Anda di halaman 1dari 49

Proposta de trabalho: Sequncia Didtica

Equipe Central/ SEE/ EENSA 2013

Secretaria de Estado de Educao de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educao Bsica Superintendncia de Desenvolvimento da Educao Infantil e Fundamental

Processo de Alfabetizao e Letramento Baixo Desempenho

A proposta a seguir trata-se de uma sequncia de atividades elaboradas para trabalhar


com as crianas que apresentaram baixo desempenho nas avaliaes diagnsticas. Foi escolhido o Eixo Apropriao do Sistema de Escrita porque nele esto as capacidades que os alunos desse nvel, precisam consolidar para avanar no processo de alfabetizao e letramento. Vale ressaltar, desta forma, a necessidade e a importncia do trabalho com a diversidade textual na escola, pois, ela permite aos alunos a aquisio de um conhecimento amplo dos textos que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas prticas sociais. Assim, com certeza, as crianas tero facilidade de compreend-los e produzi-los quando precisarem. Lembramos que este material visa auxiliar no trabalho de interveno. Ele uma

atividade de aula estruturada e no tem fim em si mesmo, portanto, est passvel de


sugestes de melhoria. Contamos com a criatividade do professor para aplic-lo e enriquec-lo.

preciso definir:
1. Pblico-alvo: alunos do 3 ano de escolaridade que apresentaram dificuldades na avaliao diagnstica, ou seja, alunos que ainda no consolidaram o processo de alfabetizao. OBS: nossa prioridade neste momento so os alunos do 3 ano. Caso seja vivel para a escola, sugerimos incluir nesta interveno tambm os alunos que esto no 4 ano e 5. Ano que apresentaram baixo desempenho na avaliao diagnstica. Este material tambm passvel de ser trabalhado com alunos de outros anos de escolaridade ainda no alfabetizados ou ainda com turmas de 1 e 2 anos. Vale ressaltar apenas a necessidade de adaptaes de acordo com a idade dos alunos. Ex: para alunos maiores, selecionar um texto mais compatvel com a idade.

Distribuir a quadrinha (texto) para cada aluno. Pedir para que leiam. Ir de carteira em carteira para ouvir a leitura. Marcar discretamente no canto da folha: LF L com fluncia, LSF L sem fluncia, LS - L silabando, NL- No l. Ditar as seguintes palavras: Serafina, corao, livro e mo. Ditar a seguinte frase:
Serafina registra suas atividades dirias.

SUGESTES DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR COM O TESTE 1. Momento: Distribuir a quadrinha (texto) para cada aluno: * Pedir para que leiam. Ir de carteira em carteira para ouvir a leitura e marcar discretamente no canto da folha: LF L com fluncia, LSF L sem fluncia, LS - L silabando, NL- No l * Durante a leitura faa algumas perguntas referentes ao texto como: Por que Serafina acha que importante a criana aprender? O que voc gostaria de aprender com Serafina? O que voc gostaria de ensinar a Serafina? 2. Momento: Seguir os seguintes comandos: *Escreva palavras que rima com Serafina. *Pintar de vermelho os espaos entre as palavras do texto; *Circular a 1 e a ltima palavra do texto; *Contar quantas palavras tem na 1 linha da quadrinha e escrever o numeral. *Fazer um X na silaba mediana da palavra ensinar; *Grifar uma palavra com trs slabas; 3 momento: Ditar as seguintes palavras: Serafina, corao, livro e mo. 4. Momento: Ditar a seguinte frase: Serafina registra suas atividades dirias.

5. Momento: Ler o texto novamente para os alunos, chamando a ateno para as questes de interpretao, compreenso e entonao. Aproveite o momento para trabalhar o sentido das palavras. * Escreva estas palavras no quadro: Serafina, corao, livro e mo, pea para os alunos colocarem em ordem alfabtica (No verso da folha) 6. Momento: Ao final do trabalho, faa consideraes professora a partir do trabalho desenvolvido. Quanto as atividades de escrita verificar: nvel de desenvolvimento que a criana se encontra (silbico, pr-silbico, alfabtico...) frase: espaamento, a direo formal da escrita, uso correto das linhas, local adequado para iniciar a escrita na folha, a estrutura da frase: ( letra maiscula, pargrafo, pontuao).

Para isso, interessante voltar Resoluo SEE N 2197 publicada em 26/10/2012 (Tt. IV, Cap.I, Art. 60 e 61), que apresenta expectativas de aprendizagem para o Ciclo de Alfabetizao. I- 1 Ano: a) desenvolver atitudes e disposies favorveis leitura; b) conhecer os usos e funes sociais da escrita; c) compreender o princpio alfabtico do sistema da escrita; d) ler e escrever palavras e sentenas. II- 2 Ano: a) ler e compreender pequenos textos; b) produzir pequenos textos escritos ; c) fazer uso da leitura e da escrita nas prticas sociais. III- 3 Ano: a) ler e compreender textos mais extensos; b) localizar informaes no texto; c) ler oralmente com fluncia e expressividade; d) produzir frases e pequenos textos com correo ortogrfica. necessrio tambm manter uma pasta e/ou caderno organizado com avaliaes de percurso dos avanos dos alunos.

