Anda di halaman 1dari 96

PATMOS

O MILNIO: INTERPRETAES
Pr Luiz Sayo

ESCATOLOGIA O MILNIO
A ESCATOLOGIA BBLICA DIFERE DA ESCATOLOGIA SISTEMTICA - Existe tenso - O j e o ainda no - prtica e pouco curiosa

ESCATOLOGIA O MILNIO
CONSENSO EVANGLICO SOBRE A VOLTA DE CRISTO

- Fsica e Visvel
- Haver sinais - Haver sofrimento - O arrebatamento - Apostasia - Ser repentina

ESCATOLOGIA O MILNIO
OS SINAIS DA VINDA DE CRISTO
Expanso do Evangelho Grande Tribulao Falsos Profetas Sinais no Cu O Anticristo A Salvao de Israel

ESCATOLOGIA O MILNIO
OS TEXTOS MAIS IMPORTANTES DO DEBATE
Ap 20.1-6 1Ts 4.13-17 Dn 9.24-27 Mt 24; Mc 13; Lc 21 2Ts 2.7-12 2Pe 3.1-10

ESCATOLOGIA O MILNIO
A QUESTO DA INTERPRETAO DO APOCALIPSE E DE OUTROS TEXTOS DO MESMO TIPO

FUTURISTA PRETERISTA HISTRICA SIMBLICA

ESCATOLOGIA O MILNIO
A ESCATOLOGIA SISTEMTICA ORGANIZA-SE A PARTIR DO QUESTO DO MILNIO
AMILENISMO PR-MILENISMO PS-MILENISMO

O Milnio
A palavra milnio significa mil anos do lat. millennium Ap 20.2-3

Amilenismo Pr-milenismo

Ps-milenismo

OS MIL A OS APOCALIPSE 20.1-6

1 Vi descer dos cus um anjo que trazia na mo a chave do Abismo e uma grande corrente. 2 Ele prendeu o drago, a antiga serpente, que o Diabo, Satans, e o acorrentou por mil anos; 3 lanou-o no Abismo, fechou-o e ps um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as naes, at que terminassem os mil anos. Depois disso, necessrio que ele seja solto por um pouco de tempo.

4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles no tinham adorado a besta nem a sua imagem, e no tinham recebido a sua marca na testa nem nas mos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 (O restante dos mortos no voltou a viver at se completarem os mil anos.) Esta a primeira ressurreio. 6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreio! A segunda morte no tem poder sobre eles; sero sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinaro com ele durante mil anos.

O AMILENISMO
O milnio a era em que a influncia de Satans sobre as naes sofre grande reduo de modo que o evangelho pode ser pregado por todo o mundo. Aqueles que reinam com Cristo por mil anos so os cristos que morreram e j esto reinando com Cristo no cu. O reino de Cristo no milnio no um reino fsico aqui na terra, mas sim o reino celestial.

O Amilenismo: enhum Milnio Futuro

Cristo

Era da Igreja
Ap 20.1-6 agora

Estado Eterno

Ressurreio dos crentes Ressurreio dos descrentes Julgamento ovo cu e nova terra

Amilenismo
A presente era da igreja continuar at o tempo da volta de Cristo. Quando Cristo voltar, haver ressurreio tanto de crentes como de descrentes. Os crentes tero o corpo ressuscitado e unido novamente com o esprito e entraro no cu para sempre.

Amilenismo
Os perdidos sero ressuscitados para enfrentar o juzo final e a condenao eterna. Os crentes tambm comparecero diante do tribunal de Cristo. Por esse tempo tambm comearo o novo cu e a nova terra. Imediatamente aps o juzo final, o estado eterno ter incio e permanecer para sempre.

Argumentos em Favor do Amilenismo


Em toda a Bblia, os amilenistas diro, h apenas uma passagem (Ap 20.1-6) que parece ensinar um futuro domnio milenar de Cristo aqui na terra, e essa passagem em si obscura.
Se Cristo vem em glria para reinar sobre a terra, como as pessoas ainda podem persistir no pecado? Se Jesus vai estar realmente presente em corpo ressurreto e governar como Rei sobre a terra, no seria improvvel que as pessoas ainda o rejeitem e que o mal e a rebelio prosperem sobre a terra at que no final Satans consiga reunir as naes para a batalha contra Cristo?

