Anda di halaman 1dari 11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev.

00 / Edio 17/11/09

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS


(conforme Norma Brasileira ABNT NBR 14725)

THINNER PARA LIMPEZA


1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA Descrio do produto
Nome do produto Cdigo interno : : Thinner Para Limpeza 0.041.13

Fabricante: BRAZILIAN COLOR IND. DE TINTAS E VERNIZES LTDA.


Endereo : Rua Maria dos Anjos Agostinho, 228 - Granja Eliana Guarulhos - So Paulo - CEP.: 07251-160 55 11 2413 1326 55 11 2413 1326 55 11 2413 1333 http://www.tintasbrazilian.com.br Id@tintasbrazilian.com.br

Tel. Fax Tel. Emergncia Homepage: E-mail:

: : : : :

2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES


Thinner Para Limpeza Este produto qumico um preparado. Natureza qumica: Thinner ( mistura de solventes oxigenados ). Principais componentes que contribuem para o perigo

ster Etlico Nmero CAS - 141-78-6 Smbolo - F Xi

: :

Concentrao em peso (%) 2 - 10 Frases R : 11 36 66 67

Pgina 1/11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

Tolueno Nmero CAS - 108-88-3 Smbolo - F Xn

: :

Concentrao em peso (%) 5 - 20 Frases R : 11 38 48/20 63 65 67

Sistema de Classificao O componente foi classificado de acordo com Diretiva 67/548/CE.

3. IDENTIFICAO DE PERIGOS
Perigos mais importantes Produto inflamvel. Manuseio do produto sem utilizao de equipamento de proteo individual (EPI). Contaminao de curso dgua e/ou solo. Vapores do produto podem formar misturas explosivas com o ar. Efeitos adversos sade humana: Irritao dos olhos, pele e sistema respiratrio. Pode causar depresso do sistema nervoso central. Contato prolongado ou repetitivo pode causar o desengorduramento e ressecamento da pele e/ou dermatite. Nocivo ou fatal se ingerido. Tosse e respirao difcil. Efeitos ambientais A contaminao de cursos de gua torna-os imprprios para o consumo humano. A contaminao do solo torna-o imprprio para a vida animal e/ou vegetal. Perigos Fsico-Qumicos Inflamvel quando exposto s chamas, calor ou fascas. Perigos Especficos Super exposio a nvoas ou vapores. Principais sintomas Avermelhamento, coceira ou sensao de queima pode indicar excesso de exposio da pele ou olhos. Nuseas, tonturas, dores de cabea, fadiga, perda de coordenao so indicaes de exposio excessiva a vapores ou nvoas. Os sintomas devidos ingesto incluem distrbios gastrointestinais, dor e desconforto. Classificao do produto qumico O componente foi classificado de acordo com Diretiva 67/548/CE.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


Primeiros socorros Inalao Em caso de inalao acidental, remover a vtima da zona contaminada e mant-la em repouso. Deitar a vtima e coloc-la na posio de descanso. Mant-la aquecida (cobrir com manta). Manter as vias respiratrias livres removendo prteses e corpos estranhos, se houver. Reanimao cardio-respiratria ou oxignio, se necessrio. Cuidado para no aspirar o produto em caso de ocorrncia de vmito. Chamar / encaminhar ao mdico. Contato com a pele: Retirar o calado, as meias e a roupa contaminada, sob o chuveiro se necessrio, e lavar as partes atingidas com gua corrente no mnimo por 15 minutos. No apalpar nem friccionar as partes atingidas. Chamar / encaminhar ao mdico se necessrio.
Pgina 2/11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

Contato com os olhos: Se a vtima estiver usando lentes de contato, remove-las. Lavar imediatamente com bastante gua, durante no mnimo 15 minutos, mantendo as plpebras bem abertas. Chamar / encaminhar ao oftalmologista se necessrio. Ingesto :