PROPOSTA DE INTERVENO PARA CADA NVEL


Pr-silbico, sem variaes quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras: O aluno diferencia desenhos (que no podem ser lidos) de escritos (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, smbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. Pr-silbico com exigncia mnima de letras ou smbolos, com variao de caracteres dentro da palavra, mas no entre as palavras: A leitura do escrito sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. Pr-silbico com exigncia mnima de letras ou smbolos, com variao de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variao qualitativa): Neste nvel, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito. necessrio possibilitar criana vivenciar, desde o incio, atividades que envolvam todas as letras, qualquer palavra e qualquer texto, desde que tenham uma ligao significativa com a criana.

Palavra: memorizao global de algumas palavras, incluindose os prprios nomes dos alunos, vinculao objeto ou figura com palavra escrita. Letras: anlises dos aspectos grficos, topolgicos, forma e posio, introduo dos aspectos sonoros das iniciais das palavras significativas, distino entre letras e numerais. Anlises no silbicas: letras iniciais e finais, nmero de letras das palavras, ordem das letras. Textos: vinculao do discurso oral com texto escrito, distino entre imagem e texto, reconhecimento dos suportes diferentes de textos diferentes, compreenso de que o texto constitudo de letras, de palavras. Fase inicial: Fazer crachs com os nomes das crianas - variar as formas de distribuio - trabalhar a letra inicial; Contato com farto e variado material escrito; Observao de atos de leitura e escrita; Oportunidade de escrita espontnea; Audio de leitura com e sem imagens; Audio de vrios tipos de textos; Distino entre letras e numerais. Fase mais avanada: Caixa de palavras significativas; Separao de palavras que se parecem (com a mesma letra, com a letra do nome da criana, nmero de letras, etc.); Escrita espontnea; Bingo de letras, de iniciais ou dos nomes; Memria de letras e de nomes; Outras atividades vinculando a figura com a palavra.

Proposta didtica para o nvel silbico Alguns conflitos possibilitam criana abandonar a hiptese silbica como: Impossibilidade de ler o que se escreve silabicamente; Impossibilidade de ler o que os outros escrevem; Confronto com grafias de certas palavras que se sabe serem corretas. Para isso se faz necessrio: Trabalho simultneo e inter-relacionado com letras, palavras e textos; Anlise sonora sobre as iniciais dos nomes prprios; palavras significativas e desmembramento oral das palavras em slabas, leitura de histrias, escrita coletiva de um texto reduzido sobre a histria, atividades em torno do texto produzido; Contar e escrever histrias inventadas pelas crianas, acontecimentos atuais, ocorrncias e outros, a utilizao de letras de msicas conhecidas, poemas, parlendas em cartazes e outros. Trabalho com palavras isoladas, porm significativas: nomes dos alunos; fazer um desenho e escrever a palavra, palavras que se parecem. Atividades variadas com letra: agrupar letra que se parece ou que se conhece. Procurar as letras de que precisam para escrever um nome em revistas, jornais - desenhos de objetos para cada letra, emprego de jogos diversos: memria, bingo, domin, alfabeto mvel, etc.

Dimenso sonora: Explorao da sonoridade das palavras, considerando os fonemas, as slabas, entidades em si mesmos (desligados dos sentidos). Ex.: sons iniciais, finais, medianos. Ao considerar a palavra como entidade em si, a criana estar abrindo mo do realismo nominal, porque estar ligada aos aspectos mais objetivos, isto , em relao escrita das palavras. 1. Silbico com letras no pertinentes ou sem valor sonoro convencional: Cada letra ou smbolo corresponde a uma slaba falada, mas o que se escreve ainda no tem correspondncia com o som convencional daquela slaba. A leitura silabada. 2. Silbico com vogais pertinentes ou com valor sonoro convencional de vogais: Cada letra corresponde a uma slaba falada e o que se escreve tem correspondncia com o som convencional daquela slaba, representada pela vogal. A leitura silabada 3. Silbico com consoantes pertinentes ou com valor sonoro convencional de consoantes: Cada letra corresponde a uma slaba falada e o que se escreve tem correspondncia com o som convencional daquela slaba, representada pela consoante. A leitura silabada. 4. Silbico com vogais e consoantes pertinentes: Cada letra corresponde a uma slaba falada e o que se escreve tem correspondncia com o som convencional daquela slaba, representada ora pela vogal, ora pela consoante. A leitura silabada.

