de Villa-Lobos dentro do SEMA destaca-se a atuao em defesa do Canto Orfenico, por meio das concentraes orfenicas promovidas durante o Governo de Getlio Vargas. Aps cinco meses na instituio, foi realizada uma demonstrao pblica com uma massa coral de 18.000 vozes, constitudas por alunos de escolas primrias, das escolas tcnico-secundrias, do Instituto de Educao e do Orfeo de Professores. Em 1943, o Maestro Villa-Lobos deixou a superintendncia do Distrito Federal e fundou O Conservatrio Nacional do Canto Orfenico, de mbito federal, com a finalidade de formar professores e de orientar o ensino musical em todo o pas. Dessa forma, o maestro se preocuparia em oferecer as diretrizes para o ensino da Msica e Canto Orfenico nas escolas brasileiras. Villa-Lobos manteve uma posio de destaque no ensino de Canto Orfenico do pas, sendo citado em diversos livros didticos da disciplina, como por exemplo, na obra Noes de Msica e Canto Orfenico, voltado para a 1 srie do curso ginasial, de Maria Elisa Leite Freitas, no ano de 1941, que apresenta Villa-Lobos como
(...) uma das maiores glrias da msica nacional, aquele que, segundo Alberto Nepomuceno, achou a chave da verdadeira msica brasileira, enquanto que le achara apenas a porta, devemos, portanto a organizao definitiva do ORFEO, na capital do Brasil, dum orfeo nico que dever, mais tarde, unir num s cro todas as vozes brasileiras para, sob uma s e mesma orientao, aprender a cantar as grandezas da Ptria e saber cantando defende-la e glorifica-la pelo trabalho honesto e inteligente, cumprindo assim, o compromisso ditado por Roquette Pinto e assinado por todos os orfeonistas: PROMETO DE CORAO SERVIR AARTE, PARA QUE O BRASIL POSSA, NO FUTURO, TRABALHAR CANTANDO [grifos no original] (FREITAS, 1941, p.18)

A idia de trabalhar cantando relacionava-se a uma outra grande preocupao do governo getulista: o trabalho. A Msica serviria como uma forma de compensao ao trabalho. Villa-Lobos tambm pretendia atingir os operrios, que eram freqentemente convidados a participar das concentraes orfenicas promovidas pelo maestro durante as
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

285

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

dcadas de 1930 e 1940. O apoio para as classes operrias urbanas, sempre foi um dos focos da poltica getulista, realidade que no ocorria durante a poltica anterior ao golpe dado pelo grupo de Vargas em 1930. Os decretos de ensino de 1931 e 1946: O Canto Orfenico no curso ginasial Durante as dcadas iniciais do sculo XX, a Msica no foi contemplada nos programas oficiais do ensino secundrio, sendo apenas encontrada na Escola Normal. Em termos de legislao, o Canto Orfenico passou por dois momentos em sua histria, o primeiro em 1931 na Reforma de Francisco Campos, quando foi incorporado ao programa oficial do curso ginasial, e o segundo, em 1946 quando houve uma reformulao do programa da disciplina. Nestes programas propostos percebe-se que o Canto Orfenico sofreu algumas variaes quanto ao nmero e distribuio das aulas. Sero analisados aqui as leis e decretos recorrentes destes dois momentos marcantes para o ensino do Canto Orfenico. Na Reforma educacional de Francisco Campos em 1931, o recm-implantado programa de Msica e Canto apresentava forte nfase no carter nacionalista, ressaltando a organizao dos orfees que participassem dos recitais de arte e festas escolares, e que interpretassem os hinos e as canes patriticas que apareciam como elemento central deste ensino. No programa aparecem tambm ressalvas sobre a importncia das canes patriticas, que deveriam inspirar o amor e o orgulho pelo Brasil, forte e pacfico, e inculcar o desejo pela ao energtica e constante em prol do engrandecimento nacional (BRASIL, dec. 19890, de 18 de abril de 1931). Nota-se, nesta passagem do programa, uma das finalidades declaradas do ensino do Canto Orfenico na escola j discutida na dcada de 1920 que era de estimular o sentimento nacional nos alunos, o que mantinha relao com o fato de Getlio Vargas apoiar, durante seu governo, a criao da imagem de uma nao unificada em combate aos regionalismos que ocorriam durante o perodo da Repblica Velha. Sobre a distribuio de aulas de Canto Orfenico, o programa nacional, adotado pelo Colgio Pedro II, apresentado da seguinte forma:
DECRETO 19.980, DE 18 DE ABRIL DE 1931 (Reforma F. Campos) Nmero de aulas semanais das disciplinas do Curso Secundrio Fundamental DISCIPLINAS 1 srie 2 srie 3 srie 4 srie 5 srie Portugus 4 4 3 3 --Francs 3 3 2 1 --Ingls 3 3 2 1 --Alemo (Fac.) 3 3 2 1 --Latim ------3 3 Histria da Civilizao 2 2 2 2 2 Geografia 3 2 2 2 2 Matemtica 3 3 3 3 3 Cincias Fis. e Naturais 2 2 ------Fsica ----2 2 2 Qumica ----2 2 2 H. Natural ----2 2 3 Msica (Canto Orfenico) 2 2 1 ----Desenho 3 3 2 2 2 Fonte: Afrnio Peixoto. Um grande problema nacional (estudos sobre ensino secundrio)

