Anda di halaman 1dari 5

Bl, bl, bl!

Objetivos: Discernir o verdadeiro do falso Dom de lnguas; compreender o Dom de lngua bblico. Introduo: Cantaialas, alarraias, raleluias ele cantalaias, glria cantalaia narraias laia lanarraias... - Essa a lngua estranha ouvida numa igreja. - Hoje o movimento de lnguas estranhas tem crescido assustadoramente. - Esse Dom tem sido colocado como evidncia de que um cristo recebeu o Esprito Santo. - O que a Bblia fala sobre lnguas estranhas? - Existe um Dom que base do recebimento do Esprito Santo? I Pentecostes Bblico A- Atos 2:1-4: O derramamento pentecostal foi uma comunicao do Cu de que a confirmao do Redentor havia sido feita. O Esprito Santo, assumindo a forma de lnguas de fogo, repousou sobre a assemblia. Isto era um emblema do dom ento outorgado aos discpulos, o qual os capacitava a falar com fluncia lnguas com as quais no tinham nunca tomado contato. A aparncia de fogo significava o zelo fervente com que os apstolos trabalhariam, e o poder que assistiria sua obra. (E, G. White, Atos dos Apstolos, 22). - O Pentecostes foi cumprimento da chuva Tempor. B- At.2:9-11: - Era um idioma conhecido - O Dom era permanente. - O Dom era de falar. C- O Dom de lnguas de Atos 2 teve como objetivo a pregao do evangelho. Era um idioma conhecido e o Dom era permanente. - As lnguas estranhas hoje so usadas para pregar o evangelho? um idioma conhecido? um Dom permanente? - Concluso: As lnguas estranhas no tem nada haver com o Dom de lnguas de Atos 2. II- O Dom de Lnguas Bblico A- I Cor.12:4, 10 e 30 O Dom de lnguas estranhas hoje colocado como evidncia da converso e recebimento do Esprito Santo. - Os dons da Bblia so diversos, e no h um Dom especfico que todos tenham que ter. - Jo.1:32: Jesus recebeu o Esprito santo quando foi batizado, e no depois que foi batizado. - No existe um segundo memento.

- Quem foi o homem mais cheio do Esprito que j viveu? Jesus nunca falou em lnguas estranhas. - Ser que lngua estranha lngua de anjos? Quando um anjo falava com um ser humano, como no caso do anjo Gabriel anunciando o nascimento de Cristo, era compreendido? Dois tipos hoje de Dom de Lnguas: 1- Quando a pessoa tem facilidade de aprender um novo idioma: Ingls, Francs, etc. 2- Quando um missionrio vai pregar para um povo de lngua desconhecida sem nunca ter estudado e Deus de forma sobrenatural concede o Dom, momentneo ou permanente. Concluso: As lnguas estranhas de hoje no tem nada haver com o Dom de lnguas do pentecostes, no um Dom e nem lngua de anjo. Aplicao: Uma vez, em Santos Dumont, M.G., perguntei a uma senhora pentecostal se ela falava em lnguas estranhas. Ela respondeu: Eu ainda tenho pecados, brigo muito e fao muita coisa errada. No nos deixemos enganar. Os dons so diversos mas o Esprito o mesmo.

Se o Esprito o mesmo que concede essas lnguas estranhas, porque h a mesma lngua nas religies que consultam os mortos, feitiarias, adoradores de imagens, etc. III Dom de Lnguas em I Cor. 14
A- I Cor. 14:10: Paulo fala de idiomas conhecidos nesse captulo, na verdade, ele nem se refere lnguas estranhas como conhecidas hoje. - v.2: mistrio: Este termo hoje aplicado a algo que no se pode entender. Quando criana eu conheci um mendigo que era chamado Mistrio, pois sua identidade e famlia eram desconhecidos. Na Bblia mistrio algo conhecido ver I Cor. 15:51. - v.3-6: Se eu estivesse falando agora em grego, no haveria edificao da igreja, pois ningum entenderia. Ilustrar falando o Pai Nosso em grego... - v.7 e 8: Se um instrumento toca uma melodia desconhecida, o mesmo que no tocar nada. Ilustrar tocando gaita.

v.9-19- As lnguas estranhas so compreensivas?

- v.22-23: - O Dom de Lnguas verdadeiro um sinal para os incrdulos, assim como em Atos 2, ou seja, usado para evangelizar. - As lnguas estranhas so exatamente ao contrrio, so usadas como sinal para os crentes. - v.27-28: O Dom era usado na igreja para evangelizar, e de forma organizada, no todo mundo ao mesmo tempo. - v.33 e 37: Paulo enfatiza a ordem no culto, e no a confuso e gritaria. IV O Que Ento Lnguas Estranhas?