Proposta didtica para o nvel silbico-alfabtico

Proposta didtica para o nvel alfabtico


Alfabtico inicial: Neste estgio, o aluno j compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a slaba. Agora, falta-lhe dominar as convenes ortogrficas. Alfabtico: Neste estgio, o aluno j compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a slaba e tambm domina algumas convenes ortogrficas. S na fase alfabtica que os alunos comeam a ter preocupaes ortogrficas. Neste campo tambm, a aprendizagem ocorre a partir da reelaborao pessoal da escrita pelo aluno. a reflexo lgica. necessrio oferecer sempre a ele oportunidades de: - Leitura e interpretao escrita de pequenos textos, montagem de textos com cenas mudas ou frases, traduo de textos coletivos e individuais, jogos ortogrfico. - Jogos de memria, bingo, domin para fixao da ortografia e da gramtica de uso (conhecimentos lingusticos). - Trabalho com textos diversos do livro didtico, do aluno, do professor, de jornais e revistas.

Este nvel marca a transio do aluno da hiptese silbica para a hiptese alfabtica. Ora ela escreve atribuindo a cada slaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.

Ao descobrir que o esquema de uma letra representada por cada slaba no funciona, a criana procura acrescentar letras escrita da fase anterior. Comea ento a grafar algumas slabas completas, e outras incompletas.
Essa fase pode caracterizar a omisso de letras pela criana, mas na verdade a criana est acrescentando letras sua escrita da fase anterior (silbica). Trata-se de uma progresso e no retrocesso. Nessa fase, muito importante o trabalho com letras e slabas mveis nos jogos e atividades. Para isso, importante a utilizao de: Jogos variados com slabas mveis, caa-palavras, cruzadinhas, jogos de memria, bingo, domin, etc. Leitura e interpretao oral de diferentes textos: poesias, msicas, parlendas, etc. Produo de textos coletivos, montagem e escrita de pequenas estruturas lingsticas, adivinhaes, travalnguas, etc.

2. Metodologia: Trabalho em pequenos grupos, dentro e/ou fora da sala de aula. Cabe escola definir qual a melhor estratgia de atendimento, prevendo: - dias e horrios de atendimento; - local da interveno; - responsveis por sua aplicao. PROFESSOR: seu papel fundamental neste trabalho. Pedimos que leia a proposta com bastante ateno e prepare os materiais com antecedncia. Contamos tambm com suas sugestes e opinies.

REALIZAO DOS AGRUPAMENTOS


A maioria das propostas das atividades est orientada para ser realizada em duplas, isso porque, para os alunos ainda em processo de alfabetizao, essa forma de agrupamento a mais adequada para incentiv-los a ler e escrever, mesmo quando ainda no sabem. na interao que os alunos aprendem. Portanto, planejar situaes didticas em que os alunos estejam agrupados criteriosamente, isto , com proximidade em seus nveis de aprendizagem, e possam trocar pontos de vista, negociar e chegar a um acordo imprescindvel no cotidiano da sala de aula. A formao das duplas para a realizao de atividades de leitura de listas ou textos que os alunos conhecem de memria, com o objetivo de que eles se apropriem do sistema de escrita, geralmente segue um critrio bsico de organizao: alunos com hiptese de escrita pr-silbica e silbica sem valor sonoro devem se juntar com alunos com hiptese de escrita silbica com valor sonoro, porque estes ltimos j conseguem estabelecer relao entre o oral e o escrito e tambm j utilizam letras que correspondem s usadas nas partes escritas. A atividade de leitura de listas ou textos que conhecem de memria para alunos com hiptese de escrita alfabtica no coloca desafios cognitivos para eles. necessrio planejar uma variao da atividade que reverta a atividade para a reflexo sobre questes ortogrficas. alunos com hiptese de escrita silbico-alfabtica devem fazer duplas com outros com a mesma hiptese de escrita ou se unir a alunos com hiptese de escrita alfabtica para realizar uma variao como a exemplificada acima. J a formao das duplas para a realizao de atividades de escrita de listas ou textos que conhecem de memria, com o objetivo de que os alunos se apropriem do sistema de escrita, pode ser organizada a partir de diferentes agrupamentos. Quando considerar necessrio, proponha variaes nos agrupamentos, sempre levando em conta os conhecimentos dos alunos. No recomendado organizar duplas que tenham conhecimentos muito distintos. Por exemplo, agrupar alunos com hiptese de escrita alfabtica com alunos com hiptese de escrita pr-silbica ou silbica. Porm, se o objetivo da atividade for a aprendizagem da linguagem escrita, o agrupamento acima j se torna adequado. Por exemplo, numa proposta de reescrita de um conto conhecido, coerente agrupar um aluno com hiptese de escrita pr-silbica para ditar o texto a outro com hiptese de escrita alfabtica para graf-lo, pois nessa situao ambos conseguem aprender como se organiza a linguagem que se usa para escrever, isto , como se organiza o discurso escrito.