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

286

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

Aparentemente, a disciplina de Msica constava timidamente no programa. Era, entre as matrias, uma das que menos tinham espao na grade curricular, apresentando um total de 5 horas/aula distribudos nas trs primeiras sries do curso ginasial. Mesmo assim, historicamente a disciplina jamais havia sido, em termos de legislao, to valorizada na escola. Essa simpatia pela disciplina por parte do ministro Francisco Campos, sintetizava as discusses sobre a funo formadora da escola e o papel fundamental que a Msica representava neste projeto. Esta finalidade formadora da escola era encontrada na prpria exposio de motivos anexada a legislao de 1931:
Via de regra, o ensino secundrio tem sido considerado entre ns como um simples instrumento de preparao dos candidatos ao ensino superior, desprezando-se, assim, a sua funo eminentente educativa que consiste, precisamente, no desenvolvimento das faculdades de apreciao, de juzo e de critrio, essenciais a todos os ramos da atividade humana e, particularmente, no treino da inteligncia em colocar os problemas nos seus trmos exatos e procurar as suas solues mais adequadas (BRASIL, dec. 19890, de 18 de abril de 1931).

Se a Reforma no incio dos anos 1930 atendeu parte dos discursos sobre o Canto Orfenico ocorrida nos anos 1920, foi com Gustavo Capanema5, em parceria com VillaLobos, que o Canto Orfenico atingiu seu pice6. Nas reformas educacionais de Capanema, o Canto Orfenico assumiu um importante objetivo para os ideais do novo ministro da educao e do Presidente Getlio Vargas, uma vez que contemplava questes como nacionalidade e civismo. Segundo Baia Horta, para o ministro Gustavo Capanema, a educao
(...) no podia ser neutra no mundo moderno. Logo, tambm no Brasil, j ameaado pelas tempestades do tempo presente, a educao no podia ser neutra, mas teria de se colocar exclusivamente a servio da nao. Com o novo regime instaurado (Estado Novo), o Estado havia se reestruturado e mobilizado os seus instrumentos para cumprir sua funo de fazer com que a nao viva, progrida, aumente as suas energias e dilate os limites de seu poder e de sua glria. E a educao era, segundo o ministro, um des ses instrumentos do Estado. Assim, seu papel seria ficar a servio da nao (HORTA, 2000, p.148).