A idia de crentes glorificados e pecadores vivendo juntos sobre a terra difcil demais de aceitar.

O AMILENISMO
.

O PS-MILENISMO
diz que o crescimento do evangelho da igreja se acentuar gradualmente, de modo que uma proporo cada vez maior do mundo se tornar crist. Haver influncia crist significativa na sociedade que funcionar de acordo
com os padres de Deus e gradualmente vir uma "era milenar" de paz e justia sobre a terra. O milnio um longo perodo e, ao final dele, Cristo voltar, crentes e perdidos ressuscitaro, ocorrer o juzo final e haver novo cu e nova terra. Entramos na eternidade.

O Ps-milenismo: Cristo Volta aps o Milnio

Cristo Era da Igreja>>Milnio

Estado Eterno

Ressurreio dos crentes Ressurreio dos descrentes Julgamento ovo cu e nova terra

Ps-milenismo
O avano do evangelho e o crescimento da igreja se acentuaro de forma gradativa, de tal modo que uma proporo cada vez maior da populao mundial se tornar crist. Como conseqncia, haver influncia crist significativa na sociedade, esta funcionar conforme os padres de Deus e gradualmente vir uma era milenar de paz e justia sobre a terra. Esse milnio durar um longo perodo (no necessariamente de mil anos literais) e, por fim, ao final desse perodo, Cristo voltar terra, crentes e descrentes sero ressuscitados, ocorrer o juzo final e haver um novo cu e uma nova terra. Depois todos entraro no estado eterno.

Argumentos em Favor do Ps-milenismo


A Grande Comisso leva-nos a esperar que o evangelho se propague com poder e acabe por fim resultando num mundo em boa parte cristo (Mt 28.1820). Uma vez que Cristo tem toda autoridade no cu e na terra e j que ele promete estar conosco no cumprimento dessa comisso, podemos esperar que isso transcorra sem impedimentos e, por fim, triunfe em todo o mundo. Parbolas sobre o crescimento gradual do reino indicam que, por fim, sua influncia cobrir a terra. (Mt 13.31-32). A igreja est crescendo e se disseminando por todo o mundo, e mesmo quando perseguida e oprimida, cresce de modo notvel pelo poder de Deus.

O PR-MILENISMO
diz que a era atual da igreja continuar at que venha um perodo de grande tribulao. Depois da tribulao no final da era da igreja, Cristo voltar terra para estabelecer um reino milenar. Quando ele voltar, os crentes que tiverem morrido sero ressuscitados, tero o corpo reunido ao esprito, e esses crentes reinaro com Cristo sobre a terra por mil anos. Cristo estar fisicamente presente na terra e dominar como Rei sobre a terra. Os crentes recebero o corpo glorificado e reinaro com Cristo. Muitos descrentes se convertero a Cristo e sero salvos. Jesus reinar e haver paz por toda a terra. Muitos pr-milenistas sustentam que a terra ser renovada e veremos o novo cu e a nova terra durante esse perodo. No incio desse tempo, Satans ser preso e lanado no abismo, e no ter influncia na terra no milnio.

ESCATOLOGIA O MILNIO

DIVISES DO PRMILENISMO

Pr-Tribulacionista Ps-Tribulacionista Meso-Tribulacionista

Histrico Dispensacionalismo

O PR-MILENISMO

O Pr-milenismo: Cristo Volta Antes do Milnio


Cristo

Arrebatamento dos crentes - imediato Estado Era da Igreja Milnio Eterno

Ressurreio dos crentes ovo cu e nova terra


(divergncia)

Ressurreio dos descrentes Julgamento ovo cu e nova terra


(divergncia)

Pr-milenismo
Durante o milnio, Cristo estar fisicamente presente sobre a terra em seu corpo ressurreto e dominar como Rei sobre toda a terra. Os crentes ressuscitados e os que estiverem sobre a terra quando Cristo voltar recebero o corpo glorificado da ressurreio, que nunca morrer, e nesse corpo da ressurreio vivero sobre a terra e reinaro com Cristo. Os descrentes que restarem sobre a terra, muitos (mas no todos) se convertero a Cristo e sero salvos.

Pr-milenismo
Jesus reinar em perfeita justia e haver paz por toda a terra. No incio desse tempo, Satans ser preso e lanado no abismo, de modo que no ter influncia sobre a terra durante o milnio.