ERA UMA VEZ UMA MENINA

QUE SE CHAMAVA PASSAVA A TARDE BRINCANDO

E A
ESCREVIA!
ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE SE CHAMAVA SERAFINA! PASSAVA A TARDE BRINCANDO E A NOITE ELA ESCREVIA! TINHA UM BELO DIRIO, FECHADO COM CADEADO! QUE ERA GUARDADO NO ARMRIO,NO CANTO DA SALA AO LADO.

ELA

TINHA UM BELO DIRIO, FECHADO COM !

QUE ERA GUARDADO NO,

NO CANTO DA SALA AO LADO.

1 Cartaz

2 Cartaz

Era uma vez uma menina Que se chamava serafina! Passava a tarde brincando E a noite ela escrevia! Tinha um belo dirio, fechado com cadeado! Que era guardado no armrio, no canto da sala ao lado.
3 Cartaz

Era uma vez uma menina. Que se chamava Serafina! Passava a tarde brincando e a noite ela escrevia! Tinha um belo dirio, fechado com cadeado! Que era guardado no armrio, no canto da sala ao lado.
4 Cartaz

Eixo: Apropriao do sistema de escrita


CAPACIDADE (Caderno 2 SEE/CEALE)

Dominar convenes grficas: (i) Compreender a orientao e o alinhamento da escrita da lngua portuguesa.
Mostre o 1 cartaz com o texto escrito em letra imprensa maiscula; Leia o texto pausadamente, passando o dedo em cima de cada palavra; Repita a leitura at que os alunos estejam familiarizados com as palavras do mesmo a ponto de saber repeti-la sozinhos; Voc tambm pode cant-la e/ou encen-la (fazendo gestos). Pea ento para que os alunos leiam o texto (enquanto eles leem, v passando a rgua em cima de cada palavra lida, mostrando que a leitura feita da esquerda para direita e de cima para baixo); Pea tambm para que um aluno (ou um aluno de cada vez) v at o cartaz e leia o texto. Oriente-os a ir passando a rgua em cada palavra como voc fez. Peam para que identifiquem a primeira e a ltima palavra do texto e/ou de cada frase (falando em voz alta ou apontando no texto).

ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE SE CHAMAVA SERAFINA! PASSAVA A TARDE BRINCANDO E A NOITE ELA ESCREVIA! TINHA UM BELO DIRIO, FECHADO COM CADEADO! QUE ERA GUARDADO NO ARMRIO,NO CANTO DA SALA AO LADO.

CAPACIDADE (Caderno 2 SEE/Ceale) Dominar convenes grficas: (ii) Compreender a funo de segmentao dos espaos em branco e da pontuao Distribua o texto para cada aluno e pea para que eles coloram de lpis verde os espaos em branco; Leve o aluno a perceber que aps cada espao temos uma nova palavra; Pea para que eles contem o nmero de palavras encontradas na primeira linha; Repita o procedimento com as demais linhas. Ateno: verifique o nmero encontrado por cada aluno. Caso haja divergncias (erros), discuta sobre palavras x espaamento. Proponha a contagem do nmero de letras que compe cada palavra. Se for o caso, mostre que existem palavras que so representadas por poucas letras (um; do; so exemplos nesse texto). Circular de azul as palavras com mais de 8letras; Circular de amarelo as palavras com 7 letras; Circular de vermelho as palavras com 2 letras. Questionar: Nesse texto tem alguma palavra repetida? (Deixar que os alunos descubram). Vamos sublinh-las? Agora, vamos contar quantas vezes cada uma delas aparece no texto?

ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE SE CHAMAVA SERAFINA! PASSAVA A TARDE BRINCANDO E A NOITE ELA ESCREVIA! TINHA UM BELO DIRIO, FECHADO COM CADEADO! QUE ERA GUARDADO NO ARMRIO,NO CANTO DA SALA AO LADO.

CAPACIDADE (Caderno 2 SEE/Ceale) Compreender diferenas entre a escrita alfabtica e outras formas grficas.
Apresente o 2 cartaz (desenhos no lugar de palavras); Pea para que os alunos comparem com o 1 cartaz (letra imprensa maiscula); Faa perguntas que induzam a pensar na diferena do 1 para o 2 cartaz; Ateno! Observe se os alunos j diferenciam desenhos x escrita. Mostre que os objetos podem ser representados atravs de DESENHOS ou atravs de um conjunto de LETRAS: Aponte para o desenho da Serafina e pea para que os alunos digam seu nome; Em seguida, mostre a escrita correspondente palavra no outro cartaz. Repita o procedimento com os outros desenhos. Agora faa o contrrio: aponte para a palavra escrita e pea para que digam seu desenho correspondente. Professor: Nomeie tambm os outros smbolos que aparecem no texto (sinais de pontuao).