certo que esses ideais do ministro iam ao encontro da poltica do Governo Getulista, que buscava o desenvolvimento do pas por meio do trabalho, e principalmente do progresso, que se acreditava ser capaz de levar o Brasil ao desenvolvimento econmico social. No entanto, mesmo que estes ideais tenham ganhado grande fora no perodo do Estado Novo j havia, nos anos anteriores ao novo regime, esta preocupao com a relao entre a educao e a formao da nao. De certa forma, os ideais educativos de Capanema resumiam de maneira intensa aquilo que j era procurado desde o incio do sculo: uma educao engajada com a ptria. Segundo Bahia Horta, Capanema
(...) contrapondo-se quilo que preconizavam os pioneiros da Escola Nova (...) defendeu que a educao devia atuar no no sentido de preparar o homem para uma ao qualquer na sociedade, e sim no sentido de prepar-lo para uma ao necessria e definida, de modo que ele entre a Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

287

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

constituir uma unidade moral, poltica e econmica, que integre e engrandea a nao (HORTA, 2000, p.149).

O ministro utilizava alguns argumentos dos defensores da Escola Nova em prol dos interesses do Estado, no entanto, adequando-os a sua realidade. A idia da educao, enquanto formao de cidados, se manteve presente nos dois discursos, porm Capanema tinha a sua sociedade ideal em vista, no importando apenas formar um cidado para uma sociedade utpica, mas sim formar cidados para viver no regime do Estado Novo. Desta forma, ensino de Msica e Canto Orfenico passou a ser utilizado como um meio educativo a favor dos ideais do Estado Novo. O apoio do prprio Villa-Lobos ao presidente Getlio Vargas demonstrou isso, ou seja, se por um lado o maestro notou um importante espao nas escolas para divulgar a boa Msica, por outro, Vargas percebeu um poderoso meio de divulgao poltica. No entanto, foi a partir de 1946, perodo posterior ao Estado Novo, que o Canto Orfenico sofreu um processo de reformulao apresentado pelo ministro Raul Leito Filho na qual a avaliao passava a ser obrigatria no ensino ginasial. Isto demonstra que o ensino de Canto Orfenico no ocorreu apenas durante o perodo do Estado Novo. O apoio eminente de Villa-Lobos ao ensino de Msica na escola continuou independente da poltica adotada no pas. Ainda na reforma de 1946, nota-se que a carga horria da disciplina de Canto Orfenico para o curso ginasial alterada, pois as aulas aparecem nas quatro sries do ensino ginasial, porm com apenas uma aula para cada ano escolar. Mesmo passando a englobar todas sries do curso ginasial, h uma reduo no horrio em relao s reformas propostas por Francisco Campos. As finalidades declaradas do canto orfenico na escola secundria As finalidades declaradas do Canto Orfenico resumiam as discusses propostas pelos defensores do ensino de Msica nas dcadas iniciais do sculo XX. Balizando esta anlise esto, de um lado, as idias sobre as finalidades do Canto Orfenico desenvolvidas por educadores acadmicos, como Villa-Lobos e Barreto, e de outro as disposies sobre o assunto, publicadas em Leis e Decretos Federais. A partir da relao entre estes enfoques, discutem-se aqui questes como: Para que servia o ensino do Canto Orfenico na escola? Qual suas finalidades enquanto disciplina escolar? Assim, neste tpico pretende-se discutir algumas destas finalidades declaradas do ensino do Canto Orfenico nas escolas. As finalidades do Canto Orfenico na escola nem sempre priorizaram o desenvolvimento da sensibilidade musical e esttica dos alunos. Mesmo os grandes defensores do ensino de Msica provenientes do meio artstico e acadmico, como Villa-Lobos e Ceio de Barros Barreto, eram cientes destas finalidades do Canto Orfenico na escola, conforme expressa o trecho a seguir extrado da obra Coro Orfeo de Barreto, em 1938:
A finalidade do estudo do canto no apenas o de promover a aquisio da habilidade de entoar canes, mas o de proporcionar melhor compreenso da msica e aumento de satisfaes, baseados em apreciao e execuo. A apreciao, includa, forosamente em cada detalhe do ensino de msica, tem o poder de motiva-lo. Estimula o esprito de anlise e observao e, por

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

288

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

isso, aperfeioa a execuo. Concorre, portanto, para o aumento do intersse em compreender e em sentir a msica (BARRETO, 1938, p. 69).

