Anda di halaman 1dari 6

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE TERAPAUTAS Desde 2000 formando os melhores Terapeutas

www.institutofolhaverde.com/esc

CICATRIZ E VITILIGO
TRATAMENTOS

INSTRUTOR E COORDENADOR

CARLOS ANTONIO FIRMINO contato@institutofolhaverde.com

Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Curso de Formação de Terapeutas, é proibida qualquer forma de comercialização do mesmo. Os créditos do conteúdo aqui contido são dados aos seus respectivos autores descritos na Bibliografia Consultada e nas informações verbais do Instrutor altamente qualificado.

1
INSTITUTO FOLHA VERDE – Escola de Formação de Terapeutas Mogi Guaçu/SP PABX (19) 3841-2186

Neste período o colágeno jovem será remodelado.normotrófica . A tipo de cicatriz é diretamente ligado à forma de cicatrização da ferida e técnica de sutura cutânea realizada. reorganizando-se e adquirindo maior força tênsil.brida cicatricial NORMOTRÓFICA A cicatrização é assim denominada quando a pele adquire o aspecto de textura e consistência anterior ao trauma. Tipos de cicatrizes: .atrófica .hipertrófica . ATRÓFICA 2 INSTITUTO FOLHA VERDE – Escola de Formação de Terapeutas Mogi Guaçu/SP PABX (19) 3841-2186 .ESTETICA FACIAL AVANÇADA A última etapa do processo cicatricial é denominada fase de maturação.

por perda de substância tecidual ou sutura cutânea inadequada. BRIDA CICATRICIAL São cicatrizes indesejadas localizadas nas regiões articulares e. surgindo. A cicatriz respeita o limite anatômico da pele. podem provocar limitações funcionais. A PREVENÇÃO é a melhor forma de tratamento da cicatriz queloidiana. placa de silicone etc) ou pomada ou gel adequado. Tratamentos Peeling Cristal e Diamante Cosméticos cicatrizantes 3 INSTITUTO FOLHA VERDE – Escola de Formação de Terapeutas Mogi Guaçu/SP PABX (19) 3841-2186 . QUELÓIDE É decorrente da contínua produção de colágeno jovem devido à ausência de fatores inibitórios. HIPERTRÓFICA Ocorre quando o colágeno é produzido em quantidade normal. geralmente. por essa razão. Quando localizadas em áreas peri-articulares podem provocar limitação do movimento e originar ulcerações pré-cancerosas. através de meios de contenção (malha elástica. Ela pode estar ligada a fatores raciais. mas a sua organização é inadequada. conhecidas como úlceras de Marjolin. oferecendo aspecto não harmônico.Ela é assim denominada quando sua maturação não atinge o trofismo fisiológico esperado.

pomada cicatrizaantes sobre o mesmo gel condutor e ionizar ou iontoforese 4 INSTITUTO FOLHA VERDE – Escola de Formação de Terapeutas Mogi Guaçu/SP PABX (19) 3841-2186 . diminuindo a espessura das cicatrizes. escamação. aplicar creme. gel.Observação: Promover o peeling.

Sugestão: Procure fazer o curso de PSCOTERAPIA HOLISTICA. O local atingido fica bastante sensível ao sol. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele. inclusive na retina (olhos). Contudo. Porém. e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. embora o fator autoimune pareça ser importante. Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. será muito útil naa área da Estética Tratamento paliativos 5 INSTITUTO FOLHA VERDE – Escola de Formação de Terapeutas Mogi Guaçu/SP PABX (19) 3841-2186 . Os locais mais comuns são a face. trioxsaleno. o vitiligo é um distúrbio crônico. Existem vários tipos clínicos de vitiligo. a saber: corticosteróides. mãos e genitais. imunomoduladores. porém não são muito eficientes. Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. A doença pode surgir em qualquer idade. Tratamento Existem inúmeras opções terapêuticas para o vitiligo. o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos. helioterapia. Sua etiologia ainda não é bem compreendida.Vitiligo Vitiligo é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Outro tratamento mais radical é tratar quimicamente para remover todo o pigmento da pessoa para que a pele fique mais uniforme. Patologicamente. células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina. Esteróides têm sido usados para remover as manchas brancas. uma vez que há uma ligação intrínseca entre estresse e a saúde da pele. dependendo do seu tipo clínico. podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protetor. sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos. conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele. cada qual com prognóstico próprio. Prognóstico A princípio. estresse físico. PUVA e enxertos cirúrgicos. emocional. O vitiligo pode permanecer focal indefinidamente ou se generalizar. pode haver regressão espontânea ou a partir de tratamento médico. As terapias psicológicas também têm mostrado bons resultados.

entre em contato com seu Instrutor contato@institutofolhaverde.com 6 INSTITUTO FOLHA VERDE – Escola de Formação de Terapeutas Mogi Guaçu/SP PABX (19) 3841-2186 .Micropigmentação Florais de Bach Gel ionizavél Vitamina E 1% + Complexo B 1% + Ácido Ascóbico 3% + Ureia 2% Minimo 40 sessões.00 2x por semana Resultado progressivo desde que tenha assiduídade Dúvidas. custo cada 10 sessões R$ 600.