ERA UMA VEZ UMA MENINA

QUE SE CHAMAVA PASSAVA A TARDE BRINCANDO

E A
ESCREVIA! TINHA UM BELO DIRIO, FECHADO COM !

ELA

QUE ERA GUARDADO NO,

NO CANTO DA SALA AO LADO.

CAPACIDADE - (Caderno 2 SEE/CEALE) Conhecer o alfabeto (i) Compreender a categorizao grfica e funcional das letras
Disponibilize o alfabeto disposto em ordem em um cartaz para visualizao dos alunos; Dicas: 1) ideal que o alfabeto esteja na altura do olhar dos alunos (nem muito no alto, nem baixo). De preferncia, utilize a cor vermelha, pois ela chama a ateno e ajuda na fixao. 2) Nesse momento, utilize o alfabeto de letra imprensa maiscula, mas lembre-se de modific-lo, acrescentando os outros tipos de letras (minscula e cursiva) a medida que elas forem trabalhadas. 3) No recomendvel colocar desenhos para representar letras. Verifique e esteja atento ao conhecimento prvio que os alunos tm sobre o alfabeto; Apresente o alfabeto letra por letra, nomeando-as; Oferea um modelo (em folha avulsa) para cada aluno e pea para que colem no caderno. Distribua um conjunto de alfabeto mvel (com as 26 letras imprensa maiscula) para cada aluno (ou para grupos de alunos). Obs: podem ser fichas de papel com as letras, caso no disponibilize do alfabeto em E.V.A, madeira ou outros. Aponte, no cartaz do alfabeto, uma letra e diga seu nome. Pea para que os alunos a identifiquem no alfabeto mvel, repetindo seu nome; Faa o mesmo procedimento com vrias letras. Ateno! Procure observar cada aluno individualmente e registrar suas dificuldades. Varie a atividade das seguintes formas: 1. Sem apontar no cartaz, diga uma letra e pea para que os alunos a identifiquem no alfabeto mvel. 2. Retorne ao cartaz e aponte uma letra. Pea para que os alunos identifiquem no alfabeto mvel a letra que vem antes/depois daquela que voc apontou.

ERA UMA VEZ UMA MENINA

QUE SE CHAMAVA PASSAVA A TARDE BRINCANDO

E A
ESCREVIA! TINHA UM BELO DIRIO, FECHADO COM !

ELA

QUE ERA GUARDADO NO,

NO CANTO DA SALA AO LADO.

ERA UMA VEZ UMA MENINA


CAPACIDADE - (Caderno 2 SEE/CEALE) Conhecer o alfabeto (i) Compreender a categorizao grfica e funcional das letras Distribua novamente o texto para cada aluno; Pea que identifiquem palavras que tenham a letra S, colorindo-o de azul; Depois, peam para que identifiquem a letra E, colorindo-o de vermelho. Ateno! Observe se os alunos concentram a ateno apenas na identificao de letras no incio de palavras. Se necessrio, oriente/chame a ateno quanto s diferentes posies das letras S e E nas palavras incio, meio e fim. Repita o procedimento com outras letras.

QUE SE CHAMAVA PASSAVA A TARDE BRINCANDO E A ESCREVIA! TINHA UM BELO DIRIO, ELA

FECHADO COM

QUE ERA GUARDADO NO,

NO CANTO DA SALA AO LADO.

CAPACIDADE (Caderno 2 SEE/Ceale)

Conhecer o alfabeto: (ii) Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de frma e cursiva).
Introduza agora o 3 cartaz (letra de imprensa minscula); Compare-o com o 1 cartaz (letra imprensa maiscula); Faa perguntas que induzam a pensar na diferena do 3 para o 1 cartaz; Mostre que podemos representar letras e palavras com diferentes tipos de letras; Apresente o alfabeto (imprensa minsculo) letra por letra, nomeando-as; OBS: Releia as dicas que foram dadas sobre o alfabeto anteriormente. Oferea um modelo (em folha avulsa) para cada aluno e pea para que colem no caderno. Distribua fichinhas sobre a mesa com palavras do texto escritas com os diferentes tipos de letras apresentados (imprensa maiscula e minscula) e pea para que os alunos unam os pares.

Era uma vez uma menina Que se chamava serafina! Passava a tarde brincando E a noite ela escrevia! Tinha um belo dirio, fechado com cadeado! Que era guardado no armrio, no canto da sala ao lado.

CAPACIDADE (Caderno 2 SEE/Ceale) Conhecer o alfabeto: (ii) Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de frma e cursiva).
Apresente posteriormente o 4 cartaz com letra cursiva; Repetir os mesmos procedimentos informados acima.

Ateno! Somente se achar oportuno e produtivo, apresente o 3 e o 4 cartaz no mesmo dia. Isso porque, alguns alunos j devem conhecer os diferentes tipos de letras, portanto, podem ter facilidade no desenvolvimento das atividades. Mas tenha certeza de que isso no prejudicar a assimilao/aprendizagem. Professor: mostre, problematize e discuta com os alunos o porqu de algumas letras aparecerem em letra maiscula (tanto no 3 quanto no 4 cartaz). Conclua que porque esto no incio de frase.