Se por um lado, Barreto apresentava as finalidades musicais do ensino do Canto Orfenico como, por exemplo, valorizar a apreciao e a compreenso dos diferentes elementos musicais, ao invs da simples execuo de canes, por outro, no deixava de contemplar alguns objetivos que no estavam ligados ao carter terico e esttico da disciplina. Neste trecho, a autora apresenta alguns pontos importantes do canto na escola:
Elemento disciplinador e socializador por excelncia , porem, no canto em conjunto que melhor se amplia o seu poder educativo. Do canto coral disse Loureno Filho (Jornal de Piracicaba 14/06/21): No h sentimento que no possa interpretar com dignidade, elevao, energia e vigor, que convence e arrasta. No h idia que le no possa sugerir, no h ao que le no possa despertar ou inibir... Razo pela qual o canto em cro um dos mais prontos e prestveis auxiliares da educao moderna. O canto em conjunto impe a noo de solidariedade no esforo, acostuma o indivduo a fundir suas prprias experincias com as dos seus companheiros, ensina-lhe a sentir e agir em massa, realizando o seu trabalho de acrdo com o trabalho do grupo, tornando-o conciente de ser parte de um todo num conjunto organizado, valorizando, assim, a necessidade de uma disciplina por todos consentida e adotado com o fim de conseguir a melhor execuo musical. (BARRETO, 1938, p.70 -71).

A prtica do Canto assumia funes disciplinadoras e sociabilizadoras na escola, conforme j discutido por Fernando de Azevedo na dcada de 1920. Estas funes seriam teis quanto aos objetivos gerais da escola, ou seja, a importncia do ensino musical se dava mais pela promoo convivncia em grupo do que pela funo tcnica e esttica da disciplina. Assim, o ensino prtico do canto e as grandes concentraes orfenicas formadas por estudantes secundaristas, apresentavam a melhor forma de atingir essa finalidade sociabilizadora da escola, uma vez que privilegiavam o trabalho em grupo. Villa-Lobos concordava com Barreto e tambm apresentava o canto como elemento disciplinador. Porm, havia por parte destes educadores uma forte preocupao com a qualidade do ensino de Msica. Enquanto Villa-Lobos anunciava o mal que faria disciplina e escola o excesso de apresentaes, Barreto denunciava a situao precria qual estava vinculado o ensino de Msica e de Canto Orfenico:
Tudo nos leva a crer que inmeras divergncias existem entre o que os prprios programas de ensino tm estabelecido e o que realmente se pratica. Programas existem com orientao conveniente. Eles devero, em qualquer caso, porm, ser ajustados classe e s condies do ambiente, onde se pretenda processar o ensino. Ser necessrio compreender o meio, onde viva a criana, sua experincia musical anterior, seus gostos, suas preferncias. S ento poder-se- esboar um plano de trabalho com objetivos definidos, suscetveis de serem alcanados. Ora, isso exigir condies de orientao do professor. No bastar um programa. A ausncia dessa verdadeira orientao observa-se geralmente na realizao do ensino de msica, como disciplina isolada de todas as outras. No entanto, por ser uma linguagem do Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

289

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

sentimento ela facilmente se relaciona com todos os assuntos, prestando-se ao ensino globalizado. E s por essa forma, acreditamos que a experincia em arte e beleza possa influir na formao das crianas.(BARRETO, 1938, p. 17-18).

