Anda di halaman 1dari 3

caadores WON AR MF O CORPO SACERDOTAL DO CULTO AS DIVINDADES DA CAA

Na Tradio YORB as Divindades da Caa tem a sua importncia devido trs princpios bsicos:

O primeiro de ordem material, pois esta Divindades quem possibilita as caadas frutuosas e, em conseqncia, garante a comida em abundncia. O segundo de ordem mdica, pois os caadores, estando frequentemente na floresta, estabelecem contato com os OLOSNYN e os ONSGUN(Sacerdotes e Curandeiros do Culto SNYN), possibilitando um amplo aprendizado sobre a medicina natural. O terceiro de ordem social, pois quase sempre um caador quem descobre, sob a proteo das Divindades da Caa, por ocasio de suas incurses procura da caa, um lugar favorvel para o estabelecimento de uma nova roa ou de uma futura aldeia onde ele vem instalar-se com sua famlia. Este caador se torna o primeiro ocupante do lugar e o dono da terra, frente daqueles que viro instalar-se depois dele. Os caadores e os pescadores, no correspondem a castas, mas sim a etnias. Suas atividades esto entre as mais antigas da Sociedade Humana: a caa que corresponde duas caas, uma na terra e outra na gua hoje denominada de pesca representam tambm grandes escolas de iniciao, pois no h quem se aproxime imprudentemente das fora sagradas da Terra-Me e dos poderes da mata, onde vivem os animais e os seres sobrenaturais. A exemplo, o caador, de modo geral, conhece todas as encantaes da mata e deve dominar a fundo a cincia do mundo animal. Dentro do Panteo YORB as Divindades da Caa mais conhecidas so:

ERINL ou IBALMO

ODE

SSI

ORLR

LGUNDE

OTIN

entre outros dos quais seus respectivos cultos se perderam na dispora.

Afim de preservar o culto as Divindades da Caa, foi estabelecida uma Irmandade composta por um corpo sacerdotal de seis membros masculinos, dentro de uma sociedade de caadores. Esta Irmandade intitulada de WON AR MF tem contribudo muito para que o culto as Divindades da Caa no Novo Mundo no caminhe a beira da extino como ocorre em suas terras de origem a frica Ocidental. DENOMINAES E FUNES DOS TTULOS:

OL ODE Primeiro ttulo da hierarquia dos AR MF e Chefe dos caadores; o sumo sacerdote do culto, guardio dos segredos da gnese csmica e das cincias da vida, detm o conhecimento, o entendimento e a sabedoria dos mitos e ritos litrgicos s Divindades da Caa. Este tradicionalista, geralmente dotado de uma memria prodigiosa, normalmente tambm o arquivista de fatos passados transmitidos pela tradio, ou de fatos contemporneos. O OLOODE ou K AR MF como tambm conhecido, desempenha as suas funes auxiliado por seus dois assistentes: o TUN K AR MF (o mais graduado dos dois assistentes de um chefe) e seu SI K AR MF (o menos graduado dos dois assistentes de um chefe). O TUN exerce a funo somente na ausncia do K AR MF e o SI na ausncia do. Caso ocorra a ausncia inesperada dos trs nada se faz. Mesmo o OL ODE sendo o detentor de todo os segredos do culto ele no poderia realiz-lo sozinho por isso a metfora a seguir nos explica: IL BABA MI N ILKN MF - a casa de meu pai tem seis portas ou interpretando a metfora para os WON AR MF seis em apenas um, um que se divide em seis. Esta a expresso resumida de um pacto firmado dentro do sagrado e no poder ser violado. Desta forma todos os titulares devem serem auxiliados por seus TUN e seus SI. EPERIN L'ODE Segundo ttulo da hierarquia dos AR MF, o Grande Caador de Elefantes, a expresso elefante tem a conotao do maior animal de caa, no pela sua carne e sim pela sua presa, o precioso marfim; mas sabemos que o animal mais caado so os antlopes. Detentor dos encantamentos da caa, aquele que antes de sair a uma caada, com seu misterioso RKR passa sobre o arbusto de uma determinada folha e pela reao desta, sabia se o grupo deveria ou no sair caa, pois na antiguidade quando um caador aventurava-se a caar e retornava aldeia sem animais abatido era tido como sinal de mal agouro. Se necessitamos invocar o SE das Divindades da Caa a ele que deveremos

recorrer, inclusive nos Candombls o EPERIN que bate os chifres de boi emitindo um som caractersticos que invocam as Divindades da Caa. Os Rito de Sacrifcios so de sua inteira responsabilidade. KAKO ONKM EKN Terceiro ttulo da hierarquia dos AR MF, aquele que esta armado com a clave do Leopardo o que significa que tem o poder de julgar e condenar, j que a figura do Leopardo esta associada Justia dos Homens. Sua funo manter a ordem poltica e social entre a comunidade de caadores e a prpria Irmandade, pois segundo o pacto no deve haver disputas ou desavenas entre si. PAKN ODE Quarto ttulo da hierarquia dos AR MF aquele que auxilia o EPERIN nos ritos de sacrifcios e esta a seu cargo o trato dos animais antes e depois do sacrifcio, com exceo da cozinha, pois sabemos que mesmo em territrio YORB ao homem esta vedado a cozinha ritual.

ODE APER Quinto ttulo da hierarquia dos AR MF detm o conhecimento dos encantamentos, louvaes, rezas e cnticos as Divindades da Caa. Este ter o direito de formar um grupo de pessoas que o auxilie no coral.

ON PNP Sexto ttulo da hierarquia dos AR MF o guardio do templo dos caadores aquele que detm o poder de invocar a fora de ELGBRA, juntos protegem a comunidade dos ataques dos AJOGUN (os inimigos sobrenaturais dos Homens). Embora este ttulo pertena a esta Irmandade, aquele que o exerce um dos sacerdotes do Culto ALKETU o primeiro Rei da cidade de KETU e ancestral do primeiro Rei da etnia GB (atualmente habitantes da cidade de ABEOKUTA)

Fora desta Irmandade mas pertencente ao Culto as Divindades da Caa ou a Sociedade de Caadores, existe um IJY posto feminino denominado Y ODE ou YOFARASODE, guardi dos segredos de Y APAOKA ou Y NBANBA e que desempenha sobretudo a funo de sacerdotisa; e no poderia ser diferente entre os demais cultos, pois nada se faz somente com homens, assim como nada se faz somente com mulheres a exemplo temos a Sociedade EGUNGUN e a Sociedade GELEDE. Outros OLY posto masculino que merecem um estudo a parte o AFIRIKODE ou como muitos o conhece AFRIKODE e o OMOREKUN. que em algumas tradies tambm e considerado como um Ara Mefa entre os oloye dos caadores ainda temos o ONI ABO ODE, ONI TAFAODE E UMA SACERDOTISA MUITO IMPORTANTE DENTRO DESTE CULTO A IYA OFARERE.

Anda mungkin juga menyukai