Era uma vez uma menina. Que se chamava Serafina! Passava a tarde brincando e a noite ela escrevia! Tinha um belo dirio, fechado com cadeado! Que era guardado no armrio, no canto da sala ao lado.

CAPACIDADE - (Caderno 2 SEE/Ceale) Reconhecer unidades fonolgicas como slabas, rimas, terminaes de palavras, etc.
Utilizar novamente o cartaz com a quadrinha; SLABAS Escolher uma palavra do texto; Falar a palavra pausadamente (silabando) e perguntar aos alunos: Quantos pedaos tem essa palavra? ou Quantas vezes abrimos a boca para fal-la?. Bater palmas a cada slaba. Ateno! Explicar que esses pedaos so as slabas. Repetir o procedimento com cada palavra da parlenda. Distribuir a parlenda (texto) para que cada aluno:
Colora de vermelho palavras com 1 slaba; Colora de verde palavras com 2 slabas; Colora de azul palavras com 3 slabas; Colora de amarelo palavras com 4 slabas.

-----------------------------------------------------------------SUGESTO Trabalhar com nomes dos alunos da sala muito significativo nesse processo. No trabalho com a conscincia silbica, o professor pode aproveitar esse conhecimento (nome dos alunos) e identificar/classificar aqueles que tm 2 slabas, 3 slabas, 4 slabas.... Ateno! No utilizar sobrenomes; apenas nomes. Nos nomes compostos (Ex: Ana Maria; Joo Pedro) trabalhar com as 2 partes do nome, mas informar que so 2 palavras para 1 nome.

CAPACIDADE - (Caderno 2 SEE/Ceale) Reconhecer unidades fonolgicas como slabas, rimas, terminaes de palavras, etc.
SLABA INICIAL

Escolher uma palavra da parlenda e escrev-la no quadro. Ex: BELO; Pedir aos alunos para identificar o primeiro pedao (slaba) = BE. Destaclo; Escrever abaixo, outra palavra que tambm comece com BE, como no exemplo: BELEZA BEXIGA Pedir para dizerem outras palavras que comeam com o mesmo slaba. Ex: BELEZA; BEXIGA; BETO... Repetir o procedimento com outras palavras da parlenda;

DICA: Inicie com palavras de padro silbico mais simples - as slabas cannicas (Consoante+Vogal) at chegar aos outros padres silbicos.

CAPACIDADE - (Caderno 2 SEE/Ceale) Reconhecer unidades fonolgicas como slabas, rimas, terminaes de palavras, etc.
S0M FINAL (RIMAS) Utilizar o cartaz ou escrever a parlenda no quadro: Grifar/colorir as palavras, destacando as rimas: MENINA/SERAFINA Pedir para os alunos dizerem o que essas palavras tm em comum (Deixar que eles concluam que elas terminam iguais ou que combinam); Perguntar qual nome se d a essa combinao. Se for necessrio, explicar que so rimas. Escrever no quadro outra palavra do texto e fazer uma rima, como no exemplo abaixo: DIRIO DICIONRIO ARMRIO Ao verificar que todos entenderam, propor que os alunos criem novas rimas a partir da palavra selecionada;
SLABA MEDIAL Escrever no quadro a palavra CHAMAVA, separada em slabas; Pedir para os alunos identificarem o 2 pedacinho (slaba) desta palavra MA, destacando-o; CHAMAVA Escolha palavras trisslabas no texto SERAFINA para seguir com o trabalho.

CAPACIDADE - (Caderno 2 SEE/Ceale) Compreender a natureza alfabtica do sistema de escrita.


Selecionar 1 palavra do texto e escrev-la no quadro. Pedir para que os alunos digam o nmero de slabas da palavra. Reescrever a palavra no quadro, separando bem as slabas. Exemplo: se a palavra escolhida foi Guardado, Questionar: Todas as slabas so iguais? Em que elas so diferentes? Levar os alunos a perceberem que slabas so formadas por 1, 2, 3 ou mais letras. Pedir para que os alunos contem o nmero de letras em cada slaba da palavra. Chamar a ateno para os sons das slabas individualmente, pronunciando cada fonema prolongadamente. Ex: na 3 slaba de guardado ; pronunciar PAUSADAMENTE Trabalhar com outras palavras do texto, repetindo todos os procedimentos acima. Adams, Marylin Jager. et al. Conscincia fonolgica em crianas pequenas. Ed. Artmed.

Professor, para detalhar melhor as atividades de sons de fonemas, indicamos consultar:

CAPACIDADE (Caderno 2 SEE/CEALE) DESCRITOR (PROALFA 2009) Dominar as relaes entre fonemas e grafemas: Dominar regularidades ortogrficas; Dominar irregularidades ortogrficas. D25 Escrever palavras.