Tanto Villa-Lobos quanto Barreto se mostravam preocupados com a formao musical e esttica dos alunos, ultrapassando a funo utilitarista do ensino de msica na escola. certo que nenhum destes dois defensores da educao musical negaram, por exemplo, o poder de sociabilizao da msica. No entanto, sempre apresentaram uma forte preocupao com a qualidade no ensino de teoria musical e na compreenso e valorizao das canes folclricas nacionais e mundiais, sem descartar as canes eruditas. O ensino de Msica unia-se tambm a uma outra questo central da escola: a tenso entre o velho e o novo; o tradicional e o moderno. Os prprios renovadores da educao apresentavam a importncia de uma educao moderna, voltada para a sociedade. Desta forma, estes educadores combatiam a antiga educao tradicional, alegando incompatibilidade s novas tendncias da sociedade. Com a reforma de Francisco Campos em 1931, algumas reivindicaes dos escolanovistas foram incorporadas como, por exemplo, a prtica do coro que surgia como um verdadeiro exemplo de educao moderna. Essa aluso modernidade assumia ntima relao com o discurso dos intelectuais da escola nova brasileira com o discurso artstico do Movimento Modernista Brasileiro, j que ambos movimentos buscavam um rompimento com um passado tradicional em prol do novo. Villa-Lobos de certa forma era um timo representante desse ensino modernizador, uma vez que foi um dos expoentes da Semana de Arte Moderna, em 1922. Villa-Lobos carregava a fama de um artista moderno e consagrado, principalmente aps seu sucesso na Europa. Outra finalidade qual o Canto Orfenico esteve ligado na escola remete ao discurso sobre a funo higienista qual a escola estava submetida:
O canto em cro difere do canto individual, no somente no sentido de visar ste, principalmente mais virtuosidade, como por globalizar com mais eficincia diversos fatores educacionais, apropriando-se melhor ao ensino coletivo. No representa apenas a satisfao produzida pela execuo das canes. tambm elemento de desenvolvimento fsico, pelo que exige como atitude na prtica de sua realizao, pelo treino da distribuio e capacidade respiratria, influindo na circulao de todo o organismo, pelo contrle dos nervos e msculos, determinando melhor conjugao de ritmos, despertando a inteligncia, desenvolvendo o raciocnio, aperfeioando a sensibilidade (BARRETO, 1938, p.70).

As vantagens do ensino do Canto Orfenico assumiam uma relao direta com o fsico, o corpo, a capacidade respiratria e a circulao sangunea, alm de trabalhar com a perspectiva da recreao; em que o canto seria capaz de oferecer: (...) ocupao do mais alto valor s horas de lazer, como recreao sadia (BARRETO, p. 71, 1938). Na legislao de 1931, o ensino do Canto Orfenico justificava-se pela capacidade de aproveitar a msica como meio de renovao e de formao moral e intelectual (BRASIL, dec. 19890, de 18 de abril de 1931). Para isso, o ensino de Canto Orfenico deveria ter (...) a forma recreativa, convindo sejam os cnticos variados. indispensvel escolherem-se composies de autores de real mrito, preferindo-se as que j se tenham incorporado ao
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

290

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

patrimnio artstico nacional (BRASIL, dec. 19890, de 18 de abril de 1931). No perodo do Estado Novo esta discusso voltava com fora ainda maior:
Persegue-se obstinadamente no somente a configurao de um tipo fsico nico para o brasileiro; ambiciona-se tambm a definio de um s perfil racial, a ponto de ser estabelecida uma relao simples entre raa e Nao constituda. A importncia do trato no corpo crucial para uma sociedade que se v somatizada; a sade, a fora do corpo a sua sade e sua fora estimadas. A projeo mesma de uma parte fsica e equilibrada com a espiritual dimensiona um conjunto social equilibrado, no qual as tenses e conflitos ficam fora de lugar pela natureza singular de sua constituio. Afinal, um projeto articulado de corporativizao avanava nos anos 30 e a imagem do corpo humano impunha-se como necessariamente positiva e acabada para o conjunto da sociedade. (LENHARO, 1986, p.79).