Pr-milenismo
Ao final dos mil anos Satans ser solto do abismo e unir as foras com muitos descrentes. Satans reunir esse povo rebelde para batalhar contra Cristo, mas sero derrotados definitivamente.

Pr-milenismo
Cristo ento ressuscitar todos os Descrentes que tiverem morrido ao longo da histria, e estes comparecero diante dele para o julgamento final. Uma vez realizado o juzo final, os crentes entraro no estado eterno.

Argumentos em Favor do Pr-milenismo


Algumas passagens do Antigo Testamento no parecem caber nem na presente era nem no estado eterno. Essas passagens indicam algum estgio futuro na histria da redeno, muito mais grandioso que a presente era da igreja, mas que ainda no parece remover de sobre a terra todo o pecado, rebelio e morte (Is 65.20). Tambm h passagens do ovo Testamento alm de Apocalipse 20 que indicam um futuro milnio (Ap 2.26-27).

O DISPENSACIONALISMO
O Pr-milenismo mais comum e popular hoje em dia (Left Behind) pr-tribulacionista e baseia-se num sistema simples de interpretao da Bblia muito conhecido como dispensacionalismo.

O dispensacionalismo, popularizado pela Bblia Scofield v a Bblia da seguinte maneira:

O DISPENSACIONALISMO
.

O DISPENSACIONALISMO
O resumo do sistema conhecido como pr-milenista e dispensacionalista da histria este:
.

O DISPENSACIONALISMO
O livro de Apocalipse interpretado conforme este sistema organizado assim.
.

A TRIBULAO
AS DIVISES DO PR-MILENISMO Pr-Tribulacionista Ps-Tribulacionista Meso-Tribulacionista

A TRIBULAO
A Posio
Pr-Tribulacionista

Ensina que a igreja ser arrebatada antes da Grande Tribulao de 7 anos que antecede o milnio

A TRIBULAO
A Posio
Ps-Tribulacionista Ensina que a igreja passar pela Grande Tribulao e ser perseguida pelo Anticristo

A TRIBULAO
A Posio
Meso-Tribulacionista Ensina que a igreja passar por metade da Grande Tribulao (3.5 anos) e ser arrebatada no meio do meio dela.

A POSIO PRTRIBULACIONISTA
.

A POSIO PSTRIBULACIONISTA
.
.

A POSIO MESOTRIBULACIONISTA
.
.

DANIEL E A TRIBULAO
As Vises de Daniel (2.36-45) falam dos grandes imprios mundias da histria:
. .

Babilnia Prsia Grcia Roma Roma Renascida

DANIEL E A TRIBULAO
A viso do captulo 7 de Daniel tem o mesmo significado de Daniel 2. Os quatro animais so os quatro imprios mundiais.
.

24 Setenta semanas esto decretadas para o seu povo e sua santa cidade a fim de acabar com a transgresso, dar fim ao pecado, expiar as culpas, trazer justia eterna, cumprir a viso e a profecia, e ungir o santssimo. 25 Saiba e entenda que, a partir da promulgao do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalm at que o Ungido, o lder, venha, haver sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela ser reconstruda com ruas e muros, mas em tempos difceis.

26 Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido ser morto, e j no haver lugar para ele. A cidade e o Lugar Santo sero destrudos pelo povo do governante que vir. O fim vir como uma inundao: guerras continuaro at o fim, e desolaes foram decretadas. 27 Com muitos ele far uma aliana que durar uma semana. o meio da semana ele dar fim ao sacrifcio e oferta. E numa ala do templo ser colocado o sacrilgio terrvel, at que chegue sobre ele o fim que lhe est decretado.

DANIEL E A TRIBULAO
As 70 Semanas de Daniel (9.24-27) e sua relao com o fim dos tempos
.

DANIEL E A TRIBULAO
.

DANIEL E A TRIBULAO
A ltima Semana de Daniel no Contexto do Milnio
.

O Pr-milenismo Pr-tribulacionista: Cristo Volta Antes do Milnio e Antes da Tribulao


Cristo

Arrebatamento dos crentes


Era da Igreja
Sete anos

Estado Milnio Eterno

Ressurreio dos crentes ovo cu e nova terra


(divergncia)

Ressurreio dos descrentes Julgamento ovo cu e nova terra


(divergncia)

Pr-milenismo Pr-tribulacionista
A era da igreja continuar at que, de repente, de maneira inesperada e secreta, Cristo chegar a meio caminho da terra e chamar para si os crentes. Cristo ento retornar ao cu com os crentes arrebatados da terra. Quando isso acontecer, haver uma grande tribulao sobre a terra por um perodo de sete anos. Durante esse perodo de sete anos de tribulao, se cumpriro muitos dos sinais que, segundo predies, precederiam a volta de Cristo.