VAMOS ESTUDAR A LETRA S? Distribuir novamente a quadrinha (texto) para os alunos e marcar todas as palavras que contem a letra S. Ateno! Auxilie os alunos a encontrarem todas as palavras que tenham o S, pois alguns podem ter dificuldade de encontr-la no meio das palavras. Copiar no caderno as palavras encontradas, em forma de lista (uma embaixo da outra); Na frente de cada palavra, reescrev-la, separando-a em slabas. S no S no Marcar, em cada slaba separada, a letra S. Criar uma tabela no quadro e solicitar que os alunos copiem no caderno incio meio

S no final

Palavras retiradas de jornais ou revistas: Pedir para que eles preencham a tabela, copiando nas respectivas colunas, as palavras com a letra S. Questionar: O que vocs aprenderam sobre o uso da letra S? Chamar a ateno para o som da letra S nas diferentes palavras e/ou slabas. Procurar em revistas, jornais e outros impressos palavras com a letra S. Recort-las e col-las na tabela construda.

Ateno! Palavras com SS, discuta o uso e o som desse dgrafo. PROFESSOR: trabalhamos aqui com o exemplo da letra S. Sugerimos que voc crie com o Especialista da escola maneiras de trabalhar a ortografia de outras palavras.

DESENVOLVIMENTO
DITADO Ateno! Retirar todos os cartazes e palavras da parlenda. Os alunos no devem ter contato visual com a escrita das palavras da quadrinha nesse momento. O professor dita o texto e os alunos escrevem palavra por palavra. Nas palavras que apresentam irregularidades ortogrficas, (Ex: CANTO Alguns alunos podem grafar com U CANTU / GATU), parar o ditado e perguntar como eles a escreveram. Discutir e socializar as diferentes escritas apresentadas pelos alunos. Escrever no quadro as diferentes formas. Em seguida, apresentar o cartaz e confrontar com as hipteses apresentadas. Propor a auto-correo.

CAPACIDADE - (Caderno 2 SEE/CEALE) No h capacidade corresponde ao descritor no Eixo Apropriao do sistema de escrita. Ele est mais ligado ao Eixo Leitura.
Ler o texto novamente para os alunos, chamando agora a ateno para as

questes:

de interpretao; de compreenso. Trabalhar com o sentido de palavras.

Quadrinha SerafinaSequncia de atividades

Escrever o texto na lousa e fazer a leitura pausadamente, mostrando as palavras enquanto l. Repetir a leitura vrias vezes, levando os alunos a perceber que se l da esquerda para direita e de cima para baixo. Pedir os alunos que realizem a leitura da mesma forma que foi feita pela professora. Fazer a explorao oral da quadrinha. A tarde o que Serafina fazia? E a noite? O que ela tinha no armrio? Onde ficava o armrio?

ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE SE CHAMAVA SERAFINA! PASSAVA A TARDE BRINCANDO E A NOITE ELA ESCREVIA! TINHA UM BELO DIRIO, FECHADO COM CADEADO! QUE ERA GUARDADO NO ARMRIO,NO CANTO DA SALA AO LADO.

Era uma vez uma menina Que se chamava Serafina! Passava a tarde brincando e a noite ela escrevia! Tinha um belo dirio, fechado com cadeado! Que era guardado no armrio,no canto da sala ao lado.

Dispor as fichas com frases emendadas da quadrinha e com as palavras da quadrinha e pedir que os alunos organize-as de maneira correta e depois copiarem no caderno.

Fichas com frases emendadas

ERAUMAVEZUMAMENINA QUESECHAMAVASERAFINA! PASSAVAATARDEBRINCANDO EANOITEELAESCREVIA! TINHAUMBELODIRIO, FECHADOCOMCADEADO! QUEERAGUARDADO NOARMRIO, NOCANTODASALAAOLADO.

Fichas com palavras para utilizar em diversas atividades.

ERA

UMA

QUE

AO

ESCREVIA

UMA
A TINHA DIRIO FECHADO

VEZ
TARDE BELO COM QUE

MENINA
CHAMAVA SERAFINA PASSAVA BRINCANDO

SE
ELA ERA NOITE CANTO

LADO
GUARDADO ARMRIO NO UM

CADEADO
DA SALA E

Complete o quadro a seguir


Palavra
ERA UMA A TINHA DIRIO FECHADO QUE MENINA CHAMAVA SERAFINA PASSAVA BRINCANDO LADO GUARDADO ARMRIO NO ESCREVIA CADEADO DA SALA

Nmero de slabas

Palavra
ERA UMA A TINHA

Nmero de letras

Nmero de slabas

Complementar a atividade ao lado pedindo que recotem palavras com nmero de letras solicitados. Escolher uma palavra da quadrinha e falar pausadamente . Perguntar aos alunos quantas slabas tem a palavra. Quantas vezes abrimos a boca para falar. Repetir com todas as palavras da quadrinha. Depois pedir que completem o quadro.