Recomendaes gerais: Chamar imediatamente um mdico. Transportar imediatamente o paciente para um hospital. Vtima consciente: Lavar repetidamente a boca com gua limpa. No provocar vmitos. Se a vtima apresentar perturbaes nervosas, respiratrias ou crdio-vasculares, aplicar oxignio. Vtima inconsciente: No dar nada para beber ou induzir o vmito em vtima inconsciente ou em convulso. Respirao artificial e/ou oxignio pode ser necessrio. Deitar a vtima mantendo-a aquecida, quieta e com a cabea virada para o lado at chegar ajuda mdica. Chamar / encaminhar ao mdico imediatamente. Aes a serem evitadas: No dar nada para beber ou induzir o vmito em vtima inconsciente ou em convulso. Recomendaes ao prestador de primeiros-socorros: Em todos os casos procurar atendimento mdico para a vtima. Evitar o contato direto com o produto ou seus vapores. Utilizar equipamento de proteo individual para efetuar o atendimento. Notas para o mdico: No conhecido antdoto especfico. Tratamento sintomtico. Cuidar para no aspirar o produto aos pulmes.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO


Meios de extino apropriados Utilizar p qumico, CO2 (gs carbnico), espuma mecnica resistente a hidrocarbonetos ou gua na forma de neblina Meios de extino no apropriados No utilizar gua na forma de jato pleno. Perigos de exposio em um incndio Produto inflamvel. Pode liberar gases txicos durante a queima. Produtos de decomposio perigosos (Monxido e Dixido de Carbono). Recipientes fechados expostos ao fogo devem ser resfriados com gua. Perigo de exploso quando aquecido ou envolvido pelo fogo. Medidas de proteo em caso de interveno Deixar intervir apenas pessoas treinadas e informadas sobre os perigos do produto, aptas e devidamente equipadas. Aproximar-se do local do incndio de costas para o vento. Combater o incndio a uma distncia segura. Em caso de incndio prximo, ou em locais confinados, usar aparelho de respirao autnomo e roupa de proteo total. Proteger com gua pulverizada (neblina) a equipe que estiver efetuando a interveno.

Pgina 3/11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


Precaues individuais e coletivas: Respeitar as medidas de proteo mencionadas nas sees 7 e 8. No fumar. Eliminar todas as fontes de calor, ignio ou que possam produzir fascas ou centelhas. Providenciar o isolamento da rea do derramamento ou do vazamento Tomar medidas para evitar o acmulo de cargas estticas. Aterrar os equipamentos. No tocar nem caminhar sobre o produto derramado. Controle de poeiras: No aplicvel por se tratar de produto lquido. Preveno da Inalao e do Contato com pele, mucosas e os olhos: Para evitar a inalao de vapores e o contato com as mucosas, a pele e os olhos, utilizar os equipamentos de proteo individuais recomendados na seo 8. Reduzir a formao de nuvens de vapores usando gua na forma de spray. Precaues ao meio ambiente Estancar o vazamento, caso seja possvel ser realizado sem risco para as pessoas. Para conter vazamentos, utilizar materiais absorventes inertes (areia, terra, vermiculita). Evitar o direcionamento do material derramado para quaisquer sistemas de drenagem pblica. Evitar a possibilidade de contaminao de guas superficiais e de mananciais. Se o produto vier a contaminar rios, lagos ou esgotos, informar imediatamente as autoridades competentes. Mtodos de limpeza Recolher o produto derramado por meios apropriados, tais como equipamento a vcuo, pneumtico ou manual, colocando-o em tambores ou contineres, limpos, secos e identificados Proceder absoro do material restante com materiais inertes, tipo vermiculita, areia ou terra. Colocar em recipiente limpo, seco, rotulado e compatvel com o produto. Para a eliminao, consultar a seo 13. Preveno de perigos secundrios: Se o derramamento ocorrer em ambientes confinados, promover a exausto e a ventilao do ambiente antes de permitir a entrada de pessoas. Monitorar a presena de vapores orgnicos ou de misturas explosivas. Embalagens usadas no devem ser reutilizadas para outros fins.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
Manuseio Medidas Tcnicas: Advertir as pessoas dos perigos do produto. Usar os EPIs recomendados. Evitar a inalao de vapores. No fumar, comer ou beber na rea de manuseio. Manipular o produto dentro das normas e procedimentos de higiene industrial em vigor. Evitar concentraes de vapor em valores acima dos limites de exposio ocupacional. Preveno de incndio e exploso: Tomar medidas para eliminar acmulo de cargas estticas. Aterrar os equipamentos. Manipular o produto afastado de fontes de calor, ignio, chamas ou fascas. Conservar o produto no recipiente original, fechado. Utilizar aparelhagem em materiais compatveis com o produto. Precaues para manuseio seguro: Conservar o produto no recipiente original, fechado. Isolar fontes de calor, fascas ou chama direta. Devem ser usadas ferramentas que no produzam fascas. Nunca usar presso para transferir ou esvaziar o recipiente.