Pr-milenismo Pr-tribulacionista
O grande ajuntamento da plenitude dos judeus ocorrer medida que eles aceitarem Cristo como o Messias. Em meio ao grande sofrimento haver tambm muita evangelizao, realizada em especial pelos novos cristos judeus. Ao final da tribulao, Cristo voltar com os seus santos para reinar sobre a terra por mil anos. Depois desse perodo milenar haver uma rebelio que resultar na derrota final de Satans e suas foras, e ento vir a ressurreio dos incrdulos, o ltimo julgamento e o comeo do estado eterno.

Argumentos em Favor do Pr-milenismo Pr-tribulacionista Todo o perodo da tribulao ser um tempo de derramamento da ira de Deus sobre toda a terra. Assim, no seria apropriado os cristos estarem sobre a terra nessa ocasio. Jesus promete em Apocalipse 3.10 que guardar os crentes da provao que h de vir sobre o mundo inteiro. Essa passagem indica que a igreja ser tirada do mundo antes que chegue a hora da provao.

ESCATOLOGIA INTERPRETAO
AMILENISMO POR QUE EXISTE O PROBLEMA DA INTERPRETAO? OU PR-MILENISMO?

ESCATOLOGIA INTERPRETAO
1. AS PROFECIAS DO AT:
FORAM OU NO CUMPRIDAS? QUANDO SERO CUMPRIDAS? O CUMPRIMENTO LITERAL OU SIMBLICO?

POR QUE A QUESTO DIFCIL?

Miquias 5.2 Malaquias 4.5 Isaas 11.5-7 Isaas 55.12 aum 2.4 Ezequiel 40-48 (TEMPLO) Entender as profecias do Antigo Testamento tarefa bastante complexa!

O TEMPLO DE EZEQUIEL

ESCATOLOGIA INTERPRETAO
2. COMO ENTENDER O SIMBOLISMO APOCALPTICO O QUE LITERAL E O QUE NO ? O LIVRO UMA SEQNCIA OU NO?

APOCALIPSE
.

.
.
.

1. CARTAS
AS IGREJAS

2. A APOCALPTICA

GREGO: APOCALYPSIS CARACTERSTICAS PRINCIPAIS

LITERATURA APOCALPTICA

1. OPRESSO 2. DUALISMO 3. SIMBOLISMO


4. AUTOR FICTCIO 5. TRAZ ESPERANA

3. PROFECIA NO APENAS PREVER O FUTURO Palavra divina de encorajamento e advertncia.

O PROPSITO

Escrito para as igrejas espalhadas e perseguidas. A idia revelar quem Jesus e que mundo este onde estamos.

CRISTO O PANTOKRATOR

O CONTEXTO O MUNDO DE JOO: Sob a Pax Romana O Culto ao Imperador

ESCATOLOGIA INTERPRETAO
3. COMO ENTENDER O PAPEL DE ISRAEL
ISRAEL ISRAEL? EM QUE MEDIDA? A IGREJA O ISRAEL DE DEUS HOJE?

A Igreja e Israel
Posio Dispensacionalista Teoria Dois planos distintos. Um para a igreja outro para Israel. Sem distino entre a igreja e Israel. A igreja a primeira etapa para o estabelecimento do reino milenar. A igreja inclui tanto os salvos do Antigo Testamento como os do Novo Testamento em uma s igreja, ou no corpo de Cristo. Israel no tem mais o papel que tinha.

Outros prmilenistas

Amilenistas

ESCATOLOGIA INTERPRETAO
OS TEXTOS DO ROMANOS 9-11 NT SOBRE ISRAEL HEBREUS 8 MOSTRAM DOIS ENFOQUES

ISRAEL E IGREJA

ESCATOLOGIA INTERPRETAO
4. O PROBLEMA DA HERMENUTICA GERAL DA BBLIA

NO PRMILENISMO PR-TRIBULACIONISTA, A ESCATOLOGIA A CHAVE DA BBLIA

ESCATOLOGIA INTERPRETAO
5. A INFLUNCIA DA POCA DA HISTRIA
OTIMISMO E PESSIMISMO CADA GERAO ESPEROU O FIM O EXEMPLO DO PS-MILENISMO

ESCATOLOGIA INTERPRETAO
6. A QUESTO DA VINDA
A VINDA DE CRISTO SER UMA NICA VINDA OU SER EM DUAS ETAPAS?