DIRIO
FECHADO QUE MENINA CHAMAVA SERAFINA PASSAVA BRINCANDO LADO GUARDADO

Leia as frases abaixo e reescreva-as separando as palavras:


ERAUMAVEZUMAMENINAQUESECHAMAVASERAFINA!

________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________


PASSAVAATARDEBRINCANDOEANOITEELAESCREVIA!

________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________

TINHAUMBELODIRIO,FECHADOCOMCADEADO!

________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________

QUEERAGUARDADONOARMRIO, NOCANTODASALAAOLADO.

________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________

Texto para o cartaz da sala de aula


ERA UMA VEZ UMA MENINA

QUE SE CHAMAVA

PASSAVA A TARDE BRINCANDO

E A
TINHA UM BELO DIRIO,

ELA ESCREVIA!

FECHADO COM QUE ERA GUARDADO NO,

NO CANTO DA SALA AO LADO.

Utilizar a ficha com palavras da quadrinha para realizar atividade abaixo

ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE SE CHAMAVA PASSAVA A TARDE BRINCANDO E A

ELA ESCREVIA.
TINHA UM BELO DIRIO FECHADO COM

QUE ERA GUARDADO NO

NO CANTO DA SALA AO LADO.

Ficha com o texto para outras atividades

ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE SE CHAMAVA SERAFINA. PASSAVA A TARDE BRINCANDO E A NOITE ELA ESCREVIA. TINHA UM BELO DIRIO FECHADO COM CADEADO.
QUE ELA GUARDAVA NO ARMRIO, NO CANTO DA SALA AO LADO.

BINGO DE PALAVRAS DA QUADRINHA


Escolha seis palavras da quadrinha e escreva uma em cada cartela. Marque com um X cada palavra sorteada. Vence quem marcar todas as palavras primeiro.

ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE SE CHAMAVA SERAFINA! PASSAVA A TARDE BRINCANDO E A NOITE ELA ESCREVIA! TINHA UM BELO DIRIO, FECHADO COM CADEADO! QUE ERA GUARDADO NO ARMRIO,NO CANTO DA SALA AO LADO.

1- Pinte a 1 palavra de vermelho. 2- Pinte a ltima palavra de vermelho. 3- Circule a palavra CANTO. 4- Colorir de verde os espaos em branco entre as palavras. 5- Copie a palavra que voc circulou.
6- Quantas letras tem? 7- Copie uma letra em cada quadrinho. 8- Quantas slabas? 9- Qual a letra inicial? 10- Copie palavras que iniciem com a mesma letra.

BINGO DE PALAVRAS DA QUADRINHA


Escolha seis palavras da parlenda e escreva uma em cada cartela. Marque com um X cada palavra sorteada. Vence quem marcar todas as palavras primeiro.

Era uma vez uma menina. Que se chamava Serafina! Passava a tarde brincando e a noite ela escrevia! Tinha um belo dirio, fechado com cadeado! Que era guardado no armrio,no canto da sala ao lado.

BINGO DE PALAVRAS DA PARLENDA


Escolha seis palavras da parlenda e escreva uma em cada cartela. Marque com um X cada palavra sorteada. Vence quem marcar todas as palavras primeiro.

Era uma vez uma menina Que se chamava Serafina! Passava a tarde brincando e a noite ela escrevia! Tinha um belo dirio, fechado com cadeado! Que era guardado no armrio, no canto da sala ao lado.
* Realizar esta atividade junto com os alunos, levando-os a identificar o valor sonoro. Depois eles completam a tabela.

Escreva outras palavras trocando a inicial da palavra em destaque.

SALA

BELO

CANTO

LADO

ERA

DESENHE:
MENINA CADEADO

ARMRIO

DIRIO

ESCREVA DO SEU JEITO A QUADRINHA DE SERAFINA

_______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

MARQUE UM X SE O SOM EST NO INCIO, NO MEIO, OU NO FIM

LETRA

FIGURA

NO INCIO

NO MEIO

NO FIM

c
M
N D

D
s

DESENVOLVIMENTO
Ler o texto novamente para os alunos, chamando

agora

ateno

para

as

questes

de

interpretao, de compreenso, de pontuao. Trabalhar com o sentido de palavras.

GLRIA A DEUS _ BOA SORTE!

REFERNCIAS: CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o b-b-b-b-bu. SP: Scipione, 1999. CEALE/SEE. Orientaes para a organizao do Ciclo Inicial de Alfabetizao, BH, 2004. PORTO, Cristina. Coleo Serafina, SP: Editora tica. TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e escrever. Uma proposta construtivista. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

Anda mungkin juga menyukai