Anda di halaman 1dari 7

UNICAMP 2013 GEOGRAFIA RESPOSTAS ESPERADAS

a) Compostos Orgnicos; - Decomposio da matria orgnica nas plancies aluviais - Pouca carga de sedimentos em suspenso.

b) - Baixa velocidade de escoamento das guas; - Elevada carga de sedimentos grossos carregados pelo rio; - Ilhas de grande estabilidade, possibilitando o estabelecimento de vegetao de porte sobre elas.

a) Mars de Sizgia: - Terra, Lua e Sol alinhados (Lua nova e Lua cheia); - Apresentam maiores amplitudes. Mares de quadratura: - Sem alinhamento (Lua Crescente e Lua Minguante); - Apresentam menores amplitudes.

b) Formas geolgicas que podem ser influenciadas pelas mars: - Falsias; - Plancies marinhas que podem apresentar Deltas; - Ilhas cobertas e descobertas pela mar e as praias.

a) - Baixa Magnitude; - Predominantemente rasos; - Reflexos de outras reas mais ativas tectonicamente. b) - Proximidade de contato com a placa Sul-Americana e a placa de Nazca; - Subduco profunda na rea do Estado do Acre; - Tremores de elevada magnitude e hipocentro com elevada profundidade.

a) Intenso crescimento populacional, favorecido pelo xodo rural; Ocupao desordenada do espao urbano - Ocupao de reas perifricas; - Segregao espacial; - Ocupao de reas de risco; - Dificuldade de acesso, por parte da populao mais pobre, infraestrutura urbana e habitao. b) Plano diretor: Importante instrumento urbanstico para o desenvolvimento e a democratizao do uso e da ocupao do espao urbano. Diretrizes que podem ser destacadas: - IPTU progressivo no tempo, edificao ou utilizao compulsria e desapropriao com pagamento em ttulos da divida pblica, para conter o uso especulativo da terra urbana; - A regularizao fundiria, para regulamentar o direito de posse aos moradores e a urbanizao de assentamentos informais; - O incentivo construo de infraestrutura para o transporte pblico, para garantir o direito a mobilidade urbana e a acessibilidade com qualidade da populao; - Reserva de reas da cidade para lazer, para a preservao ambiental e para a construo de moradias populares.

a) As aes do Governo Chins que podem ser citadas como aes polticas que produziram condies internas para a ascenso econmica do pas, so: - Desenvolvimento de polticas governamentais em educao para a qualificao da mo de obra; - Construo de infraestrutura no territrio nacional, sobretudo em transporte, produo de energia e redes de comunicao; - Criao das denominadas ZEEs (Zonas Econmicas Especiais) reas especializadas, com intensa e moderna produo industrial e relativa abertura econmica, voltadas para a exportao e espalhadas pelo territrio nacional, fazendo uso intensivo de mo de obra e tecnologia de ponta. b) Como estratgias do governo Chins para a obteno de recursos naturais que garantem a expanso industrial do pas, podem ser citadas: - Compra de terras e instalao de empresas nacionais de explorao mineral e de combustveis fsseis em vrios pases do mundo, especialmente em pases do continente africano. - Ampla poltica exterior de emprstimos ou cooperao econmica, visando uma aproximao estratgica com pases detentores de grandes reservas de recursos naturais.

a) - Rio de Janeiro - Esprito Santo b) Principais argumentos favorveis manuteno da legislao atual: - Instabilidade Jurdica: Mudana das regras j estabelecidas sobre a explorao de reas j licitadas; - Compensao pelos impactos: Garantido pela Constituio Federal a compensao financeira pelos impactos sociais, econmicos e ambientais causados pela explorao dos recursos em seus domnios; - Perda de receita: Com a alterao dos percentuais de distribuio dos royalties do petrleo, os estados perdero receitas para investimentos pblicos em seus respectivos territrios administrativos. Principais argumentos aos que defendem a distribuio das riquezas produzidas pela explorao dos recursos para todas as unidades da federao: - Recursos da Unio: A explorao desses recursos ocorre em reas pertencentes a unio, os benefcios obtidos devem se estender populao de todos os estados, no apenas onde ocorre a localizao do recurso; - Diminuio das desigualdades regionais: Uma distribuio igualitria dos recursos oriundos do petrleo poder contribuir para a reduo das desigualdades regionais e o aumento de investimentos em setores estratgicos para o pas, como a educao; - O investimento em pesquisas parte da Unio: Todos os brasileiros contribuem com o pagamento de tributos destinados ao desenvolvimento de pesquisas exploratrias e de retirada de petrleo e reas ocenicas, sendo assim uma questo de justia que as riquezas obtidas pela explorao efetivamente ocorrida sejam distribudas pelo conjunto da populao nacional.

a) Principais motivos de conflitos entre indgenas e fazendeiros na regio Oeste de Mato Grosso do Sul: - Avano do Agronegcio: Nessa regio o agronegcio avana, com a cultura de Soja e Cana-deacar, sobre terras indgenas; - Demarcao de terras indgenas: Os povos indgenas Guarani e Kaiow reivindicam a demarcao de terras indgenas nessa regio. Algumas dessas terras esto sobre o poder do agronegcio. b) Aes coordenadas pela FUNAI direcionadas para a proteo das populaes indgenas brasileiras: - Preservao da cultura indgena: Formulao de polticas pblicas que visam a assegurar a preservao da vida, das terras, dos costumes e das lnguas dos povos indgenas; - Patrimnio indgena: Administrao dos bens e do patrimnio indgena; Divulgao da cultura indgena: Promoo e levantamento censitrios e pesquisas cientficas sobre as populaes indgenas com o intuito de divulgao da cultura desses povos; - Educao e Sade: Acompanhamento das aes direcionadas para a promoo da sade e da educao indgenas; - Demarcao de terras: Demarcao, homologao e acompanhamento de aes sustentveis nas terras indgenas.

Anda mungkin juga menyukai