No ocorre s entre cristos. J foi manifestada entre: Pagos adoradores de Amon; feiticeiros; Mulumanos; Esquims; Quacres; Shakers; religies afrobrasileiras msticas; etc. Explies: Fenmeno: 1) Fsico/Psicolgico 2) Artificial 3)Satnico 4) Divino Obs. E Marcos 16:17: s pedir para algum que voc conhece que fala lnguas estranhas pegar numa serpente ou beber um veneno. Concluso: - Qual a evidncia do Esprito Santo? Gal. 5:22 - 23 - Como atua o Esprito Santo I Reis 19:12 Existe hoje o verdadeiro Dom de lnguas. Antes da volta de Cristo Ele novamente vai repetir o Pentecostes, o Esprito Santo ser derramado e muitos falaro novas lnguas para a pregao do evangelho. Ilustrao: Uma vez minha av foi convidada para receber as lnguas estranhas. Ela no acreditava na poca. Uma dia um crente a convidou a escutar um programa de rdio, onde todos que ouvissem receberiam as lnguas de fogo. Descrente, mas curiosa, ela e mais uma amiga foram escutar. De repente, no meio do programa, uma labareda de fogo cruzou o seu quarto. Assustadas, ficaram sem entender. Mais uma vez o fenmeno aconteceu. Conhecedora da Bblia, minha av compreendeu que era Satans tentando engan-la com sinais. Se voc quiser saber se voc tem o Esprito Santo saiba que no h um Dom especfico que evidencie isso, mas Deus deixou os frutos do esprito, esses todo verdadeiro cristo deve ter. Lembre-se, o amor o maior deles. Bl, bl, bl! (Resumo) I Pentecostes Bblico A- Atos 2:1-4: O derramamento pentecostal foi uma comunicao do Cu de que a confirmao do Redentor havia sido feita. O Esprito Santo, assumindo a forma de lnguas de fogo, repousou sobre a assemblia. Isto era um emblema do dom ento outorgado aos discpulos, o qual os capacitava a falar com fluncia lnguas com as quais no tinham nunca tomado contato. A aparncia de fogo significava o zelo fervente com que os apstolos trabalhariam, e o poder que assistiria sua obra. (E, G. White, Atos dos Apstolos, 22).O Pentecostes foi o cumprimento da chuva Tempor. B- At.2:9-11: Era um idioma conhecido. O Dom era permanente. O Dom era de falar, e no ouvir. C- O Dom de lnguas de Atos 2 teve como objetivo a pregao do evangelho. Era um idioma conhecido e o Dom era permanente. As lnguas estranhas hoje so usadas para pregar o evangelho? um idioma conhecido? um Dom permanente? Concluso: As lnguas estranhas no tem nada haver com o Dom de lnguas de Atos 2.

II- O Dom de Lnguas Bblico B- I Cor.12:4, 10 e 30. O Dom de lnguas estranhas hoje colocado como evidncia da converso e recebimento do Esprito Santo. Os dons da Bblia so diversos, e no h um Dom especfico que todos tenham que ter. Jo.1:32: Jesus recebeu o Esprito santo quando foi batizado, e no depois que foi batizado. No existe um segundo momento. Quem foi o homem mais cheio do Esprito que j viveu? Jesus nunca falou em lnguas estranhas. Ser que lngua estranha lngua de anjos? Quando um anjo falava com um ser humano, como no caso do anjo Gabriel anunciando o nascimento de Cristo, era compreendido? Dois tipos hoje de Dom de Lnguas: 1- Quando a pessoa tem facilidade de aprender um novo idioma: Ingls, Francs, etc. 2- Quando um missionrio vai pregar para um povo de lngua desconhecida sem nunca ter estudado e Deus de forma sobrenatural concede o Dom, momentneo ou permanente.

Concluso: As lnguas estranhas de hoje no tem nada haver com o Dom de lnguas do pentecostes, no um Dom e nem lngua de anjo. Os dons so diversos mas o Esprito o mesmo. Se o Esprito o mesmo que concede essas lnguas estranhas, porque h a mesma lngua nas religies que consultam os mortos, feitiarias, adoradores de imagens, etc. III Dom de Lnguas em I Cor. 14
A- I Cor. 14:10: Paulo fala de idiomas conhecidos nesse captulo, na verdade, ele nem se refere lnguas estranhas como conhecidas hoje. v.2: mistrio: Este termo hoje aplicado a algo que no se pode entender. Quando criana eu conheci um mendigo que era chamado Mistrio, pois sua identidade e famlia eram desconhecidos. Na Bblia mistrio algo conhecido ver I Cor. 15:51. - v.3-6: Se eu estivesse falando agora em grego, no haveria edificao da igreja, pois ningum entenderia. - v.7 e 8: Se um instrumento toca uma melodia desconhecida, o mesmo que no tocar nada. - v.9-19- As lnguas estranhas so compreensivas? - v.22-23: - O Dom de Lnguas verdadeiro um sinal para os incrdulos, assim como em Atos 2, ou seja, usado para evangelizar. As lnguas estranhas so exatamente ao contrrio, so usadas como sinal para os crentes. v.27-28: O Dom era usado na igreja para evangelizar, e de forma organizada, no todo mundo ao mesmo tempo. - v.33 e 37: Paulo enfatiza a ordem no culto, e no a confuso e gritaria. IV O Que Ento Lnguas Estranhas? No ocorre s entre cristos. J foi manifestada entre: Pagos adoradores de Amon; feiticeiros; Mulumanos; Esquims; Quacres; Shakers; religies afrobrasileiras msticas; etc. Explies: Fenmeno: 1) Fsico/Psicolgico 2) Artificial 3)Satnico 4) Divino Obs. E Marcos 16:17: s pedir para algum que voc conhece que fala lnguas estranhas pegar numa serpente ou beber um veneno. Concluso: - Qual a evidncia do Esprito Santo? Gal. 5:22 - 23 - Como atua o Esprito Santo I Reis 19:12

Existe hoje o verdadeiro Dom de lnguas. Antes da volta de Cristo Ele novamente vai repetir o Pentecostes, o Esprito Santo ser derramado e muitos falaro novas lnguas para a pregao do evangelho. Se voc quiser saber se voc tem o Esprito Santo saiba que no h um Dom especfico que evidencie isso, mas Deus deixou os frutos do esprito, esses todo verdadeiro cristo deve ter. Lembre-se, o amor o maior deles.

Anda mungkin juga menyukai