Pgina 4/11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

Orientaes para manuseio seguro: O produto pode carregar-se eletrostaticamente. Usar aterramento quando transferir de um tambor para outro. Os operadores devem usar calados e roupas antiestticas e o piso deve ser de material condutivo. O descarregamento e a movimentao de embalagens mais pesadas devem ser feito por meio de empilhadeira. NUNCA jogar as embalagens sobre pneus ou rolar a embalagem sobre o piso (possibilidade de amassamento, furo, vazamento, danificar a identificao, etc.). Evitar a queda das embalagens nas operaes de carga/descarga. Armazenamento

Condies de armazenamento adequadas Conservar o produto no recipiente original, fechado. Guardar em local seco e arejado. Manter afastado de fonte de calor, de ignio e ao abrigo do sol. Manter as embalagens na posio vertical para evitar vazamentos. O local de armazenamento deve ter piso impermevel, e dotado de dique de conteno. Estar distante de sadas para a rede de esgoto, captao pluvial, etc. As instalaes eltricas devem ser prova de exploso e estarem de acordo com as especificaes tcnicas da NEC (National Eletrical Code), IEC (Internationas Eletrical Commision) ou ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Condies a evitar No armazenar o produto prximo a materiais incompatveis (cidos, bases ou oxidantes fortes), materiais explosivos, perxidos orgnicos. Prximo a fontes de ignio. No armazenar em locais midos, descobertos e sem ventilao. Materiais recomendados para embalagem: Tambor ou lata de ao, com tampa adequada para conter lquidos. Materiais no recomendados para embalagem: Embalagens Plsticas.

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL


Medidas de Controle de Engenharia Ventilao geral exaustora e/ou ventilao local exaustora podem ser necessrias para manter as concentraes de vapores abaixo dos limites de tolerncia permitidos. Utilizar equipamentos de ventilao prova de exploso. Valores Limites de Exposio

Brasil - LT / NR15 LT - MP ster Etlico Tolueno ppm 310 78 mg/m 1090 290
3

VM ppm N.E N.E mg/m N.E N.E


3

ACGIH - 2006 TWA ster Etlico Tolueno ppm 400 50 mg/m N.E N.E
3

STEL ppm N.E N.E mg/m N.E N.E


3

Medidas de ordem tcnica Assegurar ventilao adequada. Prever aspirao adequada, se h risco de decomposio (ver seo 10). Providenciar aspirao adequada em locais onde se formem vapores. Respeitar as medidas de proteo mencionadas na seo 7.
Pgina 5/11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

Procedimentos recomendados para monitoramento: Monitorar conforme procedimentos especficos do Ministrio do Trabalho para sade ocupacional (NR 15) ou a Norma de Higiene do Trabalho, da Fundacentro. Equipamentos de Proteo Individual:

Proteo respiratria Mscara com filtro qumico contra vapores orgnicos. Em ambiente confinado e em emanaes importantes ou no controladas, em que mscaras de cartucho so insuficientes, usar aparelho respiratrio com ar mandado ou aparelho autnomo. Proteo das mos Usar luvas adequadas. Materiais recomendados: Borracha butlica, ou outro resistente a solventes. Proteo dos olhos Usar culos de Segurana resistente a produtos qumicos / Protetor Facial. Proteo da pele e do corpo Avental, Capacete e Botas de material impermevel e quimicamente resistente. Se houver risco de projeo, usar vesturio de proteo total / botas de borracha butlica ou Neoprene. Medidas de higiene No comer, beber ou fumar durante a utilizao. Nunca utilizar embalagens vazias de produtos qumicos para armazenar produtos alimentcios ou para outros fins. Retirar a roupa contaminada imediatamente aps o trabalho. Material contaminado deve ser imediatamente limpo com gua. Manusear de acordo com as boas prticas industriais de higiene e segurana. Consultar o higienista industrial ou o engenheiro de segurana para a seleo do equipamento de proteo individual adequado s condies de trabalho. Precaues especiais No usar gasolina, leo diesel ou outro solvente derivado de petrleo para efetuar a higiene pessoal. Evitar a exposio macia ou prolongada aos vapores. Produtos qumicos s devem ser manuseados por pessoas capacitadas e habilitadas. Os EPIs devem possuir o CA (Certificado de Aprovao).