A necessidade de homogeneizao da raa era um dos discursos, que envolvia a educao para as massas, na tentativa de moldar uma Nao. A idia de se formar um nico perfil racial mantinha uma relao com o ensino de Canto Orfenico na escola. Trata-se ento de uma tentativa de homogeneizao cultural, na qual uma cultura elitista que privilegiava a msica erudita repleta de elementos folclricos era considerada a ideal. Em prol desta normalizao das raas, buscava-se uma raiz brasileira na arte, na msica, assim como na educao. Na poltica, buscava-se por meio do autoritarismo formar um ideal de nao. Porm este forte envolvimento do ensino do Canto Orfenico com um ideal de pas acarretava em uma desvalorizao do contedo especfico de msica, que deveria ceder espao a um amplo estudo de hinos e canes cvicas. Na legislao de 1946, nota-se uma maior organizao das finalidades do Canto Orfenico, que passavam a ser contempladas em forma de tpicos, conforme mostra Yolanda de Quadros Arruda na obra Elementos de Canto Orfenico, voltado ao ensino secundrio do curso ginasial. Ainda a 33 edio, de 1960, seguia as orientaes dos decretos e leis de 1946:
FINALIDADE DO CANTO ORFENICO Na portaria Ministerial n 300, de 7 de maio de 1946, referente ao ensino de canto orfenico nas escolas secundrias do pas, l-se o seguinte: I O ensino de Canto Orfenico tem as seguintes finalidades: a) Estimular o hbito de perfeito convvio coletivo, aperfeioando o senso de apurao do bom gosto. b) Desenvolver os fatores essenciais da sensibilidade musical, baseados no ritmo, no som e na palavra. c) Proporcionar a educao do carter em relao vida social por intermdio da msica viva. d) Incutir o sentimento cvico, de disciplina, o senso de solidariedade e de responsabilidade no ambiente escolar. e) Despertar o amor pela msica e o interesse pelas realizaes artsticas. f) Promover a confraternizao entre os escolares. (ARRUDA, 1960, p. 153).

Nota-se uma forte nfase no trabalho em grupo, uma vez que em apenas dois tpicos (itens b, e) havia menes ao contedo especfico de msica. Todos os outros eram voltados
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

291

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

para os objetivos utilitaristas que a disciplina poderia oferecer, tais como estimular o convvio coletivo, proporcionar a educao do carter, incutir o sentimento cvico e promover a confraternizao entre os escolares. Desta forma, as perspectivas sociais do Canto Orfenico ganhavam mais projeo, pois o estmulo ao convvio em sociedade passava a ser um dos principais objetivos dessa disciplina escolar. Alm disso, a formao do carter e da responsabilidade tambm era objetiva declarada do Canto Orfenico, uma vez que cada integrante do orfeo mantinha uma funo que interferia no resultado final, ou seja, a desateno causava uma desafinao na execuo das canes, prejudicando o conjunto. Assim, os orfees representavam a idia de uma sociedade em miniatura na qual cada cidado mantinha um papel, que se no fosse bem desempenhado, interferiria na harmonia do grupo, conforme relata Arruda: (...) o orfeonista, convivendo com elementos de diversas classes sociais, recebe o exemplo e o incentivo de uns, anima e auxilia por sua vez, a outros. Empresta ao conjunto, o concurso de sua voz, num louvvel esprito de colaborao, ciente que est, de representar um importante papel, no bom xito do Canto Orfenico a se executar (ARRUDA, 1960, p. 153). As finalidades de ensino de Canto Orfenico para a escola normal (atual curso de Magistrio) confirmavam aquelas apresentadas para o curso ginasial; no entanto, nas finalidades de ensino da escola normal era encontrado um novo tpico que no havia sido contemplado no ginasial: Manter a interpretao justa dos hinos oficiais entre os escolares. (VILLA-LOBOS, 1946, p.554). Essa preocupao com os hinos oficiais assumia um dos pontos fundamentais para os normalistas, o de desenvolver a capacidade de ensinar a correta interpretao dos hinos aos alunos da escola primria. No entanto, se por um lado havia essa nfase nos ensinamentos dos hinos oficiais na escola normal, por outro, no era encontrado o segundo tpico das finalidades do ensino do Canto Orfenico para o curso ginasial: desenvolver os fatores essenciais da sensibilidade musical, baseados no ritmo, no som e na palavra. Se esse era um dos poucos objetivos, propriamente musicais, das finalidades do ensino do canto orfenico no curso ginasial, na escola normal esse objetivo sequer encontrado, ou seja, pode-se dizer que o Canto Orfenico na escola auxiliava na conformao social do indivduo, pois atrelado incurso do sentimento cvico vinha, conforme apresentava as prprias finalidades, a incurso da disciplina no sentido de controle e direo moral.