A POSIO PRTRIBULACIONISTA
.

O Amilenismo: enhum Milnio Futuro


Cristo

Era da Igreja
Ap 20.1-6 agora

Estado Eterno

Ressurreio dos crentes Ressurreio dos descrentes Julgamento ovo cu e nova terra

O Juzo Final e o Castigo Eterno

Caractersticas do Juzo
Haver um grande julgamento final de crentes e descrentes Ap 20.11-15; At 17.30-31: Rm 2.5; Mt 10.15; 11.22, 24; 12.36; 25.31-46; 1Co 4.5; Hb 6.2; 2Pe 2.4; Jd 6 Ap 20.1-6

O juzo final ocorrer depois do milnio e da rebelio que ocorre no final desse perodo Jesus Cristo ser o juiz

2Tm 4.1; At 10.42; 17.31; Mt 25.31-33: Jo 5.26-27

Caractersticas do Juzo
Os incrdulos sero julgados
Ap 20.12-13: Rm 2.5-8; Lc 12.47-48: Mt 11.22-24; Lc 20.47; Mt 12.36; Ec 12.14 Rm 14.10, 12; 2Co 5.10; Rm Os crentes sero julgados 2.6-11; Ap 20.12, 15: Jo 5.24; Rm 8.1; Ap 11.18; 1Co 4.5; Cl 3.25 2Pe 2.4: Jd 6: 1Co 6.3

Os anjos sero julgados

Participaremos 1Co 6.2-6; Ap 20.4; Mt 19.28; no julgamento Lc 22.30; Rm 13.1-7; 1Pe 2.


13-14

Aplicao Moral da Doutrina do Juzo


Satisfaz nosso senso interior de necessidade de justia no mundo. Cl 3.25: Ap 20.12; Ml 3.16 Capacita-nos a perdoar aos outros livremente. Rm 12.19: 1Pe 2.22-23: Lc 23.34; At 7.60 Constitui motivo para uma vida justa. Mt 6.20; Rm 3.18; 2Pe 3.3-4: 1Pe 4.4-5 grande motivao para a evangelizao. Ez 33.11; 2Pe 3.9

O Inferno

O Inferno

O inferno lugar de castigo eterno e consciente para o mpio.

Wayne Grudem

Caractersticas do Inferno Segundo a Bblia


O inferno lugar de castigo eterno e consciente para o mpio Fogo inextinguvel
Mt 25.30-46

Mc 9.43-48; Lc 16.22-24; Ap 19.3 Lc 16.28; Ap 14.9-11; 20.10

Lugar de tormento

Ensinos Bblicos Sobre a ova Terra


Viveremos eternamente com Deus A criao fsica ser renovada e continuaremos a existir e atuar nela Nosso corpo ressurreto far parte da nova criao A nova criao no ser atemporal mas incluir uma sucesso infinita de momentos Mt 25.34; Ap 22.3; Is 65.17; Is 66.22; 2Pe 3.13;Ap 21.1-3 2Pe 3.13; Ap 21.1; Rm 8.19-21; Sl 102; Hb 1.1112; 12.26-27 Gn 1.31; Mt 5.5; Ap 19.9; Lc 22.18; Ap 22.1-2; 21.10-26 Ap 21.23-25

8 o se esqueam disto, amados: para o Senhor um dia como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor no demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrrio, ele paciente com vocs, no querendo que ningum perea, mas que todos cheguem ao arrependimento. 10 O dia do Senhor, porm, vir como ladro. Os cus desaparecero com um grande estrondo, os elementos sero desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela h, ser desnudada. 11 Visto que tudo ser assim desfeito, que tipo de pessoas necessrio que vocs sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, 12 esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. aquele dia os cus sero desfeitos pelo fogo, e os elementos se derretero pelo calor. 13 Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos cus e nova terra, onde habita a justia.

2 PEDRO 3.8-11

Anda mungkin juga menyukai