9. PROPRIEDADES FSICO - QUMICAS


Estado Fsico: Lquido viscoso. Cor: Incolor. Odor: Caracterstico.

pH Ponto/intervalo de ebulio (760 mm/Hg) Faixa de destilao Ponto de fuso Temperatura de decomposio Ponto de Congelamento Ponto de fulgor (vaso fechado) Temperatura de auto-ignio Limite de explosividade, inferior Limite de explosividade, superior Presso de Vapor Densidade de Vapor (ar = 1 ) Densidade Relativa
Pgina 6/11

N.A. produto no aquoso. N.D. N.D. N.D. N.D. N.D. 8,0C N.D. N.D. N.D. N.D. N.D. 0,80 0,02 g/cm

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

Solubilidade Solubilidade em solventes orgnicos Coeficiente de partio (n-octano/gua) Taxa de evaporao (Acetato de Butila = 1)

gua = insolvel Solvel. N.D. N.D.

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE


Condies de instabilidade: Em condies recomendadas de Armazenamento e Manuseio o produto estvel. Reaes perigosas: Reaes exotrmicas provenientes da combusto do produto. Produto pode formar perxidos de estabilidade desconhecida. No ocorre polimerizao Condies a evitar: Contato com agentes oxidantes fortes Contato com cidos e bases fortes. Temperaturas elevadas. Fontes de calor e ignio. Materiais ou substncias incompatveis: Agentes oxidantes fortes. Materiais fortemente cidos ou bsicos. Produtos de decomposio perigosos Monxido de Carbono e Dixido de Carbono, Fumaa negra irritante.

11. INFORMAES TOXICOLGICAS


Efeitos Toxicolgicos Irritao das membranas mucosas, sistema respiratrio e efeitos adversos aos rins, fgado e sistema nervoso central. Toxicidade aguda A exposio prolongada ou em concentraes excessivas aos vapores dos solventes componentes do produto pode resultar em efeitos adversos sade, como irritao das membranas mucosas e/ou do sistema respiratrio e efeitos adversos sobre os rins, fgado e sistema nervoso central. Sintomas e sinais incluem dores de cabea, perturbaes, fadiga, sonolncia e em casos extremos, perda da conscincia. Exposies severas podem levar ao coma e em extremos, at morte. Efeitos locais: Irritao da pele, olhos, e sistema respiratrio. sonolncia, nuseas, vmitos e diarria.

Se ingerido pode causar dor abdominal,

Sensibilizao: Contatos repetidos ou prolongados com o produto podem reduzir a oleosidade natural da pele, resultando em ressecamento, irritao e possibilidade de dermatite de contato no alrgica. Toxicidade crnica: Inalao prolongada pode causar dor de cabea, perda de apetite, nervoso e palidez. Contato prolongado pode causar rachaduras na pele, danos ao fgado e rins.

Pgina 7/11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

Efeitos toxicologicamente sinergticos: Dados no disponveis. Efeitos especficos: Dados no disponveis. Substncias que causam efeitos aditivos: Dados no disponveis. Substncias que causam efeitos de potenciao: Dados no disponveis.

12. INFORMAES ECOLGICAS


Efeitos ambientais, comportamento e impactos do produto: Mobilidade: O produto no solvel em gua, mas por ser lquido pode penetrar em cursos dgua. No solo poder percolar em parte, contaminando o lenol fretico. Persistncia/Degradabilidade: Este produto parcialmente biodegradvel. Toxicidade: Txico a animais e a sade humana. Potencial de bioacumulao: Baixo Potencial de Bioconcentrao. Comportamento esperado: Produto tende a formar pelculas superficiais sobre a gua. Nocivo a vida aqutica, o produto poder em parte percolar e contaminar o lenol fretico. Impacto ambiental: Nocivo para os organismos aquticos. Vapores do produto podem tornar o ambiente inflamvel. Ecotoxicidade: Contaminante ao solo, ar e gua.

13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO


Mtodos de tratamento e disposio Produto: Co-processamento, decomposio trmica, de acordo com a legislao de controle ambiental local, estadual ou federal. No descartar o produto em esgotos, rios, lagos, mananciais hdricos, ruas ou terrenos baldios. Restos de Produtos: Resduos que no sero mais utilizados devem ser dispostos da mesma forma como o produto. Para efeito de transporte o resduo deve ser tratado como resduo txico de classe I.