FONTES ABREU, Dr. Alysson de. Leis do Ensino Secundrio e seus Comentrios. Manual do Inspetor de Ensino Secundrio. Graphica Queiroz Breyner Ltda., 1939, 2 edio. ARRUDA, Yolanda de Quadros. Elementos de Canto Orfenico. Companhia Editora Nacional, So Paulo, 1960, 33 edio. BARRETO, Ceio de Barros Barreto. Cro orfeo. So Paulo: Companhia Melhoramentos, 1938. CHASTEAU. Lies de pedagogia. Traduo de: Antonio Figeueirinhas. Porto: ria Figueirinhas, 1899.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

292

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

FREITAS, M. E. L.; TEITEL, S. F. Noes de Msica e Canto Orfenico: 1 srie. Papelaria, 1941. FRES, C. G. Educao Civismo Villa-Lobos (Palestra proferida no VI Ciclo de Palestras Museu Villa-Lobos em 08/11/1971. Presena de Villa-Lobos. Rio de Janeiro, v.7, p.23 40, 1973. SOUZA, V. de. O ensino de Musica. A Escola: Revista do Grmio dos Professores Pblicos do Estado do Paran, Coritiba, ano II, jun./jul. 1907. SOUZA, Verssimo de. Educao esthetica. A Escola: Revista do Grmio dos Professores Pblicos do Estado do Paran, ano V Coritiba, abril a junho de 1910. VILLA-LOBOS, H. Educao musical. Boletim Latino Americano de Msica. Rio de Janeiro, v. I/6, abr., p. 515 - 588, 1946. VILLA-LOBOS, H. Apelo ao chefe do Governo Provisrio da Repblica Brasileira. Presena de Villa-Lobos. Rio de Janeiro, v.7, p 85 - 87, 1973.

REFERNCIAS AZEVEDO, F. A cultura brasileira: introduo ao estudo da cultura no Brasil. 4. ed. Braslia: Universidade de Braslia, 1963. AZEVEDO, F. Novos caminhos e novos fins: a nova poltica da educao no Brasil. Subsdios para uma histria de quatro anos. 3. ed. So Paulo: Melhoramentos, 1958. BENETT, R. Uma breve histria da msica. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1986. CHERVEL, A. Histria das disciplinas escolares: reflexes sobre um campo de pesquisa. Teoria e educao, Porto Alegre, n.2, p. 177-229, 1990. CONTIER, A. D. Passarinhada do Brasil: canto orfenico, educao e getulismo. Bauru: EDUSC, 1998. GILIOLI, R. S. P. Canto Orfenico na 1 repblica brasileira: a constituio de um campo disciplinar? [s/d]. No publicado. GOLDEMBERG, R. Educao musical: a experincia do canto orfenico no Brasil. Disponvel em <http://www.samba-choro.com.br/print/debates/1033405862/index_hrml> Acessado em: 9 jun. 2003. GOODSON, I. F. Currculo: teoria e histria. Petrpolis: Vozes, 1995. _______. La construccin social del curriculum: possibilidades y mbitos de investigacin de la historia del currculo. Revista de educacin. Madri, 295, p.7-37, mayo-agosto, 1991.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