Pgina 8/11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

Embalagem usada: No reutilizar as embalagens usadas para outros fins. Descartar de forma adequada, de acordo com a legislao vigente, como por exemplo, destinar para uma unidade de incinerao devidamente licenciada.

14. INFORMAES SOBRE O TRANSPORTE


TERRESTRE N ONU Classe de risco Nmero de risco Grupo de embalagem Nome apropriado para embarque 1263 3 33 II MATERIAL RELACIONADO COM TINTA

MARTIMO IMDG / GGVSea / ONU Classe de risco Nmero de risco Grupo embalagem MFAG EMS Poluente marinho Nome apropriado para embarque 1263 3 33 II 310 - 313 3-05 NO PAINT

AREO ICAO / IATA / ONU Classe de risco Nmero de risco Grupo de embalagem Nome apropriado para embarque 1263 3 33 II PAINT

15. REGULAMENTAES Classificao e rotulagem de acordo com a Diretiva 67/548/CE

Smbolos Xn Nocivo Xi Irritante F Facilmente Inflamvel

Frases de Risco R11 Facilmente inflamvel. R36 Irritante para os olhos. R38 Irritante para a pele. R48/20 Nocivo: risco de efeitos graves para a sade em caso de exposio prolongada por inalao. R63 Possveis riscos durante a gravidez com efeitos adversos na descendncia.
Pgina 9/11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

R65 Nocivo: pode causar danos nos pulmes se ingerido. R66 Pode provocar secura da pele ou fissuras, por exposio repetida. R67 Pode provocar sonolncia e vertigens, por inalao dos vapores.

Frases de Segurana S2 - Manter fora do alcance das crianas. S16 - Manter afastado de qualquer chama ou fonte de ignio No Fumar. S26 - Em caso de contato com os olhos, lavar imediata e abundantemente com gua e consultar um especialista. S33 Evitar acumulao de cargas electrostticas. S36/37 Usar vesturios de proteo e luvas adequadas. S62 Em caso de ingesto, no provocar o vmito. Consultar imediatamente um mdico e mostrar-lhe a embalagem ou o rtulo.

16. OUTRAS INFORMAES

Nos locais onde se manipulam produtos qumicos dever ser realizado o monitoramento da exposio dos trabalhadores, conforme o PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais) da NR-9. Funcionrios que manipulem produtos qumicos, em geral devem ser monitorados biologicamente conforme o PCMSO (Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional) da NR-7. As informaes e recomendaes constantes desta publicao foram pesquisadas e compiladas de fontes idneas, dos MSDS dos fornecedores e de legislaes aplicveis ao produto e fonte informativa atualizada do Color Index Merk. Os dados dessa Ficha referem-se a um produto especfico e podem no ser vlido onde esse produto estiver sendo usado em combinao com outros. A Brazilian Color com os fatos dessa ficha, no pretende estabelecer informaes absolutas e definitivas sobre o produto e seus riscos, mas subsidiar as informaes, diante do que se conhece, aos seus funcionrios e clientes para sua proteo individual, manuteno da continuidade operacional e preservao do Meio-Ambiente.

Pgina 10/11

Thinner Para Limpeza FISPQ 2.231 / Rev. 00 / Edio 17/11/09

ABNT C.A. C.E. DGR Frases IARC IATA IEC IMDG LC LD LT MP N.A. N.D. N.E. NEC NR PCMSO PPRA STEL TWA VM

SIGLAS UTILIZADAS Associao Brasileira de Normas Tcnicas Certificado de Aprovao Concentrao Efetiva Dangerous Goods Regulation R = Risco - S = Segurana International Agency for Research on Cancer Internationar Air Transport Association International Eletrical Commision International Maritime Dangerous Goods Code Concentrao Letal Dose Letal Limite de Tolerncia Mdia Ponderada No se Aplica No Disponvel No Especificado National Eletrical Code Norma Regulamentadora Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional Programa de Preveno de Riscos Ambientais Short-Time Exposure Limit (Limite inferior de exposio 15 minutos) Time Weighted Average (Limite superior de exposio 8 horas) Valor Mximo

Pgina 11/11

Anda mungkin juga menyukai