293

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

HOBSBAWN, E. J. Naes e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. HOBSBAWN, E.; RANGER, T. A inveno das tradies. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. HORTA, J. S. B. A I Conferncia Nacional de Educao ou de como monologar sobre educao na presena de educadores. In: GOMES, A. C. (org). Capanema: o ministro e seus ministrios. Rio de Janeiro: FGV, 2000. JANNIBELLI, E. D. A Musicalizao na escola. 1. ed., Estado da Guanabara, abr. 1971. JARDIM, V. L. G. Os sons da Repblica. So Paulo, 2003. 140 f. Dissertao (Mestrado em Educao) Histria, Poltica e Sociedade, PUC-SP. JULIA, Domenique. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriao. In: LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (orgs.). Disciplinas e integrao curricular: histria e polticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. KAMENS, D. e CHA, Y. K. La legitimacin de nuevas asignaturas em la escolarizacin de masas: orgenes (siglo XIX) y difusin (siglo XX) de la enseanza del arte y de la educacin fsica. Revista de estudios del currculo, Barcelona, vol. 2, n. 1, enero. 1999. KIEFER, B. Villa-Lobos e o modernismo na msica brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Movimento; Braslia: INL, 1986. LENHARO, A. Sacralizao da poltica. Campinas: Papirus, 2. ed., 1986. MARQUES, Vera Regina Beltro. A medicalizao da raa: mdicos, educadores e discurso eugnico Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1994. SCHWARTZMAN, S; BOMENY, H. M. B.; COSTA, V. M. R. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. SEVCENKO, N. Literatura como misso: tenses sociais e criao cultural na primeira repblica. So Paulo: Brasiliense, 1999. ___________. Orfeu exttico na metrpole: So Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. SOUZA, R. F. de. Templos de civilizao: a implantao da escola primria graduada no Estado de So Paulo: (1890 1910). So Paulo: Fundao Editora da UNESP, 1998. VELLOSO, Mnica P. Os intelectuais e a Poltica cultural do Estado Novo In: Revista de sociologia e poltica Estado Novo (1937 1945), Curitiba, n. 9, p. 57 - 74, 1997.
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

294

Revista HISTEDBR On-Line

Artigo

Notas:
1

Mestre em Educao pela Universidade Federal do Paran (UFPR) e docente do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari (IFC). E-mail: juniorlem@gmail.com.
2

O ensino secundrio abrange alm do atual ensino mdio, o ensino ginasial que corresponde ao ensino fundamental (5 ao 9 ano).
3

A poltica caf com leite recebeu esse nome em razo da estreita aliana poltica entre So Paulo e Minas Gerais, respectivamente, grandes produtores de caf e leite. Os dois estados detinham os dois maiores colgios eleitorais do pas e elegeram entre 1894 e 1930, nove dos doze presidentes que governaram o Brasil.
4 5

Alguns dos perigos citados por Chasteau remetiam ao uso de lcool e tambm libertinagem.

O ministro Gustavo Capanema assumiu o Ministrio da Educao e Sade no ano de 1934, permanecendo at o ano de 1945.
6

pice, aqui quer dizer referente s massas de estudantes que Villa-Lobos colocou em estdios de futebol para a execuo de hinos e canes cvicas em datas de importncia nacional. Isto conseqentemente ajudou a popularizar o Canto Orfenico, j que era aberto tambm para operrios e a comunidade em geral.

Recebido em: Aprovado em:

24/01/11 10/02/11

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584

295

Anda mungkin juga menyukai